Novo bafômetro da PRF detecta embriaguez de motorista por respiração


Novos aparelhos de detecção de alcoolemia, os chamados bafômetros, foram distribuídos nesta quarta-feira (24), para a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio de Janeiro. Os chamados “bafômetros passivos” detectam a presença de álcool sem a necessidade de soprar no aparelho. Segundo o porta-voz da PRF no estado, José Hélio Macedo, o órgão vai receber 18 aparelhos para agilizar a fiscalização nas estradas. O bafômetro age por aproximação com o condutor. “O aparelho facilita bastante o nosso trabalho por questão de agilidade porque o motorista não precisa descer do carro.
Na aproximação da cabine do veículo você consegue fazer a detecção da presença de álcool. Ele tem uma sensibilidade bem grande e ganha nessa agilidade”. Macedo cita também a economia proporcionada pelo novo modelo, já que o bafômetro tradicional requer o uso de um bocal que custa em torno de R$ 2 a unidade.
“Em uma fiscalização de alcoolemia você gastava diversos bocais e às vezes sem necessidade porque o condutor não estava embriagado. É uma melhoria até mesmo para quem está sendo fiscalizado, porque se não tiver nada de errado, ela vai embora mais rápido”. O policial destaca que o bafômetro passivo apenas indica o consumo de álcool, mas não mede a quantidade no organismo da pessoa, o que é necessário para a aplicação da multa. Por isso, em caso de positivo, será preciso fazer o teste à moda antiga.

Ipiaú: OAB-BA realiza cerimônia de desagravo em favor de Advogado

Fotos: Gilson/Tesouras Notícias
Ato de desagravo aconteceu na sede da OAB subseção de Ipiaú

A presidente da OAB-BA, subseção de Ipiaú, Drª Maria da Gloria realizou na tarde desta quarta-feira (24), uma cerimônia de desagravo público em favor do advogado Expedito José Januário Júnior, que teve suas prerrogativas e direitos violados além de ofensas através de emissora de rádio propagadas pelo radialista Norman Suares, conhecido por "Amarelinho".


A cerimônia aconteceu na sede da subseção de Ipiaú e contou com as presenças da atual diretoria da subseção, Luiz Coutinho - Presidente da CAAB (representando o presidente da seccional baiana, Fabrício Castro), Ary Santana - membro da Comissão Nacional de Prerrogativas, Emannuelle Farias - Conselheira da OAB-BA, Márcio Hudson - Presidente da subseção de Jequié, Carol Santana - membra do TED, advogados, representantes de sindicato, jornalistas, entre outros participantes.
O Desagravo Público é uma medida  efetivada  na defesa  do advogado que tenha sido ofendido no exercício da profissão ou em razão dela. É um instrumento de defesa dos direitos e das prerrogativas da advocacia, ressaltando que o Desgravo é um ato realizado pelo Conselho da OAB-BA e apoiado pelo presidente da entidade, Dr. Fabricio Castro e diretoria. 

A OAB-BA jamais permitirá que vossa excelência seja agredido. Seja perseverante. Você jamais estará só, somos um milhão e duzentos mil de corações, pulsando por uma advocacia pujante, disse o Dr. Ary Santana.

Dr Luiz Coutinho, presidente da CAAB


O Dr. Luiz Coutinho, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia - CAAB, ele que veio representando o presidente da seccional, Dr. Fabrício Castro, cumprimentou a todos, parabenizando a presidente Drª. Maria da Gloria, pelo excelente trabalho prestado frente a subseção de Ipiaú. disse: “Onde houver violação de prerrogativas, nós estaremos na defesa de nossos advogados contra qualquer autoridade pública ou particular”, pontuou Coutinho.

Ao centro, advogado Expedito Júnior
Já o advogado desagravado, Expedito Januário Júnior, saudou à todos os presentes, desde seus familiares, colegas advogados e demais autoridades presentes ou representadas. “Nós advogados exercemos uma função essencial para o bom funcionamento democrático de direito. Somos favoráveis a liberdade de expressão, mas não devemos permitir que essas liberdades sejam extrapoladas e devemos exigir o devido respeito e não permitir que nossas prerrogativas e garantias sejam desrespeitadas. Agradeço o apoio da OAB-BA e confesso que a fala dos oradores me fortaleceu muito mais. A profissão de advogado é para os corajosos e aproveito esse momento para dizer que estou muito feliz por essa sessão de desagravo", concluiu Expedito.


Tesouras Notícias 

Conquista: Filha de Glauber Rocha não vai à inauguração de aeroporto com nome do artista


Paloma Rocha, filha de Glauber Rocha, cineasta baiano que dá nome ao novo aeroporto de Vitória da Conquista, decidiu cancelar a participação na inauguração do espaço, nesta terça-feira (23). A informação foi divulgada pela coluna Painel, assinada por Daniela Lima, na Folha de S. Paulo.Ela não foi a única a desistir de comparecer ao evento. Em atrito com Jair Bolsonaro (PSL), o governador Rui Costa (PT) anunciou, na segunda-feira (22), que também não iria. Em um vídeo publicado nas redes, ele criticou o presidente por “transformar o evento em uma convenção político-partidária”, tendo optado por um evento fechado, convidando prioritariamente adversários políticos do petista e excluindo a participação do povo. A Câmara Municipal de Vitória da Conquista também informou que não enviará representantes para a inauguração. Em nota, a casa criticou a falta de participação popular.

Via Estado da Bahia

Após confirmar concurso para Polícias Militar e Civil, Rui anuncia vagas para bombeiros


Após confirmar realização de concurso para Polícias Civil e Militar, o governador Rui Costa autorizou nesta terça-feira (23) novas vagas para o Corpo de Bombeiros. O anúncio foi feito durante o #PapoCorreria, transmitido pelas redes sociais. A autorização para o certame foi assinada por Rui na última sexta-feira (19). Serão ofertadas duas mil vagas para a Polícia Militar e 500 para o Corpo de Bombeiros. Serão mil policiais e 250 bombeiros com ingresso em 2020 e mais 1 mil policiais e 250 para em 2021. O último concurso que abrangia as vagas aconteceu em 2017. BN

Eduardo Salles propõe Projeto de Lei para regulamentar produção e comercialização de queijos artesanais


O deputado estadual Eduardo Salles apresentou Projeto de Lei que pretende potencializar a produção e comercialização de queijo e manteiga artesanais na Bahia. Segundo o parlamentar, o objetivo é preservar o direito dos pequenos produtores rurais do estado de produzirem e venderem seus produtos, além de oferecer condições para que o alimento seja fonte de renda auxiliar.
"A produção de queijos artesanais representa uma alternativa econômica de conservação e aproveitamento do leite na Bahia. Por isso, é necessário a criação de uma legislação que regulamente e proteja essa cultura, que gera trabalho e renda, sobretudo para o pequeno agricultor que não tem condições financeiras de produzir em larga escala", explicou Eduardo Salles.

Projeto quer o fim da prisão especial para quem tem nível superior


O fim da prisão especial para quem tem diploma de ensino superior é o objetivo de projeto que está sendo analisado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O PL 3945/2019, que altera o Código de Processo Penal (Decreto-lei 3.689, de 1941), terá decisão terminativa na comissão, ou seja, caso seja aprovado, o texto pode seguir diretamente para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recuso para a análise em Plenário. Atualmente, a lei prevê a prisão especial, em local separado dos presos comuns, em caso de prisão antes da condenação definitiva. Essa regra vale para pessoas com curso superior e também para governadores, prefeitos, parlamentares, oficiais militares e magistrados, entre outros. Além de acabar com a prisão especial para os formados em faculdade, o texto também retira o benefício para cidadãos inscritos no “Livro de Mérito”, criado em 1939. O livro homenageia pessoas que tenham notoriamente cooperado para o enriquecimento do patrimônio material ou espiritual da Nação e merecido o testemunho público do seu reconhecimento. Para o senador Fabiano Contarato (Rede-ES), autor do projeto, essa regra reflete no tratamento jurídico-penal um sistema desenhado para fortalecer as desigualdades, em que os pobres ficam cada vez mais miseráveis e os ricos têm cada vez mais dinheiro. Para ele, boa parte da legislação penal e processual penal está voltada a criminalizar a parcela marginalizada da sociedade, o que não é justo.
(Agência Senado/Foto – Reprodução)


Projeto dá liberdade a partidos para instalar suas sedes fora de Brasília


O Projeto de Lei 3008/19 altera a Lei dos Partidos Políticos para permitir que as sedes das agremiações partidárias estejam localizadas em qualquer estado. A legislação vigente exige que fiquem em Brasília. “A restrição territorial ao local de sede das agremiações partidárias é flagrantemente inconstitucional, pois ignora o princípio da autonomia partidária”, diz a deputada Renata Abreu (Pode-SP), autora do projeto. “O local da sede é uma matéria interna corporis, reservada à autonomia partidária e que deve, portanto, ser definida por cada agremiação partidária”, completa. O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.
(Agência Câmara Notícias)

Senado: Projeto prevê que adolescentes tirem CHN aos 16 anos


Uma proposta sob análise do Senado dispõe sobre a concessão da carteira de motorista provisória a jovens maiores de 16 anos . O autor, senador Mecias de Jesus (PRB-RR), defende que adolescentes nesta faixa etária têm maturidade para dirigir. O texto será votado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em caráter terminativo, isto é, sem necessidade de ser avaliado pelo Plenário do Senado.

Alice entra com liminar para garantir participação popular em inauguração de aeroporto


A deputada federal da Bahia Alice Portugal (PCdoB) protocolou uma ação popular com pedido liminar direcionado ao juiz federal de Vitória da Conquista para garantir a participação popular na inauguração do aeroporto Glauber Rocha, agendado para esta terça-feira (23), na cidade do sudoesta da Bahia. No documento a parlamentar usa como argumento a restrição do número de participantes imposta pelo governo federal no evento, de 600 convidados, e que deixará de fora a população da cidade. Alice ainda cita como argumento o fato da prefeitura de Vitória da Conquista ser correligionária do presidente da República Jair Bolsonaro e ter retirado oudoors que atribuiam a obra ao governo do estado da Bahia das ruas da cidade.

Vitória da Conquista: Rui Costa desiste de inaugurar aeroporto ao lado de Bolsonaro

Foto: Reprodução
Em vídeo publicado nas redes sociais na tarde desta segunda-feira (22), o governador Rui Costa afirmou que não participará da inauguração do novo Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, nesta terça (23). Na opinião de Rui, o evento se transformou em uma convenção político-partidária. “A medida anunciada é excluir o povo da inauguração, fazer uma inauguração restrita a poucas pessoas, escolhidas a dedo como se fosse uma convenção político-partidária. Não posso concordar com isso”, disse ao explicar a decisão.
Em momento de tensão com o eleitorado do Nordeste, o presidente Jair Bolsonaro decidiu dobrar o número de convidados da inauguração do aeroporto, sem aumentar proporcionalmente o número de convidados de Rui. Além disso, o governo federal escalou rivais do governador para discursar no evento como o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e o deputado federal Elmar Nascimento (DEM).
Rui disse que foi o responsável por convidar o governo federal para participar do evento, mas foi rebatido com covardia, no caso dos convites. “Exercitando a boa educação que aprendi, convidei o Governo Federal a se fazer presente no ato de inauguração, nesta grande festa. Infelizmente, confundiram a boa educação com covardia, e desde então, temos presenciado agressões ao povo do Nordeste e ao povo da Bahia. A medida anunciada é excluir o povo da inauguração, fazer uma inauguração restrita a poucas pessoas, escolhidas a dedo como se fosse uma convenção político-partidária”, declarou o governador sobre a situação. Neste fim de semana, deputados da base pediram que o governador não fosse ao evento para não se expor a vaias e a um palanque adversário montado.

Ibirataia: Marcha para Jesus reuniu centenas de fiéis

Foto: Divulgação/Tesouras Notícias

Na tarde deste domingo (21), a comunidade evangélica, portando bandeiras, camisas, cartazes saíram pelas ruas e avenidas da cidade numa grande Marcha Para Jesus, declarando Jesus Cristo como o único e suficiente Salvador. Pastores, membros e congregados e demais simpatizantes da palavra com muito entusiasmo saíram cantando, orando em pontos da cidade, intercedendo a Deus, pedindo proteção pela cidade de Ibirataia, pela Bahia e pelo Brasil. Foi um lindo evento evangélico animado com cânticos de louvor a Deus ao som do potente Trio Fobica. 


Tesouras Notícias 

Publicidade




Atenção Ibirataia!

Nesta segunda-feira a partir das 20:00h será o último dia de espetáculo do Circo Super Fantástico. Não percam! São mais de 20 atrações. Ingressos ao preço de R$ 5,00

Suspeitos de atacar vigilantes e incendiar veículos em área da Veracel são presos em Eunápolis

Foto: Radar 64

Policiais militares e civis prenderam, neste sábado (20), nove pessoas suspeitas de participar de invasão a uma fazenda de plantação de eucalipto no município de Eunápolis, no extremo-sul da Bahia. Um 10º acusado de envolvimento na ação não foi encontrado e é considerado foragido da Justiça. De acordo com a 23ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil (Coorpin), no dia 2 de julho, equipes de Vigilância Patrimonial foram atacadas pelo grupo investigado após o processo de reintegração de posse do terreno da Veracel Celulose. Segundo a polícia, a ação dos acusados deixou o saldo de três vigilantes feridos e seis carros incendiados. A polícia civil informou que os suspeitos estavam armados com foices e facões. Eles cortaram árvores da plantação de eucalipto e obrigaram maquinistas de uma outra empresa a realizar trabalhos em uma estrada para permitir acesso ao local, conforme a polícia. 

Proposta aumenta punição de profissionais por embriaguez ao volante


O Projeto de Lei 3198/19, em tramitação na Câmara dos Deputados, aumenta a punição, de 1/3 à metade, no crime de embriaguez ao volante para os profissionais que atuam no transporte de passageiros. A proposta será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário. As informações são da Agência Câmara. “Aqueles que exercem a atividade de motorista profissional devem fazê-lo com redobrada cautela, sendo inadmissível a embriaguez ao volante”, afirmou o autor, deputado Daniel Silveira (PSL-RJ). Atualmente, não há distinção entre as diversas categorias de motorista, e a pena é de detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. O texto altera o Código de Trânsito Brasileiro. Além do álcool – quando a concentração for igual ou superior a 6 decigramas por litro de sangue ou igual ou superior a 0,3 miligrama por litro de ar alveolar –, a norma proíbe o uso de outras substâncias psicoativas.
Metro 1

Ibirataense Najila Trindade está nos planos da Record para compor equipe de A Fazenda


A ibirataense Najila trindade ganhou fama após a polêmica acusação dela sobre um suposto estupro cometido por Neymar. Com os holofotes atraídos para ela, propostas de emprego e participações especiais surgiram também. Dentre elas pode estar uma da Record para a participação no reality ‘A Fazenda’. De acordo com o jornalista Fernando Oliveira, da rádio Jovem Pan, o nome de Najila Trindade está em alta entre os profissionais que participam da produção do programa. principal reality da Record terá uma nova temporada e o elenco já está sendo montado. A emissora enxerga Najila como uma grande atração para seu programa,conseguindo assim lucrar com a exposição que a modelo daria. Segundo a publicação, produtores já entraram em contato com a modelo para descobrir se ela tem algum interesse em fazer parte da atração. Apesar disso, até o momento a emissora da Barra Funda não recebeu uma resposta concreta.

Publicidade


Ibirataia: Dezenas de garotos participam da 'Peneira do Bahia'

Fotos: Gilson/Tesouras Notícias 


Peneira do Esporte Clube Bahia

Na manhã deste sábado (20), dezenas de garotos que sonham em se tornar jogadores de futebol nascidos entre 2002 e 2009 participaram de uma peneira do Esporte Clube Bahia, no estádio Vicente Núncio Gazineu - "O Tesourão". O evento foi organizado pelo ibirataense Alexsandro Freitas, o "Sandro Futuca", atual presidente estadual do MDB da Bahia. Ver Fotos

 

Caravanas de diversas cidades, a exemplo de Jitaúna, Aiquara, Dário Meira, Algodão/Ibirataia, Nova Ibiá, Ipiaú, Japumirim/Itagibá, Ituberá, Itamarati/Ibirapitanga, entre outras cidades, representadas por escolinhas locais e caravanas particulares participaram da peneira sob o comando do Coordenador de Captação, Alexandro Quaresma de Souza (Baiano) e do Observador Técnico, Adilton França, ambos do Esporte Clube Bahia.

Baiano e Adilton França fizeram a avaliação técnica dos atletas


Atletas selecionados na Peneira

Vale lembrar que 560 garotos participaram da peneira neste sábado e de acordo o Coordenador de Captação, Baiano, 05 (cinco) atletas na faixa etária de 2006, 2007, 2008 e 2009 foram selecionados e o próximo passo será alinhar com os responsáveis a ida deles para o Centro de Treinamento do Bahia para participar de festivais final de semana.

Matéria atualizada às 17:53h


Tesouras Notícias

Bolsonaro ataca governador do Maranhão e chama Nordeste de ‘Paraíba’


O fotógrafo Lula Marques divulgou nesta sexta-feira (19) um vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) faz uma referência a governadores do Nordeste, os chamando de “Paraíba”, e disse que o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), é “o pior de todos”. O vídeo foi filmado pela TV Brasil. A conversa do presidente com o ministro-chefe da Casa Civi, Onyx Lorenzoni, foi gravada nesta sexta, durante encontro com jornalistas. Ele não percebeu que o microfone estava ligado. “Daqueles governadores de Paraíba, o pior é o do Maranhão”, disse. Bolsonaro ainda disse que “tem que ter nada para esse cara”, dando a entender que dificultará o envio de recursos ao Maranhão. Vale ressaltar que Bolsonaro vem à Bahia nesta terça-feira (23), quando inaugura o Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista. O governador Rui Costa (PT) divulgou no seu twitter, nesta sexta-feira (19), uma carta assinada pelos governadores do Nordeste que expressam espanto e indignação com o presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Gandu: Dois menores são mortos a tiros; suspeitos são procurados pela polícia


Uma de criança de 9 anos e um adolescente de 16 anos foram mortos a tiros na manhã desta sexta-feira (19), por volta das 11h10min, no bairro Beira Rio, em Gandu. Segundo populares, o verdadeiro alvo dos criminosos seria uma pessoa, de nome não revelado, que estava no local e conseguiu escapar.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas informaram que as vítimas foram alvejadas por dois homens de prenome Marquinhos e Quinca, que fugiram logo em seguida. O adolescente morreu ainda no local e a criança foi socorrida por populares até o Hospital local, porém, não resistiu aos ferimentos e veio à óbito. Os suspeitos do duplo homicídio ainda não foram encontrados.

Via Bahia em Dia

Eleições 2020: Advogado fala sobre as novas regras da legislação eleitoral

Palestra foi realizada na Câmara Municipal

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (19), no auditório da Câmara Municipal de Ibirataia uma palestra proferida pelo advogado, especialista em direito eleitoral, Dr. Sávio Mahmed. O encontro reuniu dezenas de pré-candidatos, dirigentes partidários, advogados, vereadores, servidores públicos, entre outros.

Dr Sávio Mahmed (Foto: Gilson/Tesouras Notícias)

O encontro bastante salutar, tratou de esclarecer e sanar dúvidas sobre as novas regras da legislação eleitoral para as eleições de 2020, (o que é ou não permitido). Dr Sávio com muita propriedade discorreu sobre pré-campanha, registro, propaganda, prestação de contas, regularidade do partido, coligações, entre outros assuntos. Ao final, o público pôde fazer perguntas e sanar as possíveis dúvidas.

Vereadores Peruca e Ronaldo Tinôco ao lado de Sandro Futuca e do
palestrante Dr Sávio Mahmed

Vale lembrar que o encontro foi promovido pelo partido Movimento Democrático Brasileiro – MDB, sob a direção estadual do ibirataense Alexsandro Freitas, o Sandro Futuca. "Com a mudança na legislação, é importante que os pré-candidatos, vereadores, políticos, a sociedade, enfim, todos possam ficar informados sobre as novas regras para as eleições de 2020", destacou Sandro Futuca. 


Tesouras Notícias

Ibirataia: Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com policiais militares

Foto: Reprodução

Por volta das 10h dessa sexta-feira (19), Policiais Militares do 3º Pelotão/Ibirataia foram informados através de denúncia anônima sobre 04 indivíduos que estariam na localidade da “Caixa d’água”, bairro Alto do Mirante, ostentando armas de fogo em via pública e vendendo entorpecentes, além de intimidar os moradores locais. Os PM’s realizaram busca, a pé, pela mata que dá acesso ao local e foram recebidos por disparos de arma de fogo. Houve o revide e um jovem identificado pelo apelido “Fala Mansa” foi atingido e socorrido até a Fundação Hospitalar de Ibirataia, porém não resistiu ao ferimento e faleceu.
“Fala Mansa” foi identificado como Anderson Batista Santana, idade não informada, principal suspeito de ter tentado contra a vida de Robert Luís de Jesus Santos em janeiro desse ano, fato que, segundo informou a polícia, o próprio já havia confessado em depoimento. Anderson também atirou recentemente contra uma guarnição da PM no último dia 15, quando evadiu-se por um matagal. Na oportunidade, um rapaz de Ubatã foi detido e confessou que estaria ali juntamente com Fala Mansa e outro rapaz para vingar a morte de Rian Oliveira da Silva, ocorrida no dia 03 de julho. Com Fala Mansa os policiais apreenderam um revólver calibre .38 com 04 munições deflagradas e 02 picotadas, 01 tablete de maconha pesando cerca de 200g, 36 petecas de cocaína e material para embalo da droga . A ocorrência foi lavrada na Delegacia de Polícia de Ibirataia. 

Informações do Blog Ocorrência Policial

Publicidade


Ipiaú: Polícia Militar prende suspeito com notas falsas de cem reais; cédulas foram compradas na internet

Foto: Divulgação

Após o flagrante de um jovem de 25 anos com uma nota de cem reais falsa, na manhã dessa quinta-feira, 18, a Polícia Militar conseguiu chegar até o principal suspeito de distribuir as cédulas falsificadas. Everaldo Teixeira dos Santos, de 27 anos, morador do bairro Irmã Dulce, foi preso no local de trabalho, em um posto de combustíveis próximo ao Areão do Arara. Segundo a PM, com ele foram apreendidos 400 reais em cédulas falsas, pinos de cocaína, 11 gramas de crack, balança de precisão, ácido bórico, máquina de cartão, 7 cartuchos calibres .22  e .38, além de materiais supostamente usados para embalar drogas.
Durante a abordagem, Everaldo teria confessado que adquiriu o dinheiro falsificado na internet. Ele teria afirmado que recentemente comprou R$ 3.200,00 de cédulas falsas pelo valor de R$ 530,00 (originais) pago através de um boleto bancário.  Segundo Everaldo, o vendedor das cédulas é do estado de Goiás. O material era entregue em endereço de terceiros. Ainda na diligência, os policiais militares interceptaram na agência dos Correios mais encomendas de Everaldo. Todo material e o suspeito foram apresentados na delegacia de Polícia Civil de Ipiaú. Everaldo poderá responder por porte de moeda falsa, posse de munições e droga para consumo.

Três comarcas da região de Ipiaú correm o risco de fechamento, advogados pedem mobilização


A situação das comarcas de Ibirataia, Itagibá e Jitaúna já estaria definida pelo Tribunal de Justiça da Bahia. A disposição é pela desativação, de acordo com opinião de boa parte dos desembargadores acompanhando a opinião do relator da matéria.
O objetivo da desativação seria de motivação econômica, destacando lembrando a número de processos em contraste com os gastos das comarcas de Ibirataia, Jitaúna e Itagibá.
Em defesa da comarca de Ibirataia, o advogado e ex vereador Gil de Amado comentou, em contato com o programa Jornal da Nova, que tem participado de movimento liderado pela OAB – subseção em Ipiaú, para chamar a atenção ao problema : “Ocorrendo essa desativação, quem será o prejudicado? A população que terá o seu acesso a justiça mais dificultado, tendo que se deslocar para Ipiaú acarretando milhares de processos a uma comarca já superlotada”.
Já o advogado e também ex vereador Elmar Lopes lembrou a dificuldade que seria para manter em Ipiaú o número de processos oriundos da possibilidade do fechamento da comarca de Ibirataia: “Se a comarca de Ibirataia vier para Ipiaú vai ter que se criar aqui uma nova vara. O que vai economizar de fato é a diária de juízes e promotores, além de contas de água, energia e internet do fórum. Isso somado não chega a 6 mil reais por mês. Vale a pena essa redução para sacrificar toda a população de um município, inclusive moradores da zona rural?”
Elmar e Gil de Amado conclamaram as lideranças políticas da região a lutar para evitar o que qualificam como um abalo no direito fundamental de acesso Justiça.
Ipiaú Online

Homem morre após ser atacado por pitbull no Vale do Jiquiriçá



Homem atacado por pitbull morre no hospital de Salvador no início da tarde de quarta-feira (17). A informação foi divulgada pelo Mídia Bahia. Segundo o site, o mutuipense Antônio Salvador de Jesus, conhecido Antônio da Verdade tentou resgatar um animal numa propriedade no dia 15 de junho na região do Beija-Flor, zona rural de Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá, quando foi atacado por um pitbill. Ele foi socorrido para o Hospital Clélia Chaves Rebouças e depois encaminhado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, mas devido ao seu estado grave. ele foi transferido para o hospital na capital baiana ontem (17), onde passou por cirurgia. Ele deixa esposa e filhos.