Três comarcas da região de Ipiaú correm o risco de fechamento, advogados pedem mobilização


A situação das comarcas de Ibirataia, Itagibá e Jitaúna já estaria definida pelo Tribunal de Justiça da Bahia. A disposição é pela desativação, de acordo com opinião de boa parte dos desembargadores acompanhando a opinião do relator da matéria.
O objetivo da desativação seria de motivação econômica, destacando lembrando a número de processos em contraste com os gastos das comarcas de Ibirataia, Jitaúna e Itagibá.
Em defesa da comarca de Ibirataia, o advogado e ex vereador Gil de Amado comentou, em contato com o programa Jornal da Nova, que tem participado de movimento liderado pela OAB – subseção em Ipiaú, para chamar a atenção ao problema : “Ocorrendo essa desativação, quem será o prejudicado? A população que terá o seu acesso a justiça mais dificultado, tendo que se deslocar para Ipiaú acarretando milhares de processos a uma comarca já superlotada”.
Já o advogado e também ex vereador Elmar Lopes lembrou a dificuldade que seria para manter em Ipiaú o número de processos oriundos da possibilidade do fechamento da comarca de Ibirataia: “Se a comarca de Ibirataia vier para Ipiaú vai ter que se criar aqui uma nova vara. O que vai economizar de fato é a diária de juízes e promotores, além de contas de água, energia e internet do fórum. Isso somado não chega a 6 mil reais por mês. Vale a pena essa redução para sacrificar toda a população de um município, inclusive moradores da zona rural?”
Elmar e Gil de Amado conclamaram as lideranças políticas da região a lutar para evitar o que qualificam como um abalo no direito fundamental de acesso Justiça.
Ipiaú Online

Postar um comentário

0 Comentários