Mostrando postagens com o rótulo EducaçãoMostrar tudo

Governo anuncia investimentos de mais de R$ 211 milhões na Educação de 47 municípios


O Governo da Bahia anunciou um investimento de mais de R$211,5 milhões na Educação de 47 municípios. O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues, na tarde desta quinta-feira (11), no Parque de Exposições. A medida foi divulgada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (12).

 

Em ato que reuniu senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e secretários estaduais e municipais, 200 municípios e um consórcio de saúde foram agraciados com autorizações para obras, convênios ou serviços, que somam um orçamento de R$ 1,7 bilhão. 

 

Os investimentos em Educação contemplam 60 convênios assinados no ato para a construção de novos colégios, reformas e ampliação de escolas já existentes, construção de creches, construção e reforma de quadras cobertas, além da aquisição de equipamentos e mobiliário para as escolas.

 

A soma dessas aplicações nas redes municipais é de exatos R$ 211.630.514,04. Deste total, R$ 207.063.594,24 são de recursos estaduais e R$ 4.567.186,46, contrapartidas das prefeituras beneficiadas. 


O pacote anunciado pelo governador inclui 15 novas escolas (R$ 126.368.640,74 no total); 16 reformas e ampliações de unidades escolares (R$ 27.293.785,45), 9 creches (R$ 43.687.944,31); 7 quadras cobertas (R$ 9.994.762,83); e 13 equipamentos e mobiliários (R$ 4.285.370,71).

 

"Nós temos um pacote de obras grandes, com hospitais municipais, comunidades de saúde em cada município, escolas, creches, água, equipamentos, ônibus, carro de saúde. Então, tem um pacote grande", destacou o governador Jerônimo. 

 

Os 47 municípios beneficiados com os 60 convênios na área de Educação são: Acajutiba, Água Fria, Almadina, Antas, Antônio Cardoso, Araçás, Barra da Estiva, Barra do Choça, Barro Alto, Banzaê, Barrocas, Belo Campo, Boa Nova, Bom Jesus da Lapa, Boninal, Campo Alegre de Lourdes, Catu, Chorrochó, Conceição de Feira, Conceição do Almeida, Cordeiros, Coronel João Sá, Crisópolis, Gandu, Ibicoara, Iguaporã, Iramaia, Itanagra, Itiruçu, Lapão, Macururé, Maetinga, Milagres, Mulungu do Morro, Muquém do São Francisco, Nilo Peçanha, Nova Itarana, Pedrão, Pedro Alexandre, Queimadas, Quijingue, Remanso, Rio Real, Tanquinho, Taperoá, Ubaíra e Vereda. Bahia Notícías

Prefeitura de Ibirataia suspende aulas da rede municipal nos dias 5 e 6 de junho

Medida foi anunciada pela Secretaria Municipal de Educação em razão do ponto facultativo no município



A Prefeitura de Ibirataia informou que as aulas da Rede Municipal de Ensino estarão suspensas nos dias 5 e 6 de junho de 2026, em razão do ponto facultativo decretado no município. De acordo com o comunicado oficial da Secretaria Municipal de Educação, as atividades escolares serão retomadas normalmente conforme o calendário letivo, sem alterações no planejamento pedagógico das unidades de ensino.

Ibirataia: Semana do Meio Ambiente realizada pela SEAMA envolve alunos da rede municipal de ensino


Como parte das ações da Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SEAMA) promoveu um dia de palestras nas escolas municipais José Firmino e Paulo Souto, levando informação, conscientização e reflexão sobre a importância da preservação ambiental.

A iniciativa teve como objetivo despertar nos estudantes a consciência sobre o cuidado com o meio ambiente, abordando temas relacionados à sustentabilidade, preservação dos recursos naturais, bem-estar animal e responsabilidade ambiental. As atividades foram conduzidas por profissionais da SEAMA, que dialogaram com os alunos de forma educativa e participativa.

A ação reforça o compromisso da gestão municipal com a educação ambiental, entendendo que a formação de cidadãos conscientes começa ainda na infância. Ao levar esse debate para dentro das escolas, a SEAMA contribui para a construção de uma sociedade mais responsável e comprometida com a preservação do meio ambiente.

A Semana do Meio Ambiente segue com uma programação voltada para fortalecer a conscientização da população sobre a importância de práticas sustentáveis e da preservação dos recursos naturais para as futuras gerações. 

Inscrições do Enem 2026 começam nesta segunda; confira o cronograma das provas


O prazo para a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 começa nesta segunda-feira, dia 25 de maio, e se estende até as 23h59 de 5 de junho. As provas do Enem serão aplicadas nos dias 8 e 15 de novembro deste ano. Para realizar a inscrição, os interessados devem se inscrever exclusivamente por meio da Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (clique aqui.)

 

Neste ano, no entanto, o Enem promoveu uma mudança na inscrição dos alunos concluintes do ensino médio da rede pública: este grupo será automaticamente inscrito no Exame, com base nos dados enviados pelas redes de ensino ao MEC. 

 

Mesmo com a inscrição pré-preenchida, o estudante deverá acessar o sistema do Enem, pela Página do Participante, para confirmar sua participação e complementar informações, como o município onde deseja realizar as provas, a língua estrangeira escolhida e a necessidade de recursos de acessibilidade, se for o caso. 

 

PRAZOS E CRONOGRAMA
O prazo de 25 de maio a 5 de junho também vale para os pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social. Os participantes que tiveram a isenção da taxa de inscrição aprovada também deverão realizar a inscrição no exame. 

 

Para os estudantes não isentos, a taxa de inscrição continua no valor de R$85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até o dia 10 de junho. 

 

No edital do Enem 2026, é possível conferir todas as regras da edição, como o cronograma, os procedimentos para atendimento especializado e demais orientações aos participantes. Veja o cronograma oficial do Exame: 

 

Inscrições: de 25 de maio a 5 de junho  
Pagamento da taxa de inscrição: de 25 de maio a 10 de junho  
Solicitação de tratamento por nome social: de 25 de maio a 5 de junho  
Solicitação de atendimento especializado: de 25 de maio a 5 de junho  
Resultado do atendimento especializado: 19 de junho  
Recurso do atendimento especializado: de 22 a 26 de junho  
Resultado do recurso: 3 de julho  

Aplicação das provas: 8 e 15 de novembro 

Ibirataia: Major Heber visita Colégio Cívico-Militar José Firmino da Silva

Autoridades da Polícia Militar, Secretaria de Educação e gestão escolar participaram de visita técnica à unidade 



Na manhã desta sexta-feira (22), o Major Heber Nascimento Correia realizou uma visita às instalações do Colégio Cívico-Militar de Gestão Compartilhada José Firmino da Silva, em Ibirataia. A agenda contou com a presença do Capitão Eliel e sua equipe, além do Capitão PM Leonardo, subcomandante da corporação, fortalecendo o compromisso com a educação e a disciplina no ambiente escolar.

O secretário municipal de Educação, Caio Pina, participou da visita ao lado da diretora Viviane Machado e do assessor Luciano Guimarães, representante do prefeito Sandro Futuca. Durante o encontro, foram discutidas ações voltadas ao fortalecimento da gestão compartilhada e à melhoria da qualidade do ensino oferecido aos estudantes da rede municipal.

Segundo o secretário Caio Pina, a parceria entre a Prefeitura de Ibirataia e a Polícia Militar da Bahia representa um importante avanço para a educação local. “O modelo cívico-militar contribui para a formação cidadã, disciplina e fortalecimento do ambiente escolar, promovendo mais oportunidades para nossos alunos”, destacou.