Presidente da Petrobras pede demissão


O presidente da Petrobras, Pedro Parente, pediu, hoje (1º), demissão do cargo. O comunicado foi feito em fato relevante divulgado ao mercado. Parente se reuniu com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto. O comunicado da Petrobras informa que “a nomeação de um CEO interino será examinada pelo Conselho de Administração da Petrobras ao longo do dia de hoje. A composição dos demais membros da diretoria executiva da companhia não sofrerá qualquer alteração”. Às 11h20, logo após o anúncio da demissão de Parente, a Bolsa de Valores de São Paulo registrou queda. Em aviso de fato relevante, a estatal informou que as negociações das ações PETR-N2 foram suspensas das 11h22 às 11h42, mas as operações já foram retomadas. 
Agência Brasil


Bahia: Rui entrega rodovia recuperada à população de Nova Canaã

Será instalada uma ciclovia de sete quilômetros, entre Iguaí e Nova Canaã
Em visita a Nova Canaã, no sudoeste da Bahia, o governador Rui Costa inaugurou a restauração e pavimentação da rodovia BA-262 na tarde desta quarta-feira (30). Com investimento de R$ 27,6 milhões, o serviço contemplou um trecho de 57 quilômetros, entre Poções, Nova Canaã e Iguaí. “É uma obra que melhora a vida das pessoas e facilita a mobilidade. Assim, acaba por movimentar o comércio da região.

Além disso, garantimos que, em uma situação de uma emergência médica, o transporte seja realizado de forma mais segura”, destacou Rui. Nas margens da rodovia está sendo instalada uma ciclovia de sete quilômetros, entre Iguaí e Nova Canaã. O investimento nesta obra é de R$ 2,5 milhões. Na visita, o governador ainda realizou a entrega simbólica dos Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água das localidades de Só se Vendo e Calumbi. Os dois sistemas somam R$ 380 mil e beneficiam cerca de 400 habitantes. 

Federação dos petroleiros recomenda suspensão da greve após TST aumentar multa


A Federação Única dos Petroleiros anunciou nesta quinta-feira (31) que decidiu orientar os sindicatos da categoria a suspenderem a greve de 72 horas iniciada na véspera. O recuo acontece após o Tribunal Superior do Trabalho (TST) ter aumentado de R$ 500 mil para R$ 2 milhões a multa diária aplicada aos sindicatos dos petroleiros que aderirem à greve. "A decisão do TST é claramente para criminalizar e inviabilizar os movimentos sociais e sindicais. Diante disso, a FUP orienta os sindicatos a suspenderem a greve. Um recuo momentâneo e necessário para a construção da greve por tempo indeterminado, que foi aprovada nacionalmente pela categoria", afirma comunicado publicado pela FUP em sua página.

Publicidade


Ibirataia: Atrações do São João 2018; de 22 a 24/06


A Prefeitura Municipal de Ibirataia, realizará de 22 a 24 de junho o tradicional São João, a maior festa do município. O "Arraiá Show de Bola", terá as seguintes atrações:


DIA 22/06: 
Netinho do Forró;
Caviar com Rapadura;
Rosy & Banda;
Tony Fernandes e
Mão de Pilão
DIA 23/06:
França;
Sinho Ferrary;
Rasta Chinela;
Duda Perkata de kouro e
Naldo Silva
DIA 24/06:
Love Hits;
Sem Retoque e 
Atrações locais.

As informações são da Vice-prefeita Eurides

Quase 90% dos brasileiros apoiam greve dos caminhoneiros, diz Datafolha


Uma pesquisa do Datafolha divulgada nesta quarta-feira (30) mostra que 87% dos brasileiros apoiam a paralisação dos caminhoneiros, mas o mesmo percentual rejeita cortes no orçamento e aumento de imposto para atender às reivindicações da categoria. O levantamento com 1,5 mil pessoas aponta que apenas 10% são contra a paralisação dos caminhoneiros, 2% são indiferentes e 1% não soube opinar. Sobre a continuidade da paralisação, porém, o apoio diminui: 56% acham que ela deve continuar enquanto 42% defendem o seu fim. A pesquisa telefônica foi feita na terça-feira (29), dia em que os bloqueios diminuíram e os caminhões começaram a circular com mais frequência nas estradas do país. A margem de erro do levantamento é de três pontos para mais ou para menos. Embora seja solidário às reivindicações dos caminhoneiros, 87% dos entrevistados não concorda com as medidas encontradas pelo governo para atender os caminhoneiros. Apenas 10% aprovaram o aumento de impostos e o corte dos gastos federais, dentro de uma paleta bastante variada de opões. (G1)

Ibirataia: Conselho Tutelar esclarece fatos postados em facebook e site por blogueiro


Ao tomar conhecimento através da Delegacia de Polícia local da postagem na página do facebook e site pelo blogueiro Matheus Oliver, o Conselho Tutelar de Ibirataia, região sul da Bahia, órgão que zela pela garantia dos direitos da Criança e do Adolescente, conforme prevê a Lei 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ouviu na manhã da última segunda-feira (21) e quarta-feira (23), a acusada Iana Alves Santos, mãe da menor de iniciais M.L e de mais duas filhas, onde a mesma disse que teve um breve namoro com o blogueiro e após o término do relacionamento, o mesmo vem a chantageando, lhe denegrindo em redes sociais e expondo sua vida, postando fotos de sua filha, tentando atingir a sua honra. O Conselho Tutelar tentou entrar em contato com o rapaz através de celular, porém todas as tentativas foram sem sucesso.  Iana Alves disse ainda que, tudo que está postado na rede social e site do blogueiro, não condiz com a realidade e aguarda medidas urgentes para retirada dos posts e matéria veiculada. O Conselho Tutelar já lavrou os relatórios de praxe encaminhando-os para o Ministério Público para os devidos procedimentos legais.

*Conselho Tutelar de Ibirataia

Petroleiros ignoram decisão do TST e anunciam início de greve de 72 horas

(Foto: Marcos de Paula / Agencia O Globo )

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) iniciou na madrugada desta quarta-feira (30) uma greve de 72h pelo país. Na véspera, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) considerou o movimento abusivo e estipulou multa de R$ 500 mil por dia aos sindicatos, após ação ajuizada pela Petrobrás e a Advocacia-Geral da União (AGU). Em comunicado, publicado pouco depois da 1h, a FUP relata que os funcionários “não entraram para trabalhar” em refinarias de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Amazonas e Pernambuco. Segundo a federação, a greve prosseguirá até a meia noite de sexta-feira (1) nas bases operacionais e administrativas dos 13 sindicatos que integram a FUP. A FUP afirma, entretanto, que não há risco de desabastecimento ao país. "Os tanques das refinarias estão abarrotados de derivados de petróleo, em função dos protestos dos caminhoneiros. A nossa greve é para defender o Brasil, é para que os brasileiros paguem um preço justo pelo gás de cozinha e pelos combustíveis”, afirmou, em comunicado divulgado na página da federação o coordenador geral José Maria Range.

Bahia não deve ser afetada com a paralisação
A greve de 72h dos petroleiros, que se iniciou nesta quinta-feira (30), não afetará a distribuição de combustível e de derivados de petróleo na Bahia, de acordo com o Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro). A categoria afirma que três dias de greve não é suficiente para implicar em um desabastecimento.

Ibirataia: População realiza manifestação contra o elevado preço dos combustíveis

População protestaram contra o aumento dos combustíveis
A comunidade ibirataense realizou na tarde desta terça-feira (29), uma manifestação em solidariedade aos caminhoneiros de todo o país que desde o último dia 21/05 protestam pelo Brasil a fora pelos elevados aumentos nos preços dos combustíveis: óleo diesel, gasolina, etanol e o gás de cozinha.
Mototaxistas saíram empurrando suas motos de pé
Um grupo do WhatsApp denominado “Manifestação Ibirataia”, criado nessa segunda-feira (28), além de demais ferramentas das redes sociais, com apoio da imprensa local mobilizaram a comunidade ibirataense que assim como as demais cidades do país estão indignadas com a real situação em que passa o Brasil.


Os manifestantes inicialmente bloquearam por alguns minutos a BA-650, próximo ao Portal da Cidade, onde reuniu centenas de participantes que de modo pacífico saíram pela Avenida Ilton Lopes Leal, encerrando na Avenida Lourival Dias Lima, em frente ao Supermercado Bom Preço. O movimento foi espontâneo e apartidário com um único objetivo: protestar pelos abusivos aumentos dos combustíveis.

Para a jovem Fernanda, criadora do Grupo, com apoio dos ibirataenses Robenildo Oliveira e Raí Santos, o movimento apesar de pouco tempo de mobilização, superou as expectativas e pôde demonstrar ao povo de Ibirataia a indignação e falta de respeito do governo federal com os altos índices de aumento nos combustíveis. A guarnição da Polícia Militar esteve presente acompanhando a manifestação do início ao fim.

Tesouras Notícias

Mais de 270 voos já foram cancelados no país; prejuízo é de R$ 50 mi diários



A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) fez um balanço dos cancelamentos de voos no país. De acordo com informações da Agência Brasil, foram mais de 270 voos cancelados no país desde o início dos bloqueios feitos pelos caminhoneiros até a noite desta segunda (28). O prejuízo diário é de R$ 50 milhões.Na Bahia, o aeroporto de Ilhéus não tem mais gasolina para operar. Apesar de grande parte da malha aérea permanecer pperando, a expectativa é de que haja mais cancelamentos e mudanças de horário. Ainda não há previsão de normalização dos serviços. A orientação continua ser se informar nas empresas sobre a situação do voo antes de ir ao aeroporto. Os passageiros, de acordo com a entidade, podem alterar a data e o horário dos voos enquanto a normalidade não for retomada, sem pagamento de taxa de remarcação. BN

Brasil: Funcionários públicos são afastados por desviar combustível do Samu

Foto: Reprodução
Funcionários foram flagrados desviando gasolina em posto do SAMU
Funcionários do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) da Prefeitura de São Caetano do Sul foram flagrados utilizando combustível do serviço público para abastecer seus próprios veículos. Fotos feitas por celular e que circularam nas redes sociais mostram ao menos três funcionários retirando galões de gasolina de dentro de um veículo da Prefeitura e abastecendo carros particulares no meio da rua. Os veículos oficiais e os carros particulares estavam em cima da calçada e os funcionários utilizaram uma mangueira para fazer o transbordo do combustível do galão para o tanque dos veículos. A Prefeitura de São Caetano divulgou uma nota afirmando que demitiu os servidores terceirizados identificados nas fotos e que os funcionários concursados foram afastados da função, enquanto respondem a uma sindicância.

Homens usaram galões de água para transportar a gasolina desviada

"A Prefeitura de São Caetano do Sul lamenta e repudia esse tipo de conduta dentro do serviço público, e reitera seu compromisso com a ética e a transparência em todos os seus atos", disse a Prefeitura de São Caetano em nota.

R7

Ibirataia: Grupo promove paralisação em apoio aos caminhoneiros nessa terça-feira (29)



Um grupo criado através do WhatsApp, denominado “Manifestação Ibirataia”, convida a população ibirataense para participar de uma manifestação em apoio a Paralisação dos Caminhoneiros em todo o Brasil, deflagrada desde o dia 21/05, contra o aumento dos preços de combustíveis. A Manifestação Ibirataia de cunho pacífico sairá do Portal da Cidade por volta das 17 horas. Sua presença é muito importante. Leve sua bandeira, faixas, apito e participe dessa luta em prol de todos os brasileiros.

Tesouras Notícias

Bahia: Caminhoneiros baianos resolvem parar greve até reunião com governo


Os caminhoneiros baianos resolveram fazer uma pausa no movimento grevista até uma reunião com o governo do Estado, marcada para as 10h desta terça-feira (29), na Secretaria da Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A pasta informou ao Bahia Notícias que o encontro foi pedido pelo próprio movimento, em uma das negociações para passagem de itens básicos. De acordo com o jornal Correio, com a decisão, os caminhoneiros vão sair com os veículos, mas não vão fazer as entregas. Para acabar de vez com a paralisação, a categoria vai esperar o desenrolar do encontro com o governo. “Se as nossas exigências não forem atendidas, voltaremos a fazer os bloqueios”, afirmou Arivaldo Xavier Borges, uma das lideranças do grupo que atua na BA-526, à publicação. “O que estiver ao alcance do Estado será atendido”, garantiu o coronel Humberto Sturaro, comandante do Patrulhamento Especializado da Polícia Militar, responsável pela negociação. BN

Brasil: Caminhoneiro é baleado na cabeça durante protesto no ES


Um caminhoneiro de 38 anos foi baleado na cabeça ao tentar abordar um caminhão que seguia numa estrada entre Santa Leopoldina e Cariacica, sede na região metropolitana de Vitória (ES). O crime aconteceu na noite deste domingo (27). De acordo com a Polícia Civil, havia a informação de que alguns motoristas estavam cortando caminho pela estrada, para fugir dos protestos. Caminhoneiros descobriram, foram para o local e interditaram o trecho. Na abordagem, os manifestantes insistiam pra que a adesão fosse maior ao movimento. Eles abordaram vários veículos, até que um motorista que estava com o filho vindo de Santa Maria de Jetibá, na região serrana do Estado, tentou furar o bloqueio e o filho do condutor atirou quatro vezes contra os manifestantes. Um dos disparos acabou acertando um manifestante na cabeça. A vítima foi socorrida para um hospital e passa bem. O filho do motorista foi preso por tentativa de homicídio.

Ipiaú: Populares vão às ruas protestar contra os preços dos combustíveis

Populares indignados contra os elevados preços dos combustíveis (Foto: Giro em Ipiaú)
Populares saíram às ruas de Ipiaú no início da noite desta segunda-feira (28), em um protesto contra o aumento dos preços de combustíveis. O movimento ocorre após mobilização nacional dos caminhoneiros iniciada na semana passada. Centenas de pessoas manifestaram a sua indignação com a nova política de reajuste de preço adotada pela Petrobras desde julho do ano passado.
Populares apoiam o movimento dos caminhoneiros
Com faixas contra o atual governo, os manifestantes gritavam Fora Temer e demonstravam apoio aos caminhoneiros. A caminhada saiu do bairro Aparecida e percorreu as duas principais avenidas de Ipiaú até a praça Rui Barbosa. No final, os organizadores do evento subiram ao coreto da praça e fizeram uma corrente de oração em favor do país. 

Informações do Giro em Ipiaú

Eleições: Pesquisa aponta vitória de Rui no 1º turno


O governador Rui Costa (PT) lidera todos os cenários para a disputa na Bahia em 2018, segundo a pesquisa P&A/ Bahia Notícias. O petista, que deixou de enfrentar o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), considerado o mais competitivo da oposição, caminha para uma reeleição tranquila, ainda que haja o somatório das forças adversárias. Mesmo na pesquisa espontânea, quando não são citados os nomes dos postulantes ao cargo, Rui possui uma margem expressiva de vantagem com relação a outros políticos. A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 30 de abril, portanto, após o indicativo de que ACM Neto não seria mais candidato ao governo. O primeiro cenário estimulado trouxe os nomes de Rui Costa, José Ronaldo, Lídice da Mata, João Henrique (PRTB), Marcos Mendes (PSOL) e João Gualberto. O governador também seria reeleito, de acordo com a pesquisa, por 47,9% dos entrevistados. Em segundo lugar, aparece o ex-prefeito de Feira de Santana, com 6,5% - a pesquisa foi realizada antes do anúncio de que DEM e PSDB marchariam unidos no pleito de outubro.

Informações do Bahia Notícias

Publicidade


Ibirataia: Carro transportando pacientes é assaltado na BR-324



Na última quinta-feira (24), homens armados pararam e assaltaram um veículo da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Ibirataia, na Rodovia BR-324, na cidade de Amélia Rodrigues. De acordo informações, era por volta das 3:00h da manhã quando o bando fez o motorista parar o veículo com pacientes que estavam indo fazer exame em Salvador, roubando os pertences de todos. Os ladrões não levaram o veículo, apenas roubaram os pacientes, inclusive, o motorista. Os bandidos levaram celulares, dinheiro, entre outros objetos. Mesmo assim, o motorista do veículo seguiu viagem com os pacientes até a capital do estado.

Tesouras Notícias

Brasil: Temer cede à pressão de grevistas, estabelece frete mínimo e reduz R$ 0,46 no diesel

Foto: Reprodução Globo
O presidente Michel Temer anunciou na noite deste domingo (27) uma série de medidas para tentar debelar a greve de caminhoneiros que chegou ao sétimo dia. Entre as iniciativas, o governo editou uma Medida Provisória para estabelecer o valor de frete mínimo e ainda baixou em R$ 0,46 por litro de diesel pôr sessenta dias,  com a redução da Cide e do PIS/ Cofins somadas prometeu isenção em pedágios de todo país de caminhão vazio, tebela com preço mínimo de fretes, 30% dos fretes da comab, refem desde a última quinta-feira (24) quando anunciou um acordo inexistente, o governo foi obrigado a recuar para tentar desobstruir rodovias em todo o país. "Vamos pagar essa diferença de custo sem nenhum prejuízo para a Petrobras", afirmou Temer em pronunciamento. "Compreendemos as dificuldades naturais dos caminhoneiros, mas são incríveis os depoimentos que temos recebido referente à falta de medicamentos e insumos básicos na área medicamentosa", completou o presidente. BN

Morre em Carapicuíba-SP o ex-massagista da Seleção de Ipiaú, Caxinguelê


Faleceu nesse sábado, (26), em Carapicuíba, São Paulo, o ex-massagista Caxinguelê que atuou na  Seleção de Ipiaú e em alguns times desta cidade. Segundo informações de parentes, o óbito decorreu de uma cirrose. O sepultamento aconteceu neste domingo. Ele deixou uma filha e netos, além de saudades em todos aqueles que lhe conheceram, riram e se divertiram com seu estilo satírico. Antonio Gomes da Silva, o Caxinguelê, entrou na história de Ipiaú como uma das suas personalidades mais irreverentes e folclóricas.  Leia matéria publicada no Giro em fevereiro do ano passado escrita pelo jornalista José Américo Castro sobre a história do massagista. Veja Aqui

Informações do Giro

Ibirataia: Prefeitura suspende aulas da rede municipal a partir desta segunda-feira




A prefeitura de Ibirataia através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer diante da greve dos caminhoneiros que acarretou a falta generalizada de combustíveis nos postos, principalmente o óleo diesel, suspende as aulas da Rede Municipal a partir desta segunda-feira (28) de maio de 2018, pela inviabilidade de movimentar a frota escolar. Tão logo o abastecimento seja restabelecido, as atividades retornarão o normal. Informamos que os dias parados em consequência da crise serão compensados conforme orientação da SEMEC.

Roberto Carlos apoia protesto de caminhoneiros;assista ao vídeo

Foto Reprodução
O cantor Roberto Carlos demonstrou apoio aos caminhoneiros que protestam em todo país por conta dos altos preços dos combustíveis. De acordo com a Folha, a declaração foi dada ontem (26), em um show. “Às vezes os fins justificam os meios”, disse o cantor na apresentação ocorrida em São José do Rio Preto. “Meu carinho e meu respeito por todos os caminhoneiros que estão fazendo todo esse movimento." “E as causas que eles estão reivindicando com certeza não são causas só deles. São nossas causas. Meu abraço e meu carinho para esses nossos heróis caminhoneiros de todas as estradas”. O cantor foi aplaudido pela plateia ao terminar a fala, que foi seguida pela interpretação da música "Caminhoneiro". (M1)

Seleção deixa o país e viaja rumo a Londres

 (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)


A Seleção deu adeus ao Brasil na tarde deste domingo. A delegação, que vai a Copa da Rússia, embarcou rumo a Londres, onde o grupo fará a segunda parte da preparação para o Mundial, que começa no dia 14 de junho. O pontapé inicial aconteceu na Granja Comary, em Teresópolis. Após folgarem no último sábado, os jogadores se apresentaram no início da tarde deste domingo na sede da CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Após almoçar no local, visitar o museu da entidade e atender a imprensa (foram seis jogadores, incluindo Neymar) o grupo se deslocou para o Aeroporto do Galeão. No momento em que o avião, que foi fretado, taxiava na pista, uma homenagem: jatos de água nas cores verde e amarela "davam" boa sorte para a Seleção, que tentará o hexacampeonato mundial na Rússia. A previsão de chegada é nesta segunda-feira, quando os jogadores, inclusive, fazem o primeiro treino no CT do Tottenham.

Informações do MSN

Greve está longe do fim, diz caminhoneiros em redes sociais


A liberação de alguns trechos de estradas está longe de significar o fim da greve. Nos grupos de WhatsApp dos caminhoneiros, a ordem é manter a paralisação, pelo menos, até terça-feira (29). Por ora, a maioria concordou em liberar as estradas e continuarem estacionados em pontos estratégicos. Mas, nas últimas postagens, lideranças dos caminhoneiros começam a organizar novas paralisações a partir de amanhã, às 8 horas. Num vídeo que está circulando nos grupos de WhatsApp, representantes chamam, além dos caminhoneiros, veículos de passeio para parar as BRs. Além disso, uma manifestação em pontos estratégicos das principais capitais também está sendo organizada. Pelo tom das conversas, as reivindicações vão além do problema do preço do diesel. Depois da dimensão que a greve tomou nos últimos dias, os motoristas acreditam que podem mudar o rumo do País. Cada um tem uma tese, mas todos apostam no força do exército como aliada e na intervenção militar como solução para os problemas do país. 

Informações do UOL

Ladrão fura tanque e rouba gasolina de carro estacionado na rua


Um ladrão furou tanque e roubou a gasolina de um carro estacionado em uma rua da Zona Norte de São Paulo, na noite desta sexta-feira (25). O dono tentou voltar para casa, mas o carro parou no caminho. O tanque de gasolina estava furado. "Eu chamei um guincho achando que fosse um problema mecânico. Quando subiu no guincho, o rapaz alertou que tinha um buraco no tanque de gasolina", disse o fotógrafo Fábio Piva, dono do veículo. Com informações do G1. (RN)