Petroleiros ignoram decisão do TST e anunciam início de greve de 72 horas

(Foto: Marcos de Paula / Agencia O Globo )

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) iniciou na madrugada desta quarta-feira (30) uma greve de 72h pelo país. Na véspera, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) considerou o movimento abusivo e estipulou multa de R$ 500 mil por dia aos sindicatos, após ação ajuizada pela Petrobrás e a Advocacia-Geral da União (AGU). Em comunicado, publicado pouco depois da 1h, a FUP relata que os funcionários “não entraram para trabalhar” em refinarias de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Amazonas e Pernambuco. Segundo a federação, a greve prosseguirá até a meia noite de sexta-feira (1) nas bases operacionais e administrativas dos 13 sindicatos que integram a FUP. A FUP afirma, entretanto, que não há risco de desabastecimento ao país. "Os tanques das refinarias estão abarrotados de derivados de petróleo, em função dos protestos dos caminhoneiros. A nossa greve é para defender o Brasil, é para que os brasileiros paguem um preço justo pelo gás de cozinha e pelos combustíveis”, afirmou, em comunicado divulgado na página da federação o coordenador geral José Maria Range.

Bahia não deve ser afetada com a paralisação
A greve de 72h dos petroleiros, que se iniciou nesta quinta-feira (30), não afetará a distribuição de combustível e de derivados de petróleo na Bahia, de acordo com o Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro). A categoria afirma que três dias de greve não é suficiente para implicar em um desabastecimento.

Ibirataia: População realiza manifestação contra o elevado preço dos combustíveis

População protestaram contra o aumento dos combustíveis
A comunidade ibirataense realizou na tarde desta terça-feira (29), uma manifestação em solidariedade aos caminhoneiros de todo o país que desde o último dia 21/05 protestam pelo Brasil a fora pelos elevados aumentos nos preços dos combustíveis: óleo diesel, gasolina, etanol e o gás de cozinha.
Mototaxistas saíram empurrando suas motos de pé
Um grupo do WhatsApp denominado “Manifestação Ibirataia”, criado nessa segunda-feira (28), além de demais ferramentas das redes sociais, com apoio da imprensa local mobilizaram a comunidade ibirataense que assim como as demais cidades do país estão indignadas com a real situação em que passa o Brasil.


Os manifestantes inicialmente bloquearam por alguns minutos a BA-650, próximo ao Portal da Cidade, onde reuniu centenas de participantes que de modo pacífico saíram pela Avenida Ilton Lopes Leal, encerrando na Avenida Lourival Dias Lima, em frente ao Supermercado Bom Preço. O movimento foi espontâneo e apartidário com um único objetivo: protestar pelos abusivos aumentos dos combustíveis.

Para a jovem Fernanda, criadora do Grupo, com apoio dos ibirataenses Robenildo Oliveira e Raí Santos, o movimento apesar de pouco tempo de mobilização, superou as expectativas e pôde demonstrar ao povo de Ibirataia a indignação e falta de respeito do governo federal com os altos índices de aumento nos combustíveis. A guarnição da Polícia Militar esteve presente acompanhando a manifestação do início ao fim.

Tesouras Notícias

Mais de 270 voos já foram cancelados no país; prejuízo é de R$ 50 mi diários



A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) fez um balanço dos cancelamentos de voos no país. De acordo com informações da Agência Brasil, foram mais de 270 voos cancelados no país desde o início dos bloqueios feitos pelos caminhoneiros até a noite desta segunda (28). O prejuízo diário é de R$ 50 milhões.Na Bahia, o aeroporto de Ilhéus não tem mais gasolina para operar. Apesar de grande parte da malha aérea permanecer pperando, a expectativa é de que haja mais cancelamentos e mudanças de horário. Ainda não há previsão de normalização dos serviços. A orientação continua ser se informar nas empresas sobre a situação do voo antes de ir ao aeroporto. Os passageiros, de acordo com a entidade, podem alterar a data e o horário dos voos enquanto a normalidade não for retomada, sem pagamento de taxa de remarcação. BN

Brasil: Funcionários públicos são afastados por desviar combustível do Samu

Foto: Reprodução
Funcionários foram flagrados desviando gasolina em posto do SAMU
Funcionários do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) da Prefeitura de São Caetano do Sul foram flagrados utilizando combustível do serviço público para abastecer seus próprios veículos. Fotos feitas por celular e que circularam nas redes sociais mostram ao menos três funcionários retirando galões de gasolina de dentro de um veículo da Prefeitura e abastecendo carros particulares no meio da rua. Os veículos oficiais e os carros particulares estavam em cima da calçada e os funcionários utilizaram uma mangueira para fazer o transbordo do combustível do galão para o tanque dos veículos. A Prefeitura de São Caetano divulgou uma nota afirmando que demitiu os servidores terceirizados identificados nas fotos e que os funcionários concursados foram afastados da função, enquanto respondem a uma sindicância.

Homens usaram galões de água para transportar a gasolina desviada

"A Prefeitura de São Caetano do Sul lamenta e repudia esse tipo de conduta dentro do serviço público, e reitera seu compromisso com a ética e a transparência em todos os seus atos", disse a Prefeitura de São Caetano em nota.

R7

Ibirataia: Grupo promove paralisação em apoio aos caminhoneiros nessa terça-feira (29)



Um grupo criado através do WhatsApp, denominado “Manifestação Ibirataia”, convida a população ibirataense para participar de uma manifestação em apoio a Paralisação dos Caminhoneiros em todo o Brasil, deflagrada desde o dia 21/05, contra o aumento dos preços de combustíveis. A Manifestação Ibirataia de cunho pacífico sairá do Portal da Cidade por volta das 17 horas. Sua presença é muito importante. Leve sua bandeira, faixas, apito e participe dessa luta em prol de todos os brasileiros.

Tesouras Notícias

Bahia: Caminhoneiros baianos resolvem parar greve até reunião com governo


Os caminhoneiros baianos resolveram fazer uma pausa no movimento grevista até uma reunião com o governo do Estado, marcada para as 10h desta terça-feira (29), na Secretaria da Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A pasta informou ao Bahia Notícias que o encontro foi pedido pelo próprio movimento, em uma das negociações para passagem de itens básicos. De acordo com o jornal Correio, com a decisão, os caminhoneiros vão sair com os veículos, mas não vão fazer as entregas. Para acabar de vez com a paralisação, a categoria vai esperar o desenrolar do encontro com o governo. “Se as nossas exigências não forem atendidas, voltaremos a fazer os bloqueios”, afirmou Arivaldo Xavier Borges, uma das lideranças do grupo que atua na BA-526, à publicação. “O que estiver ao alcance do Estado será atendido”, garantiu o coronel Humberto Sturaro, comandante do Patrulhamento Especializado da Polícia Militar, responsável pela negociação. BN

Brasil: Caminhoneiro é baleado na cabeça durante protesto no ES


Um caminhoneiro de 38 anos foi baleado na cabeça ao tentar abordar um caminhão que seguia numa estrada entre Santa Leopoldina e Cariacica, sede na região metropolitana de Vitória (ES). O crime aconteceu na noite deste domingo (27). De acordo com a Polícia Civil, havia a informação de que alguns motoristas estavam cortando caminho pela estrada, para fugir dos protestos. Caminhoneiros descobriram, foram para o local e interditaram o trecho. Na abordagem, os manifestantes insistiam pra que a adesão fosse maior ao movimento. Eles abordaram vários veículos, até que um motorista que estava com o filho vindo de Santa Maria de Jetibá, na região serrana do Estado, tentou furar o bloqueio e o filho do condutor atirou quatro vezes contra os manifestantes. Um dos disparos acabou acertando um manifestante na cabeça. A vítima foi socorrida para um hospital e passa bem. O filho do motorista foi preso por tentativa de homicídio.

Ipiaú: Populares vão às ruas protestar contra os preços dos combustíveis

Populares indignados contra os elevados preços dos combustíveis (Foto: Giro em Ipiaú)
Populares saíram às ruas de Ipiaú no início da noite desta segunda-feira (28), em um protesto contra o aumento dos preços de combustíveis. O movimento ocorre após mobilização nacional dos caminhoneiros iniciada na semana passada. Centenas de pessoas manifestaram a sua indignação com a nova política de reajuste de preço adotada pela Petrobras desde julho do ano passado.
Populares apoiam o movimento dos caminhoneiros
Com faixas contra o atual governo, os manifestantes gritavam Fora Temer e demonstravam apoio aos caminhoneiros. A caminhada saiu do bairro Aparecida e percorreu as duas principais avenidas de Ipiaú até a praça Rui Barbosa. No final, os organizadores do evento subiram ao coreto da praça e fizeram uma corrente de oração em favor do país. 

Informações do Giro em Ipiaú

Eleições: Pesquisa aponta vitória de Rui no 1º turno


O governador Rui Costa (PT) lidera todos os cenários para a disputa na Bahia em 2018, segundo a pesquisa P&A/ Bahia Notícias. O petista, que deixou de enfrentar o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), considerado o mais competitivo da oposição, caminha para uma reeleição tranquila, ainda que haja o somatório das forças adversárias. Mesmo na pesquisa espontânea, quando não são citados os nomes dos postulantes ao cargo, Rui possui uma margem expressiva de vantagem com relação a outros políticos. A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 30 de abril, portanto, após o indicativo de que ACM Neto não seria mais candidato ao governo. O primeiro cenário estimulado trouxe os nomes de Rui Costa, José Ronaldo, Lídice da Mata, João Henrique (PRTB), Marcos Mendes (PSOL) e João Gualberto. O governador também seria reeleito, de acordo com a pesquisa, por 47,9% dos entrevistados. Em segundo lugar, aparece o ex-prefeito de Feira de Santana, com 6,5% - a pesquisa foi realizada antes do anúncio de que DEM e PSDB marchariam unidos no pleito de outubro.

Informações do Bahia Notícias

Publicidade


Ibirataia: Carro transportando pacientes é assaltado na BR-324



Na última quinta-feira (24), homens armados pararam e assaltaram um veículo da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Ibirataia, na Rodovia BR-324, na cidade de Amélia Rodrigues. De acordo informações, era por volta das 3:00h da manhã quando o bando fez o motorista parar o veículo com pacientes que estavam indo fazer exame em Salvador, roubando os pertences de todos. Os ladrões não levaram o veículo, apenas roubaram os pacientes, inclusive, o motorista. Os bandidos levaram celulares, dinheiro, entre outros objetos. Mesmo assim, o motorista do veículo seguiu viagem com os pacientes até a capital do estado.

Tesouras Notícias

Brasil: Temer cede à pressão de grevistas, estabelece frete mínimo e reduz R$ 0,46 no diesel

Foto: Reprodução Globo
O presidente Michel Temer anunciou na noite deste domingo (27) uma série de medidas para tentar debelar a greve de caminhoneiros que chegou ao sétimo dia. Entre as iniciativas, o governo editou uma Medida Provisória para estabelecer o valor de frete mínimo e ainda baixou em R$ 0,46 por litro de diesel pôr sessenta dias,  com a redução da Cide e do PIS/ Cofins somadas prometeu isenção em pedágios de todo país de caminhão vazio, tebela com preço mínimo de fretes, 30% dos fretes da comab, refem desde a última quinta-feira (24) quando anunciou um acordo inexistente, o governo foi obrigado a recuar para tentar desobstruir rodovias em todo o país. "Vamos pagar essa diferença de custo sem nenhum prejuízo para a Petrobras", afirmou Temer em pronunciamento. "Compreendemos as dificuldades naturais dos caminhoneiros, mas são incríveis os depoimentos que temos recebido referente à falta de medicamentos e insumos básicos na área medicamentosa", completou o presidente. BN

Morre em Carapicuíba-SP o ex-massagista da Seleção de Ipiaú, Caxinguelê


Faleceu nesse sábado, (26), em Carapicuíba, São Paulo, o ex-massagista Caxinguelê que atuou na  Seleção de Ipiaú e em alguns times desta cidade. Segundo informações de parentes, o óbito decorreu de uma cirrose. O sepultamento aconteceu neste domingo. Ele deixou uma filha e netos, além de saudades em todos aqueles que lhe conheceram, riram e se divertiram com seu estilo satírico. Antonio Gomes da Silva, o Caxinguelê, entrou na história de Ipiaú como uma das suas personalidades mais irreverentes e folclóricas.  Leia matéria publicada no Giro em fevereiro do ano passado escrita pelo jornalista José Américo Castro sobre a história do massagista. Veja Aqui

Informações do Giro

Ibirataia: Prefeitura suspende aulas da rede municipal a partir desta segunda-feira




A prefeitura de Ibirataia através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer diante da greve dos caminhoneiros que acarretou a falta generalizada de combustíveis nos postos, principalmente o óleo diesel, suspende as aulas da Rede Municipal a partir desta segunda-feira (28) de maio de 2018, pela inviabilidade de movimentar a frota escolar. Tão logo o abastecimento seja restabelecido, as atividades retornarão o normal. Informamos que os dias parados em consequência da crise serão compensados conforme orientação da SEMEC.

Roberto Carlos apoia protesto de caminhoneiros;assista ao vídeo

Foto Reprodução
O cantor Roberto Carlos demonstrou apoio aos caminhoneiros que protestam em todo país por conta dos altos preços dos combustíveis. De acordo com a Folha, a declaração foi dada ontem (26), em um show. “Às vezes os fins justificam os meios”, disse o cantor na apresentação ocorrida em São José do Rio Preto. “Meu carinho e meu respeito por todos os caminhoneiros que estão fazendo todo esse movimento." “E as causas que eles estão reivindicando com certeza não são causas só deles. São nossas causas. Meu abraço e meu carinho para esses nossos heróis caminhoneiros de todas as estradas”. O cantor foi aplaudido pela plateia ao terminar a fala, que foi seguida pela interpretação da música "Caminhoneiro". (M1)

Seleção deixa o país e viaja rumo a Londres

 (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)


A Seleção deu adeus ao Brasil na tarde deste domingo. A delegação, que vai a Copa da Rússia, embarcou rumo a Londres, onde o grupo fará a segunda parte da preparação para o Mundial, que começa no dia 14 de junho. O pontapé inicial aconteceu na Granja Comary, em Teresópolis. Após folgarem no último sábado, os jogadores se apresentaram no início da tarde deste domingo na sede da CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Após almoçar no local, visitar o museu da entidade e atender a imprensa (foram seis jogadores, incluindo Neymar) o grupo se deslocou para o Aeroporto do Galeão. No momento em que o avião, que foi fretado, taxiava na pista, uma homenagem: jatos de água nas cores verde e amarela "davam" boa sorte para a Seleção, que tentará o hexacampeonato mundial na Rússia. A previsão de chegada é nesta segunda-feira, quando os jogadores, inclusive, fazem o primeiro treino no CT do Tottenham.

Informações do MSN

Greve está longe do fim, diz caminhoneiros em redes sociais


A liberação de alguns trechos de estradas está longe de significar o fim da greve. Nos grupos de WhatsApp dos caminhoneiros, a ordem é manter a paralisação, pelo menos, até terça-feira (29). Por ora, a maioria concordou em liberar as estradas e continuarem estacionados em pontos estratégicos. Mas, nas últimas postagens, lideranças dos caminhoneiros começam a organizar novas paralisações a partir de amanhã, às 8 horas. Num vídeo que está circulando nos grupos de WhatsApp, representantes chamam, além dos caminhoneiros, veículos de passeio para parar as BRs. Além disso, uma manifestação em pontos estratégicos das principais capitais também está sendo organizada. Pelo tom das conversas, as reivindicações vão além do problema do preço do diesel. Depois da dimensão que a greve tomou nos últimos dias, os motoristas acreditam que podem mudar o rumo do País. Cada um tem uma tese, mas todos apostam no força do exército como aliada e na intervenção militar como solução para os problemas do país. 

Informações do UOL

Ladrão fura tanque e rouba gasolina de carro estacionado na rua


Um ladrão furou tanque e roubou a gasolina de um carro estacionado em uma rua da Zona Norte de São Paulo, na noite desta sexta-feira (25). O dono tentou voltar para casa, mas o carro parou no caminho. O tanque de gasolina estava furado. "Eu chamei um guincho achando que fosse um problema mecânico. Quando subiu no guincho, o rapaz alertou que tinha um buraco no tanque de gasolina", disse o fotógrafo Fábio Piva, dono do veículo. Com informações do G1. (RN)

Bahia volta a aplicar três no Vasco e deixa o Z-4 do Brasileirão


O Bahia voltou a sentir o gosto do triunfo no Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo (27), o Tricolor repetiu o que fez com o Vasco na Copa do Brasil e venceu por 3 a 0 na Arena Fonte Nova, pela sétima rodada da competição nacional. Os gols do jogo foram de Élber, que enfim chegou ao seu primeiro tento com a camisa do Esquadrão de Aço, Zé Rafael e Régis. (BN)

Partidos querem barrar repasse obrigatório para candidatas


Dez partidos da base e da oposição ao governo se articulam para derrubar a destinação de 30% do fundo eleitoral para candidatas mulheres, que significa R$ 515 milhões do total de R$ 1,7 bilhão, de acordo com o Estadão. A ideia é acionar o Supremo para que a medida só seja aplicada a partir das eleições de 2020 e não já no pleito deste ano. Outra alternativa é votar no Congresso projeto que adie a vigência da norma do TSE. A aprovação é dada como certa com base na matemática. Na Câmara dos Deputados, são 45 mulheres ante 468 homens; no Senado, são 13 contra 68. A reação ao “empoderamento feminino” começou a ser discutida na semana passada discretamente por congressistas para evitar contra-ataque. Advogados de dez partidos montaram uma força-tarefa para elaborar Adin. As medidas serão disparadas após o TSE publicar a resolução que reserva parte do fundo eleitoral para as mulheres. (M1)