Deputados bolsonaristas da Assembleia de SP são expulsos do PSL


Os deputados estaduais paulistas, Gil Diniz e Douglas Garcia, foram expulsos do PSL (Partido Social Liberal) na noite desta quarta-feira (15). Apoiadores de Jair Bolsonaro, eles estavam em atrito com a direção regional do partido, que hoje se opõe ao presidente.
Segundo o deputado federal Junior Bozzella, presidente do diretório estadual, ambos foram expulsos após deliberação da Comissão de Ética, por participarem de atos contrários à democracia e a instituições como o STF (Supremo Tribunal Federal).
Foi deliberada a expulsão, conforme nota do dirigente, por práticas que afrontam o estatuto do partido, especialmente o artigo que “veda atividades políticas contrárias ao regime democrático, caracterizadas pela conduta dos dois deputados em manifestações que atentam contra o STF e seus ministros”.
Ainda de acordo com o comunicado, os parlamentares tiveram amplo direito de defesa, mas não negaram os fatos.
“O PSL tem, em seus princípios históricos, a defesa da democracia e o fortalecimento das instituições como fundamentos inalienáveis, pelos quais todos que optem por se filiar ao partido têm ciência clara e ampla”, prossegue a nota do partido.
Diniz reagiu dizendo que “é uma honra ser expulso pelo deputado Junior Bozella, num resultado claramente viciado”.
Ele afirmou que jamais participou de atos antidemocráticos. Também negou que sua suspensão e a do colega, no fim do mês passado, tenha sido em razão do inquérito das fake news, que os investiga.
“Nós estamos sendo sistematicamente perseguidos pelo partido, e isso não é bom para a democracia”, disse.
Apesar disso, os parlamentares não pretendem recorrer da decisão.
Douglas, em uma rede social, também se disse vítima de perseguição política e afirmou que “é uma honra ser expulso por permanecer conservador e defender essas pautas”.
“É mentira [o motivo justificado pelo partido]. Eu jamais apoiei atos antidemocráticos. Todo mundo sabe que eu sempre defendi a democracia e sempre vou defender”, disse.
Pela legislação em vigor, parlamentares expulsos de legendas mantém o mandato e ficam livres para se filiar a outra agremiação, se quiserem.
“Por enquanto nós estamos sem partido”, informou Douglas. “Continuo trabalhando. Eu ainda posso votar, discutir, abrir requerimento.”
Os dois aliados de Bolsonaro são alguns dos mais barulhentos deputados da atual legislatura. Eles já foram alvos de processos no Conselho de Ética da Casa por discussões com colegas.
Douglas chegou a receber uma advertência por ter dito, em plenário, que tiraria “no tapa” uma transexual que usasse o mesmo banheiro feminino que sua mãe ou sua irmã.
Os processos que resultaram na punição foram movidos pela deputada Erica Malunguinho (PSOL), que é trans e acusou o colega de transfobia, e pela deputada Professora Bebel (PT).
A disputa de poder dentro da bancada do PSL se arrasta desde o ano passado, e se intensificou com a saída de Bolsonaro do partido. A legenda hoje está firmemente nas mãos de seu presidente nacional, Luciano Bivar (PE), de quem Bozzella é aliado.
Há também um componente eleitoral. Diniz ainda sonhava em ser candidato a prefeito de São Paulo pelo PSL, mas o caminho agora fica livre para a deputada federal Joice Hasselmann (SP) disputar a eleição pelo partido.
A legenda agora passa a ter 13 deputados estaduais na Assembleia Legislativa. Mesmo com a redução, a sigla continua sendo a maior da Casa —à frente do PT, que tem 10 deputados.
Folhapress

Em prisão domiciliar, Geddel tem suspeita de tumor, diz jornal


Além de ter testado positivo para Covid-19 no dia 8 julho – o que foi negado pelo exame de contraprova realizado três dias depois – enquanto estava no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB), preso desde julho de 2017 por lavagem de dinheiro e organização criminosa, também está com suspeita de outro problema de saúde: um tumor. A informação foi confirmada ao jornal Correio por uma fonte próxima que pediu para não ser identificada.
Segundo a publicação, a fonte confirmou que Geddel já tinha a suspeita de tumor no intestino antes de vir para a Mata Escura. A suspeita chegou após uma colonoscopia, exame que captura imagens em tempo real do intestino grosso e de parte do íleo terminal (a porção final do intestino delgado). Nos próximos dias, o ex-deputado deve fazer novos exames para confirmar o tumor e identificar se é benigno ou maligno.
Geddel foi para prisão domiciliar nesta quarta-feira (15) após a apresentação de um relatório médico, encaminhado ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli. Em sua decisão, o presidente do Corte justifica a concessão da prisão domiciliar para Geddel devido ao “agravamento do estado geral de saúde do requerente, com risco real de morte reconhecido”.
As informações são do jornal Correio*

Reflexo do covid-19: Lojas Insinuante encerram atividades; filial de Jequié desocupa imóvel


A rede de Lojas Insinuante, uma das mais tradicionais empresas do ramo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos, está desativando unidades que funcionavam na capital e interior da Bahia. A primeira dessas lojas foi inaugurada na Baixa dos Sapateiros, em Salvador, no início da década de 1980, chegando a partir daí à condição de maior empresa do setor no Nordeste até que, em 2016, ela sumiu sendo incorporada à Ricardo Eletro e mais recentemente a empresa mineira Máquina de Vendas e a outras três lojas, iniciando processo de recuperação extrajudicial para renegociar a dívida de R$ 3 bilhões – metade com fornecedores. Os funcionários dispensados também se juntarão a esse grupo de reclamações judiciais.

Do Jequié Repórter

Flamengo vence o Fluminense (1×0) e conquista o 36º título estadual no RJ


O Flamengo conquistou na noite desta quarta-feira (15), no Maracanã,  o título de bi-Campeão Carioca em 2020. O título representa o primeiro do Brasil, após a retomada do futebol, com os estádios sem a presença do público, em razão da pandemia do coronavírus (covid-19). Apesar de ter entrado em campo com a vantagem do empate para sagrar-se campeão, o gol da vitória diante do Fluminense foi marcado nos acréscimos por Vitinho, que substituiu o artilheiro Pedro. A bola chutada pelo atacante rubro-negro tocou num zagueiro tricolor e desviou a trajetória impedindo a defesa do goleiro Muriel. Na primeira partida da decisão, disputada no domingo (12), também no Maracanã, o Flamengo saiu vencedor por (2×1).   Com a conquista do título de 2020, a equipe do técnico Jorge de Jesus, aumentou sua vantagem na liderança do ranking dos maiores campeões do Campeonato Carioca. São 36 títulos, seguido de perto pelo Fluminense, com 31, vice-campeão este ano. Entre os quatros maiores do futebol carioca, a terceira colocação em conquistas é do Vasco, com 24; e em quarto,  o Botafogo, que conquistou o título 21 vezes.

Itabuna: TJ-BA derruba liminar e garante toque de recolher decretado pela prefeitura


O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Lourival Almeida Trindade, derrubou a liminar concedida pelo juiz Murilo Staut (veja aqui) e garantiu a execução do toque de recolher noturno do município de Itabuna.

Para o desembargador presidente do TJ-BA, a ação que pedia a derrubada do toque de recolher perdeu o objeto, visto que atuava acerca do decreto municipal nº 13.659/2020, que surtiu efeitos até o dia 21 de junho.

Ainda segundo a decisão de Lourival Almeida Trindade, a restrição de circulação noturna vigente foi determinada pelo decreto municipal nº 13.738/2020, do dia 8 de julho, tratando-se, portanto, de um outro objeto.

Com isso, o toque de recolher fica mantido em Itabuna, proibindo a circulação noturna nas vias do município entre 18h e 5h da manhã. Nas redes sociais, a prefeitura grapiúna alerta a população para o cumprimento da medida. BN

Nova Ibiá: Presidente realiza desinfecção do Plenário e Secretaria da Câmara Municipal

Todo o Plenário foi desinfectado

Com o objetivo de intensificar o combate ao coronavírus, o presidente da Câmara de Nova Ibiá, Idevaldo Santos Sampaio (PP), o Mella, autorizou os serviços de desinfecção do Plenário e do local aonde funciona a Secretaria da Câmara Municipal. A iniciativa visa garantir a limpeza dos locais públicos para proteger os servidores, vereadores e demais cidadãos ibiaenses que frequentam os locais citados. 
A Secretaria da Câmara foi também desinfectada


Tesouras Notícias

STF concede prisão domiciliar a Geddel


O ex-ministro Geddel Vieira Lima deixou por volta das 13h desta quarta-feira (15) o Complexo da Mata Escura, em Salvador, onde cumpria pena de 14 anos e 10 meses, por lavagem de dinheiro e associação criminosa. Ele deixa a unidade para cumprir prisão domiciliar, após liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Geddel vai cumprir a prisão domiciliar em um apartamento que ele tem no bairro do Chame-Chame. Após a liminar deferida pelo STF no final da noite de terça-feira (14), em favor da prisão domiciliar de Geddel, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) fez o despacho e encaminhou à Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia (Seap), que fez o cumprimento da decisão. Na terça, o ministro Dias Toffoli concedeu 48 horas para a Vara de Execuções Penais da Bahia enviar informações sobre a saúde de Geddel Vieira Lima, após a defesa do ex-ministro pedir concessão de prisão domiciliar em razão da pandemia do novo coronavírus.
Na decisão, Dias Toffoli afirma que a defesa de Geddel comprovou suas alegações, com documento expedido pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap), no qual atesta que o ex-ministro, ao realizar o exame de teste rápido em 8 de julho, testou positivo para a Covid-19. No dia 8 de julho, a defesa de Geddel informou que ele foi diagnosticado com Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. No entanto, três dias depois, a contra-prova do exame deu negativa. Depois, a defesa relatou que a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) da Bahia divulgou uma nota informando que o segundo exame de Geddel deu resultado negativo.

Justiça de SP decreta falência da Avianca Brasil após dívidas de R$ 2,7 bi


A Justiça de São Paulo decretou nesta terça-feira a falência da Avianca Brasil, acatando o pedido da própria empresa, que tinha dívidas de R$ 2,7 bilhões. Em recuperação judicial desde dezembro de 2018, a companhia já não mantinha operações desde maio do ano passado. 

Em decisão, o juiz Tiago Henriques Limongi afirmou que, em função da inatividade da aérea, o plano de recuperação aprovado pelos credores se tornou inviável. Foi concedido o prazo de 60 dias para que a empresa apresente a relação dos seus ativos. 

No pedido protocolado no início deste mês, a empresa afirmava que seu plano de recuperação foi prejudicado por decisões da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Isso porque a agência reguladora redistribuiu entre as empresas aéreas os slots (horários de pousos e decolagens nos aeroportos) que eram operados pela Avianca Brasil. De acordo com regra da Anac, quando uma companhia deixa de usar determinado slot, ele deve ser repassado a outra empresa segundo alguns critérios.

A Avianca, porém, havia vendido seus slots para a Latam e para a Gol, em um leilão no qual levantou US$ 147 milhões (cerca de R$ 780 milhões na cotação atual). Sem o aval da Anac, a operação não foi concluída. 

Em nota, à época, a Anac informou que o processo adotado “seguiu os critérios previstos na resolução para distribuição de slots, que é alinhada com as melhores práticas internacionais e de conhecimento de todo o mercado”. Disse que decisões de tribunais superiores asseguraram a impossibilidade de comercializar os slots, que são um bem público. 

Alvarez & Marsal, administradora judicial da Avianca Brasil, já havia pedido em novembro do ano passado a falência da aérea. No documento, a empresa afirmava que “os rumos tomados pela recuperanda (Avianca) parecem tornar inviável a manutenção da recuperação judicial, em face do completo esvaziamento da atividade empresarial”.

Segundo apurou o Estadão, o pedido de falência ainda demorou sete meses porque a Avianca ainda tinha expectativa de conseguir validar na Justiça o leilão de slots.


Do Msn


Municípios da BA receberão R$ 97 mil em incentivos para equipes de saúde


O Ministério da Saúde habilitou sete municípios baianos a receber incentivo financeiro de custeio adicional mensal para equipes de saúde integradas a programas de formação profissional no âmbito da Atenção Primária à Saúde. A informação conta no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (14). 

As cidades beneficiadas na Bahia são Dias D'Ávila, Dom Basílio, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, Una e Vitória da Conquista, que vão receber, juntas, R$ 97.500 em recursos de incentivo mensais. 

Dom Basílio, no Sertão Produtivo, e Una, no litoral sul, vão receber R$ 3 mil cada, além de um profissional de enfermagem e um de odontologia, e uma equipe de Saúde da Família (ESF) e uma de Saúde Bucal (ESB).

Santo Estevão, no portal do Sertão, vai recber R$ 6 mil, e dois profissionais de enfermagem e dois de odontologia, para contribuir e duas equipes de Saúde da Família e de Saúde Bucal.

O recurso mensal destinado a Feira de Santana será de R$ 9 mil e a cidade vai receber dois residentes em medicina em duas ESF.

Já Vitória da Conquista, no sudoeste, receberá mensalmente R$ 13,5 mil e três profissionais de residentes de medicina.   

Na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Dias D'Ávila vai contar com sete profissionais de enfermagem e oito de odontologia em quatro ESF e quatro ESB. O valor recebido será R$ 22,5 mil. 

Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo da Bahia, vai receber o maior valor: R$40,5 mil mensais. Sete equipes de Saúde da Família da cidade serão reforçadas com nove profissionais de medicina. 

TRE-BA lança tutorial temático sobre registro de candidaturas


O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia lançou o Tutorial Temático sobre Registro de Candidaturas, disponível no site do Eleitoral Baiano. Com linguagem simples e informações detalhadas, o tutorial orienta partidos políticos do estado em todas as etapas para o registro daqueles e daquelas que desejem se candidatar para vereador (a), prefeito (a) e vice-prefeito (a) nas Eleições Municipais de 2020. 

Elaborado todos os anos eleitorais pelo chefe da Seção de Gerenciamento de Registro de Dados Partidários e de Candidatos do TRE-BA, Jonas Junior, o tutorial já é esperado por partidos políticos como instrumento facilitador no registro de candidatos e de candidatas. “É bem didático, que traduz de forma simples os textos da lei e das resoluções, o que torna a leitura bem acessível”, explica Jonas. 

Este ano, o desafio foi editar este material em um tempo mais curto, esperando as definições sobre mudanças no Calendário Eleitoral, medida de segurança em meio à pandemia de coronavírus. “Nosso prazo ficou mais apertado, mas foi preciso esperar as alterações propostas com a Emenda Constitucional para que o tutorial estivesse atualizado”, diz o servidor. 

Entre as alterações mais importantes, Jonas Junior destaca a mudança de algumas datas e também a possibilidade de os partidos realizarem de forma online o que, sem a pandemia, ocorreria presencialmente, como as convenções partidárias, por exemplo. É um material completo, que inclui todas as fases do processo, desde a contextualização sobre a legislação eleitoral até o resultado dos julgamentos ao final. 

O documento está disponível na seção de serviços online do TRE-BA para o acesso do público. Em breve, este material estará também no Guia Virtual das Eleições, que será lançado pelo Eleitoral da Bahia.

FBF divulga tabela de jogos do reinício do Campeonato Baiano

Foto: Giro Ipiaú

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou nesta terça-feira (14) a tabela detalhada para o reinício do Campeonato Baiano. Os jogos acontecerão a partir da próxima quinta (23), às 16h. O Doce Mel e o Jacobina mandarão seus jogos fora dos seus domínios. As duas equipes jogarão em Feira de Santana, no Joia da Princesa e Arena Cajueiro, respectivamente. O Atlético de Alagoinhas também está na mesma situação, mas atuará no estádio de Pituaçu, em Salvador. Os municípios que sediam essas agremiações não liberaram a prática do futebol profissional por conta da pandemia do coronavírus.
Já a Juazeirense conseguiu a liberação do Estádio Adauto Moraes e atuará dentro de sua casa, enquanto o Jacuipense optou por mandar jogos em Salvador, no Barradão. Vale lembrar que todos os jogos terão os portões fechados para a torcida. Além disso, os jogadores, comissão técnica e funcionários dos clubes passarão por exames de Covid-19 antes das partidas. O Baianão foi suspenso em março por conta da pandemia do coronavírus, faltando duas rodadas para o encerramento da primeira fase e a definição dos quatro semifinalistas. A zona de classificação é composta pelo Bahia, Jacuipense, Bahia de Feira e Vitória. Confira a seguir a tabela das duas rodadas.


Jequié: Quatro vereadores testaram positivo para a Covid-19


O vereador Roque Silva (PDT) em postagem nas redes sociais comunicou haver testado positivo para a Covid-19. Anteriormente, já haviam publicado informações semelhantes, os vereadores Emanuel Campos – Tinho (PV), presidente da Casa, Joaquim Caires (Podemos) e Admilson Nascimento – Careca (PSC), que preside a Comissão Processante, que apura denúncia contra a gestão municipal de Jequié. Os quatro revelaram estar seguindo as recomendações médicas, permanecendo em isolamento domiciliar. Todos revelam estar passando bem. Para esta segunda-feira (13), estavam previstas pela Comissão, o comparecimento do prefeito Sérgio da Gameleira (PSB) e, outras dez testemunhas indicadas pelo chefe do executivo, o que não aconteceu. Na sexta-feira (10), a pedido do presidente do legislativo, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, realizou trabalho de desinfecção no prédio da Câmara Municipal  incluindo o anexo, onde estão instalados cinco gabinetes de vereadores e salas administrativas.

Informações do Jequié Repórter

'Nova' gasolina se torna obrigatória em agosto no Brasil e deve ser mais cara

Imagem ilustrativa

O dia 3 de agosto pode marcar o processo de aumento do preço da gasolina. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, isto pode acontecer porque, a partir do dia 3 de agosto, toda a gasolina vendida no país terá que seguir novas especificações da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). 

Com isso, o combustível deve melhorar o rendimento dos veículos. Contudo, isto deverá ser refletido no preço final do produto. 

As novas regras estabelecidas pela ANP estipulam uma massa específica mínima e um valor mínimo de octanagem RON (sigla em inglês para número de octanas pesquisa).

Segundo a reportagem, as mudanças eram defendidas por montadoras. As empresas argumentam que a modificação facilita o ajuste dos motores, mas esbarrava nas características do parque de refino da Petrobras.  

De acordo com a estatal, com as refinarias preparadas para as mudanças, a melhora na qualidade do combustível vai permitir redução de 4% a 6% no consumo de gasolina por quilômetro rodado. A empresa ainda assegura que as alterações contribuirão para desempenho do motor, a dirigibilidade e o tempo de resposta na partida a frio, além de manter aquecimento adequado do motor.

Ubatã: Ruas desertas e baixa circulação de veículos no primeiro dia de lockdown

Fotos: Ubatã Notícias

A segunda-feira (13) foi de ruas praticamente desertas em Ubatã, no sul da Bahia. Foi o primeiro dia do lockdown decretado pela Prefeitura, para reduzir a circulação de pessoas e assim, frear o contágio pelo novo coronavírus entre a população. Nas primeiras horas da manhã, a Polícia Militar e a Guarda Municipal estiveram nas ruas acompanhando a circulação de pessoas. Mas, segundo a PM, a movimentação de pedestres diminuiu sensivelmente nas vias públicas em relação aos dias anteriores ao lockdown. A PM tem abordado pessoas nas ruas e orientado a permanecerem em casa durante o lockdown, que segue também nesta terça (14) e quinta-feira (15).

Conforme o Decreto 412/2020, só estão autorizados a funcionar a Secretaria de Saúde; Farmácias, das 8h às 18h; Postos de combustíveis; Delivery apenas de Água e Gás; Funerárias em serviço de plantão; Laboratórios de Análise Clínicas; Prestadores de serviço da Embasa e Coelba; prestadores de serviço de Internet, com limitação de apenais dois profissionais por empresa, ficando proibida a abertura do estabelecimento (apenas interno); servidores da Prefeitura em exercício de atividade, a exemplo de guardas, profissionais de saúde, limpeza pública, fiscalização e Coordenadores do lockdown. 

Informações do Ubatã Notícias

Conceição da Feira: Três pessoas da mesma família morrem em acidente na BR-101


Três pessoas da mesma família vieram a óbito em um acidente que envolveu um caminhão baú e um carro de passeio no final da tarde deste domingo (12) em um trecho da BR-101 de Conceição da Feira, Portal do Sertão. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas estavam no carro de passeio. Testemunhas contaram que um terceiro carro teria forçado uma ultrapassagem.

Para evitar a batida, o veículo de passeio acabou invadindo a pista contrária, colidindo de frente com o caminhão. De acordo com a TV Bahia, o motorista do terceiro veículo, que não foi atingido pelo acidente, não prestou socorro às vítimas. No impacto da batida, parte do carro ficou debaixo do caminhão e os veículos pegaram fogo. O carro e a cabine do veículo de carga ficaram destruídos. O motorista do caminhão conseguiu sair antes de as chamas se alastrarem.

Laje: Homem com Covid-19 é detido após ir a bar cumprimentar amigos


A Polícia Militar (PM-BA) e a Guarda Municipal de Laje, no Vale do Jiquiriçá, detiveram um homem diagnosticado com Covid-19 após flagrá-lo descumprindo o isolamento orientado pelos órgãos de saúde do município. As informações são do Blog do Valente.

De acordo com o Capitão Alex Lima, a PM-BA foi acionada após informações de que um homem diagnosticado com o novo coronavírus teria furado o isolamento domiciliar e estaria reunido com um grupo de amigos em um bar.

Ainda conforme o militar, o paciente já teria sido notificado e, mesmo assim, manteve contato com transeunte e prosseguiu cumprimentando pessoas. O contaminado foi localizado e encaminhado à sua residência. Na segunda-feira (13), terá que se apresentar à delegacia para prestar esclarecimentos.

O capitão da PM-BA salientou que ele é considerado suspeito de dois crimes do Código Penal Brasileiro, quais sejam: causar epidemia, mediante a propagação de germes patogênicos; e infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução de doença contagiosa, podendo cumprir pena de um mês a um ano de detenção, conforme o artigo 268.

“A guarnição o advertiu e o acompanhou até em casa, alertando que o mesmo responderia pelos seus atos. Então, fica o alerta: se souberem de alguém que, testando positivo para Covid-19 e, mesmo assim, desobedecendo a ordem de isolamento, denunciem”, ressaltou o militar. BN

Ibirataia: Josafá Reale confirma sua pré-candidatura a vereador



Adotei Ibirataia como a minha cidade natal,  filho de pais comerciantes, fomos acolhidos por essa cidade há 45 anos, cidade essa onde meus pais trabalharam e criaram seus  filhos com dignidade, respeito e ensinando a ser um cidadão de bem, onde temos que trabalhar com honestidade, respeitando o próximo e valorizando a família, assim fui criado, cresci aqui e constituir família, hoje casado e pai de dois filhos, onde ensino esses mesmos princípios. Trabalhei em várias entidades de saúde da nossa cidade, e desempenhei  um trabalho humanizado, sempre respeitando o próximo, assim, sinto que posso contribuir  para melhorar ainda mais a nossa comunidade, por isso estou como pré-candidato a vereador de Ibirataia pelo Partido Progressista – PP.


Tesouras Notícias



OMS registra recorde diário de infecções da Covid-19; EUA e Brasil lideram aumento


A Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou, neste domingo (12), um recorde de casos globais da Covid-19. Em 24 horas, foram 230.370 notificações. As informações são do portal G1.

Os maiores aumentos foram registrados por Estados Unidos, Brasil, Índia e África do Sul, de acordo com o relatório diário da organização. O recorde anterior da OMS para novos casos foi de 228.102, registrado na sexta-feira (10). As mortes permanecem estáveis em cerca de 5 mil por dia.

Os casos globais da doença, segundo a OMS, passam de 12,5 milhões neste domingo. A doença já matou mais 560 mil pessoas em sete meses.

Nesta quinta-feira (9), a OMS demonstrou preocupação com o avanço da pandemia de coronavírus durante a reunião dos estados-membros. A agência de saúde da ONU informou que os casos seguem fora de controle na maioria dos países.

Segundo a OMS, ao menos a metade dos 12 milhões de casos da doença foi registrada nas últimas seis semanas – a cada sete dias, o mundo somou 1 milhão de novos casos da doença.

Sem público, Fluminense e Flamengo se enfrentam na final do Estadual


Fluminense x Flamengo se enfrentam neste domingo (12), no Maracanã, às 16h (horário de Brasilia), no primeiro jogo da final do Campeonato Estadual. O clube que sair vitorioso levará vantagem para a segunda partida da decisão, que será disputada na próxima quarta-feira (15).
Assim como aconteceu na final da Taça Rio, na quarta (8) passada, também não haverá presença de público no estádio. Esta medida foi anunciada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) no final de junho, quando confirmou que independente da Prefeitura do Rio de Janeiro liberar a venda de ingressos, os jogos finais seriam disputados sem torcedores no local da partida.
A dupla Fla x Flu é a maior vencedora do Campeonato Estadual, que começou em 1906. Os flamenguistas já gritaram campeão 35 vezes, seguido dos tricolores que acumulam 31 conquistas.
Em relação ao time que começa jogando, o técnico Odair Hellmann deve manter praticamente a mesma equipe que conquistou a Taça Rio na última quarta-feira (8), no Maracanã. A única mudança deverá ser no setor defensivo. O zagueiro Nino sofreu uma entorse no joelho esquerdo no treinamento da última sexta-feira (10) e não foi relacionado. Desta forma, Digão e Luccas Claro lutam pela vaga para atuar ao lado de Matheus Ferraz na zaga.
Para enfrentar o Flamengo havia a esperança do retorno do atacante Fred. O camisa 9 desfalcou o tricolor na última partida após sentir dores no pé. Desta vez, o jogador descobriu um problema oftalmológico no olho esquerdo e precisará passar por uma cirurgia. Sendo assim, Evanilson deve ganhar nova oportunidade.
O meio-campista Paulo Henrique Ganso vive a mesma situação de Fred, ele não foi relacionado na final da Taça Rio, após sentir dores na região lombar, e permanece sem condições de jogar.
Pelo lado rubro-negro, o técnico português Jorge Jesus também deverá manter quase todos os 11 titulares que empataram com o Fluminense de 1 a 1, na final da Taça Rio, e que acabaram sendo derrotados nos pênaltis por 3 a 2. A exceção será no ataque, Bruno Henrique sentiu dores na panturrilha na´última partida e provavelmente será poupado. O treinador português tem duas opções para posição, Pedro que mais centralizado ou Micheal com características de velocidade, atuando pelos flancos.
As prováveis escalações
Fluminense: Muriel; Gilberto, Matheus Ferraz, Luccas Claro ou Digão e Egídio; Dodi, Hudson e Yago; Nenê, Marcos Paulo e Evanilson. Técnico: Odair Hellmann.
Flamengo: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís; Arão, Gerson e Everton Ribeiro; Arrascaeta, Pedro ou MIchael e Gabigol. Técnico: Jorge Jesus.
Agência Brasil

PF e MP encontram elos entre miliciano Adriano Nóbrega e acusado de matar Marielle, diz site


Um relatório conjunto da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) encontraram um elo entre o falecido chefe do “Escritório do Crime” Adriano Magalhães Nóbrega, morto na Bahia, e o acusado de matar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, Ronnie Lessa.
De acordo com o documento, divulgado neste domingo (12) pelo site UOL, Adriano usava uma concessionária de carros de luxo na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O local foi pesquisado por Lessa na internet e, antigamente, era frequentado por Márcio Mantovano, homem de confiança dele, já preso.
“O estabelecimento Garage Store é suspeito de transacionar com Adriano da Nóbrega, alvo da Operação Intocáveis, e foi pesquisado por Ronnie Lessa junto à ferramenta Google”, diz um trecho do documento revelado pelo site.
Conforme a publicação, um dos donos da concessionária, contudo, negou ter feito qualquer tipo de transação comercial com Adriano ou com Lessa, além de não ter sido chamado para depor às autoridades.
Morto na Bahia
O ex-policial militar Adriano Magalhães da Nóbrega, conhecido como “capitão Adriano“, foi morto em uma troca de tiros com a polícia no último 9 de fevereiro deste ano, em Esplanada, município do interior da Bahia.
Ele estava foragido desde janeiro do ano passado, e era apontado como chefe do “Escritório do Crime“, milícia suspeita pela morte da vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes, assassinados em março de 2018.
Adriano trabalhou no 18º Batalhão da PM com Fabrício Queiroz, o ex-assessor de gabinete de Flávio Bolsonaro, investigado por lavagem de dinheiro no esquema de “rachadinha” na Assembléia Legislativa do Rio (Alerj).
Do Política Livre

Noronha contrariou suas decisões ao conceder prisão domiciliar a Queiroz

Decisão de Noronha (foto) causou surpresa | Foto: Jose Alberto/ STJ


Por Matheus Teixeira e Marcelo Rocha / Folhapress


O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, contrariou suas próprias decisões ao conceder prisão domiciliar a Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Ministros de tribunais superiores e advogados ouvidos pela reportagem apontam ao menos três aspectos jurídicos considerados inusuais no despacho do magistrado, que trabalha para ser indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

O mais gritante, afirmam, é a concessão de liberdade para Márcia Aguiar, a mulher de Queiroz, que estava foragida. De acordo com especialistas ouvidos pela reportagem, é muito raro, apesar de não ser proibido, um juiz dar benefícios a quem foge para escapar de uma ordem judicial.

Márcia não se enquadra nas hipóteses previstas no Código do Processo Penal (CPP) para que tivesse a prisão preventiva convertida em domiciliar por decisão do presidente do STJ, afirmou à reportagem um promotor de Justiça, especialista em direito criminal.

Tem direito ao benefício, de acordo com a lei, a pessoa que se enquadrar em uma das seguintes situações: maior de 80 anos; extremamente debilitada por motivo de doença grave; imprescindível aos cuidados especiais de criança menor de 6 anos ou com necessidades especiais; gestante; mulher com filho de até 12 anos incompletos; homem que seja o único responsável pelos cuidados do filho de 12 anos.

O presidente do STJ fundamentou a extensão do benefício a Márcia ao fato de que seria recomendável sua presença em casa para dispensar as atenções necessárias a Queiroz, já que estará privado do contato de outras pessoas durante a prisão domiciliar.

A mudança de posição do ministro sobre os efeitos do coronavírus a presos de grupos de risco também surpreendeu especialistas ouvidos.

Desde o início da pandemia, o ministro negou habeas corpus a pelo menos quatro investigados que pediam a soltura por motivos de saúde, como fez a defesa de Queiroz.

Ao soltar uma pessoa em razão da Covid-19, criticou um delegado da Polícia Federal ouvido pela reportagem, o tribunal deveria liberar todos do grupo do risco. Em segundo lugar, acrescentou ele, o Estado tem condições de promover o isolamento sem necessitar conceder prisão domiciliar.

Às vésperas do recesso, a 6ª Turma do STJ negou pedido do ex-governador do Rio Sérgio Cabral (MDB) para que sua prisão preventiva fosse substituída por prisão domiciliar em virtude da pandemia.

Para o relator do caso, ministro Rogério Schietti, mesmo neste momento de crise sanitária devem ser mantidas as prisões imprescindíveis para a garantia da ordem pública e da ordem econômica, da instrução criminal e da aplicação da lei penal.

"A pandemia do novo coronavírus será sempre levada em conta na análise de pleitos de libertação de presos, mas, ineludivelmente, não é um passe livre para a liberação de todos", afirmou Schietti.

O terceiro fator que causou estranheza foi a concessão do benefício em decisão sigilosa, o que é raro, uma vez que decisões como esta não costumam envolver dados protegidos dos réus.

O STJ informou à reportagem que o sigilo foi decretado no habeas corpus que beneficiou Queiroz por ser o processo "composto por elementos que correm em sigilo na primeira e segunda instâncias".

Ministros do STF receberam com surpresa a decisão de Noronha, mas apostam que a definição sobre o caso deve ficar mesmo no STJ, sem subir para o Supremo nesse momento.

Isso porque a única possibilidade viável para o MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) reverter a decisão seria a apresentação de recurso ao próprio STJ, uma vez que, em tese, só poderia acionar o STF se o despacho tivesse violado alguma decisão da corte, o que não ocorreu.

O Supremo só deve discutir o tema se a defesa de Queiroz pedir um maior afrouxamento de medidas restritivas impostas por Noronha.

Nesse caso, porém, o STF não pode dar uma ordem que seja menos vantajosa que a situação atual do investigado, ou seja, não poderia levá-lo de volta à prisão.

À reportagem o advogado Paulo Emílio Catta Preta, defensor de Queiroz, afirmou, nesta sexta-feira (10), que avalia recorrer à corte pedindo a revogação da prisão domiciliar do policial aposentado.

Para ele, apesar de bem-vinda, a decisão é tímida. "As pessoas pensam que prisão domiciliar é um spa de luxo. Não. É uma prisão", disse.

Queiroz foi preso no último dia 18 por ordem do juiz de primeira instância Flávio Itabaiana, titular da 27ª Vara Criminal do RJ, que já quebrou sigilos de Flávio Bolsonaro e determinou medidas contra outros investigados.

Na quinta-feira (9), porém, Noronha mandou soltar o policial aposentado sob o argumento de que a situação se enquadra em recomendação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que sugere o não recolhimento a presídio em face da pandemia do coronavírus. Queiroz deixou o presídio e foi para a prisão domiciliar na noite desta sexta (10).

A medida representou um alívio para o governo. O principal temor de Bolsonaro e seus aliados era o fato de o aumento da pressão psicológica de Queiroz, caso fosse mantida a prisão no complexo penitenciário, o levasse a firmar uma delação premiada.

O grupo que ele integraria é alvo de apurações porque seria responsável pela "rachadinha" no gabinete de Flávio quando era deputado estadual.

Queiroz, segundo do MP-RJ, seria o responsável por operar o esquema, ou seja, por recolher e administrar os recursos desviados dos vencimentos dos servidores.

Os crimes teriam ocorrido entre abril de 2007 e dezembro de 2018 e envolveriam ao menos 11 ex-assessores que têm parentesco, vizinhança ou amizade com Queiroz.

Neste período, ele teria recebido, via transferências bancárias e depósitos em espécie, mais de R$ 2 milhões.

Via Bahia Notícias 

Homem é detido com carro clonado na BR-324, em Salvador


Um homem de 41 anos foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-324, em Salvador. Ele estava em carro roubado e clonado. Durante a abordagem, o condutor apresentou informações desencontradas. Com isso, os agentes fizeram uma análise mais detalhadas e constataram que o Ecosport tem ocorrência de roubo, registrada em 2019 na capital baiana, mas circulava com placa clonada de outro automóvel com as mesmas características. O motorista relatou que negociou o veículo em um site compras pelo valor de R$ 36 mil. Ele irá responder pelo crime de receptação. BN