O ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi multado nesta segunda (15) pelo governo do Distrito Federal por não usar máscaras numa manifestação em Brasília no domingo (14).
"O autuado foi flagrado em espaço ou logradouro (Esplanada dos Ministérios) sem máscara de proteção (EPI) facial, de uso obrigatório", diz o documento.
A coluna antecipou que o governador do Distrito Federal, Ibneis Rocha, tinha decidido autuar o ministro pelo mau exemplo que ele tem dado ao desfilar pela cidade sem a proteção.
No domingo, Weintraub quebrou abertamente as regras ao comparecer a um protesto em Brasília organizado por apoiadores de Jair Bolsonaro.
Além de andar sem máscara, ele gerou aglomerações e conversou com as pessoas de forma próxima, contrariando orientações consensuais de distanciamento social para evitar a propagação do novo coronavírus.
Em maio, Ibaneis Rocha baixou um decreto determinando que moradores do DF que não usarem máscaras serão multados.
O uso é obrigatório em todas as vias e espaços públicos, transportes públicos coletivos, estabelecimentos comerciais, industriais e espaços de prestação de serviço.
As máscaras são consideradas essenciais para evitar o contágio pelo novo coronavírus.
Faleceu por volta das 18 horas desta segunda-feira (15), no Hospital Bom Samaritano, em Governador Valadares-MG, o advogado e comerciante Paulo Esperindeus de Freitas. Ele tinha 66 anos e lutava contra um câncer no cérebro que foi diagnosticado há cerca de um ano. Era casado com dona Valdenice de Freitas e deixa dois filhos: Erika e Bruno.
Natural de Osasco, São Paulo, Paulo Freitas residiu em Ipiaú durante 37 anos. Neste município exerceu a função de Delegado de Policia e presidiu a Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL-. Foi proprietário das lojas Nobre Magazine e Via Expresso, ambas com endereço na Rua Dois de Julho, principal centro comercial da cidade. No exercício da advocacia atuou em todas as áreas, exceto a de criminalista. Era uma pessoa de temperamento calmo e tinha muitos amigos. (Giro/ José Américo Castro).
Um caminhão carregado de ovos tombou em uma ribanceira na BR-101, trecho próximo da cidade de Eunápolis. Segundo a polícia, duas pessoas que estavam saqueando a carga morreram após o veículo tombar novamente. O acidente aconteceu por volta da 13h30 de domingo (14). O motorista levava a carga de ovos do Espirito Santo até Salvador.
Ele contou que a carga deslocou em um dos eixos do veículo, fazendo com que o outro eixo pendesse para a direita. Com isso, o veículo acabou caindo na ribanceira de aproximadamente 15 metros de altura. Por causa do acidente, muitas pessoas se aglomeraram para saquear a carga, mas logo foram retiradas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). No entanto, por volta das 23h, cerca de 20 pessoas voltaram ao local para roubar os ovos.
Conforme foram retirando a carga, foi se formando um oco entre o solo e o caminhão, que fez com que o veículo virasse novamente e esmagasse as vítimas. Os corpos do malabarista de circo, Evivaldo Cardim Marinho Junior, 19 anos, e a designer de sobrancelha, Ana Claudia Sampaio, foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Eunápolis.
Ativista do movimento 300 do Brasil, Sara Winter foi presa em Brasília pela Polícia Federal, na manhã desta segunda-feira (15).
O mandado de prisão foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O mandado atende a um pedido da Procuradoria Geral da República (PGR).
Sara Winter é investigada no inquérito das fake news, sob suspeita de ameaça aos ministros do STF. Recentemente ela foi alvo de busca e apreensão e fez novas ameaças aos ministros da Corte.
Sara também foi expulsa do Democratas após a sua filiação ao partido vir a público. O próprio prefeito ACM Neto, presidente nacional da legenda, expulsou a ativista.
Um vereador de Caetité, no Sertão Produtivo, sudoeste baiano, morreu em um acidente de carro neste domingo (14). Segundo o site Achei Sudoeste, Cláudio Borges (PSB), de 66 anos, estava fazendo uma manutenção no carro. A suspeita é que ele não observou que o veículo estava desengrenado. Assim, o carro desceu, o edil não conseguiu segurar o automóvel, e foi arrastado por uma das rodas até o veículo parar.
O legislador sofreu fratura expostas em uma das pernas. Ainda segundo o site, uma ambulância do Samu foi acionada. No entanto, ao chegar na unidade de saúde Fundação Hospitalar Senhora Santana, a equipe médica constatou o óbito. O fato ocorreu no distrito de Brejinho das Ametistas, na tarde deste domingo. Borges havia sido eleito na última eleição com 1201 votos. Tanto a Câmara como a prefeitura de Caetité decretaram luto oficial de três dias. BN
Na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde o dia 25 de maio, o ministro Luís Roberto Barroso tem feito reuniões por videoconferência ouvindo juízes, médicos, advogados e especialistas sobre a realização das eleições municipais, cujo primeiro turno está marcado para 4 de outubro deste ano. Ao jornal Folha de S. Paulo, o TSE informou que a recomendação mais ouvida pelo seu chefe é o adiamento do pleito devido a pandemia do coronavírus.
"Um consenso médico sobre a necessidade do adiamento por algumas semanas —primeiro turno entre a segunda quinzena de novembro e o começo de dezembro— a fim de realizar o pleito com maior segurança e preparação para todos", informou.
Na próxima terça-feira (16), Barroso voltará a se reunir com alguns médicos e cientistas, além dos presidentes do Senado, David Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), junto com alguns líderes partidários, para continuar as discussões sobre o cenário ideal para realizar as eleições em meio ao combate ao coronavírus no Brasil. Os mandatários do Congresso Nacional serão os responsáveis por colocar em votação uma eventual Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trate do adiamento do pleito municipal.
Barroso também recebeu outras sugestões, dentre elas estão as propostas feitas pelo Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), liderado por Jatahy Junior, que também preside o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
"Em vez de terminar às 17h, pode terminar às 20h, por exemplo", recomendou o desembargador baiano em discussão feita no dia 1º de junho. "Se pensou também, mas esse não foi um posicionamento de todos, em dividir a votação por faixa etária. Por exemplo, os idosos votam pela manhã, e o restante da população, à tarde. Mas isso não seria impositivo, seria por meio de uma campanha educativa", completou.
De acordo com o último boletim divulgado neste sábado (13) pelo Ministério da Saúde, o país registrou o segundo dia consecutivo de queda de novos casos da Covid-19. Foram contabilizadas 21.704 pessoas infectadas nas últimas 24 horas. Na quinta (11) este número foi de 30.412, enquanto na sexta (12) 25.982 testaram positivo. O país registra um total de 850.514 de doentes, sendo 42.720 óbitos. BN
Dois jogadores do Bahia foram diagnosticados com o novo coronavírus, de acordo com comunicado emitido pelo clube na manhã deste domingo (14). Os diagnósticos se referem a exames realizados na última quarta-feira (10), na Cidade Tricolor.
Os nomes dos jogadores não foram divulgados. A nota também não detalha se os atletas fazem parte do elenco profissional tricolor.
De acordo com o clube, os atletas em questão foram informados do diagnóstico no último sábado (13) e orientados pelo departamento médico do clube de como proceder com as medidas de proteção. Eles não apresentam sintomas.
Ao todo, 81 pessoas foram testadas para a Covid-19. Outros cinco jogadores tiveram a doença anteriormente, mas já estão recuperados. Além dos atletas, três colaboradores da agremiação estão com o novo coronavírus.
Mais dois jogadores do elenco terão os testes divulgados somente nesta segunda-feira (15), visto que os exames foram realizados na sexta-feira (12).
Neste dia 13 de junho, a nossa cidade completa 31 anos, e hoje, nada mais justo que parabenizar o povo #Ibiaense, gente de bem, guerreira, honesta e batalhadora que, com seu trabalho diário, constrói o desenvolvimento do município e dentro das suas possibilidades não mede esforços na busca do crescimento e de melhores dias para essa cidade.
Desejo que cada munícipe seja um ponto de apoio na constante construção de uma Nova Ibiá melhor, que através de valores sólidos ajudem a preparar as crianças e jovens para este processo contínuo de transformação que o nosso município tanto precisa. É necessário semear ações e colher conquistas, buscando no presente o futuro para que as conquistas da comunidade sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós quem fazemos o amanhã e que nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho rumo a uma Nova Ibiá mais justa e cidadã.
É com orgulho de pertencer a esta cidade, que deixo minha mensagem de esperança e agradecimento a toda essa gente que trabalha para que seus filhos possam sonhar com um futuro melhor. Tenho muito respeito e carinho pelo povo desse município, homens e mulheres que com suas mãos sabem valorizar o fruto da terra… Faço questão de dizer que o nosso compromisso é contínuo, sempre trabalhando em beneficio da coletividade e do desenvolvimento de Nova Ibiá, defendendo e lutando pelos interesses da população. Com união e apoio de todos os Ibiaenses, o resultado não poderá ser diferente: Nova Ibiá vencerá!!!
Na tarde desta sexta (12), por volta das 15:30hs, marginais armados invadiram o local conheço como “Paraiso das Pimentas” (antigo Pé na Jaca) localizado na Fazenda Velha, em Jequié, executaram a proprietária (de prenome Girlane ) e deixaram um homem conhecido como Hélio da Embasa, que prestava serviços na piscina, baleado e encaminhado em estado grave para o Hospital Prado Valadares.
Os assassinos adentraram o local de capacetes, depois de descerem em um moto vermelha.
Mulheres que trabalham no estabelecimento, algumas da região e outras oriundas de outras cidades, saíram desesperadas ao ouvirem os tiros, se escondendo debaixo de camas e guarda-roupas.
Viaturas das polícias civil e militar estiveram no local registrando a ocorrência e iniciando as investigações
José Afrânio Braga Pinheiro (Zé Afrânio) 54 anos, empresário e ex-prefeito da cidade de Santa Inês, no Vale do Jiquiriçá, faleceu na tarde desta quinta-feira (11), vítima de covid-19. Zé Afrânio estava sendo tratado em um hospital na cidade de Vitória Conquista, onde permanecia entubado, mas não conseguiu vencer a doença. Afrânio mantinha comércio do ramo de alimentos na cidade de Jaguaquara. Em uma mídia social, o professor Emerson, atual prefeito da cidade prestou condolências aos familiares e amigos pela morte do ex-gestor.
A Bahia chegou a expressiva marca de 1.013 mortes por coronavírus, de acordo com o boletim desta quinta-feira (11) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). São 37 óbitos a mais em relação ao divulgado na última quarta (10). O estado possui 33.891 casos confirmados da Covid-19. Destes, 14.610 estão recuperados e 18.268 monitorados pela vigilância epidemiológica. Os novos óbitos foram registrados em Salvador, Juazeiro, Morpará, Itabuna, Dario Meira e Lauro de Feiras. Uma das vítimas não teve o município de residência informado. BN
Os ipiauenses foram presenteados com um pôr do sol de beleza inusitada nesta quinta-feira (11), feriado de Corpus Christi. O céu apresentou coloração com tons de rosa e lilás.
O fenômeno levou muita gente a cogitar profecias bíblicas sobre céu de sangue e fazer uma analogia com alguma mensagem divina, especialmente no momento em que a humanidade vive o flagelo da pandemia de covid-19.
Contudo, a ciência explica de outra forma. Conforme os especialistas, trata-se de um fenômeno ótico chamado Dispersão de Rayleigh, que é responsável pela coloração azul do céu, mas também provoca essa mudança durante o nascer ou pôr do sol e nas camadas mais baixas da atmosfera. Leia
Mais
Boletim epidemiológico divulgado na noite desta quinta-feira (11) pela Secretaria Municipal de Saúde de Ipiaú mostra que mais 16 pessoas testaram positivo para covid-19. Com mais estes casos, a cidade tem agora um total de 429 confirmados para a doença.
Os números oficiais também mostram que 1242 pessoas foram notificadas por apresentarem sintomas de síndrome gripal, 238 pessoas se recuperaram da doença, 179 pessoas infectadas estão em isolamento social, 597 casos foram descartados, 5 pessoas estão internadas por complicações da doença e 7 óbitos foram registrados até agora no município durante essa pandemia.
206 pessoas estão aguardando para fazer testes rápidos, enquanto 10 pessoas aguardam resultados de testes na modalidade swab.
Subtraídos os casos de pessoas recuperadas e óbitos, Ipiaú tem hoje oficialmente 184 casos ativos de covid-19.
As agências da Caixa Econômica Federal (CEF) não funcionarão nesta quinta-feira (11), feriado de Corpus Christi. Já na sexta-feira (12), as agências estarão abertas normalmente, inclusive para o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 para beneficiários nascidos no mês de novembro.
No sábado (13), 680 agências farão atendimento para o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial para beneficiários nascidos em dezembro. No site da Caixa Econômica, há informação da localização das agências. Também estão na internet orientações sobre o uso de aplicativos da Caixa para movimentar o dinheiro creditado, de acordo com a Agência Brasil.
Tem direito ao auxílio pessoas que estejam desempregadas ou exerçam atividades que foram afetadas pela pandemia da covid-19 na condição de trabalhador informal, microempreendedor individual (MEI), contribuinte individual da Previdência Social e que pertença à família cuja renda mensal por pessoa não ultrapasse meio salário mínimo (R$ 522,50), ou cuja renda familiar total seja de até três salários mínimos (R$ 3.135,00).
Segundo o vice-presidente da Caixa para Rede de Varejo, Paulo Henrique Angelo, já foram pagos R$ 76,6 bilhões a 58,6 milhões de beneficiários inscritos por meio do Cadastro Único, do Programa Bolsa Família, ou pelo site e pelos aplicativos da CEF.
Em live no YouTube para atualização de números das operações de pagamento, Paulo Henrique informou que o maior volume de pagamentos foi feito nas regiões mais populosas: Sudeste (R$ 27,7 bilhões) e Nordeste (R$ 27,4 bilhões). No Norte, foram pagos R$ 8,3 bilhões. No Sul, R$ 7,8 bilhões. E no Centro-Oeste, R$ 5,4 bilhões. São Paulo foi o estado que ficou com a maior proporção do dinheiro, 17,3%.
Mais de 107 milhões de pessoas se cadastraram para receber o benefício, sendo que desse total, 59,2 milhões foram considerados elegíveis, 42,7 milhões inelegíveis, cinco milhões e meio de pessoas estão com a demanda em análise e 5,2 milhões de pessoas que tiveram o pedido negado para receber o benefício estão em nova análise.
A existência de uma relação comprovada entre temperaturas mais baixas e um aumento na disseminação do novo coronavírus foi negada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), nesta quarta-feira (10). A entidade afirmou que não há qualquer evidência científica que estabeleça uma relação sobre o impacto da Covid-19 em diferentes estações e temperaturas. O vírus da Influenza apresenta um salto de infecções no inverno, mas a OMS ressalta que ainda não é possível estabelecer semelhanças entre as duas doenças. As informações foram publicadas em reportagem do Estadão.
"Sabemos que o vírus da Influenza tem um ciclo, mas não sabemos como o novo coronavírus vai se comportar diante da mesma situação. E mesmo no Influenza não há um padrão, pois temos diferenças entre as zonas temperadas e as regiões mais próximas à linha do Equador, no inverno do hemisfério sul. Não temos nenhum dado que sugira que haverá uma transmissão maior ou um comportamento mais agressivo do coronavírus nesse período", esclareceu o diretor do programa de emergências da OMS, Michael Ryan.
O Brasil registra nesta quarta-feira (10) o total de 772.416 casos confirmados da Covid-19 e 39.680 óbitos em decorrência da doença. Nas últimas 24h foram confirmados 32.913 novos casos e 1.274 mortes, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde.
O número de recuperados no País é de 325.395.
O Brasil é o segundo país do mundo em número de casos e lidera as ocorrências em 24h. De acordo com o painel da universidade americana Johns Hopinks, o Brasil é o terceiro país no mundo com maior número de vítimas fatais da doença, perdendo apenas para os Estados Unidos e para o Reino Unido. BN
Indiara é atual suplente do Partido dos Trabalhadores
A ibirataense Indiara Santos de
Jesus, Agente Comunitária de Saúde, confirmou a sua pré-candidatura ao cargo de vereadora
no município de Ibirataia. Indiara disputou a última eleição de 2016 e obteve
127 votos, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). A petista Indiara tem prestado relevantes
serviços à comunidade, principalmente ao povo da zona rural. Ao Tesouras
Notícias, a ibirataense disse que se eleita for, pretende realizar um trabalho
sério na zona rural, dando toda assistência, lutando em prol do melhoramento
das estradas vicinais, possibilitando melhores condições ao homem do campo para
escoamento dos produtos rurais. Indiara disse ainda que lutará também por uma
saúde de qualidade, um olhar diferenciado para a categoria dos Agentes
Comunitários de Saúde, além de uma ação social com dignidade.
O Ministério do Trabalho divulgou dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) em relação a economia baiana em relação aos dados causados pelo coronavírus (Covid-19), apontando que entre março e abril deste ano, no comércio do estado, houve um saldo negativo de 13,4 mil empregos formais, somando admitidos e demitidos. Em todo ano de 2019, o setor havia criado 5,3 mil empregos formais. Especificamente do último dado de abril, o saldo geral de todas as atividades foi de -32,5 mil e o grupo de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas foi o que mais fechou empregos com -9,6 mil. Na sequência vem outro setor importante para a economia do estado, alojamentos e alimentação, com saldo negativo de 7,4 mil.
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), da Fecomércio-BA, registrou queda em maio de 28,9% em relação ao mês anterior, que já havia mostrado retração de 8,9%. Acumula em dois meses recuo de 34,7%. O indicador voltou a área de pessimismo, abaixo dos 100 pontos, ao atingir os 81,5 pontos, menor patamar desde maio de 2016. De acordo com o economista Guilherme Dietze, consultor econômico da Fecomércio-BA, os três sub-índices avaliados pela pesquisa apontaram queda no mês. “A maior variação negativa foi de 35,8% do índice em que os empresários respondem pela atual situação da economia, do setor e de sua empresa em específico. O patamar do mês foi de 62,2 pontos. De fato, as vendas estão registrando forte retração no estado, de 12,8% em março, último dado disponível pelo IBGE”, analisa o economista,
O novo Secretário de Saúde de Ibirataia, Álvaro Júnior, testou positivo para o Novo Coronavírus (Covid-19). O anúncio foi feito por ele mesmo, na noite desta terça-feira (09), em contato com a Coordenação de Comunicação da Prefeitura. Enquanto servidor da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, esteve atuando na linha de frente no combate a doença, realizando a entrega de cestas básicas às famílias carentes do município.
Álvaro resolveu fazer o teste rápido, após apresentar sintomas leves na última sexta – feira (05) à tarde, onde imediatamente se distanciou. Ele cumprirá o isolamento domiciliar e será monitorado, seguindo os protocolos médicos durante o período de incubação do vírus, como recomendado pelas autoridades sanitárias. Álvaro assumiu o cargo na última quinta-feira (4), no lugar de Alex Calheira, que anunciou na semana passada que estava deixando a pasta, por não concordar com a reabertura gradual do comércio da cidade. Atualmente o município tem 32 casos confirmados de covid-19.
Na avaliação de presidentes de partidos do centrão, não há comprovação de benefícios para a saúde das pessoas em mudar a data das eleições municipais. Até o momento, o primeiro turno está previsto para ocorrer no dia 4 de outubro, mas o adiamento está em discussão. A decisão deverá ser tomada neste mês de junho.
"Não dá pra se basear em achismo. Teria que ter comprovação científica. Se tiver, vamos mudar, mas nada hoje diz que novembro vai estar diferente", argumentou o deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP).
Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, PP, PL, Solidariedade e PSD mantêm posições semelhantes sobre o assunto. Vale ressaltar que, há pouco mais de um mês, essas mesmas legendas indicavam apoiar o adiamento da eleição.
Em meio a essas discussões, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sugeriu ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, que leve médicos para conversar com líderes políticos.
De acordo com a publicação, entre os dois e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), há consenso de que o adiamento é necessário. Isso porque o Brasil enfrenta a pandemia do novo coronavírus, então a votação pode representar risco de alto contágio, se não forem tomadas medidas rígidas, e as atividades de campanha, que tendem a provocar aglomerações, serão prejudicadas.
Em meio a pandemia e o aumento da escalada do desemprego no Brasil, 48.068 (quarenta e oito mil e sessenta e oito) baianos entraram com pedidos de Seguro-Desemprego somente neste mês de maio.
O número equivale a 19.104 (dezenove mil cento e quatro) ocorrências a mais que o mesmo período de 2019. Outro dado novo é o crescimento das solicitações por meio das plataformas digitais, que refletem às medidas de isolamento impostas como prevenção à proliferação da Covid-19. Do total de solicitações, 79,3% foi feita pela internet, contra 0,6% em igual período de 2019. Das mais de 48 mil solicitações registradas no estado, 84,5% já foram atendidas.
Em todo o Brasil, somente no mês de maio 960.258 (novecentos e sessenta mil, duzentos e cinquenta e oito) brasileiros requisitaram o seguro, sendo 76,5% das solicitações feitas pelo sistema online do Ministério da Economia. No geral, 81,8% dos pedidos já foram habilitados.
Os dados, divulgados pelo Ministério da Economia nesta terça-feira (9), indicam ainda que a maior busca foi feita por pessoas que trabalhavam no setor de serviços, um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. Os requerimentos deste setor totalizam 42% do total de solicitações no mês. Em seguida aparece o setor do comércio, com 25,8% dos pedidos.
O balanço do ministério revela também que entre os recém-desempregados, 61,4% possuem ensino médio completo.
Em relação à faixa etária, a maior incidência de pedidos é de pessoas com idades que variam entre 30 e 39 anos (32.3%). A segunda maior parcela figura entre trabalhadores com idades que variam entre 40 e 49 anos (20.6%). Em terceiro lugar, a faixa de 25 e 29 anos (18,4%).
Os brasileiros que mais requisitaram o benefício recebiam salários entre 1,5 e 3 mínimos.
O
Ministério Público Eleitoral (MPE) enviou um ofício ao Congresso Nacional defendendo
a manutenção das datas das eleições municipais de outubro. A mudança é
discutida em função da pandemia do novo coronavírus.
Pelas regras constitucionais, neste ano, o
primeiro turno da disputa deve ocorrer no dia 4 de outubro, e o segundo turno
em 25 de outubro.
Segundo o vice-procurador-geral Eleitoral,
Renato Brill de Góes, a adoção de um protocolo e a redução do número de casos
da Covid-19, de acordo com estudos estatísticos, permitem a manutenção do
calendário eleitoral.
Para Góes, caso o adiamento seja
inevitável, a melhor alternativa é realizar as votações em 25 de outubro (1º
turno) e 15 de novembro (2º turno).
O documento foi encaminhado ao presidente
do Senado, Davi Alcolumbre, e ao presidente da Câmara dos Deputados,
Rodrigo Maia.
Nesta segunda-feira (8), o presidente do
Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso, e o vice, Edson
Fachin, apresentaram aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do
Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), avaliação de especialistas que
recomendam o adiamento. Maia e Alcolumbre também já se manifestaram favoravelmente
ao adiamento.
Um dos argumentos do Ministério Público
pela manutenção das datas é que adiar as eleições poderia impactar na
fiscalização do pleito. O vice-procurador-geral Eleitoral defende ainda que os
mandatos em curso não sejam prorrogados.
O MPE afirma considerar fundamental
assegurar um prazo razoável entre a votação e a diplomação dos eleitos para que
seja exercido o dever público "de defesa da lisura e da legitimidade do
processo eleitoral, por meio do ajuizamento de eventuais ações judiciais”.
No ofício, o procurador cita estudo
realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com a
Universidade de Bordeaux, na França. De acordo com o levantamento, os números
de casos da Covid-19 devem se estabilizar no fim de julho.
“Nesse contexto,
entende-se que a curva preditiva de tais pesquisas permite sejam mantidas as
datas estabelecidas no art. 29, II, da Constituição Federal para a realização
das eleições, afastando-se a hipótese de seu adiamento”, afirma.
Góes cita ainda que a Coreia do Sul
realizou, em 15 de abril, já em meio à pandemia, as eleições parlamentares
previstas para aquela data. Na oportunidade, 66,2% da população compareceram às
urnas, configurando a mais alta taxa de participação desde 1992.
Outro ponto citado pelo vice-procurador
é que ao menos nove países, entre eles, Estados Unidos, Espanha e Chile
realizarão eleições em 2020.
O município de Ubatã registrou as duas primeiras mortes causadas por coronavírus na noite desta segunda-feira (08), conforme informação da Secretaria Municipal de Saúde. Uma das vítimas foi o cantor Jucinei Lima da Silva (55), o Lima Show, uma das figuras mais carismáticas e queridas do município. A segunda vítima foi um idoso identificado como Antônio Alves, de 69 anos.
Ainda de acordo com a Pasta de Saúde, as vítimas teriam dado entrada em Hospitais de Itabuna e Ilhéus – a primeira vítima de um AVC e a segunda de uma fratura no fêmur – e provavelmente contraíram a doença nas Unidades Hospitalares. Ainda não há informações sobre sepultamento, que deve ocorrer em cerimônia reservada, sem aglomerações, conforme protocolo do Ministério da Saúde.
Em Sessão Ordinária realizada na noite desta segunda-feira (08), a Câmara de Vereadores rejeitou as denúncias 001 e 002/2020 feitas por um cidadão ibirataense por possíveis irregularidades da Prefeitura Municipal de Ibirataia, referentes aquisições de materiais escolares (panelas, caldeirões, etc). As respectivas denúncias foram rejeitadas por 7X4 e 6X5 dos votos dos vereadores. A Sessão ocorreu com as portas do legislativo fechadas devido as medidas de prevenção e proteção contra o novo coronavírus. Apenas os vereadores de oposição Antonio Santos de Jesus (Peruca), Ronaldo Tinôco e Juca Muniz usaram da palavra para tratar da matéria. Ao final o presidente Chafick Luedy, anunciou o arquivamento das denúncias. Tesouras Notícias
Mais de 400 mil mortes e 7 milhões de casos confirmados do novo coronavírus registrados desde que surgiu na China, no final de dezembro de 2019. Este é o balanço mais recente da Covid-19, que atinge especialmente a América Latina, epicentro da pandemia, com quase 1,3 milhão de casos confirmados e mais de 64 mil mortes.
No Brasil, milhares de pessoas foram às ruas de diversas cidades brasileiras neste domingo (7) para se manifestar contra e a favor do presidente Jair Bolsonaro, em meio a críticas contra a gestão do governo diante do avanço do novo coronavírus e de sua aversão a medidas de confinamento para o conter.
Neste domingo (7), durante o Ângelus, o papa Francisco lamentou que o vírus letal continue castigando a região.
Depois de agradecer pelo fato de a epidemia parecer ter sido superada na Itália, o sumo pontífice acrescentou que “infelizmente, em outros países, especialmente na América Latina, o vírus continua fazendo muitas vítimas”. Francisco expressou sua “proximidade com essas populações, os doentes, suas famílias e todos os que cuidam deles”.
No Brasil, o terceiro país com mais mortes no mundo, o Ministério da Saúde causou confusão ao divulgar, no fim da noite deste domingo, uma atualização do balanço publicado horas antes, reduzindo o número de mortos. De acordo com a nova plataforma da pasta, o país soma 36.455 mortes pela Covid-19, um acréscimo de 525 em 24h, e 691.758 casos confirmados, um aumento de 18.912 desde o sábado (6).
Mais cedo, o Ministério tinha divulgado outros números: 1.382 novas mortes e 12.581 novos casos confirmados em 24h. A pasta tinha deixado de computar os totais de casos confirmados e mortes no país, mas voltou a divulgar as informações.
A pasta não informou se os novos números resultaram de uma correção de cifras anteriores e nem explicou a diferença entre eles. Tampouco respondeu à reportagem sobre qual dos dois balanços é o correto.
O México, com mais de 13,5 mil mortes e 117 mil casos confirmados, está no pico de disseminação e mortalidade. No entanto, o governo iniciou a reabertura econômica e social.