Congresso terá sessão solene em homenagem ao filósofo Karl Marx


A Câmara dos Deputados realizará uma sessão solene para lembrar os 200 anos do nascimento do pai das bases teóricas do socialismo, o filósofo prussiano Karl Marx. A sessão está marcada para a próxima quarta-feira (6). A homenagem, marcada para às 11h, foi requerimento apresentado em fevereiro pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) e acolhido pela mesa diretora. 

Bell Marques, Ademário Coelho e Estakazero animarão o São Pedro de Ipiaú

Bell Marques (Foto: Reprodução)
O ex-vocalista da banda Chiclete com Banana, Bell Marques é uma das atrações do São Pedro de Ipiaú neste ano. As atrações foram divulgadas à imprensa ao meio-dia desta segunda-feira (04). De acordo com a prefeita Maria das Graças, o artista Bell Marques foi cedido pela BahiaTursa. Além de Bell, o festejo junino em Ipiaú ainda contará com Estakazero, Adelmário Coelho e as atrações locais: Kall Firmino (Love Hits), Juninho dos Teclados, Cupim de Ferro, Duda Perkata de Couro, Larissa Souza, Seu Agreste, Gil Ádrian, Pé de Badoque, Banda Carretel Luiz Terra Nova e outros. 
Léo Macedo (Estakazero) e Ademário Coelho
O Arraiá Cultural Meu Xodó, Minha Alegria, acontece na praça Salvador da Matta, nos dias 30 de junho e 1º de julho. Ainda na festa haverá programação cultural com festival de quadrilhas estudantil e profissional. O homenageado desse ano no São Pedro de Ipiaú será seu Davi do Bumba Meu Boi, figura conhecida por organizar terno de Rei e folias de bumba meu boi no município. 

Informações do Giro Ipiaú

Deri do Paloma (PP) é eleito prefeito de Jeremoabo

Eleição suplementar aconteceu nesse domingo (03)
Derisvaldo José dos Santos (Deri do Paloma), do PP e Luiz Carlos Bartilotti Lima (Lula de Dalvinho) foram eleitos, respectivamente, prefeito e vice-prefeito de Jeremoabo, em eleição suplementar, realizada neste domingo (3), após obterem 11.441 (55,23%) dos votos válidos. O candidato Antônio Chaves (PSD) obteve 9.275 (44,77%) dos votos.  A diplomação dos eleitos está prevista para o próximo dia 18 de junho. Já a posse, para cumprimento de mandato até dezembro de 2020, deve ocorrer em 3 de julho. As eleições na cidade, sob a presidência do juiz da 51ª Zona Eleitoral, Paulo Eduardo de Menezes Moreira, ocorreram de maneira tranquila. Dos mais de 26 mil eleitores de Jeremoabo, 21.461 (80,96%) compareceram as eleições suplementares, sendo que, 5.048 (19,04%) se abstiveram. Do total de votos registrados, 542 (2,53%) foram votos nulos e outros 203 (0,95%) votos em branco. Pela primeira vez, uma eleição suplementar foi realizada em Jeremoabo. Em 2016, a candidata mais votada, Anabel de Tista (PSD), não teve os votos computados pela Justiça Eleitoral em razão do indeferimento de seu registro de candidatura.

Técnico do Bahia é demitido após derrota para o Grêmio



Guto Ferreira não é mais o técnico do Bahia. O profissional teve o seu desligamento do clube anunciado na noite deste domingo (3), após a derrota para o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro. Apesar de manter o Tricolor vivo nas quatro competições que disputa, os maus resultados no Brasileirão foram essenciais para a demissão. Em nove partidas, foram dois triunfos, dois empates e cinco derrotas no certame nacional. Em 2018, Guto conquistou o Campeonato Baiano e teve o rendimento de 18 vitórias, seis empates e nove derrotas em 33 partidas disputadas. Assim como Guto, os auxiliares André Luís e Alexandre Faganello também deixam o clube. Com isso, Cláudio Prates deve comandar a equipe no jogo contra o Paraná, nesta quinta-feira (7), em Curitiba, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro.

Informações do BN

Ibirataia: Moradores reclamam de entulho há mais de um mês no Manoel Pereira

Entulho está atrapalhando a passagem de veículos
Moradores da Rua Pedro Reis, no bairro Manoel Pereira, estão indignados com um entulho que há mais de 1 mês esta interditando a passagem de veículos no local. Os moradores já não sabem mais a quem recorrer. "Estamos se aproximando dos festejos juninos e nossa rua tá uma vergonha", disse um morador. Pedimos ao responsável pelos serviços que visite o bairro e certifique do que estamos falando, concluiu o morador. Vale lembrar que a referida rua da acesso a Escola Pingo de Gente que tem um fluxo bastante movimentado todos os dias por vans, crianças, enfim, moradores do bairro.

Tesouras Notícias

Ibirataia: IV Forró da APLB 2018



ATENÇÃO IBIRATAIA!

Acontecerá no próximo dia 08 de Junho, a partir das 21h, o IV Forró da APLB. O tradicional forró dos profissionais afiliados da APLB SINDICATO será no Salão de Festas da AABB, com animação do Forró Cabra da Peste, Forrozão Fernandes e Mão de Pilão. Será uma goleada de muita descontração, alegria e forró!

Tesouras Notícias

Bolsa Família é reajustado em 5,67%, e valor passa à quantia estimada de R$ 187,79



O governo federal reajustou nesta sexta-feira (1º) o valor do benefício do Bolsa Família. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o reajuste é de 5,67% no valor do benefício médio. Com a alteração, o valor passará de R$ 177,71 para uma quantia estimada em R$ 187,79. Publicado no Diário Oficial da União desta sexta, a medida já havia sido anunciada pelo presidente Michel Temer em abril. O reajuste autorizado para o programa é maior que a inflação acumulada de julho de 2016 a março de 2018, que foi 4,01%. Segundo a Agência Brasil, o governo informou que a suplementação orçamentária para este ano, para cumprir o reajuste, será de R$ 684 milhões. O programa de transferência de renda atende famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, com renda familiar mensal per capita de até R$ 178 e R$ 89 respectivamente. Além da complementação de renda, o programa garante acesso a direitos como educação, saúde e assistência social, e articulação com outras ações visando o desenvolvimento das famílias beneficiárias. Atualmente, o programa transfere recursos a 13,7 milhões de famílias em todos os municípios do Brasil. BN

Brasil: Conselho da Petrobras escolhe Ivan Monteiro como presidente interino


O Conselho de Administração da Petrobras convidou Ivan de Souza Monteiro para presidir interinamente a estatal. Monteiro é o atual diretor executivo da Área Financeira e de Relacionamento com Investidores. Apesar da escolha, o presidente Michel Temer disse a interlocutores que pode anunciar ainda nesta sexta-feira (1º) o nome definitivo para substituir Pedro Parente. Segundo o G1, interlocutores informaram que Temer busca uma solução interna, com nomes da própria diretoria. As opções mais fortes são o próprio Ivan Monteiro ou Solange Guedes, diretora de exploração e produção.

Presidente da Petrobras pede demissão


O presidente da Petrobras, Pedro Parente, pediu, hoje (1º), demissão do cargo. O comunicado foi feito em fato relevante divulgado ao mercado. Parente se reuniu com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto. O comunicado da Petrobras informa que “a nomeação de um CEO interino será examinada pelo Conselho de Administração da Petrobras ao longo do dia de hoje. A composição dos demais membros da diretoria executiva da companhia não sofrerá qualquer alteração”. Às 11h20, logo após o anúncio da demissão de Parente, a Bolsa de Valores de São Paulo registrou queda. Em aviso de fato relevante, a estatal informou que as negociações das ações PETR-N2 foram suspensas das 11h22 às 11h42, mas as operações já foram retomadas. 
Agência Brasil


Bahia: Rui entrega rodovia recuperada à população de Nova Canaã

Será instalada uma ciclovia de sete quilômetros, entre Iguaí e Nova Canaã
Em visita a Nova Canaã, no sudoeste da Bahia, o governador Rui Costa inaugurou a restauração e pavimentação da rodovia BA-262 na tarde desta quarta-feira (30). Com investimento de R$ 27,6 milhões, o serviço contemplou um trecho de 57 quilômetros, entre Poções, Nova Canaã e Iguaí. “É uma obra que melhora a vida das pessoas e facilita a mobilidade. Assim, acaba por movimentar o comércio da região.

Além disso, garantimos que, em uma situação de uma emergência médica, o transporte seja realizado de forma mais segura”, destacou Rui. Nas margens da rodovia está sendo instalada uma ciclovia de sete quilômetros, entre Iguaí e Nova Canaã. O investimento nesta obra é de R$ 2,5 milhões. Na visita, o governador ainda realizou a entrega simbólica dos Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água das localidades de Só se Vendo e Calumbi. Os dois sistemas somam R$ 380 mil e beneficiam cerca de 400 habitantes. 

Federação dos petroleiros recomenda suspensão da greve após TST aumentar multa


A Federação Única dos Petroleiros anunciou nesta quinta-feira (31) que decidiu orientar os sindicatos da categoria a suspenderem a greve de 72 horas iniciada na véspera. O recuo acontece após o Tribunal Superior do Trabalho (TST) ter aumentado de R$ 500 mil para R$ 2 milhões a multa diária aplicada aos sindicatos dos petroleiros que aderirem à greve. "A decisão do TST é claramente para criminalizar e inviabilizar os movimentos sociais e sindicais. Diante disso, a FUP orienta os sindicatos a suspenderem a greve. Um recuo momentâneo e necessário para a construção da greve por tempo indeterminado, que foi aprovada nacionalmente pela categoria", afirma comunicado publicado pela FUP em sua página.

Publicidade


Ibirataia: Atrações do São João 2018; de 22 a 24/06


A Prefeitura Municipal de Ibirataia, realizará de 22 a 24 de junho o tradicional São João, a maior festa do município. O "Arraiá Show de Bola", terá as seguintes atrações:


DIA 22/06: 
Netinho do Forró;
Caviar com Rapadura;
Rosy & Banda;
Tony Fernandes e
Mão de Pilão
DIA 23/06:
França;
Sinho Ferrary;
Rasta Chinela;
Duda Perkata de kouro e
Naldo Silva
DIA 24/06:
Love Hits;
Sem Retoque e 
Atrações locais.

As informações são da Vice-prefeita Eurides

Quase 90% dos brasileiros apoiam greve dos caminhoneiros, diz Datafolha


Uma pesquisa do Datafolha divulgada nesta quarta-feira (30) mostra que 87% dos brasileiros apoiam a paralisação dos caminhoneiros, mas o mesmo percentual rejeita cortes no orçamento e aumento de imposto para atender às reivindicações da categoria. O levantamento com 1,5 mil pessoas aponta que apenas 10% são contra a paralisação dos caminhoneiros, 2% são indiferentes e 1% não soube opinar. Sobre a continuidade da paralisação, porém, o apoio diminui: 56% acham que ela deve continuar enquanto 42% defendem o seu fim. A pesquisa telefônica foi feita na terça-feira (29), dia em que os bloqueios diminuíram e os caminhões começaram a circular com mais frequência nas estradas do país. A margem de erro do levantamento é de três pontos para mais ou para menos. Embora seja solidário às reivindicações dos caminhoneiros, 87% dos entrevistados não concorda com as medidas encontradas pelo governo para atender os caminhoneiros. Apenas 10% aprovaram o aumento de impostos e o corte dos gastos federais, dentro de uma paleta bastante variada de opões. (G1)

Ibirataia: Conselho Tutelar esclarece fatos postados em facebook e site por blogueiro


Ao tomar conhecimento através da Delegacia de Polícia local da postagem na página do facebook e site pelo blogueiro Matheus Oliver, o Conselho Tutelar de Ibirataia, região sul da Bahia, órgão que zela pela garantia dos direitos da Criança e do Adolescente, conforme prevê a Lei 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ouviu na manhã da última segunda-feira (21) e quarta-feira (23), a acusada Iana Alves Santos, mãe da menor de iniciais M.L e de mais duas filhas, onde a mesma disse que teve um breve namoro com o blogueiro e após o término do relacionamento, o mesmo vem a chantageando, lhe denegrindo em redes sociais e expondo sua vida, postando fotos de sua filha, tentando atingir a sua honra. O Conselho Tutelar tentou entrar em contato com o rapaz através de celular, porém todas as tentativas foram sem sucesso.  Iana Alves disse ainda que, tudo que está postado na rede social e site do blogueiro, não condiz com a realidade e aguarda medidas urgentes para retirada dos posts e matéria veiculada. O Conselho Tutelar já lavrou os relatórios de praxe encaminhando-os para o Ministério Público para os devidos procedimentos legais.

*Conselho Tutelar de Ibirataia

Petroleiros ignoram decisão do TST e anunciam início de greve de 72 horas

(Foto: Marcos de Paula / Agencia O Globo )

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) iniciou na madrugada desta quarta-feira (30) uma greve de 72h pelo país. Na véspera, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) considerou o movimento abusivo e estipulou multa de R$ 500 mil por dia aos sindicatos, após ação ajuizada pela Petrobrás e a Advocacia-Geral da União (AGU). Em comunicado, publicado pouco depois da 1h, a FUP relata que os funcionários “não entraram para trabalhar” em refinarias de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Amazonas e Pernambuco. Segundo a federação, a greve prosseguirá até a meia noite de sexta-feira (1) nas bases operacionais e administrativas dos 13 sindicatos que integram a FUP. A FUP afirma, entretanto, que não há risco de desabastecimento ao país. "Os tanques das refinarias estão abarrotados de derivados de petróleo, em função dos protestos dos caminhoneiros. A nossa greve é para defender o Brasil, é para que os brasileiros paguem um preço justo pelo gás de cozinha e pelos combustíveis”, afirmou, em comunicado divulgado na página da federação o coordenador geral José Maria Range.

Bahia não deve ser afetada com a paralisação
A greve de 72h dos petroleiros, que se iniciou nesta quinta-feira (30), não afetará a distribuição de combustível e de derivados de petróleo na Bahia, de acordo com o Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro). A categoria afirma que três dias de greve não é suficiente para implicar em um desabastecimento.

Ibirataia: População realiza manifestação contra o elevado preço dos combustíveis

População protestaram contra o aumento dos combustíveis
A comunidade ibirataense realizou na tarde desta terça-feira (29), uma manifestação em solidariedade aos caminhoneiros de todo o país que desde o último dia 21/05 protestam pelo Brasil a fora pelos elevados aumentos nos preços dos combustíveis: óleo diesel, gasolina, etanol e o gás de cozinha.
Mototaxistas saíram empurrando suas motos de pé
Um grupo do WhatsApp denominado “Manifestação Ibirataia”, criado nessa segunda-feira (28), além de demais ferramentas das redes sociais, com apoio da imprensa local mobilizaram a comunidade ibirataense que assim como as demais cidades do país estão indignadas com a real situação em que passa o Brasil.


Os manifestantes inicialmente bloquearam por alguns minutos a BA-650, próximo ao Portal da Cidade, onde reuniu centenas de participantes que de modo pacífico saíram pela Avenida Ilton Lopes Leal, encerrando na Avenida Lourival Dias Lima, em frente ao Supermercado Bom Preço. O movimento foi espontâneo e apartidário com um único objetivo: protestar pelos abusivos aumentos dos combustíveis.

Para a jovem Fernanda, criadora do Grupo, com apoio dos ibirataenses Robenildo Oliveira e Raí Santos, o movimento apesar de pouco tempo de mobilização, superou as expectativas e pôde demonstrar ao povo de Ibirataia a indignação e falta de respeito do governo federal com os altos índices de aumento nos combustíveis. A guarnição da Polícia Militar esteve presente acompanhando a manifestação do início ao fim.

Tesouras Notícias

Mais de 270 voos já foram cancelados no país; prejuízo é de R$ 50 mi diários



A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) fez um balanço dos cancelamentos de voos no país. De acordo com informações da Agência Brasil, foram mais de 270 voos cancelados no país desde o início dos bloqueios feitos pelos caminhoneiros até a noite desta segunda (28). O prejuízo diário é de R$ 50 milhões.Na Bahia, o aeroporto de Ilhéus não tem mais gasolina para operar. Apesar de grande parte da malha aérea permanecer pperando, a expectativa é de que haja mais cancelamentos e mudanças de horário. Ainda não há previsão de normalização dos serviços. A orientação continua ser se informar nas empresas sobre a situação do voo antes de ir ao aeroporto. Os passageiros, de acordo com a entidade, podem alterar a data e o horário dos voos enquanto a normalidade não for retomada, sem pagamento de taxa de remarcação. BN

Brasil: Funcionários públicos são afastados por desviar combustível do Samu

Foto: Reprodução
Funcionários foram flagrados desviando gasolina em posto do SAMU
Funcionários do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) da Prefeitura de São Caetano do Sul foram flagrados utilizando combustível do serviço público para abastecer seus próprios veículos. Fotos feitas por celular e que circularam nas redes sociais mostram ao menos três funcionários retirando galões de gasolina de dentro de um veículo da Prefeitura e abastecendo carros particulares no meio da rua. Os veículos oficiais e os carros particulares estavam em cima da calçada e os funcionários utilizaram uma mangueira para fazer o transbordo do combustível do galão para o tanque dos veículos. A Prefeitura de São Caetano divulgou uma nota afirmando que demitiu os servidores terceirizados identificados nas fotos e que os funcionários concursados foram afastados da função, enquanto respondem a uma sindicância.

Homens usaram galões de água para transportar a gasolina desviada

"A Prefeitura de São Caetano do Sul lamenta e repudia esse tipo de conduta dentro do serviço público, e reitera seu compromisso com a ética e a transparência em todos os seus atos", disse a Prefeitura de São Caetano em nota.

R7

Ibirataia: Grupo promove paralisação em apoio aos caminhoneiros nessa terça-feira (29)



Um grupo criado através do WhatsApp, denominado “Manifestação Ibirataia”, convida a população ibirataense para participar de uma manifestação em apoio a Paralisação dos Caminhoneiros em todo o Brasil, deflagrada desde o dia 21/05, contra o aumento dos preços de combustíveis. A Manifestação Ibirataia de cunho pacífico sairá do Portal da Cidade por volta das 17 horas. Sua presença é muito importante. Leve sua bandeira, faixas, apito e participe dessa luta em prol de todos os brasileiros.

Tesouras Notícias

Bahia: Caminhoneiros baianos resolvem parar greve até reunião com governo


Os caminhoneiros baianos resolveram fazer uma pausa no movimento grevista até uma reunião com o governo do Estado, marcada para as 10h desta terça-feira (29), na Secretaria da Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A pasta informou ao Bahia Notícias que o encontro foi pedido pelo próprio movimento, em uma das negociações para passagem de itens básicos. De acordo com o jornal Correio, com a decisão, os caminhoneiros vão sair com os veículos, mas não vão fazer as entregas. Para acabar de vez com a paralisação, a categoria vai esperar o desenrolar do encontro com o governo. “Se as nossas exigências não forem atendidas, voltaremos a fazer os bloqueios”, afirmou Arivaldo Xavier Borges, uma das lideranças do grupo que atua na BA-526, à publicação. “O que estiver ao alcance do Estado será atendido”, garantiu o coronel Humberto Sturaro, comandante do Patrulhamento Especializado da Polícia Militar, responsável pela negociação. BN

Brasil: Caminhoneiro é baleado na cabeça durante protesto no ES


Um caminhoneiro de 38 anos foi baleado na cabeça ao tentar abordar um caminhão que seguia numa estrada entre Santa Leopoldina e Cariacica, sede na região metropolitana de Vitória (ES). O crime aconteceu na noite deste domingo (27). De acordo com a Polícia Civil, havia a informação de que alguns motoristas estavam cortando caminho pela estrada, para fugir dos protestos. Caminhoneiros descobriram, foram para o local e interditaram o trecho. Na abordagem, os manifestantes insistiam pra que a adesão fosse maior ao movimento. Eles abordaram vários veículos, até que um motorista que estava com o filho vindo de Santa Maria de Jetibá, na região serrana do Estado, tentou furar o bloqueio e o filho do condutor atirou quatro vezes contra os manifestantes. Um dos disparos acabou acertando um manifestante na cabeça. A vítima foi socorrida para um hospital e passa bem. O filho do motorista foi preso por tentativa de homicídio.

Ipiaú: Populares vão às ruas protestar contra os preços dos combustíveis

Populares indignados contra os elevados preços dos combustíveis (Foto: Giro em Ipiaú)
Populares saíram às ruas de Ipiaú no início da noite desta segunda-feira (28), em um protesto contra o aumento dos preços de combustíveis. O movimento ocorre após mobilização nacional dos caminhoneiros iniciada na semana passada. Centenas de pessoas manifestaram a sua indignação com a nova política de reajuste de preço adotada pela Petrobras desde julho do ano passado.
Populares apoiam o movimento dos caminhoneiros
Com faixas contra o atual governo, os manifestantes gritavam Fora Temer e demonstravam apoio aos caminhoneiros. A caminhada saiu do bairro Aparecida e percorreu as duas principais avenidas de Ipiaú até a praça Rui Barbosa. No final, os organizadores do evento subiram ao coreto da praça e fizeram uma corrente de oração em favor do país. 

Informações do Giro em Ipiaú

Eleições: Pesquisa aponta vitória de Rui no 1º turno


O governador Rui Costa (PT) lidera todos os cenários para a disputa na Bahia em 2018, segundo a pesquisa P&A/ Bahia Notícias. O petista, que deixou de enfrentar o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), considerado o mais competitivo da oposição, caminha para uma reeleição tranquila, ainda que haja o somatório das forças adversárias. Mesmo na pesquisa espontânea, quando não são citados os nomes dos postulantes ao cargo, Rui possui uma margem expressiva de vantagem com relação a outros políticos. A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 30 de abril, portanto, após o indicativo de que ACM Neto não seria mais candidato ao governo. O primeiro cenário estimulado trouxe os nomes de Rui Costa, José Ronaldo, Lídice da Mata, João Henrique (PRTB), Marcos Mendes (PSOL) e João Gualberto. O governador também seria reeleito, de acordo com a pesquisa, por 47,9% dos entrevistados. Em segundo lugar, aparece o ex-prefeito de Feira de Santana, com 6,5% - a pesquisa foi realizada antes do anúncio de que DEM e PSDB marchariam unidos no pleito de outubro.

Informações do Bahia Notícias

Publicidade