Na última quinta-feira (24),
homens armados pararam e assaltaram um veículo da Secretaria de Saúde da
Prefeitura Municipal de Ibirataia, na Rodovia BR-324, na cidade de Amélia
Rodrigues. De acordo informações, era por volta das 3:00h da manhã quando o
bando fez o motorista parar o veículo com pacientes que estavam indo fazer
exame em Salvador, roubando os pertences de todos. Os ladrões não levaram o veículo, apenas roubaram os pacientes, inclusive, o motorista. Os bandidos levaram
celulares, dinheiro, entre outros objetos. Mesmo assim, o motorista do veículo
seguiu viagem com os pacientes até a capital do estado.
O presidente Michel Temer anunciou na noite deste domingo (27) uma série de medidas para tentar debelar a greve de caminhoneiros que chegou ao sétimo dia. Entre as iniciativas, o governo editou uma Medida Provisória para estabelecer o valor de frete mínimo e ainda baixou em R$ 0,46 por litro de diesel pôr sessenta dias, com a redução da Cide e do PIS/ Cofins somadas prometeu isenção em pedágios de todo país de caminhão vazio, tebela com preço mínimo de fretes, 30% dos fretes da comab, refem desde a última quinta-feira (24) quando anunciou um acordo inexistente, o governo foi obrigado a recuar para tentar desobstruir rodovias em todo o país. "Vamos pagar essa diferença de custo sem nenhum prejuízo para a Petrobras", afirmou Temer em pronunciamento. "Compreendemos as dificuldades naturais dos caminhoneiros, mas são incríveis os depoimentos que temos recebido referente à falta de medicamentos e insumos básicos na área medicamentosa", completou o presidente. BN
Faleceu nesse sábado, (26), em Carapicuíba, São Paulo, o ex-massagista Caxinguelê que atuou na Seleção de Ipiaú e em alguns times desta cidade. Segundo informações de parentes, o óbito decorreu de uma cirrose. O sepultamento aconteceu neste domingo. Ele deixou uma filha e netos, além de saudades em todos aqueles que lhe conheceram, riram e se divertiram com seu estilo satírico. Antonio Gomes da Silva, o Caxinguelê, entrou na história de Ipiaú como uma das suas personalidades mais irreverentes e folclóricas. Leia matéria publicada no Giro em fevereiro do ano passado escrita pelo jornalista José Américo Castro sobre a história do massagista. Veja
Aqui
A prefeitura de Ibirataia através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer diante da greve dos caminhoneiros que acarretou a falta generalizada de combustíveis nos postos, principalmente o óleo diesel, suspende as aulas da Rede Municipal a partir desta segunda-feira (28) de maio de 2018, pela inviabilidade de movimentar a frota escolar. Tão logo o abastecimento seja restabelecido, as atividades retornarão o normal. Informamos que os dias parados em consequência da crise serão compensados conforme orientação da SEMEC.
O cantor Roberto Carlos demonstrou apoio aos caminhoneiros que protestam em todo país por conta dos altos preços dos combustíveis. De acordo com a Folha, a declaração foi dada ontem (26), em um show. “Às vezes os fins justificam os meios”, disse o cantor na apresentação ocorrida em São José do Rio Preto. “Meu carinho e meu respeito por todos os caminhoneiros que estão fazendo todo esse movimento." “E as causas que eles estão reivindicando com certeza não são causas só deles. São nossas causas. Meu abraço e meu carinho para esses nossos heróis caminhoneiros de todas as estradas”. O cantor foi aplaudido pela plateia ao terminar a fala, que foi seguida pela interpretação da música "Caminhoneiro". (M1)
A Seleção deu adeus ao
Brasil na tarde deste domingo. A delegação, que vai a Copa da Rússia, embarcou
rumo a Londres, onde o grupo fará a segunda parte da preparação para o Mundial,
que começa no dia 14 de junho. O pontapé inicial aconteceu na Granja Comary, em
Teresópolis. Após folgarem no último sábado, os jogadores se apresentaram no
início da tarde deste domingo na sede da CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do
Rio de Janeiro. Após almoçar no local, visitar o museu da entidade e atender a
imprensa (foram seis jogadores, incluindo Neymar) o grupo se deslocou para o
Aeroporto do Galeão. No momento em que o avião, que foi fretado, taxiava na pista,
uma homenagem: jatos de água nas cores verde e amarela "davam" boa
sorte para a Seleção, que tentará o hexacampeonato mundial na Rússia. A
previsão de chegada é nesta segunda-feira, quando os jogadores, inclusive,
fazem o primeiro treino no CT do Tottenham.
A liberação de alguns trechos de estradas está longe de significar o fim da greve. Nos grupos de WhatsApp dos caminhoneiros, a ordem é manter a paralisação, pelo menos, até terça-feira (29). Por ora, a maioria concordou em liberar as estradas e continuarem estacionados em pontos estratégicos. Mas, nas últimas postagens, lideranças dos caminhoneiros começam a organizar novas paralisações a partir de amanhã, às 8 horas. Num vídeo que está circulando nos grupos de WhatsApp, representantes chamam, além dos caminhoneiros, veículos de passeio para parar as BRs. Além disso, uma manifestação em pontos estratégicos das principais capitais também está sendo organizada. Pelo tom das conversas, as reivindicações vão além do problema do preço do diesel. Depois da dimensão que a greve tomou nos últimos dias, os motoristas acreditam que podem mudar o rumo do País. Cada um tem uma tese, mas todos apostam no força do exército como aliada e na intervenção militar como solução para os problemas do país.
Um ladrão furou tanque e roubou a gasolina de um carro estacionado em uma rua da Zona Norte de São Paulo, na noite desta sexta-feira (25). O dono tentou voltar para casa, mas o carro parou no caminho. O tanque de gasolina estava furado. "Eu chamei um guincho achando que fosse um problema mecânico. Quando subiu no guincho, o rapaz alertou que tinha um buraco no tanque de gasolina", disse o fotógrafo Fábio Piva, dono do veículo. Com informações do G1. (RN)
O Bahia voltou a sentir o gosto do triunfo no Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo (27), o Tricolor repetiu o que fez com o Vasco na Copa do Brasil e venceu por 3 a 0 na Arena Fonte Nova, pela sétima rodada da competição nacional. Os gols do jogo foram de Élber, que enfim chegou ao seu primeiro tento com a camisa do Esquadrão de Aço, Zé Rafael e Régis. (BN)
Dez partidos da base e da oposição ao governo se articulam para derrubar a destinação de 30% do fundo eleitoral para candidatas mulheres, que significa R$ 515 milhões do total de R$ 1,7 bilhão, de acordo com o Estadão. A ideia é acionar o Supremo para que a medida só seja aplicada a partir das eleições de 2020 e não já no pleito deste ano. Outra alternativa é votar no Congresso projeto que adie a vigência da norma do TSE. A aprovação é dada como certa com base na matemática. Na Câmara dos Deputados, são 45 mulheres ante 468 homens; no Senado, são 13 contra 68. A reação ao “empoderamento feminino” começou a ser discutida na semana passada discretamente por congressistas para evitar contra-ataque. Advogados de dez partidos montaram uma força-tarefa para elaborar Adin. As medidas serão disparadas após o TSE publicar a resolução que reserva parte do fundo eleitoral para as mulheres. (M1)
A falta de ração por causa da paralisação dos caminhoneiros resultou na morte de pelo menos 50 mil frangos em granjas no interior da Bahia, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo. As perdas dos animais aconteceram em cidades do recôncavo baiano como Santo Antônio de Jesus, Conceição da Feira e Governador Mangabeira. A Associação Baiana de Avicultura (ABA) afirmou que ainda não tem um balanço consolidado e que o número de animais mortos tende a ser maior. Ao todo, a Bahia tem 485 granjas e 17 milhões de aves. “O cenário é crítico. Temos milhares de frangos há três ou quatro dias sem ração”, contou Patrícia Nascimento, diretora-executiva da ABA, ao jornal. Milhares de animais mortos estão sendo retirados com tratores e caminhões de dentro das granjas. Segundo Nascimento, há um temor que situação acabe se tornando um problema de saúde pública, já que os produtores não têm como descartar tamanha quantidade de animais num curto espaço de tempo.
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos filiados decidiram neste sábado (26) entrar em greve nacional de 72 horas a partir de 0h da próxima quarta-feira (30). A categoria cobra diminuição dos preços do gás de cozinha e dos combustíveis. Além disso, pede a saída do presidente da Petrobras, Pedro Parente, que, "com o aval do governo Michel Temer, mergulhou o país numa crise sem precedente", de acordo com nota divulgada pela FUP. Para este domingo (27) os trabalhadores planejam realizar atrasos e cortes de rendição nas quatro refinarias e fábricas de fertilizantes que estão em processo de venda, inclusive na Refinaria Landulpho Alves (RLAM) e na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-BA), localizadas em território baiano. "A atual política de reajuste dos derivados de petróleo, que fez os preços dos combustíveis dispararem, é reflexo direto do maior desmonte da história da Petrobrás", criticou a FUP no comunicado deste sábado (26).
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) determinou neste sábado (26) a suspensão, por tempo indeterminado, do expediente e dos prazos processuais, a partir da próxima segunda-feira (28). Segundo portaria que será publicada no Diário da Justiça Eletrônico, a medida atinge todos os postos e cartórios eleitorais do estado, com exceção do município de Jeremoabo, onde será realizada nova eleição no domingo da próxima semana (3) – na cidade, os serviços serão mantidos em regime de plantão. A suspensão ocorre por causa da greve dos caminhoneiros, que acontece desde a última segunda (21) em vários estados brasileiros. O presidente da Corte Eleitoral, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, lamentou os prejuízos causados pela medida e afirmou esperar que a situação seja normalizada rapidamente. “Espero que a população compreenda a necessidade dessa interrupção, que ocorre com o intuito de tão somente preservar a integridade dos nossos magistrados, servidores, colaboradores, eleitores e demais usuários da Justiça Eleitoral”, justificou.
A Bahia registra pelo 6º dia consecutivo, neste sábado (26), protesto de caminhoneiros em rodovias federais e estaduais. A categoria está em mobilização por todo o país contra a alta do diesel, cujo preço médio nas bombas terminou a semana em forte alta, com avanço de 5,3%, passando de R$ 3,595 por litro para R$ R$ 3,788. Em Salvador, há interdições parciais no km 613, no km 599 e no km 623 da BR-324. Em todas as vias com interdições parciais, apenas veículos pequenos são liberados para passar dos bloqueios. Caminhões de carga são parados pelos manifestantes.
Na região oeste, há registro de sete pontos de bloqueios. Em Barreiras, que comemora neste sábado 127 anos de emancipação, a BR-242 está parcialmente interditada, no sentido Salvador. Por conta da data comemorativa, o comércio está fechado. Em Luís Eduardo Magalhães, os caminhoneiros estão com veículos parados em três pontos: BR-242, na saída para Tocantins, BR-020, na saída para Brasília e Goiás, e também na BR-242, que liga o município a Barreiras. Há manifestações, ainda, em São Desidério (BR-135), Formosa do Rio Preto (BR-135) e Correntina (BR-349). Na região norte do estado, caminhoneiros fazem bloqueios em dois trechos da BR-407, nos municípios de Juazeiro e Bonfim.
No sudoeste, Vitória da Conquista, Jequié, Brumado, Itapetinga e Guanambi estão com vias bloqueadas, nas BRs 116 e 262. O protesto também continua no sul e extremo sul do estado, em trechos da BR-415, em Itabuna, BR-101, em Itabuna, Nova Viçosa, Mucuri, Teixeira de Freitas, Itamaraju, Camacan e Eunápolis, na BR-418, no trevo de Posto da Mata, também em Nova Viçosa, e na BR-330 em Ipiaú. Na região de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, também há registros de manifestações de caminhoneiros, mas sem bloqueio de tráfego nas rodovias. A categoria protesto em acostamentos da BR-3247, BR-116, BR-101 e BR-110, em trechos de Feira, Alagoinhas, Santo Estevão, Riachão do Jacuípe e Teofilândia.
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) publicará o Decreto n. 425 em que suspende o expediente e os prazos processuais em todo o Estado a partir da próxima segunda-feira (28) até “ulterior determinação” da greve dos caminheiros, que já dura seis dias. A manifestação causa reflexo em diversos setores do país.
Como o protesto dos caminhoneiros continuou em rodovias federais e estaduais de todo o Brasil, o presidente Michel Temer (MDB) acaba de anunciar que acionou as Forças Armadas para reverter a situação. "Indico que acionei as Forças Federais de Segurança Pública para desbloquear as estradas e estou solicitando aos governadores que façam o mesmo", ressaltou o presidente, em comunicado nacional. Na noite dessa quinta-feira (24), o governo se reuniu com lideranças do protesto, que firmaram um acordo para paralisar a manifestação por 15 dias, mas os caminhoneiros resistiram e o bloqueio continuou.
A Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado suspendeu a aplicação da prova prático-profissional da segunda fase do XXV Exame de Ordem, que aconteceria em todo o país
neste domingo (27). O órgão atribui a decisão aos reflexos da paralisação dos
caminhoneiros. De acordo com a
Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado, não há condições de logística
para a entrega e aplicação das provas de forma uniforme, com segurança, sigilo
e eficiência em todo o território nacional. O novo
cronograma ainda não foi divulgado.
Ato Público aconteceu no Juizado Especial de Ipiaú
Advogados da Subseção de Ipiaú
com apoio da Comissão de Direitos e Prerrogativas da Ordem dos Advogados do
Brasil, Seccional Bahia realizaram na manhã desta quinta-feira (24), um Ato
Público na Vara do Juizado Especial em defesa dos Direitos e Prerrogativas da Advocacia.
Drª Vanessa falando dos direitos e garantias dos Advogados
O Ato de extrema importância promovido
pela presidente da Subseção, a advogada Drª Maria da Glória contou com o apoio
e participação de diversos advogados. Na oportunidade a presidente da Comissão
de Juizados Especiais da OAB/BA, Vanessa Lopes, destacou a importância dos
Advogados terem seus direitos garantidos. Um dos assuntos discutidos e cobrados
pelos advogados foi no tocante a fixação dos danos morais mais justos pela justiça.
Advogados participaram da solenidade
Já à tarde, houve uma série de palestras na
Sede da OAB, todas voltadas para os Direitos e Prerrogativas dos advogados
ministradas pelos causídicos Dr. Renê Viana que tratou da Modernização da
Advocacia, seguido da Dra Camila Coutinho, integrante da OAB Jovem, Dr Matheus Nogueira, Presidente da Comissão
Defesa do Consumidor e finalizada pela Drª Adriana.
Conselheiro Federal da OAB, Fabricio Oliveira
Presente na solenidade, o
Conselheiro Federal da OAB, Dr Fabricio de Castro Oliveira que parabenizou a Presidente da Subseção de Ipiaú, Drª Maria da Gloria e disse da
sua satisfação em estar presente na Caravana da Comissão de Direitos e
Prerrogativas que tem realizado um importante trabalho em defesa dos advogados
em todo estado.
Comissão distribuiu cartilhas dos direitos e garantias dos advogados
Ao final, o Presidente da CCJA, Hermes Hilarião em breves palavras parabenizou o evento e ressaltou a importância do jovem advogado para o fortalecimento da classe. A Comissão dos Direitos e Prerrogativas fez a entrega de uma Cartilha dos Direitos e Garantias dos Advogados.
O Bahia está classificado para a fase seguinte da Copa Sul-Americana. Dentro da Arena Fonte Nova, o Tricolor fez valer o mando de campo e goleou o Blooming por 4 a 0 na noite desta quarta-feira (23), pelo jogo da volta da primeira fase da competição internacional. Zé Rafael, duas vezes, Elton e Júnior Brumado marcaram os gols do time treinado por Guto Ferreira. Assista aos gols
Deputados aprovaram na tarde desta quarta-feira (23) no plenário da Câmara, medida provisória (MP) que diminui para 60 anos a idade a partir da qual o trabalhador poderá sacar recursos de conta individual do PIS ou Pasep. Antes, esse dinheiro só poderia ser sacado quando a pessoa completasse 70 anos. A matéria foi aprovada em votação simbólica e enviada para o Senado, onde precisa ser votada até 1º de junho, quando perde a validade. De acordo com o Ministério do Planejamento, a mudança poderá beneficiar 10,9 milhões de pessoas e injetar R$ 21,4 bilhões na economia.
A Petrobras, após reunião realizada na tarde desta quarta-feira (23), decidiu reduzir em 10% o valor médio do diesel comercializado em suas refinarias. A medida deve fazer o preço do combustível cair o equivalente a R$ 0,2335 por litro, levando o valor médio de venda da Petrobras nas refinarias e terminais, sem tributos, para R$ 2,1016 por litro a partir desta quinta-feira (24). O novo preço será mantido inalterado pelo período de 15 dias. Após este prazo, a companhia retomará gradualmente sua política de preços aprovada e divulgada em 30 de junho de 2017. A companhia lembra que a decisão será aplicada apenas ao diesel e tem como objetivo permitir que o governo e representantes dos caminhoneiros tenham tempo para negociar um acordo definitivo para o contexto atual de greve e, ao mesmo tempo, evitar impactos negativos para a população e para as operações da empresa. A medida é de caráter excepcional e não representa mudança na política de preços da Petrobras. Na visão da empresa, esta negociação passa necessariamente pela discussão de reduções da carga tributária federal e estadual incidente sobre este produto, uma vez que representam a maior parcela na formação dos preços do combustível. BN
O ex-prefeito de Ipiaú, Deraldino Alves de Araújo (PMDB) teve suas contas referentes ao exercício de 2016 rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O julgamento ocorreu na tarde desta quarta-feira (23). Segundo análise do TCM, o ex-prefeito extrapolou o limite máximo de 54% para gastos com pessoal, aplicando 55,58% da receita corrente líquida neste tipo de despesa, e não comprovou o pagamento de três multas que lhes foram imputadas em processos anteriores, no valor total de R$16.500,00, o que provocou a rejeição das suas contas. O relator do parecer, conselheiro Paolo Marconi, multou o gestor em R$3.500,00 por irregularidades nas contas e determinou a devolução aos cofres municipais da quantia de R$271.031,66, com recursos pessoais, pela não apresentação de quatro processos de pagamento (R$269.561,01) e despesa indevida com juros e multas (R$1.470,65). O ex-gestor, Deraldino Alves, deve recorrer da decisão.
O ex-governador de Minas Gerais e ex-presidente nacional do PSDB, Eduardo Azeredo, se entregou nesta tarde (23) à polícia. O político é condenado a 20 anos e um mês de prisão no caso do mensalão mineiro. A Polícia Civil recebeu na noite desta terça-feira (22) um mandado de prisão contra o ex-governador e desde às 6h desta quarta-feira (23) agentes civis procuravam o réu. Azeredo se entregou na companhia do filho e do advogado e agora, de acordo com decisão do juiz da 1° instância que cuida do caso, deve se dirigir a uma unidade militar para se apresentar. Por ser ex-governador, o tucano ficará em uma sala adaptada, com direito a usar suas próprias roupas e receber visitas da família. A prisão de Azeredo é consequência da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de permitir o cumprimento da pena após a condenação em 2° instância.
O prazo para pagar a taxa de inscrição de R$ 82 para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) termina nesta quarta-feira (23). O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. O período de inscrição terminou às 23h59 da última sexta-feira (18). De acordo com balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na manhã desse dia, o número de inscritos havia chegado a 6 milhões.
Não houve conciliação entre os rodoviários e os empresários na audiência de dissídio coletivo, realizada na tarde desta quarta-feira (23), no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região. A questão agora será julgada pela corte, a partir das 16h30 da próxima segunda (28). Por solicitação do consórcio Integra Salvador, a Justiça convocou a reunião, a fim de tentar encerrar a greve deflagrada pelos trabalhadores à meia noite de hoje. A vice-presidente do TRT-BA, desembargadora Débora Machado, conta que fixou uma proposta de reajuste salarial em 2,2% para os empresários, com manutenção de todas as cláusulas previstas em acordos superiores. No entanto, a magistrada ressalta que “apesar de todos os esforços”, os patrões não aceitaram a sugestão. Há dois meses em campanha salarial, os rodoviários pedem reajuste de, no mínimo, 3%, aumento de pelo menos 5% no ticket alimentação, vacinação e o pagamento da renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dentre outros pleitos. Com a justificativa de que não há condição de atender as exigências em decorrência do desequilíbrio econômico, a Integra não apresentou qualquer contraproposta. Ao longo da sessão, o advogado do consórcio, Saul Quadros, disse que eles aguardavam uma “proposta factível” por parte do tribunal (veja aqui). Ele apontou que os rodoviários “estão bagunçando a cidade” e que descumpriram a decisão liminar do TRT-BA, que determinou a circulação de 50% da frota em horário de pico, das 5h às 8h e das 17h às 20h, e 30% nos demais horários. "Me desculpe, mas é uma categoria que não respeita as decisões judiciais", criticou, acrescentando que as empresas lidam com um prejuízo de R$ 118 milhões por ano, quase R$ 334 milhões de 2015 até 2017. Mais cedo, o presidente do sindicato, Hélio Ferreira, falou com o Bahia Notícias e disse que os ônibus não saíram das garagens porque as empresas não enviaram uma lista, indicando quais trabalhadores deveriam operar. O secretário de Mobilidade, Fábio Mota, afirmou que a Integra pode ser multada em R$ 1,2 milhão (veja aqui) por conta disso. BN