Jequié chega a 201 casos confirmados de covid-19


Jequié continua mantendo o ritmo crescente de novos casos positivos da Covid-19. A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, apresentou o Boletim Epidemiológico do Coronavírus, desta quarta-feira, 20, atualizado às 19h, que registrou mais um óbito, o do Subcomandante da CIPE Central, Cap Moura. O Boletim registra, também, mais 19 casos confirmados da doença, perfazendo um total de 201 casos positivos.
Destes, 119 foram diagnosticados por meio do método laboratorial RT-PCR. 83 pacientes encontram-se recuperados e não apresentam mais os sintomas da doença. Os que estão em quarentena somam, hoje, 1116 pessoas. Nesta quarta-feira (20), a Prefeitura decidiu estender o período do toque de recolher, que a partir desta quinta-feira passa a ser entre às 18h e 05h do dia seguinte. Medidas para restringir o funcionamento do comércio também foram adotadas nos últimos dias. A cidade é a primeira da Bahia é ter 100% de ocupação dos leitos disponíveis para covid-19.

Rui anuncia chegada de 159 respiradores; mais 60 chegam nesta semana


O governador do estado, Rui Costa, anunciou, por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais na noite desta quarta-feira (20) direto do aeroporto de Salvador, a chegada de 159 novos respiradores para pacientes com coronavírus no estado.
“Temos mais 60 respiradores que chegaram em Guarulhos. A expectativa é que amanhã, ou no máximo até sexta, esses respiradore estejam aqui. Estamos empenhando com a Receita Federal pra desembaraçar esses respiradores”, disse Rui.
De acordo com o secretário da Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, os equipamentos foram comprados de uma empresa do Rio Grande do Sul e embarcados na tarde desta quarta-feira (20) na cidade de Navegantes, em Santa Catarina.
“Esses equipamentos serão distribuídos para todas as unidades da capital e interior do estado. Os respiradores foram fabricados no Brasil e têm capacidade para ventilar todos os pacientes de coronavírus, incluindo adultos, crianças e recém-natos, e também servem para transportar pacientes de uma unidade hospitalar para outra”, explicou Vilas-Boas, em nota enviada à imprensa.
Outras duas aquisições de respiradores devem chegar ao estado nos próximos dias. Uma das compras foi feita pelo Governo do Estado e outra pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), totalizando 110 respiradores que virão da China. A outra compra foi feita com fornecedor da Inglaterra e tem previsão de chegada no início da próxima semana.
A gestão estadual também deve receber uma nova leva de 200 monitores, equipamentos utilizados em conjunto com os respiradores, até o dia 10 de junho. Na última terça-feira (19), o Estado recebeu 100 monitores que já foram distribuídos para as unidades de saúde.
Respiradores
Sem contar esses novos respiradores, a Bahia tem 3.318 ventiladores pulmonares em uso, sendo 2.681 no Sistema Único de Saúde (SUS). Este número engloba UTIs adulta, pediátrica e neonatal, além de serviços móveis de urgência do tipo avançado.
Ainda há 500 ventiladores pulmonares que estavam nos estoques da Secretaria da Saúde da Bahia reservados, inicialmente, para as unidades a serem inauguradas, como o Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas, e Hospital Geral Clériston 2, em Feira de Santana. Esses respiradores foram distribuídos na rede hospitalar e Unidades de Pronto Atendimento dedicadas ao coronavírus. Outros 254 equipamentos que estavam com defeito foram consertados.
BNews

Quem fiscaliza as apreensões de veículos na cidade de Jequié ?


A apreensão de veículos na cidade de Jequié tem tomado rumos sem controle ou sem fiscalização já que na maioria das vezes tais veículos, carros e motos tem o lacre da placa quebrado, obrigando o proprietário a gastar dinheiro para regularizar sua documentação, haja vista que o DETRAN não disponibiliza mais o tal lacre por conta da mudança da placa para Mercosul, o que força a mudança da placa para o modelo MERCOSUL. 

Da iniciativa privada os guinchos e o Pátio, para onde são levados os automóveis, cobram pelo transporte e pelo uso diário do pátio. Existem hoje muitas queixas de proprietários de veículos sobre o rompimento do lacre no ato da apreensão, que estaria sendo de forma maldosa dificultando a retirada do veículo do pátio por conta da burocracia para substituir a placa, fazendo o veículo passar por vistoria, pedido de 2° via de CRV, compra da placa Mercosul e pagamentos de várias taxas para regularizar essa substituição, fazendo assim o veículo ficar por 5 ou mais dias retido no pátio contando as diárias.

Seria de bom gosto público se as autoridades políticas do município pedissem apuração e fossem fiscalizar essas apreensões e pedissem esclarecimentos, saber quem são os verdadeiros interessados e proprietários dessas empresas privadas.

O Jequié News apurou os valores cobrados por exemplo, uma moto custa R$ 120,00 para ser levada pelo guincho. É importante salientar que a coordenação da 7ª Ciretran, já encaminhou documento para Assembleia Legislativa da Bahia, solicitando que seja aprovado projeto que determine que as blitz sejam acompanhadas pelo Detran. 
As autoridades do município precisam fiscalizar e defender os interesses dos Jequieenses.

Informações do Jequié News

Auxílio emergencial pode ser prorrogado, mas com valor de R$ 200, admite Guedes


Estimado inicialmente para três meses, o Auxílio Emergencial poderá ser prorrogado. A possibilidade foi admitida pelo ministro da Economia Paulo Guedes. De acordo com o economista, o benefício, voltado principalmente a trabalhadores informais, pode ser estendido por um ou dois meses. No entanto, Guedes defende que o valor de R$ 600 seja cortado para R$ 200. As informações são da Folha de S. Paulo. 

O valor de R$200 era o proposto inicialmente pelo governo. Após discussões no Congresso e no governo o valor foi definido comeo R$600.

A reportagem da Folha ressalta que o fato do ministro admitir a possibilidade de prorrogação representa uma mudança de posição da equipe econômica, que antes era contrária à extensão da medida. Mesmo assim, a redução do montante concedido é defendida como fundamental. A justificativa de Guedes para a redução do valor, ainda conforme a Folha, é baseada nas limitações das contas públicas.

Do Bahia Notícias 

Futebol brasileiro pode voltar em junho, diz Secretário da CBF


O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, disse que existe a possibilidade do futebol brasileiro ser retomado entre o fim de junho e início de julho. Em entrevista à agência Reuters, o dirigente afirmou que se inspira na Alemanha para que os campeonatos voltem a ser disputados no país.
“Parar foi necessário e voltar é possível. Esse é o grande aprendizado com o retorno do alemão. A Alemanha é uma ótima sinalização. Podemos ter, sim, só jogos com portões fechados. Nos países, a epidemia vai e volta, tem novas ondas. Aglomerações mesmo só com vacina e controle absoluto”, explicou Feldman.
Na análise de Walter Feldman, maio se apresenta como o mês mais caótico no registro de casos do coronavírus no Brasil. Para ele, a partir de junho os a curva de contaminação pela doença vai apresentar queda e será possível traçar o futuro do esporte.
Metro 1

Ibirataia: Prefeita Ana Cleia Leal é denunciada pela ‘FARRA DAS PANELAS’


A Câmara municipal de Ibirataia recebeu na manhã desta quarta-feira (20), uma denúncia popular (protocolo AQUI), que já está sendo batizada de “A FARRA DAS PANELAS”.
Consta na denuncia que a Prefeitura Municipal de Ibirataia contratou empresa para aquisição de materiais permanentes diversos para atender as demandas das unidades escolares da rede pública, no entanto, um popular ao analisar uma postagem que veiculou nas redes sociais percebeu que algo macabro estava acontecendo.
A nota fiscal de número 635 emitida pela empresa EQUIMED INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PARA LABORATÓRIOS E HOSPITAIS ME, CNPJ 16.580.422/0001-13, cujo nome parece referir-se a empresa que fornece equipamentos e produtos para saúde, na verdade forneceu nada mais, nada menos que 279 caldeirões e panelas (incluindo inox), além de 20 peneiras de aço inox para arroz, chocolateiras, carros térmicos, dentre outros, perfazendo um total de R$ 116.685,00.
O denunciante afirma que num levantamento prévio constatou que o município só tem uma unidade que produz merenda escolar com 7 fogões industriais e apenas 12 caldeirões de alumínio. Consta ainda na denúncia que na hipótese de se ampliar a produção 5 vezes durante o dia seria necessário apenas 35 caldeirões de panelas, citando ainda ser assombrosamente distante a necessidade de aquisição das 279 panelas conforme contrato pago pela prefeitura.
Vale ressaltar que numa consulta popular no portal do TCM/BA, não constam os tais equipamentos na relação de patrimônio do município.
A denúncia pede a cassação da prefeita Ana Cleia Leal por descumprir normas constitucional por improbidade administrativa, crime de responsabilidade e infração político administrativa no tocante ao desvio de dinheiro público em proveito próprio ou alheio.
Procurado pelo site a prefeita não foi encontrada no município para prestar esclarecimento. Vizinhos informaram que a gestora atualmente reside em sua fazenda no município de Ubatã.

Tesouras Notícias 

Congresso avalia adiar eleição sem prorrogar mandatos, diz Maia


O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta terça-feira (19) que o Congresso Nacional discutirá o adiamento das eleições municipais deste ano – sem prorrogar o mandato dos atuais prefeitos. O adiamento seria uma prevenção por conta da pandemia do novo coronavírus. Segundo o presidente da Câmara, a maioria dos líderes da Casa defende o adiamento, desde que os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores não sejam sejam prorrogados. O primeiro turno das eleições está marcado para 4 de outubro e o segundo turno, se houver, para o dia 25 do mesmo mês. Maia afirmou que o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), deve criar um grupo de trabalho conjunto, formado por deputados e senadores, para decidir sobre a questão. “O presidente Davi vai construir um grupo com a Câmara para que possamos discutir a questão da data da eleição, se nós vamos mantê-la no mesmo dia ou se a decisão do Parlamento vai ser modificá-la dentro do próprio mandato numa outra data. Então, seria o adiamento da eleição sem prorrogação de mandato”, afirmou Maia. (G1)

Senado aprova adiamento do Enem e texto vai à Câmara


O Senado aprovou nesta 3ª feira (19.mai.2020), por 75 votos a 1, o projeto que propõe o adiamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) até o fim do ano letivo das escolas públicas e privadas no país. As provas estão programadas para ocorrer em novembro.
A proposta é de autoria da senadora Daniela Ribeiro (PP-PB) e foi relatada pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Ele acrescentou no projeto artigo que permite ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) “realizar todas as etapas preparatórias do Exame Nacional do Ensino Médio de 2020”. Eis a íntegra.
O projeto também tem aceitação na Câmara dos Deputados. O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que seria bom o Planalto adiar os exames antes da votação no Congresso, “para não parecer que foi contra o governo”, nas palavras do deputado.
“O governo decidiu não adiar. Então o Senado vota, a gente apensa aos projetos de lei dos deputados que são todos do mesmo teor e manda para sanção”, disse Maia mais cedo nesta 3ª feira (19.mai).
No início do mês, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, participou da reunião dos líderes da Casa e disse que o adiamento ainda não estava nos planos da pasta. À época, afirmou que faria uma reavaliação em agosto. O gesto foi criticado por senadores que veem uma disputa injusta entre alunos com aulas remotas e outros sem o mesmo acesso. Leia Mais

Nova Ibiá: Quadra abandonada pela prefeitura revolta moradores da cidade


Indignação e revolta. Estes são os sentimentos dos moradores da cidade de Nova Ibiá, localidade que o nosso blog visitou há poucos dias. Lá pudemos constatar o descaso da prefeitura com a única quadra esportiva municipal coberta existente no município.

Segundo os moradores, com os quais conversamos, o abandono daquele importante equipamento de lazer é o reflexo de como a gestão do Prefeito José Murilo Nunes tem tratado a juventude de Nova Ibiá, com total abandono, desrespeito e irresponsabilidade para com o patrimônio do povo. 

A sujeira, o mato, a ferrugem, tomaram conta do lugar onde jovens, crianças e adolescentes deveriam estar praticando esportes.

O ambiente encontra-se totalmente deteriorado, não existe iluminação no local pois os refletores foram destruídos, a quadra esportiva está sucateada,os banheiros e vestuários destruídos deram lugar ao lixo. 
"Queria que ela estivesse funcionando. Seria bom para nós jovens praticarmos esportes. Do jeito que está não oferece condições alguma para a prática de esportes", lamentou um estudante de 17 anos. 

Nossa redação tentou entrar em contato com o gabinete do prefeito, porém nem a assessoria de Comunicação respondeu ao nosso pedido de esclarecimentos sobre a falta de iniciativas da gestão que provocou a degradação da quadra esportiva do município.

Baixo Sul Notícias

Ibirataia: ABAPA doa tecidos e elásticos para Associação das Artesãs a pedido do deputado Eduardo Sales e Marcos Aurélio

Material será usado para a confecção de máscaras (Foto: Tesouras Notícias)
A Associação das Artesãs de Ibirataia recebeu no último dia 09 de maio uma importante doação de tecidos e elásticos da ABAPA – Associação Baiana dos Produtores de Algodão. Oitocentos metros de tecidos 100% algodão e mil e quinhentos metros de elásticos para a confecção de oito mil máscaras que serão distribuídas à população carente para a proteção do novo coronavírus. A importante ação contou com o apoio do deputado estadual Eduardo Salles junto ao presidente da ABAPA, Júlio Busato. Ressaltando que o pedido foi feito também através do ex-prefeito Marcos Aurélio e seu grupo político. Todo material foi entregue à Associação para fazer o trabalho de corte, costura e distribuição. "Agradecemos ao presidente da ABAPA em ter realizado a doação de todo material (tecidos e elásticos) para a confecção das máscaras que ajudará na proteção da comunidade ibirataense contra o novo coronavírus. Agradeço também ao deputado Eduardo Salles pelo apoio que tem dado ao nosso município nesse momento difícil da pandemia", pontuou o ex-prefeito Marcos. A presidente da Associação das Artesãs Aurizete de Oliveira Silva Calheira, os vereadores Juca Muniz, Antonio Santos de Jesus (Peruca) e Manolo agradeceram a doação.


Tesouras Notícias

Brigas de Bolsonaro podem deixar Brasil em último na fila para receber vacina da Covid-19


Apesar de ter alcançado o partamar de terceiro país com maior número de infectados pelo novo coronavírus, o Brasil pode ficar no fim da fila para receber a vacina contra a Covid-19. 

O motivo da "descredibilidade", segundo o Valor Econômico são as brigas brigas deflagradas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O país está com a imagem deteriorada diante da comunidade científica internacional e tem sido visto com espanto no exterior. A situação se fortaleceu após a saída do ministro Nelson Teich, segundo da pasta da Saúde durante a pandemia. 

O Brasil não foi convidado para lançar a “Colaboração Global para Acelerar o Desenvolvimento, Produção e Acesso Equitativo a diagnósticos, tratamento e vacina contra o covid-19”, no fim de abril, reunindo países como França e Alemanha, organizações internacionais, fundações e empresas privadas.

Naquele período, enquanto governos prometiam juntar forças contra o vírus, Bolsonaro acusava a Organização Mundial de Saúde (OMS) de incentivar masturbação de crianças. 

Diante da situação, setores no Brasil na área de ciência e tecnologia se movimentam para convencer o governo a participar na ação global. Primeiro porque, apesar do discurso de acesso equitativo da iniciativa, o risco é de o país, se ficar fora do “'Act Accelerator”', não ser prioritário para receber a vacina, não poder influenciar na questão de preços e enfrentar condições inferiores, diz o Valor.

Se integrar a iniciativa global, cuja participal é voluntária, o Brasil abre também oportunidade para a Fiocruz e indústria brasileira fazerem alguma etapa do processo produtivo. Será necessário um volume tão gigantesco de vacinas, que vai se precisar de muitas fábricas em torno do mundo para produzir.

No âmbito da “Act Accelerator”, a União Europeia (UE) conseguiu no espaço de algumas horas a promessa coletiva de 7,4 bilhões de euros para financiar desenvolvimento da vacina e outros instrumentos contra a pandemia, recentemente.

Eleições 2020: Marcos Aurélio confirma sua pré-candidatura a prefeito de Ibirataia

Marcos Aurélio, vereadores Peruca, Juca Muniz e Ronaldo Tinôco

O empresário e ex-prefeito de Ibirataia gestão (2013/2016), Marcos Aurélio de Oliveira Almeida (PP), confirmou na tarde desta segunda-feira (18), a sua pré-candidatura a prefeito pelo Partido Progressista. A confirmação aconteceu em seu escritório na presença dos vereadores Juca Muniz (PP), Ronaldo Tinôco e Antonio Santos de Jesus (Peruca), ambos do MDB, Manoel dos Santos Filho (Manolo), atual presidente do PP de Ibirataia e do advogado Gilson de Oliveira (Gil de Amado). 

Ex-prefeito Marcos Aurélio (Foto: Tesouras Notícias)

Marcos Aurélio, realizou um importante trabalho no município de Ibirataia, apesar de ter encontrado muita dificuldade financeira, organizacional, enfim, com uma série de problemas administrativos, inclusive, o nome do município sujo e só após o terceiro ano de sua gestão, colocou a cidade em dia. 

Algumas realizações em seu governo

Dentre as ações que marcaram a sua administração, destacam-se a construção de dezenas de casas populares na sede, distrito e Vila de Tesourinhas com recursos próprios, a Creche Municipal, pagamento de salários rigorosamente em dia, merenda escolar de qualidade sem faltar sequer um dia em todas as escolas municipais, comemorações ao Dia do Trabalhador, Dia da Criança, distribuição de peixes na 'Semana Santa', festa em comemoração ao Dia da Bíblia, festa em comemoração ao dia do servidor público, construção de quadras poliesportivas em Ibirataia e no Distrito de Algodão, pavimentação asfáltica do centro da cidade, encascalhamento de estradas vicinais, campeonato Intermunicipal, reforma do prédio da Prefeitura, iluminação pública, entre outras realizações. 

O ex-prefeito que atualmente tem se afastado cumprindo o isolamento social, preocupado com a pandemia que tem assolado o mundo, recebeu com cautela os vereadores e disse que tem mantido contato com seu grupo político e no momento certo previsto no calendário eleitoral entrará em ação. "Estamos juntos e iremos mais uma vez colocar o nosso nome à pré-candidatura a prefeito de Ibirataia", disse Marcos Aurélio.

Vale lembrar que Marcos Aurélio conta com o apoio do governador Rui Costa, do vice-governador João Leão, do Deputado federal Mario Negromonte Júnior e do deputado estadual Eduardo Salles.


Tesouras Notícias  

Decretos de suspensão das aulas e bloqueio de transportes são prorrogados na Bahia


Em pronunciamento feito nas redes sociais nesta segunda-feira (18), o governador Rui Costa (PT) anunciou a extensão do decreto de suspensão das aulas por mais 15 dias. O mesmo vale para o decreto que bloqueia o transporte intermunicipal e interestadual, válido atualmente para 171 municípios baianos.
“Toda cidade que tiver, nos últimos 14 dias, casos confirmados, nós suspendemos o transporte, a comunicação para outras cidades”, disse o governador ao relembrar o critério utilizado para definir quais locais serão atingidos pela medida.
Na avaliação dele, o ato se mostrou exitoso por evitar a descentralização dos casos de coronavírus na Bahia. De acordo com o balanço feito pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), 205 dos 417 municípios baianos registram casos da Covid-19 e seis deles concentram 80% do total de ocorrências.

Começa nesta segunda o pagamento da 2ª parcela do auxílio emergencial


A segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 começará a ser paga hoje pela Caixa Econômica Federal. O cronograma de pagamentos segue até o dia 13 de junho. O calendário da terceira parcela, que estava prevista para maio, continua indefinido. O calendário da segunda parcela vale apenas para quem recebeu a primeira parcela até 30 de abril. O governo ainda não informou quando vai pagar a segunda parcela para quem receber a primeira depois desta data.
O valor é uma espécie de socorro financeiro pago pelo governo federal aos trabalhadores informais afetados pelas medidas de combate à pandemia da covid-19 no país. A portaria que definiu o calendário também alterou a forma de recebimento dos recursos pelos dos trabalhadores: a segunda parcela será depositada em poupança digital na Caixa para todos. Esses recursos vão poder ser usados, inicialmente, apenas digitalmente (para pagamentos de contas, boletos e compras por meio de cartão de débito virtual).

Jaguaquara: Carreta tomba e tem carga saqueada; acidente ocorreu em trecho de serra

Foto: Reprodução / Blog do Marcos Frahm

Uma carreta tombou na noite deste sábado (16) em um trecho da BR-116 de Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá. Até a tarde deste domingo (17) o veículo permanecia no local. Segundo o Blog do Marcos Frahm, o acidente ocorreu na altura do km 642, na Serra do Mutum, por volta das 22h. O motorista não ficou ferido.

Logo após o acidente e de postagens sobre o ocorrido em redes sociais, moradores se dirigiram ao local e saquearam a carga que tinha produtos, como peças e pneus de carro, utensílios plásticos e papéis. Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) chegaram a ser acionados, mas quando chegaram o saque já tinha ocorrido. 

Eleições 2020: 61% dos baianos querem adiamento das eleições municipais, diz pesquisa


A maioria dos baianos é favorável ao adiamento das eleições em virtude da pandemia do novo coronavírus. De acordo com a terceira rodada da pesquisa A TARDE/DataPoder360, 61% acham que o pleito deve ser postergado para novembro ou dezembro, enquanto 20% que acreditam que ela precisa ser mantida.

Em Salvador, os números são parecidos. 59% dos soteropolitanos querem o adiamento, enquanto 16% é contra a mudança da data por causa da doença.

O adiamento tem maior adesão entre apoio nas mulheres (5%), pessoas com idades entre 25 e 44 anos e 45 e 59 anos (17%, ambas as faixas etárias), quem possui até o ensino médio (16%) e com renda acima dos 10 mínimos (31%).

Por outro lado, a manutenção da data das eleições conta com adesão maior entre homens (31%), pessoas entre 45 e 59 anos (23%), com renda média acima de 10 salários mínimos (31%) e não escolarizados (62%). O adiamento para novembro ou dezembro é mais aceito entre mulheres (71%), idosos (70%), pessoas com ensino superior (66%) e quem tem renda entre 5 e 10 salários mínimos (71%).

O levantamento ouviu 2.500 pessoas em 200 municípios baianos, entre os dias 11 e 13 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. Em Salvador, a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais; o intervalo de confiança, de 95%.

O adiamento das eleições municipais se tornou pauta em virtude do avanço da pandemia no país. O fato de eleitores se aglomerarem nos colégios eleitorais é o ponto que pode representar perigo em um momento que se deve evitar aglomerações. BN

Ibirataia: Empresário ipiauense doa túneis de desinfecção para Maternidade e Fundação Hospitalar


O empresário ipiauense Alípio Alves de Oliveira Filho, o Alipinho, proprietário da Polpas de Frutas Doce Mel, a pedido do deputado Sandro Regis fez a doação de dois túneis de desinfecção para a comunidade ibirataense. As cabines de desinfecção serão instaladas na Maternidade Aurelina Virgília Fair e na Fundação Hospitalar de Ibirataia. De acordo Regis, o objetivo é desinfectar pessoas antes de adentrarem às unidades de saúde, prevenindo contra o novo coronavírus. "Feliz em continuar contribuindo positivamente nessa luta contra a pandemia do coronavírus na cidade de Ibirataia, concluiu o deputado.   




Bahia chega a 8314 casos confirmados e 286 óbitos causados pela Covid-19


Em nova atualização divulgada pela Sesab, a Bahia chegou a 8314 casos confirmados do novo coronavírus neste sábado (16), com 286 óbitos. Além disso, a região tem 2151 pessoas recuperadas. Sendo assim, ficam 5877 casos ativos.  Na Bahia, o primeiro caso foi confirmado em seis de março, nove dias após a confirmação do primeiro caso do Brasil, que ocorreu em 26 de fevereiro. A partir de então, já foram confirmados laboratorialmente 7.426 (15,24%) casos e pelo critério clínico-epidemiológico 505 (1,04%), totalizando 8.314 (17,06%) casos, dentre o total de 48.738 notificados, com descarte de 10.864 (22,29%) casos por critério laboratorial. Permanecem em investigação epidemiológica 29.560 (60,65%) casos. 

Conquista: quadrilha que fraudava recebimentos de alvarás judiciais é desarticulada


A delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), de Vitória da Conquista e da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) prederam três estelionatários, responsáveis por um golpe envolvendo o recebimento de Recursos de Pequenos Valores (RPV), oriundos de alvarás judiciais, na última sexta-feira (15).

Segundo o titular da DRFR/Conquista, delegado Marcus Vinícius, chegou-se até o bando quando funcionários de uma agência bancária acionaram a polícia, após uma mulher tentar sacar valores, passando-se por uma pessoa que reside no estado do Piauí.

As vítimas eram escolhidas por um integrante da quadrilha que, identificando em tempo real quando e para quem os recursos eram liberados, repassava os dados cadastrais aos comparsas que foram presos.

Um dos falsários, já identificado e que está sendo procurado, aliciava pessoas para participar do golpe, oferecendo 15 por cento do valor sacado. O restante era dividido entre os demais integrantes e segundo um dos criminosos, o golpe rendia até R$ 200 mil, por semana.

O bando também falsificava documentos que seriam utilizados nos golpes. “Carteiras de identidades originais, oriundas de furto e roubo, eram apagadas quimicamente e os dados falsos reimpressos”, explicou o delegado. 

O dinheiro arrecadado era lavado e enviado para diversas contas abertas em nome dos golpistas. Foram apreendidos um computador, impressora, papeis lavados quimicamente, além de comprovantes de transações de depósito, saques e transferências em valores altos, entre vários correntistas espalhados pelo Brasil. 

Os criminosos presos já possuíam passagens pela polícia por  homicídio e estelionato. Autuados em flagrante pelos crimes de associação criminosa, falsificação de documento público e estelionato, o trio deverá ser encaminhado ao sistema prisional. A polícia busca identificar os demais integrantes do bando. BN

‘Falta maturidade e responsabilidade’, diz ACM Neto sobre governo Bolsonaro


Após o oncologista Nelson Teich pedir demissão do Ministério da Saúde em menos de um mês, o prefeito ACM Neto (DEM) declarou, em coletiva online realizada nesta sexta-feira (15), que o Governo Federal faz oposição à própria gestão.

Sem citar nominalmente o presidente Jair Bolsonaro, o atual gestor da capital baiana afirmou quem, “além de não saber lidar com a crise, ainda consegue produzir crises políticas, gerando dúvidas”.
“Hoje, o maior opositor ao governo é o próprio governo. Não conseguem trazer estabilidade. Falta maturidade e responsabilidade. Eu imagino que o caminho correto seria que estivéssemos construindo pontes”, disse.
“Infelizmente, tudo isso está acontecendo no Brasil. Eu não acho que o caminho seja o impeachment. Até então não existe elementos do cometimento de crimes”, ponderou.
Pouco antes, em entrevista exclusiva ao Política Livre, o presidente nacional do Democratas revelou que vê com "muita preocupação" a saída de Nelson Teich do cargo.

Mateus Soares


Laboratório norte americano afirma ter remédio 100% eficaz contra novo coronavírus

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A empresa biofarmacêutica californiana Sorrento Therapeutics anunciou, nesta sexta-feira (15), ter encontrado um anticorpo que poderia proteger o corpo humano da covid-19  e liberar o vírus do corpo em quatro dias.   

Segundo o portal da Jovem Pan, o anticorpo, conhecido como STI-1499, pode oferecer “100% de inibição” a covid-19. Além disso, permitiria a chegada de um tratamento meses antes de uma possível vacina ao mercado. O laboratório, inclusive, estaria desenvolvendo um remédio com base nesse anticorpo, que deve ser testado em pacientes já infectados. 

“Queremos enfatizar que existe uma cura. Existe uma solução que funciona 100%”, afirmou o Dr. Henry Ji, fundador e CEO da Sorrento Therapeutics, em entrevista a Fox News. “Se conseguirmos colocar esse anticorpo neutralizante no corpo humano, não será mais necessário o distanciamento social e a sociedade poderá abrir sem medo”, completou.

Os testes teriam sido feitos em laboratório, com o vírus in vitro. Agora, a empresa pretende pedir prioridade na liberação do medicamento aos agentes reguladores da saúde nos Estados Unidos, para que o remédio chegue o mais rápido possível à população. “Nosso anticorpo STI-1499 mostra um potencial terapêutico excepcional e pode salvar vidas após ser aprovado pela agências reguladoras. Nós estamos trabalhando dia e noite para que esse produto seja aprovado e disponibilizado ao público”, disse o CEO em comunicado aos investidores.

De acordo com o laboratório, a fábrica em San Diego tem capacidade para produzir 200 mil doses do medicamento por mês. Antes mesmo da aprovação, a Sorrento vai produzir 1 milhão de doses.

Em menos de um mês no cargo, Nelson Teich deixa o posto de ministro da Saúde


O atual ministro da Saúde, Nelson Teich, pediu exoneração do cargo nesta sexta-feira (15). O médico estava havia menos de um mês no posto, tendo assumido o lugar de Luiz Henrique Mandetta, após demissão deste por Jair Bolsonaro. É a segunda saída de um ministro da Saúde em meio ao combate à pandemia de coronavírus no Brasil. Desde o início do governo de Bolsonaro e até Teich assumir, Mandetta estava no cargo. Teich vinha passando pelo que vem sendo chamado como "processo de fritura". Uma pista de que a relação com o presidente não estava estreita foi o momento de constrangimento em que foi avisado pela imprensa da decisão do presidente Jair Bolsonaro, em aumentar a lista de serviços essenciais, O chefe do Executivo sequer o consultou sobre a mudança. Além disso, Teich não vinha atendendo as expectativas de Bolsonaro em conseguir acordo com Estados e municípios para o plano de flexibilização do isolamento – o presidente segue defendendo a política de isolamento vertical. Teich não apoiava publicamente o desejo do presidente. Outro ponto nevrálgico era o uso de cloroquina defendido por Bolsonaro para tratamento dos pacientes de coronavírus. Nelson Teich é bastante cauteloso em suas manifestações públicas sobre o tema. Na terça-feira (12), em postagem no Twitter, ressaltou a questão dos efeitos colaterais do medicamento:

Auxílio Emergencial: Governo publica calendário de pagamento da 2ª parcela


O governo publicou o calendário do pagamento da 2ª parcela do auxílio emergencial de R$ 600 na edição de hoje do Diário Oficial da União. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou com vetos a lei que amplia as pessoas aptas a receberem a quantia durante o período da pandemia do coronavírus. Segundo a portaria assinada pelo Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, os beneficiários que tenham recebido a primeira parcela até o dia de 30 de abril receberão o crédito da segunda parcela em poupança social digital aberta em seu nome de acordo com a data de nascimento.
Nestas datas, os recursos estarão disponíveis apenas para o pagamento de contas, de boletos e para realização de compras por meio de cartão de débito virtual.
Confira abaixo:
  • 20 de maio: nascidos em janeiro e fevereiro 21 de maio:
  • nascidos em março e abril 22 de maio:
  • nascidos em maio e junho 23 de maio:
  • nascidos em julho e agosto 25 de maio:
  • nascidos em setembro e outubro 26 de maio:
  • nascidos em novembro e dezembro.
Segundo a portaria, “para fins de organização do fluxo de pessoas em agências bancárias e evitar aglomeração”, os recursos estarão disponíveis para saques e transferências bancárias conforme o seguinte calendário. Leia Mais

Notícia boa: Em teste, professor de Oxford diz que vacina contra covid-19 pode estar pronta em junho


Centenas de pessoas na Inglaterra foram vacinadas em um teste para encontrar uma maneira de combate ao novo coronavírus. Segundo o portal Uol, a informação foi divulgada pelo professor de medicina da Universidade de Oxford, Sir John Bell, em entrevista ao programa “Today”, da Rádio 4 da BBC. O médico disse que o desafio será a produção em grade escala, caso o resultado seja positivo.
“Também queremos garantir que o resto do mundo esteja pronto para fazer esta vacina em larga escala para chegar às populações dos países em desenvolvimento, por exemplo, onde a necessidade é muito grande”, contou. A previsão é que os resultados dos testes estejam disponíveis em junho.
O teste contra a covid-19 começou a ser feito em voluntários humanos no fim de abril, por uma equipe de pesquisadores da universidade. Uma equipe do Imperial College também deve começar testes em humanos no próximo mês. Enquanto a vacina de Oxford tem o objetivo de estimular o sistema imunológico usando um vírus da gripe comum, o Imperial College usará gotículas de líquido para transportar o material genético necessário para a corrente sanguínea.
BN

Ipiaú tem 160 casos de Covid-19 com mais 2 positivos e quarta morte


A Secretaria Municipal de Saúde comunicou na noite dessa quinta feira (14) a descoberta de mais dois casos de Covid-19 no município, um deles a diarista de 30 anos que faleceu no Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus, a quarta vítima fatal da doença no município.
Agora são 160 casos confirmados, 514 suspeitos, 168 descartados, enquanto 28 aguardam resultado, 22 pessoas estão recuperadas e 821 estão em quarentena.

Informações do Ipiaú Online