Bahia registra 4.204 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas


Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.204 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +2,8%), 43 óbitos (+1,3%) e 3.567 curados (+2,7%). Dos 153.313 casos confirmados desde o início da pandemia, 136.511 já são considerados curados, 13.532 encontram-se ativos e 3.270 tiveram óbito confirmado.
Os casos confirmados ocorreram em 407 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (35,54%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (3.533,62%), Itajuípe (3.250,21%), Dário Meira (3.062,56%), Ipíaú (2.807,75%) e Almadina (2.800,15%). Os municípios que não possuem casos do novo coronavírus são: Brejolândia, Brotas de Macaubas, Canápolis, Érico Cardoso, Gavião, Ipupiara, Novo Horizonte, Santana, Sítio do Mato, Tanque Novo.
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 30.8998 casos descartados e 80.151 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas destas terça-feira (28).

Tancredo Neves: Prefeito é denunciado por não recolher INSS de servidores desde 2017

Toin do Bó, prefeito de Presidente Tancredo Neves
 (Foto: Reprodução / Facebook)

A prefeitura de Presidente Tancredo Neves, localizado no Baixo Sul, foi denunciada ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por não realizar o recolhimento previdenciário dos servidores municipais nos anos de 2017, 2018 e 2019. A denúncia foi movida pelo vereador Olímpio Souza Barreto junto ao Ministério Público de Contas do Estado da Bahia (MPC-BA).

Conforme a denúncia, “os servidores que têm procurado a agência do INSS para fazer cálculos de eventual aposentadoria, se deparam com a lacuna de três anos em seus recolhimentos”. A prática, segundo o vereador, estaria ocorrendo desde o início do mandato do prefeito Antônio dos Santos Mendes, o Toin do Bó (MDB), acumulando um débito de R$ 23,3 milhões.

O gestor de Presidente Tancredo Neves foi notificado no dia 18 de fevereiro de 2020, obteve vistas da denúncia, mas não apresentou defesa. A investigação então foi iniciada, tendo o MPC-BA chegado à conclusão de que a prefeitura realmente não estava realizando o devido recolhimento previdenciário.

“Estes dados permitem inferir que a gestão municipal não está pagando as contribuições do empregador nos valores devidos ao longo destes três exercícios, inclusive no exercício de 2019 não foi realizado qualquer contribuição patronal, incorrendo em descumprimento aos incisos I e II, art. 22 da Lei Federal nº 8.212/91”, diz o relatório técnico do TCM, assinado pelo auditor estadual de controle externo, Clésio Pires Queiroz.

“Acrescente-se que pelas diferenças de valores expostos observa-se que as retenções realizadas sobre as remunerações dos servidores, para fins de arrecadar a contribuição do segurado, não foram devidamente recolhidas ao INSS, o que constitui indícios de apropriação indébita previdenciária, tipificada no art. 168-A do Decreto-Lei nº 2.828/40”, aponta o relatório.

“Em síntese, constata-se que a Prefeitura Municipal de Presidente Tancredo Neves nos exercícios de 2017, 2018 e 2019 não efetuou os devidos recolhimentos previdenciários, quer seja a contribuição patronal, quer seja a contribuição dos servidores, conforme estabelecem os arts. 20, incisos I e II do art. 22 e art. 30 da Lei Federal nº 8.212/91, que dispõe sobre a organização da seguridade social e seu custeio”, resumiu o auditor.

O TCM encaminhou ao prefeito Toin do Bó, no último dia 14 de julho, uma notificação, com prazo regimental de 20 dias para apresentação de defesa.

Do Bahia Notícias 

Atlético de Alagoinhas vende ingresso virtual para jogo de ida da semifinal do Baianão



Do Bahia Notícias 

O Atlético de Alagoinhas deu início à venda de ingressos virtuais, por R$ 10, para o jogo de ida do confronto da semifinal do Campeonato Baiano contra a Juazeirense. As duas equipes se enfrentam nesta quarta-feira (29), às 21h30, no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, com portões fechados. A partida terá transmissão ao vivo pela TV Bahia.

A arrecadação com a venda dos bilhetes virtuais será para cobrir as despesas do clube e custos da competição. Além de ajudar o Carcará, o torcedor concorrerá a uma camisa do time autografada pelo elenco. O vencedor do sorteio receberá o prêmio entregue pelo jogador preferido. O ingresso pode ser comprado através do site Mercado Pago.

Além de buscar uma inédita classificação à final do Baianão, o Atlético de Alagoinhas sonha com uma vaga na Copa do Brasil. O confronto com a Juazeirense será disputado em dois jogos e o duelo de volta será no próximo domingo (2), às 16h, no Carneirão, em Alagoinhas, também sem a presença do público.




Rui entrega veículos para 120 prefeituras; investimento supera R$13 mi


O governador Rui Costa participou, na manhã desta terça-feira (28), da entrega de ambulâncias, ônibus rurais escolares, tratores agrícolas com e sem implementos e ainda veículos administrativos. A ação, que aconteceu em um evento fechado no Parque de Exposições de Salvador, envolveu mais de R$ 13 milhões em investimentos e beneficia diretamente 120 prefeituras de diferentes regiões do território baiano.

Ao todo, foram 48 ambulâncias, 44 veículos administrativos, 37 ônibus rurais escolares e 18 tratores agrícolas, sendo oito com implementos e dez sem.

O governador lembrou que os recursos são fruto de emendas parlamentares e que os municípios são os que mais ganham quando há uma boa relação entre governo e parlamento. "Dentre os veículos entregues hoje, temos ambulâncias que vão fortalecer esse momento de pandemia da Covid-19, reforçando a Atenção Básica, inclusive na zona rural de muitos municípios. Além disso, outros veículos foram entregues para dar mais mobilidade às equipes de saúde e de outras áreas pelo interior da Bahia", explicou Rui Costa.

Prefeito de Nova Soure, Luis Cássio, mais conhecido como Cassinho, garante que a ambulância que recebeu vai fazer a diferença para o município. "Nova Soure é uma cidade carente e pobre que vem evoluindo muito na área da saúde e esse equipamento chega em uma hora importante, num momento de crise", assegurou. 

Já o prefeito de Euclides da Cunha,  Luciano Pinheiro, recebeu as chaves de um ônibus rural escolar. "Um transporte como esse, de qualidade, só vem para alavancar a educação da nossa cidade. São cerca de 12 mil estudantes atendidos pela frota de transporte escolar diariamente e esse veículo de primeiro mundo vai garantir mais conforto e segurança a essa turma", destacou o gestor municipal.

As secretarias estaduais envolvidas na iniciativa são a da Saúde (Sesab), da Educação (SEC) e da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri).

CONFIRA AS ENTREGAS POR MUNICÍPIO   Leia Mais

Autoescolas passam a oferecer aulas pela internet com validação do Detran-BA


Teve início nesta terça-feira (28) as aulas remotas para os alunos de autoescolas na Bahia. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) desenvolveu um sistema eletrônico junto ao Centro Virtual do Sindicato das Autoescolas (Sindauto) para a realização de aulas teóricas para o curso de formação de condutores. As autoescolas de toda à Bahia poderão escolher se vão aderir ao modelo para novas turmas. A medida já foi autorizada pelo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), porém ela não é obrigatória, podendo o aluno escolher realizar o curso ou esperar o retorno das aulas presenciais que ainda não tem prazo estabelecido. Referente ao prazo do laudo para a primeira habilitação, que era de 12 meses,  ele foi prorrogado para 18 meses devido a pandemia da Covid-19. Para mais informações, acesse o site do Detran clicando aqui.

Morre o apresentador do SporTV, Rodrigo Rodrigues aos 45 anos no Rio de Janeiro


O apresentador do "SporTV", Rodrigo Rodrigues morreu, aos 45 anos, no início da tarde desta terça-feira (28) no Rio de Janeiro. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Unimed-Rio, desde o último sábado (25).

Diagnosticado com Covid-19 há cerca de 15 dias, Rodrigo Rodrigues estava afastado do trabalho quando deu entrada no hospital no último sábado. Ele teve confirmada uma trombose venosa cerebral (TVC) e foi submetido a uma cirurgia no último domingo (26).

Contratado pelo Grupo Globo em janeiro de 2019, Rodrigo Rodrigues era um dos principais apresentadores do SporTV comandando os programas "Troca de Passes", "Redação SporTV", "SporTV News", "Tá na Área"e "Seleção SporTV", além de ser considerado eventual substituto de Felipe Andreoli, no "Globo Esporte", da TV Globo. Além da Vênus Platinada, o jornalista trabalhou em diversas emissoras como a TV Cultura, ESPN Brasil, Band, Gazeta e Esporte Interativo. E foi locutor e apresentador da Rádio Globo, em São Paulo.

Rodrigo Rodrigues não se limitou ao trabalho como jornalista esportivo. Ele também atuou na área cultural em programas como "Vitrine", da TV Cultura, "5 Discos", da Gazeta, e "Cor de Rosa", do SBT. Como escritor, lançou livros como "As Aventuras da Blitz", que contava a trajetória do grupo musical, e "London London", guia para conhecer Londres de metrô. Guitarrista, ele tocou na banda "The Soundtrackers", e chegou a apresentar o quadro "Ding Dong", do Domingão do Faustão.

Inscrições para o FIES começam nesta terça-feira (28)


As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) se iniciam nesta terça-feira (28) com cerca de 30 mil vagas sendo ofertadas. Asvagas do FIES são para o processo seletivo do 2° semestre de 2020. Para se inscrever basta acessar o site oficial do programa http://fies.mec.gov.br/ e preencher as informações. As inscrições ficarão abertas até a próxima sexta-feira (31) e os resultados serão divulgados no dia 4 de agosto pelo portal oficial. Para participar é necessário se enquadrar nos pré-requisitos estabelecidos, dentre eles, uma renda mensal bruta familiar de até três salários mínimos e uma média superior a 450 pontos no ENEM.


Ibirataia: Animais na pista causam perigo para motoristas na BA-120

Foto: Jeferson/Tesouras Notícias

A presença constante de animais na rodovia BA-120, trecho que liga Ibirataia e o Distrito de Algodão tem causado perigo aos motoristas que trafegam na rodovia no dia a dia (a noite e durante o dia). Na noite desta segunda-feira (27), vários animais foram flagrados por  um internauta que dirigia seu veículo, passando um grande susto e por pouco não causou um grave acidente logo após a saída da cidade, no bairro Alto do Mirante. De acordo o ibirataense Jeferson Santos, o poder público ou responsáveis tem que tomar medidas urgentes para evitar a presença de animais na pista, antes que aconteça uma tragédia. 


Tesouras Notícias 

Aniversariante do dia


O Blog Tesouras Notícias parabeniza no dia de hoje (27/07), o aniversariante JAIRO LUIZ COSTA, desejando-lhe muitos anos de vida, saúde paz e realizações. Que Deus lhe proteja sempre, concedendo-lhe muitas felicidades. Parabéns! Feliz Aniversário! São os nossos sinceros votos. 


Tesouras Notícias 



Republicanos ingressa em bloco de 4 partidos e não abre mão da vice de Bruno Reis


Dirigentes de 5 partidos participaram de uma reunião nesta segunda-feira (27/07), na sede do Republicanos, em Salvador. O bate-papo contou com as presenças dos deputados Márcio Marinho e Jurailton Santos, além do vereador Luiz Carlos, ambos do Republicanos; Alexandro Futuca, presidente estadual do MDB; Geraldo Júnior, presidente do MDB em Salvador; Benito Gama, presidente estadual do PTB; Luciano Araújo, presidente do Solidariedade/Ba; e Héber Santana, presidente estadual do PSC.
“A partir de hoje, o Republicanos integra este bloco partidário. Agradecemos aos outros partidos, aos seus dirigentes, e estamos cada vez mais unidos. Vamos trabalhar para a vitória de Bruno Reis e estamos aqui com os principais partidos desta base. Não abrimos mão de indicar o vice na chapa, seja ele Geraldo Júnior ou outro. Estes partidos, seus parlamentares e lideranças serão os agentes que estarão no front da batalha na campanha eleitoral”, afirmou Márcio Marinho.
“Agradeço a deferência do Republicanos com relação ao meu nome. Ficando claro que ainda não está decidido o nome que nós vamos indicar, juntos. Mas o importante é que este bloco está unido e mais forte do que nunca”, diz Geraldo Júnior.
Já Luciano Araújo frisou que “este bloco está unido nas eleições de 2020. Com a chegada do Republicanos, o bloco ganha mais musculatura , seja em Salvador ou no interior”.
Do informe Baiano

Vitória empata com Doce Mel e está eliminado do Campeonato Baiano


O Vitória está eliminado do Campeonato Baiano. O Leão empatou em 2 a 2 com o Doce Mel na tarde deste domingo (26), no Joia da Princesa, em Feira de Santana, pela nona e última rodada da primeira fase. O time de Ipiaú chegou a ficar na frente no placar por duas vezes, com Maurício e Igor. Enquanto Alisson Farias marcou os dois gols do Rubro-Negro. Os quatro tentos saíram no primeiro tempo. 

O Leão termina sua participação no Baiano 2020 na quinta posição da tabela com 13 pontos. Em nove jogos disputados, o Rubro-Negro venceu três, empatou quatro e perdeu dois. A equipe marcou 13 gols e sofreu 12. Já o Doce Mel, ficou na nona colocação com oito pontos, sendo uma vitória, cinco empates e três derrotas. O ataque anotou 14 tentos e a defesa foi vazada 18 vezes.

O Vitória só volta a jogar no dia 8 de agosto, um sábado, às 19h, para enfrentar o Sampaio Corrêa, no Barradão, na estreia da Série B do Brasileiro.

O JOGO 

Precisando fazer o resultado para seguir no Baianão, o Leão partiu para cima da equipe de Ipiaú e logo aos três minutos de bola rolando chegou à meta do adversário. Mateusinho avanço pelo meio e tocou para Alisson Farias, que pegou mal. Na sobra, Mateusinho chutou para a defesa de Nilton. Dez minutos depois, o Rubro-Negro chegou novamente. Mateusinho recebeu passe de Matheus Tenório que cruzou para o meio da área. Alisson Farias chegou batendo para boa defesa de Nilton. Porém, o Doce Mel respondeu em seguida. Maurício aproveitou a falha do Leão, partiu sozinho pela esquerda, invadiu a área e bateu com perigo. A bola bateu na rede, mas pelo lado de fora do gol rubro-negro.

Aos 17, Nilton salvou o Doce Mel novamente. Mateusinho descolou lançamento para Matheus Tenório, que rolou para Eron na pequena área. O atacante finalizou de cavadinha, mas Nilton evitou que o placar fosse inaugurado.

Doce Mel abre o placar
Numa falha da defesa do Vitória, o Doce Mel abriu o placar no Joia da Princesa aos 27 minutos. Na disputa, Jean ficou com a bola e, na saída de César, tocou para Maurício que só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol. Doce Mel 1x0 Vitória


Leão empata
O Vitória empatou o jogo aos 32 minutos. Numa jogada pelo meio, Alisson Farias recebeu na entrada da área, dominou, invadiu e tocou na saída de Nilton deixando tudo igual em Feira de Santana. Doce Mel 1x1 Vitória


O Leão quase virou aos 34. Alisson Faria enfiou para Léo que cruzou. Guilherme Rend aproveitou e chutou forte, mas Nilton conseguiu fazer a defesa. Aos 44, foi a vez do time de Ipiaú. Bravo soltou a bomba da intermediária e obrigou César a fazer a defesa em dois tempos.

Doce Mel faz o segundo
Doce Mel fez o segundo já nos acréscimos do árbitro, aos 46. Maurício puxou o contra-ataque pela esquerda, ajeitou e bateu forte para a defesa de César. No rebote, Igor chutou e balançou as redes. Doce Mel 2x1 Vitória


Vitória deixa tudo igual novamente
Mas no apagar das luzes, o Leão deixou tudo igual aos 47. Alisson Farias recebeu na esquerda e chutou. A bola desviou na defesa e entrou no fundo do gol. Doce Mel 2x2 Vitória


Segundo tempo

O Vitória voltou dos vestiários com duas alterações. Guilherme Rend deu lugou a Romisson, enquanto Ruan Levine entrou no lugar de Matheus Tenório. Já o Doce Mel voltou com a mesma formação da etapa inicial. E quem tomou a primeira iniciativa foi o Leão. Mateusinho bateu colocado na entrada da área e a bola passou perto da meta de Nilton.

Aos oito minutos, Eron desperdiçou ótima chance de colocar o Leão na frente. Na bola sobrada, ele dominou na marca do pênalti, limpou o marcador, mas chutou em cima da marcação.

César salvou o Vitória aos 19 minutos. Mesmo sem ângulo, Bravo recebeu na ponta direita e chutou cruzado. O goleiro rubro-negro fez a defesa. Três minutos depois o Leão respondeu. Rafael Carioca cruzou, a zaga do Doce Mel afastou e a bola sobrou com Jonathan Bocão. Ele ajeitou e bateu, mas a bola desviou na marcação.

FICHA TÉCNICA

Doce Mel 2x2 Vitória
Campeonato Baiano – 9ª rodada
Local: Joia da Princesa, em Feira de Santana
Data: 26/07/2020 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Edvalter Marinho (CBF-BA)
Assistentes: Marcos Welb Rocha de Amorim (CBF-BA) e Daniella Coutinho Pinto (CBF-BA)

Cartões amarelos: Joadson, Fabiano (Doce Mel) / Eron, Gabriel Furtado (Vitória)
Gols: Maurício, Igor (Doce Mel) / Alisson Farias, duas vezes (Vitória)

Doce Mel: Nilton; Igor, Helbert, Carlão e Henrique Santos; Mychel (Fabiano), Jean (Robinho), Joadson e Aleff (Adnael); Maurício (Binho) e Bravo (Cal). Técnico: Índio.

Vitória: César; Léo Morais (Jonathan Bocão), Gabriel Furtado (Maykon Douglas), John e Rafael Carioca; Guilherme Rend (Romisso), Fernando Neto (Figueiredo) e Tenório (Ruan Levine); Alisson Farias, Eron e Mateusinho. Técnico: Bruno Pivetti.

Bahia Notícias 

Baianão 2020: Doce Mel e Vitória se enfrentam na tarde desse domingo no Joia da Princesa

Foto: Edir Pires/Doce Mel

Vitória e Doce Mel chegam à última rodada do Campeonato Baiano em situações distintas. Enquanto o Rubro-Negro precisa vencer e secar adversários diretos para conseguir a classificação para as semifinais, o time de Ipiaú garantiu a permanência na elite do futebol estadual e não possui qualquer aspiração na competição. As duas equipes se enfrentam neste domingo, às 16h, no estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana.
O Vitória vem de três partidas sem vencer no campeonato, sequência que tirou o time do G-4. Atualmente, o Rubro-Negro ocupa a 6ª colocação, com 12 pontos. Para avançar na competição, será preciso vencer e torcer por uma combinação de resultados que inclui um empate entre Bahia de Feira e Juazeirense.
Já o Doce Mel, que goleou o Jacobina na última rodada, entra em campo para cumprir tabela. No primeiro ano em que disputa a primeira divisão do futebol baiano, o Azulão já não tem qualquer possibilidade matemática de ser rebaixado ou alcançar o G-4. A tendência é que o técnico Índio Ferreira repita a escalação utilizada contra o Jacobina, com Nilton; Igor, Helbert, Carlão e Henrique Santos; Cal, Joadson Bola, Jean e Aleff; Maurício e Adnael. 

Informações do Globo Esporte

Morre o radialista Elival Vieira, o Saldanha “Gogó de Ouro”


Faleceu nesse sábado (25), o radialista Elival Vieira dos Santos, de 70 anos, mais conhecido Saldanha, o “Gogó de Ouro” acometido por um infarto, por volta do meio dia, vindo a óbito momentos depois..
Saldanha, figura irreverente do radialismo regional, trabalhou em diversas emissoras de Ilhéus.  Nosso editor, Francisco Seixas, participou como repórter em um programa na Rádio Bahiana, em 2006, que tinha Saldanha como âncora, o Resenha Geral.
Além de radialista, promovia sempre eventos para homenagear empresários e a imprensa regional. Sempre bem humorado, no carnaval de Ilhéus ele realizou o camarote " Dubai é aqui".
Com informações do Blog do Chico

Governo federal pega empréstimo de US$ 350 milhões para bancar auxílio emergencial


O governo brasileiro garantiu, na sexta-feira (24), um empréstimo de US$ 350 milhões. O montante, liberado pela Corporação Andina de Fomento (CAF), foi solicitado a organismos multilaterais, a exemplo do Banco Mundial.

Segundo informações da coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o dinheiro será usado para ajudar a pagar o Auxílio Emergencial. No início do mês, o jornal divulgou que a previsão de custo total do programa, após a prorrogação, passou a ser de R$ 254,2 bilhões, o equivalente a US$ 48,5 bilhões.

APLB Sindicato de Ibirataia comemora a aprovação da PEC do novo FUNDEB pela Câmara


A APLB Sindicato Núcleo de Ibirataia, através de sua diretoria comandada pela professora Tilma Marques, comemorou a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/15, que torna permanente o Fundo de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais de Educação.

O texto-base da proposta foi aprovado em segundo turno na última terça-feira (21) por 492 votos a 6, além de 1 abstenção. Pouco antes, no primeiro turno, o placar da votação foi de 499 votos a 7. A PEC seguirá para o Senado. Para a presidente da entidade de Ibirataia, a aprovação da PEC é sem dúvida uma vitória da educação. 

Algodão: Vândalos destroem guarita na entrada do Tabocal



A guarita construída na gestão do ex-prefeito Jorge Abdon Fair, na entrada que dá acesso à região do Tabocal, zona rural do Distrito de Algodão, foi alvo de destruição por vândalos na noite desta quinta-feira (23). De acordo informações, moradores escutaram o barulho da queda da cobertura por volta das 21h, porém, devido o local escuro, não deu pra ver os autores do ato de vandalismo.  .

A guarita que fica próximo a BA-120, e serve para os transeuntes e pedestres aguardarem transporte, além de proteção em momento de chuva no local. Vale ressaltar que o Código Penal em seu art. 163, prevê pena de detenção de 1 (um) a 6 (seis) meses ou multa para quem causa dano ao patrimônio público. “Ficamos indignados com a ação de pessoas que só pensam em destruir o patrimônio do povo”, disse um morador da região.


Tesouras Notícias  

Doce Mel vence de goleada o Jacobina e garante a permanência na Série A do Campeonato Baiano


O Doce Mel Esporte Clube retornou a campo na tarde desta quinta-feira, 23, contra a equipe do Jacobina, em jogo válido pela oitava rodada do Baianão 2020. Após 4 meses de paralisação, a competição teve retorno confirmado pela FBF. A equipe ipiauiense não deu nenhuma chance para o Jegue da Chapada, venceu com propriedade, aplicando uma goleada de 4 a 0. Os gols foram marcados por Adnael, Maurício, Aleff e Robinho. Essa foi a primeira vitória do Doce Mel, que foi aos 07 pontos ganhos na competição, deixando o Jacobina com apenas um ponto. O resultado garante matematicamente o Doce Mel na primeira divisão, enquanto rebaixa a equipe do centro norte baiano. O jogo foi realizado na Arena Cajueiro, em Feira de Santana. Na última rodada da primeira fase, o Doce Mel enfrentará o Vitória, no próximo domingo, 26, no estádio Jóia da Princesa, também em Feira de Santana. 

Informações do Giro

Quase metade dos domicílios brasileiros receberam auxílio emergencial em junho


Aproximadamente 29,4 milhões (43%) de domicílios brasileiros receberam algum tipo de auxílio emergencial do governo relacionado à pandemia do novo coronavírus em junho, informou nesta quinta-feira (23) o IBGE em sua segunda divulgação mensal da Pnad Covid.
De acordo com o instituto, foram 3,1 milhões de lares beneficiados a mais na comparação com o mês anterior, quando cerca de 38,7% do total de domicílios do país havia recorrido a algum tipo de auxílio do governo para enfrentar a crise causada pela pandemia.
Quase metade da população (49,5%), ou 104,5 milhões de pessoas, viviam em casas em que pelo menos um morador foi beneficiado com o auxílio em junho. Segundo o IBGE, a população mais pobre foi mais beneficiada com o auxílio, recebendo 75,2% das transferências.

TCM avalia gastos municipais com pandemia


O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) disponibilizou as respostas encaminhadas pelas prefeituras dos 417 municípios baianos sobre os gastos com pessoal, bens e serviços que estão sendo realizados para o combate à disseminação da Covid-19. O objetivo do TCM é acompanhar de perto e obter informações sobre os atos praticados pelos gestores municipais, com a maior brevidade possível, de modo a reforçar a missão orientadora da Corte de Contas e estimular o uso eficiente e regular dos recursos públicos. As informações estão disponíveis para consulta no “Painel de Informações Covid-19”, no site do TCM.
O questionário foi direcionado aos responsáveis pelo controle interno das administrações municipais com o propósito de obter informações sobre contratações para a realização de obras ou prestação de serviços, assim como outros procedimentos executados pelo Executivo em relação ao combate da pandemia do coronavírus. Segundo o superintendente de Controle Externo do TCM, Antônio Emanuel de Souza, a disponibilização destas respostas ao cidadão visa fomentar o controle social. O questionário aborda os seguintes temas: Ações de enfrentamento à Covid-19; Processo de contratação (licitação/dispensa); Processo de Contratação (execução do contrato); Pessoal; Orçamento público; Lei de Responsabilidade Fiscal; PNAE/PNAN; Auxílio financeiro; Outros.

Jacobina perde para o Doce Mel e cai para a Série B do Campeonato Baiano


O Jacobina está rebaixado para a Série B do Campeonato Baiano. Lanterna da competição, o Jegue da Chapada perdeu para o Doce Mel por 4 a 0 na tarde desta quinta-feira (23), na Arena Cajueiro, em Feira de Santana e já não tem mais chances de deixar a última posição. Os gols da Doce Mel foram marcados por Adinael, Jean, Alef e Robinho.

Antes da volta do Campeonato Baiano após a paralisação por conta da pandemia, a diretoria do Jacobina havia entrado com um processo no Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJDF-BA) contra o retorno do Campeonato Baiano, alegando que a Federação Bahiana de Futebol havia imposto a data de retorno dos jogos. Entretanto, o pedido foi indeferido (leia mais) e o clube precisou montar o time às pressas para o jogo desta quinta (veja aqui). 

Com o resultado da partida, o Jegue irá finalizar a temporada na décima colocação, enquanto o Doce Mel vai a sete pontos e se garante na elite do estadual na nona posição. O Jacobina fecha a competição contra o Vitória da Conquista, no Lomanto Júnior, e o Doce Mel enfrenta o Vitória, no Joia da Princesa. As partidas acontecem no próximo domingo (26), 16h.

PRF e CIPE-CENTRAL apreendem quase 30 Kg de maconha na BR 330 em Jitaúna


Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da CIPE-CENTRAL apreenderam quase 30 Kg de maconha na manhã de hoje (23) durante fiscalização de combate a criminalidade, em Jitaúna (BA), distante 190 quilômetros da capital baiana. Inicialmente, as equipes desconfiaram de um veículo Chevrolet/Spin transitando na rodovia em atitude suspeita, quando resolveram abordá-lo na altura do quilômetro 790 da BR 330. Na abordagem, motorista e passageiro, demonstraram intenso nervosismo e desconforto com a presença da polícia. Durante a entrevista, os policiais descobriram que os ocupantes da Spin seguiam em comboio com um segundo veículo, uma caminhonete Nissan/Frontier.

Droga apreendida

Diante da fundada suspeita, prontamente, os policiais iniciaram incursões e conseguiram abordar a caminhonete logo mais a frente, com 02 ocupantes. Mais uma vez, estranharam o comportamento e a história contada pelos ocupantes da caminhonete, e diante das contradições na entrevista decidiram vistoriar o veículo, quando encontraram 37 tabletes de maconha prensada, envoltos a jalecos e material hospitalar. Após pesagem, a droga totalizou 28,950 Kg (vinte e oito quilos e novecentos e cinquenta gramas). O quarteto, veículos e carga ilícita foram levados para a Delegacia de Polícia Federal de Vitória da Conquista (BA) para lavratura do flagrante e demais procedimentos cabíveis. Mesmo no cenário da pandemia gerada pelo novo coronavírus, a PRF continua atenta e atuante no enfrentamento à criminalidade e no combate ao tráfico de drogas em todo o Brasil.

Fonte: Nucom/PRF

Doce Mel enfrenta o Jacobina na arena Cajueiro em Feira de Santana nesta quinta-feira



A equipe do Doce Mel Esporte Clube, enfrentará nesta quinta-feira (23), o Jacobina em jogo válido pela 8ª rodada do Campeonato Baiano Série A. O jogo acontecerá na Arena Cajueiro em Feira de Santana às 16:00h.

O time da polpa com quatro pontos no certame luta pela permanência na elite do futebol baiano. Por outro lado o Jegue da Chapada, como é conhecido, lanterna do Campeonato Baiano havia acionado o Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia (TJDF-BA) com um mandado de garantia para suspender a retomada do Campeonato Baiano 2020, alegando que por conta da pandemia do coronavírus não teria condições para que a competição voltasse a ser disputada, porém, o pedido foi indeferido pelo TJDF-BA.

Vale lembrar que a partida entre Jacobina e Doce Mel é decisiva na luta contra o rebaixamento do estadual, já que o clube de Ipiaú possui quatro pontos e seria ultrapassado pelo Jacobina em caso de derrota.

Diante do crescimento no número de casos do coronavírus em algumas regiões da Bahia, o estadual não terá partidas em Ipiaú, Jacobina e Alagoinhas.

Veja os demais jogos da rodada Aqui

Tesouras Notícias 


Ponte Ilhéus-Pontal não foi construída pelo governo Bolsonaro; obra é do governo da Bahia


Do Bahia Notícias 


Não é verdade que a ponte estaiada Ilhéus-Pontal foi feita com recursos do governo Jair Bolsonaro. A construção, que custou mais de R$ 100 milhões, foi custeada pelo governo da Bahia. Mas a informação falsa tem circulado nas redes sociais e, nesta quarta-feira (22), o Bahia Notícias chegou a receber um vídeo em que um homem agradece ao presidente da República pela “obra magnífica”, destacando o orgulho que sente em ser bolsonarista.

As imagens foram compartilhadas com a marca do deputado federal Abílio Santana (PL-BA), sugerindo que o vídeo teria sido compartilhado por ele, o que parlamentar nega. Por meio de sua assessoria, Santana informou ao BN “que ficou surpreso ao tomar conhecimento do vídeo” e que desconhece o autor do conteúdo - além de agradecer a Bolsonaro, o narrador também cumprimenta Santana.

“O parlamentar garante que ninguém da sua equipe de comunicação produziu material nesse sentido, muito menos publicou o vídeo em questão. Abílio Santana afirma, ainda, que vai investigar para entender o porquê usaram de forma irresponsável, sem autorização, a sua marca para propagar inverdades. O deputado repudia esse tipo de jogo sujo e rasteiro, típico de uma oposição que não engoliu a derrota”, ressaltou no texto.

A ponte em questão foi inaugurada pelo governador Rui Costa (PT) no último dia 1º, após cerca de quatro anos em obras. A previsão era de que ela fosse concluída em 2019, mas, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), o prazo foi prorrogado para atender a execução da urbanização do acesso viário sul e da iluminação cênica não prevista no projeto original.

Aneel proíbe corte de energia até o fim do ano para famílias de baixa renda


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) proibiu, nesta terça-feira (21), o corte de energia elétrica de famílias de baixa renda, por falta de pagamento, até o fim do ano. A regra já tinha sido definida mas, por enquanto, só tinha validade até o fim de julho. A diretoria da agência reguladora decidiu estender essa norma até o fim do estado de calamidade pública pela pandemia do coronavírus, decretado pelo Congresso Nacional e válido até 31 de dezembro.
Essa prorrogação só vale para os consumidores enquadrados como “baixa renda”, beneficiados pela Tarifa Social de Energia Elétrica. Para as demais residências e para imóveis comerciais, o prazo de 31 de julho está mantido. A primeira regra sobre o tema foi definida em março. Naquele momento, a Aneel também autorizou as distribuidoras de energia a emitir as faturas com base no consumo médio dos 12 meses anteriores, ou na leitura feita pelo próprio consumidor – a ideia era evitar que os técnicos das concessionárias entrassem nas casas.
Nesta terça, a Aneel também aprovou um calendário de retomada de a partir de 1º de agosto, desde que haja aval das autoridades locais de saúde. A lista inclui o atendimento presencial e a entrega da fatura impressa. Até o dia 31 de agosto, as empresas também devem retomar os serviços solicitados pelos consumidores, como ressarcimento por danos em equipamentos.