Jequié: Com CNH comprada por R$ 2.500,00, motorista é preso e Corolla é recuperado pela PRF


Na manhã de hoje (10), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem de 37 anos por uso de documento falso. A ação foi registrada por volta das 09h30, no KM 677 da BR 116, trecho do município baiano de Jequié.

Ao fiscalizar o trecho, os PRFs abordaram um Ford/Fiesta para verificação e, ao checar a documentação do condutor no banco de dados constataram que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apresentada por ele, possuía sinais evidentes de inautenticidade.

Indagado pela equipe, o motorista relatou que sua CNH original havia sido suspensa por excesso de pontos e para não ficar sem dirigir, optou por comprar o documento ilícito pagando a quantia de R$ 2.500,00 reais. O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária local onde responderá por uso de documento falso.

Também no dia de hoje:


Na tarde de hoje 10 de julho, o proprietário do veículo visitou a unidade PRF em Jequié(BA) para agradecer ao agentes federais pela excelência dos serviços prestados à sociedade. 
Entenda ao caso: 
Um automóvel roubado foi recuperado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em uma abordagem no KM 677 da BR-116, em Jequié, Região Sudoeste da Bahia. O fato aconteceu na tarde do dia 08 de julho e o condutor de 38 anos foi detido, por suspeita de receptação e uso de documento falso.
Inicialmente, foi dada ordem de parada ao veículo Toyota/Corolla, com placas de Volta Redonda (RJ). Durante a fiscalização, foram solicitados documentos pessoais dos ocupantes e do veículo.
Após realizadas consultas ao sistema de segurança, os agentes federais constataram que o documento apresentado pelo condutor apresentava indícios de falsificação. Constatou-se que o CRLV apreendido pertence a um lote furtado de órgão de trânsito do município carioca de Miracema.
Os PRFs detectaram também que se tratava de um veículo com características de identificação adulteradas, visto que o Corolla original possuía registro de roubo datada de junho/2019 em Niterói (RJ). As placas do carro foram trocadas de um veículo da mesma marca e modelo, para tentar ‘burlar’ fiscalizações da polícia.
Aos policiais, o motorista informou que o carro é de propriedade de um colega de trabalho que mora em Valença (BA). assista!



Do Jequié News

Governo disponibiliza hidroxicloroquina e azitromicina para pacientes do SUS com coronavírus


O Governo da Bahia disponibilizou, mediante prescrição médica, o uso da associação dos medicamentos hidroxicloroquina e azitromicina para pacientes internados no Sistema Único de Saúde (SUS) com diagnóstico positivo para Covid-19.
De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesab), para que todos os municípios possam fazer uso, “os medicamentos foram descentralizados, através dos núcleos regionais, tornando-os disponíveis para que os médicos possam, sob sua responsabilidade profissional, prescrever em ambiente hospitalar”.
“Nessas condições, a medicação continua disponível para uso médico”, reiterou a Sesab, em uma publicação feita nas redes sociais na tarde deste sábado (11).
Confira:

Rui decreta toque de recolher para 44 municípios e prorroga medidas na RMS


Após reuniões virtuais com prefeitos e prefeitas entre quarta e sexta-feira (10), o governador Rui Costa estabeleceu, em conjunto com as administrações municipais, medidas mais duras para barrar o crescimento da disseminação da Covid-19 em 62 cidades. 

Em decreto publicado neste sábado (11), o governador determinou toque de recolher para 44 cidades e estendeu a medida para outras 31. 

As ações anunciadas serão mais duras nos municípios que apresentam as maiores taxas de crescimento da doença na Bahia. Para categorizar as ações, a gestão estadual dividiu os municípios atingidos em três “anexos”, que terão níveis diferentes de medidas. 

Entre as ações que serão adotadas estão a restrição de circulação de pessoas à noite, a restrição de atividades econômicas e a delimitação do horário de funcionamento dos serviços essenciais. O governo da Bahia ainda encaminhou ofício ao Tribunal de Justiça da Bahia e o Ministério Público com solicitação de apoio ao Estado e Municípios. 

O decreto estabelece medidas voltadas a três grupos distintos de municípios, distribuídos da seguinte maneira: 

Fazem parte do anexo 1, 22 cidades: Cachoeira, Camamu, Campo Formoso, Catu, Conceição do Coité, Filadélfia, Gentio do Ouro, Guaratinga, Ibirapitanga, Igrapiúna, Ipiaú, Ituberá, Maragogipe, Nazaré, Nilo Peçanha, Nova Soure, Paulo Afonso, Ruy Barbosa, Santo Estêvão, Taperoá, Uauá e Valença. 

Compõem o anexo 2, outros 22 municípios: Alagoinhas, Amélia Rodrigues, América Dourada, Barra do Choça, Barro Preto, Buerarema, Casa Nova, Ibirataia, Iraquara, Irecê, Jaguaquara, Jequié, João Dourado, Macururé, Mucuri, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Santa Bárbara, São Gonçalo dos Campos, Serrinha, Ubaitaba e Wenceslau Guimarães. 

Por fim, o anexo 3 lista 18 cidades: Apuarema, Caravelas, Conceição do Almeida, Conceição do Jacuípe, Cruz das Almas, Gandu, Ibotirama, Ilhéus, Itapetinga, Jacobina, Luís Eduardo Magalhães, Nova Ibiá, Porto Seguro, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Ubatã, Uma e Vera Cruz. 

VEJA A LISTA DE MEDIDAS:

1 - O toque de recolher está determinado das 18h às 05h, a partir da 0h da próxima segunda-feira (13) até as 24h do dia 19 de julho, para os municípios dos anexos 1 e 2, em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos Decretos Municipais. A circulação noturna estará liberada apenas para ida a serviços de saúde ou farmácia, ou ainda em situações em que fique comprovada a urgência. 


2 – Nos municípios que integram o anexo 2, também entre 13 e 19 de julho, está autorizado entre 5h e 16h apenas o funcionamento dos serviços essenciais, e em especial as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde. 

3 – O decreto também ratifica as medidas adotadas pelos Municípios que integram o anexo 3, na forma dos respectivos Decretos Municipais. 

4 - A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) apoiará as medidas necessárias adotadas pelos Municípios, em conjunto com a Guarda Municipal.

5 - Os órgãos especiais vinculados à Secretaria da Segurança Pública observarão a incidência dos arts. 268 e 330 do Código Penal, nos casos de descumprimento do quanto disposto neste Decreto.

ALINHAMENTO COM MUNICÍPIOS

O governador explica que após três dias de reuniões foi possível ter um diagnóstico mais preciso das dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais, bem como pactuar o conjunto de medidas aprovado de forma unânime. “Estaremos com as medidas de restrição de circulação à noite para evitar, por exemplo, que muitos jovens se reúnam para beber em festas e encontros.


Os prefeitos têm relatado muita dificuldade com essa situação que ajuda no aumento da contaminação. Também iremos aumentar a testagem das pessoas nestes municípios. Além disso, iremos adotar maior rigor na fiscalização para que os contaminados não saiam de casa”, assegurou o governador.

Rui pontuou que pessoas com diagnóstico positivo para o novo coronavírus não têm respeitado os decretos já publicados e tampouco seguem as orientações das equipes de saúde. “Se for o caso, orientaremos que seja realizada denúncia à polícia e ao Ministério Público para providências junto ao juiz local. Todas as medidas nesse sentido serão para que quem estiver contaminado não saia de casa”, acrescenta. 

Rui ainda ressaltou que todas as novas medidas foram acordadas com os gestores municipais. “O estado só estabelece tais medidas porque houve concordância plena dos prefeitos. Esse tem sido o padrão desde o início da pandemia. Só aplicamos um novo protocolo com 100% de concordância”. 

NA RMS

Está publicado, também no DOE deste sábado (11), decreto que prorroga a suspensão da circulação noturna em municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS), e inclui outras cidades na medida restritiva. Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho, Mata de São João, Pojuca, que fazem parte da RMS, além de Conde e Terra Nova, terão toque de recolher, entre 18h e 5h, até 19 de julho. 


O decreto estadual, que está em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos Decretos Municipais, também restringe o funcionamento do comércio. Fica autorizado, das 5h às 17h, somente o funcionamento dos serviços essenciais, e em especial as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários à manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde. BN

Ibirataia: Agnaldo Lima anuncia sua pré-candidatura a vereador

Agnaldo Lima

O ibirataense Agnaldo Lima, anunciou nesta sexta-feira (10/07), a sua pré-candidatura a vereador pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). "O que eu posso dizer é que sou um servidor público há 25 anos (um quarto de século) e que nesse período eu trabalhei como escrivão na delegacia de polícia de Ibirataia,e que prestei esse serviço com compromisso e respeito às pessoas que procuraram atendimento, tendo a certeza que durante todo esse tempo não há nada que venha desabonar a minha conduta moral ou profissional. E nessa oportunidade venho me colocar à disposição da população Ibirataense, como seu representante no legislativo municipal", disse o pré-candidato Agnaldo.


Tesouras Notícias 


Polícia apreendeu R$ 30 milhões na casa de ex-secretário de Saúde do Rio


A operação de busca e apreensão nesta sexta-feira (10), na casa do ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro Edmar Santos (reveja aqui) não apenas o prendeu. Foram encontrados e recolhidos cerca de R$ 30 milhões em seu apartamento em Botafogo, na Zona Sul do Rio.

Santos, que foi demitido em maio, é investigado pelo Ministério Público por suspeitas de irregularidades nos contratos para a compra de respiradores e construção de hospitais de campanha para combater a pandemia de Covid-19, de acordo com o colunista Lauro Jardim. Ele é acusado de ser um dos chefes do esquema de corrupção. BN

Bahia passa dos 100 mil infectados e 2,3 mil mortos pelo coronavírus


A Bahia alcançou e ultrapassou a marca dos 100 mil infectados pelo novo coronavírus nesta sexta-feira (10). O estado soma 101.186 casos confirmados desde o início da pandemia e 2.383 mortes. Nas últimas 24 horas o estado registrou 2.867 novos casos de Covid-19 e 55 óbitos, de acordo com a Secretaria da Saúde. 

Até o dia anterior, quinta-feira (9), A Bahia tinha 98.319 casos confirmados e 2.328 tiveram óbito confirmado.

Em relação aos recuperados da doença, a Sesab informa que são 71.926 no estado. Enquanto 26.877 encontram-se ativos. 

As confirmações ocorreram em 397 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (42,31%). No interior os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (2.484,34), Itajuípe (2.318,09), Ipiaú (1.879,10), Lauro de Freitas (1.664,48) e Itabuna (1.588,95).

Comércio da cidade de Itabuna reabre a partir dessa quinta-feira (09)


O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (PTC), divulgou um vídeo em redes sociais em que afirma a decisão de reabrir o comércio de Itabuna já a partir desta quinta-feira (09). A reabertura acontecerá de forma especial e controlada, com horários diferenciados. As lojas que descumprirem as diretrizes poderão ser multadas. “Com mais leitos de UTI em funcionamento a partir de amanhã, vamos reabrir o comércio no dia 9, com normas duras. Mas peço a população que só compareça ao comércio da cidade se tiver extrema necessidade, e de máscara, devemos observar que estamos ainda passando por um momento crítico”, comentou o líder do executivo itabunense. 

Informações do Verdinho Itabuna

Reabertura do INSS para atendimento presencial é adiada para 3 de agosto


O governo decidiu prorrogar até 31 de julho o atendimento remoto aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), segundo portaria publicada nesta quarta-feira (8) no Diário Oficial da União (DOU). Com isso, a reabertura gradual das agências, que estava prevista para começar a partir de 13 de julho, foi adiada para 3 de agosto.
Em nota, o INSS informou que o adiamento do retorno gradual do atendimento presencial “foi definido pelos dirigentes da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e do INSS após nova avaliação das informações apresentadas pelo grupo de trabalho responsável pelo plano de ação de reabertura indicar que um número reduzido de agências cumpriria todos os requisitos estabelecidos até a data anteriormente prevista”.
O INSS suspendeu o atendimento presencial no final de março como medida de enfrentamento da epidemia do coronavírus, e já havia antecipado que esse prazo poderia ser prorrogado.

Campeonato Baiano será reiniciado no dia 22 de julho


O Campeonato Baiano já tem data para voltar. Em reunião realizada nesta quarta-feira (8) de forma remota, entre a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e os dez clubes participantes, ficou decidido que a bola voltará a rolar no dia 22 de julho, uma quarta-feira. A tabela com datas, horários e locais das partidas será divulgada em breve.
Além disso, ficou também definido na reunião que as equipes poderão inscrever novos atletas para a disputa, mas aqueles que já jogaram as primeiras rodadas da competição por outras agremiações os clubes deliberaram e não aceitaram que estes atletas joguem pelos novos times.
O Baianão foi suspenso em março por conta da pandemia do coronavírus, faltando duas rodadas para o encerramento da primeira fase e a definição dos quatro semifinalistas. A zona de classificação é composta pelo Bahia, Jacuipense, Bahia de Feira e Vitória. O Doce Mel é o penúltimo colocado. O último colocado será rebaixado para a Série B do Baianão 2021.

Gasolina tem alta de 05% no preço a partir de hoje (08), em todo Brasil


O preço da gasolina a partir desta quarta (8), será aumentado pela Petrobras nas refinarias em 5%, sendo esta, a oitava elevação seguida desde o início de maio, quando a empresa iniciou o ciclo de alta atual, acompanhando a recuperação das cotações internacionais do preço do petróleo após a reabertura da economia em diversos países. Após o reajuste, o litro da gasolina sairá das refinarias da estatal, em média, a R$ 1,65. O valor é 60% superior ao vigente antes do início da sequência de aumentos. Não haverá reajuste no preço do diesel, que já subiu quatro vezes desde maio. A política de preços da Petrobras acompanha as cotações internacionais dos combustíveis, considerando ainda a taxa de câmbio, os custos de importação e a margem de lucro.

No início da pandemia, os preços registraram quedas acentuadas, com a gasolina chegando a custar cerca de R$ 0,90 nas refinarias. O repasse do reajuste às bombas depende de políticas comerciais de postos e distribuidoras. Segundo a Petrobras, o preço cobrado pelas refinarias representa 28% do valor final do produto -o restante é composto por impostos, margens de lucro e a parcela de etanol adicionada à gasolina vendida nos postos.

Jequié: Prefeito interino autoriza por decreto redução em 25% dos salários de prefeito e vice-prefeito


Hassan Iossef (PODEMOS),prefeito interino de Jequié, anunciou nesta segunda-feira (6), por meio de decretos publicados no Diário Oficial do município, medidas de contenção de despesas por causa da pandemia do novo coronavírus, a exemplo da redução do salário de prefeito e vice-prefeito em 25% no período de 01 de julho a 31 de dezembro.

O prefeito também afastou servidores para estudos ou cursos, o que causa ônus para o município; disponibilização de servidores para órgãos federais, estaduais ou municipais; concessão de hora-extra apenas em caráter extraordinário; entre outras medidas.

Hassan assumiu interinamente na sexta-feira (3), e ficará no cargo por cinco dias após o Tribunal Regional Federal 1ª Região (TRF-1) afastar o prefeito Sérgio Gameleira em função da Operação Old School, que investiga irregularidades em obras em 82 escolas da zona rural do município.

Informações do Jequié News

Fernando Gomes confirma reabertura do comércio em Itabuna para quinta-feira


O prefeito de Itabuna Fernando Gomes (PTC) confirmou a reabertura do comércio. Gomes afirmou que a volta do comércio será na próxima quinta-feira (9), e sustentou a medida em razão da ampliação dos leitos clínicos e dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva – UTIs do hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.

Fernando afirmou que a abertura do comércio seguirá normas rigorosas e pediu a população que só compareça ao comércio da cidade se tiver extrema necessidade e com o uso de máscara.

“Vamos abrir, os primeiros dias serão sem o ônibus, para somente (vim) quem realmente precise. Espero que os comerciantes cumpram nosso decreto, caso contrário torno a fechar o comércio de Itabuna”, disse o prefeito em vídeo.

Na última semana, Fernando Gomes se envolveu em uma polêmica ao afirmar que iria abrir o comércio "morra quem morrer”. 

FBF marca reunião do Conselho Técnico para definir detalhes sobre o retorno do Baianão


A Federação Bahiana de Futebol (FBF) agendou para quarta-feira (8) a reunião do Conselho Técnico com os clubes participantes do Campeonato Baiano. O encontro, que será realizado de forma virtual, servirá para definir detalhes sobre o retorno do Estadual, suspenso desde março por conta da pandemia do coronavírus. O Bahia Notícias apurou que a FBF planeja retomar o Campeonato Baiano a partir do dia 23 de julho. A data será definida pelos clubes. Bahia, Vitória, Bahia de Feira, Atlético de Alagoinhas e Jacuipense já retornaram aos treinos presenciais. As outras agremiações ainda não anunciaram seus cronogramas. O Baianão foi interrompido faltando duas rodadas para o encerramento da primeira fase e a definição dos quatro semifinalistas. A zona de classificação é composta pelo Bahia, Jacuipense, Bahia de Feira e Vitória.

Presidente Jair Bolsonaro testa positivo para Covid-19


O presidente da República, Jair Bolsonaro, testou positivo para Covid-19. O resultado do exame foi divulgado nesta terça-feira (7) pelo próprio chefe do Executivo estadual. Enquanto se recupera, sua agenda está suspensa. "Todo mundo sabia que, mais cedo ou mais tarde, ia atingir uma parte considerável da população", afirmou o presidente no final da manhã desta terça. Ele minimizou os atos que deixaram ele exposto ao vírus em mais de uma oportunidade. "Eu achava que já tinha pego", indicou.

Bolsonaro fez o teste após sentir sintomas da doença. Na última segunda-feira (6), o chefe do Executivo contou à CNN que estava com 38°C de febre e 96% de taxa de oxigenação no sangue. Além disso, o presidente revelou que estava fazendo o uso de hidroxicloroquina, medicamento que ele defende, apesar de não ter uma comprovação científica de sua eficácia.

Protagonista de várias aglomerações em meio à pandemia do novo coronavírus, Bolsonaro já se envolveu em uma polêmica justamente por causa de um exame da Covid-19 em maio. Na ocasião, o jornal 'O Estado de S. Paulo' foi à Justiça para garantir acesso aos resultados e os exames que foram entregues ao STF mostraram resultado negativo.

Recentemente, durante uma transmissão ao vivo, Bolsonaro chegou a dizer que acreditava que já tinha sido infectado pela doença, mas não sentiu nenhum sintoma.

"Fiz dois testes lá atrás, deu negativo. Alguns acham que já peguei. Não senti nada, não sei. Eu posso até fazer o teste novamente para ver se tenho anticorpos já. Eu acho que eu já peguei, tá certo? Mas isso vai da vida sanitária de cada um", disse à época.

No último registro do Ministério da Saúde, o Brasil tinha 65.487 mortes e 1.623.284 casos confirmados da doença. BN

Nova Ibiá: Pré candidato a prefeito Aldo Parceiro emite nota de repúdio por perseguição política


Venho a público expor meu repúdio por mais um ato de perseguição política protagonizado pelo prefeito contra a minha pessoa. Seu partido político, que hoje representa a base do autoritarismo, do atraso e da censura, entrou com uma representação no MPE pela homenagem que o deputado Cacá Leão e Eu, fizemos ao município de Nova Ibiá no dia do aniversário da cidade, 13 de junho. Em outdoor expusemos uma sincera mensagem desejando prosperidade e uma parceria cada vez mais forte entre o mandato do Deputado Federal Cacá Leão e o município de Nova Ibiá. 

Num ato desesperado de quem acha que vai se perpetuar no poder, o prefeito e seu grupo político escancarou sua perseguição contra mim através de uma denuncia medíocre que resultou num processo contra um cidadão que carrega no coração o amor pelo povo de Nova Ibiá. Minha luta como cidadão ibiaense vai continuar, pois todos que me conhecem sabem, Aldo Parceiro sempre lutou pelo melhor para Nova Ibiá. O time do atraso não vai conseguir calar a minha voz, vou continuar batalhando para termos um município melhor para todos. Fui denunciado por propaganda antecipada, por uma homenagem que fiz ao meu povo, porém o autoritarismo não vai tirar de mim a coragem e a força de continuar lutando. 

Vou continuar me opondo a este projeto mesquinho e ditador que tem prejudicado o nosso município. Nova Ibiá tinha 10 mil habitantes, mas o projeto político do time do atraso que governa o município desde a década de 90, vem inviabilizando o desenvolvimento sustentável de nosso município, nosso povo tá tendo que abandonar a sua terra, deixar suas famílias para trás, hoje nosso município só tem 7 mil habitantes. 

Eu, ALDO PARCEIRO, repudio esta atitude covarde de perseguição política, que vem sendo praticada por essa gente perversa que governa o município de Ibiá atualmente. Deixo aqui o meu recado: Não vamos permitir que este tipo de política defendida pelos apoiadores da “Lei da Mordaça”, prevaleça. Não permitiremos que isso aconteça!

#CensuraNão
#LiberdadeParaNovaIbiaSim 

Nova Ibiá, 06 de julho de 2020 


CLODOALDO DA PAIXÃO SENA (Aldo Parceiro) 

Bahia registra 1.231 casos novos de Covid-19 e 61 óbitos em 24 horas


Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.231 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,4%), 61 óbitos (+2,9%) e 1.130 curados (+1,9%). Dos 88.279 casos confirmados desde o início da pandemia, 59.779 já são considerados curados, 26.332 encontram-se ativos e 2.168 tiveram óbito confirmado.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), as confirmações ocorreram em 392 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (44,17%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (2.184,98), Itajuípe (2.132,64), Ipiaú (1.774,46), Uruçuca (1.505,92) e Itabuna (1.471,23).
O boletim epidemiológico da Sesab contabiliza 88.279 casos confirmados, 182.551 casos descartados e 87.239 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (6).
Na Bahia, 9.983 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Taxa de ocupação
Dos 2.293 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.485 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 65%. No que se refere aos leitos de UTI adulto, dos 882 leitos exclusivos para o coronavírus, 715 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 81%.

Instituto Butantan começa a testar vacina chinesa da Covid-19 em 20 de julho


O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (6) que a vacina da Covid-19 da farmacêutica chinesa SinoVac começará a ser testada no Brasil em 20 de julho. Os testes vão fazer parte da fase três da vacina Coronavac, contra o novo coronavírus, que foram autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Reportagem da Folha traz que é a segunda liberação de testes pelo órgão. No dia 2 de junho, a Anvisa havia dado o aval à Universidade de Oxford, no Reino Unido. A expectativa é de que os lotes da vacina vindos da China cheguem na semana que vem e será iniciado o processo de distribuição para os centros de pesquisa. Os estudos serão liderados pelo Instituto Butantan, vinculado ao governo paulista, e contarão com nove mil voluntários em 12 centros de pesquisa localizados. Além de São Paulo, outros quatro estados e o Distrito Federal também vão participar dos testes. Durante entrevista Doria explicou que o recrutamento dos voluntários será iniciado em uma semana, na segunda-feira (13), e que aqueles que participarão dos testes clínicos serão profissionais de saúde.

Via BN

Governador Rui Costa prorroga suspensão de aulas, transporte e atividades na Bahia

Rui Costa anuncia nova prorrogação de suspensão das aulas, transporte e
atividades com aglomeração — Foto: Reprodução

O governador Rui Costa prorrogou as medidas restritivas de combate à propagação da Covid-19, cujo decreto venceria nesta segunda-feira (6). Entre as determinações, estão mantidas a suspensão das aulas nas redes públicas e privadas e do transporte intermunicipal em 356 cidades baianas
A prorrogação prevê também que atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como eventos esportivos, religiosos, shows, feiras, passeatas, aulas em academia de danças e ginástica, abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros e outros também seguem suspensas.
Essas medidas foram anunciadas no dia 18 de março e passaram a ser prorrogadas à medida em que a Covid-19 avançava na Bahia. A prorrogação mais recente aconteceu em 16 de junho.Com o novo decreto, as atividades ficam interrompidas até o dia 12 de julho, podendo ser novamente prorrogadas.
Até o domingo (5), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) havia registrado mais de 87 mil pessoas contaminadas pela Covid-19 e 2.107 mortos. Durante live na manhã desta segunda (6), o governador falou ainda sobre a orientação para que as pessoas que estão com sintomas procurem uma unidade médica.

Maia cancela sessão por causa da morte do deputado Assis Carvalho


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), cancelou a sessão remota da Casa marcada para hoje (6), devido ao falecimento do deputado federal Assis Carvalho (PT-PI), ocorrido ontem (5) em Oeiras (PI). Maia divulgou uma nota de pesar pela morte do deputado e anunciou o cancelamento das sessões. A vaga deixada por Carvalho será assumida pelo suplente Merlong Solano (PT-PI).
“Esta Presidência registra, com pesar, o falecimento do Deputado Assis Carvalho, que exercia o cargo de Quarto Suplente de Secretário na Mesa desta Casa. Comunico que ficam canceladas as sessões da Câmara dos Deputados convocadas para esta segunda-feira, 6 de julho, e para terça-feira, 7 de julho”, disse Maia na nota.
Assis Carvalho, que nasceu no povoado de Santo Antônio, em Oeiras, estava em seu terceiro mandato como deputado federal e morreu vítima de um infarto. O deputado tinha 58 anos e era formado em Letras-Português pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Ontem (5), Maia manifestou pesar pela morte do parlamentar em suas redes sociais. “Assis honrou o mandato concedido pelo povo do Piauí e lutou pela construção de um país mais justo. Estou certo de que a lembrança do deputado Assis permanecerá entre todos que conviveram com ele e que compartilharam a sua luta por mais solidariedade social.”
O governo do estado do Piauí decretou luto oficial de três dias. Em nota divulgada no domingo (5), a presidente do PT, Gleisi Hoffman, lamentou a morte do deputado. “O partido lamenta a morte de Assis, presidente do PT no Piauí, e manifesta solidariedade à família e amigos, neste momento difícil. Em nome do PT e de toda a direção e da militância da legenda, expressamos nossos sentimentos e o luto. Assis, Presente!”, diz a nota.
Agência Brasil

Jequié: PRF apreende na BR 116 mais de 100 Kg de maconha escondidos em caminhonete


Policiais rodoviários federais apreenderam no início da tarde de domingo (05), em Jequié, aproximadamente 110 Kg de maconha. A droga estava escondida em compartimento oculto de uma caminhonete FIAT/Strada, com placas de Belo Horizonte. Um homem foi preso em flagrante delito e encaminhado, juntamente com o veículo e a droga apreendida, para a Delegacia de Polícia Civil local, para formalização do flagrante com base no art. 33 da Lei 11.343/2006, que tem pena prevista de 5 a 15 anos de prisão. A equipe fiscalizava em frente a unidade policial da PRF, em Jequi , localizada no km 677 da BR-116, quando foi dada ordem de parada ao automóvel, conduzido por um homem, de 38 anos. Inicialmente, foram solicitados os documentos de porte obrigatório para consulta nos sistemas informatizados da polícia.
Os agentes federais perceberam um certo nervosismo do motorista com a ação policial e decidiram vistoriar a carroceria da caminhonete, quando foram localizados os tabletes da droga, que totalizaram 110 kg de maconha. Parte da droga também foi localizada no pneu estepe. Mesmo em tempos da Covid-19, a PRF alerta que continua com seus procedimentos de fiscalização a fim de garantir a segurança nas rodovias federais em todo país e também intensificou ações para evitar assaltos, porte ilegal de arma, receptação de veículo roubado, contrabando e tráfico de entorpecentes.

Informações do Jequié Repórter

Caixa deposita saque emergencial do FGTS para nascidos em fevereiro

Foto Reprodução

A Caixa inicia, nesta segunda-feira (29), o pagamento do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), para trabalhadores nascidos em fevereiro. O novo saque tem como objetivo enfrentar o estado de calamidade pública em razão da pandemia da covid-19. No total, serão liberados, de acordo com todo o calendário, mais de R$ 37,8 bilhões, para aproximadamente 60 milhões de trabalhadores.
O pagamento do saque emergencial será realizado por meio de crédito na Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores. O valor do saque emergencial é de até R$ 1.045, considerando a soma dos saldos de todas as contas ativas ou inativas com saldo no FGTS.
O pagamento será realizado conforme calendário a seguir:
O calendário foi estabelecido com base no mês de nascimento do trabalhador e contém dados que correspondem a valores de crédito na conta de armazenamento digital social, quando os recursos podem ser usados ​​em estatísticas eletrônicas, além de dados a partir de quando os recursos disponíveis estão disponíveis para saque em espécie ou transferência para outras contas.
Caso não haja movimentação na conta de economia social digital até 30 de novembro deste ano, o valor será devolvido à conta do FGTS com devida remuneração do período, sem prejuízo para o trabalhador. Se após esse prazo, o trabalhador decidir fazer a emergência, poderá solicitar pelo Aplicativo FGTS até 31 de dezembro de 2020. 

Informações da Agência Brasil de Notícias

Ibirataia: Caminhão da CERB tomba em estrada vicinal na região da Sapucaia

Caminhão tombou na estrada vicinal na região
da Sapucaia

Na manhã deste domingo (05), um caminhão da CERB tombou em uma estrada vicinal na região da Sapucaia, no município de Ibirataia. De acordo informações, técnicos da CERB se deslocaram para fazer a limpeza e vazão de um poço artesiano, que fica próximo a fazenda dos agricultores conhecidos por (Zeca Anão e Lontra), aproximadamente 3,5 km de Ibirataia. Ainda de acordo informações, homens que estavam no caminhão sofreram ferimentos leves, sendo encaminhado para uma unidade de saúde local. 

Situação atual da estrada vicinal da região da Sapucaia

Vale lembrar que o acesso à região da Sapucaia é de péssima qualidade. As estradas vicinais sem manutenção, necessitando urgente de cascalhamento, drenagem, etc. Os agricultores da região estão sofrendo para fazer o escoamento dos produtos até a sede do município.

Tesouras Notícias 

Jequié: Após afastamento do prefeito, Câmara autoriza vice a assumir interinamente


O presidente da Câmara Municipal de Jequié, Emanuel Campos, mais conhecido como Tinho (PV), recebeu, no gabinete da presidência da Casa, na manhã desta sexta-feira (3), o vice-prefeito do município, Hassan Iossef.

Na ocasião, foi confeccionada uma ata em que o Poder Legislativo o autoriza assumir, interinamente, o cargo de prefeito, diante a vacância a partir do afastamento temporário do titular, Sérgio da Gameleira (PSB), por determinação do Tribunal Regional Federal 1ª Região (TRF-1), em decisão anunciada no dia anterior.

O encontro no gabinete da presidência da Câmara foi restrito, com a presença de alguns vereadores e outras figuras políticas, em virtude das medidas adotadas para mitigar a Covid-19.

Tinho enalteceu o comportamento republicano do prefeito interino e acenou para importância da boa convivência entre os poderes constituídos. “Trata-se de um gesto de grandeza do prefeito interino, de reconhecer o valor da união de todos. Especialmente, no momento em que o nosso município enfrenta grandes desafios”, comentou o líder do legislativo.

O prefeito interino disse que, sempre que for chamado, estará à disposição para exercer suas funções com honradez e espírito público. Hassan já chegou a assumir o cargo no mês passado, quando a Câmara decidiu afastar cautelarmente Gameleira. BN

Promulgada emenda que adia eleições municipais para novembro

O 1º vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira e o presidente do Senado,
Davi Alcolumbre, durante cerimônia de promulgação

As Mesas da Câmara e do Senado promulgaram nesta quinta-feira (02) a proposta que adia as eleições municipais para novembro por conta da pandemia do novo coronavírus. Os prazos do calendário eleitoral também são adiados. De acordo com a Emenda Constitucional 107, os dois turnos das eleições serão realizados nos dias 15 e 29 de novembro. As datas anteriores eram 4 e 25 de outubro. O Congresso poderá fixar novas datas em cidades com muitos casos da Covid 19 a pedido da Justiça Eleitoral, mas as eleições não poderão ultrapassar a data limite de 27 de dezembro para assegurar que não haverá prorrogação dos atuais mandatos. A data da posse permanecerá a mesma: 1º de janeiro de 2021. A Emenda também adia todas as etapas do processo eleitoral de 2020, como registro de candidaturas e início da propaganda eleitoral gratuita


Itiruçu: Justiça condena Prefeita, vice-prefeito e vereador por conduta irregular em ano eleitoral

Foto reprodução: Salvador Notícias

A Justiça da Bahia acatou pedido realizado em representação movida pelo Ministério Público estadual e condenou, por condutas ilegais cometidas em ano eleitoral à prefeita e vice-prefeito de Itiruçu, Lorenna Moura Di Gregório e Gilmar Machado de Santana Júnior, e o vereador Ezequiel do Nascimento Borges, do mesmo município.

Segundo o MP, em representação eleitoral,  o promotor de Justiça Samory Pereira Santos apontou que os agentes públicos utilizaram como promoção da candidatura a distribuição gratuita à população, em março último, de álcool em gel, máscaras, luvas e sopa na feira livre municipal, inclusive com a utilização da estrutura do serviço social do Município. Na decisão proferida no último dia 24, o juiz Paulo Henrique Esperon aplicou aos agentes públicos multa no valor total aproximado de R$ 111,7 mil. A prefeita foi condenada a pagar R$ 37,2 mil, o vice-prefeito, R$ 32 mil, e o vereador, R$ 42,5 mil.

A conduta irregular realizada pelos agentes, e identificada pelo MP, é vedada pela Lei das Eleições (nº 9.504/1997). No momento da distribuição, ainda não vigorava no município o estado de calamidade pública, situação em que tal prática é permitida pela lei como exceção. Na decisão, o juiz acatou argumento do MP de que os recursos utilizados, mesmo que tenham sido particulares, como alegado pelos agentes, patrocinaram doações que partiram da Administração Pública. “Embora os representados aleguem que os bens doados eram originários de seus patrimônios particulares, a lei não afirma que os bens distribuídos gratuitamente devem integrar o patrimônio do Município. A vedação aduz que a doação não pode partir da Administração Pública”, disse o magistrado.

Informações do Salvador Notícias