Revelado pelo Bahia, zagueiro Dudu descobre câncer; amigos fazem vaquinha virtual


O zagueiro Eduardo Ludwig, conhecido como Dudu, descobriu que está com câncer. Ele fez parte do elenco da melhor campanha do Bahia na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2011. O time terminou com o vice-campeonato ao perder para o Flamengo por 2 a 1 na final. Amigos do ex-jogador, de 28 anos, estão arrecadando dinheiro para ajudar nas despesas do tratamento. Quem quiser contribuir com Dudu pode fazer a doação através do site da ação. Atualmente, ele mora e trabalha na sua cidade natal Tupandi, interior do Rio Grande do Sul. Naquela final da Copinha, Dudu começou entre os titulares, mas acabou sendo expulso na metade do segundo tempo ao cometer o pênalti que resultou no segundo gol carioca. Em 2012, Dudu chegou a disputar uma partida pelo time profissional do Tricolor, que na época era dirigido pelo falecido Caio Júnior. Depois, deixou o clube baiano e passou por equipes como o Olaria, Guarani-RS, Trofense de Portugal, Lajeadense-RS, Brasil de Farroupilha, Guarani de Venâncio Aires-RS, Passo Fundo e, por último, São Paulo-RS em 2019.

Do Bahia Notícias 

Atos anti-Bolsonaro no país expõem rachas, provocam aglomerações e têm gritos contra racismo


Atos anti-Bolsonaro em diferentes pontos do país neste domingo (7) ganharam o reforço de gritos contra o racismo, causaram aglomerações e expuseram a cisão entre movimentos e partidos de oposição ao governo.
Em São Paulo, em Brasília e no Rio, por exemplo, cartazes e faixas fizeram referência ao "vida negras importam" -o black lives matter, movimento que ganhou corpo nos EUA após a morte de George Floyd por um policial branco.
Houve atos contra o governo também em Belo Horizonte, Belém, Goiânia e Salvador, entre outras. Muitos deles marcados por aglomerações, em meio a uma média recente de cerca de mil mortos por dia na pandemia.
Os movimentos mantiveram o chamado para os atos mesmo após o questionamento sobre promover aglomeração em meio à pandemia -a estratégia do distanciamento social é a única forma efetiva de prevenção do contágio, segundo orientações médicas.
Os protestos, em geral, ocorreram de forma pacífica. Em São Paulo, um pequeno grupo de manifestantes foi dispersado pela tropa de choque da PM na região de Pinheiros cerca de três horas após o término do ato contra o presidente. Policiais lançaram bombas de efeito moral, enquanto moradores do bairro gritavam fascista e jogavam ovos e pedras contra os policiais. Leia Mais

Indústria perde em 3 meses produtividade que levou 2 anos para conquistar


A paralisação da economia brasileira causada pelo novo coronavírus fez com que o ganho de produtividade da indústria no país nos anos 2018 e 2019 fosse perdido.
O indicador da CNI (Confederação Nacional da Indústria) para a produtividade do setor subiu de 107,7 para 108,6 pontos, em 2018 e, no ano seguinte, para 109,3 pontos. Apenas nos primeiros três meses de 2020, o índice recuou para 107,2 pontos.
"A competitividade da indústria estava se recuperando de modo devagar porque não vínhamos crescendo muito. Em 2018, avançamos 0,8%, e em 2019, 0,6%", disse Samantha Cunha, economista da CNI.
Essa produtividade perdida nesses três primeiros meses poderia ser recuperada ao longo do ano, como ocorreu em 2018 com a paralisação dos caminhoneiros, e o índice de 2020 fecharia menos distante do nível alcançado em 2019.
A economista afirmou, no entanto, que, diferentemente da crise nas estradas há dois anos, a situação atual não traz previsibilidade para que o empresariado aposte em uma retomada tão imediata.
"Caímos 3,3% no segundo trimestre de 2018, mas crescemos 3,4% no terceiro. Aquilo em maio [com os caminhoneiros] foi atípico. Foi um acontecimento muito inesperado, mas que foi pontual e saiu de cenário rapidamente", disse.
"Agora caímos e vamos ter queda de novo. Temos uma crise por mais tempo, com incerteza sobre a duração dos efeitos. Por isso que no próximo trimestre não vamos ter essa recuperação."
Na comparação com o trimestre encerrado em dezembro do ano passado, a queda nos três meses até março foi de 2,8%.
A tendência é que a produtividade continue caindo no segundo trimestre, mas de forma menos intensa. A economista da CNI explicou que isso ocorre porque o indicador mede o total produzido pela indústria sobre as horas trabalhadas.
"Inicialmente, quando não há previsão do que vai acontecer, o empresário espera, segura a produção, mas não demite, o que reduz muito o total de bens produzidos, mas ainda há grande número de horas trabalhadas. Isso reduz a produtividade", disse Cunha.
"No segundo trimestre, nós já vemos as empresas se ajustando, mandando para férias, cortando jornada, demitindo. Isso regula a mão de obra com a produção."
De forma simples, a maneira de elevar a produtividade pode vir por três caminhos: aumentando a produção com a mesma equipe, reduzindo a equipe e mantendo a produção igual ou reduzindo a equipe e aumentando a produção.
Bocão News

Itabuna: Feminicídio no bairro Pedro Jerônimo; Bia foi morta pelo esposo


Beatriz Teixeira Santos (Bia), 16 anos, foi vítima de um tiro acidental de arma de fogo, praticado pelo companheiro, identificado como Ronald (Bê). O caso aconteceu na residência onde o casal morava, na rua São João, no bairro Pedro Jerônimo, em Itabuna. Beatriz foi atingida nas costas e foi socorrida para o Hospital de Base de Itabuna, mas não resistiu ao ferimento. Segundo informes de vizinhos, Ronald brincava com arma quando houve o disparo acidental. Como ambos tinham envolvimento com o mundo do crime, ele fugiu. Outra versão, dá conta que Beatriz estava na porta de casa, sentada com o avô, a irmã e algumas crianças quando cinco homens armados passaram atirando contra um outro, em perseguição, sendo que um dos disparos atingiu a garota. Um vizinho a socorreu ao hospital, mas já chegou sem vida. Beatriz, que deixa o filho de um ano, estudava no Colégio Estadual de Itabuna. Foi a 4ª mulher morta em Itabuna, o 9° adolescente assassinado, o 1° crime de Junho e o 48° homicídio de 2020. A 6ª Coorpin chega a 98 mortes.

RBN

Bahia registra 28.250 casos de Covid-19 e 879 mortes


A Bahia registra 28.250 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 18,99% do total de notificações no Estado, e 879 óbitos em decorrência da doença. Ao todo, 12.131 pacientes foram recuperados e 75.607 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 4.089 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, os casos confirmados ocorreram em 337 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (57,51%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Ipiaú (7.346,37), Itajuípe (7.076,28), Uruçuca (6.725,47), Urandi (5.823,03) e Salvador (5.563,74).
O boletim epidemiológico registra 44.903 casos descartados e 148.760 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 16 horas deste domingo (7).
Taxa de ocupação
Na Bahia, dos 1.978 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.093 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 55%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 814 leitos exclusivos para o coronavírus, 554 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 68%.
Cabe ressaltar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Ressalte-se que novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.
Política Livre

Covid-19: Ipiaú ocupa a 8ª posição entre os 20 municípios com mais infectados na Bahia


O boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), às 16h24 deste domingo (07),  registra em 337 municípios de todo o estado, um total de 28.250 casos confirmados do coronavírus (covid-19). São 879 óbitos, desde o início das notificações, até o presente momento, com 12.131 recuperados e 75.607 pessoas permanecendo monitoradas pela vigilância epidemiológica com sintomas da doença, o que são chamados de casos ativos. Os 32 óbitos contabilizados neste último boletim epidemiológico referem-se a um período de 19 dias, conforme observado nos perfis detalhados. Ou seja, não ocorreram em 24 horas. Considerando o número de 28.250 casos confirmados, 12.131 recuperados e 75.607 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 4.089 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Ipiaú (7.346,37), Itajuípe (7.076,28), Uruçuca (6.725,47), Urandi (5.823,03) e Salvador (5.563,74).

Ibirataia: Boletim do Covid-19


Ipiaú: Veículo com passageiros oriundo de São Paulo é detido em barreira sanitária


Por volta do meio-dia deste domingo (7),  fiscais da barreira sanitária as margens da BR-330 na saída para Jequié, detiveram um veículo de transporte alternativo modelo Sprinter oriundo da capital paulista que descumpriu o decreto estadual que proíbe o transporte de passageiros em cidade do interior da Bahia, incluindo Ipiaú.
Segundo apurou a reportagem do IPIAÚ ONLINE, eram vinte passageiros, entre crianças idosos e jovens, que saíram do estado de São Paulo com destino a a Travessão, na Costa do Dendê, às margens da BR-101.
O veículo foi levado até o Complexo Policial de Ipiaú, onde o motorista teve que prestar depoimento.
Até a postagem desta matéria passageiros e motorista ainda continuavam retidos na delegacia aguardando liberação da Justiça.
Ipiaú Online

UFC: Amanda Nunes vence Spencer, mantém cinturão e escreve novo capítulo na história

Foto: Divulgação / UFC

A lutadora Amanda Nunes venceu a canadense Felicia Spencer na madrugada deste domingo (7) no Brasil, no UFC 250, realizado em Las Vegas, nos Estados Unidos. Por decisão unânime dos juízes (50-44, 50-44 e 50-45), ela teve uma atuação dominante sobre a adversária nos cinco rounds disputados. Com a vitória, a baiana manteve o cinturão dos pesos penas (até 66 kg) e reescreveu um novo capítulo da história da franquia ao defender títulos em duas categorias simultaneamente. Ela também é campeã do peso-galo (até 61 kg).

Esta foi a 11ª vitória da Leoa, como é apelidada, na carreira. Ela não perde desde 2014. Apesar de conseguir resistir os cinco rounds, Spencer foi castigada pela baiana e perdeu pela segunda vez em 10 lutas disputadas. A primeira derrota foi para a também brasileira Cris Cyborg, que foi nocauteada por Amanda e perdeu o cinturão dos penas.

Mega-Sena acumula; prêmio vai a R$ 7 milhões


Nenhum apostador acertou as seis dezenas do Concurso 2.268 da Mega-Sena, sorteados nesse sábado (6) à noite no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo. De acordo com a Agência Brasil, os números sorteados foram 04, 13, 23, 28, 30 e 52.

A quina teve 48 acertadores e cada um vai receber R$ 35.721,30. As 2.953 apostas ganhadoras da quadra terão o prêmio individual de R$ 829,48. A estimativa de prêmio do próximo concurso, na quarta-feira (10), é de R$ 7 milhões para quem acertar as seis dezenas.

As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio em lotéricas ou pela internet. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

Governador renova toque de recolher em Jequié até 14 de junho


O governador Rui Costa (PT) renovou o toque de recolher no município de Jequié até 14 de junho, em razão de o decreto anterior vigorar apenas até este domingo (7). A ampliação do alcance da medida restritiva foi publicada, neste sábado (6), no Diário Oficial do Estado. as informações são do BNews. 

Desde a última edição do decreto, o horário para o toque de recolher na cidade foi ampliado, passando para o período entre 17h e 5h, mantendo proibida a circulação de pessoas nas ruas e o funcionamento de estabelecimentos comerciais, à exceção de farmácias.

Do Jequié News

Uruçuca terá lockdown na próxima semana; cidade é 3ª com maior incidência da Covid-19


A Prefeitura de Uruçuca decidiu decretar lockdown, medida que consiste no fechamento total de atividades comerciais, serviços não-essenciais e proibição da circulação de pessoas. O decreto, publicado pelo prefeito Moacyr Leite Júnior nessa sexta (5), indica que a medirá entrará em vigor na próxima quinta-feira (11) e será mantida por cinco dias, até a segunda-feira (15) seguinte.

Com 132 casos e 11 óbitos por Covid-19, Uruçuca é o município baiano que possui a terceira maior taxa de incidência da doença por 1.000.000 de habitantes, segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

Diante desse cenário, a gestão municipal leva em conta uma série de documentos dos governos federal e estadual e ainda da Organização Mundial da Saúde (OMS) para embasar a necessidade do confinamento. Conforme descrito no texto, a prefeitura avaliou que “o avanço de número de casos suspeitos e de casos confirmados no município de Uruçuca, com existência de óbitos, impõe adoção de medidas imediatas e emergenciais objetivando a prevenção e a contenção da propagação do vírus” e “que a situação demanda o  emprego urgente de medidas de prevenção, controle, e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença”. Leia Mais

Ipiaú: Mais 14 casos de covid-19 diagnosticados; agora são 289


Continua uma tendência crescente no número de novos casos de covid-19 diagnosticados em Ipiaú. No boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (5) mais 14 casos foram confirmados, tratando-se de dois idosos, 10 adultos jovens e dois menores de idades, os quais, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, se encontram em estado de saúde estável e já em isolamento social. O total de diagnosticado até agora é de 289.
Ainda de acordo com o novo boletim, Ipiaú tem hoje 1056 pessoas notificadas por manifestarem sinais de síndrome gripal , 174 casos de pessoas que se recuperaram da doença, 104 pessoas continuam em isolamento social por estarem infectadas, quatro estão internados por complicações da doença, 468 casos foram descartados, enquanto 250 pessoas aguardam para fazer testes rápidos e 29 aguardam resultados de testes na modalidade swab. Ipiaú continua com sete óbitos causados pela doença.
Ipiaú Online

Enem pode ser suspenso em 2021 devido à falta de recursos, alerta MEC


Um corte de R$ 4,2 bilhões no Orçamento do Ministério da Educação previsto para 2021 pode levar à suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano que vem, de acordo com o jornal Estadão. O alerta foi feito pelo MEC em ofício enviado ao Ministério da Economia. A prova é usada por milhares de estudantes brasileiros como porta de acesso à universidade. Para evitar esse desfecho, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, solicitou uma complementação de R$ 6,9 bilhões ao limite previsto para 2021. O pedido ainda vai ser analisado pela área econômica, que trabalha na elaboração da proposta orçamentária do ano que vem. O projeto precisa ser enviado ao Congresso Nacional até 31 de agosto de 2020.
Metro 1

Ibirataia: A 'Farra das Panelas' continua


Esse site recebeu na manhã da quarta-feira (20 de maio de 2020), uma denúncia popular (Ver MATÉRIA), que foi batizada de “A FARRA DAS PANELAS”.

No mesmo dia a Prefeita de Ibirataia Ana Cléia Leal colocou nota oficial em diversos outros sites e nas redes sociais vinculadas à prefeitura municipal de Ibirataia negando a veracidade da denúncia (Ver matérias AQUI e AQUI  e apresentando como provas além de sua declaração, fotos de servidores públicos municipais e outras pessoas, inclusive percebemos claramente a presença de uma criança entre eles, na chegada desse material onde parece ser os fundos do prédio da prefeitura municipal de Ibirataia. Mostrou ainda outras fotos expondo diretores escolares e professores do município como se tivessem recebendo os materiais da denúncia.

Acontece que a prefeita, que também é professora, e tenta camuflar a denúncia mostrando materiais de consumo e pessoas de um outro processo de pagamento de material num valor ainda maior que a nota fiscal da denúncia publicada. 

A empresa que também entrou em contato com esse site, da mesma forma, colocou fotos de material diverso da denúncia possivelmente como prova de venda e entrega.

A nota fiscal de número 635 emitida pela empresa EQUIMED INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PARA LABORATÓRIOS E HOSPITAIS ME, CNPJ 16.580.422/0001-13, cujo nome parece referir-se a empresa que fornece equipamentos e produtos para a educação, na verdade forneceu nada mais, nada menos que 279 caldeirões e panelas (incluindo inox), além de 20 peneiras de aço inox para arroz, chocolateiras, carros térmicos, dentre outros, perfazendo um total de R$ 116.685,00.
          
Dessa forma descobrimos outro processo de pagamento com um valor ainda maior onde a prefeitura adquiriu ainda mais panelas. Dessa vez num montante de mais R$ 130.000,00 (cento e trinta mil reais). 

Consta na denúncia que a Prefeitura Municipal de Ibirataia contratou empresa para aquisição de materiais permanentes diversos para atender as demandas das unidades escolares da rede pública, no entanto, um popular ao analisar uma postagem que veiculou nas redes sociais percebeu que algo muito estranho estava acontecendo.

Ambas as operações são com verbas do Fundo Municipal de Educação e alguns dos funcionários já nos procuraram com medo de serem envolvidos injustamente em algum suposto desvio. Os funcionários também pediram para que nós resguardássemos suas identidades para não sofrerem retaliações.

No dia seguinte a divulgação da denúncia por esse site, os vereadores Peruca (MDB) e Juca (PP) foram fiscalizar o almoxarifado e na presença do secretário municipal de educação também não encontraram o material permanente da denúncia.

O povo quer saber qual a real necessidade e onde se encontram tantas panelas e caldeirões de alumínio e inox. O valor do processo de pagamento denunciado e da outra compra ainda maior que a prefeita apresentou tentando justificar o material da denúncia dá para comprar duas caminhonetes cabine dupla 0km ou um apartamento.

Vale ressaltar que numa consulta popular no portal do TCM/BA, não constam os tais equipamentos denunciados na relação de patrimônio do município. 

A tentativa de camuflar a denúncia usando fotos e pessoas de um outro processo de pagamento fizeram aumentar as suspeitas em relação aos outros contratos firmados e pagos pela prefeita e os demais materiais da outra compra gigantesca, apelidada de "A FARRA DAS PANELAS II", estão sendo investigados pelo denunciante.

A denúncia pede a cassação da prefeita Ana Cléia Leal por descumprir normas constitucional por improbidade administrativa, crime de responsabilidade e infração político administrativa no tocante ao desvio de dinheiro público em proveito próprio ou alheio.

Uma nova denúncia (Ver protocolo AQUI), foi encaminhada para a Câmara de Vereadores de Ibirataia-BA na tarde desta quinta-feira dia 4 de junho de 2020 com novos indícios de corrupção.

Procurado pelo site a prefeita não foi encontrada no município para prestar esclarecimento. Fomos informados que a gestora atualmente reside em sua fazenda no município de Ubatã ou no seu novo apartamento na capital do Estado.

Tesouras Notícias 

TSE autoriza convenções partidárias de forma virtual


A realização de convenções partidárias de forma virtual pelos partidos para as eleições de 2020 foi autorizada nesta quinta-feira (4) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em virtude da pandemia do coronavírus. De acordo com TSE, os partidos têm autonomia para utilizar as ferramentas tecnológicas necessárias para realizarem as convenções. Pelo calendário, as convenções devem acontecer entre 20 de julho e 5 de agosto.
Nas convenções são definidos os candidatos a prefeito, vice e a vereador. Bem como as coligações partidárias na chapa majoritária. 
A eleição está agendada para outubro, mas a tendência é que essa data seja alterada em virtude da pandemia. A mudança depende do Congresso Nacional.

Médicos ouvidos por Barroso aconselham que eleições sejam adiadas


O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, está se reunindo com infectologistas, sanitaristas, epidemiologistas e médicos de outras especialidades para discutir a conveniência, ou não, de manter o calendário das eleições municipais deste ano.
A ideia do magistrado é reunir informações para debater o assunto com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). A decisão final sobre o adiamento ou a manutenção do pleito é do Congresso.
O ministro mantém reserva sobre as conversas. Mas a coluna apurou que é praticamente consensual entre os médicos que o melhor seria adiar as eleições por algumas semanas. A imprevisibilidade da evolução da epidemia, dizem eles, aconselha que o pleito seja remarcado.
Mônica Bergamo/Folha de S.Paulo

Caixa libera 2ª parcela para 2,6 milhões de beneficiários de auxílio


A Caixa Econômica Federal libera nesta sexta-feira (5) as transferências e os saques da segunda parcela do auxílio emergencial para 2,6 milhões de beneficiários nascidos em junho. O valor é de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras).O dinheiro é para fazer frente às dificuldades decorrentes do surto do novo coronavírus.
A liberação do saque e a transferência da poupança social da Caixa para outros bancos estão sendo feitas de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários. Os recursos são transferidos automaticamente para as contas indicadas.
No último sábado (30), foram liberados o saque e a transferência para os nascidos em janeiro. Hoje, é a vez dos nascidos em junho. Amanhã (6), a liberação será para os nascidos em julho, e assim por diante até o sábado, 13 de junho, para quem nasceu em dezembro, com exceção de domingo (7) e do feriado de Corpus Christi (11).
Transferência
A transferência dos valores será feita para quem indicou contas para recebimento em outros bancos ou poupança existente na Caixa. Com isso, esses beneficiários poderão procurar as instituições financeiras com quem têm relacionamento, caso queiram sacar. Segundo a Caixa, mais de 50 bancos participam da operação de pagamento do auxílio emergencial.
Todos os beneficiários do Bolsa Família elegíveis para o auxílio emergencial já receberam o crédito da segunda parcela.
A Caixa informou que não é preciso madrugar nas filas. Todas as pessoas que chegarem às agências durante o horário de funcionamento – das 8h às 14h – serão atendidas. Elas vão receber senhas e, mesmo com as unidades fechando às 14h, o atendimento continua até o último cliente, garantiu o banco.
Agência Brasil

Barbosinha, técnico do Bahia de Feira, é internado após sofrer mal súbito


O técnico do Bahia de Feira, Quintino Barbosa, conhecido como Barbosinha, está hospitalizado após sofrer um mal súbito. A reportagem do Bahia Notícias entrou em contato com a família para saber sobre o estado do treinador de 55 anos. 

“Ele continua na UTI do Incardio se recuperando de um mal súbito”, informou Katia, esposa de Barbosinha. Ela contou que o treinador do time baiano teve indisposição na noite da última quarta-feira (3), por volta das 20h, e foi levado para o hospital. 

O presidente do clube, Jodilton Souza, esclareceu que Barbosinha está passando por exames neste momento para investigar o ocorrido. Segundo o boletim médico, foi descartada a possibilidade do treinador ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC).  A tomografia e os exames que foram feitos até agora não identificaram o que pode ter causado o mal-súbito. "Os médicos vão fazer um checkup geral para investigar o que ele teve. Ele permanece internado", esclareceu o boletim, compartilhado pela esposa do técnico com o Bahia Notícias.

A frente do Bahia de Feira desde 2018, o técnico já passou também pelo Jacobina e Juazeirense.

Bahia registra 1.012 casos de coronavírus em 24h; total de mortes chega a 790


A Bahia registrou mais 1.012 casos de coronavírus nas últimas 24h e já soma 23.463 pessoas diagnosticadas com a Covid-19, de acordo com boletim emitido nesta quinta-feira (4) pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Mais 28 óbitos foram acrescidos na edição de hoje do levantamento e o estado chegou à marca de 790 óbitos em decorrência da doença. A Sesab, no entanto, esclarece que as mortes se referem a um período de 13 dias. Estas notificações tardias estão sendo apuradas pela Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Corregedoria. Os óbitos foram registrados em Urandi (1), Riachão do Jacuípe (1), Itamaraju (1), Juazeiro (1) e Salvador (24).

Informações do Bahia Notícias 

Municípios baianos têm até próxima segunda-feira para informar gastos com pandemia


O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) estipulou a próxima segunda-feira (8) como prazo para que os municípios baianos encaminhem informações sobre os gastos com pessoal, bens e serviços que estão sendo realizados relacionados ao controle da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Um questionário foi desenvolvido pelo TCM e entregue às gestões das 417 cidades do estado.

Após o recebimento das respostas, os dados serão analisados pelas inspetorias regionais de controle externo do TCM, que definirão os processos de acompanhamento e de fiscalização a serem adotados. A iniciativa vai possibilitar orientação do Tribunal, proporcionando, se necessário, correções ou alterações nas ações, evitando possíveis prejuízos aos cofres públicos. Isto para afastar possíveis sanções quando da análise regular das contas, que ocorrerá em momento posterior.

O questionário foi dividido em nove grandes blocos, que tratam, dentre outros temas, das ações de enfrentamnto à pandemia, processos de contratação, gestão do quadro de servidores, orçamento e Lei de Responsabilidade.

Segundo o superintendente de Controle Externo do TCM, Antônio Emanuel de Souza, o questionário reúne questões “elaboradas de forma clara e objetiva, que os gestores podem responder sem maiores percalços, mas que serão de grande valia para a orientação do trabalho dos auditores e técnicos encarregados do controle externo”.

Acusado de matar e ocultar corpo da ex em Barra do Rocha comete suicídio na carceragem da delegacia de Jequié


Na manhã do dia 04/06/2020, foi encontrado,  sem sinais vitais, o corpo, de DIONISIO OLIVEIRA XAVIER, que se encontrava custodiado na carceragem da Delegacia Territorial de Jequié. DIONISIO era o principal suspeito em um Inquérito Policial que apurava feminicídio e ocultação de cadáver. Estava preso por força de mandado de prisão temporária na referida carceragem, de onde seria transferido na data de hoje, 04/06/2020, para o Conjunto Penal de Jequié - CPJ, conforme fluxo de recebimento de presos pela Unidade Prisional. DIONISIO aproveitou o fato de ser o único preso na carceragem da Delegacia Territórial, e, durante a madrugada, utilizando um lençol, cometeu o suicídio por enforcamento.

 Fonte: DIVISÃO DE HOMICÍDIOS/DT Jequié

Ceará tem 11 atletas com testes positivos; 23 jogadores estão liberados para treinar

Foto: Divulgação/Felipe Santos/cearasc.com

O Ceará foi o primeiro time do Nordeste a retomar os treinos após 75 dias de paralisação devido a pandemia do coronavírus. Na última segunda-feira (1), apenas oito jogadores estiveram no gramado do CT de Porangabuçu por já terem testes com resultados negativos para o vírus. Entretanto, nesta quinta-feira (4), o clube anunciou que onze jogadores tiveram o resultado positivo em seus exames. 

Em todo o elenco do Ceará, 23 atletas já estão liberados para voltar aos treinos em campo. Dois deles tiveram teste positivo, mas estão recuperados e podem participar das atividades. Os outros nove que estão infectados cumprem protocolo de isolamento. Após o período de reclusão desses jogadores, eles voltarão a realizar novos exames. 

Outros quatro jogadores do time Alvinegro também precisam ficar isolados por terem suspeita de contato com pessoas contaminadas pelo vírus. “Por ética médica e direito à confidencialidade, os nomes dos testados não serão divulgados. As liberações acontecerão progressivamente a partir da próxima semana, conforme cumprimento de prazo individual de isolamento e parecer clínico”, informou o clube. 

Cinco integrantes da comissão técnica também apresentaram resultado positivo, mas já estão recuperados e podem voltar a trabalhar, respeitando as escalas e divisões das equipes, conforme as medidas de segurança para saúde. Dos funcionários testados pelo Ceará, sete tiveram resultado positivo e estão recuperados e três ainda permanecem em isolamento, por enquanto. 

Ao todo, o clube realizou 148 testes rápidos, 69 exames do tipo RT-PCR, mais precisos para detecção do coronavírus, e outros 24 testes sorológicos. Além disso, também foram distribuídas vacinas contra H1N1 para toda a equipe de funcionários, atletas e comissões. 

Desde a última quarta-feira (3), o técnico Guto Ferreira já acompanha a equipe nos gramados. No estado do Ceará o governo local já autorizou que os times voltem às atividades presencialmente. BN

Ibirataense Alex Futuca, presidente do MDB na Bahia, assume Limpurb, anuncia ACM Neto

Sandro Futuca é natural de Ibirataia

O presidente do MDB na Bahia, Alex Futuca, foi anunciado em coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (4) pelo prefeito ACM Neto (DEM) como o novo presidente da Limpurb.
O atual gestor da capital baiana revelou que havia convidado o emedebista para assumir a Secretaria de Ordem Pública (Semop), sendo recusada por ele. Desta forma, Marcus Passos segue no comando da pasta.
Com informações do Política Livre

Ibirataia: Novo Bloco Parlamentar



A política de Ibirataia está aquecendo e as correntes políticas vão tomando forma. A mais nova movimentação é a formação de um Novo Bloco Parlamentar na Câmara de Vereadores. A junção de três partidos independentes modificou a correlação de forças no legislativo. A partir dessa quinta-feira dia 4 de junho atuarão juntos como bancada o PL que tem o Presidente da Câmara Chafick Luedy, Marquinhos do Cacau (Primeiro Secretário), Ravi Machado (Segundo Secretário) e Bira da Topic (Segundo Vice); o DEM com os Vereadores Toin de Berenga e Manoel da Ambulância (Vice Presidente) e o MDB com os Vereadores Peruca e Ronaldo Tinôco. Esta nova bancada tem a Presidência da Câmara, a Mesa Diretora e ainda mais  2/3 dos vereadores. São oito no total de onze. Os demais partidos de oposição têm dois vereadores e o partido da prefeita com apenas um completando o quadro da câmara.

Tesouras Notícias