Tesouras Notícias
quarta-feira, junho 03, 2020
O enfermeiro Alex Miranda anunciou nessa quarta-feira (03) que pedirá exoneração do cargo de diretor do Hospital Geral de Ipiaú (HGI). A gestão dele à frente do hospital encerra-se hoje. A decisão ocorre por conta da lei eleitoral. Alex manifesta o desejo de ser prefeito de Ibirataia e lançará o seu nome pelo partido REDE Sustentabilidade. A saída do diretor ocorre noves meses após o início da sua gestão no HGI, unidade hospitalar em Ipiaú que atende a dezenas de municípios do território médio Rio de Contas. Por ora, ainda não foi divulgado quem assumirá a direção do Hospital Geral de Ipiaú.
Alex tem grande conhecimento em gestão pública, foi Secretário de Saúde do município e dirigiu uma rede de 29 hospitais baianos, dentre outras capacitações. A sua gestão no HGI tem sido avaliada como positiva. Com bom trânsito junto às autoridades governista e alguns parlamentares baianos, além de uma ligação salutar com o ex-prefeito Marcos Aurélio, Alex entende que o momento é de união e boas idéias para mudar a vida das pessoas em Ibirataia e que isso passa por um amplo diálogo com as forças políticas municipais e, claro, uma sinalização positiva do Palácio de Ondina em apoio ao seu nome.
Informações do Giro Ipiaú
Tesouras Notícias
quarta-feira, junho 03, 2020
Foto: Divulgação
Em nota divulgada em suas redes sociais, o vereador Charles Mosquito (PSD) agradeceu ao Deputado Federal Antônio Brito (PSD), pelo compromisso com a saúde de Ibirataia e região, na liberação de recursos federais contemplando com auxílio financeiro emergencial as Santas Casas e os hospitais filantrópicos para ações no combate ao Covid-19.
“Em ibirataia informamos a comunidade que foram contempladas as duas fundações: Hospital Antonio Firmo Leal e maternidade Virginia Aurelina Fair, totalizando o valor de 1.082.544,93. Mais uma vez nosso líder político na Câmara dos Deputados vêm honrando de forma contínua todos os compromissos feitos a Ibirataia e continuamos junto com o parlamentar apoiando nessa luta que é de todos nós”, comentou o vereador Charles Mosquito
Tesouras Notícias
terça-feira, junho 02, 2020
A Câmara dos Deputados aprovou um projeto que volta
a incluir pais solteiros como beneficiários de duas cotas do auxílio emergencial
de R$ 600 concedido pelo governo, mas que dá preferência às mulheres chefes de
família no recebimento da ajuda.
O texto foi aprovado nesta terça-feira (2) em
votação simbólica pelos deputados. Agora, vai ao Senado. Se passar sem
alterações, segue para sanção ou veto presidencial.
O projeto retoma a possibilidade de concessão do
benefício a pais solteiros.
Quando a ajuda foi aprovada, em março, era
destinada somente para mães solteiras. Em abril, esse auxílio foi ampliado para
pais chefes de família. Esse dispositivo foi vetado pelo presidente Jair
Bolsonaro.
O veto ocorreu após o registro de tentativas de
fraudes envolvendo o benefício. Pais tentaram incluir os filhos nos seus
cadastros, mesmo sem ter a guarda ou ainda que não fossem os principais
responsáveis pela criação.
Desta forma, as mães solteiras, que efetivamente
tinham a guarda ou eram as principais responsáveis pela criação, tiveram o
auxílio negado.
Ao vetar, o presidente argumentou que a proposta,
“ao ampliar o valor do benefício para as famílias monoparentais masculinas,
ofende o interesse público por não se prever mecanismos de proteção às
mães-solo, que se constituem a grande maioria das famílias monoparentais, em
face de pleitos indevidos, e atualmente recorrentes, realizados por ex-parceiros
que se autodeclaram provedores de família monoparental de forma fraudulenta,
cadastram o CPF do filho, e impedem, por consequência, a mulher desamparada de
ter acesso ao benefício.”
O projeto aprovado nesta terça estabelece que o
provedor de família monoparental, independentemente do gênero, receberá duas
cotas do auxílio.
Se pai e mãe não formarem família e se ambos
indicarem o mesmo dependente no cadastro para recebimento do auxílio, será
considerado o registro feito pela mulher, mesmo que realizado depois do feito
pelo homem.
No caso de cadastro posterior feito pela mulher, o
homem que detém a guarda unilateral dos filhos ou que for responsável pela
criação dos menores poderá contestar a decisão sobre a concessão do benefício.
Se houver dúvidas sobre se o pai está prestando
informações verdadeiras, ele será advertido sobre as consequências legais de
mentir, mas terá direito a receber R$ 600, caso preencha os requisitos para
concessão do benefício, até que a divergência de informações seja sanada.
O texto diz ainda que a Central de Atendimento à
Mulher em Situação de Violência (180) terá opção de atendimento específico para
denúncias de violência e dano patrimonial para tratar de casos em que a mulher
tiver o auxílio subtraído, retido ou recebido indevidamente por outra pessoa.
O benefício concedido indevidamente ou em
duplicidade em razão de informações falsas, em prejuízo do real provedor, será
devolvido ao governo pelo fraudador.
Folhapress
Tesouras Notícias
terça-feira, junho 02, 2020
 |
| Fernando Gomes - Prefeito de Itabuna |
O município de Itabuna, localizado no sul da Bahia, vai reabrir o comércio a partir da próxima segunda-feira (8). Em anúncio divulgado nesta terça (2), o prefeito Fernando Gomes afirmou que o comércio da cidade não suporta mais os efeitos do período de inatividade, que dura quase 80 dias.
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), na noite desta terça-feira (1º), Itabuna é o segundo município baiano com mais casos ativos de Covid-19, com 485 registros. No total, a cidade tem 981 casos confirmados. Junto com Ilhéus, Itabuna é a segunda cidade com mais mortes pela doença, com 33 óbitos. Em maio, o governador da Bahia, Rui Costa, anunciou toque de recolher no município.
O prefeito de Itabuna garante que a reabertura do comércio vai ser realizada com base em um plano envolvendo a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Secretaria de Saúde e Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente. O gestor pediu o apoio da população para os devidos cuidados que podem evitar a transmissão do coronavírus e disse ainda que haverá fiscalização do uso de equipamentos de proteção individual (EPI).
As informações são do site G1/Bahia.
Tesouras Notícias
terça-feira, junho 02, 2020
Luciano Hang, dono da rede varejista Havan, foi cadastrado e aprovado no programa de auxílio emergencial concedido pelo governo federal em razão da pandemia de coronavírus. O caso veio à tona nesta terça-feira (2) após o empresário ter seus dados vazados por supostos hackers.
Hang nega ter solicitado o auxílio, que prevê pagamento de R$ 600 por três meses para os beneficiários. O empresário, notório apoiador do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), afirma ter pedido à PF (Polícia Federal) uma investigação sobre a fraude e o vazamento de seus dados pessoais.
O caso foi revelado pelo site O Antagonista.
“Como todo brasileiro de bem me sinto lesado com esses atos criminosos, que têm por objetivo apenas prejudicar as vítimas e suas famílias. Os autores devem ser exemplarmente condenados e punidos”, diz Hang em nota.
O dono da Havan afirma que recebeu nesta terça-feira (2) “informações de que hakers estão solicitando pedido de auxílio emergencial usando o seu CPF” e diz que já reportou o crime de fraude à PF.
No site da Caixa, o status do suposto pedido de Hang aparecia às 18h45 desta terça (2) como “em avaliação”, mas havia também informação de que o auxílio havia sido “aprovado e enviado para crédito”.
A Controladoria-Geral da União disse no dia 26 de maio que divulgaria em até 15 dias a lista com os cerca de 53 milhões de cadastrados que receberão o auxílio emergencial por causa da pandemia de coronavírus.
Hang aparece como o sétimo homem mais rico do país na última lista de bilionários elaborada pela revista Forbes. O empresário teria patrimônio de US$ 3,6 bilhões (R$ 18,72 bilhões no câmbio atual), de acordo com a publicação.
O jornal Folha de S.Paulo questionou o banco sobre o caso. Em nota, a Caixa diz que faz os pagamentos do benefício, e que a Dataprev e o Ministério da Cidadania é que fazem a análise sobre a concessão.
Procurada, a Dataprev (responsável pelo cruzamento de dados que deveria evitar fraudes) não se manifestou até a publicação desta reportagem.
Pelas regras atuais, podem solicitar o auxílio emergencial à Caixa os desempregados maiores de 18 anos que não recebam benefício previdenciário ou assistencial, seguro-desemprego ou de outro programa de transferência de renda federal que não seja o Bolsa Família.
A renda familiar mensal do solicitante precisa ser de até R$ 522,50 por pessoa ou de até três salários mínimos (R$ 3.135,00) ao todo.
Além disso, existe a exigência de que o solicitante não tenha recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018.
Folhapress
Tesouras Notícias
terça-feira, junho 02, 2020
Após o prefeito Fernando Gomes (DEM) de, Itabuna, no Litoral Sul, anunciar a reabertura parcial do comércio, a cidade chegou a 1.004 casos do novo coronavírus. A informação consta na edição desta terça-feira (2) do boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). É a primeira cidade do interior do estado a passar de mil diagnósticos positivos.
Ainda de acordo com o levantamento da pasta estadual, destes casos, 485 estão ativos. Houve 33 mortes até o momento. Segundo a prefeitura municipal, há 538 pessoas aguardando a coleta de exames e outras 168 que esperam resultado dos testes feitos.
Os boletins municipal e estadual têm incongruências. No do estado, Itabuna apresenta quatro casos a mais. O da cidade, no entanto, identifica seis óbitos a mais.
Tesouras Notícias
terça-feira, junho 02, 2020
O juiz Carlos Alberto Fiusa de Castro, de 74 anos, faleceu na manhã desta terça-feira (2), em Jequié, por Covid-19. Ele estava internado no Hospital Geral Prado Valadares desde o 15 de maio e estava fazendo tratamento de hemodiálise por conta da doença. Ele deixa esposa e dois filhos. O juiz atuava na Vara Criminal de Jequié, e foi diretor do Fórum Bertino Passos, além de ser juiz Eleitoral. Em 2019, Fiusa foi homenageado pela Câmara Municipal de Jequié pelos serviços prestados à comunidade. BN
Tesouras Notícias
terça-feira, junho 02, 2020
Foto Divulgação SSP-BA
Vinte e sete animais silvestres, sete armas artesanais e sete armadilhas de caça foram apreendidos nos municípios de Ubatã e Ibirataia. A informação foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). O caso aconteceu no sábado (30). Durante averiguação de uma denúncia sobre o crime de caça, as equipes da Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Cippa) encontraram, em uma casa localizada no Km 12, trecho que dá acesso às duas cidades, cinco animais abatidos, sendo três tatus, um macaco prego e um caititu. O responsável pelo imóvel não foi encontrado.

Em continuidade à ação, as guarnições resgataram 22 pássaros (nove papa-capins, oito canários, quatro chorões e um sabiá), em diferentes casas. Ao final das diligências, também foram apreendidas as armas e as armadilhas. Todo o material foi encaminhado para a delegacia de Ipiaú. As aves passaram por avaliação e, em seguida, foram devolvidas à natureza. Já os animais abatidos foram descartados em local adequado.
Informações do G1
Tesouras Notícias
segunda-feira, junho 01, 2020
Na manhã dessa segunda-feira dia 1° de junho de 2020, a prefeita se pronuncia após carreata e marcha dos comerciantes em direção à prefeitura. Eles reclamam da falta de critério nas recomendações dos decretos e pedem soluções para a reabertura do comércio local. Ela do alto da varanda se dirigiu aos comerciantes juntamente com sua equipe, onde conseguimos identificar a figura de seu atual marido e secretário de governo Parêa, Chita e Jó. Na oportunidade a prefeita marcou uma reunião para a próxima quarta-feira para tratar do assunto com os representantes de setores do comércio local.
Tesouras Notícias
segunda-feira, junho 01, 2020
Tesouras Notícias
domingo, maio 31, 2020

As mães com menos de 18 anos já podem pedir o auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras). A novidade está disponível na 16ª versão do aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, que foi liberada ontem pela Caixa Econômica Federal. As informações são da Agência Brasil.
Incluída pelo Congresso durante a tramitação da medida provisória que instituiu o benefício, a extensão do auxílio emergencial para mães menores de idade havia sido sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro no último dia 15. O cadastro no auxílio emergencial pode ser pedido até 3 de junho.
A vice-presidente de Tecnologia da Caixa, Tatiana Thomé, explicou como funcionará a novidade em entrevista coletiva na tarde deste sábado. A mãe menor de idade precisa cadastrar pelo menos dois membros da família (ela própria mais um filho, no mínimo). Caso a adolescente pertença a uma família maior, com algum membro que tenha se cadastrado no auxílio emergencial, precisará fazer o cadastro compatível com o do outro membro da família.
Mães grávidas não poderão fazer o cadastro porque o aplicativo pedirá o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do filho. O processo se dará de forma igual ao dos demais cadastramentos. Ao entrar no aplicativo, a mãe digitará nome completo, número do CPF, nome da mãe e data de nascimento, conforme constam nos cadastros da Receita Federal. O aplicativo oferece a opção “mãe desconhecida”, caso a requerente não conheça a mãe.
Finalizado o cadastro, os dados serão enviados à Dataprev, empresa estatal de tecnologia, que comparará as informações prestadas com as 17 bases de dados disponíveis para ver se o requerente cumpre as condições da lei para receber o auxílio emergencial. A usuária poderá acompanhar, no próprio aplicativo, se o benefício foi aprovado, negado ou se o cadastro foi considerado inconclusivo (quando as informações prestadas não conferem com os bancos de dados do governo).
Tesouras Notícias
domingo, maio 31, 2020
 |
| Foto: Uol |
Segundo o mais recente balanço do Ministério da Saúde, o Brasil ultrapassou neste domingo (31) a marca de 500 mil casos confirmados de infectados por Covid-19, chegando ao exato número de 514.849. Foram 480 registros de morte incluídos em 24 horas, totalizando 29.314 óbitos.
De acordo com o G1, desde 22 de maio, o País é o segundo com mais casos confirmados do novo coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, que registravam mais de 1,7 milhão de casos neste domingo, segundo balanço global feito pela universidade norte-americana Johns Hopkins às 19h40.
Tesouras Notícias
domingo, maio 31, 2020

Cento e cinco anos, hipertensa e diabética. O quadro não era nada animador para Arminda Santos quando ela foi internada em Manaus devido à Covid-19.
Na última sexta-feira (29), porém, ela recebeu alta hospitalar e, segundo a prefeitura, é a paciente mais velha a se curar da doença no país.
Ela teve alta da enfermaria da Fundação Doutor Thomas, da Prefeitura de Manaus, com outros 14 idosos que também se recuperaram da doença e foram liberados pela equipe médica. Com isso, o número de internados na instituição foi zerado.
A alta hospitalar ocorreu em meio a músicas e com a presença da equipe médica e de funcionários da instituição. Os 15 pacientes deixaram a enfermaria montada nas dependências da fundação em meio à pandemia.
Com isso, retornaram para os pavilhões, em seus quartos individuais em que estavam antes de serem internados.
A pandemia do novo coronavírus já provocou mais de 20 mortes em asilos no interior de São Paulo, isolou idosos nas instituições e forçou a transferência de 30 deles para um hotel.
Em Manaus, Arminda inclusive comemorou seu aniversário de 105 anos durante a internação, em 12 de maio. Ela reside na instituição há 34 anos e, durante sua recuperação da doença, ganhou festa de aniversário dos funcionários da casa.
Por meio da assessoria da prefeitura da capital do Amazonas, a médica Simone Henriques disse que a recuperação da idosa, que perdeu a visão devido a diabetes, foi uma surpresa. Ela recebeu suporte de ventilação não invasiva e medicamentos --que levaram em conta a função renal dela e a idade.
"O caso da dona Arminda, que se torna a pessoa mais idosa a vencer a Covid-19 no Brasil, é motivo de muito orgulho para a Fundação Doutor Thomas. Estou imensamente feliz e grata", disse, também via assessoria, a diretora-presidente da fundação, Martha Moutinho. Dos 15 idosos que tiveram alta, 9 são homens e 6, mulheres, com idades entre 62 e 105 anos. BN
Tesouras Notícias
domingo, maio 31, 2020
O partido do Movimento Democrático Brasileiro - MDB da cidade de Ibirataia (BA), decidiu na tarde do último sábado deste mês (30/05), que terá candidato nas eleições 2020.
Em uma reunião respeitando todas as orientações de distanciamento social da Organização Mundial de Saúde (OMS), em razão da pandemia do covid-19, estiveram presentes, o Presidente Estadual do MDB Alexsandro Freitas “Sandro Futuca”, o vereador Antônio dos Santos “Peruca”(MDB), um dos membros do diretório estadual do partido o Advogado Elmar Lopes e o Médico Dr. Wesley Cunha. Na ocasião o vereador Ronaldo Tinoco (MDB), não compareceu por questões pessoais.
A agremiação possui um quadro com experiência na área publica, e com um histórico de contribuição com o município, direcionando nesta gestão recursos da ordem de mais de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) para diferentes áreas.
Os dirigentes discutiram os rumos da politica na cidade, com um dialogo voltado à preocupação com a crise na saúde publica e na econômica que estão sendo causadas pela pandemia.
“O próximo gestor do município de Ibirataia, terá que enfrentar desafios e com isso precisamos escolher um nome com EXPERIÊNCIA e ARTICULAÇÃO para DIRECIONAR OS RUMOS DO MUNICÍPIO”, afirma Sandro Futuca (presidente estadual do MDB na Bahia).
Futuca também completa deixando nítido que o partido se encontra totalmente organizado para encarar as eleições de 2020.
“O fato é que o MDB está organizado e chega com muita força para a disputa eleitoral nas eleições 2020”, finaliza Futuca.
Do Bahia In Loco
Tesouras Notícias
domingo, maio 31, 2020
No dia 3 de abril teve o fechamento da janela para que os atuais vereadores trocassem de partido. No município de Ibirataia o troca troca foi grande. Apenas três vereadores continuaram em seus partidos. São eles Toin de Berenga (DEM), Juca (PP) e Marcos Pina (PT). Oito vereadores resolveram disputar as eleições de 2020 por novas siglas.
A nova composição do legislativo municipal ficou assim:
Partido Liberal - PL
- Chafick Luedy
- Ravi Machado
- Bira da Topic
- Marquinhos do Cacau
DEMOCRATAS - DEM
- Toin de Berenga
- Manoel da Ambulância
Movimento Democrático Brasileiro - MDB
- Peruca
- Ronaldo Tinôco
Partido Progressista- PP
- Juca Muniz
Partido dos Trabalhadores - PT
- Marcos Pina
Partido Social Democrático - PSD
- Charles Mosquito
Tesouras Notícias
domingo, maio 31, 2020
 |
| Ibirataia é o segundo município baiano com o pior desempenho no estudo |
A Bahia tem cinco dos 10 municípios mais vulneráveis à Covid-19 no Brasil, segundo estudo do Instituto Votorantim. Wanderley, Ibirataia, Sítio do Quinto, Jussiape e Ubaitaba integram o “top 10” da lista que avalia 5.570 cidades brasileiras.
O estudo utilizou como critérios para a avaliação questões socioeconômicas, tamanho da população idosa, taxa de urbanização, estrutura e organização do sistema de saúde, capacidade fiscal da administração municipal, entre outros.
Wanderley, localizado na Bacia do Rio Grande, é o município brasileiro com o segundo maior índice de vulnerabilidade. A estrutura do sistema de saúde na região pesou para o desempenho ruim da cidade no ranking. Segundo o Instituto Votorantim, a microrregião do Cotegipe não possui leitos de UTI para o tratamento da Covid-19.
Ibirataia, no território de identidade do Médio Rio de Contas, é o segundo município baiano com pior desempenho no estudo. A autonomia fiscal da administração foi o fator que mais pesou para o resultado. Além disso, apenas 11,62% da população local encontra-se empregada.
Sítio do Quinto, localizado nas proximidades de Jeremoabo, enfrenta dois graves problemas que aumentam sua vulnerabilidade diante da Covid-19: a falta de leitos de UTI na região e a grande percentagem de população desempregada. Segundo o estudo, apenas 8,47% da população possui uma ocupação.
Em Jussiape, na Chapada Diamantina, além de haver uma pequena parcela da população ocupada, o rendimento médio dos trabalhadores não ultrapassa 1,4 salário mínimo. O estudo deixa claro que a questão de renda é um fator fundamental para a vulnerabilidade diante da pandemia.
Por fim, Ubaitaba, no território de identidade do Litoral Sul, enfrenta tanto a questão do desemprego quanto uma gestão fiscal desequilibrada. O Instituto Votorantim deu “nota zero” à autonomia fiscal do município, o que contribuiu para o desempenho ruim no ranking.
Para o Instituto Votorantim, os cinco municípios baianos menos vulneráveis para o enfrentamento da Covid-19 são, na ordem, Dias D’Ávila, Candeias, São Francisco do Conde, Camaçari e São Desidério.
Informações do Bahia Notícias
Tesouras Notícias
domingo, maio 31, 2020
Um homem em situação de rua foi morto a pedradas na madrugada deste domingo (31), no bairro Jequiezinho, na região do Oásis em Jequié. A vítima Eufrasio Souza dos Santos conhecido como Cachamba, foi assassinado embaixo do prédio da antiga LC com requinte de crueldade. No local foram encontradas marcas de sangue, pedaços de blocos que teriam sido usado para espancar a vítima, colchão e roupas usadas por ele.
Cachamba era morador do Jardim Tropical, mas vivia nas ruas e era uma pessoa bastante conhecida e querida pelos moradores do bairro. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Jequié. O caso será investigado pela Polícia Civil da 9ª Coorpin.
Fonte: MC
Tesouras Notícias
sexta-feira, maio 29, 2020
O Blog Tesouras Notícias parabeniza no dia de hoje (29/05), o aniversariante EDUARDO SALLES, desejando-lhe muitos anos de vida, saúde paz e realizações. Que Deus lhe proteja sempre, concedendo-lhe muitas felicidades. Parabéns! Feliz Aniversário! São os nossos sinceros votos. Vale ressaltar que Eduardo Salles é deputado estadual pelo Partido Progressista, líder da bancada na Assembléia Legislativa da Bahia. Deputado atuante já em seu segundo mandato.
Tesouras Notícias
Tesouras Notícias
sexta-feira, maio 29, 2020
Um homem de 55 anos identificado como Uilson Damasceno dos Santos foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (29), dentro de uma casa na Rua João Goulart, no bairro Alto do Mirante, em Ibirataia. A vítima apresentava sinais de espancamento, provavelmente por pauladas. O suposto autor foi detido e apresentava escoriações na cabeça, além de estar sujo de sangue, o que leva a crer que ele teve uma briga com Uilson durante a noite.
Tanto a vítima quanto o suposto autor eram conhecidos por ingerir bebidas alcoólicas diariamente e fazerem parte da "turma da meota". O suposto autor foi detido pela Polícia Militar e levado até a Fundação Hospitalar de Ibirataia para tratar o ferimento e, após atendimento, será apresentado na Delegacia de Polícia de Ibirataia e ficará à disposição da autoridade competente para prestar depoimento. O DPT foi acionado para realizar o levantamento cadavérico de Uilson.
Informações do Ocorrência Policial
Tesouras Notícias
sexta-feira, maio 29, 2020
Em torno de 600 funcionários de uma fábrica da Azaleia em Itapetinga, no Médio Sudoeste, devem ser demitidos. As dispensas devem começar nesta sexta-feira (29). Segundo informou o Sindicato dos Calçados de Itapetinga à TV Sudoeste, o motivo principal alegado para as demissões são custos no transporte dos funcionários que moram em outras cidades da região, como Macaraní, Itambé, Itororó, Firmino Alves e Caatiba.
O sindicato ainda afirmou que a empresa negociou as dispensas e disse que vai pagar direitos trabalhistas aos funcionários demitidos. Ainda segundo a representação sindical, um acordo coletivo prevê que serão mantidos os empregos de trabalhadores que queiram residir em Itapetinga ou ir ao trabalho arcando com os custos do transporte. Nestes casos, a empresa também destinaria um ajuda de custo mensal de R$ 140 durante seis meses.
Em nota, a Vulcabras Azaleia confirmou os desligamentos. “Não é segredo que a pandemia está atingindo forte e negativamente a economia e o setor de calçados”, diz trecho da nota.
Informações do BN
Tesouras Notícias
quinta-feira, maio 28, 2020
Um homem foi encontrado morto em sua residência, localizada na Rua Belarmino Souza, no bairro Massaranduba, na tarde desta quinta-feira (28). De acordo informações da Delegacia de Polícia de Ibirataia, José Nunes de Santana Filho, não sofria de nenhum tipo de transtorno mental, estava em sua residência, almoçou meio dia normalmente. A sua filha informou a Polícia que foi deitar para descansar e quando acordou deparou com o trágico acontecimento, vendo seu pai caído, vestido e com uma corda ao pescoço. A notícia se espalhou, chegando ao conhecimento da Polícia Civil que se deslocou até o local do fato e constatou a morte. O local foi isolado, aguardando o Departamento de Polícia Técnica da cidade de Jequié para fazer o levantamento cadavérico e demais procedimentos legais.
Tesouras Notícias
Tesouras Notícias
quinta-feira, maio 28, 2020
A Secretaria de Saúde do Município de Ibirataia divulgou a positividade de mais um caso do Novo Coronavírus (COVID-19), totalizando 17 pessoas infectadas no município. Trata-se de um paciente do sexo masculino, vindo de São Paulo, onde foi orientado, monitorado seu isolamento e realizado o teste rápido com diagnóstico positivo. Foram coletadas nesta quinta-feira (28), mais 12 amostras e encaminhadas para o Laboratório Central (LACEN) em Salvador.
Atualmente, Ibirataia tem 201 casos suspeitos. O município contabiliza ainda, 128 casos descartados, 14 aguardando resultados, 79 em quarentena, 09 curados, além de 02 óbitos.
A secretaria reforça que o canal de comunicação com a equipe da Vigilância Epidemiológica é através do telefone (73) 9 9924-7712, que permanece ativo e deve ser utilizado pelas pessoas que apresentem os sintomas da COVID-19.
Em tempo, a prefeitura informa que, continua reforçando as ações no combate a doença, mantendo as barreiras nas entradas da cidade, monitorando a chegada de pessoas de municípios, distribuindo máscaras de proteção, dentre outras relevantes medidas já adotadas. (ASCOM / Prefeitura de Ibirataia)
Tesouras Notícias
quinta-feira, maio 28, 2020
A proposta de renovação na política de Ibirataia ganha força com a formação da Frente Popular, organização que aglutina lideranças de sete agremiações partidárias e pretende definir uma candidatura para fazer enfrentamento aos grupos que ao longo das últimas três décadas vem se revezando no poder executivo local. A Frente Popular conta com cidadãos que comprovadamente prestam relevantes serviços ao município, alguns deles com histórico de boas atuações nos poderes Legislativo e Executivo, outras destacando-se no ramo empresarial, todos com uma vontade enorme de contribuir para o crescimento da cidade e o bem estar da comunidade.
A ideia é definir nomes que formarão a chapa majoritária (candidatos a prefeito e vice-prefeito), enquanto os demais ficam no compromisso de apoiá-los para manter a coesão do movimento, em cuja vanguarda se encontram: Carlos do Pegue Leves -PT-, Caio Pina -PSB-, Luciano Guimarães -PSL-, Carlos Bonfim (o popular “Bonfim da Banca”) -PSL-, Luis Machado -PDT-, Carlito Ferreira -PCdoB- e Carote da Farmácia-.PSDB-.
PROPOSTAS
Dentre as propostas da Frente Popular constam incentivos para a instalação de empresas industriais, diversificação na agriculturas e outras alternativas de geração de emprego e renda que impulsionem o município a se converter em um pólo de prosperidade nos seus diversos aspectos. Nessa linha de pensamento também consta o fortalecimento da democracia e uma serie de outros avanços.
P/ José Américo/Giro
Tesouras Notícias
quinta-feira, maio 28, 2020

O ex-prefeito Jônatas Ventura protocolou, nesta quinta-feira (28), pedido de exoneração do cargo de Secretário de Governo da Prefeitura de Barra do Rocha. A saída do ex-gestor representa uma grande perda para a gestão do prefeito Professor Léo. Jônatas é uma das principais, senão a maior liderança política do município e goza de prestígio junto a lideranças políticas, setores importantes da sociedade e também de toda a comunidade. Jônatas deve fazer um pronunciamento nos próximos dias detalhando o motivo de sua saída da gestão, mas nos bastidores comenta-se que o ex-gestor estava muito incomodado com a forma centralizadora e vaidosa que Léo conduz a gestão municipal e também em virtude de Léo, num ato para enfraquecer o aliado, ter ingressado com mais de 10 ações contra Jônatas junto aos órgãos de controle. Além disso, há, também, reconhecidamente um clima de insatisfação de outras lideranças pela forma como o prefeito conduz a questão política, sem ouvir as orientações dos aliados. A saída de Jônatas da gestão municipal deve alterar o quadro político e dificulta ainda mais a possibilidade de reeleição do Prefeito Léo.
BREVE HISTÓRICO DO EX-PREFEITO JÔNATAS VENTURA
Jônatas Ventura, Sociólogo, pós-graduado em Cultura Afro-Brasileira, formação em marketing político entre vários cursos. Ventura foi o único na história de Barra do Rocha a conseguir ser reeleito no mandato; eleito com 70% dos votos válidos e reeleito com 69% dos votos válidos. Fez a sucessora Vera Franco; apoio a campanha vitoriosa do professor Léo. Em Barra do Rocha há um consenso da capacidade de Jônatas influenciar no pleito eleitoral e caso fosse candidato seria difícil batê-lo nas urnas. A perda de Jônatas representa uma dura perda para o professor Léo; já a oposição, apesar de ainda não haver conversas com o ex-gestor, deve estar celebrando o rompimento.
Informações do Ubatã Notícias
Tesouras Notícias
quinta-feira, maio 28, 2020
O Brasil tem, até o momento, 411.821 casos confirmados de coronavírus, com 25.598 mortes. Foram 20.599 casos novos e 1.086 mortes só nas últimas 24 horas.
Já na Bahia, testes já apontaram a contaminação de 15.070 pessoas até o momento. Destas, 531 morreram. Em relação ao boletim divulgado ontem, foram 504 novos casos e 36 óbitos.
Os casos confirmados ocorreram em 263 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (63,16%). Ao todo, 5.149 pessoas estão recuperadas na Bahia.
No estado, dos 1.679 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 931 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 55%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 719 leitos exclusivos para o coronavírus, 489 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 68%.
BN