Em meio à pandemia, Azaleia irá demitir 600 funcionários da indústria em Itapetinga


O sindicato dos calçadistas revelou que a Vulcabras/Azaleia vai demitir, a partir desta quinta-feira (28), cerca de 600 funcionário de sua unidade localizada na cidade de Itapetinga. Segundo o advogado do Sindiverdade, as demissões atingirão todos os colaboradores que residem em outras cidades da região, como Itororó, Macarani, Itambé, Caatiba e Maiquinique. Outras cidades devem ser afetadas, de acordo com o site Sudoeste Hoje. A empresa deve anunciar oficialmente a demissão nesta quinta-feira (28), após uma assembleia que vai ocorrer na fábrica.

Ipiaú: Apostador fatura mais de R$ 10 milhões na Lotomania


Um aposta simples, realizada na lotérica Quina de Ouro, centro de Ipiaú, acertou as 20 dezenas do concurso 2077 da Lotomania. O bilhete vai render ao ganhador o prêmio de R$ 10.207.815,43. Os números sorteados nesta terça-feira (26/05) foram 11, 12, 16, 17, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 27, 28, 39, 50, 52, 62, 73, 85, 92 e 94. Após a divulgação do novo milionário no site da Lotomania (ver aqui), iniciou-se a especulação sobre a identidade do sortudo. 

Ipiaú soma mais três casos de covid-19; total chega a 196



Mais três casos de covid-19 foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde através de boletim epidemiológico na noite desta terça-feira (26). Desta vez foi um adulto jovem um idoso e um menor de idade com testes positivos. Na contagem geral, a cidade agora tem 196 diagnosticados com a doença, além de 761 casos suspeitos; 215 casos descartados; 119 pessoas que conseguiram se recuperar da doença; 81 pessoas aguardam resultados de exames e 986 pessoas estão em quarentena. Ipiaú segue com a marca de 5 vítimas fatais do novo coronavírus.
Ipiaú Online

Drauzio Varella elogia Rui e Neto por combate a pandemia: “Bahia tem situação privilegiada “



O médico oncologista Drauzio Varella comentou a posição da Bahia frente a outros estados no controle da pandemia de coronavírus no país. Em entrevista a Mário Kertész, durante o Jornal da Bahia no Ar da Rádio Metrópole hoje (25), o especialista elogiou a atuação do governador da Bahia, Rui Costa (PT), e do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). As autoridades, embora adversários no campo político, têm mantido um esforço conjunto para conter a Covid-19.
“Acho que a Bahia tem uma situação privilegiada mesmo, um governador e um prefeito que são homens civilizados, o que hoje em dia não é pouco, e que entendem que a situação é grave e que não admite-se nenhuma politização porque é o povo baiano sofrendo.
Se comparar com os outros estados do Nordeste e de outras áreas, como o Norte, a situação da Bahia é razoável. Não estou dizendo que não é grave, é grave no mundo inteiro e no país inteiro. Mas é uma situação que está sendo relativamente bem controlada. Eu acho que se deve a essa harmonia, homens públicos que têm uma noção da gravidade do problema e colocam o enfrentamento como prioridade”, declarou o especialista.
Na avaliação de dr. Drauzio Varella, países que adotaram medidas restritivas mais cedo se destacaram no combate ao coronavírus. Um dos exemplos foi a Argentina, país vizinho do Brasil, que restringiu a circulação da população e cobrou uma colaboração entre estados e municípios.
“Não foi uma coisa que veio do céu. Não foi sorte da Argentina. O vírus se transmite para um argentino da mesma forma que o brasileiro ou um chinês. Foram países que souberam fazer um esforço coletivo para isolar o vírus da melhor forma possível. Temos um país muito grande, muito desordenado e esse conflito de posições que confundem a população”, afirmou.
Metro1

STF extingue ação do TJ-BA contra desativação de comarcas de entrância inicial




O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), extinguiu sem resolução de mérito o mandado de segurança movido pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) contra a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que suspendeu a desativação de comarcas de entrância inicial.  O conselheiro André Godinho havia suspendido liminarmente a desativação da comarca de Maragogipe em um processo de controle administrativo (veja aqui). 

A desativação das comarcas de entrância inicial estava prevista na Resolução 13, de julho de 2019, assinada pelo então presidente do TJ-BA, desembargador Gesivaldo Britto. Ao recorrer ao Supremo, o TJ-Ba afirmou que a decisão liminar do conselheiro do CNJ é uma “flagrante ilegalidade e indevida ingerência no âmbito da autonomia administrativa da Corte Estadual, bem assim em dissonância a precedente condutor exarado pelo Conselho Nacional de Justiça”. O mandado de segurança pontua que a resolução prevê a desativação e agregação de comarcas diante do baixo ou quase nenhum fluxo de novos processos judiciais, para promover a organização judiciária do estado.  

Salientou que o artigo 9º da Resolução 184/2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) exige que os Tribunais adotem providências efetivas para a transformação, extinção ou transferência de comarcas cuja distribuição processual seja “inferior a 50% (cinquenta porcento) da média de casos novos por magistrado do respectivo Tribunal no último triênio”. Aduz que a Resolução 13/2019 foi precedida do Processo Administrativo 2018/65.027, no qual foram realizados “estudos por mais de dois anos, iniciados no ano de 2017"” desenvolvido amplo debate e colhidos elementos técnicos informativos com a finalidade de averiguação da existência de comarcas no Estado da Bahia em que o respectivo fluxo processual não alcançasse o mínimo estabelecido pelo CNJ.  

Na ocasião, a Resolução previu a desativação de 18 comarcas que seriam transferidas para outras unidades de modo a “proporcionar melhor alocação de recursos orçamentários, financeiros e de pessoal, enfim observados os valores da eficiência e economicidade, sem que isto implicasse em prejuízos no acesso da população baiana ao Judiciário”. O TJ ainda alegou que a comarca de Maragogipe apresentava 439 novos processos distribuídos nos últimos três anos. 

O ministro destacou no despacho que no dia 16 de dezembro de 2019, foi publicado um ato assinado pelo então presidente em exercício, desembargador Augusto Lima Bispo, que determinou a reversão da desativação das comarcas (saiba mais). Segundo Fux, desde o dia 17 de fevereiro, não houve qualquer manifestação das partes sobre o processo, o que de o obriga a extinguir o feito sem resolução de mérito.  

O procedimento de controle administrativo atualmente é relatado pelo conselheiro Marcos Vinícius Jardim Rodrigues e continua tramitando no CNJ. Em fevereiro deste ano, o conselheiro deu um voto pela confirmação da liminar. O voto ainda precisa ser referendado no Plenário do órgão.  

Jequié: PRF apreende carreta com produtos falsificados


Uma carreta carregada com produtos contrabandeados foi apreendida por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal, em Jequié. A abordagem ocorreu na noite de domingo (24), no posto de fiscalização da Rodovia Santos Dumont. Os policiais descobriram que a carreta estava carregada com roupas e sapatos falsificados de marcas famosas. 

O motorista alegou que seguia da cidade Mineira de Nova Serra para Feira de Santana, onde a mercadoria seria entregue. Por se tratar de um crime de sonegação fiscal e falsificação, o caso será encaminhado para Secretaria da Fazenda. 

Quem comercializa produto falsificado incide em diversos crimes, como a fraude no comércio, prevista no Artigo 175 do Código Penal. O crime é também contra relação de consumo, Artigo 7º da Lei 8.137/1990, com pena de dois a cinco anos de detenção ou multa.

Do Jequié News

Roberto Barroso toma posse no TSE e manda recados a Bolsonaro


O TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que organiza as eleições, tem novo presidente. O ministro Luís Roberto Barroso, 62 anos, assumiu o cargo nesta 2ª feira (25.mai.2020). Em seu discurso, mandou diversos recados ao presidente da República, Jair Bolsonaro, que acompanhava a cerimônia por videoconferência e não falou.
Também foi empossado o vice, Edson Fachin, de mesma idade. Eles ficam à frente da Corte até 2022. Rosa Weber, 71 anos, deixa a presidência. Ocupou o posto de 2018 até este ano.
“Precisamos armar o povo com educação, cultura e ciência”, disse Barroso. Jair Bolsonaro defende que o acesso da população às armas seja facilitado. Na 6ª feira (22.mai.2020), foi divulgado vídeo de reunião ministerial em que esse foi 1 dos temas abordados pelo presidente da República.
Em outro recado claro ao comandante do Planalto, o agora presidente do TSE falou sobre a atuação do STF (Supremo Tribunal Federal), Corte que ele também compõe. O Supremo é alvo constante de manifestações das quais Bolsonaro tem participado.“Como qualquer instituição em uma democracia, o Supremo está sujeito à crítica pública e deve estar aberto ao sentimento da sociedade. Cabe lembrar, porém, que o ataque destrutivo às instituições a pretexto de salvá-las, depurá-las ou expurgá-las já nos trouxe duas longas ditadura na República. São feridas profundas da nossa história que ninguém há de querer reabrir. Precisamos de denominadores comuns e patrióticos. Pontes, e não muros. Diálogo em vez de confronto”, declarou o ministro.
Há mais 1 ponto de contato entre esse trecho do discurso e a conduta de Bolsonaro: o presidente da República, sempre que pode, defende a ditadura militar que vigorou no Brasil do golpe de 1964 até 1985. Leia Mais

Veja o número de casos e mortes por coronavírus no Brasil e na Bahia


O Brasil tem, até o momento, 374.898 casos confirmados de coronavírus, com 23.473 mortes. Foram 11.687 casos novos e 807 mortes só nas últimas 24 horas. Já na Bahia, testes já apontaram a contaminação de 14.204 pessoas até o momento. Destas, 477 morreram. Em 24 horas, foram 305 novos casos e 17 óbitos. Os casos confirmados ocorreram em 249 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (63,02%). Ao todo, 3.5965 pessoas estão recuperadas na Bahia. Na estado, dos 1.576 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 911 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 57,8%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 629 leitos exclusivos para o coronavírus, 454 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 72,2%.

Bahia Notícias 

Diretor do Hospital Geral de Ipiaú testa positivo para a covid-19


O Diretor Geral do Hospital Geral de Ipiaú( HGI), enfermeiro Alex Miranda, testou positivo para o novo coronavírus. A informação foi confirmada por ele ao jornalista José Américo Castro. Em comunicado e em vídeo divulgado, o diretor do HGI diz: “Assim como milhares de guerreiros da saúde que dedicaram suas vidas para cuidar das pessoas, eu sou vitima do covid-19. O resultado do exame, no protocolo da SESAB, saiu hoje. Estou bem, sem sintomas, tomando todos os cuidados, pra mim e pra quem está à minha volta. Meus pais que fazem parte do grupo de risco estarão fazendo o teste ainda nesta segunda-feira, 25. Peço a Deus saúde pra mim, para minha família e todas as pessoas e sei que não irei perder essa guerra”. Alex já encontra-se em isolamento social. 

Informações do Giro Ipiaú

Ibirataia: Prefeitura confirma segunda morte por Coronavírus no município


A Prefeitura Municipal de Ibirataia, através da Secretaria de Saúde, confirmou nesta segunda-feira (25), a segunda morte por Coronavírus (Covid-19) na cidade. O paciente que apresentou sintomas graves da doença, foi notificado por uma unidade hospitalar do município, onde, na última semana, foi coletado amostra, sendo confirmado resultado na noite deste domingo (24), pelo Laboratório Central da Bahia (LACEN).
Atualmente, Ibirataia tem 12 pessoas testadas positivas, sendo que 08 destas estão curadas. O município contabiliza ainda, 107 casos suspeitos, 52 descartados e 48 em quarentena.
Em tempo, a prefeitura se solidariza com os familiares do paciente e destaca que, continua reforçando as ações no combate a Covid-19, mantendo as barreiras nas entradas da cidade, monitorando a chegada de pessoas de municípios que tem casos da doença, dentre outras relevantes medidas já adotadas. (ASCOM / Prefeitura de Ibirataia)

Jequié: Homem morre após levar choque elétrico enquanto tentava consertar TV


Um homem morreu após receber uma descarga elétrica neste domingo (24), na Avenida Gustavo Santos Ribeiro, bairro Cansanção em Jequié. A vítima Roque Silva Pinheiro, conhecido como “Nal da Moleta”, 46 anos, solteiro recebeu uma descarga elétrica quando tentava consertar uma televisão. Familiares acionaram o Samu 192 que encontraram “Nal” sem vida. O corpo foi encaminhado por uma equipe do DPT para o Instituto Médico Legal de Jequié.

Fonte: Marcos Cangussu

Ministro da Educação em 'corda bamba'

Abraham Weintraub - Ministro da Educação

A demissão do ministro da Educação Abraham Weintraub, a cada dia ganha mais força, após uma declaração dada pelo chefe da pasta ministerial da educação no dia 22 de abril, quando sugeriu a prisão de membros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro Marco Aurélio de Mello já se manifestou em entrevista à TV Globo após declarações de Weintraub e disse:  "Se estivesse ocupando a cadeira de presidente da República, evidentemente não teria o estilo do presidente, eu pediria a ele pra pegar o boné e ir pra casa.

Da mesma forma, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB), disse que demitiria o ministro da Educação Abraham Weintraub, se fosse o presidente da República.


Tesouras Notícias 

Ministro do STF diz que demitiria Weintraub se fosse Bolsonaro

Ministro do STF Marco Aurélio Mello

Após tomar conhecimento das declarações do ministro da Educação, Abraham Weintraub, contra membros do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Marco Aurélio Mello definiu a fala como "imprópria". Para ele, não se trata de um caso passível de uma ação penal, mas ressaltou que, caso fosse o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), demitiria o homem à frente do Ministério da Educação.

"Eu só posso atribuir a um arroubo de retórica, né? E cabia ao dirigente da reunião exercer o poder de polícia, evidentemente cortando a palavra dele e dizendo que a palavra em si era imprópria", opinou o ministro do STF em entrevista à TV Globo. "Se estivesse ocupando a cadeira de presidente da República, evidentemente não teria o estilo do presidente, eu pediria a ele pra pegar o boné e ir pra casa. Eu acho que, principalmente, como ministro da Educação, ele ficou numa situação muito ruim. Que educação é essa?", criticou.

Na reunião realizada em 22 de abril, Weintraub chamou os magistrados de "vagabundos". "Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia, começando no STF", declarou o ministro, que não foi repreendido por nenhum dos presentes.

Parte da reunião veio à tona nessa sexta-feira (22), quando outro ministro do Supremo, Celso de Mello, retirou o sigilo do vídeo. O conteúdo é analisado no inquérito que investiga as acusações do ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, de que Bolsonaro pretendia interferir politicamente na Polícia Federal (PF).

Vereador da Bahia é preso em São Paulo após atirar contra policial militar


O vereador Ernesto de Santana, com mandato na Câmara de Monte Santo, no sertão da Bahia, foi detido em São Paulo nessa sexta-feira (22). Ele é acusado de tentar matar um policial militar depois de ter avançado contra o agente, tomado sua arma e efetuado disparos em sua direção no centro da capital paulista.

Além disso, ele vai responder pelos crimes de embriaguez ao volante e roubo consumado, segundo registro feito no 8ª Distrito Policial, no Brás, e encaminhado ao 1ª DP (Sé).

Segundo o G1 SP, essa não é a primeira vez que Santana é preso no estado. Em 2016, ele foi detido em Vargem, município do interior paulista por circular com um carro roubado. Quando foi flagrado com o veículo em um pedágio, ele alegou que estava na cidade para comprar o automóvel por R$ 10 mil, mas o carro era avaliado em R$ 60 mil na época.

Já no caso atual, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) contou que Santana conduzia uma Toyota Corolla quando avançou em direção à entrada de um estabelecimento comercial e quase atropelou o PM. Com isso, ele o agente começaram a discutir.

"O conflito estava encerrado quando o vereador avançou contra o policial e tomou sua arma. O PM então foi agredido com coronhadas e conseguiu fugir do local, após o indivíduo disparar em sua direção", acusou a SSP-SP.

Inicialmente, o vereador até tentou fugir de carro, mas após colidir contra uma mureta, ele foi alcançado pela polícia, recebeu atendimento médico e ficou preso. Já o PM ferido foi levado para um pronto-socorro.

Do Bahia Notícias 

Felipe Neto é processado pelo ministro Abraham Weintraub após chamá-lo de imbecil


Felipe Neto, 32, está sendo processado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, que pede uma indenização de R$ 5.000 por danos morais e direito de resposta, após o empresário e influenciador digital tê-lo chamado de imbecil nas redes sociais.
O processo foi revelado pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, e confirmado por Felipe Neto, que ironizou Weintraub no Twitter: “O homem que diz que ‘os vagabundos do STF’ têm que ser presos, me processou (…) por eu tê-lo chamado de imbecil e ter dito que ele não sabe escrever”.
A afirmação de Felipe Neto se referia à gravação de uma reunião ministerial do presidente Jair Bolsonaro que foi divulgada nesta sexta-feira (22), após liberação do ministro Celso de Mello, do STF. Nos vídeos, o presidente e seus ministros falam palavrões, fazem ameaças de prisão e proferem xingamentos.
Felipe Neto continuou em suas redes sociais: “Ora bolas, Abraham Weintraub, você, cansou de dizer que que a esquerda ‘é do mimimi’ e ‘aceita a crítica, floquinho de neve’… Mas aí entra com processo pedindo R$ 5.000 e direito de resposta porque eu falei que você não sabe escrever? Poxa, floquinho de neve…”
Folhapress

Senado e Câmara fecham acordo: eleição será dia 6 de dezembro


As lideranças partidárias do Senado e da Câmara entraram em acordo e irão votar em plenário o adiamento das eleições municipais deste ano para o dia 6 de dezembro. Nas cidades onde houver segundo turno, a data é 20 de dezembro.
O consenso foi em torno da proposta do senador Randolfe Rodrigues em consonância com outros parlamentares. “Como se trata de emenda constitucional, ficou decidido que a votação do acordo não será virtual, mas presencial”, revela o deputado federal Paes Landim.

A eleição presencial será em junho, pois o deputado revelou ao blog que as sessões voltam ao plenário no próximo mês. Na Alepi do Piauí, as sessões também voltam em junho, dia 1.
Com a alteração da data das eleições, os deputados Fábio Abreu (PL) e Fábio Novo (PT) também poderão adiar seus retornos à Câmara e Assembleia, respectivamente, para o mês de agosto. Se a data se mantivesse em 4 de outubro, eles teriam de voltar dia 1 de junho. Ambos são pré-candidatos a prefeito de Teresina.
Por parte do grupo do prefeito Firmino Filho (PSDB), o secretário municipal de Educação, Kléber Montezuma, também pode transferir sua saída da pasta para agosto. Além disso, o vereador Samuel Silveira (PSDB) pode disputar a reeleição. Ele havia desistido da disputa para permanecer na Semcaspi, mas nos bastidores se comenta que Samuel se arrependeu de não ter se desincompatibilizado.
“A proposta de transferência para 6 de dezembro deve passar sem problema”, avalia Landim.

Bahia alcança 13 mil casos de coronavírus e 413 óbitos


A Bahia registra 13 mil casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 15,50% do total de casos notificados no estado e 413 óbitos. Cumpre ressaltar que 151 casos confirmados aguardam validação dos municípios. São confirmados 13.000 casos, 3.934 recuperados e 413 óbitos, 8.653 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 1.987 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), divulgado às 18h40 deste sábado (23) registra 33.454 casos descartados e 83.880 notificações em toda a Bahia.

Ubatã: Polícia Civil desarticula quadrilha especializada em furtos de gado


A Polícia Civil desarticulou nesta quinta-feira (21), uma quadrilha especializada suspeita em furto de gado em Ubatã. Três homens foram presos por furto (Uberlam Bispo dos Santos, Adevanildo Jesus dos Santos e Antonio Cardoso da Silva) e outros dois por receptação (Jose Rebouças Farias e Paulo Moreira Santos). De acordo com a Polícia Civil de Ubatã, há cerca de três meses foi deflagrada uma operação visando a identificação de criminosos que estavam praticando crimes em propriedades rurais da região. Parte da quadrilha foi presa em flagrante quando chegava em uma fazenda, os policiais conseguiram recuperar cerca de 10 cabeças de gado, além de identificar o veículo utilizado no transporte dos animais. A coordenação da operação foi do delegado Lane Andrade, com apoio de dois investigadores. O delegado explicou que os suspeitos se dividiam entre os que praticavam o furto e a recepção dos animais, que eram imediatamente abatidos. Os animais furtados foram devolvidos ao dono e os cinco detidos foram encaminhados à delegacia. As investigações continuam e a suspeita é de que outras pessoas podem estar envolvidas com a quadrilha. Em tempo, outras pessoas estão sob investigação da polícia e podem ser presas a qualquer momento.

 (Garcia Jr/Ubatã Notícias)

Barra do Rocha: Ex-namorado de jovem desaparecida é preso pela Polícia Civil

Equipes da 9ª COORPIN realizaram operação na cidade (Foto: Divulgação)
Um ex-namorado da jovem Daniela dos Santos Nascimento, de 26 anos, foi preso nessa sexta-feira (22), numa operação da Polícia Civil na cidade de Barra do Rocha. Seis equipes de delegados e investigadores da 9ª COORPIN atuaram nas diligências que realizaram mandados de busca e apreensão em cinco endereços, um deles é a residência do ex-namorado de Daniela, onde os policiais chegaram a realizar buscas pelo corpo. A Polícia Civil deve divulgar mais detalhes da operação ainda hoje.
Daniela está desaparecida desde o dia 28 de abril (Foto: Divulgação)
Daniela está desaparecida desde o último dia 28 de abril, quando saiu de casa por volta das 07h30. A mãe dela afirma que presenciou a filha conversando com alguém no telefone que parecia ser próximo da jovem. Familiares têm realizado algumas manifestações na cidade e pedindo agilidade nas investigações. O delegado responsável pelo caso assegurou que tem trabalhando inclusive aos finais de semana e feriados para elucidar o desaparecimento de Daniela. (Giro em Ipiaú)

Apuarema, Barra do Rocha e mais 15 cidades terão transporte intermunicipal suspenso; total chega a 196


O transporte intermunicipal será suspenso em Aporá, Apuarema, Barra do Rocha, Canavieiras, Governador Mangabeira, Igrapiúna, Itanagra, Itapebi, Itororó, Jacaraci, Mairi, Mirante, Olindina, Sátiro Dias, Saubara, Tabocas do Brejo Velho e Ubaíra a partir de amanhã (23). A decisão, publicada em decreto no Diário Oficial do Estado de hoje (22), tem como objetivo conter o avanço do coronavírus na população baiana.

Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

O decreto também autoriza a retomada do transporte em América Dourada, Boa Vista do Tupim, Itaguaçu da Bahia e Nilo Peçanha, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de covid-19.


Ipiaú tem hoje 181 casos positivos de covid-19; 114 pessoas já se recuperaram da doença


Continua a escalada de números do novo coronavírus na cidade de Ipiaú. Agora são mais cinco casos detectados e divulgados na noite desta sexta-feira (22) em novo boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde. As informações são do Ipiaú Online. Desta vez são quatro adultos jovens e um idoso, todos apresentando sintomas leves e já em isolamento domiciliar.Além dos cinco novos casos, a cidade também conta com 728 suspeitos, 114 pessoas se recuperaram da doença, 200 casos foram descartados, 59 pessoas aguardam resultados de exames e 943 pessoas permanecem em quarentena.

Jequié: Quebra de lacres de veículos apreendidos gera polêmica


A Polícia Militar de Jequié orienta que policiais tirem fotos para comprovar que os veículos apreendidos por eles são entregues ao guincho com o lacre intacto. Outro recurso usado pela PM é a filmagem no ato de apreensão.

A informação foi confirmada pelo Ten. Cel Itamar Gondim, ao radialista Marcio Lima, no programa 93 Agora que foi ao ar nesta quarta-feira (20). O comandante do 19º Batalhão, disse que tomou conhecimento da situação após ler uma reportagem onde as pessoas estariam preocupadas e reclamando de que romperam o lacre lá no pátio ou romperam o lacre no guincho no transporte, ou o lacre foi rompido quando o veículo foi apreendido.

"Nós já tomamos uma iniciativa com as viaturas pra eles fazerem vídeos, quando apreender um veículo ou apreender uma moto, façam um vídeo ou foto comprovando que você está entregando, colocando o veículo no guincho lacrado, então as orientações  para as guarnições são essas". Afirmou!

As reclamações têm sido alarmantes levantando a suspeita de um esquema que estaria beneficiando a empresa administradora do depósito de veículos apreendidos, já que com o rompimento do lacre da placa, se leva muito mais tempo para regularizar a documentação forçando o pagamento de várias diárias, até a liberação do mesmo. 

CAAB e OAB Subseção de Ipiaú promoveram o Dia D de vacinação contra gripe

Campanha aconteceu nesta quinta-feira

A CAAB em parceria com a OAB Subseção de Ipiaú, com sede localizada na Rua Senhor do Bonfim, promoveu durante esta quinta-feira (21), o Dia D de vacinação contra a gripe, imunizando advogados, advogadas e funcionários com a vacina trivalente que protege contra os vírus da Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). 

De acordo o delegado da CAAB da subseção de Ipiaú, Dr. Ricardo, a campanha de vacinação é uma ação da CAAB preocupado com a saúde da classe: advogados e advogadas e essa campanha além de Ipiaú, abrange todas as cidades onde tem subseção da OAB em todo estado. 

"Em decorrência da pandemia dessa situação que estamos atravessando do coronavírus, essa vacinação foi aberta para todos os advogados adimplentes ou inadimplentes com as suas anuidades visando atender a toda a categoria. Isso demonstra o grande trabalho que o presidente Luís Coutinho e toda diretoria da CAAB vem fazendo preocupado acima de tudo com a saúde do advogado e advogada", disse o advogado Dr. Ricardo.

Ainda de acordo o Dr. Ricardo, cerca de cinco mil advogados no interior do estado realizaram o cadastro para tomar a vacina. Além da vacinação a Caixa de Assistência fez a entrega de álcool em gel e máscaras. O enfermeiro Vitor Augusto foi o responsável pela vacinação dos causídicos. 

O Ministério da Saúde destaca que a vacina contra a influenza não protege contra o coronavírus, mas pode ajudar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico da Covid-19, uma vez que os sintomas são parecidos. Podem receber a vacina adultos, idosos e também gestantes e puérperas (mães até o 45º dia do pós-parto).

Tesouras Notícias

Campo de futebol de Nova Ibiá é utilizado como pasto para alimentação de animais

Foto: Reprodução

A cidade de Nova Ibiá vem sofrendo com o desgoverno do prefeito José Murilo Nunes, o descaso com a cidade tornou-se tão normal na atual gestão que o campo de futebol tem sido utilizado como pasto para alimentação de animais equinos e bovinos. Não é difícil também encontrar animais soltos pela cidade durante o dia e a noite, cavalos e até bois e vacas podem ser encontrados andando livremente pelas ruas e praças da cidade de Nova Ibiá. 

A população está preocupada com o crescente aumento do número de animais soltos, pois a ausência de providências da prefeitura tem colocado em risco a integridade física dos pedestres e condutores de veículos que transitam na cidade. “É preciso que haja no mínimo uma conscientização da prefeitura para com os riscos e consequências que os animais de grande porte soltos pelas ruas da cidade podem causar à população”, salientou um morador da cidade que não quis se identificar.

Informações do Baixo Sul Notícias

TCM-BA realizará levantamento sobre gastos municipais com a pandemia do coronavírus


O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA)  fará um levantamento detalhado de todos os gastados que estão sendo realizados pelos 417 municípios do estado relacionados ao controle da pandemia do coronavírus.

A intenção do TCM-BA é acompanhar de perto e coletar informações sobre os atos praticados pelos gestores municipais e estimular o uso eficiente e regular dos recursos públicos.

A Superintendência de Controle Externo do TCM enviou aos controladores internos das prefeituras senhas para acesso individual ao link com o questionário disponibilizado no site do tribunal. Desta forma, o tribunal poderá obter informações sobre eventuais contratações para a realização de obras ou prestação de serviços, assim como outros procedimentos executados pelas administrações municipais em relação ao combate à disseminação do coronavírus.

As prefeituras têm até o dia 7 de junho para encaminhar as respostas solicitadas. Após isso, os dados serão analisados pelas inspetorias regionais de controle externo do TCM, que definirão os processos de acompanhamento e de fiscalização a serem adotados. A iniciativa visa a uma orientação tempestiva da Corte de Contas para proporcionar a tempo, se necessário, correções ou alterações nas ações, no sentido de evitar eventuais prejuízos ao erário. Isto para repelir possíveis sanções quando da análise regular das contas, que ocorrerá em momento posterior. BN