Rui Costa desmente mensagem sobre proibição da venda de bebida alcoólica


O Governo da Bahia informou que é falsa a mensagem sobre a implantação da 'Lei Seca' no estado em virtude da pandemia do novo coronavírus, assim como, que tal medida teria sido decretada pelo governador Rui Costa. 

A informação está em circulação nesta quinta-feira (14) nos aplicativos de distribuição de mensagens e, por meio de mais uma fake news, colabora para a desinformação da população neste momento em que todos os esforços estão voltados para o combate ao novo coronavírus. Até este momento, de acordo com a Secretaria de Comunicação do governo, não há previsão de proibição da comercialização de bebidas alcoólicas no estado. 

No dia 5 deste mês, o governador encaminhou um projeto de lei à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) que visa combater a divulgação de notícias falsas sobre epidemias, endemias e pandemias em todo o estado.  O projeto, que estabelece a aplicação de multa para quem elaborar, divulgar e utilizar softwares ou outros mecanismos para o compartilhamento em massa de notícias falsas, deverá ser votado na próxima semana. 

Para denunciar notícias falsas basta entrar em contato com os perfis do Governo da Bahia no Instagram e Facebook, através do Whatsapp (71) 99646-4095 ou pelo site www.bahiacontraofake.com.br.

Câmara aprova projeto que cria regime jurídico especial durante pademia; veja o que muda


O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (14) o texto-base do projeto de lei do Senado que cria regras transitórias para as relações jurídicas privadas durante a pandemia do novo coronavírus, como contratos, direito de família, relações de consumo e entre condôminos. Neste momento, parlamentares analisam, em sessão virtual, propostas de alteração ao texto. 

O projeto foi apresentado pelo senador Antonio Anastasia (PSD-MG) após sugestões do Poder Judiciário e de juristas. Segundo o parlamentar, o objetivo da medida é criar dispositivos que, em certos casos, suspendam temporariamente algumas exigências legais. Questões tributárias, administrativas, de natureza falimentar ou de recuperação empresarial não foram incluídas e deverão ser tratadas por projetos específicos. 

O texto vai alterar dispositivos do Código de Defesa do Consumidor, regras de defesa da concorrência e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), segundo a Agência Brasil. 

O relator do texto aprovado na Câmara, deputado Enrico Misasi (PV-SP), retirou do texto a redução de 15% das comissões cobradas por aplicativos de transporte de seus motoristas, transferindo a quantia para eles. A medida teria impacto em empresas como Uber e 99.

“[O projeto] fixa regras claras a respeito dos impactos da pandemia nas relações de direito privado em setores que a legislação ordinariamente aplicável seria insuficiente para, com isso, trazer maior segurança jurídica, além de evitar o assoberbamento dos Tribunais brasileiros com demandas tendentes a ajustar o direito à realidade dos fatos”, argumentou Misasi.

Veja principais pontos:


Imóveis alugados
O texto suspende, por até 30 de outubro deste ano, a concessão de liminares protocoladas até 20 de março para despejo de inquilinos por atraso de aluguel, fim do prazo de desocupação pactuado, demissão do locatário em contrato vinculado ao emprego ou permanência de sublocatário no imóvel.


A suspensão abrange os imóveis urbanos (comerciais e residenciais) e atinge todas as ações ajuizadas a partir de 20 de março, data em que foi reconhecido oficialmente o estado de calamidade no país.

A matéria aprovada também estabelece que até 30 de outubro ficam suspensos os prazos de aquisição de propriedade mobiliária ou imobiliária por meio de usucapião.

Convívio social
O texto estabelece ainda poderes excepcionais aos síndicos para restringir a utilização de áreas comuns e, em certas circunstâncias, particulares, com o objetivo de evitar contaminações, respeitado o direito de propriedade. A medida não se aplica em casos de atendimento médico, obras de natureza estrutural ou realização de benfeitorias necessárias.


As assembleias de condomínio e suas votações poderão ser realizadas por meios virtuais. Caso não seja possível assembleia online, os mandatos dos síndicos vencidos a partir do dia 20 de março, data do decreto de calamidade, ficam prorrogados até o dia 30 de outubro de 2020.

Arrependimento do consumidor
O texto também modifica o direito de arrependimento do consumidor. Atualmente, é garantido pela lei o prazo de até sete dias para a devolução de produtos perecíveis. Pelo projeto, alimentos e medicamentos entregues em domicílio (delivery) não estarão submetidos à regra. 


Pensão alimentícia
Até 30 de outubro de 2020, a prisão por dívida alimentícia deverá ser cumprida exclusivamente em regime domiciliar.

Senado aprova nova ajuda a estados e municípios no valor de R$ 9 bilhões


Os senadores aprovaram, em sessão remota nesta quarta-feira (13), medida provisória que destina R$ 9 bilhões para estados e municípios investirem nas ações de combate à pandemia causada pelo novo coronavírus.
Os recursos serão originários do FRM (Fundo de Reserva Monetária), que é coordenado pelo Banco Central (BC), mas que não recebe recursos desde 1988. Em 2016, o TCU (Tribunal de Contas da União (TCU) considerou irregular o fundo, determinando que houvesse uma destinação dos recursos.
A proposta foi aprovada por 75 votos favoráveis e nenhum contrário. A medida provisória perderia a validade no próximo dia 18, caso não fosse apreciada. A matéria vai à sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro.
Originalmente, a medida provisória do governo destinava que o recurso fosse encaminhado para o abatimento da dívida pública dos entes federados. O relator na Câmara, deputado Luís Miranda (DEM-DF), alterou a destinação dos recursos, para que fossem utilizados nas ações de combate ao vírus.
No Senado, a medida foi relatada pelo líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), que manteve o texto aprovado pelos deputados. Segundo o senador, o recurso será destinado repartido entre estados e municípios de forma igualitária, na proporção de 50% para estados e 50% para os municípios.
“Esse é um recurso novo, que vem de um fundo novo, que será destinado de forma igualitária a estados e municípios, que precisam muito neste momento”, disse Gomes.
De acordo com a medida, para receber os recursos, estados e municípios deverão apresentar protocolos de atendimento com base nas regras determinadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no combate ao coronavírus.
Os entes federados também terão de divulgar os gastos com contratação de serviços e compra de insumos e equipamentos e contratação de serviços. Será obrigatória a divulgação do nome das empresas contratadas, o número de inscrição na Receita Federal, prazos contratuais, valores envolvidos e processos de compras e contratações.
O recurso oriundo desta medida provisória deverá chegar aos cofres públicos antes do projeto que prevê ajuda financeira de aproximadamente R$ 125 bilhões, que foi aprovado no último dia 6.
Após ter sido aprovado com uma flexibilização do congelamento salarial -o que, na prática, abriu brechas para que sejam concedidos reajustes para algumas categorias como policiais e professores, o projeto ainda não foi sancionado.
O ministro da Economia Paulo Guedes, defendeu o veto do presidente ao reajuste salarial. O presidente, que já afirmou que irá vetar parte do projeto, tem até o próximo dia 21 de maio para sancionar a proposta. Enquanto isso, estados e municípios estão sem receber os valores para ajudar no combate à pandemia.
O pacote prevê que R$ 10 bilhões serão repassados diretamente para o enfrentamento ao coronavírus – R$ 7 bilhões aos cofres de estados e do Distrito Federal e R$ 3 bilhões aos dos municípios.
O restante do valor a ser transferido (R$ 50 bilhões) será distribuído de duas formas, sendo R$ 30 bilhões distribuídos diretamente aos estados e ao DF e os outros R$ 20 bilhões aos municípios.
O rateio será feito segundo a regra de proporção, levando em consideração critérios mistos, como as perdas de ICMS (imposto estadual) e de ISS (municipal) causadas pela pandemia e o número de habitantes.
Apesar de o governo ter aceitado elevar o valor das transferências diretas para R$ 60 bilhões, o montante ainda ficou abaixo da versão do plano de auxílio aprovado pela Câmara em abril, que, segundo o Tesouro Nacional, poderia ter custo acima de R$ 200 bilhões.
Folhapress

Confira o número de casos e mortes por coronavírus no Brasil e na Bahia


O Brasil tem, até o momento, 188.974 casos confirmados de coronavírus, com 13.149 mortes. Já na Bahia, testes já apontaram a contaminação de 6.547 pessoas até o momento. Destas, 236 morreram. 

Os casos confirmados ocorreram em 183 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (69,7%). Ao todo, 1.790 pessoas estão recuperadas na Bahia.

Na Bahia, dos 1.194 leitos disponíveis do Sistema único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 530 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 44%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 496 leitos exclusivos para o coronavírus, 280 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 56,5%.

Informações do Bahia Notícias 

Morre no Hospital Clériston Andrade o comandante da guarda municipal de Feira


Morreu, na tarde desta quarta-feira (13), no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), o comandante da Guarda Municipal de Feira de Santana, Antônio Elio Neves dos Santos. Ele tinha 44 anos e estava internado na unidade hospitalar em decorrência de uma pneumonia.

No cargo de comandante desde fevereiro do ano passado, Antônio Elio integrou a corporação feirense por 14 anos. Por conta da morte, o prefeito Colbert Martins Filho (MDB) decretou luto oficial de três dias no município. Ainda não há informações quanto a causa da morte ou detalhes sobre o sepultamento.

Ao Bahia Notícias, a prefeitura afirmou que definirá nesta quinta-feira (14) sobre como ficará o comando da instituição.

Auxílio Emergencial: Pente-fino descobrirá quem forneceu informações falsas vai ter que devolver o dinheiro


O Tribunal de Contas da União e o Ministério da Cidadania vão fazer um pente-fino nos cadastros do Auxílio Emergencial.  aproximadamente 97 milhões de solicitações foram realizadas e 50 milhões de pessoas tiveram o benefício de 600 reais aprovados. 
De acordo com a portaria que estabeleceu o Auxílio Emergencial, quem prestar declarações falsas para receber o benefício será obrigado a ressarcir os valores recebidos indevidamente.  vale lembrar que o Auxílio Emergencial é voltado para profissionais autônomos, desempregados, microempreendedores individuais e mulheres chefe de família que tiveram a renda afetada pela pandemia da covid-19. 
O Tribunal de Contas da União realizou recentemente um pente-fino nos pagamentos do Bolsa Família e do BPC, o benefício de prestação continuada.  Ambos os programas usam a mesma base de dados do auxílio emergencial, o cadastro único do governo federal. 
De acordo com o TCU, em 2019 fora 91 bilhões de reais pagos indevidamente ao Bolsa Família e ao BPC.  A Caixa informou que 94 por cento dos 50 milhões de brasileiros com o Auxílio Emergencial aprovado já sacaram a primeira parcela do benefício.


Eduardo Salles solicita providências à Polícia Civil sobre ato de vandalismo em Escola de Ibirataia

Salas foram borradas e materiais da escola foram destruídos

Após o ato de vandalismo ocorrido no último mês de abril, no Colégio Municipal Mauro Barreira de Alencar, no distrito de Algodão, em Ibirataia, o deputado estadual Eduardo Salles entrou em contato com o delegado de Ipiaú, Rodrigo Fernando de Souza, que responde por toda região, para reforçar a solicitação de apuração dos fatos, que ocorreu pela segunda vez na escola.

Nesta semana, o delegado informou ao deputado detalhes da apuração. Segundo a investigação, a ação foi de vandalismo, já que não houve furto de nenhum objeto, mas houve danos em um aparelho de ar condicionado, um computador e dois armários. 
Vândalos adentraram à escola e praticaram diversos atos
“Lamento que neste momento em que enfrentamos uma epidemia, tenhamos que voltar nossas atenções a um ato triste como este, mas garanto que estamos atentos, tomando as devidas providências e confiantes no trabalho da Polícia Civil para que tenhamos uma breve solução do caso com a identificação dos autores para que respondam criminalmente, para tranquilidade da população de Algodão e toda Ibirataia”, disse o deputado. 

Eduardo Salles ressaltou que está ao lado do vereador Peruca e do ex-prefeito Marcos Aurélio para ajudar no que for preciso para as autoridades policiais prenderem os responsáveis pela ação de vandalismo na unidade educacional do distrito de Algodão.

Ubatã: Paulinho Silva doa 600 metros de tecido à Social para confecção de máscaras

Vereador Paulinho Silva e Lidijones Miranda, Titular da Social (Foto: Ubatã Notícias)

O vereador Paulinho Silva (PP) fez a doação, nesta quarta-feira (13), de 600 metros de tecido e 1.500 metros de elástico à Secretaria Municipal de Assistência Social do município. O material foi entregue ao Titular da Pasta da Social, Lidijones Miranda, e será utilizado para a confecção de máscaras, que serão distribuídas para os servidores envolvidos no enfrentamento ao covid-19 e também para a população de baixa renda. Segundo Paulinho Silva, a doação foi viabilizado por meio da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa) do Oeste da Bahia, atendendo solicitação do deputado estadual Eduardo Sales (PP). “É mais uma boa iniciativa que ajudará a proteger a nossa população. O nosso agradecimento ao deputado Eduardo Sales por atender as demandas de nossa comunidade”, enfatizou Paulinho, emendando que nos próximos dias chegará mais peças de tecido à Social. Em tempo, o Grupo Hestivel também firmou parceria com a gestão Siméia para a confecção de máscaras, e além de fornecer tecido, linha e elástico, gratifica as costureiras que participam do projeto.

Do Ubatã Notícias

ACM Neto fará novo teste para coronavírus


O prefeito ACM Neto (DEM) declarou, em entrevista à rádio Metrópole na manhã desta quarta-feira (13), que irá fazer um novo teste para coronavírus. Segundo o atual gestor da capital baiana, será o seu quarto exame desde o início da pandemia. No entanto, o democrata não citou quando será realizado o procedimento. Pouco antes, Neto garantiu que irá recorrer da decisão do desembargador que autorizou uma empresa localizada no bairro da Pituba, em Salvador, a reabrir as portas.
Mateus Soares

Jequié: Justiça suspende sessão que votaria afastamento do prefeito; mesa da Câmara marcará nova data


Embora o Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Jequié seja claro quanto aos prazos legais para convocação de sessões extraordinárias, a justiça decidiu suspender a reunião marcada para as 17 horas de terça-feira (12), atendendo Mandado de Segurança impetrado pelos vereadores Ramon Fernandes, Lignaldo Lopes, Jakson Roberto, José Simões, Eliezer Filho, Márcio Melo e Valdemir Braga, alegando em síntese, que a referida sessão viola normas regimentais e legais, notadamente, quanto ao exercício da função legislativa dos impetrantes.
O que diz o Regimento Interno: A alusão ao prazo de antecedência de cinco dias, expresso no inciso I do Art. 30 do Regimento Interno, só é aplicável nos seguintes casos: convocação para eleição da Mesa Diretora; nas convocações feitas pelo Prefeito ou a requerimento da maioria absoluta da edilidade, durante recesso. Já o Art. 148 estabelece que: “As sessões extraordinárias serão realizadas em qualquer dia da semana e a qualquer hora, inclusive domingos e feriados, ou após as sessões ordinárias”.
O Parecer Jurídico da Câmara, assinado pelo Procurador Augusto César Almeida Ribeiro, esclarece que “o objetivo da realização de sessão extraordinária é exatamente deliberar sobre matérias urgentes ou de interesse público relevante. Por essa razão, não se estabeleceu prazo mínimo para convocação”.
O presidente da Câmara, Emanuel Campos Silva – Tinho – ressalta que a justiça deferiu unicamente para suspender o ato convocatório mencionado na impetração e que cumprirá a decisão, embora não veja nenhuma ilegalidade no Ato. “A sessão foi convocada embasada no Parecer Jurídico desta Casa. Todos os vereadores foram notificados previamente, tanto que tiveram tempo para questionar o ato na justiça”, disse. E acrescentou: “Caso não haja nova interferência do Poder Judiciário, a votação ocorrerá em outro momento”.

Governo decide entregar ao STF testes de coronavírus de Bolsonaro


O governo federal decidiu entregar ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), os exames do presidente Jair Bolsonaro para coronavírus. Bolsonaro afirmou que fez dois testes, ambos com resultado negativo, segundo ele, mas sempre se recusou a mostrar os exames.

Lewandowski foi escolhido pelo sistema de sorteio da Corte para decidir sobre o pedido do jornal "O Estado de S. Paulo", que quer que o presidente Jair Bolsonaro mostre seus exames de coronavírus. 

O advogado-geral da União, José Levi Mello do Amaral Júnior, afirmou em documento enviado ao ministro que "a entrega dos documentos (exames) a que se refere a presente Reclamação, tendo em conta a natureza pessoal dos dados em questão, dar-se-á em mãos no Gabinete de Vossa Excelência", de acordo com o G1.

O ministro está analisando o pedido do jornal e as sucessivas decisões judiciais tomadas pelas instâncias inferiores e deve decidir sobre o caso entre esta terça e quarta-feira (13).

O jornal recorreu à Corte nesta segunda-feira (11) e pediu a suspensão de decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) segundo a qual Bolsonaro não precisa mostrar os resultados.

Ao Supremo, o jornal argumentou que a liberdade de imprensa também pressupõe não haver obstáculos para a obtenção de documentos que sejam de interesse público.

Na última sexta-feira (8), o presidente do STJ, ministro João Otávio Noronha, atendeu a um recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e derrubou as decisões do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) e da Justiça Federal de São Paulo que obrigavam o Bolsonaro a entregar as informações médicas.

Mello dá a PGR, governo e Moro 48 horas para dizer se aceitam divulgar vídeo de reunião


O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, deu novo prazo de 48 horas para que Procuradoria Geral da República (PGR), Advocacia Geral da União (AGU) e Sergio Moro se manifestem sobre o sigilo da gravação da reunião ministerial na qual, segundo o ex-ministro, o presidente Jair Bolsonaro explicitou a interferência política na Polícia Federal.

Celso de Mello quer saber se PGR, AGU e Moro concordam com a derrubada parcial ou integral do sigilo do vídeo, exibido nesta terça-feira para o próprio ex-ministro e para investigadores e procuradores que atuam no inquérito aberto pelo ministro para apurar se, de fato, Bolsonaro determinou a troca do superintendente da PF no Rio de Janeiro por razões pessoais, de acordo com o G1.

Segundo o ministro, como as partes tiveram acesso nesta terça-feira ao material, seria importante reavaliar as posições de todos sobre a reserva do conteúdo.

"Especialmente em face da circunstância de que todos tiveram acesso ao conteúdo integral de referida mídia eletrônica, em ato realizado, na data de hoje, no Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, em Brasília/DF, esclarecendo se ainda insistem em seus respectivos pleitos de divulgação integral ou de divulgação limitada aos fatos objeto da presente investigação penal", escreveu o ministro.

Barroso admite que existe “possibilidade real” de adiamento das eleições


O ministro do STF e vice-presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, foi ao Twitter nesta segunda-feira (12) admitir, pela primeira vez, que existe “possibilidade real de adiamento das eleições”, embora nada tenha sido “decidido ainda”.
“Tenho afirmado que, em junho, com base em dados médicos e sanitários, teremos um quadro definido. Se necessário adiar, o TSE fará interlocução com o Congresso, a quem cabe deliberar sobre o tema”, escreveu.
As informações dão do site O Antagonista.

Libertadores pode acabar só em janeiro de 2021, diz secretário da Conmebol


O secretário-geral adjunto da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), Gonzalo Belloso, disse na manhã desta terça-feira (12) que a atual edição da Copa Libertadores deve ser retomada no segundo semestre e pode terminar apenas em janeiro de 2021.

"Acreditamos que o futebol deve ser retomado quando cumprirmos todos os requisitos de saúde. É uma indústria como qualquer outra, além de um esporte, e gera milhões de empregos", disse Belloso em entrevista à Radio2, da Argentina.

Belloso também disse que a volta da Copa Libertadores ajudará as equipes, uma vez que a Conmebol poderá pagar aos clubes por estarem disputando o campeonato, auxiliando-os financeiramente em "uma situação que é grave em todo o mundo".

A atual edição do principal torneio de clubes da América do Sul foi paralisada em março em meio à pandemia do novo coronavírus. Por enquanto, a final da Libertadores de 2020 está programada para acontecer em 21 de novembro, no Maracanã.

Brasil registra 881 novas mortes por coronavírus em 24 h e bate recorde


Dados do Ministério da Saúde desta terça (12) apontam que o Brasil registrou 881 novas mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, um novo recorde diário. Ao todo, são 12.400 óbitos confirmados pela doença. O recorde anterior era de 751 novas mortes por Covid-19, de sexta (8). No dia seguinte, sábado (9), houve 730 novos óbitos, e o país ultrapassou a marca de 10 mil mortes pela doença. Na semana passada, foram vários dias seguidos com mais de 600 óbitos novos por dia —600 na terça (5), 615 na quarta (6), e 610 na quinta (7).
Na segunda (11), foram registradas 396 novas mortes por Covid-19, um número menor do que nos dias anteriores, mas a própria pasta aponta que uma redução é esperada aos fins de semana porque as equipes de saúde nos estados e municípios atuam em número menor. O país também registrou 9.258 novos casos confirmados de Covid-19 no Brasil e tem, ao todo, 177.589 casos. Segundo especialistas, os números reais devem ser maiores, já que há baixa oferta de testes no país e subnotificação.
Folhapress

Por coronavírus, Fifa decide adiar Copa do Mundo de Futsal para 2021


A Fifa anunciou, na manhã desta terça-feira (12), em seu site oficial, que adiou a próxima edição da Copa do Mundo de Futsal para 2021.

A decisão se deu por conta da pandemia do novo coronavírus. Originalmente, o torneio estava marcado para acontecer entre os dias 12 de setembro e 4 de outubro deste ano, na Lituânia.

Com a pandemia, o órgão determinou que o mundial comece também em um 12 de setembro, mas de 2021. O término deve acontecer no dia 3 de outubro do ano que vem.

O Brasil, pentacampeão e o maior vencedor da competição, estará presente na próxima edição do torneio.

Além da Copa do Mundo, a Fifa adiou também as edições da Copa do Mundo Feminina Sub-20 e Sub-17. A primeira competição foi remarcada para ter início no dia 20 de janeiro de 2021, e a segunda começará no dia 17 de fevereiro do mesmo ano.

O 70° congresso da Fifa também sofreu mudanças. Ele estava previsto para ocorrer na Etiópia daqui a três meses -o evento teve a data mantida, mas será realizado virtualmente.

Prefeitura de Jacobina encomenda R$ 30 mil em salgados para 'emergência' do coronavírus


Uma compra feita pela prefeitura de Jacobina, no Piemonte da Diamantina, tem dado o que falar em tempos de pandemia do novo coronavírus. É que a gestão de Luciano da Locar autorizou a aquisição de R$ 30 mil em salgados. A encomenda seria destinada “ao enfrentamento da emergência” do coronavírus.

Inclusa no diário oficial do município do dia 30 de abril, a compra foi feita na mão de uma delicatessen do município. A fonte dos R$ 30 mil estava vinculada a recursos de transferência do Sistema Único de Saúde (SUS).  

Informações do BN

Vereadores decidem nesta terça-feira (12) se aceitam ou não novo pedido de IMPEACHMENT do prefeito de Jequié


A  Câmara de Vereadores de Jequié recebeu nesta segunda-feira (11),  pedido de abertura de processo por Infração Politico Administrativo, em desfavor do prefeito de Jequié Sérgio da Gameleira (PSB). Gameleira nos últimos dias vem sofrendo derrotas consecutivas. Com a saída de 3 vereadores da base governista, é dado como certa a aprovação do pedido de afastamento, que conta hoje com cerca de 12 votos para a aceitação. Caso seja aprovado, o prefeito fica afastado por 90 dias enquanto durar a apuração da denúncia, assumindo o vice prefeito Hassan Yossef (PODEMOS). O Jequié News, tentou contato com o presidente da Casa, vereador Tinho (PV), mas não obteve sucesso. Também não se tem informação de quem seria o autor do pedido.

Ibirataia: Sobe para 8 o número de infectados de covid-19


A Prefeitura Municipal de Ibirataia, através da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, confirmou nesta segunda-feira (11), mais um caso do Novo Coronavírus (Covid-19), na cidade. Trata-se de um homem de 35 anos que apresentou sintomas leves e já está sendo monitorado pelas equipes de saúde. No município, 17 pessoas encontram-se em quarentena e 31 pessoas foram descartadas para covid-19. Também foi registrado 01 óbito e 03 curados.
A prefeitura continua reforçando as ações no combate a Covid-19, mantendo as barreiras nas entradas da cidade, monitorando a chegada de pessoas de municípios que já tem casos da doença, realizando assepsia de ruas e unidades de saúde, dentre outras relevantes medidas já adotadas.

Sobe para 151 casos de infectados de Covid-19 em Ipiaú, diz Secretaria de Saúde


O município de Ipiaú teve confirmado nesta segunda-feira (11) mais 1 óbito e 15 novos casos de Covid-19 ( dois deles por meio de laboratório e 13 através de testes rápidos). A informação consta no novo boletim divulgado pela secretaria de Saúde do município. Assim, sobe para 151 o número de infectados. Segundo informou a nota da secretaria, o óbito é de um idoso de 76 anos, interno da Fundação Dona Deraldina, e que se encontrava hospitalizado no Hospital Geral de Vitória da Conquista.  O falecimento ocorreu na manhã desta segunda-feira.
“A metade dos pacientes são adultos jovens, total de 06(seis), além de 03(três) idosos, e 05(cinco) tem idade entre 10 a 19 anos de idade. Dentre estes, tem 01(uma) idosa hospitalizada no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), na UTI, em uso de oxigenoterapia. Salienta-se também que o caso de óbito de idosa de 108 anos ocorrido no Centro de Triagem para COVID em 09.05.2020, teve resultado de exame NEGATIVO para COVID-19”, informou a secretaria.
Com a atualização do novo boletim, Ipiaú passa a ter 451 casos registrados como suspeitos para COVID-19, sendo 151 casos confirmados, 19 pessoas que testaram positivos para COVID já estão curadas, 157 casos descartados, 46 casos em fase de investigação, 765 pessoas em quarentena, e 03 óbitos. Conforme dados da Sesab, o município de Ipiaú possui o posto de cidade com a maior taxa de contaminação pela COVID-19 no Estado da Bahia.

Pojuca: Chuva provoca erosão do solo e cratera interdita trecho da BA-093


Após fortes chuvas caírem na região, uma cratera se formou em um trecho da BA-093 que liga os municípios de Pojuca e Araçás, no Litoral Norte e Agreste Baiano. A erosão do solo se deu de uma margem à outra da pista, interditando totalmente o trecho da rodovia estadual, nas proximidades do trevo entre o município de Catu, o distrito de Miranga e a sede de Pojuca.

Ipiaú e Itabuna vão aderir a toque de recolher para combater aumento de casos da Covid-19


Os municípios de Ipiaú e Itabuna, no Médio Rio de Contas e no Litoral Sul do estado, respectivamente, vão aderir ao toque de recolher como medida de combate contra a expansão do novo coronavírus (Covid-19). A informação foi divulgada pelo governador Rui Costa em uma live transmitida na noite desta segunda-feira (11).

De acordo com Rui, a implementação do toque de recolher foi alinhada com os prefeitos dos dois municípios, junto com a instalação das unidades de acolhimento. Ilhéus, vizinha à Itabuna, também deverá receber uma dessas unidades e restrições de mobilidade estão sendo avaliadas.

Para que sejam implementadas as restrições, decretos conjuntos serão editados pelos municípios e pelo estado. Em Ipiaú, por exemplo, a mobilidade de pessoas não será permitida após às 19h e só voltará a ser autorizada às 5h. Apenas farmácias estarão autorizadas a funcionar nesse período. 

Já em Itabuna, a restrição quanto ao trânsito de pessoas nas vias públicas será das 20h às 5h. As restrições valerão por 10 dias. Outra medida tomada para o combate da Covid-19 no município deverá ser o fechamento de algumas vias. A iniciativa será implementada já nesta terça-feira (12).

Apesar de citar Ilhéus, o governador não deu maiores detalhes sobre a possibilidade de implementação do toque de recolher na cidade.

Médico de Jequié que atuava na linha de frente morre vítima de Covid-19


Natural da cidade de Jequié, o médico Ramon Barbosa, de 43 anos, foi mais uma vítima do novo coronavírus. O profissional, que atuava na linha de frente de combate a doença não resistiu às complicações provocadas pelo vírus e faleceu neste domingo (10), em Salvador. Ele atuava na sala vermelha do no Hospital Geral Prado Valadares e era plantonista no Hospital São Vicente, unidade de triagem da Covid-19. 

Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas publicou uma nota nas redes sociais lamentando o falecimento do médico. "É com grande pesar que recebi a notícia do falecimento do colega Ramon Barbosa, de 43 anos, que trabalhava na linha de frente da sala de emergência do Hospital Prado Valadares, em Jequié, vítima da COVID-19. Seu sacrifício não será esquecido", escreveu. 

Rio de Janeiro já tem 90% dos leitos de UTI privados ocupados


Um dos estados mais afetados pelo coronavírus no Brasil, o Rio de Janeiro já tem 90% dos leitos de UTI da rede privada ocupados por causa da pandemia, de acordo com a Associação Nacional de Hospitais Privados.

No dia 30 de abril, portanto, há 10 dias, a ocupação de leitos privados de UTI era de 80%. O crescimento mostra que nos próximos dias o sistema de saúde, público e privado, do estado deve entrar em colapso.

O Rio de Janeiro já tem mais de 16 mil casos confirmados de coronavírus, com 1.653 mortes registradas pela doença, de acordo com o balanço divulgado neste sábado pela Secretaria de Saúde.

Covid-19: Fábrica instalada em Camaçari poderá produzir até 100 respiradores por dia


O Governo do Estado assinará nesta segunda-feira (11) um convênio com a empresa Biogeoenergy, do Grupo Geoterra, para instalação de uma fábrica de respiradores em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

A implementação da linha de montagem terá o apoio técnico do Senai Cimatec (instituição referência em educação, pesquisa e inovação), que ofereceu condições especiais, como a divisão em 50% dos custos de condomínio e de aluguel da área.

Os respiradores fabricados pela unidade devem atender inicialmente a Bahia e o Consórcio Nordeste, mas é possível que haja a venda para todo o país. A expectativa é que até 100 respiradores por dia sejam produzidos no local. O aparelho é essencial para pacientes com casos mais graves da Covid-19.

“Estamos vivendo um período muito difícil. A Bahia se sente privilegiada de uma fábrica dessa natureza se instalar por aqui. Vai atender ao mercado baiano, à região Nordeste, aos estados brasileiros e até mesmo à América do Sul”, comemorou o vice-governador João Leão (PP) ao jornal A Tarde.

A CEO da empresa Hempcare, Cristiana Prestes Taddeo, responsável pela distribuição e venda dos aparelhos da Biogeoenergy, diz que o principal objetivo é salvar vidas. “Quando percebemos que os respiradores importados, que são quase três vezes mais caros que os nossos, tinham longa espera para a entrega, resolvemos investir aqui, gerar emprego e salvar pessoas”, falou.