Ibirataia: Morre aos 73 anos o contabilista e administrador José Medrado


Faleceu na noite deste domingo (03), no Hospital Geral de Ipiaú (HGI) o contabilista e contador José Soares Medrado, aos 73 anos. "Zeca Anão", como era conhecido, teve um AVC há doze anos; tinha problemas cardíacos e estava internado no HGI, não resistindo a sua enfermidade, vindo a óbito em razão de uma esquemia cardíaca aguda.. 

Um pouco da história de José Medrado

Contabilista e Administrador, trabalhou como auxiliar de Contabilidade com Henrique Basílio, depois no escritório de Pericles Thiara nos anos setenta. Nos anos oitenta passou a administrar as Fazendas da família Thiara e mantinha seu escritório de contabilidade agrícola na Rua J.J. Seabra, centro da cidade. Zeca Anão, como era conhecido, foi casado com Maria Antônia, com quem teve cinco filhos: Professora Rizia Medrado, casada com o advogado Elmar Lopes,  Fabiane, Herbet, Igor e Maiane Medrado.

Tesouras Notícias 

Neymar recusou proposta de renovação do PSG por R$ 600 milhões, diz jornal


O atacante Neymar recusou a proposta do PSG de 100 milhões de euros, o equivalente a R$ 600 milhões, para renovar o contrato. O vínculo atual do brasileiro com o clube francês vai até junho de 2022. A informação é do jornal espanhol Mundo Deportivo, publicada na edição desta segunda-feira (4). O jogador, de 28 anos, não aceitou a oferta já que seu desejo é voltar ao Barcelona.

O Mundo Deportivo ainda deu mais detalhes da oferta do PSG. O montante da proposta seria pago para Neymar na assinatura do novo contrato, mantendo o salário anual em 50 milhões de euros (R$ 300 milhões). Porém, para retornar ao time de Messi, Suárez e companhia, o brasileiro aceitaria inclusive reduzir seus ganhos no clube espanhol pela metade.

Com o encerramento prematuro do Campeonato Francês e o PSG declarado campeão da temporada 2019/2020, devido a pandemia do coronavírus, Neymar está de férias no Brasil.

Do Bahia Notícias 

Mundial de esportes aquáticos é adiado para 2022 para não chocar com as Olimpíadas


O Campeonato Mundial de esportes aquáticos, que estava previsto para acontecer em julho de 2021 no Japão, foi adiado para maio de 2022 para não chocar com as Olimpíadas, que foram adiadas. A Federação Internacional de Natação (Fina) anunciou a mudança no calendário do evento nesta segunda-feira (4).

A alteração no mês do evento também foi pensado para que o Mundial não tivesse conflito também com os Jogos da Comunidade Britânica, que já está agendada para para o meio do ano e conta com a participação de grandes atletas. 

"Em um momento de incerteza sem precedentes, a FINA espera que o anúncio dessas datas permita alguma clareza no planejamento para todos os envolvidos", declarou o presidente da Fina, Julio Maglione, em comunicado da entidade. “Depois de nos relacionarmos com as partes interessadas relevantes e receber feedback delas, não temos dúvidas de que a decisão tomada fornecerá as melhores condições possíveis para todos os participantes no campeonato”, pontuou. 

A competição vai acontecer ainda na cidade japonesa de Fukuoka, entre 13 a 29 de maio, com as modalidades da natação, saltos ornamentais, nado artístico, polo aquático, águas abertas e salto em plataforma.

Ipiaú: Avenida interditada e área demarcada facilitará saques do Auxílio Emergencial

Foto: Tesouras Notícias

Para evitar aglomeração, nessa segunda-feira (04), a Avenida 2 de Julho, foi demarcada com espaçamento para os usuários terem acesso de forma organizada à Caixa Econômica Federal para realizarem os saques do Auxílio Emergencial. Vale lembrar que a Avenida estará interditada para veículos. 
A medida visa atender as normas e orientações para resguardar a saúde dos cidadãos durante a pandemia da Covid-19.

Tesouras Notícias 

Itabuna: PM morre com sintomas do novo coronavírus


Wilson Moura dos Santos, cabo da Polícia Militar da Bahia, faleceu, na manhã deste domingo (3), em Itabuna, no sul da Bahia. Morador de Itajuípe, o PM trabalhava em Itabuna e foi internado no Hospital Calixto Midlej Filho depois de passar mal. Ele apresentou todos os sintomas do novo coronavírus. O policial militar foi internado em estado grave, na última sexta-feira (1º). Os primeiros exames, feitos ainda no hospital em Itabuna, indicam que Wilson Moura foi contaminado pela Covid-19. Mas somente um exame específico feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) pode confirmar se essa realmente foi a causa da morte do PM. 

Com informações do Verdinho

Caixa abre duas horas mais cedo a partir desta segunda (4)

(Foto: Tesouras Notícias)
Avenida 2 de Julho foi demarcada para evitar aglomeração

A partir desta segunda-feira (4) a Caixa vai antecipar em duas horas a abertura de todas as agências do país. Com a mudança – pensada para agilizar o atendimento e evitar grandes filas e aglomeração de pessoas aptas a receber o Auxílio Emergencial de R$ 600 – as unidades passarão a funcionar de 8h às 14h. Desde 22 de abril, 1.102 agências já vinham funcionando nesse horário. O banco também anunciou, a partir desta segunda-feira, um reforço no número de vigilantes nas agências. Serão mais 2.800 que vão se juntar aos 2 mil que já estavam atuando. Além deles, outras 389 recepcionistas vão reforçar orientação e atendimento ao público.
Avenida 2 de Julho estará interditada nessa segunda-feira
(Foto: Tesouras Notícias)

Ipiaú: 
Para evitar aglomeração, nessa segunda-feira (04), a Avenida 2 de Julho, foi demarcada com espaçamento para os usuários terem acesso de forma organizada à Caixa Econômica Federal para realizarem os saques do Auxílio Emergencial. Vale lembrar que a Avenida estará interditada para veículos.

Tesouras Notícias 

Ibirataia: Casal foi preso no distrito de Algodão

Distrito de Algodão - (Foto: Tesouras Notícias)

Um casal foi preso no distrito de Algodão, município de Ibirataia, no início da noite da última sexta-feira (01). Segundo as informações divulgadas pela PM, em frente a residência do casal, na Rua José Muniz Ferreira, havia uma aglomeração de pessoas, fazendo churrasco e usando som em alto volume. Após a apreensão do equipamento de som, segundo a Polícia, o casal desacatou os policiais dirigindo a eles palavrões. Com dificuldades, a guarnição conseguiu deter o casal e os conduzir até a delegacia de Plantão em Ipiaú. Conforme a ocorrência, a mulher em certo momento chegou a ameaçar os policiais com uma garrafa de vidro.

Com informações do Giro

Morre em Salvador o agrônomo Nivaldo Magnavita aos 83 anos


Com muito pesar a Redação do Blog Tesouras Notícias recebeu o comunicado do falecimento do agrônomo Dr. Nivaldo Magnavita, ocorrido nesse sábado (02) por volta das 23:30h no Hospital da Bahia. De acordo informações de familiares, Dr. Nivaldo se encontrava enfermo há mais de um ano, e nesse período sob acompanhamento médico buscando a recuperação de sua saúde, porém, na noite de ontem veio a óbito.

Dr Nivaldo, atualmente aposentado, chegou em Ibirataia em 1970, onde prestou relevantes serviços na CEPLAC até os anos de 1986 na função de agrônomo. Casado com a professora Deuzari Costa Magnavita, irmã da professora e ex-secretária de educação de Ibirataia, Maria Emília Brito. Dr Nivaldo deixa esposa, quatro filhos e um neto. 

"A sua caminhada na terra terminou tio. Tenho pensado muito em você e em todas as coisas que proporcionou enquanto viveu aqui principalmente na vida de minha mãe. Descanse em paz!!! Até um dia, tio", comentou sua sobrinha Mariana Brito. 

Ainda de acordo informações, o sepultamento ocorrerá às 14:00h deste domingo (03), no cemitério do Campo Santo em Salvador. 


Tesouras Notícias  

MPBA e MPF ajuízam ação para que a Caixa evite aglomerações nas agências


O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e o Ministério Público Federal ajuizaram, neste sábado (2), ação civil pública conjunta para que a Caixa, a União e o Estado da Bahia adotem providências para evitar aglomerações de pessoas nas filas e nas agências da instituição financeira, atendendo as normas e orientações que visam resguardar a saúde dos cidadãos durante a pandemia da Covid-19. A ação solicita, em caráter de urgência, que a Justiça Federal determine a adoção de medidas, sob pena de multa de R$30mil por dia.
Na ação, de autoria do promotor de Justiça Fernando Lins Soares e do procurador da República Leandro Bastos Nunes, são apresentados diversos registros fotográficos, vídeo, e notícias com relatos de aglomerações de pessoas nas proximidades de agências bancárias na Bahia, especialmente após a aprovação do repasse do auxílio emergencial do Governo Federal. Os MPs pedem que a Justiça Federal aprecie o pedido com urgência em razão do comprovado agravamento da situação nos últimos dias (28 a 30 de abril de 2020), e para que as medidas administrativas e logísticas estejam implementadas no atendimento das agências já a partir de segunda-feira, 4 de maio.
Para os representantes dos MPs, as aglomerações de pessoas, no entorno das agências, tornam-se um grave problema de saúde pública no atual cenário de pandemia. Considerando a velocidade de transmissão e a inexistência de vacina ou medicamento comprovadamente eficaz, o distanciamento social é a principal medida apresentada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os MPs já haviam expedido, em 6 de abril, recomendação à Caixa para que implementasse providências necessárias à organização das filas no atendimento ao público das suas agências e correspondentes bancários. Diante do agravamento da situação, agora os MPs requerem determinação judicial que obrigue a Caixa a adequar seu atendimento às diretrizes da OMS e do Ministério da Saúde, acompanhando as diretrizes dos decretos estadual e municipais já publicados.
Diversas medidas são previstas, dentre elas limitar o número de pessoas nos locais de espera; organizar filas para atendimento com distância mínima de 2 metros; distribuir senhas com hora marcada para atendimento; criar mecanismo de agendamento, incluindo organização por ordem alfabética e limitando, assim o número de pessoas por dia na agência; estender o horário de funcionamento das agências e promover a abertura aos sábados, enquanto durar a demanda provocada pelo calendário de repasses do auxílio emergencial do Governo Federal; garantir o atendimento prioritário a pessoas idosas, com idade superior a 60 anos, em todos os horários disponibilizados, preferindo-se, entre os idosos, os maiores de 80 anos, que gozam de prioridade especial por determinação legal.
União e Estado da Bahia – ambos respondem à ação para que cooperem com a Caixa e apresentem, em até cinco dias úteis, um plano de ação para que as filas nas agências e proximidades possam ser organizadas, inclusive com o apoio da Polícia Militar, da Força Nacional de Segurança Pública e do Exército Brasileiro, para a organização das filas e do atendimento, preservando a dignidade humana, sem prejuízo da segurança e dos cuidados sanitários que o momento nacional requer.

Homem natural de Ibirapitanga suspeito de mais de 100 assassinatos é preso em São Paulo


A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quinta-feira (30), um importante membro do PCC, principal facção criminosa do país, conhecido como “Jagunço”. A prisão ocorreu na casa onde ele estava, no Jardim Adriane, em Itaquaquecetuba, na região metropolitana de São Paulo. O criminoso é natural de Ibirapitanga, na Bahia. De acordo com o delegado delegado Carlos Alberto da Cunha, responsável pelas investigações, o trabalho policial começou com uma interceptação, feita pelo Ministério Público, de um bilhete que cobrava providências sobre atentados contra autoridades, como promotores e o delegado Rui Ferraz Fontes, número um da Polícia Civil paulista – que, no passado, ficou conhecido como um especialista em investigações e operações contra o PCC.

O delegado afirmou também que Jagunço é um homem muito temido pelos moradores do bairro onde mora. “Segundo pessoas da comunidade ouvidas, ele desfilava armado pela favela, havia executado algumas pessoas e todos tinham medo dele”. De acordo com a polícia, Jagunço é responsável por diversos homicídios que ocorreram na zona leste de São Paulo. O suspeito pode também ser responsável por mais de 100 mortes ocorridas no chamado “tribunal do crime” da facção. A Polícia Civil acredita que, a partir desta prisão, inúmeros casos de desaparecimento possam ser esclarecidos. As investigações prosseguem. (G1/Ubatã Notícias)

Vice-prefeita de Ipiaú anuncia que testou positivo para a Covid-19


Margarete Chaves, vice-prefeita do município de Ipiaú, anunciou através de rede social que testou positivo para o coronavírus. Três funcionários da Fundação Casa Deraldina de Amparo à Velhice, fundado por Margarete, e outros dois idosos da instituição também estão contaminados. 

Na publicação feita na última sexta-feira (1º), a vice-prefeita informou que na quarta-feira (29) ela e os funcionários do abrigo receberam o resultado do teste e, no dia seguinte, dois idosos do local receberam o mesmo diagnóstico. Segundo ela, todos passam bem e não possuem sintomas da doença. 

Margarete do Abrigo, como é conhecida no município de Ipiaú, ressaltou a importância de usar máscaras e luvas quando for necessário sair de casa para evitar a disseminação do vírus. 

Até o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a cidade de Ipiaú registrou, até agora, 17 casos de coronavírus e dois óbitos pela doença. A Bahia possui 3.085 casos, segundo a Sesab, e 114 mortes pela Covid-19.

Bahia registra 3.140 casos de Covid-19 e 117 óbitos


A Bahia registra 3140 casos confirmados de Covid-19, o que representa 21,3% do total de casos notificados no estado. Considerando o número de 697 pacientes recuperados e 117 óbitos, 2.326 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.
Os casos confirmados ocorreram em 137 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (63,54%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes são: Ilhéus (1336,81) Uruçuca (1072,18), Itabuna (923,92), Coaraci (765,02) e Salvador (694,55).
O boletim epidemiológico registra 7.931 casos descartados e 14.743 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.
Taxa de ocupação
Na Bahia, dos 791 leitos disponíveis do Sistema único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 306 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 39%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 318 leitos exclusivos para o coronavírus, 159 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 50%. Cabe ressaltar que novos leitos serão abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.
Óbitos
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 117 mortes pelo novo coronavírus nos seguintes municípios: Adustina (1); Água Fria (1); Araci (1); Belmonte (1); Camaçari (1); Capim Grosso (1); Catu (1), sendo que a paciente foi contaminada na capital baiana; Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (5); Ipiaú (2); Itabuna (3); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (2); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Nilo Peçanha (1); Salvador (76); Ubaitaba (1); Uruçuca (4); Utinga (1); Vitória da Conquista (3). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17h horas desta sexta-feira (1º).
115° Óbito: mulher de 71 anos residente em Salvador. Apresentou os primeiros sintomas no dia 12 de abril, indo a óbito no dia 30 de abril, em um hospital público da capital. Ela tinha doença cardiovascular, hipertensão arterial e diabetes.
116° Óbito : homem de 49 anos residente em Ilhéus. Apresentou os primeiros sintomas no dia 14 de abril e foi a óbito no dia 30 de abril em um hospital público de Salvador. Não tinha registro de comorbidades.
117° Óbito: homem de 45 anos residente em Salvador. Apresentou os primeiros sintomas no dia 10 de abril e foi a óbito em um hospital provado da capital no dia 30 de abril. Não rinha registro de comorbidades.
Faixa etária
Quanto ao sexo dos casos confirmados, 58,78% foram do sexo feminino. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 27,39% do total. O coeficiente de incidência por 1.000.000 de habitantes foi maior na faixa etária de 80 anos ou mais (469,61/1.000.000 habitantes), indicando que o risco de adoecer foi maior nesta faixa etária, seguida da faixa de 30 a 39 anos (374,87/1.000.000 habitantes).
Via Política Livre 

Moro prestará depoimento neste sábado sobre interferências de Bolsonaro na PF


O ex-ministro da Justiça Sergio Moro vai depor na manhã deste sábado (2), em Curitiba, no Paraná. O depoimento será para o inquérito que apura as acusações de que o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir no trabalho da Polícia Federal. O ex-ministro será ouvido às 11h por delegados do Sinq, grupo que investiga inquéritos que correm no Supremo Tribunal Federal (STF), e procuradores da equipe de Augusto Aras, procurador-geral da República que solicitou a abertura da investigação. Na quinta-feira (30), o ministro do Supremo Tribunal Federal determinou que Moro fosse ouvido pela PF em até cinco dias. 

Ibirataia: APLB Sindicato parabeniza o trabalhador pelo seu dia


A APLB Sindicato, Núcleo de Ibirataia, parabeniza todos os trabalhadores pelo seu dia. Na oportunidade, deseja aos profissionais da educação, sabedoria para no dia a dia estarem sempre preparados para realizarem seus serviços com dedicação e amor. Neste dia importante, parabeniza também os profissionais da saúde que em meio a essa pandemia vem realizando um belíssimo trabalho na prevenção do novo coronavírus. "Toda profissão é grande quando exercida com honestidade e dedicação". Feliz Dia do Trabalho!

Tilma Marques
Presidente

Jequié segue liderando casos de Covid na região: Boletim confirma o 60º caso


Seguindo a tendência da última semana, a curva de novos casos de Covid-19 em Jequié continua subindo. Em boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Jequié nesta quinta-feira (30) foram confirmados seis novos casos da doença no município, totalizando 60 casos. A boa notícia é que mais três pacientes se recuperaram do vírus e deixaram de apresentar sintomas do novo coronavírus, ao total já são 15 pessoas curadas em Jequié. Os números correspondem ao boletim divulgado às 19h, qualquer caso novo só sera contabilizado no próximo boletim divulgado na sexta-feira (1).
Informações do Jequié Repórter

APLB oferece assistência psicológica a profissionais da educação durante isolamento social


A fim de minimizar os efeitos causados pelo isolamento imposto para combater a pandemia do Covid-19, a APLB-SINDICATO, em parceria com o governo da Bahia, está oferecendo atendimento psicológico aos profissionais das redes estadual e municipal de ensino. A ação, proposta ao governo pela entidade, teve início em 15 de abril, no Núcleo Territorial de Educação (NTE) Nº 26, em Salvador. De acordo o coordenador geral da APLB, Rui Oliveira, o atendimento, a princípio, será disponibilizado a professores das duas redes, na capital e região metropolitana, mas a intenção é estender a assistência a todo o estado.

“Nesse momento de pandemia e isolamento social muitos casos de depressão entre educadores têm vindo à tona. Esta semana, aqui em Salvador, tivemos notícia de uma professora que cometeu suicídio. Preocupada com a saúde mental da categoria, a APLB solicitou ao governo acolhimento psicológico em todos os NTEs do estado. Nossa proposta foi bem vista e prontamente aceita pela Secretaria de Educação”, disse Rui.

Quem pode buscar atendimento?
Professores, gestores, coordenadores pedagógicos, entre outros profissionais da rede.

Como a ação é executada?
As consultas são  realizadas às segundas, quartas e sextas, das 9h às 12h e das 14h às 18h, via online, por vídeo chamadas, e também por telefone.

Duração de cada sessão
20 a 30 minutos.

Agendamento 
(71) 99922-8337, das 8h às 10h e das 14h às 16h

Coordenação
Zenaide Barbosa Ribeiro (APLB-SINDICATO)
Psicanalista/Psicopedagoga – ABPP 654
Contato: 71- 999228337

Profissionais envolvidos
01. Rosilene Lima Almeida
Psicóloga – CRP 03/4888
02. Rui Maia Diamantino
Psicólogo – CRP 03/04925
03. Angela Maria Santana de Lima
Psicóloga – CRP 03/18791

Fonte: APLB Sindicato

TCM aprova contas da Câmara Municipal de Santa Rita de Cássia no oeste baiano

Rafael é pré-candidato a reeleição no Legislativo Municipal

O Tribunal de Contas dos Municípios – TCM-BA, aprovou com ressalvas as contas da Câmara Municipal de Santa Rita de Cássia, exercício 2018, de responsabilidade do gestor Rafael Lacerda Lopes (PSD). A aprovação aconteceu na pauta da 23ª Sessão Ordinária na última terça-feira (28), por meio eletrônico.

Rafael Lacerda é o responsável pela maior reforma que Câmara Municipal de Santa Rita de Cássia teve nos últimos 20 anos. Atualmente, é um espaço concorrido por todos para a realização de eventos diversos. Com a aprovação de suas contas, Lacerda garante sua pré candidatura a reeleição no Legislativo Municipal, pelo grupo do pré Candidato Keno de Dedé.


Tesouras Notícias

Sem vacina, não tem Carnaval em 2021, afirma Rui Costa


O governador Rui Costa (PT) compartilhou da opinião do prefeito ACM Neto sobre a realização do Carnaval de Salvador em 2021. De acordo com o petista, é impossível pensar na folia momesca ou em qualquer outro evento que promova aglomeração, sem que haja uma vacina para a Covid-19.
“Não tenho dúvida, nem Carnaval, nem reveillón. Não só no Brasil, no mundo inteiro, não haverá show enquanto não tiver a vacina, por que nós podemos ter uma segunda ou terceira onde de contaminação e matar milhões de pessoas. Não haverá, com certeza, aglomeração de pessoas”, assegurou o governador em entrevista ao Balanço Geral, da Record TV Itapoan.
A situação é a mesma que passa o tradicional São João nas cidades do interior da Bahia, que tiveram as festas suspensas. Rui afirmou que o problema não é o financiamento, mas sim a aglomeração de pessoas, portanto, não poderá ser feito nenhum evento, seja público ou privado.
“O vírus vai estar circulando o ano inteiro, no mundo inteiro, até se produzir uma vacina. Vi a OMS anunciar que a vacina só deve estar disponível com produção em escala mundial, em um cenário otimista, em 9 ou 10 meses, então não haverá aglomeração neste período”
BNews

Quase um terço dos contaminados no mundo, 1 milhão de pessoas já se recuperaram da Covid


O número de casos recuperados do coronavírus no mundo passou de um milhão nesta quinta-feira (30). O total representa cerca de 1/3 do número de diagnósticos positivos que é de 3,2 milhões. As informações constam no monitor do coronavírus da universidade americana Johns Hopkins.

A Espanha é o país com o maior número de recuperados, são 137,9 mil. Os estados Unidos aparecem em seguida com 124,4 mil, e depois a Alemanha com 123,5 mil.

O Brasil aparece na 8ª posição com 34,1 mil pessoas recuperadas da doença. De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde o país já confirmou 78.162 casos e 5.466 mortes até a quarta-feira (29) (acompanhe aqui).

Neto e Rui dão show na gestão da crise do coronavírus na Bahia


Há pouca chance de o presidente da República conseguir transferir a governadores e prefeitos a responsabilidade pelas mortes causadas pelo novo coronavírus. Mesmo porque, se a situação de infectados e mortos por esta terrível doença que ele chamou de “gripezinha” e bateu ontem a marca de quase seis mil óbitos no país, não está ainda pior é devido ao grande esforço que executivos de governos e prefeituras têm feito – na falta de uma coordenação nacional que deveria ser exercida por Jair Bolsonaro (sem partido) – para enfrentá-la, praticamente sozinhos, e em muitos Estados e municípios, inclusive, sem os recursos necessários.
O exemplo da Bahia é eloquente. No Estado, o prefeito ACM Neto (DEM) foi o primeiro a adotar as medidas restritivas para evitar a rápida disseminação da Covid 19, no que foi acompanhado de perto e solidariamente pelo governador Rui Costa (PT). Em seguida, os dois passaram a adotar vários procedimentos complementares à estratégia para que o enfrentamento obtivesse sucesso até o ponto de, inclusive, deixando as divergências políticas de lado, se unirem e decidirem tomar iniciativas conjuntas que, até agora, têm sido as responsáveis pelo controle obtido na capital e na Bahia.
A união de governo e Prefeitura está longe, no entanto, de representar algum tipo de tranquilidade para os dois gestores. No Sul da Bahia, por exemplo, a situação se descontrolou por se tratar de um hub frequentado pela típica e acéfala elite econômica nacional, deslumbrada, egocêntrica, prepotente e descomprometida com o país e seu povo, que, por meio de seus jatinhos particulares e de festas milionárias, em plena eclosão da pandemia no país, semeou a doença no forte pólo turístico representado por cidades como Porto Seguro e Itacaré, através das quais vários outros municípios da região acabaram sendo atingidos.
A despeito de todas as medidas que vem adotando e, em alguns casos, renovando, o prefeito de Salvador chegou a admitir, numa das muitas coletivas que, assim como o governador, tem dado para explicar e justificar as iniciativas, sua preocupação com a possibilidade de a capital baiana viver um colapso de seu sistema de saúde entre meados e finais do próximo mês de maio. Ágil, atributo que já incorporou à sua marca de gestor, Neto associou às medidas restritivas um conjunto de ações no campo social, inclusive com a rápida distribuição de recursos para informais, muito antes de o governo federal implementar, a duras penas, seu auxílio emergencial, que a abundante e desprotegida população pobre tem levado dias para poder sacar em filas intermináveis da Caixa.
Igualmente preocupado com o impacto do isolamento social na sobrevivência econômica dos mais pobres, Rui resolveu ajudar alunos da rede pública com a distribuição de um voucher de R$ 50, medida que só não foi até agora melhor sucedida devido aos limites gerenciais evidentes de seu secretário de Educação. Com taxas de sucesso variáveis, são todas iniciativas que demonstram o compromisso do governador e do prefeito de Salvador com a população de seu Estado e município, respectivamente. Uma atenção que não pode ser igualada pelo presidente, motivo porque sua manjada tentativa de colocar no outro a culpa por sua inação e incompetência não tem como prosperar.
* Artigo do editor Raul Monteiro publicado na edição de hoje da Tribuna.

Rui sanciona projeto de lei que obriga população a usar máscara


O governador Rui Costa (PT) sancionou na noite desta quarta-feira (29) o projeto de lei que prevê o uso obrigatório de máscaras pela população dos municípios com casos registrados de Covid-19.

A sanção consta no Diário Oficial do Estado desta quinta. O texto prevê que a obrigatoriedade do uso da máscara abrange "todas as pessoas em circulação externa nos municípios" e quem estiver em deslocamento dentro de veículos, "não se aplicando, neste caso, quando o condutor for o único ocupante do mesmo".

"Os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços autorizados a funcionar, além de cumprir as determinações legais de fornecer as máscaras aos seus funcionários e colaboradores, deverão, também, somente atender ao cliente que esteja devidamente protegido com o uso de máscara", acrescenta a norma. 

Ibirataense morre em São Paulo, vítima do Covid-19


Um homem natural de Ibirataia que residia em Paraisópolis-SP faleceu nessa terça-feira (28), em decorrência do novo coronavírus. De acordo informações de amigos em grupo de whatsApp, José Roberto conhecido popularmente por "Vei", de 41 anos de idade contraiu o vírus, foi encaminhado para uma unidade de saúde, porém não resistiu, vindo à óbito. 

Sob grande comoção de familiares em número resumido, Véi foi sepultado nesta quarta-feira em um cemitério de São Paulo. Ainda de acordo informações, o ibirataense que residia há cerca de vinte e cinco anos em Paraisópolis, uma das maiores comunidades de São Paulo, possuía um histórico de comorbidades, que dificultou a sua recuperação. 


Tesouras Notícias 

MEC libera R$ 364 milhões para alimentação escolar em todo o país


O Ministério da Educação (MEC) informou, nesta quarta-feira (29) que foram liberados antecipadamente R$ 364,4 milhões para estados e municípios aplicarem na alimentação escolar durante a pandemia do novo coronavírus. Os recursos são do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). O valor é referente à parcela do mês de maio destinada às unidades da federação. 

De acordo com as orientações do FNDE, devido à suspensão das aulas por causa da covid-19, a distribuição de alimentos tem de ser feita por meio de kits, que devem ser elaborados conforme as regras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), levando-se em conta os hábitos alimentares de cada região e a qualidade nutricional, segundo a Agência Brasil.

O Pnae oferece alimentação a cerca de 40 milhões de estudantes da educação básica pública em todo o país diariamente. Desde o início do ano, R$ 1,4 bilhão do programa foram destinados a estados e municípios. 

Jequié: Número de infectados dispara e chega a 54 casos de Covid-19


A Prefeitura de Jequié divulgou na noite desta quarta-feira(28/04), o boletim epidemiológico do coronavírus (covid-19) confirmando mais cinco casos testados positivos para o novo coronavírus chegando a cinquenta e quatro casos, segundo a Secretaria de Saúde do município, desde quando foi iniciado o monitoramento e acompanhamento dos casos de Covid-19, o número de pessoas contaminadas, mesmo após os decretos municipais, com medidas de isolamento social para o enfrentamento ao novo coronavírus, vem subindo continuadamente.
Nesta quarta-feira, 29, o Boletim Epidemiológico do Coronavírus apresenta mais 5 novos casos confirmados, perfazendo um total de 54 positivos do Covid-19, na cidade. Desses, 3 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo um, em uma unidade de tratamento intensivo (UTI). Tivemos, também, 9 pacientes recuperados e que não apresentam mais os sintomas da doença, totalizando 12 pessoas.
Estes são os dados atualizados, até às 19h, nesta quarta-feira, 29, que apresentou mais seis casos positivos para Covid-19:
– 54 casos confirmados (pessoas que testaram positivo para Covid-19), destes, 12 casos foram recuperados;
– 302 casos suspeitos (pessoas que apresentaram sinais e sintomas de síndrome gripal e foram notificados para Covid-19);
– 167 casos descartados (pessoas que testaram negativo para Covid-19;
– 37 casos aguardando resultado (pessoas que realizaram o exame e aguardam o resultado);
– 44 casos aguardando coleta (pessoas que apresentaram sinais e sintomas de síndrome gripal, foram notificadas para Covid-19, e aguardam coleta);
– 572 casos em quarentena (pessoas que apresentam sinais e sintomas respiratórios/contatos com casos suspeitos e confirmados de covid-19/casos confirmados de covid-19).
RTV Brasil

Com decisão de Alexandre de Moraes, Polícia Federal fica sob comando de indicado por Moro


Com a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), a Polícia Federal ficará durante o imbróglio sob o comando de Disney Rosseti. Em seu pronunciamento bombástico de despedida, Sergio Moro disse ter indicado o delegado para substituir Maurício Valeixo no cargo de diretor-geral. Antes de ser impedido pelo Supremo, Alexandre Ramagem chegou a fazer reunião com superintendentes e diretores nesta terça (28). Rosseti era o número 2 de Valeixo.
Folha de S.Paulo