Policiais Militares do 3º Pelotão/Ibirataia foram informados por volta das 19h30 desta segunda-feira (01) sobre disparos de arma de fogo nas proximidades do "Bar da Boa", localizado no bairro Alto do Mirante, em Ibirataia. Ao chegar no local os PM's se depararam com uma pessoa atingida por um tiro na região do abdômen. Valdeir Silva Souza, de 25 anos, foi conduzido de imediato a Fundação Hospitalar de Ibirataia, para realização de procedimentos médicos. Outros três envolvidos na confusão foram conduzidos até a Delegacia de Polícia de Ibirataia, porém, o autor dos disparos fugiu do local antes da chegada dos policiais. O autor da tentativa de homicídio já foi identificado. A Polícia Civil investigará o caso.
O governador Rui Costa cumpriu 59,13% das promessas de campanha entre 2015 e 2017, segundo levantamento divulgado pelo portal G1 nesta terça-feira (2). O percentual corresponde a 68 medidas, cumpridas total ou parcialmente. Para a comparação, foi utilizado o programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2014 e na divulgação feita em entrevistas e debates. O G1 se baseou no programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e em entrevistas e debates. Entre as promessas cumpridas totalmente está a implantação de novos polos produtivos de leite; a criação de linhas de microcrédito para empreendedores com restrição; a oferta de 150 mil vagas no ensino técnico; e a implementação de novos leitos de UTI; entre outros. Entre as promessas cumpridas parcialmente está a ampliação do Samu para 100% em todo o estado; a construção de sete novos hospitais; a conclusão das linhas 1 e 2 do metrô; despoluição das praias do extremo sul do estado; e a reforma do Teatro Castro Alves; entre outros. Há medidas que não foram cumpridas, como a instituição do “Plano Bahia sem Homofobia” e do Plano Estadual de Acessibilidade; a universalização do Ensino Médio; a transferência do Irdeb para a Secretaria de Cultura; a construção do Complexo de Educação Olímpica; entre outros.
Detentos do regime semiaberto fizeram uma rebelião na tarde desta segunda-feira (1º) na Colônia Agroindustrial, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana da capital. Em nota divulgada nesta noite, a Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (Seap) infomrou que nove presos morreram, 14 ficaram feridos e 34 conseguiram fugir da unidade. A quantidade de óbitos já havia sido passada ao G1 pelo coronel Divino Alves, comandante da Polícia Militar de Goiás. Ainda conforme a Seap, uma rixa entre grupos rivais provocou o motim e os homicídios. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu) informaram que levaram os feridos ao Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa). Ainda não há informações sobre o estado de saúde deles. Alves afirmou que cerca de 20 reeducandos já foram recapturados. Ele explicou que a rebelião começou por volta das 14h e já foi controlada cerca de duas horas depois. "A Polícia Militar e o Sistema Prisional estão envolvidos nessa situação visando a normalidade do sistema", disse o comandante.
De acordo o site Ubatã Notícias uma adolescente identificada como Kimberly Histefanne da Silva Correia, de 12 anos, morreu afogada por volta das 13h desta segunda-feira (1º) no Rio Gongogi, num local conhecido como ‘Cabana Grande’. Segundo informações da Polícia Militar, Kimberly estava no rio acompanhada de familiares quando eles sentiram falta da vítima. Minutos depois ela foi encontrada boiando. A adolescente foi levada ao Hospital de Gongogi, mas já chegou à Unidade Hospitalar sem os sinais vitais. Ainda de acordo com a PM, a menor é natural de São Paulo e estava em Gongogi visitando familiares. Não há informações sobre velório e sepultamento.
Os brasileiros que se autodeclaram eleitores de Jair Bolsonaro (PSC-RJ) para o cargo de presidente da República são também aqueles que mais compartilham notícias sobre política e eleições no Facebook e no WhatsApp. Segundo dados do Datafolha, 87% do eleitorado do deputado federal têm conta no Facebook e 40% deles afirmam compartilhar notícias sobre política e eleições na rede social. Da mesma forma, 93% têm conta no WhatsApp e 43% deles afirmam disseminar o conteúdo através do aplicativo. De acordo com a Folha de S. Paulo, em segundo lugar está Marina Silva, da Rede. A pré-candidata tem alcance de 86% no Facebook e 91% no WhatsApp, mas engajamento de 28% e 27% em casa rede, respectivamente. Para concluir o ranking, aparecem justamente os eleitores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera todas as pesquisas de intenção de voto. No caso do petista, 74% de seu eleitorado está no Facebook, com 31% compartilhando informações sobre o tema, e 79% estão no WhatsApp, com 30% disseminando conteúdos relacionados às eleições.
Se 2017 foi generoso quando o assunto foi dias de folga, 2018 não ficará atrás. O ano será ideal para quem gosta viajar, pois serão onze feriados nacionais prolongados e, em Salvador, serão mais três feriados locais. Confira e programe-se:
Feriados 2018 (Nacionais e locais)
Confraternização Universal – 1º de janeiro (segunda) Carnaval - 12 e 13 de fevereiro (segunda e terça) Quarta-feira de Cinzas – 14 de fevereiro (quarta) Paixão de Cristo – 30 de março (sexta) Tiradentes – 21 de abril (sábado) Dia do Trabalho– 1º de maio (terça) Corpus Christi – 31 de maio (quinta) São João - 24 de junho (domingo) Independência da Bahia - 02 de julho - (segunda) Independência do Brasil – 7 de Setembro (sexta) Nossa Senhora de Aparecida – 12 de Outubro (sexta) Finados – 2 de Novembro (sexta) Proclamação da República - 15 de Novembro (quinta) Nossa Senhora da Conceição da Praia - 08 de dezembro (sábado) Natal – 25 de Dezembro (terça)
Foi realizado na noite
deste domingo (31), último dia do ano de 2017, o Culto da Virada, no Santuário
da Primeira
Igreja Batista de Ibirataia, localizado no centro da cidade. Com mais de 87
anos de existência na cidade, membros e congregados vêm a cada dia propagando a
mensagem do Evangelho do Senhor Jesus Cristo.
Pastor Gildson Araújo Matos
Sob a presidência do Pr Gildson
Araújo Matos, o último
culto do ano contou com louvores, gratidão, apresentação de peça teatral e
orações a Deus invocando a proteção pela chegada de mais um Ano Novo. Ao final,
foi empossado a Nova Diretoria escolhida pelos membros da Igreja para dirigir
os trabalhos durante o exercício de 2018. O pr Gildson num breve sermão trouxe
uma mensagem de reflexão baseada em Matheus 5:16 com o Tema: "O que Deus
espera de você neste 2018"... Em Jesus há salvação e libertação. Que Deus
fortaleça cada membro e que cada um seja um propagador da palavra de Deus.
Feliz 2018 cheio da paz e da graça de Deus, concluiu o pastor Gildson.
Fixado pelo presidente Michel Temer no valor de R$ 954, o novo salário mínimo entra em vigor nesta segunda-feira (1º). Com o aumento de R$ 17, o reajuste é o menor em 24 anos. O valor é inferior ainda ao estimado anteriormente pelo governo, que era de R$ 965. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, alega que o novo mínimo foi determinado através da aplicação da lei, e não por questões políticas. “A questão é apenas como calcular exatamente a aplicação dos índices de inflação. Porque o salário mínimo é definido por crescimento do PIB e inflação. Então é meramente uma questão de definir esses itens”, afirmou ele, em outubro, explicando que o reajuste mais baixo se deu porque o resultado do PIB de 2016 foi negativo.
O modelo das Forças Armadas ocupando uma área, como o Complexo do Alemão ou da Maré, no Rio, está enterrado. Ao menos na atual gestão. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou que os militares continuarão a atuar "sob demanda", usando seu grande contingente para o cerco de áreas em apoio às polícias e na área de inteligência. O modelo anterior, segundo ele, tinha como único resultado "dar férias para os bandidos". Em entrevista ao Estadão, ele fez seu balanço sobre o uso das ações dos militares em missões de Garantia de Lei e Ordem (GLO) no País. Ao ser questionado se esta tendência de participação da FAB é sustentável a longo prazo, Jungmann fez suas ponderações: “O que eu tenho observado é que predominam, no caso das GLOs, as ações ligadas à greve de polícia, que é uma questão de segurança pública, e de combate à violência urbana. Somando os dois dados chega-se a 36% [o ministro refere-se à consolidação dos dados feitos pelo Ministério da Defesa], o que representa a emergência na área da segurança pública do País nas últimas duas décadas. Representa também uma opção do constituinte, que deixou 80% das responsabilidades da segurança pública com os Estados.
Três apostadores baianos estão entre os 17 contemplados com o prêmio máximo da Mega-Sena da Virada este ano, levando, cada um, a bolada de R$ 18.042.279,04. Os novos milionários baianos estão em Cruz das Almas, Prado e Uruçuca. Também levaram a Mega este ano dois mineiros, Carmo do Cajuru e Contagem; um paraense, de Belém; dois paranaenses, de Rio Azul e São João do Triunfo; dois fluminenses, do Rio de Janeiro e Seropédica; um catarinense, de Brusque. Venceram ainda duas apostas de Guarulhos (SP) e quatro de São Paulo (SP). Os números contemplados no concurso de número 2000, realizado neste domingo (31), foram 03, 06, 10, 17, 34 e 37. O valor total do prêmio foi de R$ 306,7 milhões.
Menandro ao lado de Neymar, Gabriel Medina em Taipu de Fora
O empresário ibirataense João
Menandro Abdon Fair, proprietário da Piscicultura Canta Galo esteve a convite
do publicitário Duda Mendonça, na companhia do ícone mundial do futebol, Neymar
Júnior, do campeão mundial de surf, Gabriel Medina, além de outras
personalidades de fama nacional e internacional.
Chaed, Thiaguinho, Menandro e Rafael Zulu
Ao saber da interação que João Menandro
teve com as celebridades, o Tesouras Notícias procurou o ibirataense para bater
um papo e saber dos momentos convividos ao lado do atleta que hoje é vitrine
mundial do futebol.
DA SIMPLICIDADE DE NEYMAR
Menandro percebeu a simplicidade
no atleta ao ponto de durante o bate papo com ele (Neymar), pedir para o craque do futebol buscar
a todo instante a proteção de Deus para que continue sendo esse atleta estrela
do futebol, representando tão bem o nosso país.
“Neymar como existe os fluídos
bons, os bons pensamentos, as boas orações para contigo, existe também a
inveja. Você é a vitrine do mundo. Você é um cara que tá na mídia, então busque
proteção divina, peça proteção a Deus e trague essa Copa do Mundo pra nós”,
descontraiu Menandro. Neymar disse a Menandro, pode deixar que vamos trazer
essa Copa pra nós, Neymar (riu em seguida).
A IDA DE MENANDRO ATÉ TAIPU DE FORA
(Foto: Chaed Fair)
Neymar, Memandro e Dona Angelina
O ibirataense Menandro que
frequenta com muita intimidade a Mansão de praia do publicitário Duda Mendonça se
apossou do seu espaço na Mansão denominado “Cantinho do Menandro”, onde foi
recepcionado pela Gerente Administrativa da Casa, a senhora Angelina, que
prestou toda atenção e cordialidade.
"Cantinho do Menandro" (Foto: Chaed Fair)
“Neymar, estou aqui a pedido de
meu amigo Duda Mendonça, que se encontra em Dubai e que fez questão de me ligar
e pedir para preparar um carneiro, uma picanha e um pirarucu para a sua equipe
composta por quase 70 pessoas. A equipe de Neymar gostou bastante do carneiro
que segundo Menandro foi temperado pelos irmãos, Jocelino (Beija-Flôr) e Jorge Fair. Menandro, bastante extrovertido interagiu
com as celebridades. A interação foi de tal modo que Neymar utilizou do seu
veículo Ranger Rover para fazer um passeio nas praias de Barra Grande que em função do ícone
mundial do futebol, (Neymar Júnior) ficou e continua superlotada durante as
festividades natalinas e virada do ano.
O AGRADECIMENTO DE NEYMAR AO IBIRATAENSE MENANDRO FAIR
Após o café da manhã deste sábado
30/11, Neymar Júnior, o jogador da Seleção Brasileira e do PSG fez questão de agradecer a Menandro pela atenção
dispensada a sua equipe, estreitando o seu relacionamento, entre o ibirataense
e craque mundial do futebol.
O jogador Neymar Júnior veio
curtir as festas de final de ano acompanhado do surfista Gabriel Medina e do
jogador Lucas Lima, além do filho e de um grupo de amigos. O ícone mundial do
futebol alugou a casa de praia do famoso publicitário
Duda Mendonça, que fica localizada em Taipu de Fora, na Peníssula de Maraú, uma
praia, dotada de luxos dignas de uma mansão à beira mar, que tem uma
enorme piscina natural.
A SEGURANÇA NO LOCAL
Taipu de Fora - Barra Grande-Bahia (Foto: Divulgação)
Menandro fez questão de de falar em seu encontro com Neymar, que o local é bastante tranquilo, seguro com uma vista privilegiada, uma das praias mais linda do Brasil e que o publicitário Duda Mendonça se sente bem e que já mantem um contato hospitaleiro com os moradores da região.
Ao final, Menandro disse que foi um contato maravilhoso e que teve a honra de conhecer pessoalmente o craque Neymar e demais celebridades famosas, desejando a todos um Feliz Ano Novo e que todo o sucesso seja abençoado por Deus.
O governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (29) que antecipou R$ 147,8 milhões do repasse do ICMS para os 417 municípios baianos. O valor foi depositado nesta quinta (28). De acordo com o governador Rui Costa, a antecipação, prometida por ele em novembro, foi um pedido dos prefeitos para auxiliar no fechamento das contas de 2017. De acordo com o calendário das transferências constitucionais, o dinheiro seria repassado apenas em janeiro. O governo também depositou antes do prazo o aporte de R$ 89,6 milhões ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), com recursos provenientes dos três impostos estaduais (ICMS, IPVA e ITD). A antecipação total de R$ 237,4 milhões foi possível após entendimento do Estado com o Banco do Brasil (BB) e diz respeito à arrecadação estadual entre os dias 23 e 27 de dezembro. Em 3 de janeiro serão repassadas as cotas relativas à arrecadação dos impostos estaduais no dia 28 de dezembro, último com expediente bancário em 2017. Entre os grandes municípios do estado, coube a Salvador o maior volume do ICMS antecipado: R$ 20,2 milhões. Outros repasses significativos contemplaram Feira de Santana (R$ 6,3 milhões), Vitória da Conquista (R$ 2,5 milhões), Itabuna (R$ 1,9 milhão), Ilhéus (R$ 1,7 milhão) e Juazeiro (R$ 1,7 milhão). “Tendo em vista o cenário econômico ainda muito desafiador para todas as esferas da administração pública, a antecipação reforça o caixa dos municípios na virada de ano”, afirma o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório.
Cerca de 280 municípios baianos já contam desde sexta-feira (29) com os repasses de obras financiadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O repasse de R$66 milhões foi autorizado pelo presidente do órgão, Silvio Pinheiro, durante o evento "FNDE em Ação", que aconteceu em dezembro na cidade de Salvador. Na ocasião, Pinheiro se comprometeu a encerrar o ano com todos os pagamentos de obras do estado concluídos. Agora as prefeituras já podem começar a investir na construção de creches e escolas, quadras poliesportivas, coberturas de quadras, podem adquirir ônibus escolares e equipamentos como brinquedotecas, mobiliários, kits de cozinha, toda parte de infraestrutura física e tecnológica. "Quando se faz uma gestão comprometida com resultados e com o público final da política pública, você consegue alcançar resultados eficientes. Mesmo num cenário de restrição orçamentária, nós conseguimos, neste um ano que estou à frente do FNDE, organizar a casa para encerrarmos o ano com todas as contas pagas. Não existe milagre nisso, existe comprometimento e zelo com as necessidades do povo brasileiro" declarou Pinheiro. Sobre 2018, o gestor ressalta que será um ano de "muitas oportunidades para os gestores municipais", mas que isso só será possível se todas as contas dos investimentos de 2017 sejam prestadas corretamente. Só desta forma os municípios continuarão aptos a receber os incentivos fiscais. BN
Prefeito Ricardo Moura está junto com o governador Rui Costa
Apesar do PMDB integrar a base de apoio de ACM Neto (DEM), o prefeito de Valença, o peemedebista Ricardo Moura, não poupou elogios ao governador Rui Costa (PT), oposição do seu partido. Falando sobre a festa de Réveillon da cidade do baixo sul baiano, o político se colocou a disposição de Rui. “Quero dizer a Rui que pode contar conosco. Precisamos continuar tendo apoio de Rui Costa. Estamos juntos nessa caminhada de fortalecimento do baixo sul, de modo especial da cidade de Valença", declarou Ricardo Moura.
O presidente Michel Temer assinou nesta sexta-feira (29) o decreto que estabelece o valor do salário mínimo para 2018 em R$ 954. Na comparação com este ano, há aumento de R$ 17. Segundo informações do G1, a medida será publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) ainda nesta sexta. O aumento no salário mínimo será menor que o valor estimado anteriormente e aprovado pelo Congresso Nacional, de R$ 965. O governo define o salário mínimo com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e no resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.
Após anos, o município de Itagibá, estava impedido de celebrar convênios com a União, a Administração do Prefeito Dr. Gilson Manoel Fonseca (DEM - Democratas), dá mais um importante passo na busca de melhoria para a população itagibense. O município conseguiu, nessa última semana, todas as certidões negativas de débito junto ao (CAUC) Cadastro Único de Convênios uma espécie de SPC/Serasa das prefeituras brasileiras. Com o nome sujo, o município não conseguia captar recursos junto aos órgãos federais, reduzindo assim a sua capacidade de investimentos, vez que no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC) espelhava registros de informações de que Itagibá se encontrava inadimplente inclusive com pendências financeiras, contábeis e fiscais, geridas pelo Governo Federal, discriminadas na Instrução Normativa STN n°. 2, de 2 de fevereiro de 2012.
Grilo completa mais um ano de vida nesta sexta-feira (29)
Hoje o nosso parabéns vai para ERENALDO SANTOS, popularmente e carinhosamente conhecido por GRILO, que neste dia 29/12, antepenúltimo dia do ano está completando mais um ano de vida. Nós do Blog Tesouras Notícias desejamos a você, muitas felicidades, paz, saúde e realizações. Que você continue sendo essa pessoa prestativa, carinhosa com as pessoas, preocupado sempre com a comunidade ibirataense, enfim, um cidadão que pensa em ver a sua comunidade e o seu próximo bem. Aproveitamos a oportunidade para desejar a você e todos os seus familiares um Feliz 2018 e que os seus sonhos sejam com o apoio de Deus todos realizados com sucesso. PARABÉNS! FELIZ ANIVERSÁRIO! São os nossos sinceros votos.
Uma agência do Banco do Brasil de Amélia Rodrigues, na região de Feira de Santana, foi alvo de ataque na madrugada desta sexta-feira (29). A explosão atingiu principalmente os caixas eletrônicos, deixando o local parcialmente destruído. Segundo o G1, portas de vidro e parte do teto caíram com o impacto. O fato ocorreu por volta das 2h40. Um grupo armado chegou à cidade a bordo de três carros. Na ação, os criminosos chegaram a atirar contra a delegacia da cidade. Uma viatura que estava na porta da unidade policial foi alvejada.
Temer tinha afirmado que depositaria nesta quinta-feira R$ 2 bi para prefeituras em todo o país
Após confirmar que liberaria o repasse emergencial de R$ 2 bilhões para as prefeituras de todo o país, o governo federal informou aos municípios nesta quinta-feira (28), dia do depósito da quantia, que não pagará mais o valor. Em entrevista ao Bahia Notícias, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro (PSD), acusou a gestão federal de condicionar a liberação do dinheiro para os prefeitos ao apoio à reforma da Previdência. “Eles disseram que, até o final da tarde, não conseguiram fechar as contas. Mas não foi nada disso. Foi uma molecagem deles. Eles fizeram uma tentativa de golpe com essa manobra para votar a reforma”, criticou, em tom irritado, o comandante da UPB. Ainda segundo Eures, o governo “enganou e sapateou” com os municípios. “O sentimento é de revolta no Brasil. Eles tinham feito reunião em Brasília, dizendo que pagariam neste ano”, lamentou. Com a Medida Provisória do Auxílio Financeiro aos Municípios, como era chamado o repasse, a estimativa é de que a Bahia receberia R$ 200 milhões para serem repartidos entre as cidades. No último dia 26, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, admitiu que o governo federal está condicionando a liberação de financiamentos para os estados em troca de apoio à reforma. A declaração gerou revolta nos governadores do Nordeste, que chegaram a fazer uma carta ameaçando processar Marun caso as ameaças continuem.
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou nesta quinta-feira (28) que o Banco do Brasil depositou o empréstimo de R$ 600 milhões concedido ao estado. A informação foi dada pelo petista nesta noite, em sua página no Facebook. “Não baixamos a cabeça diante do boicote e da perseguição aos baianos. E a Bahia venceu! O empréstimo de R$ 600 milhões do Banco do Brasil finalmente foi depositado nas contas do Estado. Parabéns ao Poder Judiciário. Continuaremos confiantes na Justiça e firmes na luta pelos interesses da Bahia e dos baianos!”, comemorou. O dinheiro foi liberado após decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que aceitou uma ação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) contra a instituição financeira por não ter feito o desembolso nas contas do Estado. A demora na liberação do empréstimo, que já havia sido aprovado pelo governo federal, foi creditado por Rui e aliados a uma pressão da oposição, liderada pelo prefeito ACM Neto (DEM), que teria usado o fato de ser da base do presidente Michel Temer para barrar o dinheiro. Assim, politicamente, se prejudicaria a continuidade de obras na Bahia. De acordo com Rui, o valor será usado na reforma e construção de estradas e escolas em municípios baianos.
Foi promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Ângelo Coronel, na última terça-feira (26), a Lei 13.827 que institui o Dia Estadual da Família. A data passa a integrar o calendário oficial de eventos da Bahia e será celebrada todo dia 21 de outubro. A proposta foi feita pelo deputado estadual Eduardo Salles em conjunto com o deputado Heber Santana. “O objetivo deste dia é discutir pontos relevantes sobre o assunto, além de se tornar uma data de reflexão com diversas atividades que possam resgatar os valores e importância da família”, explicou Salles. De acordo com o parlamentar, a lei trata sobre os cuidados com os membros do núcleo familiar por meio de ações que serão propostas pela Assembleia Legislativa da Bahia. “Muitos jovens passam por situações de vulnerabilidade psicossocial e, além da educação nas escolas, é preciso o acolhimento por parte da família para que não haja o rompimento dessa estrutura familiar e ocorra o contato com substâncias químicas, além de outros vícios que desnorteiam e distanciam esses jovens das suas bases”, detalhou. Eduardo Salles complementa e fala sobre os diversos deveres de cada indivíduo em suas famílias. “Temos diversos papéis nesse compromisso de amor que é a família. Como pai, filho e irmão que sou, dentro do núcleo onde fui criado, tenho certeza de que a presença da família é muito importante para o desenvolvimento social, fazendo parte, também, da evolução de uma sociedade organizada e bem estruturada”. O deputado ainda acrescenta sobre a finalidade desta data. “Portanto, este dia que, oficialmente, integra o calendário de caráter de eventos da Bahia, com finalidade social e religiosa, irá contribuir para o crescimento e harmonia entre as famílias”, conclui.
O prazo para saque do abono salarial ano-base 2015 termina nesta quinta-feira (28). De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), não haverá prorrogação do prazo – até o final de novembro, 1,4 milhão de pessoas com direito ao benefício ainda não tinham feito o saque.Segundo informações da Agência Brasil, no caso dos profissionais que atuaram na iniciativa em 2015 poderá fazer a retirada em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou em uma casa lotérica, enquanto servidores públicos devem sacar o abono no Banco do Brasil. A quantia paga será proporcional ao número de meses trabalhados formalmente em 2015 – o valor será integral se a pessoa tiver trabalhado o ano inteiro. Os valores variam entre R$ 79 e R$ 937. Para ter direito ao benefício; o trabalhador precisa ter trabalhado formalmente em 2015 por pelo menos 30 dias; ter tido remuneração média de até dois salários mínimos no período; estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos; e ter os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Os trabalhadores podem consultar se tem direito ao abono no site do Ministério do Trabalho, informando o número do PIS ou do CPF e a data de nascimento. Também é possível obter informações nas agências bancárias ou pelo Alô Trabalho, no número 158 (as ligações são gratuitas de telefone fixo em todo o país). A Caixa Econômica Federal atende beneficiários do PIS pelo telefone 0800-726 02 07. Servidores podem contatar o Banco do Brasil no número 0800-729 00 01.
O repasse emergencial de R$ 2 bilhões para prefeituras de todo o Brasil será pago ainda nesta quinta-feira (28), garantiu o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun, em reunião na presidência nesta quarta (27). A Medida Provisória do Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM), como é chamado o repasse, é uma reivindicação de prefeitos que iniciou com mobilizações na Bahia, pela União dos Municípios da Bahia (UPB), seguidas por movimentos estaduais e um grande protesto dos municípios em Brasília, no mês de novembro. Para a Bahia, são esperados cerca de R$ 200 milhões que serão repartidos pelos municípios, de acordo com o número de habitantes de cada um. Segundo o calculo da Confederação Nacional de Municípios, Ipiaú receberá R$ 601.039,25. Valor a receber de AFM nos municípios de: Itagibá (R$ 300.519,62); Dário Meira (R$ 240.415,70); Aiquara (R$ 180.311,77); Ibirataia (R$ 360.623,55); Jitaúna (R$ 240.415,70); Barra do Rocha (R$ 180.311,77); Ubatã (R$ 420.727,47) .
Dom Aldemiro Sena é o Bispo de Guarabira na Paraíba
Aconteceu em Ibirataia!
No último dia 20 de dezembro foi
recepcionado no Portal de Ibirataia, o Bispo Dom Aldemiro Sena, que foi
ordenado em Ilhéus no dia 17 do corrente mês, pelo então Bispo diocesano, Dom Mauro Montagnoli. A ordenação foi uma
belíssima solenidade, com a presença de fiéis de várias cidades da Diocese de Ilhéus e contou
também com a caravana da cidade de Guarabira, na Paraíba, local onde Dom Aldemiro será o
Bispo.
Santuário lotou para a primeira Missa do Bispo Dom Aldemiro Sena
Já na tarde do dia 20/12, o Bispo ibirataense Aldemiro foi recepcionado por dezenas de fiéis
católicos que saíram cantando alegremente do Portal da Cidade até a Igreja
Matriz, local onde foi celebrada a primeira Missa presidida na Cidade Natal de
Dom Aldemiro Sena. O ato religioso lotou o Santuário da Igreja Matriz que tem como pároco, o padre Evandro Almeida e contou
com a presença de pessoas da comunidade e autoridades municipais. “Foi um
momento de agradecimento a Deus pela graça concedida a um filho desta terra”,
disse Marcos Brito. Ver
Fotos
Faleceu na noite desta quarta-feira (27), na cidade de Feira de Santana a professora municipal Marlene Mendes. Marlene, esposa do conhecido "CHEGADA", buscava tratamento e consequentemente a recuperação de sua enfermidade. A comunidade ibirataense recebeu com profundo pesar a notícia e aguarda maiores informações a respeito do velório, local e horário de sepultamento. A professora bastante querida por todos, deixa esposo e filhas. Aguardem maiores informações. Em Tempo: O corpo está sendo velado na Câmara Municipal de Ibirataia e o sepultamento será às 17:00h desta quinta-feira (28), no cemitério local São João Batista.