Moradores de Ipiaú e Ubatã são presos com arma e droga em Ilhéus


Guarnições da Polícia Militar prenderam, na noite desta quarta-feira (03), no Jardim Atlântico, em Ilhéus, moradores de Ipiaú e Ubatã. Os jovens Railan da Paz das Neves, vulgo ‘Tico'-de Ubatã, Silvério Bispo de Souza Filho e Marcos César Santos Batista- ambos de Ipiaú, estavam num veículo Pálio, placa JSU 9339, licença de Ipiaú, e portava um revólver calibre .32 e maconha. De acordo com a polícia, o trio estaria no município, para cometer assaltos.

Conforme informações da PM, as guarnições avistaram o veículo Pálio por volta das 19h30, foi dada voz de abordagem e os suspeitos deflagram tiros contra as guarnições. O trio empreendeu fuga e acabou colidindo o veículo num outro, quando acabou preso. 


Os suspeitos, o veículo e o material apreendido foram apresentados à 7ª Corpin. Pelo menos dois dos suspeitos – Railan e Silvério – já tem passagens pela polícia. O ubatense já cumpriu pena por homicídios. *Com informações do Ubatã Notícias

Ator Fábio Assunção é preso após causar acidente em São Paulo

De acordo a polícia, o ator apresentava sinais de embriaguez
O ator Fábio Assunção foi preso por supostamente estar dirigindo bêbado, na região da Avenida Paulista, em São Paulo, na manhã desta quinta-feira (3). O artista foi levado para o 78º Distrito Policial, nos Jardins, após se envolver em um acidente de carro. Ele bateu o carro em outros três veículos. Segundo policiais que atenderam a ocorrência, Fábio Assunção apresentava sinais de embriaguez e se recusou a fazer o teste do bafômetro. Ninguém ficou ferido. O ator já tinha sido preso em junho de 2017, em uma festa de São João em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. Na época, a Polícia Militar informou que o ator agrediu pessoas e desacatou policiais. Fábio também teria quebrado um dos vidros da viatura em que foi levado. Após ser ouvido em uma audiência de custódia, ele pagou fiança e foi liberado.

Ubatense é morto em posto de combustíveis em Barra do Rocha

Crime chocou a comunidade de Barra do Rocha (Foto: Giro Ipiaú)
Um ubatense foi morto a tiros na manhã dessa quarta-feira (02), na cidade de Barra do Rocha. De acordo com as informações iniciais, o crime foi cometido por dois homens que chegaram ao local a pé, conforme relatos de populares. Segundo apurou a reportagem do GIRO, o frentista estava abastecendo uma motocicleta quando um dos indivíduos suspeitos sacou um revólver.
Lan Lan ainda tentou fugir, mas foi atingido pelos tiros (Foto: Giro Ipiaú)
O trabalhador ainda tentou fugir da dupla, mas foi atingido por um disparo de arma de fogo. Ele caiu numa rua atrás do posto de combustíveis, onde o assassino disparou outros tiros. O frentista identificado pelo prenome de Vaderlan, conhecido pelo apelido de ‘Lan Lan’, morreu no local. Os criminosos fugiram em seguida. De acordo com testemunhas o autor do homicídio e o comparsa estavam de ‘cara limpa’, não usavam mascaras nem capacetes.
Lan Lan era morador de Ubatã
A vítima era considerada uma pessoa tranquila e aparentemente não tinha inimigos. ‘Lan Lan’ era morador de Ubatã e trabalhava no posto há muitos anos. O Departamento de Polícia Técnica de Jequié fará a perícia no local e encaminhará o corpo para o IML. (Giro Ipiaú)

Temer é recebido com gritos de ‘golpista’ em prédio que desabou em São Paulo

Temer foi vaiada por populares
O presidente Michel Temer (MDB) foi hostilizado na manhã desta terça-feira (1º), em São Paulo, quando foi visitar o prédio que desabou no centro da cidade durante a madrugada. Enquanto falava com a imprensa, o presidente foi chamado de “golpistas” por pessoas que estavam no local. Ele confirmou que o imóvel era da União. “Nós não pudemos, me explicaram, pedir a reintegração porque, afinal, gente muito pobre, naturalmente, uma situação muito difícil. Mas agora serão tomadas providências para dar assistência”, respondeu à imprensa. O edifício Wilton Paes de Almeida, localizado na região do Largo do Paissandu, começou a pegar fogo, por volta da 1h30, e depois desabou. Com 24 andares, o prédio funcionava como uma ocupação irregular. Segundo o G1, o secretário de Assistência Social aponta que 248 pessoas estão sendo atendidas pela prefeitura e pelo menos três moradores estão desaparecidos. A estimativa é de que a retirada dos escombros dure uma semana. (Estadão)

Dados da SEAP de abril revelam excedente de 3.344 presos em unidades baianas

Conjunto Penal de Jequié tem capacidade para 416 detentos e abriga 639
(dados de abril/2018)
Os presídios da Bahia têm 4.156 custodiados acima da capacidade máxima. O levantamento são do período entre março de 2016 e fevereiro de 2016, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), divulgado na segunda-feira (30), O sistema prisional baiano suportam até 9.687 presos, mas têm 13.843. Das 23 unidades prisionais consideradas no estudo, 15 têm ocupação superior à  capacidade – o que representa 65% do total. O percentual no estado é superior à  média nordestina – que é de 56% – e similar à nacional (65,73%). As unidades com maior lotação são o Presídio de Salvador e a Penitenciária Lemos de Brito, ambas no complexo da Mata Escura, na capital – a primeira tem 925 presos  a mais, enquanto a segunda, 725. Em seguida aparecem os conjuntos penais de Feira de Santana (607 custodiados em excesso), de Itabuna (600) e de Teixeira de Freitas (591). Na atualização dos dados pela  Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização), através da Central de Informação e Documentação, conta no relatório do dia 25 de abril deste ano, que a população carcerária da Bahia (por regimes de penas), na relação de 26 unidades, 15.439, para uma capacidade de 12.095, representando um excedente de 3.344. No  Conjunto Penal de Jequié, estão registrados na data acima mencionada, 301 presos provisórios, 187 presos em regime fechado e 124 no regime semiaberto e , no módulo feminino 16 presas provisórias, 3 em regime fechado e 8 do regime semiaberto. O total de presos era de 639, para uma capacidade instalada de 416 internos, representando um excedente de 223 pessoas.
Do Jequié Repórter

Receita recebe mais de 29,2 milhões de declarações de Imposto de Renda


A Receita Federal registrou 29.269.987 declarações de Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF)  – o prazo para envio do documento foi encerrado às 23h59 desta segunda-feira. A expectativa do órgão era receber 28,8 milhões de declarações. Segundo a Receita, 317.920 documentos foram enviados por dispositivos móveis. No penúltimo dia para entrega da declaração, 984,5 mil contribuintes enviaram o documento. É possível entregar declarações em atraso a partir de quarta-feira, mas os contribuintes estão sujeitos a multa que varia de 165,70 reais a 20% do valor do imposto devido (clique aqui e saiba o que fazer se perdeu o prazo). Devem declarar quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a 28.559,70 reais, em 2017. Para quem exerce atividades rurais, a obrigatoriedade é para os que tiveram receita bruta acima de 142.798,50 reais. As deduções por dependente estão limitadas a 2.275,08 reais. 

Do MSN

Brasil: Presidência vai gastar R$ 208 mil com muçarela, peito de peru e outros alimentos



Para servir as copas do Palácio do Planalto e eventos realizados pela Presidência da República, o governo pretende gastar R$ 208 mil em alimentos. Dentro do período de 12 meses, as duas empresas que vencerem a licitação terão que entregar 700 kg de queijo muçarela, orçados em R$ 24 mil no total. Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o edital prevê ainda 2.600 kg de melão por R$ 21 mil, 500 kg de peito de peru por R$ 17 mil, 3.000 kg de mamão formosa por R$ 16 mil, 2.000 mil abacaxis pérola por R$ 11 mil e 300 pacotes de pão de queijo por R$ 3 mil.

Governo anuncia reajuste de 5,67% para o Bolsa Família



O presidente Michel Temer anunciou na noite dessa segunda-feira (30) o reajuste de 5,67% no Bolsa Família, a ser aplicado a partir de julho. Com isso, o valor médio mensal dos benefícios do Bolsa Família passará de R$ 177,71 para R$ 187,79, o que representará um aumento de R$ 684 milhões no gasto com o programa. A área econômica preferia um reajuste apenas para repor a inflação de 2017 (2,95%), mas a ala política do governo defendia um porcentual maior. Com a decisão de dar aumento real aos beneficiários do Bolsa Família, os técnicos da área econômica terão agora de fazer os cálculos para acomodar o custo do reajuste dentro do Orçamento deste ano. 

Bandidos explodem caixas eletrônicos e queimam carros em Simões Filho


Uma agência do Banco do Brasil foi atacada por criminosos durante a madrugada desta terça-feira (1º), em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador. O fato aconteceu por volta das 2h40. Segundo testemunhas, os bandidos fizeram uma barreira para atacar a agência. Na estrada que dá acesso ao município pelo menos dois veículos foram incendiados. Por volta das 9h uma equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar chegou na agência pois há suspeitas que os bandidos tenham deixado explosivos dentro da instituição bancária. Somente este ano, com esse de hoje, já foram registrados 26 ataques a agências e a caixas eletrônicas na Bahia, de acordo com o Sindicato dos Bancários. Na avaliação do presidente do sindicato, Augusto Vasconcelos, o tráfico de explosivos tem sido realizado por quadrilhas cada vez mais especializadas – o que revela a organização do crime. (Correio)

STF decide nesta semana sobre fim do foro privilegiado a parlamentares


O Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar na quarta-feira (2) o julgamento sobre a restrição ao foro por prorrogativa de função, conhecido como foro privilegiado, para deputados e senadores. Até o momento, há maioria de oito votos a favor do entendimento de que os parlamentares só podem responder a um processo na Corte se as infrações penais ocorreram em razão da função e cometidas durante o mandato. Caso contrário, os processos deverão ser remetidos para a primeira instância da Justiça. O julgamento começou no dia 31 de maio de 2017 e foi interrompido por dois pedidos de vista dos ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, que será o próximo a votar. O relator, Luís Roberto Barroso, votou a favor da restrição ao foro e foi acompanhado pelos ministros Marco Aurélio, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Luiz Fux e  Celso de Mello. Faltam os votos de Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. De acordo com o voto de Barroso, o foro por prerrogativa dos deputados, previsto no Artigo 53 da Constituição, deve ser aplicado somente aos crimes cometidos durante o exercício do cargo e relacionados às funções desempenhadas. O voto do ministro também prevê que o processo continuará na Corte se o parlamentar renunciar ou para assumir um cargo no governo após ser intimado para apresentar alegações finais. (Agência Brasil)

Prédio de 24 andares desaba após incêndio em SP e deixa uma pessoa morta


Um prédio desabou após ser atingido por um incêndio de grandes proporções na madrugada desta terça-feira (1º), no Largo do Paissandu, no centro de São Paulo. De acordo com informações oficiais, uma pessoa morreu e pelo menos outras duas estão desaparecidas. Um edifício vizinho também pegou fogo nos três primeiros andares, mas as chamas já foram controladas, e o prédio não corre risco de vir abaixo. A Igreja Evangélica Luterana, que fica ao lado do prédio em chamas, também pegou fogo e parte da estrutura desabou. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o fogo no imóvel que entrou em colapso começou por volta de 1h30. Por volta das 2h50, ele desabou.De acordo com moradores do entorno, o fogo começou no segundo andar e se espalhou rapidamente. Conforme a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, somente a perícia poderá confirmar as causas do incêndio.  O prédio que desabou tinha mais de 20 andares e era uma instalação desativada da Polícia Federal, além de ter abrigado um escritório do INSS. A estrutura estava ocupada irregularmente e abrigava cerca de 50 famílias. (Folha)

Itagibá: ADJ perde para o Vitória, mas segue na disputa do Baiano Sub-20


A Associação Desportiva Jequié (ADJ), foi derrotada para a equipe do Vitória, na tarde desse sábado (28) pelo placar de 2X1. O jogo foi realizado no estádio José Fontoura (Fontourão), em Itagibá, valendo pelas Quartas de Final do Campeonato Baiano sub-20. Apesar da derrota, a ADJ segue firme na disputa pela vaga nas semifinais do certame Baiano. Para se classificar, a equipe da ADJ precisará vencer por dois ou mais gols de diferença. Se vencer por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis, e qualquer empate favorece o time do Vitória.

Ao Giro Itagibá o técnico Inho Baiano disse que o time tem sido muito aguerrido, comprometido, e gostou do desempenho do time contra o Vitória, “Nossa equipe jogou de igual para igual com o clube que é uma das maiores forças do futebol brasileiro, tivemos as duas melhores chances de gols no jogo, a equipe se comportou de uma forma estrategicamente dentro daquilo que traçamos para buscar o resultado, mas infelizmente, as duas oportunidades que eles encontraram, não conseguiram realizar os gols."

Com informações do Giro Itagibá


Ibirataia: Prefeitura prepara festa para o trabalhador com sorteios de prêmios


O município de Ibirataia vai comemorar com festa o Dia do Trabalho. O evento acontece no dia 1º de Maio, a partir das 14 horas na praça 7 de Setembro com o tradicional sorteio de  55 prêmios para os trabalhadores. Esse ano, além das casas que serão sorteadas, terá também o sorteio de dois terrenos para os moradores do Distrito de Algodão. Segundo informou a prefeitura, o sorteio das “Casas” só será para as pessoas que estão devidamente inscritas no Cadastro Único e que tenham renda igual ou inferior a um quarto de salário. Esse parâmetro é utilizado pelo Governo Federal para contemplar os usuários com relação aos programas que eles utilizam. A prefeitura lembra que as pessoas que forneceram as informações e não forem verídicas, não terão direito. Esses dados são fiscalizados diretamente pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Já os prêmios serão para toda comunidade Ibirataense. "Uma festa para quem cuida do desenvolvimento da nossa cidade, para quem busca por um futuro melhor através da sua força de trabalho, para cuidar da nossa gente de forma digna e nos orgulha todos os dias. Venha comemorar com a gente o Dia do Trabalhador", convidou a prefeita Ana Cléia.

Brasil: Governo federal prorroga programa Luz para Todos até 2022


O Diário Oficial da União desta segunda-feira (30) traz a publicação do Decreto 9.357, que prorroga por mais quatro anos o programa Luz para Todos. O programa foi lançado em 2003 e iria vigorar até 2018. Com o decreto, agora foi estendido até 2022. Com o objetivo de propiciar o atendimento em energia elétrica à parcela da população do meio rural que não possua acesso a esse serviço, o Luz para Todos atendeu 500 mil pessoas nos últimos dois anos, em 15 Estados, segundo informações do Palácio do Planalto. Segundo o decreto, terão prioridade no atendimento do programa as famílias de baixa renda, residentes na área rural que ainda não tenham acesso ao serviço público de energia elétrica, inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal; famílias beneficiárias de programas de governo que tenham por objeto o desenvolvimento social e econômico; assentamentos rurais, comunidades indígenas, quilombolas e outras comunidades localizadas em reservas extrativistas ou impactadas diretamente por empreendimentos de geração ou de transmissão de energia elétrica, cuja responsabilidade não seja do próprio concessionário; e escolas, postos de saúde e poços de água comunitários.

STF deve retomar julgamento sobre foro privilegiado nesta quarta



O Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar, nesta quarta-feira (2), o julgamento sobre a restrição ao foro privilegiado para deputados e senadores. Com oito votos, o entendimento da maioria é que os parlamentares só podem responder a um processo naquela Corte caso as infrações penais tenham ocorrido em razão da função e cometidas durante o mandato. Os demais casos devem ser remetidos à primeira instância. O julgamento teve início em 31 de maio de 2017, sendo interrompido por dois pedidos de vista dos ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli. O relator, Luís Roberto Barroso, votou a favor da restrição ao foro e foi acompanhado pelos ministros Marco Aurélio, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Luiz Fux e Celso de Mello. Ainda faltam apresentar seus votos Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. Além do entendimento de que a prerrogativa dos parlamentares deve existir apenas nos crimes cometidos no exercício e em função dele, o relator prevê também que o processo seguirá no STF caso o deputado ou senador renuncie ou assuma um cargo no governo após ser intimado para apresentar alegações finais. BN

Contribuinte tem até esta segunda para declarar Imposto de Renda e evitar multa



Vai até as 23h59 desta segunda-feira (30) o prazo para contribuintes declararem os rendimentos do Imposto de Renda (IR) 2018.  Quem não conseguir enviar a declaração terá de pagar multa de, no mínimo, R$ 165,74. Segundo a Agência Brasil, a Receita Federal estima receber 28,8 milhões de declarações. Até as 16h deste domingo, a Receita tinha registrado 24.895,403 declarações, percentual de 87% do esperado. O prazo para a entrega da declaração começou em 1º de março. Para preencher a declaração do IR, o contribuinte terá de acessar o site da Receita Federal na internet. Está obrigado a declarar quem recebeu rendimentos tributáveis, em 2017, em valores superiores a R$ 28.559,70. No caso da atividade rural, deve declarar quem teve receita bruta acima R$ 142.798,50. A declaração poderá ser preenchida por meio do programa baixado no computador ou do aplicativo Meu Imposto de Renda para tablets e celulares. Por meio do aplicativo, é possível ainda fazer retificações depois do envio da declaração. Outra opção é mediante acesso ao serviço Meu Imposto de Renda, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), no site da Receita, com uso de certificado digital.

Ibirataia: Nota de Esclarecimento




Foi publicado uma matéria neste portal, com a fonte do Portal Estado da Bahia, informando que durante o mês de Abril/2018 havia sido pago pela Prefeitura Municipal de Ibirataia um valor de quase 80.000,00 de diárias/passagens. Na verdade o montante de R$ 77.196,11 (setenta e sete mil, cento e noventa e seis reais e onze centavos), se refere aos meses de Janeiro a Abril/2018, conforme valores relacionados abaixo. Portanto, os valores pagos referentes ao mês de abril é de R$ 20.472,73 (vinte mil, quatrocentos e setenta e dois reais e setenta e três centavos).

Em tempo: Vale lembrar que com base no Portal da Transparência (http://45.5.228.98:5020/prefeitura/), o montante total das diárias pagas de Janeiro/2017 a Abril/2018 é de R$ 254.552,38 (duzentos e cinquenta e quatro mil, quinhentos e cinquenta e dois reais e trinta e oito centavos).

O site Portal Estado da Bahia emitiu matéria esclarecendo os motivos do erro no sistema, informando aos internautas os valores corretos que diferem dos valores informados anteriormente.



VALORES DIÁRIAS/PASSAGENS

JANEIRO> 8.284,47
FEVEREIRO> 17.165,17
MARÇO> 31.273,74
ABRIL> 20.472,73



Tesouras Notícias 

Ipiaú: Dois jogos marcam o início do Campeonato Municipal

Jogo foi realizado no Estádio Pedro Caetano Foto: Giro em Ipiaú
O Campeonato Municipal de Ipiaú teve início na tarde deste domingo (29), no Estádio Pedro Caetano. Mesmo debaixo de chuvas, centenas de torcedores compareceram para prestigiar a abertura do certame. Dois jogos foram realizados. Na primeira partida Davi de Souza 1X1 Avenida São Salvador. Já no segundo jogo as equipes do Flabar X Alto da Carolina também empataram em 0X0.  

Tesouras Notícias com informações do Giro

Melhores momentos de Bahia 0 X 0 Atlético-PR


Assista abaixo os melhores momentos do jogo Bahia 0X0 Atlético-PR, realizado neste domingo 29, na Arena Fonte Nova em Salvador, partida valendo pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol, série A.


Mundo: Baiano é preso em Dubai por suposto esquema de pirâmide financeira


O empresário Danilo Vunjão Santana Gouveia, baiano de Itabuna de 34 anos, foi preso em Dubai por esquema de pirâmide financeira. Mansão, Ferrari, helicóptero e jatinho eram corriqueiros em suas redes sociais. Os prazeres foram financiados com milhares de pessoas que aderiram à empresa D9 Clube de Empreendedores. A empresa de fachada foi forjada pelo baiano para comandar um esquema de pirâmide que pode ter rendido até R$ 200 milhões, de acordo com investigações feitas pela polícia da Bahia e do Rio Grande do Sul. Na sogra da casa de Danilo foram encontrados R$ 1 milhão em espécie. A Justiça da Bahia bloqueou cerca de R$ 25 milhões em bens de pessoas ligadas à empresa. Metade do valor foi encontrada apenas em uma conta bancária em nome de Danilo Santana.