No
mês das crianças, o Ministério Público da Bahia lançará a campanha “O cuidado
não pode ficar só no off”, voltada à conscientização sobre os riscos da
violência no ambiente digital e à promoção de uma internet mais segura para
crianças e adolescentes. A ação será lançada no dia 23, às 14h, na sede da
Instituição no CAB, durante o seminário “Um novo olhar para a vítima” e integra
um conjunto de iniciativas do MPBA voltadas à proteção integral da infância e
adolescência.
Segundo
dados divulgados pela SaferNet Brasil, em agosto, das 76.997 denúncias anônimas
de violações de direitos humanos e outros crimes no ambiente digital,
registradas em 2025, 60% estão relacionadas a abuso e exploração sexual
infantil — um total de 49.336 registros apenas entre janeiro e julho.
“Trata-se
de um chamado às famílias, à sociedade e aos agentes da rede de proteção que
possuem o dever de acompanhar o desenvolvimento de crianças e adolescentes para
que supervisionem e acompanhem suas interações sociais no ambiente digital,
conhecendo os riscos existentes e aproveitando as oportunidades da internet,
com segurança e proteção. Nosso objetivo é orientar a todos para que as
crianças e adolescentes possam navegar de maneira segura, com seus direitos
protegidos, contribuindo, ainda, para o desenvolvimento da cidadania online.
Construir conexões mais seguras é um dever de todos”, ressaltou a promotora de
Justiça Ana Emanuela Rossi, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da
Criança e do Adolescente (Caoca).
A
campanha propõe uma reflexão sobre a importância da supervisão parental e do
acompanhamento próximo das atividades online de crianças e adolescentes. Além
disso, o lema chama a atenção para a necessidade de ampliar para o ambiente
virtual o cuidado que os responsáveis já têm no mundo físico, garantindo a
proteção e o respeito aos direitos humanos também nas interações online. De
acordo com dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024, 93% das crianças e
adolescentes de 9 a 17 anos no país usam a internet e quase 3 em cada 10
relataram ter vivido situações ofensivas online. O estudo também aponta contato
frequente de jovens com desconhecidos e episódios de discriminação nas redes,
reforçando a importância de políticas públicas e educativas de proteção digital.
‘Fala,
Filho’
Entre
as principais ações da campanha está o lançamento da plataforma digital “Fala,
Filho”, um ambiente voltado para sensibilização de pais e responsáveis sobre o
uso seguro da internet. A ferramenta, por meio de IA, traz respostas para as
principais dúvidas pré-coletadas com os responsáveis pelos cuidados com o
público infantojuvenil. As perguntas sugeridas são respondidas por avatares
digitais que representam crianças e adolescentes, buscando potencializar a
comunicação sobre os riscos na internet, por meio de conversas esclarecedoras
mantidas com os próprios infantes, em um exercício de empatia e valorização do
protagonismo infantojuvenil.
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