Senado aprova isenção de Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos

 Projeto segue para sanção presidencial; sessão foi marcada por rapidez após protesto bolsonarista



O plenário do Senado aprovou na manhã desta quinta-feira (7) o Projeto de Lei 2692/2025, que eleva a faixa de isenção do Imposto de Renda para trabalhadores com renda mensal de até dois salários mínimos. A votação ocorreu de forma simbólica e contou com ampla concordância entre os parlamentares. Agora, a matéria segue para a sanção do presidente da República.

A proposta amplia a política de desoneração tributária para a população de baixa renda, acompanhando o reajuste do salário mínimo em vigor neste ano. Com a mudança, trabalhadores que recebem até R$ 3.020 mensais ficarão isentos do pagamento do imposto, o que, segundo o governo, beneficiará milhões de brasileiros.

A aprovação aconteceu em uma sessão relâmpago, que durou cerca de 20 minutos. A celeridade foi possível após a desobstrução da Mesa Diretora do Senado, ocupada por parlamentares da oposição desde o início da semana. O grupo protestava contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), decretada na segunda-feira (4) por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Lideranças do governo e da oposição costuraram um acordo para liberar a pauta e permitir a votação do projeto, considerada prioritária pelo Planalto. A aprovação também tem impacto direto nas discussões sobre a reforma tributária, que tramita em paralelo no Congresso.


Postar um comentário

0 Comentários