Advogados protestam por falta de Juíz Titular na Vara Cívil da Comarca de Ipiaú

Protesto cobrando juiz titular para a Vara Cível da Comarca de Ipiaú, aconteceu no Dia do Advogado
Fotos: Edir Pires/Giro Ipiaú
Protesto em frente ao Forum Jorge Calmon pelos advogados da subseção de Ipiaú


No final da tarde desta segunda-feira (11), data em que é comemorado o Dia do Advogado, a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Ipiaú promoveu um protesto inusitado em frente ao Fórum Jorge Calmon. A manifestação teve como objetivo cobrar do Tribunal de Justiça da Bahia a nomeação de um juiz titular para a Vara Cível da Comarca de Ipiaú.




Segundo o presidente da OAB-Subseção de Ipiaú, Paulo Silva Júnior, a situação é crítica. “Temos mais de 11 mil processos tramitando na Vara Cível e mais de 7 mil parados no gabinete do juiz. Estamos protestando contra o Tribunal de Justiça pelo descaso com a Comarca de Ipiaú. Nós temos bons servidores e uma excelente juíza, a doutora Leandra Leal, mas é humanamente impossível que, sendo titular da Vara Criminal, ela também assuma os processos da Vara Cível. Uma cidade como Ipiaú não merece passar por essa situação. Merece um juiz titular, e o Tribunal de Justiça precisa abraçar esta causa”, afirmou.

A advogada e vice-presidente da OAB/Ipiaú, Alida Tiziane destaca que a falta de um juiz exclusivo para a Vara Cível compromete o andamento processual e prejudica não só a classe dos advogados, mas também a população. “Esse protesto é muito importante não só para a classe dos advogados, mas tambem sociedade civil. Toda sociedade perde com a ausência de um juíz na Comarca. Toda sociedade sente a falta de justiça. Então quando a gente vem para a porta do fórum, para clamar para que seja nomeado um juíz para nossa Comarca, a gente também está convidadando a sociedade para abraçar esta causa”

Com uma faixa e um bolo simbólico, os advogados entoaram “parabéns” em frente ao fórum. A escolha da data também chamou atenção: o ato ocorreu no Dia do Advogado e do Magistrado. 


Postar um comentário

0 Comentários