Tesouras Notícias
terça-feira, junho 30, 2020
A vereadora Rúbia em live compartilhada nas redes sociais no último dia 16, dá conhecimento de denúncia protocolada no Ministério Público Federal-MPF, contra o prefeito de Jitaúna, Patrick Lopes, pela prática de fraude no Censo Escolar. As informações são do Blog Jequié Repórter. Segundo a reportagem a denúncia foi protocolada no MPF no dia 23 de abril do ano passado. “A acusação foi baseada em irregularidades nos números levantados pelo Censo Escolar de 2018. Escolas que não funcionavam no turno noturno por falta de aluno, encontrava-se com um número superior a 200 alunos matriculados”, justifica a vereadora revelando que estes dados são incompatíveis com os resultados preliminares de matrícula e frequência de alunos.
“A farsa praticada pela prefeitura acontecia no momento do envio dos dados ao Mec através do Censo Escolar fraudando números da quantidade de alunos. Estes dados superfaturados e ilícitos eram preponderantes para a destinação de verbas para o gestor, quanto mais alunos matriculados, mais são as chances de obtenção de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento de Profissionais de Educação (FUNDEB) implicando também no aumento do valor destinado a merenda escolar, por conseguinte, mais desvios de recursos públicos”, acrescenta a vereadora.
Ainda segundo a vereadora Rúbia, a fraude é tão grande que Jitaúna aparece com um número de alunos matriculados na EJA superior às cidades de Jequié, Ipiaú, Ibirataia e Itagi, cidades estas com mais habitantes. “O número de alunos matriculados na EJA em 2016 era de 402 alunos, enquanto que em 2019, este número sobe para 2.182, logo o percentual de alunos do ano de 2019 em relação a 2016 foi de aproximadamente 600%. Este golpe corresponde a ato de corrupção e de improbidade administrativa praticados pela gestão atual”, diz.
Via Jequié News
0 Comentários