Fifa anuncia ajuste de regra no futebol que permite até cinco substituições em um time


Com o objeto de proteger o bem-estar dos jogadores com a volta do futebol, a Fifa, junto com o Conselho Internacional da Associação de Futebol Americano (IFAB), anunciou nesta sexta-feira (8) a permissão temporária de até cinco substituições por time em um partida. O ajuste nas Regras do Jogo será considerada a partir do retorno do futebol para as competições associadas à entidade e dura até o fim deste ano. 

A Lei 3 permitirá que durante o jogo cada equipe possa fazer trocas entre os jogadores até cinco vezes, podendo paralisar a partida em até três momentos. Sendo assim, em pelo menos dois momentos, dois jogadores poderão serão substituídos ao mesmo tempo. As trocas também podem ser feitas durante o intervalo de jogo. 

A decisão de adotar ou não a possibilidade temporária da Regra 3 deve ser tomada pelas organizações de cada competição. A extensão da Lei para as competições que só terminarão em 2021 ainda será discutida.

No comunicado divulgado pela Fifa, foi ressaltado que o uso ou não do sistema de árbitros assistentes por vídeo (VAR) ficará a critério também das organizações dos torneios. Caso as competições optem por usar o VAR, as Regras continuam as mesmas. 

Confira a publicação do ajuste a Regra feita pela Fifa:

Lei 3 - Os jogadores - Alteração temporária
Em suma:
  • Cada equipe poderá usar no máximo cinco substitutos.
  • Para reduzir a interrupção da partida, cada equipe terá no máximo três oportunidades para fazer substituições durante o jogo; substituições também podem ser feitas no intervalo.
  • Se as duas equipes fizerem uma substituição ao mesmo tempo, isso contará como uma das três oportunidades para cada equipe.
  • Substituições e oportunidades não utilizadas são transportadas para o prolongamento.
  • Onde as regras da competição permitirem uma substituição adicional no tempo extra, as equipes terão uma oportunidade de substituição adicional; substituições também podem ser feitas antes do início do prolongamento e no intervalo no prolongamento.
O uso de substitutos de retorno não é uma opção para competições seniores.

Postar um comentário

0 Comentários