Entrevista: Ibirataense, Chef Tonhão, um ícone da gastronomia em Ilhabela-SP

Conheça a trajetória do Chef Tonhão, que conquistou Ilhabela com sua simpatia e talento na gastronomia.



Por Mychelle Pavão*
Tonhão é aquele tipo de pessoa que todos em Ilhabela já (ao menos) ouviram falar, sejam locais mais antigos, quem acabou de chegar ou turistas de passagem. E, o melhor, são sempre elogios. Ele é o responsável, há anos, pela famosa paella do Festival do Camarão e assina o cardápio de vários restaurantes em Ilhabela.

Uma personalidade dessas merece todo destaque, por isso, fomos bater um papo com o Chef Tonhão em seu novíssimo restaurante, o Île Bistrot, para contar um pouco mais da história, dos sonhos e das conquistas dessa personalidade tão querida por todos nós.

Conheça a história de Tonhão e como ele entrou no mundo da gastronomia

Antônio Santos Ferreira, mais conhecido como Tonhão, nasceu em Ibirataia, na Bahia. Viajou para Ilhabela com 16 anos para conquistar seu sonho na gastronomia e logo, aos 24 anos, se tornou o Chef Tonhão. Nesses anos, Tonhão foi responsável pela cozinha e gestão de restaurantes como o Ilha Deck (em Ilhabela) e Abricó (em São Sebastião).

Mas não parou por aí! O chef viajou para a França, onde morou e estudou por mais de 12 anos e fez cursos com grandes ícones como o chef catalão Ferran Adriá. Foi discípulo do renomado Alain Ducasse e estagiou em grandes restaurantes, como o El Bulli, que já foi considerado o melhor restaurante do mundo.
Atualmente, Tonhão comanda a cozinha do Espaço Tangará, na Praia do Jabaquara, tem seu nome no Atelier do Tonhão, no Saco da Capela, e é sócio no mais novo Île Bistrot, na Praia do Veloso, todos em Ilhabela.

A personalidade do Tonhão em cardápios de restaurantes por toda a ilha

Em comum, os três restaurantes – Atelier do Tonhão, Espaço Tangará e Île Bistrot – têm a cozinha mediterrânea, contemporânea, com influência caiçara. Mas cada um tem uma identidade única, e o chef contou um pouco pra gente sobre eles.
Leia mais AQUI

Postar um comentário

0 Comentários