Gestão de trade marketing e logística: como essas áreas se relacionam


O escopo da logística no âmbito do trade marketing vai além do transporte de mercadorias. Também envolve o gerenciamento de dados relevantes aos processos de planejamento, controle, fluxo, armazenagem e execução.


A gestão de trade marketing está intimamente relacionada à gestão logística, que é referente ao gerenciamento dos fluxos de transporte que envolvem a produção, compra, armazenamento e distribuição de produtos. O correto gerenciamento desses fluxos operacionais e táticos é de fundamental importância para o sucesso das ações do setor de trade marketing.

Nesse sentido, poder otimizar a logística contribui para reduzir o armazenamento de produtos e, consequentemente, o capital parado. A seguir, vamos falar sobre como um sistema de trade marketing pode ajudar a melhorar a relação entre a logística das mercadorias e as ações estratégicas da empresa. Acompanhe!


Logística e trade marketing: como essas áreas se relacionam


A função da logística, no âmbito do trade marketing, vai além de apenas fazer o transporte de produtos de um ponto a outro. Também envolve o gerenciamento de dados relevantes aos processos de planejamento, armazenagem e execução no PDV, além do controle do fluxo de entradas e saídas.

Assim, a distribuição para e no PDV faz parte do escopo da logística integrada. Na cadeia de suprimentos, raciocinar esses processos requer a inclusão de gerenciamentos estratégicos, que incluem desde a compra de insumos até sua trajetória e controle.

Em outras palavras, o processo só termina quando o produto chega até o shopper. Portanto, a atenção voltada para todas as fases da venda também é de responsabilidade da gestão de trade marketing e essencial para evitar problemas muito recorrentes, a exemplo da ruptura.


Importância da gestão logística para o trade marketing


O gerenciamento logístico torna possível que o gestor institua projetos personalizados e, para isso, ele deve considerar o perfil, preferências e necessidades do consumidor. Uma gestão logística eficiente oferece também uma visão mais abrangente dos processos, o que torna possível considerar e acompanhar todas as fases da cadeia de suprimentos.

Alguns dos principais benefícios oferecidos pela gestão logística ao trade marketing são:

* maior controle sobre a armazenagem e a distribuição dos produtos;
* tomada de decisões baseadas em dados concretos e precisos;
* otimização de recursos financeiros;
* integração de equipes;
* melhora na qualidade de serviços;
* maior efetividade na aquisição de recursos para desenvolver um planejamento mais eficiente e realista.

Sistema de trade marketing na gestão logística


Tanto gestão de trade marketing quanto logística precisam melhorar a produtividade e baixar os custos fixos e variáveis da operação. Para isso, é importante contar com a ajuda de um sistema de trade marketing.

Com a ferramenta, é possível fazer uma roteirização eficiente para a equipe de promotores, trabalhar questões gerenciais e operacionais que precisam ser melhoradas, fazer o mapeamento e a cobertura de mercado, entre outros recursos.

O sistema de trade marketing ainda torna possível aliar a gestão logística aos objetivos da área de trade. Por meio de um aplicativo, os promotores recebem orientações de rotas, tarefas e treinamentos com as melhores práticas do mercado. Além disso, é possível monitorar os estoques, evitando as rupturas no varejo.

Com o uso dessas tecnologias, a gestão de trade marketing pode fazer o gerenciamento de microrregiões ou por redes - tudo isso em uma ferramenta com interface amigável e com funções específicas para gestão de equipes em campo.

Portanto, com um sistema de trade marketing, fica muito mais fácil fazer a gestão logística e encontrar as melhores soluções para os desafios do cotidiano das operações.




Postar um comentário

0 Comentários