Eleições 2018: veja como será a ordem de votação na urna eletrônica

No último pleito, o voto ia dos cargos menores até o maior. Em outubro, a votação começará pela escolha de deputado federal



Diferente da sequência de votação nas eleições de 2014, o eleitor que for votar neste ano vai começar seu voto a partir da escolha de deputado federal. Seguindo uma lei aprovada pelo Congresso Nacional em 2014, a ordem de votação dos cargos em disputa será: deputado federal (4 dígitos), deputado estadual (5 dígitos), 1º senador (3 dígitos), 2º senador (3 dígitos), governador (2 dígitos) e presidente (2 dígitos).

Esta sequência retorna ao modelo implementado nas eleições de 1998. Apenas nas eleições de 2010 e 2014, as duas últimas, os deputados estaduais vieram primeiro na hora da votação.

Vale ressaltar que esta sequência com os cargos de eleições proporcionais (vereadores, deputados federais e Estaduais) vindo primeiro, tem como objetivo incentivar o eleitor a ir até o final da votação, escolhendo seu candidato cargo por cargo, até chegar ao voto de presidente, que é definido por eleição majoritária (assim como os cargos de senador e governador), que em tese, tem maior apelo com as pessoas.

Postar um comentário

0 Comentários