IBIRATAIA: Secretaria de Saúde implanta o atendimento domiciliar de fisioterapia

O atendimento é no local do domicílio do paciente

A Prefeitura Municipal de Ibirataia, através da Secretaria de Saúde, implantou o atendimento domiciliar de fisioterapia à população Ibirataense, com o intuito de somar ás atividades preventivas já existentes, evitando o surgimento de doenças incapacitantes que levam a sequelas irreversíveis, melhorando a qualidade de vida de idosos e pessoas portadoras de doenças degenerativas.

O envelhecimento da população é um dos maiores desafios das últimas décadas. Embora a velhice não seja sinônimo de doença, com a idade aumenta o risco de comprometimento funcional e perda de qualidade de vida. A avaliação funcional dos idosos, com acompanhamento do profissional fisioterapeuta, torna- se essencial para estabelecer um diagnóstico, um prognóstico e um julgamento clínico adequado que subsidiarão as decisões sobre os tratamentos e cuidados necessários com o idoso. Desse modo, a fisioterapia apresenta uma missão primordial, de cooperação, mediante a nova realidade de saúde que se apresenta, através da aplicação de meios terapêuticos físicos, na prevenção, eliminação ou melhora de estados patológicos do homem, na promoção e na educação em saúde. 

O atendimento domiciliar é imprescindível ao trabalho de atenção primário do profissional fisioterapeuta, pois é quando nós deparamos com a realidade das pessoas, verificando suas atividades de vida diária, suas limitações e a partir daí proceder aos encaminhamentos e orientações pertinentes à cada caso.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. muito boa essa iniciativa,pois minha avo esta com derrame e comprometeu o lado direito todo e a fisoterapia vai ajudar muito

    ResponderExcluir