SÃO JOÃO DE IBICUÍ-BA X MATADOURO DE IBICUÍ-BA


Poder público dispensa manutenção preventiva e controle integrado de vetores e pragas urbanas em Ibicuí-BA ao permitir o funcionamento do Mercado Municipal de Carne e Matadouro Municipal.


Tanto o Mercado Municipal de Carnes quanto o Matadouro Municipal, ambos de Ibicuí na Bahia, não apresentam as mínimas condições físicas e sanitárias de funcionamento.

No abatedouro e no mercado municipal encontram-se pessoas e menores de idade trabalhando em ambiente totalmente insalubre, com graves riscos à sua saúde e integridade física, o que configura um quadro de ofensa à dignidade da pessoa humana.

Levando em conta que saúde pública é direito do consumidor são áreas de grande relevância e protegidas constitucionalmente, tira-se a conclusão que o poder público de Ibicuí desrespeita a comunidade ibicuiense ao permetir tal abuso.

<>  Será que você comeu um espetinho em Ibicuí no São João?
 
<>
Que nojo!
Como se pode ver na fotografia acima, o processo de esfola e esquartejamento é feito em piso cimentado, com instrumentos rudimentares para o abate (feito com auxílio de marreta) e sem equipamentos auxiliares como serras, plataformas para operadores e câmara fria. Além disso, o matadouro não coleta o sangue que é o agente altamente poluidor e responsável pelo forte odor fétido na área circunvizinha.

Também, a água utilizada tem o caráter duvidoso para a lavagem e processamento da vísceras, não há higiene e treinamentos para os manipuladores, como também não há médico veterinário para fazer a inspeção "ante-mortem" e "post-mortem" dos animais sacrificados, para garantir a qualidade do produto. Portanto, no matadouro e no mercado de carnes, há o risco iminente à saúde pública, decorrente da carga bacteriana a que ficam expostos aos produtos. 



 

Fonte: Vejaiguai

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Que extremo viu? Ibicuí que tem uma das melhores festas de são joão, com um matadouro desse. Perigoso até comer um espetinho de carne viu? Ano que vem só vou para a festa se o poder público melhorar essa vergonha ai. foi bom saber disso.

    José F. Paulo Filho - Itabuna-Ba

    ResponderExcluir
  2. Não vejo nada diferente do que acontece aqui em ibirataia o prefeito precisa acordar para a realidade.....

    vamos acabar com a corrupção

    ResponderExcluir
  3. Deus é mais... que imundície... Prefeito, tome vergonha e faça um matadouro decente ai... será que o povo não merece?


    João Ricardo - Ilhéus

    ResponderExcluir
  4. Um desrespeito ao Ibicuense e ao turista que visita à cidade no São João! Etta prefeito porco esse tal de Claúdio Dourado.

    ResponderExcluir