CONFERÊNCIA TERRITORIAL DE JUVENTUDE DO MÉDIO RIO DE CONTAS ACONTECERÁ NESTE DOMINGO, 02


Jovens de todas as idades do Território Médio Rio de Contas estarão reunidos neste domingo (02/10), em Jequié, no Colégio Estadual Luiz Viana Filho, às 08h, para discutirem políticas públicas para a juventude, durante a etapa territorial da Conferência Estadual de Juventude. Nesta etapa, serão aprofundadas as discussões sobre o Plano Estadual de Juventude e apontadas as prioridades de cada localidade. O plano é resultado da primeira conferência estadual, realizada em 2009. Este documento tem cinco eixos: Da emancipação e autonomia juvenil; Do bem estar juvenil; Do desenvolvimento da cidadania e organização juvenil; Do apoio a criatividade e Do reconhecimento das diversidades.

Segundo o Coordenador de Políticas para a Juventude, Vladimir Costa Pinheiro, será discutido a implementação das diretrizes e prioridades, definidas no documento, em cada um dos Territórios de Identidade. Após os debates, será elaborado um conjunto de proposições, que serão encaminhadas ao poder público em suas três esferas.

O Secretário Estadual de Relações Institucionais, Cezar Lisboa, afirmou que a Bahia é o estado mais avançado em políticas estaduais da juventude. De acordo com ele, o Plano Estadual de Juventude foi convertido no Projeto de Lei 18.532/2010, que está em tramitação na Assembléia Legislativa. Com a aprovação, o documento deverá orientar o governo estadual na execução das prioridades para os jovens.

Para Tiago Henrique, representante da Comissão Pró-Conselho Municipal de Juventude de Jequié-BA, é importante os debates para a consolidação das políticas públicas para a juventude. “A democracia se faz ouvindo os segmentos. E o da juventude sempre foi criticado e desvalorizado. Mas agora com estas conferências estamos dando um passo muito grande nas discussões de políticas publicas para os jovens”.

As Conferências Territoriais são preparatórias para a 2º Conferência Estadual de Juventude, que será realizada em Salvador nos dias 28, 29 e 30 de outubro. Na ocasião, os jovens baianos terão um espaço aberto para dialogar, debater e ajudar o governo estadual e federal na elaboração de políticas públicas. No mês de dezembro, em Brasília, acontecerá a Conferência Nacional de Juventude.

Por Tiago Henrique
         Jornalista

Postar um comentário

0 Comentários