COMENTÁRIO DE UM LEITOR DO TESOURAS NOTÍCIAS

"A política é a ciência das exigências" (Lajos Kossuth)

O que falta em nós, talvez, é muito mais que saber da vida privada de cada um, é vergonha na cara, é sabermos pensar sobre nós mesmos numa perspectiva que amplie a consciência do nosso ser e estar no mundo, saindo desse buraco escuro da ignorância, do mar de lama que mantém muitos de nós presos aos vícios da classe dominante e ao chicote que ainda impera.
Li alguns comentários neste blog que, se por um lado são necessários em uma sociedade que deseja viver plenamente a Democracia e a liberdade de expressão, por outro, demonstra o quanto estamos arraigados à hipocrisia, ao favoritismo e a toda sorte de coisas ruins que nossa língua portuguesa possa adjetivar. Sei que no passado bem recente, tecer algum comentário contra quem estivesse no poder significava represália e ameaças das mais variadas formas e com os mais distintos expedientes, de algum modo isso ainda existe, embora em menor escala  e menos explicito - a bem da verdade à família que estivesse no poder, que por ironia do destino é a mesma de tantos anos atrás; nos dias atuais, há certa contenção nas medidas que visam amordaçar os cidadãos que externizem  seu descontentamento com o poder instituído, mas algumas práticas levianas ainda nos são tão presentes que por hora impedem de alguma forma a manifestação plena da população inconformada com tudo que por ai acontece. Mas existem conquistas, dentre elas está este blog, espaço que alcançamos para manifestação das nossas críticas, lugar que sem dúvida serve-nos como veículo para bradarmos o que sentimos cotidianamente.
 Sabemos que uma mentira dita muitas vezes transforma-se em verdade, e esta, quase que absoluta, inconteste! Por isso que muitos dos nossos conterrâneos utilizaram do espaço da internet pra fazer seus comentários em defesa dos desmandos da camarilha que encontra-se na prefeitura de Ibirataia e, ainda mais grave, utilizam dinheiro público para financiar a disseminação de mentiras e calúnias por meio de blog manipulado por uma imprensa marrom. Essas criaturas que utilizam dos espaços da democracia para defender seus privilégios só enxergam o que querem ver e escutam apenas o que desejam ouvir, são limitadas, ou bem pagas para isso. É daí que se perpetua o velho vício da classe que nos domina, da ignorância que no puxa pra baixo, da cegueira proposital que impede ver para além do fenômeno, do que os olhos podem tocar.
Sei também que essa gente que encontra-se no poder não tem compromisso algum com nada e com ninguém de Ibirataia, já que boa parte dos que estão no comando é de outros lugares, tudo que daí extraí, logo pra outros lugares destina. E os que daí são, afastam-se do compromisso com sua gente e com sua História. Perguntem a eles quem foi o primeiro prefeito de Ibirataia?; quem é e qual a importância de Mãe Lenita?; quais foram os desbravadores desta Cidade?; como nos chamaram nos anos primeiros do nosso nascimento?; quais as primeiras escolas e quais foram as professoras que deram seu sangue na construção de um lugar mais justo e humano para se viver?; para que se destinou o dinheiro que o Senhor Agenor deixou nos cofres públicos quando entregou a prefeitura ao tio do atual prefeito?; quem ameaçou apedrejar a casa de uma cidadã ibirataense por ocupar um cargo a contragosto do manda-chuva?; quem teve a frente da sua casa recheada de capim e mandioca por ser da oposição?; as respostas talvez não nos venham, e é óbvio os porquês...eles não são daí e não tem nenhum interesse em saber da nossa História, do nosso passado, das memórias que nos constituem enquanto Sociedade e coletividade de um determinado lugar, neste caso, Ibirataia, e os que são, foram eles mesmo os protagonistas de alguns dos episódios descritos acima.
 Por isso e muito mais que não devemos esperar outra postura senão a do escárnio, da depravação, da mentira, do desprezo para conosco; quem não comunga do mesmo passado e das memórias comuns, o que nos liga sociamente uns aos outros, não saberá as “dores e as delícias” que existem em cada um de nós.
Nossa luta contra a mesquinhez, a sujeira e os detratores da História não deve cessar, pois é um lugar melhor de se viver que desejamos sempre, e temos que começar a partir da valorização do que somos enquanto pertencentes a este lugar, na valorização da pessoa humana sem distinção de classe, cor, condição sexual, posicionamento político etc!  É a partir da reflexão sobre quem somos, quais caminhos percorremos e quais se descortinam diante de nós que vislumbraremos um futuro que se mostrará menos desigual e mais justo!!Ta na hora de dizer: BASTA!
Sem mais.
Thadeu Cajado.

Thadeu Cajado é Graduado em História pela UESB e  pós-graduando pela mesma Universidade

Postar um comentário

13 Comentários

  1. GOSTEI, PARABENS TADEU.
    MUITO BEM!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Tadeu pela coragem de se expor numa cidade que já melhorou bastante, mas que ainda guarda resquícios da ditadura da mandioca e do capim. Bem verdade que o tempo do chicote e dos revólveres passou, mas ainda há a ameaça dos cargos e as alegações de favores (todos com o dinheiro público). Como diz na música bem cantada por Ivan Lins “Estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos” e iremos resistir. Nada poderia ser mais degradante do que a humilhação que os forasteiros e forasteiras submetem ao nosso povo, nosso comércio e as entidades de classe (APLB, Agentes de Saúde, etc, etc). Isso vai mudar. E na verdade para nós, o que menos importa neste momento, é quem irá nos representar para mudar. Nós da oposição a essa ditadura temos que nos unir. Unir para vencê-los. Chega de homofobia, chega de salários atrasados, chega de desrespeito aos direitos do cidadão. Eles são o mal maior e precisam ser exorcizados do poder público. Pouco a pouco estamos conquistando mais um nesse mesmo pensamento. O seu papel Tadeu e o papel deste democrático Blog servem de incentivo para que mais e mais pessoas possam se libertar do medo e da opressão impostos por estes ditadores. Combateremos sem descanso esse enriquecimento fora do comum dos parentes e aderentes do gestor. Derrotaremos qualquer um que venha representar a continuidade dessa bandalheira, mesmo que seja o deputado forasteiro. Estamos na luta rumo à vitória.

    ResponderExcluir
  3. Thadeu Cajado, li o seu comentário que foi transformado em matéria neste blog, aliás, parabenizo pela brilhante forma de se expressar, com uma visão aberta e colocações super realistas, onde já não é mais permitido nos dias atuais, neste século onde o regime ditatorial já não existe mais e até alcançou uma maioridade sem a sua existência. Infelizmente esse pensamento do atraso, da prepotência, da truculência e tantos outros miseráveis adjetivos destruidores da conduta humana impostas pelo ranço do coronelismo ainda perdura na mente de muita gente e mais precisamente às pessoas que estão no comando da máquina administrativa.
    Pessoas como você Thadeu e tantos outros filhos de nossa cidade não tem o mínimo de valor para esse povo que ai está e saiba mais: muita gente detesta quem pensa pra frente, quem tem idéias, quem tem argumento, quem tem inteligência para poder expor o seu modo de agir e pensar.
    Ibirataia, cidade pequena, mas rica de pessoas com grandes talentos, portanto, todos são dignos de oportunidade, contudo, vamos propagar essa idéia e conclamamos a você para dar um ponto final no absolutismo atual imperado sobre nosso povo.
    Quando os cidadãos de Ibirataia vão à prefeitura para serem atendidas se deparam com diversas pessoas estranhas à nossa comunidade, condição que reprovo veementemente.
    Nosso povo tem valor e não precisamos de tantos forasteiros sem nenhuma relação com a cidade, e muito menos de políticos que querem a continuidade disso.
    Enquanto nosso povo tem que sair da nossa terra em busca de emprego em outras regiões, essa administração preenche todos os cargos com esses desconhecidos.
    Aproveito para parabenizar este espaço democrático que é o blog Tesouras Notícias. Um forte abraço a todos.

    LUIZ MACHADO

    ResponderExcluir
  4. O prefeito Jorge nasceu, cresceu e se criou, filho legítimo desta terra; com uma família que muito ajudou essa cidade prosperar e ser conhecida por todo o país, como por exemplo com Celma Calheira com o brilhante projeto da Cerâmica, Juscelino restaurante Beija-flor, Valzão polpas Sempre Viva, Mendandro com a psicultura que hoje é uma referencia nacional, com dois ex-prefeitos que fizeram muito história; os seus secretários todos tem raízes familiares, história pessoal e profissional, Neto de Calú Secretário de Agricultira, Emília Brito Sec. de Educação, Laneyde Rodrigues Sec. de Administração, Henrique Sec. de Finanças, Ex-secretário Cidy Clei e atual Vitor Luedy secretário de saúde, que inclusive fazem parte do governo deste o primeiro mandato. Devemos lembrar Tadeu, que a democracia deve está acima de tudo e sempre, contudo não devemos confundi que o direito de denigri, caluniar, difamar o outro, pois isso está muito longe de ser democracia e do debate ideológico político. Por esse caminho chega a ser assustador um dia termos a oposição no poder com tanto sentimento raivoso e ofensivo. Contudo parabéns Gil pelo seu site, só acho que deveria ter mais cuidado, porque chega ser muito desagradável tantos xingamentos mútuas dos dois lados, um ofendendo para defender outro ofendendo para ocusar, isso não é decmocracia. O que vemos são homens e mulheres de bem que estão no governo e ao lado do prefeito Jorge.

    ResponderExcluir
  5. Luis Machado mora a onde gente? Pelo que me consta é um grande forasteiro, mora em Jequié e não tem nenhum serviço prestado aqui.

    ResponderExcluir
  6. é o que, que Vinicius ta falando ai??? para de falar merda rpz, tu sabe de nada.. tu nem a história de Ibirataia deve saber direito.. Tanta gente de bem e que fez tanta coisa por esse município que nem é lembrado. Esses Fair vão é tomar uma cacetada tão grande em 2012, que vai ficar TONTO até umas horas.. Arrochaaa o povo jorgão, atrasa mais o salário que o que é teu ta guardado.. Deixa o homem trabalhar, ele sabe o que fazer com a grana.. ano que vem tem ZEZÉ DE CAMARGO E LUCIANO.. vai ser SÃO JOÃO DO DESESPERO 2012!!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a todos, devemos parabenizar por esse espaço. Tadeu vc é um rapaz muito inteligente, contudo não podemos deixar de registar aqui, que seu tio Henrique é o secretário de finanças do municipio que vc tanto critica e sua mãe Vera Cajado e um das pessoas de confiança na secretaria de ação social, logo se estão no governo fazem parte de elogias e criticas. Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. se o brasil f um país serio estaria todos era na cadeia como nos dias atuais o cidadao ser honesto e que fica envergonhado com tanta roubalheiras mas ainda tem gente que defente ta dificil.gosatria de saber onde esta o ministerio publico que nao toma providencia

    ResponderExcluir
  9. Resposta ao comentario de Vinicios,O prefeito Jorge nasceu, cresceu e se criou, filho legítimo desta terra; até ai é verdade agora dai ter uma família que muito ajudou essa cidade prosperar e ser conhecida por todo o país, ai é Brincadeira né se Ibirataia ficou conhecida por todo país Graças a JOrge foi pela Revista Istoé quando colocou Ibirataia entre as 4 cidades mais corruptas do Brasil sob o governo de JOrge Rodrigues, Já ligar Dona Celma Calheira com o brilhante projeto da Cerâmica, a JOrge Rodrigues Alô minha Gente Pergunte a Celma o que ela acha do Goberno de JOrge e Juscelino que tem o restaurante Beija-flor,pergunte a ele o que ele acha do Governo do Irmão,ele que sofre por perder clientes por causa do abandono do Matadouro Municipal que abandonado pelo poder público afugenta os clientes do beija flor pelo mal cheiro que o matadouro exala e Valzão da polpas Sempre Viva,um homem serio já lavou as mãos tbm para o governo de JOrge Rodrigues e Mendandro com a psicultura que hoje é uma referencia nacional, não se mete em política, ha sim você falou de dois ex-prefeitos que fizeram muito história; O Proprio Bia que é o Unico Fair que tem voto por que JOrge pegou carona nos votos dele pergunte a Bia se aprova os desmandos aruais os seus secretários todos tem raízes familiares, história pessoal e profissional, Neto de Calú Secretário de Agricultira, Emília Brito Sec. de Educação, Laneyde Rodrigues Sec. de Administração kkkkk essa alguém conhece que raiz essa mulher tem em Ibirataia essa vai entrar pra Historia como a PIOR Secretaria DE TODOS OS TEMPOS, Henrique Sec. de Finanças era o melhor que tinha no bolo mais ta ai coitado abandonado e humilhado pelo proprio grupo que ele tanto lutou , Ex-secretário Cidy Clei esse foi nomeado por marcos aurelio mais logo depois traiu marcos e foi demitido depois de tanta corrupção na secrertaria de saúde e atual Vitor Luedy secretário de saúde é bonzinho esse nada a comentar srss, que inclusive fazem parte do governo deste o primeiro mandato. A Democracia deve está acima de tudo e sempre, contudo não devemos confundi que o direito de denigri, caluniar, difamar o outro, pois isso está muito longe de ser democracia e do debate ideológico político. Agora me Digam quem é que Defama e Denigre e Persegue o Povo de Ibirataia Senão o governo de Jorge rodrigues, Por esse caminho é que temos que fazer com que a oposição venha o mais rapido ao poder para acabar com o governo raivoso e ofensivo. Contudo parabéns Gil pelo seu site, mais cuidado, porque chega ser muito desagradável tantos xingamentos dos partidarios do Prefeito ofendendo para defender a corrupção,ofendendo para ocusar, isso não é decmocracia.

    ResponderExcluir
  10. Eu bem sei de onde Luis Machado veio, mas você não conhece o “Lajedo”, não sabe onde fica Tesourinhas tampouco sabe quem foi senhor Eugênio Machado e senhora Pomba; sei que não tens culpa, foi-lhe negado o conhecimento da História do seu próprio lugar!
    Também agradeço as felicitações que algumas pessoas postaram pelo texto que escrevi, ficaria mesmo lisonjeado se o que desejo e que consta naquelas linhas fosse realmente posto em prática!

    ResponderExcluir
  11. ISSO MESMO THADEU CHEGA DE FICAR DEBAIXO DE CABRESTOS DE APRENDIZES DE DITADORES, É CHAGADA A HORA DOS VERDADEIROS CIDADÃOS DE BEM FAZER VALER AQUELE PEDAÇO DE PAPEL CHAMADO TÍTULO DE ELEITOR QUE MUITOS INFELIZMENTE COSTUMAM VENDER, GIL PARABÉNS VOCÊ DIFERENTEMENTE DO SITE I.N, SOUBE OUVIR A VOZ DA DEMOCRACIA, E AOS QUE NÃO CONHECEM DONA POMBA, SEU EUGÊNIO QUE PENA POR VC NÃO CONHECER A PRÓPRIA IBIRATAIA, HA... ENQUANTO Á "TESOURAS" SE O CARO AMIGO QUE A DESCONHECE BREVE BREVE ELA ESTÁ VINDO POR AÍ, CUIDADO PRA NÃO SER CORTADO PQ SÓ ASSIM VC VAI SENTIR O TRISTE DOR DE SER PUXA-SACO, POR FIM CUIDADO PRA NÃO IR PARAR NO "LAJEDO"!

    ResponderExcluir
  12. Decerto, Vinícius, que o senhor prefeito nasceu, cresceu e se criou em Ibirataia, bem como alguns dos que compõem o quadro da administração pública municipal, outros por ai aportaram pelo oportunismo mesmo; sei também que muitos desses nomes que citou, quais são pertencentes à família que se encontra no poder, propagaram e propagam o nome da nossa estimada cidade para os quatro cantos mundo, uns, respaldados em suas atividades laborais e criativas, outros, pela corrupção. Ou to enganado que fomos citados em uma revista de circulação nacional que por ai encontra-se um dos maiores corruptos do Estado, quiçá do País?!
    Boa parte dessa gente citada, de algum modo, fora ajudada pelo erário público, pena não termos acesso aos porões da nossa prefeitura, podendo assim verificar os documentos que confirmariam minha hipótese.
    Sabe qual é minha ideologia? A do comprometimento com a coisa pública, com a democracia, com o respeito ao povo, legítimo possuidor do poder. Mas estou certo que para alguns ideologia é manter-se no poder a qualquer custo, mesmo que para isso signifique burlar a lei, corromper, atrasar salários e muitas outras coisas que não vou aqui elencar porque você deve muito bem saber.
    Também afirmo que trocaria toda essa gente, que por sinal sempre esteve de algum modo a expropriar a força de trabalho da população, por tantas outras pessoas idôneas que nunca puderam participar do poder efetivamente. Existem tantas delas ai, gente simples, que nunca possuiu um pé de cacau, que jamais maltratou funcionário, que nunca acusou empregado de ter-lhe roubado máquinas ou o lucro de suas fabricas, e que sempre primou pela vivência pacífica.
    O medo que muitos têm é mesmo da democracia e da liberdade de expressão, a notícia agora corre trecho sem ter quem a amordace e dissimule daí o porquê se fala tanto que a oposição é raivosa, difamadora e que, inclusive, utiliza dos mesmos expedientes dos que dominam para justificar suas ideologias. Isso não se confirma, o que percebo é a manifestação livre e legitima das idéias de uma gente que quase nunca pode se manifestar usando da voz ativa, dando à democracia a força propulsora que a move.
    ...

    ResponderExcluir
  13. ...Se fizermos uma retrospectiva da nossa História veremos que somos novos, estamos engatinhando no que se refere ao embate de idéias, à liberdade de expressão, à democracia. O que sempre imperou por ai, e pelo Brasil afora, foi sempre a unilateralidade das coisas, nós, povo, quase sempre fomos afastados das decisões políticas que diretamente nos afetaram e afetam. Tivemos duas ditaduras (Estado Novo e a Ditadura Militar). É a força coercitiva desse Estado construído e embasado no poder de uma elite que “com sua burrice “fez e faz” Jorrar sangue demais nos pantanais, nas cidades, caatingas e nos gerais”, como bem escreveu Caetano.
    Se voltarmos os olhos para o passado constataremos as ditas “Revoltas Nativistas” e “Independentistas”, - vale salientar que muitas delas não primavam por mudanças profundas na estrutura do Estado, mas caracterizaram-se pela contestação da ordem imposta - todas foram duramente reprimidas e estranguladas pela força das elites que concentravam o poder em suas mãos, estas que só enxergavam o seu umbigo em detrimento da construção de um país democrático e republicano de fato. Repare os lugares que negros, índios, mulheres e toda sorte de gentes historicamente excluídas ocupam hoje em nossa sociedade. Será por que são incompetentes, preguiçosas, e desmobilizadas, ou foram muito bem silenciadas e domesticadas dentro de um projeto de Nação que nunca os levaram em consideração?!
    Reitero aqui minhas críticas, e não precisa ter medo ou alertar ao administrador do blog que vigie o que as pessoas livremente postam por aqui (isso me lembrou a atriz Regina Duarte com seu discurso amedrontador na campanha eleitoral que resultou na primeira vitória de Lula). Acredito que ele deve mesmo tomar cuidado, mas não com as vozes silenciadas que agora tomam à dianteira, mas com os que sempre detiveram o direito do uso da “VOZ”, o cetro e o manto com pele de arminho, talvez eles lhes estimulem o cuidado e olhar sempre atento, pois são capazes de muitas coisas execráveis.
    Não desejo aqui agredir ninguém em sua privacidade, busco apenas a discussão no âmbito político, ao contrário de muitos correligionários do senhor prefeito, alguns comentários neste mesmo blog confirmam isso.
    Coloquei no inicio do meu texto uma frase do político húngaro Lajos Kossuth, dizendo este que a política é a ciência das exigências, daí as minhas exigências aqui sendo expostas: a reflexão, o embate democrático, a justiça. Exijo também respeito em minhas especificidades!!!
    Dedico meu precioso tempo e minhas afiadas palavras às manifestações públicas contra quem nos destrata, porque fui aviltado civil e moralmente por muitos que compõem a administração municipal; me surrupiaram o direito de ser aprovado num concurso público que bem sabemos ter sido recheado de fraudes; fui xingando de um cem números de termos pejorativos por pessoas que jamais imaginei ter tal capacidade; me tomaram das mãos um jornal em praça púbica, na oportunidade do Mercado Cultural. Diante do exposto, manter-me calado seria desrespeitoso comigo mesmo, com minha cidadania e com tudo que acredito enquanto professor.
    Ao contrário do que pensas, aqui está a “VOZ”, explicitada em palavras – a única arma que lhe resta -, de alguém que deseja o melhor para a cidade onde nasceu, cresceu e foi criado, mas que infelizmente fora afastado pela prepotência e vileza de quem não assimila a palavra “DIFERENÇA”; alguém que gostaria muito em contribuir efetivamente na construção de uma cidade melhor de se viver, contudo diante de tantas impossibilidades impostas encontra-se afastado do cotidiano da mesma, embora ainda deseje vê-la estampada em páginas de revistas e jornais e na TV como um lugar de gente que valoriza a dignidade humana em todos os seus princípios!
    Sem mais, Thadeu Cajado

    ResponderExcluir