62 ANOS SEM JOSÉ THIARA - CONHEÇA UM POUCO SOBRE SUA HISTÓRIA

O PATRIARCA THIARA

José Thiara
José Thiara nasceu em 15 de setembro de 1905. Era de nacionalidade sírio-libanesa da cidade de Tartus. Como muitos outros de sua época, veio ao Brasil em busca de uma vida melhor, visto que o nosso país estava em franca expansão na época. Quando chegou à região José Thiara contava 18 anos de idade. Era um imigrante de poucos recursos. Começou em trabalhos pequenos na cidade de Jequié. Depois de conseguir acumular pequeno capital, tornou-se hoteleiro.
Era proprietário do Hotel Rex naquela mesma cidade. Mas, José Thiara era um homem de visão, logo percebeu que a agricultura lhe daria um retorno muito maior. Mudou-se então do sudoeste para o sul da Bahia, mais especificamente para a cidade de Ibirataia. Ali, José Thiara conseguiu progredir, onde se consagrou como um dos mais abastados fazendeiros e cacauicultores do sul da Bahia e um dos mais conceituados agentes comprador de cacau das firmas, Barreto de Araújo, Produtos de cacau S/A, Brandão Filhos S/A, Joannes Industrial S/A, Chadler S/A, e algumas outras.
Chegou a possuir doze fazendas, entre elas a Fazenda do Guloso, no município de Ipiaú. Era também proprietário das Fábricas de Chocolate Dizio S/A e Plásticos ARAIT S/A no estado de São Paulo, sem falar dos vários prédios no município de Ibirataia, onde funcionava seu escritório.
Em 1965 José Thiara doou o terreno para o parque de exposição que leva o seu nome na cidade de Ipiaú.
Gerador de muitas vagas de empregos diretos e indiretos, José Thiara colaborou em muito para o desenvolvimento de nossa Região.
No dia 3 de janeiro de 1967 durante uma viagem de Salvador para a sede de sua fazenda Guloso, José Thiara foi acometido de uma perturbação circulatória. Foi levado para a Clínica São Vicente em Jequié, onde faleceu às 8h e 15m.
No dia 25 de janeiro de 1967 o Jornal de Ipiaú publicava: “Um golpe doloroso: Morreu José Thiara”.
Deixou viúva Eunice Gonçalves Thiara, e órfãos, Edson Gonçalves Thiara, Sônia Gonçalves Thiara e Péricles Gonçalves Thiara.
Fonte: http://www.artigonal.com/arteentretenimento-artigos/o-patriarca-thiara-1160039.html

Postar um comentário

3 Comentários

  1. blz fiquei feliz em ver algo da nossa cidade abraço

    ResponderExcluir
  2. GRANDE HOMEM,UM EXEMPLO PARA NOSSA REGIÃO !!!!

    ResponderExcluir
  3. Ele deu emprego ao meu pai, muito obrigado José Thiara que Deus lhe abençoe sempre onde você estiver

    ResponderExcluir