ALGODÃO: Rumo ao crescimento e desenvolvimento


O Distrito de Algodão, com aproximadamente 7 mil habitantes incluindo os moradores da Zona Rural, único distrito do município de Ibirataia tem buscado no dia a dia o seu desenvolvimento tanto no aspecto econômico, quanto social e cultural. Algodão dispõe de uma estrutura que diversos municípios por ai a fora não possui.

Na área de Educação

Algodão possui um Colégio Estadual com uma excelente estrutura, servindo de exemplo para outros municípios, principalmente no que se refere a parte administrativa. Possui também duas escolas municipais de bom porte, oferecendo uma educação de qualidade;

Na área da Saúde:

Em si tratando da proporção do Distrito, a comunidade dispõe de um excelente Posto de Saúde, numa área privilegiada da cidade, com um ótimo acesso, com atendimento médico com plantão quatro vezes por semana, dentista, realização de exames médicos; Algodão é abastecido com uma água de excelente qualidade vinda da região da cajazeira por gravidade e é distribuída gratuitamente aos moradores.

Na área do Esporte:
Escolinha de Futebol Embaixadores de Sião
O Distrito possui um excelente Estádio de Futebol, uma quadra no centro da cidade, uma quadra poliesportiva, em fase de acabamento, uma área onde será construído um campo societe de areia para a juventude; a cidade possui duas escolinhas de futebol: Escolinha de Futebol Futuro Certo e Escolinha Embaixadores de Sião.

Na área Comercial:

Algodão dispõe de boas lojas comerciais, farmácias, padaria, vários supermercados, lojas de confecções, bares, lanchonetes, um Centro Comercial necessitando de reforma, mas com uma boa estrutura;

Na área de Segurança:

Reunião com a comunidade de Algodão para discutir a segurança local
O Distrito que atualmente tem sido pacato, calmo, mas como em todo lugar, não deixa de existir problema. A Sub-delegacia funciona num prédio, pequeno mas em boas condições e dispõe de uma equipe de segurança para dar apoio e garantir a ordem na comunidade.

Na área do Social:
Famílias carentes do Distrito foram beneficiadas recebendo suas casas
A comunidade algodaoense dispõe de uma assistente social que tem realizado trabalhos com o grupo de idosos, programa da distribuição do leite para famílias carentes, distribuição de peixes, distribuição de cestas básicas, promoção de cursos com o apoio do Senai, dentre outros. O Distrito possui Igrejas Evangélicas, Igreja Católica, onde o cidadão tem a sua livre escolha em cultuar a sua religião e o seu credo.


Na área da agricultura:


O Distrito apesar de possuir terras férteis que produza de tudo, bastando plantar, sobrevive, assim como os demais municípios da região, com a cultura do cacau, muito embora vários agricultores têm procurado a diversificação de outros produtos para sustento de suas famílias e comercialização.


Na área da Infra-estrutura:

Uma área que é bastante carente de desenvolvimento com uma certa urgência, pois, como todos sabem, muitos moradores necessitam construir, mas infelizmente não era disponibilizado um local apropriado para a expansão da cidade. 

A população de Algodão não esquece jamais de agradecer aos familiares do Dr. Mauro Barreira de Alencar, grande desbravador e proprietário das terras daquele distrito que nunca negou qualquer área para ajudar a crescer e desenvolver o único distrito de Ibirataia.

Outra demonstração que deve ser valorizada e aplaudida é do agricultor e empresário conhecido por "Zé da Sola", e da agricultora Zenaide Brandão, filha do Sr. Juvenal Brandão, que tem ajudado, inclusive permitindo o município a abertura de dois novos bairros em seus terrenos que irá permitir de acordo os critérios da administração pública a construção de novas casas e próprios públicos, elevando o distrito rumo ao desenvolvimento.

Por fim, vale ressaltar que o distrito além de grandes lideranças políticas, tem a presença constante de dois legítimos representantes do povo, os vereadores Antonio Santos de Jesus (Peruca) e Antonio Carlos dos Santos Gomes (Toin de Berenga). Não pode deixar também de citar os nomes dos administradores do distrito (Valfran (Pitôco) e Ita que conjuntamente tem realizado com o apoio do prefeito Marcos Aurélio e sua equipe um trabalho participativo visando o melhor para a comunidade algodaoense.

Tesouras Notícias



Postar um comentário

0 Comentários