Mostrando postagens de julho 24, 2012Mostrar tudo

Polícia prende quadrilha contratada para matar empresária e vereador no sul da Bahia


Kátia Cristina foi morta com dois tiros na presença da mãe, de uma sobrinha e das filhas do casal

Kátia era casada com Edivan há 15 anos
Quatro integrantes de uma quadrilha responsável pela morte de dez pessoas em apenas dois anos, em diversos municípios do interior da Bahia, foram presos durante uma operação no estado com desdobramentos no Espírito Santo. Conforme divulgado pela Polícia Civil nesta terça-feira (24), dois mandantes já estão presos e oito armas foram apreendidas. 

Ovídio Santos Sampaio foi preso pela Polícia Militar em Camacan; Reginaldo Amaral Santos foi localizado em Porto Seguro; Wesley Ferreira Serafim, em Governador Lindemberg (ES); e Heverson de Jesus Sampaio foi preso em Linhares (ES). 

A morte da empresária Kátia Cristina Lima dos Santos em Camacan, na noite de 27 de dezembro de 2010, é atribuída ao grupo. O marido dela, Edivan Ribeiro Santana, dono de um supermercado na cidade, é considerado o mandante do crime. 

Kátia foi morta com dois tiros na presença da mãe, de uma sobrinha e das filhas do casal, quando deixava um templo evangélico. Ela era casada com Edivan há 15 anos e após ter descoberto uma traição desejava se separar do marido.  Ler reportagem completa



Correio

Candidatos únicos antecipam cenário político em três cidades da Bahia


Eleitores dos municípios baianos América Dourada, Ibipeba e Lafaiete Coutinho terão apenas uma opção de voto para prefeito nas eleições de 2012. Os cartórios eleitorais registraram candidaturas únicas para o ocupar as respectivas prefeituras, o que antecipa o cenário político municipal das localidades. Segundo o analista judiciário do Tribunal Regional Eleitora da Bahia (TRE-BA) e mestre em Direito Eleitoral, Jaime Barreiros, apenas se a população inteira, e até o próprio candidato, votar nulo ou branco, ou se ocorrer a morte do mesmo, ele pode não ser eleito. "Para esse candidato ganhar, ele tem que 'disputar' a eleição, mas, se ele morrer, pode ser substituído até a véspera. No caso desses três municípios, se eles [os candidatos] tiverem um voto apenas vencem a eleição", explica Barreiros.  Com 15.961 habitantes, a cidade de América Dourada, que fica a 430 km de Salvador, tem como candidato único à prefeitura o atual vice-prefeito do município, Joelson Cardoso do Rosário (PT), da coligação "América de Todos". 
Em Ibipeba, a 515 km da capital baiana, que  possui 17.021 habitantes, o único candidato é Israel Chaves Lelis (PP), que em 2008 concorreu e perdeu para o atual prefeito, Nei Amorim de Souza. Neste ano, os partidos dos antigos rivais se uniram e lançaram a candidatura única de Israel. Em Lafaiete Coutinho, cidade a 365 km de Salvador, com população estimada em 3.901 habitantes, o único candidato é o atual prefeito Zenildo Brandão Santana (PP), conhecido como "Zé Cocá". De acordo com o analista judiciário do TRE/BA Jaime Barreiros, não há nenhuma regra da Justiça Eleitoral que impeça um pleito quando apenas a disputa gira em torno de um candidato. "Os partidos políticos têm autonomia para lançar candidatos, mas não é obrigado a lançar, então pode acontecer de ter apenas um candidato à eleição", afirma. 

Greve dos professores: 'Caiu a máscara', aponta secretário sobre declaração de Rui Oliveira


Foto: Thiago Melo - Bahia Notícias
A declaração do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira, de que o que move a greve dos professores, “é o desejo de causar uma derrota fragorosa ao governo” foi apontada pelo secretário estadual de Comunicação, Robinson Almeida, como prova de que o objetivo da paralisação, que dura 105 dias, é político. “Caiu a máscara. Lamentavelmente, o sindicato abandona a preocupação com os estudantes e as famílias para orientar os seus filiados ao combate ao governo”, avaliou, em entrevista ao Bahia Notícias. De acordo com o titular da Secom, ao contrário do que tem sido propagado pela APLB, o movimento tem perdido força. Segundo Almeida, um balanço da pasta da Educação indica que 972 escolas baianas já retomaram 100% do funcionamento, cerca de 200 têm atividades parciais e apenas 200 estão totalmente paradas. “Toda semana temos visto o retorno gradual dos professores. A greve se concentra em Salvador e Feira de Santana, mesmo assim, várias já voltaram à normalidade. A tendência do fim da greve é inevitável”, apontou. Para Robinson Almeida, as atitudes do líder sindical são “atos desesperados”. “Como não consegue liderar a categoria, orienta os professores a um beco sem saída e transforma a luta salarial em combate político”, avaliou. (BN)

Equipe do CNJ inicia inspeção no Judiciário da Bahia

Imagem ilustrativa google
Uma equipe do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) iniciou, nesta segunda-feira (23/7), uma inspeção no Judiciário da Bahia, a pedido da corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon. O objetivo é tentar identificar os problemas que causam demora no andamento de processos no estado para propor soluções e melhorar o atendimento à população. Em coletiva à imprensa, Ricardo Chimenti, juiz auxiliar da Corregedoria e coordenador dos trabalhos, informou que da primeira visita feita pela Corregedoria no estado, em 2008, para cá, houve uma melhoria de 40% no funcionamento da Justiça Comum baiana. A Bahia foi o primeiro estado a ser inspecionado pelo órgão em 2008 devido aos elevados índices de atraso na tramitação de ações judiciais. Segundo Chimenti, em 2008, o número de processos atrasados na Bahia era maior do que a soma de todos os demais estados do país. O número caiu, mas ainda preocupa, segundo o CNJ. “Há cerca de 200 mil processos parados há mais de 100 dias, segundo dados do Justiça Aberta, o que ainda é significativo. Por isso queremos propor novas medidas, para que o atendimento se torne mais eficiente”, explicou. 
Chimenti afirma que algumas melhorias foram verificadas, como a extinção do Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciário (Ipraj), uma autarquia que administrou o TJBA, por mais de 20 anos, a mudança de local das varas de família de Salvador, que antes funcionavam juntamente com as varas cíveis. Além disso, foi dado início às privatizações do serviço extrajudicial. Além da capital, a equipe de inspeção vai trabalhar até quinta-feira (26) em três cidades do interior (Ilhéus, Vitória da Conquista e Juazeiro). Nesta terça-feira (24), o grupo vai se reunir com representantes dos servidores, magistrados e do Ministério Público nessas localidades para conhecer as dificuldades enfrentadas no acesso à Justiça. O relatório final com os resultados da inspeção e as novas propostas a serem seguidas pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-Ba) será concluído no início de setembro.