Mostrando postagens de fevereiro 9, 2012Mostrar tudo

Agentes de segurança do Rio de Janeiro entram em greve



Mais de 500 manifestantes, entre policiais civis e militares, bombeiros e agentes penitenciários, comparecem à praça da Cinelândia
Mais de 500 manifestantes, entre policiais civis e militares,
bombeiros e agentes penitenciários, comparecem
 à praça da Cinelândia
Os Bombeiros, a Polícia Militar, a Polícia Civil e os agentes penitenciários do Rio de Janeiro entraram em greve oficialmente às 23h30 desta quinta-feira. A partir da 0h, todos os policiais ficarão aquartelados em seus respectivos batalhões.
A orietanção do comando de greve é que nenhum PM ou bombeiro saia para cocorrência alguma.  A Polícia Civil também não atenderá ocorrências nas delegacias.
O sargento do 1º GSE (Grupamento de Socorro e Emergência) Paulo Nascimento havia afirmado mais cedo que o governador Sérgio Cabral teria até 23h59 de hoje para aceitar as reivindicações da categoria e evitar uma greve geral das entidades de classe da segurança pública fluminense.
Segundo o sargento do Corpo de Bombeiros, a ideia dos grevistas é a de "evitar o pânico". Por esse motivo, os manifestantes pedem que a população do Rio "evite transitar pelas ruas a partir de amanhã", conforme anunciava uma mensagem de um carro de som próximo ao palanque montado na praça da Cinelândia, no centro do Rio.
Uol

STF confirma legalidade da Lei Maria da Penha



Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, por unanimidade, confirmar a legalidade da Lei Maria da Penha, símbolo da luta contra a violência doméstica. Os ministros entenderam que a lei não fere o princípio constitucional de igualdade, e sim o contrário, já que busca proteger as mulheres para garantir uma cultura de igualdade efetiva, sem violência e sem preconceitos. A primeira ação analisada nesta tarde é de autoria da Presidência da República. O pedido era para que o STF confirmasse a legalidade da Lei Maria da Penha para evitar interpretações de que ela não trata homens e mulheres de forma igual. A norma foi editada em 2006, mas ainda há diversos juízes que resistem em aplicá-la. Um juiz de Minas Gerais chegou a ser afastado do cargo pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ao chamar a norma de “demoníaca”.

Bahia Notícias

Rio: 14 mil homens do Exército brasileiro estão prontos, diz comandante militar

Foto ilustrativa Google

O plano de emergência acertado nesta quinta-feira (9), em reunião liderada pelo Comando Militar do Leste, colocará 14 mil homens do Exército brasileiro caso a greve de policiais e bombeiros do Rio de Janeiro seja decretada. A Brigada Paraquedista também já está a postos para evitar distúrbios, informou o comandante militar do Leste, general Adriano. Já, segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros e secretário de Defesa Civil do Rio, coronel Sérgio Simões, em caso de paralisaçāo, 300 homens da Força Nacional reforçarão o Corpo de Bombeiros, que já conta com um efetivo reserva de 700 homens - formado por sub-oficiais e soldados que estão fazendo cursos de aperfeiçoamento. Segundo reportagem do jornal O Globo, os quartéis da PM fluminense também entrarão de prontidão a partir de meia-noite desta sexta (10). Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) já aguardam ordens para ir às ruas se for necessário. Além disso, todos os quartéis já estão de prontidão, e os cerca de dois mil bombeiros dos setores de administração reforçarão o atendimento. Cerca de 2,5 mil bombeiros e policiais civis e militares estão concentrados na Cinelândia para a assembleia da categoria, que pode decretar paralisação geral na segurança pública no estado. Líderes do movimento discursam em um palanque improvisado em frente à Câmara de Vereadores. A maioria está disposta a votar pela greve.

Bahia Notícias

Bancos começam a retirar porta giratória das agências

Foto Ilustrativa


Alguns dos principais bancos brasileiros começaram nesta semana a retirar as portas com detectores de metais das agências espalhadas pelo País. Segundo informações preliminares, a retirada ocorre devido ao grande número de processos judiciais que as entidades vêm sofrendo.


Os processos são de clientes que acusam os bancos por danos morais pelo constrangimento diante das dificuldades de acesso às agências após o travamento das portas. Itaú e Bradesco já começaram a retirada das portas. O Itaú confirma a mudança. Diz que retirará essas portas em todas as agências do país. Só manterá onde for obrigado por lei - municipais ou estaduais - ou por insegurança. Já o Bradesco nega, mas foram constatados alguns casos em que as portas já foram retiradas.

Dilma se diz contra anistia a PMs na Bahia e afirma que ficou “estarrecida” com gravações


A presidente Dilma Rousseff se mostrou categoricamente contra a anistia dos policiais grevistas da Bahia. “Por reivindicar, as pessoas não têm de ser presas nem condenadas, mas por atos ilícitos, por crimes contra o patrimônio, crimes contra a pessoa e contra a ordem pública, não pode ser anistiado”, disse ela em rápida entrevista ao vistoriar obras da ferrovia Transnordestina, no município de Parnamirim, sertão pernambucano, a 561 km do Recife. “Se anistiar, aí vira um país sem regra.” A presidente afirmou que o Brasil tem hoje uma visão de garantia da lei e da ordem muito moderna. “Nós não consideramos que seja correto instaurar o pânico, instaurar o medo e criar situações que não são compatíveis com a democracia.” “Não concordo em alguns casos, de maneira alguma, com processo de anistia que parece sancionar qualquer ferimento da legalidade, não concordo e não vou concordar”, enfatiza. Segundo ela, numa democracia sempre se tem que considerar legítimas as reivindicações, mas há forma de reivindicar. “Não considero que aumento de homicídios na rua, queima de ônibus, entrada em ônibus encapuzados, sejam uma forma correta de conduzir o movimento”, acrescentou ela, que disse ter ficado “estarrecida” ao assistir as gravações entre líderes de movimentos da Polícia Militar divulgadas pela TV Globo na noite de ontem. (Uol)

IPIAÚ: Dr. Wolfran passa por cirurgias e segue internado em Salvador


O médico Wolfran Boaventura Gonçalves permanece internado na unidade de terapia intensiva do Hospital Português na capital baiana, para onde foi conduzido às pressas na tarde de quarta feira ( 08 ). O cirurgião, que soma décadas de relevantes serviços prestados à Saúde na região de Ipiaú, sentiu-se mal logo após o café da manhã e foi atendido pelo colega Ubirajara Costa.
Transferido para Salvador a bordo de uma ambulância aérea, Wolfran deu entrada no Hospital Português apresentando sintomas de infarto. Após minunciosos exames, a hipótese cardiológica foi descartada e houve a constatação de que o médico na verdade apresentava um quadro de alteração do sistema circulatório no baço.
Depois de passar por duas cirurgias, Wolfran teve o baço retirado e segue se recuperando bem. Familiares informaram ao IPIAU ON LINE que ele já se encontra fora de perigo e seu quadro geral é considerado satisfatório pela equipe que o atendeu.
Do Ipiaú Online

PM volta às ruas de 14 cidades do interior da BA, após debilitação de greve




Subiu para 14 o número de cidades do interior do Estado que voltaram a ter a segurança feita pela Polícia Militar nesta quinta-feira (09), segundo informações do comandante da 34ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Brumado, o major Arthur Mascarenhas. 

Desde as 10h, as viaturas da PM voltaram a circular normalmente nas cidades de Brumado, Guanambi, Macaúbas, Livramento de Nossa Senhora, Ibotirama, Poções, Campo Formoso, Camaçari, Vera Cruz, Candeias, Simões Filho, Pojuca, Lauro de Freitas e Mata de São João.

Tribuna da Bahia

Após assembleia, Policiais Militares decidem manter greve





Policiais militares decidiram manter a greve. A decisão foi tomada em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (09), no Sindicato dos Bancários, nos Aflitos. 

As exigências dos manifestantes continuam as mesmas: garantia da GAP 4 e 5 com início dos pagamentos a partir do mês de março e não de novembro, como propôs o Governo, além da  revogação das prisões do líder  da Aspra e ex-soldado, Marco Prisco, e de outros 11 policiais.

O governo garantiu reajuste salarial de 38%, no total, mas ainda não se pronunciou sobre a recente decisão. 


Em entrevistas durante toda a semana, o governador Jaques Wagner afirmou que só poderia iniciar o pagamento  das gratificações em novembro, para que os valores entrem no orçamento, obedecendo a lei de responsabilidade fiscal. Wagner também ratificou que não cabe ao poder executivo questionar sobre as decisões do judiciário.

Tribuna da Bahia

Prisco é custodiado na Cadeia Pública de Salvador


PMs grevistas desocupam Assembleia Legislativa
PMs grevistas desocupam Assembleia Legislativa

O presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares (Aspra), Marco Prisco, preso nesta quinta-feira, 9, passou por exames de corpo de delito, na sede da Polícia do Exército (Paralela), e foi encaminhado para a Cadeia Pública de Salvador, no Complexo Penitenciário da Mata Escura. Prisco chegou à unidade penal por volta das 17h.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Prisco passou por triagem e, a pedido do governador Jaques Wagner, ficará em uma cela individual, para que a sua integridade física seja preservada.
De acordo com Rogério Andrade, um dos advogados de Prisco, o ex-PM saiu algemado da sede da Polícia do Exército (PE), na Paralela, após consenso com a Polícia Federal.
A Tarde Online

Assembleia: cerca de 500 PMs decidem rumos da greve


PMs saíram da Assembleia Legislativa direto para reunião no Largo dos Aflitos
PMs saíram da Assembleia Legislativa direto para reunião no Largo
 dos Aflitos

Cerca de 500 policiais militares estão concentrados no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários da Bahia, na tarde desta quinta-feira, 9, decidindo os rumos da greve da PM, iniciada no dia 31 de janeiro. A reunião dos grevistas foi iniciada por volta das 16h30.
Os grevistas, presentes no sindicato, se mostram revoltados com a detenção de quatro dos 12 líderes do movimento que tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça. Um dos presentes garantiu que a paralisação da PM é quase que total. “Só quem está dizendo que a greve acabou é a mídia”, reclamou um deles.
Greve - Os policiais militares decidiram nesta quinta-feira, 9, manter a greve mesmo após a desocupação da Assembléia Legislativa da Bahia nesta manhã. O grupo está reunido no Ginásio de Esportes do Sindicato dos Bancários, no Largo dos Aflitos, desde que os manifestantes deixaram o acampamento no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
De acordo com o deputado Capitão Tadeu, um dos representantes dos PMs, a categoria se reúne, nesta tarde, para ouvir uma nova proposta do governo.
Os grevistas levaram comida e objetos para o local.
A Tarde Online

Região: Carro de empresário desaparecido é encontrado




O empresário Fábio Santos (ver), dono da empresa Açaí Expresso de Goiania e sócio do açaí da Polpa Eva, está desaparecido desde o último domingo (05). O seu carro, um Sentra azul, da Nizzan, foi localizado hoje (09) pela manhã nas imediações da Fazenda Progresso, às margens da BR-330, trecho Ubatã-Ubaitaba.

De acordo com o site Ubaitaba Urgente, a Polícia de Ubaitaba já esteve no local e realizou uma perícia do veículo. O carro foi levado para a Coordenadoria da Polícia, em Ilhéus. As investigações sobre o desaparecimento do empresário estão sendo realizadas pelo delegado de Aurelino Leal, Emanoel Matos.

O empresário residia em Ipiaú há 07 meses e no último domingo ele voltada de uma viagem à Goiânia, onde foi visitar a família. Desde então o empresário não foi mais visto e tampouco entrou em contato com os familiares. Ainda de acordo com o Ubaitaba Urgente, a Polícia Federal também investiga o caso.

Fàbio Santos - (Foto: Ipiaú Verdade)
Ubatã Notícias

Bahia envia gravações de policiais grevistas para RJ


Governador Jaques Wagner
O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), enviou ao colega e aliado Sérgio Cabral Filho (PMDB-RJ) cópias das gravações feitas pela polícia baiana em que líderes do movimento grevista conversam e combinam atos de vandalismo. As conversas foram vazadas para o “Jornal Nacional”, da Rede Globo, de ontem. As gravações constavam dos processos existentes contra 12 líderes grevistas, e citam conversas em que um bombeiro fluminense fala em inviabilizar o Carnaval local com uma paralisação. A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ligaram para elogiar Wagner. O deputado federal Anthony Garotinho (PP-RJ) conversou na tarde de quarta-feira com o cabo Daciollo, líder do movimento dos bombeiros no Rio. Garotinho afirma que não incentivou a greve no Estado, mas sim que “queria saber sobre o risco de greve no Rio”. Ele afirma não ser um dos interlocutores de Daciollo nos diálogos reproduzidos pelo “Jornal Nacional”. (Folha)

Quadrilha com quatro PMs é desarticulada em Ribeira do Pombal



Quatro policiais militares foram presos na tarde desta quinta-feira (9) em Ribeira do Pombal. De acordo com o chefe de investigação da Polícia Civil, Wellington Rener, os agentes teriam feito “corpo mole”, sem ao menos se manifestar para que a ação dos bandidos de assaltar uma agência do Banco do Brasil, no último domingo (5), fosse impedida. Ao todo, foi contabilizada uma perda de R$ 600 mil por parte da instituição bancária. Os soldados militares Luciano Raílton, de 44 anos, Helmo Santos Batista e Antônio José Coutinho da Silva, ambos com 35, estão em regime fechado por cinco dias e podem ter o prazo dobrado ou até definido como preventivo. Segundo o delegado Equiber dos Santos Alves, o quarto integrante do grupo de policiais terá que ter seu nome mantido em sigilo até que seja definido o nível de participação do agente no crime. "Não posso revelar a identidade desse soldado. A única coisa que posso afirmar é que ele pertencia a PM", disse, em entrevista ao Bahia Notícias. Além dos policiais, outros 12 integrantes também foram pegos. Entre eles estava o vigilante do próprio banco, que foi reconhecido na gravação de uma das câmeras de segurança do estabelecimento. 

Bahia Notícias

SEIS CIDADES DA BAHIA JÁ ENCERRARAM A GREVE DA PM NESTA QUINTA FEIRA



Seis municípios do interior decidiram encerrar a greve da Polícia Militar na manhã desta quinta-feira, segundo informações do comandante da 34ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Brumado, o major Arthur Mascarenhas. A decisão foi tomada por volta das 10h, e de acordo com o major, as viaturas da PM já voltaram a circular normalmente nas cidades.

“A greve foi encerrada nessas seis cidades por conta de uma deliberação do comando geral, que informou que o movimento teria acabado”, afirma o Comandante. “Todo o efetivo da PM já voltou às ruas em Brumado, Guanambi, Macaúbas, Livramento de Nossa Senhora, Ibotirama e Poções”.

Vermelhinho 

GREVE: QUEM CALA CONSENTE?

Por Gilson de Oliveira



A Bahia está vivendo momentos difíceis há quase dez dias com a greve dos policiais militares que estão em busca de melhorias salariais, vantagens e ajustamento de seus valores em decorrência da defasagem e isso tem causado sérios problemas e repercutido nacional e mundialmente, mas o sofrimento maior tem sido no próprio estado, pois em decorrência desta paralisação crimes e mais crimes surgem a todo instante. Sabemos que não é toda a Polícia Militar da Bahia que está em greve, apenas parte dela.

O que é inadmissível é ver aqueles que têm o dever de transmitir à segurança, a paz e a tranqüilidade aos cidadãos agir como se fosse bandido. Fica uma pergunta no ar? Nesse momento de terror, o que seria a capital soteropolitana se o país não enviasse o exército, a força nacional, a polícia federal para controlar esta situação? Mesmo com tantos homens da segurança nacional está acontecendo tudo isso, imagine o contrário!

Creio que faltou e continua faltando um melhor entendimento com os negociadores: Governo e Sindicato dos Policiais. Num ato de negociação/acordo as partes têm que ter flexibilidade para chegar a um entendimento comum a ambos. O que não pode é a sociedade ficar desprotegida e assustada.

E as oposições têm ajudado a resolver e acabar de vez com esta greve ou está rindo de camarote da miséria dos baianos? Pois até agora o silêncio tudo leva a crer que os adversários políticos estão se vangloriando e achando bom tudo isso que está acontecendo. Como diz o apresentador Boris Casoy: “Isto é uma vergonha”. Será que a bancada da oposição está feliz em ver tanto ato de vandalismo? Tantos crimes, assaltos, insegurança do cidadão que paga seus impostos? Chega gente de ver nossa Bahia, um estado hospitaleiro, rico e tão assediado por turistas de todo o mundo chegar numa situação dessa!

Força aos nossos governantes para num momento difícil desse ter inteligência e equilíbrio para resolver e sanar de vez com esta chata situação vivida em nosso estado.

IBIRATAIA: PRÉ-CANDIDATO PETISTA MOBILIZA A JUVENTUDE

Foto: Ibirataia Notícias


O pré-candidato a vereador pelo PT Ravi Machado promoveu uma reunião nesta terça-feira (07) com lideranças jovens do partido com a finalidade de buscar melhorias, avanços e uma maior participação da juventude na política ibirataense.

Temas como: Geração de emprego e renda, cursos profissionalizantes, qualificação profissional, dentre outros, foram discutidos com os participantes, onde na oportunidade esteve presente o Sr. Thalisson Maia, assessor do deputado federal Josias Gomes.

“A juventude precisa participar mais do processo político”, concluiu o pré-candidato a vereador Ravi Machado.

Exército afasta general que confraternizou com grevistas em Salvador




O general Marco Edson Gonçalves Dias, da 6a Região Militar, foi afastado do comando da operação militar montada para debelar a greve-motim da PM da Bahia. Foi substituído por determinação do comandante do Exército, general Enzo Martins Peri.
Oficialmente, o Exército nega a troca. Porém, deslocado para a Bahia outro general: Odilson Sampaio Benzi, comandante militar do Nordeste. É ele quem está no comando agora. Deve-se a providência a uma cena protagonizada por Gonçalves Dias na última terça (8).
Deu-se defronte da Assembléia Legislativa baiana, ocupada por grevistas, alguns deles com ordem de prisão decretada pela Justiça. Dirigindo-se a um grupo de PMs, Gonçalves Dias disse coisas assim: “…Não vai ter combate, não vai ter invasão, não vai ter nada.”
O general fazia aniversário. Diante das câmeras, permitiu-se receber um bolo dos grevistas. Abraçou-se com um deles. Emocionado, chorou. As imagens atearam nos superiores do general dúvidas quanto à sua capacidade de comando. E quando se começa a duvidar da autoridade de um general é porque já não há a menor dúvida.
Sob Lula, Gonçalves Dias chefiou a equipe que fazia a segurança do presidente da República. Algo que não impediu Dilma Rousseff de associar-se à onda de irritação que confraternização da Bahia produziu em Brasília.
Do Blog do Josias

BARRA DO ROCHA: PREFEITURA NÃO TEVE CORTE DE ENERGIA




Foi publicado em alguns sites da região que a Coelba havia cortado a conta de energia da Prefeitura Municipal de Barra do Rocha, fato que NÃO aconteceu.

Em contato com este portal de informações, o prefeito Jonatas Ventura informou que houve equívoco nas informações, pois o fornecimento de energia elétrica continua normal.

Jonatas reconhece que existe um débito do município para com a Coelba, contudo nega o corte de energia do Paço Municipal.

Já no site Ubatã Notícias o alcaide relatou que “O que aconteceu é que há um parcelamento e que devido a constantes retenções da verba do INSS houve um atraso. A Coelba emitiu uma nota afirmando que haveria o corte, mas negociamos com a empresa e agendamos o pagamento da parcela para esta sexta-feira (10)”, disse Jônatas Ventura.

Greve de policiais militares é ilegal, afirma ministro do STF



O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello afirmou, nesta quarta-feira (8), que a greve de policiais militares, como os da Bahia, em greve há mais de uma semana, é ilegal. "A greve é um tema social. Mas, neste caso, ela é inconstitucional, é ilegal. Se viesse uma lei legitimando o direito de greve de militares, ela fatalmente cairia no STF, seria julgada inconstitucional", disse Mello. O artigo 142 da Constituição estabelece que ao militar são proibidas a sindicalização e a greve. Em 2009, ao julgar uma ação que questionou a paralisação de policiais civis em São Paulo, A Corte decidiu que os servidores públicos têm direito à greve, mas não estendeu serviços públicos realizados por grupos armados, como os policiais civis e os policiais militares.

Bahia Notícias

Gravação mostra Marco Prisco combinando ações de vandalismo na BA



A edição desta quarta-feira (8) do Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, apresentou reportagens nas quais conversas gravadas, com autorização da Justiça, entre os chefes dos PMs grevistas na Bahia  (um deles é o presidente da Associação de Policiais e Bombeiros da Bahia, a Aspra, Marco Prisco) mostram acertos para concretização de ações de vandalismo na capital baiana. Em um diálogo com um colega, Prisco manda descer "toda a tropa para cá". "Eu vou queimar viatura... eu vou queimar duas carretas agora na Rio-Bahia, que não vai dar tempo...". "Fecha a BR, fecha a BR aí, meu irmão", responde Prisco. Durante a greve, um ônibus escolar foi queimado em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Viaturas também tiveram os pneus furados. Os áudios indicam ainda articulações para que o movimento grevista se expanda para o Rio de Janeiro, São Paulo e outros estados. Em outra gravação, o cabo bombeiro do Rio de Janeiro, Benevuto Daciolo, líder do movimento grevista da corporação no ano passado, fala com um homem, a quem classifica como "importantíssimo", em referência a uma possível votação da PEC 300, a emenda constitucional que garantiria um piso salarial único para bombeiros e policiais de todo o Brasil, com base nos pagamentos efetuados no Distrito Federal. Nesta conversa fica claro que o objetivo é ampliar a greve dos miltares, com o objetivo de prejudicar o carnaval.

Do Bahia Notícias