Mostrando postagens de agosto 30, 2011Mostrar tudo

BOA NOVA: DINHEIRO É RECUPERADO E SUSPEITO CAPTURADO


Um dos suspeitos de participar dos assaltos ao Banco do Brasil e Correios de Boa Nova, no Sudoeste Baiano, foi preso no final da tarde desta segunda-feira (29). Segundo a delegada Jaqueline Ferreira dos Santos, titular da delegacia do município, os assaltantes foram localizados na zona rural do município e trocaram tiros com a polícia. Um suspeito identificado como Valter Pereira Júnior, 23 anos, foi capturado enquanto queimava dois carros usados no assalto. Com ele, os policiais recuperaram o dinheiro levado do banco – a quantia foi de aproximadamentw 406 mil reais e a polícia ainda investiga se outros bandidos fugiram com mais dinheiro. Onze homens ainda estão foragidos e são procurados pela região. Em uma casa apontada pelo suspeito, na zona rural da cidade, a polícia encontrou cinco coletes balísticos, uma pistola calibre 45, uma submetralhadora UZI 9 mm, uma pistola 9 mm, três revólveres calibre 38, uma submetralhadora Taurus 9 mm, 58 munições 9 mm, 15 munições calibre 38 e dois revólveres que tinham sido levados dos policiais militares.






Informações do Correio./foto:portal poções

ASSEMBLÉIA APROVA POR UNANIMIDADE PRIVATIZAÇÃO DOS CARTÓRIOS

projeto de lei que determina a privatização dos cartórios extrajudiciais da Bahia foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa em sessão na noite desta terça-feira (30). Agora, o projeto número 18.324/2009 terá 120 dias para sua implementação. O Tribunal de Justiça, que é contra a privatização de uma só vez, deve entra com recurso contra a decisão.

Foram dois anos de discussões. Agora, os 1.549 cartórios extrajudiciais devem passar para o controle da iniciativa privada - antes, o governador Jaques Wagner deve sancionar a lei.
 
Iniciativa privada passa a coordenar cartórios extrajudiciais

A proposta do TJ era de que os 614 cartórios vagos fossem privatizados imediatamente. Para os demais, haveria, segundo a proposta, um planejamento de privatização anual, que terá como critério o tempo do oficial na chefia da unidade.  No primeiro ano, seriam privatizados os cartórios onde os titulares têm mais de 25 anos no cargo. No segundo, seria a vez das unidades onde o oficial tivesse 20 anos, e assim sucessivamente. Pelo projeto aprovado pela Assembleia, no entanto, todos os cartórios serão privatizados de uma vez.

ENTENDA A PRIVATIZAÇÃO DOS CARTÓRIOS NA BAHIA

 
A Assembleia Legislativa do Estado da Bahia será palco de uma polêmica discussão com a aproximação da votação sobre a privatização dos cartórios extrajudiciais do estado.

Como única unidade da federação que ainda não privatizou seus cartórios extrajudiciais, a discussão se faz urgente. A privatização, medida prevista no texto da Constituição Federal de 1988, é cobrada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) há três anos e ainda não foi cumprida pelo tribunal baiano. E nem aprovada na Assembleia.

A situação é polêmica pois divide as opiniões e os entendimentos do poder Judiciário baiano e da Assembleia Legislativa. “Essa matéria é da maior importância”, diz o presidente da Assembleia, deputado Marcelo Nilo (PDT), referindo-se à proposta que tramita na Casa desde 2009 e nunca foi posta em votação, por conta da divergência sobre como a privatização deve ocorrer. O autor do projeto de lei, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, defende uma privatização gradativa, em partes, enquanto os parlamentares são partidários de uma privatização total e completa.

A posição defendida pelo Judiciário tem como justificativa primeira o fato de que as receitas geradas pelos cartórios são relevantes para o funcionamento normal do justiça baiana. Assim sendo, propuseram que, primeiramente, fossem privatizados apenas os chamados “cartórios vagos” – aqueles que estão sem titulares, e posteriormente os restantes. Assiste ao tribunal baiano a opinião da ministra-corregedora do CNJ, Eliana Calmon, que defende a tese que uma privatização total é inconstitucional pois ceifaria o poder de escolha dos tabeliães (servidores públicos, pela Constituição) de escolher entre continuar serventuários ou tornarem-se donos de cartórios.

Apoiados pela opinião pública, os parlamentares, por sua vez, apresentaram uma série de emendas ao projeto de lei. As mais polêmicas dizem respeito justamente à forma da privatização – os deputados querem uma privatização completa. É um consenso que a opinião pública na Bahia considera o funcionamento dos cartórios extrajudicial deficitário e pouco resolutivo, opinião também defendida pelo próprio presidente da Casa, o deputado Marcelo Nilo (PDT-Ba).

Afim de dar consistência à suas opiniões, os deputados foram visitar cartórios privatizados em diversos estados brasileiros e constataram que o funcionamento resultou bastante satisfatório após a privatização. Uma comissão formada por 12 parlamentares visitou cartórios em São Paulo, Minas Gerais e Recife.

Outro ponto polêmico, que no entanto saiu do foco da discussão diante de questões mais urgentes, foi a forma como o projeto de lei instituiu quem será o proprietário de eventuais novos cartórios – Concurso público. “Nós não levaremos em consideração esse concurso porque a lei não foi aprovada ainda. Eu tenho respeito, apreço, uma admiração muito grande pela independência do poder Judiciário, agora quem elabora as leis é a Assembleia Legislativa”, pontua o deputado Marcelo Nilo.

Enfim, seja qual for a decisão da Assembleia Legislativa acerca do projeto, é de se esperar que mais discussões surjam e que a polêmica se estenda por um bom tempo.
 
Fonte: Bahia Notícias 

AULAS SÃO SUSPENSAS EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL

Professores da rede estadual de ensino da Bahia realizam uma paralisação de dois dias, a partir desta terça-feira (30), para acompanhar a votação do projeto que prevê alterações no plano de saúde da categoria, o Planserv. A votação está marcada para ocorrer na quarta (31), na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), em Salvador. De acordo com o sindicato dos trabalhadores de Educação do Estado da Bahia (APLB), as escolas da rede estadual não deverão funcionar nos dois dias de paralisação. A Secretaria de Educação da Bahia confirmou que as aulas foram interrompidas.
Informações do G1.

NOVA VIÇOSA: GAROTO MORTO A MACHADADA PELO TIO

Um garoto de 16 anos foi morto com uma machadada na cabeça pelo próprio tio nesta segunda-feira (29), no município de Nova Viçosa, no sul da Bahia. Ronicleiton de Jesus Damião, de 16 anos, dormia quando foi atingido pelo golpe. O tio da vítima, Nélio Jesus Damião, de 28 anos, fugiu após o crime. De acordo com depoimentos de familiares à delegacia da Polícia Civil da cidade, tio e sobrinho dividiam a mesma casa. Testemunhas contaram que os dois teriam discutido na noite anterior por conta de um celular. A polícia investiga o motivo do assassinato e realiza buscas pelo suspeito na região. Informações do jornal Correio.

WAGNER PEDE AO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL QUE SEJA FISCAL DO PLANSERV


Em seu programa de rádio desta terça-feira (30), o governador Jaques Wagner reitera a intenção de fazer com que o plano de saúde dos servidores públicos estaduais - o Planserv - seja “bom e continue tendo vida longa”. Por isso, defende “justiça social nas parcelas de contribuição”, e pede que usuário seja um fiscal do serviço. Na próxima quarta (31), o projeto de lei de adequação do Planserv, no qual o Executivo propõe um plano de co-participação, será votado na Assembleia Legislativa da Bahia.
No Conversa com o Governador, Wagner também fala sobre a oitava etapa do GP Bahia de Stock Car, que acontece no próximo domingo (4), nas avenidas do Centro Administrativo da Bahia (CAB), e da inauguração, na semana passada, do primeiro Centro de Parto Normal da Rede Cegonha do país, em Salvador, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Sobre o Planserv, o governador esclarece que a melhoria da eficiência do plano pretendida pelo governo não representa uma questão de economia. “Eu quero que o funcionário, cada familiar seja também um fiscal desse plano. Não existe proibição”, enfatiza Wagner, fazendo um apelo aos usuários para que usem, “com parcimônia, o direito à consulta e aos exames”. Diz ainda que as doenças ditas crônicas, que levam o beneficiário a ir constantemente ao médico, não estão incluídas nessa situação.
Ouça http://www.comunicacao.ba.gov.br/conversa/programa-do-dia-30-08-2011.mp3

VEREADOR É CONDUZIDO ALGEMADO APÓS DESACATAR PM

Foi conduzido e apresentado no plantão da 7ª Coorpim o vereador Genan Jouguet Loureiro, 35 anos residente na Avenida Dois de Julho no centro da cidade de Santa Luzia.
De acordo com informações a PM no comando do SGT Reinaldo Matos, realizava diligencia na entrada na cidade onde estava sendo realizado um evento e realizavam abordagens no sentido de coibir a entrada de entorpecentes, armas e outros produtos. Quando por volta das 22:30 hs do último sábado dia 27, o vereador pilotando uma moto e conduzindo ( puxando ) cavalos com uma corda.
Foi então solicitado que o mesmo apresentasse a sua documentação e a da moto, neste momento o vereador resolveu soltar os animais na pista e não apresentou nenhuma documentação alegando não ser vagabundo e que a PM deveria prender vagabundos e não cidadão de bem. “A policia é conivente com os guinchos e todos os ladrões” afirmou o vereador que exaltado começou a xingar “ vou deixar a moto…mas ela vai sair…” . Os policias não sabiam que ele era vereador e foi dada a voz de prisão logo após serem chamados de ladrões. Ele resistiu a prisão e teve que ser algemado e já caminhando até a viatura , o vereador ameaçou o SD PM Pereira dizendo que iria da um tiro de espingarda calibre 12 e a ameaça foi repetida por várias vezes
O vereador foi então recambiado até o Plantão Policial da 7ª Coorpim em Ilhéus onde se identificou sendo vereador já com dois mandatos.
Fonte: RBN

62 ANOS SEM JOSÉ THIARA - CONHEÇA UM POUCO SOBRE SUA HISTÓRIA

O PATRIARCA THIARA

José Thiara
José Thiara nasceu em 15 de setembro de 1905. Era de nacionalidade sírio-libanesa da cidade de Tartus. Como muitos outros de sua época, veio ao Brasil em busca de uma vida melhor, visto que o nosso país estava em franca expansão na época. Quando chegou à região José Thiara contava 18 anos de idade. Era um imigrante de poucos recursos. Começou em trabalhos pequenos na cidade de Jequié. Depois de conseguir acumular pequeno capital, tornou-se hoteleiro.
Era proprietário do Hotel Rex naquela mesma cidade. Mas, José Thiara era um homem de visão, logo percebeu que a agricultura lhe daria um retorno muito maior. Mudou-se então do sudoeste para o sul da Bahia, mais especificamente para a cidade de Ibirataia. Ali, José Thiara conseguiu progredir, onde se consagrou como um dos mais abastados fazendeiros e cacauicultores do sul da Bahia e um dos mais conceituados agentes comprador de cacau das firmas, Barreto de Araújo, Produtos de cacau S/A, Brandão Filhos S/A, Joannes Industrial S/A, Chadler S/A, e algumas outras.
Chegou a possuir doze fazendas, entre elas a Fazenda do Guloso, no município de Ipiaú. Era também proprietário das Fábricas de Chocolate Dizio S/A e Plásticos ARAIT S/A no estado de São Paulo, sem falar dos vários prédios no município de Ibirataia, onde funcionava seu escritório.
Em 1965 José Thiara doou o terreno para o parque de exposição que leva o seu nome na cidade de Ipiaú.
Gerador de muitas vagas de empregos diretos e indiretos, José Thiara colaborou em muito para o desenvolvimento de nossa Região.
No dia 3 de janeiro de 1967 durante uma viagem de Salvador para a sede de sua fazenda Guloso, José Thiara foi acometido de uma perturbação circulatória. Foi levado para a Clínica São Vicente em Jequié, onde faleceu às 8h e 15m.
No dia 25 de janeiro de 1967 o Jornal de Ipiaú publicava: “Um golpe doloroso: Morreu José Thiara”.
Deixou viúva Eunice Gonçalves Thiara, e órfãos, Edson Gonçalves Thiara, Sônia Gonçalves Thiara e Péricles Gonçalves Thiara.
Fonte: http://www.artigonal.com/arteentretenimento-artigos/o-patriarca-thiara-1160039.html

ANIVERSARIANTES DO DIA

O blog Tesouras Notícias parabeniza no dia de hoje 30/08, os amigos Augusto Cezar e Luan Pinheiro, desejando-lhes muitos anos de vida, saúde, paz e realizações. Que Deus proteja todos vocês e conceda muitas felicidades. Parabéns! Feliz Aniversário! São os nossos sinceros votos.
Augusto Cezar

Luan Pinheiro

QUE ÉSCULHAMBAÇÃO É ESSA?

Segundo o blog “O Tabuleiro”, a Prefeitura de Ilhéus continua submetendo servidores a dificuldades e constrangimentos devido à apropriação indébita de valores que deveriam ser utilizados para cobrir descontos de empréstimos consignados. Outro hábito recorrente da Secretaria de Finanças do governo seria ainda o de não repassar o dinheiro abatido pela utilização do cartão de compras “Vale Mais”.
Tanto no caso dos consignados quanto no do cartão de compras, a Prefeitura é acusada de reter ilegalmente valores que são descontados dos contracheques dos funcionários.
O secretário Jorge Bahia foi procurado pelo blog para explicar essa situação, mas a reportagem não o localizou.

Fonte: Seu Pimenta

BOA NOVA: PM PRENDE ASSALTANTE DO BB

A Polícia Militar prendeu, na tarde desta segunda-feira (29),Valter Pereira Carvalho Junior, 23 anos, um dos envolvidos no assalto ao Banco do Brasil do município de Boa Nova, que ocorreu nesta manhã. Valter foi surpreendido pela polícia militar enquanto queimava os dois carros utilizados no assalto. Após a prisão do envolvido, a PM localizou o ponto onde a quadrilha se escondia, na zona rural do município, e conseguiu recuperar R$404 mil reais roubados. Também foram apreendidos cinco coletes balísticos, duas pistolas, duas submetralhadoras, três revólveres, 73 munições e dois revólveres. A ação envolveu policiais militares da 79ª CIPM/Poções, da CIPE/Sudoeste e contou com o apoio de um helicóptero do Grupamento Aéreo (Graer) e do Grupo de Apoio Tático (GAT) da Polícia Civil. O cerco policial continua montado na região para localizar os outros envolvidos.

Fonte: BN

VEJA QUANTO IBIRATAIA RECEBEU HOJE (30)


CREDITO BENEF.440.760,04 C









Obs: O Município de Ibirataia recebeu de 01/08/2011 a 30/08/2011 o valor de R$ 1.969.890,68

REDE TV! DÁ UM IMPORTANTE PASSO À FRENTE COM O UFC


Ibope, na TV, não é tudo. Conta pontos, claro, mas os resultados das ações – de vez em quando - promovidas pelas nossas emissoras não podem ser avaliados tão somente pelos seus índices de audiência.
A Rede TV!, na noite do último sábado (27), transmitiu as lutas do UFC Rio, que algumas pessoas não gostam pela sua violência, mas que de uns tempos para cá foi caindo no agrado de uma boa maioria. O Rio viveu um dia diferente com a realização deste evento. A sua repercussão em toda a mídia alcançou algo semelhante a da Fórmula 1, quando vem por aqui, e hoje – constata-se – muito maior que os jogos da própria seleção brasileira de futebol.
Uma grande iniciativa da Rede TV!, louvável até porque antes de todas as outras televisões teve coragem de apostar numa modalidade até bem pouco tempo desconhecida do telespectador brasileiro. A transmissão marcou terceiro lugar no horário, perdendo para Globo e Record. Mas isto, nesta altura dos acontecimentos, é o que menos importa.

MANCHETES DOS JORNAIS

NACIONAIS

A Tarde
Preso um dos suspeitos de assalto ao BB

Correio da Bahia
Suspeito de assalto é preso e dinheiro é recuperado

Tribuna da Bahia
Polícia apreende 41 menores em festa com drogas e álcool

O Globo
Estado exonera subsecretá​rio que atropelou quatro em Niterói

Folha de São Paulo
Mistura de etanol na gasolina cai para 20% a partir de outubro

O Estado de São Paulo
Após fraude, Prefeitura de SP embarga 21 prédios em construção

Jornal do Brasil
Cabral exonera subsecretário que atropelou e matou pedreiro

Correio Braziliense
Governo reduz o percentual de álcool à gasolina

Jornal do Commercio
Dilma virá ao Recife inaugurar call center e assinar convênios para obras

Estado de Minas
Sindicato e pais criticam aulas pela televisão

Zero Hora
Bombeiros retiram corpo de segunda vítima de desabamento em obras

BBC Brasil
Argélia diz ter recebido família de Khadafi

INTERNACIONAIS

Le Monde
Na República Dominicana, os narcotraficantes se infiltraram em todos os níveis de poder

El País
Ciganos expulsos há um ano por Sarkozy a toque de caixa voltam à França

Financial Times
Brasil quer aumentar superávit primário para minimizar impactos da crise dos países ricos

Freakonomics
Dan Hamermesh responde a perguntas sobre beleza e sucesso

ESPORTIVOS

Placar
Santista aparece em lista pela 1ª vez e já deixa Ronaldinho para trás

Lance
Quadro clínico de Ricardo Gomes inspira otimismo

Gazeta Esportiva
Após novo revés, Andrés convoca Tite para reunião

Jornal dos Sports
Médico do Flu visita Gomes e mostra esperança com situação do treinador

Jornal Marca
Quadro clínico de Gomes é estável

INDICADORES ECONÔMICOS

Cacau Arroba R$ 78,00 (15h30)
Bovespa +2,83% 54,860 (17h19)
Nasdaq +3,31% 2562,11 (17h05)
Ouro
250mg BMF -1,92% R$91,9 (18h01)
CAC&FR +2,15% 3154,2 (12h36)
DAX +2,39% 5670,07 (13h13)
Dólar com. -0,80% R$ 1,5920 (17h01)
Euro -0,58% R$ 2,3178 (17h50)

HORÓSCOPO DO DIA

ÁRIES (21 mar. a 20 abr.)
Este é o momento de expandir a sua área de atuação profissional. A Lua indica que saberá como agradar a sua clientela. Há sinal de grande tensão nesta noite.

TOURO (21 abr. a 20 mai.)
Este é um momento especial para tudo o que diz respeito a lazer e diversão. O astral revela que este é um ótimo momento para alargar os seus horizontes, seja através dos estudos, de viagens ou novas experiências de vida.

GÊMEOS (21 mai. a 20 jun.)
Herança ou assuntos de família poderão ser desenrolados, graças a uma ajuda inesperada. A Lua ingressa, nesta tarde, em seu paraíso astral, indicando que poderá contar com a colaboração de terceiros.

CÂNCER (21 jun. a 21 jul.)
Bom dia para expor suas ideias e seus projetos. Trabalho que envolva viagem, divulgação ou deslocamentos será especialmente favorecido.

LEÃO (22 jul. a 22 ago.)
O dia favorece os contatos de trabalho e lhe coloca em situações em que possivelmente terá muitas vantagens profissionais. A noite requer cuidado com mentiras e segredinhos.

VIRGEM (23 ago. a 22 set.)
Viverá uma fase favorável para fazer contatos com as pessoas que estão distantes. Os estudos e tudo que contribua com o seu crescimento será favorecido. Aprenda a lidar com a sensação de perda.

LIBRA (23 set. a 22 out.)
É o momento de agir por conta e risco, sem deixar de ser amigável, tolerante e receptivo(a). No período da noite, você terá mais sorte se fizer algumas concessões. Pense nisso!

ESCORPIÃO (23 out. a 21 nov.)
Aproveite o astral de hoje para trocar ideias e experiências. Sua atração pelo mistério, pela pesquisa ou investigação pode crescer neste momento. Contratempos e obstáculos poderão marcar a sua noite.

SAGITÁRIO (22 nov. a 21 dez.)
Estará com a faca e o queijo na mão para entreter a sua clientela. Quanto mais liberdade de ação tiver, mais criativo(a) será no serviço. A noite será palco de muito prazer e diversão.

CAPRICÓRNIO (22 dez. a 20 jan.)
Quanto mais conhecimento tiver do seu trabalho, maior será o seu sucesso. É uma boa fase para se dedicar a uma atividade prazerosa. Corte alguns vínculos de dependência, a fim de dar um salto mais alto.

AQUÁRIO (21 jan. a 19 fev.)
Bom dia para as mudanças na sua vida doméstica, cotidiana e familiar. É um bom momento para o estudo e o aperfeiçoamento de técnicas e métodos de trabalho.

PEIXES (20 fev. a 20 mar.)
A ajuda de que você precisa para expandir a sua área de trabalho pode chegar das alianças e associações que fizer. Velhos problemas que vinha ignorando podem transbordar agora. Reflita antes de agir! Cor: vermelho.

O QUE SE COMEMORA HOJE?

Dia do Vendedor Lojista

Venda: Ato de Vender. Ceder por certo preço, trocar por dinheiro, negociar em, conceder gratuitamente, dispor do que possui a troca de dinheiro.

... Por trás deste conceito tão simples, encontra-se velada uma atividade essencialmente valiosa, de significado amplo, que faz parte intríseca de nossas vidas, desde a nossa mais tenra idade... Em princípio, todos nós somos VENDEDORES... de idéias, de SONHOS, de ANSEIOS, de CONVICÇÕES das próprias NECESSIDADES.
TwitThis