Ibirataia: Idosa de 82 anos vence o novo coronavírus



Em Ibirataia, mais uma história de superação contra o novo coronavírus. Iracy Miranda, 82 anos foi diagnosticada com a doença no dia 18/07 de forma assintomática, pois teve contato com uma cuidadora que estava infectada.

A alta aconteceu no domingo (02). Foi acompanhada o tempo todo em domicílio, realizando alguns exames de rotina para acompanhar a evolução da doença.

Hipertensa, diabética, cardiopata e há 13 anos acamada vítima de um AVC, ela ficou o tempo todo isolada com o filho, o pré candidato a prefeito Alex Miranda que é enfermeiro  e que já teve também o covid-19, mas que já estava curado.

O maior desafio para “Irá”, como é carinhosamente chamada, foi ter de ficar afastada de todos que a amam e o tempo todo. Com otimismo, dizia que ia ficar curada do covid-19 que a mesma carinhosamente chama de “mata véia”.


Informações do Ipiaú Online


FBF divulga datas das finais do Campeonato Baiano entre Bahia e Atlético de Alagoinhas


A Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou as datas dos dois jogos da final do Campeonato Baiano entre Atlético de Alagoinhas e Bahia. A primeira partida será realizada na próxima quarta-feira (5), às 21h30, em Pituaçu, à pedido do Carcará que detém o mando de campo. Enquanto o segundo duelo, com mando do Tricolor, está programado para o dia 26 de agosto, uma quarta, no mesmo horário e local. Vale destacar que o gol fora de casa não é critério de desempate, portanto, a igualdade no placar agregado leva a decisão para os pênaltis. Os dois jogos serão transmitidos pela TV Bahia. O Bahia avançou para a decisão do Baianão após vencer o Jacuipense na semifinal pelo placar agregado de 4 a 2. Enquanto o Atlético superou a Juazeirense com o somatório de 4 a 3. BN

Atlético de Alagoinhas perde para Juazeirense, mas se classifica para final do Baianão


Mesmo perdendo o segundo jogo das semifinais do Campeonato Baiano, o Atlético de Alagoinhas será um dos finalista da competição. Na partida disputada contra a Juazeirense, na tarde deste domingo (2), o Cancão de Fogo venceu o Carcará por 2 a 0 no estádio Carneirão. Com gols de Jeam e Nino Guerreiro, a Juazeirense não conquistou o resultado necessário e o Atlético vai jogar contra o Bahia na disputa pelo título. 

 

Com apenas cinco minutos do primeiro tempo, Jeam aproveitou o cruzamento de Iago e abriu o placar para Juazeirense. No segundo tempo, Nino Guerreiro marcou o segundo aos 29 minutos, definindo o placar final do jogo. 

 

O goleiro Fábio Lima ainda garantiu o resultado, impedindo que o Cancão ampliasse o saldo de gols, ao defender o pênalti de Nino Guerreiro e o rebote logo em seguida aos 37 minutos. 

 

Na primeira partida da semifinal, na última quarta-feira (29), o Atlético de Alagoinhas venceu a Juazeirense por 4 a 1, abrindo vantagem para este segundo duelo. Com isso, a Juazeirense precisava de uma diferença de 4 gols na segunda partida para conseguir chegar nas finais. Com os resultados, o Carcará está na final do Campeonato Baiano.  

 

A equipe vai enfrentar o Bahia em dois jogos, sendo o primeiro deles, possivelmente, na próxima quarta-feira (5). BN

Baianão 2020: Bahia empata com Jacuipense e garante vaga na final do Campeonato Baiano


O Bahia garantiu vaga na final do Campeonato Baiano. Na tarde deste domingo (2), o Tricolor ficou no empate em 2 a 2 com o Jacuipense, em Pituaçu, pelo jogo de volta da semifinal. Jadson e Jeferson Douglas marcaram para o time da capital baiana, enquanto Rafael Bastos e Raniele deixaram tudo igual para a equipe do interior. O Esquadrão de Aço venceu o confronto pelo placar agregado de 4 a 2.

 

O Esquadrão de Aço vai decidir o título estadual contra o Atlético de Alagoinhas. Por ter melhor campanha na competição do que o adversário, o time da capital tem a vantagem de fazer o segundo jogo da final em casa. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) ainda vai definir as datas, horários e locais dos duelos.

 

Antes de pensar no Baianão, o Bahia terá a decisão do título da Copa do Nordeste contra o Ceará na próxima terça-feira (4), às 21h30, novamente em Pituaçu. Em desvantagem no confronto, o Tricolor precisa vencer a partida por três gols de diferença para ser campeão ou ganhar por dois tentos a mais para levar a disputa para os pênaltis.

 

O JOGO

Logo com cinco segundos de bola rolando, Wesley Popó empurrou Marco Antônio e o árbitro assinalou a falta. A primeira investida da partida foi o Leão Grená, que precisa do resultado. Aos dois minutos, Thiaguinho foi lançado pelo lado esquerdo do ataque, invadiu a área e chutou a bola que balançou a rede, mas pelo lado de fora. Em seguida foi a vez do Tricolor chegar na defesa adversária com Nino Paraíba bateu fraquinho e Luan ficou com a bola sem problemas. Aos seis, a zaga do time de Riachão do Jacuípe bloqueou a finalização dos donos da casa após cobrança de escanteio.

 

Saldanha desperdiçou um bom contra-ataque aos 20 minutos. Elton disparou pelo meio e abriu com o atacante, que descia pela esquerda. O camisa 9 do Tricolor invadiu a área, cortou o marcador, mas chutou em cima de Railon. A resposta do Leão Grená veio dois minutos depois. Após pressão no ataque a bola foi colocada para escanteio. Na cobrança, Railon subiu e cabeceou, mas ela foi para fora.

 

O Leão Grená conseguiu uma boa chegada no ataque aos 32 em contra-ataque puxado por Mauri. Ele toca para Popó, que passa por Nino e cruza na área. Elias tenta a finalização de calcanhar, mas desvia a trajetória da bola que ia para Thiaguinho finalizar.

 

Jadson abre o placar
O Tricolor abriu o placar aos 35 minutos. Daniel encontra Saldanha pelo meio. O jovem abriu com o camisa 11 pela direita, que invadiu a área e bateu com força estufando as redes. Bahia 1x0 Jacuipense

 

E o Tricolor quase fez o segundo dois minutos depois. No contra-ataque, Saldanha recebe na ponta esquerda, passa pela marcação e finaliza rasteiro para fora.

 

Saldanha perde mais outro gol feito já aos 46. Na cobrança de escanteio do Leão Grená, Marco Antônio ficou com a sobra e puxou o contra-ataque em velocidade. O camisa 7 abriu com Saldanha, pela esquerda, que dominou, invadiu a área, mas finalizou mal e Luan fez a defesa.

 

Segundo tempo

Os dois times voltaram do vestiário com as mesmas formações da primeira etapa. O jogo recomeçou com as duas equipes tentando buscar o ataque, mas sem levarem muito perigo aos goleiros. Aos sete minutos, o Tricolor pediu pênalti após a bola bater no braço do zagueiro Matheus no desarme em cima de Marco Antônio. Mas o árbitro mandou o jogo seguir.

 

A primeira jogada com um pouco de emoção aconteceu aos nove. Raniele avançou pelo meio e levantou na área. Thiaguinho chegou por trás da defesa, mas cabeceou para fora. No minuto seguinte, o mesmo Thiaguinho recebeu na esquerda, cortou para o meio e chutou com curva, mas a bola passou longe da meta de Mateus Claus.

 

O Leão Grená quase chegou ao empate com Rafael Bastos. O meia recebeu pelo meio, dominou e bateu colocado, mas a bola passou tirando tinta do ângulo esquerdo da trave de Mateus Claus.

 

Depois de Saldanha, agora foi a vez de Marco Antônio desperdiçar um gol cara-a-cara com Luan aos 22 minutos. O camisa 7 partiu sozinho para o contra-ataque, invadiu a área, mas chutou em cima de Luan.

 

Jacuipense empata com a 'Lei do ex'

Aos 24 minutos, a "Lei do ex" apareceu em Pituaçu. Ex-jogador do Bahia, Rafael Bastos marcou um golaço na cobrança de falta para deixar tudo igual. Bahia 1x1 Jacuipense

 

O Tricolor quase voltou a ficar na frente no placar aos 29. Também em cobrança de falta, Jeferson Douglas bateu com força e obrigou Luan a espalmar. A resposta do Leão Grená veio dois minutos depois. Mauri puxou pelo meio e tocou para Thiaguinho, livre na área. O atacante finalizou e Mateus Claus fez a defesa.

 

Tricolor desempata

O Tricolor desempatou o jogo aos 33 minutos com Jeferson Douglas. Caíque rolou para ele, que tocou na saída de Luan para recolocar os donos da casa na frente. Bahia 2x1 Jacuipense

 

Leão Grená empata
Mas o Leão Grená não deixou nem o Tricolor comemorar e empatou a partida aos 34 com Raniele. O volante pegou de primeira, de fora da área, mandou a bomba estufando as redes. Bahia 2x2 Jacuipense

 

O Jacuipense teve mais uma boa chance aos 40. Matheus pegou a sobra dentro da área e finalizou de meia bicicleta. No meio do gol, Mateus Claus encaixou sem dificuldades.

 

FICHA TÉCNICA
Bahia 2x2 Jacuipense
Campeonato Baiano - Semifinal (Jogo de volta)
Local: Pituaçu, em Salvador
Data: 02/08/2020 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Eziquiel Sousa Costa (CBF-Macarani)
Auxiliares: Jucimar dos Santos Dias e Carlos Eduardo Bregalda Gussen (ambos CBF-Salvador)

Cartões amarelos: Jadson, Elton, Ronaldo (Bahia) / Rafael Bastos (Jacuipense)

Gols: Jadson, Jeferson Douglas (Bahia) / Rafael Bastos, Raniele (Jacuipense)

 

 

Bahia: Mateus Claus; Nino Paraíba, Wanderson, Ernando e Zeca; Ronaldo, Elton (Edson), Jadson e Daniel (Alesson); Marco Antônio (Jeferson Douglas) e Saldanha (Caíque). Técnico: Roger Machado.

 

Jacuipense: Luan; Paulinho (Lucas), Matheus, Railon e Radar (Vicente); Raniele, Eudair (Rafael Bastos) e Mauri (Danilo Rios); Thiaguinho, Wesley Popó e Elias (Juninho). Técnico: Jonílson Veloso.

Barra do Rocha: Adolescente de 16 anos é apreendido após esfaquear homem na Otávio Mangabeira


Policiais militares apreenderam na noite de sábado (1º) um adolescente de 16 anos acusado de agredir um homem com uma paulada e em seguida esfaquear a vítimas nas costas. O caso foi registrado pela PM na Rua Otávio Mangabeira, na cidade de Barra do Rocha. O adolescente apreendido apresentava um corte superficial na palma da mão direita, informou a Polícia Militar. O Samu prestou socorro aos feridos e encaminhou o homem agredido para o Hospital Geral de Ipiaú. O motivo da agressão seguida de tentativa de homicídio não foi informado. O autor da facada foi apresentado pelos policiais na Delegacia de Plantão em Barra do Rocha.  


Informações do Giro Ipiaú

Salvador registra 56.812 casos de coronavírus; Pernambués é bairro com mais infectados


Secretário municipal de Saúde (SMS) de Salvador, Leo Prates (PDT) atualizou neste domingo (2) os números relativos até o último sábado (1º) do novo coronavírus na capital baiana.

 

A cidade possui, até o momento, 56.812 casos confirmados da Covid-19. Ao todo, 52.964 pessoas estão curadas da doença. 

 

O bairro que concentra o maior número de casos é Pernambués, com 1.876 diagnósticos positivos. Logo depois, está a Pituba com 1.660. O terceiro no ranking é Fazenda Grande do Retiro, com 1.296.

 

Segundo o boletim do último sábado emitido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Salvador ainda contabiliza 1.782 mortes em decorrência da Covid-19.


Informações do BN

Bombeiros do 8°GBM realizam a captura de Jacaré na cidade de Ipiaú


A guarnição de Busca e Salvamento ABS-20 do 8º Grupamento de Bombeiros Militar foi acionada às 15h de sábado (1º)  para atender uma ocorrência de captura de animal réptil (jacaré) na área interna da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB de Ipiaú.


Trata-se de um jacaré-de-papo-amarelo, que foi encontrado contido pelos responsáveis da propriedade em um balde e foi remanejado pelos bombeiros, com os equipamentos apropriados, para uma gaiola de transporte de animal. O réptil apresenta um bom estado de saúde e será encaminhado para o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA. O responsável pela propriedade foi alertado para que se outros animais aparecessem, ele acionasse novamente o Corpo de Bombeiros.

Fonte: 8º GBM Jequié

PRF apreende 5 mil maços de cigarro paraguaio dentro de ônibus em Jequié


Na noite de sexta-feira (31/07), no km 677 da BR 116, em Jequié (BA), policiais rodoviários federais apreenderam 5.000 maços de cigarro em um ônibus que fazia a linha São Paulo (SP) – Campina Grande (PB). Durante ação da Operação Cão de Guarda – REBUS, com foco no enfrentamento a criminalidade, agentes da PRF abordaram um ônibus para verificação. A fiscalização revelou no interior do bagageiro cinco caixas que estavam carregadas com cigarros de origem paraguaia, totalizando 5.000 maços. O motorista de 26 anos informou que a carga foi despachada em São Paulo (SP) e seria entregue em um posto de combustível na cidade de Tucano (BA), mas não soube precisar o responsável pela encomenda. A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia Civil em Jequié (BA), para os procedimentos cabíveis. A pena base para o crime de contrabando e descaminho varia de 2 a 5 anos de reclusão. Denúncia 191 – os milhões de maços de cigarros apreendidos pela PRF este ano, indicam que na verdade, trata-se de um caminho que já está ficando sem saída, diante das ações repressivas da instituição e demais órgãos de segurança. Um combate que pode trazer benefícios ainda maiores para a saúde e cofres públicos com a colaboração da sociedade. A PRF disponibiliza o telefone 191 para denúncia. Faça sua parte! O anonimato é garantido.

Fonte: PRF

Domènec Torrent é o novo técnico do Flamengo


O catalão Domènec Torrent, de 58 anos, é o novo técnico do Flamengo. Em acordo fechado nesta sexta-feira (31) com a diretoria rubro-negra, o treinador assinou contrato de um ano e meio com o Rubro-Negro. Torrent chega ao Brasil nesta semana para iniciar o trabalho visando a estreia do Mais Querido pelo Campeonato Brasileiro contra o Atlético-MG, no Maracanã, dia 9 de agosto.

Entre junho de 2018 e novembro de 2019, o treinador dirigiu o New York City FC na disputa da MLS. Durante esse período, Torrent conseguiu os melhores resultados da história do clube, chegando às semifinais da competição na última temporada. À frente da equipe norte-americana, Domènec disputou 60 jogos, com 29 vitórias, 15 empates e 16 derrotas. Foram 104 gols marcados e 76 sofridos

O catalão possui uma longa trajetória no futebol internacional, em especial no europeu. Como auxiliar de Pep Guardiola no Barcelona (2008-2012), Bayern de Munique (2013-2016) e Manchester City (2016-2018), Torrent coleciona 24 títulos durante os 11 anos de parceria. Antes de aceitar o convite para ser assistente, ele já havia comandado Palamós, Palafrugell e Girona, entre outros clubes da Espanha.

Domènec é o 12º técnico estrangeiro a comandar o Flamengo, sendo o sexto europeu à frente do Clube. Ele será o primeiro espanhol/catalão a treinar a equipe rubro-negra.

Ficha técnica

Domènec Torrent Font
Nascimento: 14/07/1962
País de origem: Espanha/Catalunha
Clubes: Palafrugell (1994-2000), Palamós (2003-2004), Girona (2005-2006), Barcelona B (2007-2008 assistente), Barcelona (2008-2012 assistente), Bayern de Munique (2013-2016 assistente), Manchester City (2016-2018 assistente) e New York City FC (2018-2019).



PF apreende carga com cerca de 30 mil comprimidos de ivermectina na Chapada Diamantina


Uma carga irregular com cerca de 300 mil comprimidos de Ivermectina, que transportada por dois homens em um carro, foi apreendida na noite de quinta-feira (30), na BR-242, em trecho de Itaberaba, região da Chapada Diamantina. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caso ocorreu na altura do Km-230. Inicialmente, foi dada ordem de parada a um carro com os dois ocupantes.

Durante a entrevista, os policiais notaram certo nervosismo do motorista e do passageiro, o que fez com que os policias realizassem uma busca no interior do veículo. Durante a vistoria, eles encontraram 7.320 caixas do medicamento.

Foi solicitada a documentação legal para o transporte, porém o condutor entregou uma nota fiscal que continha dados divergentes do material transportado. No documento apresentado, o local de destino dos medicamentos seria a cidade de Natal (RN), contudo o veículo seguia uma rota contrária. Além disso, o número de lote e data de fabricação dos produtos apreendidos não eram condizentes com o discriminado na nota fiscal.

Estudo aponta que cada pessoa infectada no Brasil transmitiu Covid para outras três


Cada pessoa infectada com a Covid-19 no Brasil transmitiu a doença para três outros indivíduos, em média. A informação é de um estudo publicado hoje na revista científica "Nature Human Behavior", que analisou os dados entre os meses de fevereiro e maio. 

 

Comandado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Oxford, o estudo aponta que o índice de transmissibilidade da Covid-19 no Brasil até maio ficou em 3,1.

 

De acordo com o portal Viva Bem, do Uol, o índice está acima do que foi registrado na Europa, em países muito atingidos pela pandemia, como Espanha (2,6), Reino Unido (2,6), França e Itália (ambos com 2,5). 

 

A pesquisa foi feita com a base de dados do Ministério da Saúde até o dia 31 de maio. À época, o Brasil possuia 514.200 casos confirmados da Covid-19, que tinham resultado em 29.314 mortes. Pacientes que viajaram para o exterior - podendo assim ter contraído a doença em outro país - foram excluídos da análise.

 

O Brasil hoje registra 2.613.789 casos oficiais de covid-19 e 91.377 mortes, segundo dados levantados pelo consórcio de veículos de imprensa. BN

Justiça determina redução de mensalidade de colégio em Lauro de Freitas


O Colégio Fundamental Kids, localizado no município de Lauro de Freitas, deve reduzir a mensalidade em 30% para a educação infantil e em 20% para os ensinos fundamentais I e II após uma decisão judicial. O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) atendeu pedido liminar do Ministério Público Estadual (MP-BA) e da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). A determinação, divulgada pelo MP nesta sexta-feira (31), vale enquanto durarem as aulas não-presenciais, adotadas durante a pandemia do novo coronavírus.

 

Na decisão, a juíza Luíza Elisabeth Santos determinou a emissão de novos boletos com vencimento a partir de abril, com prazo de cinco dias. Em caso de descumprimento, o colégio deve pagar multa diária de R$ 500, limitada a R$ 40 mil. O MP e o Procon argumentaram que a escola ofereceu desconto de 25% nas mensalidades mas não especificou os meses e cobrou parcelas relativas a alimentação e reforço escolar. Segundo a ação, a unidade de ensino passou a enviar aos pais dos alunos dois vídeos de atividades por dia, que seriam de “péssima qualidade” e com “inúmeros erros”, de acordo com a denúncia registrada no Procon.

 

Ainda segundo a ação, o colégio não apresentou as planilhas de custo do período de aulas presenciais e não-presenciais solicitadas pelo MP. A promotora Ivana Moreira e o superintendente Filipe Vieira destacaram que, ao contrário do Colégio Kids, diversas escolas da rede privada e o Município de Lauro de Freitas firmaram Termo de Ajustamento de Conduta para garantir a readequação dos contratos com desconto nas mensalidades durante a pandemia.

Integrantes de quadrilha de roubo a bancos morrem em confronto com a polícia no sul da Bahia


Quatro homens suspeitos de integrar quadrilha de assalto a bancos morreram em confronto com policiais federais e militares, na noite de quinta-feira (30), em Belmonte, cidade do sul da Bahia. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), os suspeitos se preparavam para atacar um banco na cidade. Ainda de acordo com a SSP, o grupo é apontado como responsável por outra tentativa de roubo, no dia 22 deste mês, na cidade de Camacã. Na ocasião, parentes de um funcionário de banco foram mantidos reféns. Eles também são suspeitos de tráfico de drogas e homicídios.

O grupo estava escondido em um imóvel, na zona rural de Belmonte. Quatro integrantes foram cercados pelos policiais e, na tentativa de efetuar as prisões, houve confronto e o quarteto acabou baleado. Eles foram socorridos para unidade médica, mas não não resistiram. Com o grupo, foram apreendidos dois fuzis russos modelo AK 47, calibre 7,62, um fuzil calibre 5,56, duas pistolas austríacas, 20 carregadores e uma granada. A SSP-BA ainda destacou que, entre o integrantes, estava um homem com mandado de prisão em aberto e que, em 2016, foi preso durante operação da Polícia Federal.

Ex-prefeito de Pilão Arcado é denunciado ao MP por nepotismo


O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na sessão realizada por meio eletrônico nesta quinta-feira (30), determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual (MPE) contra o ex-prefeito de Pilão Arcado, Manoel Afonso Mangueira, em razão da prática de nepotismo, no exercício de 2019. A decisão, aprovada por unanimidade, foi apresentada pelo conselheiro Paolo Marconi, relator do voto condutor no processo. Ele constatou a procedência de arte fundamental da denúncia formulada junto ao TCM, contra o ex-prefeito, por um cidadão do município. Por isso, além de responder a processo por improbidade administrativa, caso denunciado à Justiça pelo MPE, o ex-prefeito terá que pagar multa de R$5 mil como punição administrativa.

Segundo a denúncia, as nomeações de 33 servidores teriam para o exercício de cargos em comissão e prestação de serviços temporários eram fruto de nepotismo e de troca de favores em benefício político. Os vínculos familiares seriam tanto com o ex-prefeito, quanto com outros servidores (vice-prefeito, secretários municipais, procurador jurídico e vereadores pertencentes à base aliada), além de parentes também da então primeira dama.

Do tal das nomeações, o TCM identificou 15 contratações que afrontam o ordenamento jurídico e caracterizam claro nepotismo. São elas as de Arthur Vinicius Brandão Rocha, Luzia de Queiroz Albuquerque Borges, Viviane Borges Gomes Melo, Yasmin Geaninne de Souza Medeiros, Allan Rogério de Queiroz Albuquerque, Maria Diva Borges Medeiros, Taise Silva Lira, Lidiane Ferreira Barrence, Reinaldo Nonato dos Santos, Deivid Fonseca Borges, Luiz Gustavo Fonseca Borges, Marques Antônio do Vale Silva, Elisangela Fonseca Borges, Geoflávio Pereira Borges e Hagamenon Mangueira,

Por sua vez, o então prefeito, embora tenha pedido dilação de prazo, não apresentou defesa nem refutou os vínculos parentais, motivo pelo qual presumem-se verdadeiros os laços familiares com os servidores nomeados para os cargos em comissão.

O relator explicou que a Súmula nº 13 do STF proíbe a nomeação de parente em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau, de servidores investidos em cargos de direção/chefia, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta.

Foi determinado pelo conselheiro Paolo Marconi que o atual prefeito, Orgeto Bastos dos Santos, eleito em 02/02/2020, adote providências para a imediata exoneração de todos os agraciados com cargos em comissão que ainda exerçam função na prefeitura.

Cabe recurso da decisão.

Servidor público é flagrado e preso com carro roubado no interior da Bahia


Um homem, de 47 anos, servidor público, foi preso nesta terça-feira (28) pelo crime de receptação após ter sido flagrado com uma Toyota/Hilux roubada há três meses. O crime foi descoberto durante fiscalização de policiais rodoviários federais no KM 117 da BR 407, trecho do município baiano de Senhor do Bonfim.

Ao abordar o veículo e consultar os dados no sistema da polícia, a equipe constatou que os elementos caracterizadores estavam adulterados, se tratando na verdade de um veículo roubado.

Na tentativa de ‘burlar’ fiscalização, o carro circulava com placas clonadas de uma Hilux semelhante, uma vez que o veículo original apresenta registro de roubo. A ocorrência do crime foi datada em 10 de abril deste ano (2020), na cidade de Barra do Jacuípe, litoral norte da Bahia.

O motorista informou aos agentes que recebeu o veículo há dois meses mediante fornecimento de areia para construção civil retirada do seu terreno. Segundo ele, o valor do negócio ficou em torno de 110.000 reais. Ele alegou ainda que o antigo proprietário informou que adquiriu a caminhonete em um site de compra e venda da plataforma digital da internet.

O servidor público e o veículo apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária local.



Jequié: Morre o empresário Celso Lobão aos 66 anos vítima do Covid-19


O empresário Celso Brandão Lobão, 66 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (30), vítima do coronavírus (Covid-19), em um hospital da cidade de Vitória da Conquista. O jequieense era empresário do setor de peças e acessórios para autos, proprietário da Lobão Auto Center, localizada na Avenida Landulfo Caribé, centro de Jequié. Celso estava internado no leito de UTI, lutando contra a doença, mas não resistiu. O último boletim epidemiológico do município de Jequié, divulgado na noite de quarta-feira (29), registrava 79 óbitos por covid-19.



Bahia vence o Jacuipense em Riachão e abre vantagem na semifinal do Baianão


O Bahia está próximo de mais uma final de Campeonato Baiano. A equipe tricolor venceu o Jacuipense por 2 a 0 na noite desta quinta-feira (30) no estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe. Marco Antônio e Alesson marcaram os gols do Esquadrão.

 

Com o resultado, a equipe pode até perder por um gol de diferença, que mesmo assim vai para a decisão. O segundo jogo entre as equipes será no próximo domingo (2), em Pituaçu.

 

Antes, o Tricolor enfrenta o Ceará no sábado (1º), às 16h, também em Pituaçu, pela primeira partida da final da Copa do Nordeste.

 

O JOGO

 

Apesar da dificuldade para troca de passes por causa das condições do gramado, o Bahia conseguiu comandar as ações no primeiro momento do jogo. Aos cinco minutos, a primeira boa chance. De fora da área, Zeca mandou uma bomba e fez o goleiro Luan trabalhar para defender.

 

Pouco presente no ataque, o Jacuipense deu um pequeno susto nos tricolores. Radar mandou um cruzamento despretensioso e a bola foi tomando a direção do gol, mas acabou indo pela linha de fundo.

 

O Bahia teve uma sequência de chances aos 25. Em jogada de contra-ataque, Daniel recebeu passe e chutou para defesa de Luan. Na sobra, Marco Antônio bateu para outra defesa do goleiro. Após mais uma sobra, Daniel ajeitou para Ronaldo, que chutou rasteiro com desvio para a linha de fundo.

 

Aos 31, o Jacuipense fez pressão. Após cruzamento na área e falha de Elton no momento de afastar a bola, Mauri chutou com desvio e a bola passou perto.

 

Marco Antônio abre o placar

 

A estrela do jovem Marco Antônio voltou a brilhar. Aos 36 minutos, ele recebeu passe de Zeca, tentou passar a bola, recebeu de volta após ela desviar em um adversário e bateu forte de perna esquerda para o fundo do gol.

 

Aos 42, o time da casa quase empatou. Mauri bateu forte de fora da área e Mateus Claus rebateu, mas conseguiu defender de novo antes de Elias chegar na bola. O lance foi paralisado por falta do atacante do Leão do Sisal. Antes do fim da primeira etapa, Marco Antônio botou a bola na área, Ernando cabeceou e a bola passou perto.

 

Segundo tempo

 

A primeira boa oportunidade foi do Jacuipense, aos 17 minutos do segundo tempo. Após bola desviada, Thiaguinho aproveitou a sobra e bateu forte para uma grande defesa de Mateus Claus, que usou uma das mãos.

 

Alesson amplia a favor do Tricolor

 

Dois minutos após entrar em campo no lugar de Ronaldo, Alesson aumentou a margem do Bahia. Ele recebeu passe em profundidade aos 18 e tocou na saída do goleiro Luan para balançar a rede.

 

O Jacuipense não se abateu e seguiu tentando. Em jogada de contra-ataque aos 24 minutos, Raniele avançou e bateu com força para outra boa defesa do goleiro Mateus Claus. Aos 34, Eudair chutou de longe e Claus encaixou bem a bola. Um minuto depois, após cruzamento na área feito por Luquinhas, Popó cabeceou e quase marcou.

 

Aos 46, Popó recebeu dentro da área e bateu ao gol. Mateus Claus, bem posicionado, ficou bom a bola.

 

Nos minutos finais, o Bahia conseguiu segurar bem as investidas dos grenás e garantiu o resultado que lhe dá uma boa vantagem para conseguir a vaga no final da competição.

 



Do Bahia Notícias 


Jovens desaparecem após festa com bandidos em barco no distrito de Trancoso


Quatro adolescentes, sendo duas irmãs, desapareceram da cidade de Eunápolis, na última segunda-feira, 27 de julho, depois de terem participado de uma festa em um barco com traficantes em um rio de Trancoso, distrito de Porto seguro. Segundo matéria publicada no Radar 64, Jheniffer Amorim Santos, 18 anos, Kethelin Ferreira Fortunato, 17, e as irmãs Cibele Rocha Mello, 17 e Maria Eduarda Oliveira da Rocha Mello, 15 anos, no último domingo (26), estavam em um barco com muita bebida alcoólica, música e churrasco e a participação delas na festa pode ter ligação com o sumiço das quatro jovens em Eunápolis.


Vídeos feitos pelos próprios bandidos e divulgados em grupos de Watshapp, mostram as três garotas de 15, 17 e 18 anos dançando no barco. Na segunda-feira (27), as garotas estavam reunidas na casa de uma delas no bairro Juca Rosa antes de desaparecerem. Investigação da polícia civil aponta que na segunda-feira (27) por volta das 16h30, as garotas foram vistas saindo em companhia de uns homens em duas motocicletas.


A polícia investiga se o motivo do desaparecimento das jovens possa estar ligado a algum tipo de vingança por elas terem participado da festa com membros de uma facção rival que comanda o tráfico em Porto Seguro e seria rival de traficantes de Eunápolis. A polícia continua investigando o desparecimento das jovens.

Por terem se envolvido com integrantes de uma organização rival que domina o crime no bairro onde moram, Jheniffer Amorim Santos, 18 anos, Kethelin Ferreira Fortunato, 17, e as irmãs Cibele Rocha Mello, 17 e Maria Eduarda Oliveira da Rocha Mello, 15 anos, podem ter selado o próprio destino.

Na tarde desta quarta-feira (29) policiais civis e militares realizaram uma operação de busca pelas quatro jovens numa área de mata no bairro Juca Rosa. Segundo a polícia, havia suspeitas de que as amigas foram levadas ao local por um grupo criminoso. Bandidos usam aquela região, com frequência, para torturar e matar pessoas rivais. Ali pode até haver um cemitério clandestino.

Suspeita de fraude no Auxílio Emergencial envolve 70.296 servidores municipais na Bahia


Pelo menos 70.296 servidores municipais na Bahia – ativos, inativos – podem ter recebido indevidamente cotas do auxílio emergencial criado pelo governo federal para socorrer as famílias que ficaram sem renda em função da pandemia da Covid-19. O número foi levantado a partir da relação de pagamento das três primeiras parcelas do auxílio emergencial, que foram liberadas pelo Governo. Com isso, foi realizado o cruzamento de dados de beneficiados no estado com a relação dos servidores municipais do banco de dados do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-Ba), que inclui servidores concursados, ocupantes de cargos em comissão e agentes políticos (secretários municipais e vereadores).
Os indícios de fraude com o auxílio emergencial podem envolver recursos que chegam a R$117.171.600,00, pagos indevidamente aos suspeitos até agora. O resultado da pesquisa foi divulgado nesta terça-feira (28/07) pelo presidente do TCM-Ba, conselheiro Plínio Carneiro Filho e pelo superintendente regional da Controladoria-Geral da União (CGU), Ronaldo Machado de Oliveira.
A auditoria foi feita por técnicos do TCM-Ba e da CGU e, segundo eles, estes números poderão crescer ainda mais, já que ficaram de fora do cruzamento de dados os servidores de 99 órgãos e entidades municipais, de um total de 1.009 – trabalho que está em fase de conclusão.
O número de suspeitos de fraude no auxílio emergencial na Bahia, envolvendo servidores públicos, agentes políticos e ocupantes de cargos temporários ou função de confiança, foi o segundo maior entre todos os estados do país, só perdendo para o Maranhão.
O presidente do TCM-Ba, conselheiro Plínio Carneiro Filho, disse que a Corte de Contas continuará o trabalho para a identificação de possíveis beneficiários do auxílio emergencial entre os servidores dos 99 órgãos municipais que ficaram de fora neste primeiro cruzamento.
Plínio Carneiro Filho afirmou que o TCM será parceiro e irá auxiliar a CGU e os demais órgãos de controle para que todos os que receberam indevidamente o auxílio emergencial façam o mais rápido possível o ressarcimento devido dos valores. “A nossa Corte de Contas, no caso, não tem poder fiscalizatório, mas vamos alertar os prefeitos e todos os demais gestores públicos municipais da Bahia no sentido de adotar ações para cobrar dos servidores ativos, inativos ou agentes públicos que devolvam o mais rápido possível o que receberam indevidamente, advertindo-os sobre as punições a que estão sujeitos”, afirmou.
O superintendente da CGU na Bahia, Ronaldo Machado de Oliveira, explicou que, pela forma de operacionalização do benefício, é possível que o servidor não tenha feito solicitação para seu recebimento, mas que tenha sido incluído como beneficiário do auxílio emergencial de forma automática por estarem no Cadastro Único para programas sociais ou por serem beneficiários do Bolsa Família.
Do total de casos suspeitos de recebimento irregular de uma ou mais parcelas do auxílio, 18.203 servidores municipais estavam inscritos no Cadastro Único do governo, e receberam R$30.374,400,00. Outros 20.274 estavam relacionados entre os beneficiados do Bolsa Família, e receberam um total de R$47.377,200,00.
Os demais 31.819 servidores municipais, cujo pagamento alcançou o montante de R$39.420.000,00, receberam o auxílio por terem solicitado o benefício pelo site ou pelo aplicativo da Caixa, ou por terem sido vítimas de fraude com a utilização indevida do CPF por terceiros.
Excepcionando os casos de fraude com a utilização do CPF, o servidor que espontaneamente solicitou pelo site ou aplicativo fez uma declaração falsa ao se inscrever, e pode ser processado e punido por improbidade administrativa ou penalmente, pelo crime de falsidade ideológica e estelionato. Além disso, pode ter cometido uma infração disciplinar e, como servidor público, é passível de punição, até mesmo com a demissão a bem do serviço público.
Nestes casos, com o objetivo de nortear os entes federados quantos aos procedimentos para responsabilização administrativa de servidores que receberam indevidamente o auxílio emergencial, a CGU publicou no Portal de Corregedorias um passo a passo para orientar as corregedorias estaduais e municipais, acessível pelo seguinte endereço: https://corregedorias.gov.br/noticias/recebimento-indevido-de-auxilio-emergencial-por-agentes-publicos .
O superintendente da CGU disse que o resultado da auditoria realizada pelos técnicos do TCM-Ba e da Controladoria já foi encaminhado ao Ministério da Cidadania para bloqueio do pagamento de novas parcelas do auxílio emergencial de R$600,00 (no caso de mulheres provedoras, monoparental, R$1.200) e adoção de medidas para o ressarcimento dos valores indevidamente recebidos aos cofres públicos. As instruções para a devolução voluntária – disse – estão no site do Ministério da Cidadania e podem ser acessadas no link: devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br.
Por fim, Ronaldo Machado elogiou a parceria com o TCM-Ba e o empenho de seus técnicos para a identificação dos servidores municipais baianos que podem ter recebido ilegalmente o benefício emergencial para o enfrentamento da crise econômica gerada pela pandemia da Covid-19.

Rússia diz que terá vacina aprovada contra Covid-19 em duas semanas


A Rússia afirma ter uma vacina aprovada contra Covid-19 até 10 de agosto. De acordo com os estudos locais, os próprios cientistas estariam se voluntariando para testar a imunização. Alexander Ginsburg, diretor do projeto, confirmou ter injetado a vacina em si mesmo.

A vacina foi criada pelo Instituto Gameleya, baseado em Moscou. De acordo com as autoridades, o país espera produzir até 200 milhões de doses até o fim do ano — dessas, 30 milhões seriam exclusivas para a Rússia, de acordo com fontes em Moscou que afirmaram ao correspondente da CNN Internacional Matthew Chance.

Ainda não foram divulgados dados de segurança ou eficácia.

"Esse é um momento Sputnik", disse Kirill Dmitriev, chefe do fundo soberano russo, que está financiando a pesquisa da vacina, fazendo referência ao lançamento bem-sucedido do primeiro satélite do mundo pela União Soviética, em 1957.

"Os americanos ficaram surpresos quando ouviram os sons do Sputnik. É o mesmo com a vacina, a Rússia vai ter chegado lá primeiro", acrescentou. Essa vacina estaria na segunda das três fases de testes clínicos. Os pesquisadores almejam concluir essa etapa em 3 de agosto e conduzir a terceira fase em conjunto com a vacinação de profissionais da saúde.

As autoridades russas disseram que o desenvolvimento está acelerado por conta da severidade da transmissão local, uma vez que o país ultrapassou 800 mil casos confirmados. "Nossos cientistas estão focados não em serem os primeiros, mas em proteger a nossa população", disse Dmitriev.

Ainda segundo as fontes ouvidas pela reportagem, os dados de pesquisa estão sendo compilados agora e estarão disponíveis ao público para revisão por pares e publicação no começo de agosto.

Há várias vacinas em teste em todo o mundo, com poucas já na fase de testes clínicos amplos. A maior parte dos desenvolvedores alertaram que ainda há muito a ser feito até que se tenha uma vacina comprovadamente segura e eficaz. 

Ainda neste mês, um relatório feito em conjunto pelo Reino Unido, Estados Unidos e Canadá acusavam o país de usar hackers para invadirem centros de pesquisa da vacina.

‘Se tudo der certo, teremos vacina contra a Covid em dezembro’, diz secretário da Saúde


Em entrevista ao canal CNN, o secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, afirmou que o governo já encomendou 100 milhões de unidades da vacina experimental para a Covid-19 da AstraZeneca, desenvolvida na Universidade de Oxford, no Reino Unido.
Segundo Medeiros, o Brasil deve receber um primeiro lote, de 15 milhões de vacinas, em dezembro e, caso os testes e estudos sobre a eficácia do medicamento sejam aprovados até lá, a aplicação da imunização deverá ser iniciada. A vacina está na terceira e última fase de testes.
“Fechamos acordo para o envio de 100 milhões de doses da vacina em três lotes. O primeiro lote deve chegar na primeira quinzena de dezembro, com 15,2 milhões de doses, e o segundo chega entre dezembro em janeiro. Muito em breve, se tudo der certo, nós teremos a vacina em dezembro com a ajuda de Deus e o esforço e trabalho de toda a comunidade científica”, explicou.
O secretário lembrou do acordo feito entre o governo brasileiro e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com a Universidade de Oxford e a AstraZeneca, que garante ao Brasil a transferência da tecnologia do medicamento, que poderá ser produzido no laboratório de Bio Manguinhos, da Fiocruz. “Nessa encomenda com a Oxford e a AstraZeneca, o governo brasileiro assumiu compromisso de transferência de tecnologia para termos autonomia de produção da vacina, que será produzida no (laboratório) Biomanguinhos”.
De acordo com o secretário, os primeiros grupos a receberem a vacina serão os idosos, pessoas com comorbidades e profissionais da saúde da linha de frente no combate à pandemia.
As informações são do jornal Estado de S.Paulo.