Queda do gás de cozinha nas refinarias não chega ao consumidor


O preço do gás de cozinha despencou nas refinarias da Petrobras no fim de março, mas o consumidor ainda não sentiu o alívio no bolso. Segundo dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), o repasse está sendo represado tanto na etapa da distribuição quanto na revenda.
A Petrobras já promoveu quatro cortes no preço do gás de cozinha em 2020, um deles (de 3%) em fevereiro e três (dois de 5% e um de 10%) no fim de março, já em meio aos efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre as cotações do petróleo. No ano, o valor de venda do combustível pelas refinarias da estatal acumula queda de 21%.
Nas revendas, porém, não houve alteração. De acordo com a ANP, o preço médio de venda do botijão no país era na semana passada apenas 0,24% inferior ao praticado na segunda quinzena de março, a última antes dos cortes mais profundos nas refinarias.
Segundo a Petrobras, o preço de refinaria do gás de cozinha equivale a cerca de 30% do valor final de venda do botijão -o restante é composto impostos e margens de distribuidoras e revendedores. Assim, um corte de 20% nas refinarias levaria a uma queda de ao menos 6% no preço final.
Os preços nas distribuidoras, porém, caíram apenas 2,13% no período, para uma média nacional de R$ 51,97 por botijão. A margem dos revendedores subiu 5,68%, para R$ 17,84 por botijão. A pesquisa é feita em cerca de 4,3 mil pontos de revenda no país.
O mercado de gás de botijão vem enfrentando turbulências desde o início das medidas de isolamento, que levaram os brasileiros a comer mais em casa e, em algumas regiões, provocaram corrida para estocar o produto. Com a alta do consumo, houve problemas de entrega do produto em diversos estados.
O cenário levou a denúncias por aumentos injustificados. Em São Paulo, por exemplo, o governador João Dória (PSDB) determinou que o Procon fiscalizasse as vendas do produto em busca de práticas abusivas. Nesta terça (28), o Procon-SP disse à reportagem que os preços no estado estão caindo.
Os dados da ANP mostram, porém, que só houve queda superior a 1% em quatro estados: Ceará, Amapá, Maranhão e Piauí. O Ceará é o que teve a maior redução, de 2,43%, considerando a variação entre a segunda semana de março e a semana passada.
Em outras 22 unidades da federação, o preço ficou praticamente estável, com pequenas variações para cima ou para baixo. No Espírito Santo, por outro lado, houve alta de 6,83%.
Folhapress

STF suspende nomeação de Alexandre Ramagem na Polícia Federal


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, suspendeu nesta quarta-feira (29) a nomeação de Alexandre Ramagem como novo diretor-geral da Polícia Federal. A informação é da CNN Brasil.

O ministro do STF atendeu a uma ação protocolada pelo PDT, que questionou a nomeação após uma série de acusações feitas pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro.

Moraes pontuou em sua decisão as afirmações de Sergio Moro, que acusou Bolsonaro de querer "ter uma pessoa do contato pessoal dele” no comando da PF.

Para o ministro do STF, "o fato de a Polícia Federal não ser órgão de inteligência da Presidência da República, mas sim exercer, nos termos do artigo 144, §1o, VI da Constituição Federal, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União, inclusive em diversas investigações sigilosas". 

Ramagem foi indicado para o comando da Polícia Federal após a determinação da saída de Maurício Valeixo, nome de Sergio Moro, que deixou o Ministério da Justiça após o fato, apontando interferência política do presidente Jair Bolsonaro na PF.

A posse de Ramagem estava marcada para a tarde desta quarta-feira. 

“E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê?” Diz Bolsonaro sobre recorde de mortes por coronavírus


O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira, 29, que lamenta, mas não tem o que fazer em relação ao recorde de mortes registradas em 24 horas, com 474 óbitos, ultrapassando a China no número total de óbitos pelo novo coronavírus.
“E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre”, disse Bolsonaro, em referência ao próprio sobrenome.
Durante a entrevista em frente ao Palácio da Alvorada, uma jornalista disse ao presidente: “A gente ultrapassou o número de mortos da China por covid-19…” Foi quando Bolsonaro o respondeu que não poderia fazer nada.
Nesta terça-feira, segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, o número de mortes confirmadas por covid-19, a doença provocada pelo coronavírus, ultrapassou a marca dos 5 mil, chegando a 5.017. Na China, são 4.643.
Momentos depois, na mesma entrevista, Bolsonaro disse se solidarizar com as famílias das vítimas. “Lamento a situação que nós atravessamos com o vírus. Nos solidarizamos com as famílias que perderam seus entes queridos, que a grande parte eram pessoas idosas”, disse.
“Mas é a vida. Amanhã vou eu. Logicamente, a gente quer ter uma morte digna e deixar uma boa história para trás”, disse o presidente.
Questionado se conversaria com o ministro da Saúde, Nelson Teich, sobre a flexibilização do distanciamento social, Bolsonaro afirmou que não dá parecer e não obriga ministro a fazer nada.
Istoé

TCM rejeita contas de Itaparica e Canavieiras


Na sessão plenária desta terça-feira (28), realizada por meio eletrônico, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) rejeitou as contas das prefeituras de Itaparica e Canavieiras, da responsabilidade de Marlylda Barbuda dos Santos e Clóvis Roberto Almeida de Souza, respectivamente. Essas contas são relativas ao exercício de 2018. As irregularidades apontadas para a rejeição das contas foram extrapolação do limite máximo para despesa com pessoal e ilegalidade na abertura de créditos suplementares.
Em Itaparica, a causa da rejeição das contas foi a extrapolação do limite para despesa total com pessoal. Os gastos representaram 59,46% da receita corrente líquida, superior, portanto, ao limite de 54%. O conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza, relator do parecer, multou a prefeita em R$54.696,06, equivalente a 30% dos seus subsídios anuais pela não redução dos gastos na forma e nos prazos estabelecidos pela LRF.
A gestora também sofreu multa de R$4 mil por ressalvas feitas no relatório técnico. Entre elas, o relator destacou omissão da cobrança da dívida ativa e de multas imputadas a agentes políticos do município.
Itaparica teve em 2018 uma receita de R$58.523.000,00 e realizou despesas no total de R$63.085.427,60, resultando em déficit orçamentário de R$1.393.368,95. A prefeita cumpriu todas as obrigações constitucionais, vez que foram investidos 25,11% dos recursos provenientes de transferências na manutenção e desenvolvimento do ensino; 15,67% nas ações e serviços públicos de saúde; e 69,88% dos recursos do Fundeb no pagamento da remuneração dos profissionais do magistério.
Canavieiras
Já em Canavieiras, o relatório técnico indicou extrapolação do limite para abertura de créditos suplementares, em descumprimento ao estabelecido pelo art. 167 da Constituição Federal, o que impôs o voto pela rejeição das contas. Em sua defesa, o gestor argumentou que existe uma diferença de R$30.516,24 entre os decretos apresentados e contabilizados no demonstrativo consolidado da despesa. No entanto, o conselheiro Raimundo Moreira, relator do processo, considerou que o fato indica – o que é lamentável – deficiência no funcionamento do controle interno e da assessoria jurídica da prefeitura. O prefeito Clóvis Roberto Almeida de Souza foi multado em R$2,5 mil por essa e outras irregularidades contidas no parecer.
O relator, conselheiro Raimundo Moreira, também apontou como ressalva a extrapolação do limite das despesas com pessoal, que atingiu 59,58% da Receita Corrente Liquida, em descumprimento ao estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Entretanto, tal situação não interferiu no mérito das contas pelo fato da gestão estar em prazo de recondução.
Cabe recurso das decisões.

Rede vai ao Supremo contra Ramagem na chefia da PF


A Rede Sustentabilidade entrou com ação no Supremo Tribunal Federal para derrubar a indicação do ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem, para a direção-geral da Polícia Federal. Nome de confiança da família Bolsonaro, Ramagem teve a nomeação publicada no Diário Oficial da União na madrugada desta terça, 28.
Em primeira instância, a Rede tentou manter no cargo o ex-diretor da corporação, Maurício Valeixo, mas o pedido de liminar foi negado pelo juiz Ed Lyra Leal, da 22ª Vara Federal do Distrito Federal. A petição era assinada pelos senadores Randolfe Rodrigues e Fabiano Contarato.
No pedido ao Supremo, o partido relembra as acusações do ex-ministro Sérgio Moro, que acusou Bolsonaro de tentar interferir na autonomia da PF para obter acesso a informações de investigações sigilosas. Na segunda a noite, o ministro Celso de Mello abriu inquérito no Supremo para apurar as denúncias do ex-juiz da Lava Jato contra o presidente.
“O desvio de finalidade é patente, posto que o Presidente da República ao usar sua competência de nomear para o cargo de Diretor-Geral da Polícia Federal o faz não com interesses republicanos, de boa condução da corporação ou eficiência, mas sim com interesses pessoais não republicanos: acessos indevidos a investigações em andamento e poder de influir em tais investigações”, afirma.
A Rede também destaca a proximidade de Ramagem com a família Bolsonaro, anexando nos autos a foto em que o ex-chefe da Abin foi clicado ao lado do filho do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos). A imagem, segundo o partido, mostra que ‘não restam dúvidas’ sobre a relação íntima do clã com o nomeado.
“Instado a se manifestar por apoiadores em rede social sobre o potencial desvio de finalidade na nomeação, o Presidente da República reafirmou o objetivo de indicar um amigo para comandar a Polícia Federal: ‘E daí? Antes de conhecer meus filhos, eu conheci o Ramagem. Por isso deve ser vetado? Devo escolher alguém amigo de quem?’”, aponta a Rede, ao Supremo.
A sigla também relembra as trocas de mensagens entre Moro, Bolsonaro e a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP). Na conversa com a parlamentar, Moro diz que ‘não está à venda’ após Zambelli afirmar que, aceitando Ramagem na chefia da PF, ela trabalharia para obter com Bolsonaro a indicação do ex-juiz da Lava Jato para o Supremo Tribunal Federal.
Estadão

Bahia registra 10 mortes por coronavírus em 24h; estado chega a 1.564 casos da Covid-19


A Bahia registrou mais 10 mortes pelo novo coronavírus em relação ao boletim divulgado na última segunda-feira (27) pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (27). Nesta terça (28), o estado chegou a 93 óbitos pela Covid-19. Durante a manhã, a pasta já havia atualizado o número de mortes para 86. No boletim desta tarde, os óbitos somados chegaram a 93. O índice de letalidade é de 3,6%, menor que o do país, que chegou a 7% nesta terça. O número total de casos chegou a 2.564, 24 a mais que o primeiro levantamento divulgado nesta terça.  

Ibirataia: Mulher descumpre afastamento social em fila lotérica e acaba sendo detida


Uma mulher foi detida em Ibirataia na tarde de segunda-feira (27) por descumprir decreto municipal Nº. 4.752, de 20 de abril de 2020, que em um dos artigos estabelece afastamento social na fila da lotérica. Segundo informou a PM, mesmo após várias tentativas, a mulher se recusava a cumprir os pedidos da segurança municipal. Após ser acionada, a Polícia Militar se dirigiu ao local e conduziu a mulher até a delegacia da cidade.
Nas últimas semanas, assim como em todo o país, as grandes filas têm sido constante nas casas lotéricas. Para melhor comodidade, a Prefeitura Municipal de Ibirataia decidiu instalar grades para organização das filas e toldos de cobertura na Praça 7 de Setembro, localidade que está centralizada a casa lotérica do município. O município de Ibirataia tem 6 casos confirmados de covid-19 e um óbito.

Cresce o número de infectados pelo Covid-19 em Jequié


A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, informou na noite desta segunda-feira, 27, que foram registrados mais cinco novos casos positivos da covid-19 na cidade, elevando para 43 o total de infectados, destes, três já se encontram recuperados. Ainda segundo o boletim, 28 pessoas aguardam resultados de exames e 46 esperam pela coleta de material para análise.
A Secretaria Municipal de Saúde reafirma a importância fundamental para que a população siga, corretamente, todas as medidas preventivas, redobrando o cuidado com a higienização das mãos, evitando tocar na boca, nariz e olhos, além da manutenção do distanciamento social e do uso obrigatório da máscara, quando houver verdadeira necessidade de saírem de casa.
De acordo com as informações apresentadas pela Secretaria Municipal de Saúde, através das equipes de Vigilância Epidemiológica e Assistência à Saúde, os bairros com casos confirmados de coronavírus, em Jequié, são: Jequiezinho (10 casos); Curral Novo (8 casos); KM 3 (3 casos); Centro (3); São Judas Tadeu (4); Pompílio Sampaio (1); Joaquim Romão (6); Loteamento Jardim Tropical (5). Os três novos casos confirmados, na noite desta segunda-feira, ainda não têm a identificação da localidade/bairro onde ocorreram.

Publicidade




Visite página AQUI 






Caçamba carregada de telhas tomba na 'Curva da Garganta' na BA-650

Foto: Redes Sociais

Um caminhão caçamba carregada de telas de cerâmica tombou na noite desta segunda-feira (27), na BA-650, trecho entre Ipiaú e Ibirataia. De acordo informações de populares, o acidente ocorreu nas imediações da “Curva da Garganta”, já no município de Ibirataia. Informações de que o motorista perdeu o controle na curva. Não foram informadas a causa do acidente e se houve feridos. A Polícia Rodoviária Estadual foi acionada para registrar a ocorrência. 

Com informações do Giro

Músico algodãoense representará o Brasil na Campanha Internacional Clarinet Antivírus


O clarinetista baiano, Juvino Alves Filho foi escolhido para representar o Brasil na Campanha International Clarinet AntiVírus. A ação em solidariedade as vítimas da Covid-19 reúne 26 clarinetistas de 19 países, nos seis continentes, formando assim a Orquestra Internacional de Clarinete. A música escolhida para campanha que está sendo veiculada em todo o mundo é “A Chegada da Rainha do Sabá”, do compositor Georg Friedrich Händel.
Natural do distrito de Algodão, município de Ibirataia, Juvino Filho morou em Ipiaú, onde participou ativamente do movimento cultural local, tendo convivido e atuado com artistas como Jorginho Costa, Fauzi Maron, dentre muitos outros músicos, poetas e outros promotores da cultura nesta cidade e região. Juvino Filho é professor-doutor em música da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -UFRB, e atual presidente do Clube do Choro da Bahia.
Atuou como clarinetista e solista em diversas óperas, concertos, recitais e shows no Brasil e no exterior. Participou de espetáculos e gravações com importantes artistas, a exemplo de Paulo Sérgio Santos, Mário Ulloa, Antônio Carrasqueira, Cacau do Pandeiro, Luiz Melodia,e Luiz Caldas, dentre outros.
Foi laureado com o Prêmio Braskem Arte e Cultura e Prêmio Rumos Música Itaú Cultural e é autor do livro “A Clarineta Pelas Bandas da Bahia: O Legado de Manuel Tranquillino Bastos”, além de fundador-coordenador da Banda de Câmara Passo Doble, da Escola de Choro Cacau do Pandeiro. Juvino também é membro e coordenador do projeto CHOROSCOMFUSÃO que trabalha com formação e difusão de música.
Do seu vasto currículo também constam: Pós-Doutorado em Estudo da Pedagogia Musical Brasileira pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB e pela Universidade Nova de Lisboa-UNL/CESEM e Universidade de Aveiro; doutorado em música, com concentração em clarineta, pela Universidade Federal da Bahia-UFBA e especialização em clarineta pela Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Stuttgart-Alemanha.
O convite para a participação da Juvino Filho na Campanha International Clarinet AntiVírus, foi feito pelo clarinetista polonês Roman Widaszek que assistiu uma apresentação do instrumentista brasileiro no Festival de Clarinete de Loures, em Portugal. (Giro/José Américo Castro).

Bahia tem 83 mortes e 2.365 casos confirmados de coronavírus


A Bahia registra, até a tarde desta segunda-feira (27), 2.365 casos confirmados do novo coronavírus, com 83 mortes. As informações foram atualizadas pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Outras 501 pessoas já são consideradas recuperadas da Covid-19.

No momento, 253 pacientes confirmados para Covid-19 em toda a Bahia encontram-se internados, sendo 73 em UTI. O boletim epidemiológico registra ainda 5.360 casos descartados e 11.430 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

ÓBITOS

A Sesab contabiliza 83 mortes pelo coronavírus nos seguintes municípios: Adustina (1); Água Fria (1); Araci (1); Belmonte (1); Camaçari (1); Capim Grosso (1), Catu (1), sendo que a paciente foi contaminada na capital baiana; Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (4); Ipiaú (1); Itabuna (3); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (2); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Nilo Peçanha (1); Salvador (48); Uruçuca (4); Utinga (1); Vitória da Conquista (1). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até às 17 horas desta segunda-feira (27).

O 77º óbito foi registrado em 25 de abril, no entanto, apenas hoje (27) a vigilância epidemiológica estadual obteve acesso a Declaração de Óbito do paciente que estava internado em um hospital filantrópico de Salvador, mesmo após reiterados contatos telefônicos e o envio de e-mails para a unidade. A paciente era uma mulher de 60 anos, com histórico de diabetes e doença cardiovascular.

O 78º óbito foi registrado em 26 de abril. A paciente era uma mulher de 82 anos, residente em Salvador, que estava assintomática e possuía histórico de hipertensão, hipotireoidismo e doença de Alzheimer. Ela estava internada em um hospital filantrópico da capital baiana.

O 79º óbito foi registrado em 26 de abril. O paciente era um homem de 70 anos, residente em Salvador, com histórico de diabetes e doença cardiovascular. Ele estava internado em um hospital filantrópico da capital baiana.

O 80º óbito foi registrado em 24 de abril. O paciente era um homem de 25 anos, residente em Salvador, com histórico de Sarcoma Mielóide de Mediastino. Ele estava internado em um hospital filantrópico da capital baiana.

O 81º óbito foi registrado em 25 de abril. A paciente era uma mulher de 88 anos, residente em Salvador, com histórico de hipertensão e doença cardiovascular. Ela estava internada em um hospital filantrópico da capital baiana.

O 82º óbito foi registrado em 26 de abril. A paciente era uma mulher de 62 anos, residente em Salvador, com histórico de doença pulmonar obstrutiva crônica. Ela estava internada em um hospital filantrópico da capital baiana.

O 83º óbito foi registrado em 23 de abril. O paciente era um homem de 39 anos, residente em Salvador, com histórico de hipertensão, diabetes e epilepsia. Ele estava internado em um hospital filantrópico da capital baiana. BN

Auxílio Emergencial: Saques em dinheiro da poupança digital começam a ser liberados


A Caixa Econômica Federal (CEF) começa a liberar nesta segunda-feira (27) os saques em dinheiro dos recursos do Auxílio Emergencial depositados nas poupanças digitais do banco. Esses depósitos foram feitos para os beneficiários que não recebem Bolsa Família e que não possuem conta em outro banco.
A liberação de saques em dinheiro segue um calendário que depende da data de nascimento do beneficiário, que vai desta segunda até 5 de maio. Para quem ainda não teve o saque liberado em dinheiro, mas já teve a quantia depositada na poupança digital, os recursos podem ser usados de forma digital, para o pagamento de faturas ou usando código de barras, e para transferência para contas de outros bancos.
A limitação só vale para quem está recebendo o auxílio pela poupança digital criada pela Caixa. Quem indicou conta bancária anterior ou vai receber os R$ 600 em substituição ao Bolsa Família não tem restrição para saque.

Ibirataia: Município têm 6 casos confirmados e 1 morte de Covid-19


O município de Ibirataia teve mais dois casos de covid-19 confirmados, elevando para 06 o total já registrado. Segundo a secretaria, na última semana foram coletadas 6 amostras, das quais, 4 foram negativas e 2 positivas. Um dos testados positivo, faleceu na tarde do último dia 23 de abril. Segundo informação da secretaria, a vítima foi um homem de 57 anos, com comorbidade e histórico de internamento em Ilhéus. A segunda paciente que também testou positivo encontra-se em isolamento social e domiciliar, sendo monitorada pelos profissionais de saúde do município. A secretaria de Saúde orienta a população que se mantenha tranquila e em distanciamento social. Confira boletim abaixo:

Sede do Corinthians fica sem luz por falta de pagamento, e clube negocia


O Parque São Jorge, sede social do Corinthians, teve a energia cortada na noite de sábado (25) pela Enel, distribuidora de energia elétrica que opera em São Paulo. Em nota, o clube explicou que um erro no rodízio de funcionários culminou na falta de pagamento. "O Sport Club Corinthians Paulista informa que em virtude da mudança na rotina de trabalho em home office devido à pandemia do Covid-19 houve um erro em função do rodízio de funcionários e foi suspenso o fornecimento de energia da sua sede. As tratativas com a Enel distribuidora foram encaminhadas na última sexta-feira (24), e o serviço deverá ser restabelecido na próxima segunda-feira (27)", disse o clube em nota. A sede do Corinthians está fechada desde o dia 18 de março. O local está fechado por tempo indeterminado por causa do avanço do novo coronavírus no mundo. Cinco dias antes, o Corinthians decidiu suspender todas as atividades no clube por causa da pandemia. Na ocasião, somente as competições oficiais foram mantidas, mas sem torcedores nas arquibancadas.

Via Bahia Notícias 

Ilhéus: Prefeitura ordena uso obrigatório de máscara e muda horários de comércio


Cidade com o segundo maior número de casos de covid-19 na Bahia, Ilhéus, no Litoral Sul, terá mais mudanças no enfrentamento da pandemia. Um decreto da prefeitura, publicado na noite deste sábado (25), determinou o uso obrigatório de máscaras por todos os moradores. A medida passa a valer a partir das primeiras horas desta segunda-feira (27).

Conforme o decreto do prefeito Mário Alexandre, o uso deve ser seguido nas ruas, praças, em veículos e em estabelecimentos em geral. Em caso de desobediência, a pessoa pode ser denunciada à polícia, podendo ser responsabilizada por crime contra a saúde pública. No mesmo decreto, a prefeitura ordenou o funcionamento do comércio de serviços essenciais. Estabelecimentos como padarias, supermercados, açougues e centros de abastecimento podem abrir até as 19h.

Lojas de vendas de material de limpeza, de construção, óticas e lavanderias só podem funcionar nas segundas e quartas-feiras, das 9h às 15h. Já vendas de alimentação e remédios para animais, de insumos ou equipamentos agrícolas, oficinas, borracharias e autopeças, estão autorizadas a funcionar as terças, quintas e sextas, das 9h às 15h.

Até a manhã deste domingo, Ilhéus tinha registrado 149 casos de novo coronavírus, com quatro mortes. 

Bolsonaro vai anunciar Jorge Oliveira como novo ministro da Justiça


O presidente Jair Bolsonaro teria definido Jorge Oliveira como novo ministro da Justiça e Segurança neste domingo (26). A informação de que o secretário-geral da Presidência da República vai assumir a função foi divulgada inicialmente pela CNN Brasil. Já era de interesse do atual presidente que Jorge Oliveira aceitasse o cargo de ministro e o anúncio oficial deve sair em breve. No último sábado (25), o novo ministro esteve em reunião com Bolsonaro no Palácio da Alvorada. Oliveira assume o posto de Sérgio Moro, que pediu demissão esta semana. O governo já escolheu também Alexandre Ramagem como novo diretor da Polícia Federal. Atualmente, ele dirige a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e vai assumir o cargo no lugar de Maurício Valeixo, que foi exonerado pelo presidente. 

PF constata Carlos Bolsonaro como articulador de esquema criminoso de fake news


A Polícia Federal identificou um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), como um dos líderes na articulação do esquema criminoso de fake news, segundo investigação sob sigilo do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com a reportagem, dentro da PF não há dúvidas de que a pressão exercida pelo presidente para haver mudanças na corporação se deve a isso. Bolsonaro já teria ciência de que o filho seria o alvo da investigação. 

Para Bolsonaro, tirar Valeixo da direção da PF poderia abrir caminho para que ele obtivesse informações privilegiadas da investigação do STF ou, inclusive, pudesse trocar o grupo de delegados responsável pelo caso.

Via Bahia Notícias 

Saída de Moro decepciona e preocupa empresários


A saída de Sergio Moro do governo nesta sexta (24) foi recebida com decepção e preocupação no empresariado. O imediato impacto no câmbio alertou setores dependentes de importação. O futuro da crise política, além das negociações de Bolsonaro com o centrão, acenderam o sinal vermelho para a atração de investimentos. Até entre empresários que costumam defender atitudes polêmicas do presidente a conclusão é que um dos pilares mais fortes do governo caiu.
“É triste ver a trajetória iluminada de um juiz e personagem tão importante para a nação apagada pela burocracia e ineficiência pública”, diz Christopher Vlavianos, presidente da gigante do mercado de energia Comerc​.
Pesadelo “Fica cada vez mais evidente que o sonho de ter um plano de país como o que queremos ser, com metas claras, investimentos, ambiente de negócios competitivo, segurança, ética e justiça no amplo sentido da palavra não passa de um sonho”​, afirma Laércio Cosentino, presidente do conselho da Totvs.
Painel SA/Folha de S.Paulo

Hospital Costa do Cacau registra 57 profissionais de saúde com coronavírus


A Prefeitura de Ilhéus registrou 57 profissionais de saúde com a Covid-19. O município, localizado no sul da Bahia, tem realizado testes rápidos nas pessoas que estão trabalhando na linha de frente do combate ao coronavírus. De acordo com o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), administrado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH), cerca de 800 funcionários serão submetidos ao exame.

Do total de casos confirmados da doença na cidade, 80% deles são de profissionais de saúde. Três pessoas morreram devido a infecção, sendo uma delas o médico Gilmar Calazans, de 55 anos. Ele foi o 46º óbito na Bahia, que já contabiliza 70.

Segundo o HRCC, que possui 30 leitos de UTI para adultos, 438 profissionais de saúde já foram testados. O objetivo é achatar a curva de contágio do Covid-19 na cidade.

BN

Bahia ultrapassa 2 mil casos de coronavírus e 70 óbitos


A Bahia registrou 2.081 casos de coronavírus neste sábado (25). De acordo com a Secretaria de Saúde do estado (Sesab), 70 pessoas morreram em decorrência da Covid-19.

Segundo a secretaria, 231 pacientes confirmados para Covid-19 em toda a Bahia encontram-se internados, sendo 67 em UTI. O boletim epidemiológico registra 5.360 casos descartados e 11.155 notificações. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

As 70 mortes pelo coronavírus aconteceram nos seguintes municípios: Adustina (1); Água Fria (1); Araci (1); Belmonte (1); Capim Grosso (1); Camaçari (1); Catu (1), sendo que a paciente foi contaminada na capital baiana; Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (3); Ipiaú (1); Itabuna (3); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (2); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Salvador (37); Uruçuca (4); Utinga (1); Vitória da Conquista (1).

Bolsonaro cobrava investigações sobre Rodrigo Maia, Doria e Witzel na PF


Ao deixar o Ministério da Justiça nesta sexta-feira, Sergio Moro afirmou que o presidente Jair Bolsonaro queria interferir na Polícia Federal para ter em cargos estratégicos pessoas de sua confiança a quem ele pudesse solicitar informações de investigações. Preocupam o presidente dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal. Mas aliados dele e integrantes do judiciário afirmam também, segundo o jornal O Globo, que Bolsonaro reclamava com frequência porque achava que a PF “fazia corpo mole” ao não investigar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e os governadores João Doria (SP) e Wilson Witzel (RJ)
“A recusa em atuar no inquérito das Fake News que pode respingar no Eduardo (Bolsonaro) foi o estopim”, afirmou um integrante do Judiciário, que pediu anonimato. “Bolsonaro queria autonomia para ‘pilotar’ a PF como um todo, principalmente para investigar Maia, a quem ele vem pedindo mais empenho nas investigações”, acrescentou.
Os inquéritos do STF apuram a disseminação de fake news e ataques a parlamentares e ministros da Corte pelas redes sociais, enquanto o outro está centrado na organização de atos antidemocráticos no último fim de semana.
Os superintendentes e diretores que participaram da reunião com Maurício Valeixo na quarta-feira ficaram perplexos ao ver o presidente Jair Bolsonaro afirmar no pronunciamento ontem que o diretor-geral teria dito que estava “cansado” e que queria deixar o cargo. Duas pessoas presentes à reunião com Valeixo na quarta-feira de manhã disseram que ele afirmou apenas que “não tinha apego a cargos” e que, se ele tivesse que sair por vontade do ministro Sergio Moro, ele sairia. “É muito diferente de dizer que ele tava cansado e que ia sair, comunicando a exoneração. Ele não disse isso”, afirmou um delegado.
Existe expectativa sobre um eventual boicote como ocorreu com Fernando Segóvia durante o governo de Michel Temer, que ficou pouco mais de três meses no cargo e não contava com cooperação da própria instituição.

Jequié lidera na região o número de casos confirmados com Covid-19


As autoridades de Jequié devem está em alerta para evitar epidemia do novo coronavírus na cidade, que já registrou 31 casos da doença. A Prefeitura, em notas, tem informado, diariamente, que através da Secretaria de Saúde e demais secretarias, departamentos e órgãos municipais e estaduais vem seguindo, criteriosamente, os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), no atendimento de saúde relativo às estratégias de enfrentamento da Covid-19, reafirmando a importância de todas as medidas preventivas que já vêm sendo executadas, no âmbito do município.
Contudo, o número crescente de casos é assustador nos últimos dias. Apesar de já ter 31 casos, a Cidade Sol ainda não registrou óbito por Covid. De acordo com a Secretaria, Jequié ainda não tem contaminação comunitária do vírus e as equipes da Vigilância Epidemiológica e da Assistência à Saúde vêm mapeando todas as ocorrências.
Pelo terceiro dia consecutivo, o boletim epidemiológico do coronavírus apresenta aumento de novos casos positivos. Os dados atualizados, até às 19h, desta quinta-feira (23), trouxeram mais quatro novos casos de pessoas que testaram positivo, ampliando o número de contaminados confirmados na cidade. *Com informações do Blog Marcos Frahm

Com risco de 'lockdown', Itabuna e Ilhéus estão entre cidades mais afetadas pela Covid-19


Com a possibilidade de uma proibição de circulação de pessoas em Itabuna e Ilhéus levantada pelo governador Rui Costa (PT), os municípios apresentaram índices em proporção do número de infectados entre os mais altos do estado.

No balanço divulgado pela secretaria de saúde da Bahia, Ilhéus (825,49) e Itabuna (487,75), são a primeira e a quarta cidade com maior número de coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes. Outras cidades citadas no documento são Uruçuca (682,29), Barra do Rocha (525,03).

Em todo o estado, "os casos confirmados ocorreram em 111 municípios", "com maior proporção em Salvador (61,55%)" de acordo com o boletim emitido nesta sexta-feira (24).

Ministros do STF enxergam crimes de Bolsonaro em discurso de Sérgio Moro


Os ministros do Superior Tribunal Federal (STF) enxergaram diversos crimes do presidente Jair Bolsonaro nas declarações do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro nesta sexta-feira (24). A informação é da coluna da jornalista Mônica Bergamo.

De acordo com Moro, o presidente queria ter acesso a relatórios de inteligência da Polícia Federal, o que significa advocacia administrativa. Com isso, ele pode ser enquadrado no artigo 321 do Código Penal, que prevê até três meses de prisão para quem "patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário".

Um segundo crime seria o de falsidade ideológica por dizer que demitiu o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo. De acordo com Moro, isso não aconteceu e a decisão de saída foi do próprio Bolsonaro.

O artigo 299 do Código Penal prega que é crime "omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante".

A OAB vai pedir um relatório à sua comissão de estudos constitucionais para saber se Bolsonaro cometeu algum crime de responsabilidade, o que pode gerar um pedido de impeachment.