Micareta de Feira é adiada por ameaça de covid-19



A Prefeitura de Feira de Santana confirmou, na manhã desta sexta-feira, 13, o adiamento por tempo indeterminado da Micareta do município, que seria realizada entre os dias 23 e 26 de abril. A decisão foi motivada por causa da pandemia de coronavírus (Covid-19). “Estamos decretando uma situação excepcional em Feira de Santana com relação aos eventos festivos na cidade e eventos de massa. Faltam 40 dias para a Micareta e estamos adiando a Micareta. Estamos tratando de transmissão de vírus em eventos. É um decreto emergencial que afetará nossa cidade em todos os segmentos", explicou o prefeito Colbert Martins Filho, em coletiva. A cidade conta com três casos confirmados. Nesta quinta-feira, 12, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) recomendou a suspensão do carnaval fora de época como medida para evitar a propagação do Covid-19. Conforme justificativa da pasta, "o novo coronavírus possui capacidade de se decuplicar (multiplicar o total de casos por 10) a cada 7,2 dias - em média", e o período da Micareta de Feira coincide com a curva ascendente exponencial de casos prevista para acontecer no país. (A Tarde)

Acidente com vítima fatal em Ibirapitanga



Uma colisão entre dois veículos deixou um homem morto na BR-101, na tarde dessa quinta-feira (12). O acidente ocorreu por volta das 15h30, nas proximidades do Posto Tenente, município de Ibirapitanga. Segundo informou o blog Sulbahia1, a vítima fatal foi Naomar Ferreira dos Santos, servidor público da prefeitura de Wenceslau Guimarães, onde atuava como coordenador pedagógico na Secretaria de Educação. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Chovia no momento da colisão. O carro onde Naomar estava, um Prisma de cor prata, foi atingido na lateral por uma picape Strada. Não foi informado se o motorista da picape ficou ferido. Também não foi divulgado se havia outras pessoas no automóvel modelo Prisma. O corpo foi retirado do local pelo DPT e encaminhado para o IML. A causa do acidente será apurada pela PRF. (Giro Ipiaú)

Coronavírus faz governo antecipar metade do 13º salário de aposentados


Depois de uma série de reuniões no ministério da Economia e no Palácio do Planalto, o governo anunciou hoje à noite algumas medidas para tentar conter os danos econômicos do novo coronavírus. Uma das medidas antecipa para abril o pagamento de R$ 23 bilhões referentes à parcela de 50% do 13º salário aos aposentados e pensionistas do INSS. “O Ministério da Economia instituiu hoje grupo de monitoramento dos impactos econômicos da pandemia da covid-19. O grupo será constituído por representantes de todas as Secretarias Especiais e será coordenado pelo Secretário-Executivo, Marcelo Guaranys. As diretrizes das medidas a serem instituídas serão baseadas nas decisões do Ministério da Saúde, em linha com a Presidência da República”, disse o ministério, em nota.

Ibirataia: Comunidade de Algodão reclama da falta do sinal de celular há mais de um mês




Moradores do Distrito de Algodão em contato com nossa Redação, lamentaram indignados com a situação do único sistema de comunicação do distrito que há mais de um mês se encontra sem o sinal de celular, causando grandes transtornos e prejuízos à comunidade, aos estudantes, comerciantes, enfim, a toda população daquele distrito.

De acordo informações, um aparelho repetidor com a queda de energia queimou, em seguida veio um técnico, retirou a peça e encaminhou para São Paulo para manutenção. Por sua vez a prefeitura quer que o aparelho seja consertado através da garantia.

A empresa que consertou o aparelho disse que a manutenção custa R$ 1.600,00 e a prefeitura está se negando a pagar o valor do conserto. Ocorre que a comunidade já não aguenta mais a espera que já ultrapassa de trinta dias, causando enormes prejuízos. “Será que vamos ficar sem o sinal de celular por causa de R$ 1.600,00 com tanto dinheiro que chega no município”?, Nós moradores do distrito de Algodão merecemos respeito",disse um morador.


Tesouras Notícias 

Greve dos vigilantes: TRT-BA determina que 50% do efetivo trabalhe em serviços essenciais


O Sindicato Patronal das Empresas de Segurança da Bahia (Sindesp-BA) conseguiu nesta quarta-feira (11) uma liminar no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-BA) que determina 50% de funcionamento pra vigilantes que prestam serviços em empresas que executam atividades essenciais como bancos e INSS. A categoria deflagrou greve na Bahia na última terça (10).

Na liminar, assinada pela desembargadora presidente da Corte, Dalila Andrade, também ficou definida a manutenção de 30% do efetivo para atividades consideradas não essenciais. 

A desembargadora pediu “que os suscitados se abstenham de impedir o livre acesso de qualquer pessoa às dependências das empresas, instituições financeiras e INSS”.

O Sindesp pedia a presença de 100% do efetivo para atividades essenciais e 50% para as não essenciais e classificou a paralisação como “ilegal e abusiva”.

Bahia confirma 3º caso e segunda transmissão local do novo coronavírus


O terceiro caso do novo coronavírus foi confirmado na Bahia. A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nesta quarta-feira (11). O novo caso também foi na cidade de Feira de Santana e foi em uma mulher de 68 anos, que teve contato domiciliar com a segunda paciente do estado com o Covid-19.

Conforme boletim da Sesab a terceira paciente apresenta sintomas leves e está em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução de contato.

Este é o segundo caso de transmissão local do vírus, já sendo considerado circulante no estado. As amostras foram coletadas na residência e analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), que a partir desta semana foi autorizado a realizar os exames para detectar diretamente o Covid-19, sem necessidade de contraprova em laboratório de referência nacional. O resultado confirmando o diagnóstico foi concluído na tarde desta quarta.

Ainda conforme boletim da Sesab, a Bahia registrou 187 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. 133 foram descartados e 51 aguardam análise laboratorial. Ao todo, 25 municípios da Bahia fizeram notificações oficiais ao Cievs-BA. Ressalta-se que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. BN

Safra de Cacau deverá ser 4,8% mais alta na Bahia em 2020


A safra do cacau na Bahia para este ano de 2020 está estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 110 mil toneladas, correspondendo a uma alta de 4,8% na comparação com a safra de 2019. A informação faz parte do segundo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) relativo ao mês de fevereiro, cujas informações foram sistematizadas e analisadas nesta terça-feira (10), pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).
O levantamento do IBGE estimou a produção baiana de cereais, oleaginosas e leguminosas para este ano em torno de 8,8 milhões de toneladas, o que representa uma expansão de 6,1% na comparação com 2019. Em relação à área plantada, o IBGE projeta avanço de 0,4% na comparação anual, registrando uma extensão de cerca de 3,1 milhões de hectares. “Este é um resultado expressivo para nossa produção agrícola, inclusive com expansão da área plantada, fruto das políticas acertadas do governo do Estado para o setor. Destaque para a produção de algodão, cacau, feijão e soja, com contribuição decisiva para este crescimento.
Com isso, a Bahia ficou entre os quatro estados com as variações mais acentuadas nas estimativas das produções”, ressaltou o secretário do Planejamento do Estado, Walter Pinheiro. As projeções indicam uma produção de mandioca de 963 mil toneladas, mantendo-se estável em relação à safra passada. O algodão teve sua produção projetada em 1,5 milhão de toneladas, representando uma alta de 1,7%, em relação à safra anterior. A área plantada de 350 mil hectares corresponde a uma expansão de 5,4% na mesma base de comparação. (Pimenta)

Novo Fundeb deve ser aprovado em comissão até dia 18 de março, diz Bacelar


O presidente da comissão temática em que tramita o projeto do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o deputado baiano Bacelar (Podemos) acredita que a votação na comissão deve ocorrer até o dia 18 de março. 

"Após a leitura do relatório na comissão, foi pedido vistas [do projeto]. O período regimental das vistas terminou dia 9, então a partir desta quarta-feira começamos as discussões. Tem cerca de 35 deputados inscritos e vamos levar de 2 a 3 dias na discussão. Votou na comissão, já pode ir para plenário, se o presidente pautar. As conversas têm avançado muito, e acredito que vamos conseguir aprovar esse importante marco da educação brasileira", explicou ao Bahia Notícias.

Com o relatório apresentado, Bacelar revelou que foi fixada em 20% a complementação da União ao valor destinado ao fundo, saindo de 10%, com aumento de 100%. "A gente torna ele definitivo na Constituição. Ele era transitório, aumentamos as contribuições da União. Vai ser um instrumento de equalizar as diferenças que os sistemas educacionais têm, e vamos incorporar incentivos na melhoria da qualidade e avanços na avaliação", disse. 

Morre o ibirataense Dedé do Rádio


Faleceu nesta terça-feira (10) o ibirataense, conhecido popularmente por Dedé do rádio. Técnico em eletrônica, desportista e muito brincalhão, amigo de todos. Dedé sofria de um câncer e buscava tratamento para a recuperação de sua saúde. Seu sepultamento também ocorreu às 17h no cemitério local São João Batista.

Acusados de matar Marielle e Anderson, Ronnie Lessa e Elcio Queiroz vão a júri popular


Ronnie Lessa e Élcio Vieira de Queiroz, os homens acusados de assassinar a vereador Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, serão julgados por júri popular. A decisão do juiz Gustavo Gomes Kalil foi divulgada nesta terça-feira (10) pela Justiça do Rio de Janeiro, conforme reportagem do G1. "O embate entre a tese ministerial (do Ministério Público) e as defensivas deve ser decidido pelo Tribunal Popular", escreveu o magistrado. O crime completa dois anos no próximo sábado (14). Ronnie Lessa e Élcio Queiroz foram presos dois dias antes de o crime completar um ano. O caso é tratado como sigiloso pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Rio de Janeiro.

Greve de vigilantes afeta atendimentos em agências bancárias na Bahia


Os vigilantes do estado da Bahia entram em greve a partir desta terça-feira (10), afirma presidente do Sindicato dos Empregados de Empresas de Segurança e Vigilância do Estado da Bahia (Sindvigilantes), José Boaventura. Em Ipiaú, os vigilantes de todas as agências bancárias aderiram à greve. Anúncios indicando o movimento foram expostos nas agências do Banco do Brasil, Caixa, Bradesco e Nordeste.
De acordo com o Sindivigilantes, as reivindicações são referentes a um reajuste de 13% nos salários, além do aumento do ticket de refeição. A greve dos vigilantes pode comprometer o funcionamento dos bancos em todo o Estado, já que, por lei, as agências não podem ser abertas. Boaventura confirmou também que não tem previsão para o retorno das atividades.

Ibirataia: Festa de São José terá início nesta terça-feira; novenário às 19h


"Às vezes penso em José, querendo compreender a sua fé. Por que será que o mundo não consegue entender o que se deu em Nazaré"? Estamos mais uma vez nos preparando para a festa em homenagem a São José, e Ibirataia já está ansiosa por este grande momento de fé, louvor e adoração ao nosso senhor Jesus Cristo e ao padroeiro do município. A comunidade Católica de Ibirataia convida todos vocês para  Juntos vivenciarmos este ato de fé e amor ao projeto do Nosso Salvador, Jesus Cristo, por intercessão de São José. Teremos como Tema Central: "JUVENTUDE E VOCAÇÃO NA COMUNIDADE ECLESIAL MISSIONÁRIA". Escutar Jesus e abrir-se para seguí-lo!


Escrito por Marcos Brito

Ibirataia: Homem suspeito de assaltar loja de eletrônicos morre em ação policial



Um homem acusado de roubar uma loja de eletrônicos em Ibirataia, na manhã dessa segunda-feira (09), morreu após confronto com policiais miliares. Segundo informou o Blog Ocorrência Policial, a Loja Bruno Mídia Technology, localizada na rua Mira Rio, centro da cidade, foi assaltada por dois homens armados a bordo de uma motocicleta. Os criminosos renderam o funcionário e levaram vários aparelhos celulares. O prejuízo ainda não foi calculado.
A PM foi acionada e iniciou uma perseguição aos assaltantes. Os criminosos caíram de moto e abandonaram-a numa área rural. A motocicleta utilizada no roubo, uma Yamaha Factor de cor vermelha, placa policial NYI-5167 foi roubada no último dia 25 de fevereiro na cidade de Jequié e já foi utilizada em outros roubos na região.
A PM conseguiu interceptar um dos assaltantes nas proximidades da Fazenda Beija Flor, em Ibirataia, após troca de tiros. Ele ainda foi socorrido a Fundação Hospitalar de Ibirataia, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. O resistente foi identificado como ISMAEL SANTOS SANTANA, de 30 anos, conhecido como “Inha”, que já possuía passagem policial por tráfico de drogas na cidade de Nova Ibiá em 2015. A Polícia Militar e a Polícia Civil ainda buscam pelo segundo suspeito, que fugiu com outra arma e o material roubado. 
Informações são do Blog Ocorrência Policial

Acusado de matar esposa grávida foi espancado até a morte no presídio de Jequié


Um interno do Conjunto Penal de Jequié foi assassinado com requinte de crueldade, no último sábado (7). O corpo foi encontrado dentro de uma das celas do complexo. Segundo informações do Blog Jr. Mascote, Edmilson Ferreira dos Santos foi espancado até a morte na cela do semiaberto 3, da unidade prisional. Ainda segundo o blog, Edmilson estava preso sob a acusação de ter matado a companheira dele, Leila da Silva Oliveira, no dia 28 de janeiro deste ano, em Poções. Ele foi preso em flagrante. Leila chegou a dar entrada no Hospital Geral de Vitória da Conquista, mas não resistiu e morreu no dia 12 de fevereiro. O crime teve participação do irmão de Edmilson, um menor de idade.

Polícia Militar de Jequié comemora o Dia Internacional da Mulher e os 30 anos de seu ingresso na PMBA


Sob a coordenação da subTenente Isneia Lima, o 19º Batalhão com sede em Jequié  realizou  evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, que foi realizado nessa sexta-feira  6 de março, às 7h30, na São José Vila Gourmet, onde foram homenageadas as 97 policiais que integram o efetivo feminino do 19° Batalhão. Como parte da programação especial foi  oferecido  um delicioso café da manhã, sessão de cinema, sorteio de brindes e distribuição de rosas para todas as policiais. 


O Tenente Coronel Gondim, comandante da Polícia Militar em Jequié, relatou que a mulher está presente não só do 19º BPM, mais também na CIPE Central, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual e no Colégio da Polícia Militar. Gondim, salientou ainda que o encontro também celebrou os 30 anos do ingresso da mulher na PMBA, momento marcante na história da Corporação. 

Fonte: ASCOM - 19° BPM

Morre em Itabuna o empresário ibirataense Marcos Vieira aos 60 anos

Marcos faleceu na tarde deste domingo


Com muito pesar que recebemos o comunicado do falecimento do ibirataense Francisco Marcos Santos Vieira aos 60 anos de idade. De acordo informações de familiares, Marcos estava fazendo tratamento de sua enfermidade, buscando a sua recuperação, tendo o quadro se agravado, vindo à óbito na tarde deste domingo (08), por volta das 14:30h, no Hospital Calixto Midlej – Hospital Santa Cruz, na cidade de Itabuna. O ibirataense Marcos Vieira, técnico agrônomo, atualmente empresário no ramo de confecções na Paulino Vieira, no centro de Itabuna, gerenciou também a empresa de compras de cacau em Ibirataia do Grupo Chaves, nos tempos áureos do cacau, na década dos anos 80. 

O seu corpo está sendo velado no SAF de Itabuna, em frente ao Igrapiuna Tenis Clube, próximo ao Colégio Sistema. Ainda de acordo informações, o sepultamento ocorrerá nessa segunda (09), às 16:00h no cemitério local de Itabuna. Marcos Vieira, deixa esposa, filhos, genro, nora e irmãos. Vale ressaltar que Marcos é cunhado do ibirataense Marcelo Marcelino, presidente do Rede Sustentabilidade.


Tesouras Notícias

Veja lances da partida Bahia 0 X 0 Doce Mel na arena Fonte Nova




Bahia fecha rodada dupla com empate sem gols diante do Doce Mel

Foto: Tesouras Notícias 

Diferente do time principal, os jovens da equipe B do Bahia não conseguiram vencer na noite deste sábado (7), na Arena Fonte Nova. No placar, 0 a 0 com o Doce Mel em partida válida pela sétima rodada do Baianão. A partida foi marcada por defesas do goleiro Nilton, do time de Ipiaú.

O resultado de igualdade mantém o Bahia na liderança isolada, com 15 pontos. No dia 22 de março, o desafio será contra o Atlético de Alagoinhas, no estádio Antônio Carneiro. O jogo pode valer a classificação do Esquadrão de Aço para as semifinais do estadual.


O JOGO

Os jogadores comandados de Dado Cavalcanti começaram a partida com mais posse de bola, mas sem criar grandes oportunidades de conseguir a abertura do placar. Sem ser incomodado nos primeiros 20 minutos, o Doce Mel teve tranquilidade para se defender.

Tímido em boa parte dos primeiros minutos jogo, o Doce Mel começou a ir pra cima a partir dos 25 minutos. Com 28, veio o primeiro chute a gol com Joadson, mas Mateus Claus não teve problemas para defender.

Aos 31, o Bahia voltou a atacar, mas dessa vez com maior efetividade. Gustavo recebeu lançamento e chutou por cima da meta. Seis minutos depois, Gustavo tocou para Alesson, que finalizou para defesa de Nilton.

Antes do fim do primeiro tempo, Gustavo passou para Alesson e o atacane acertou a trave na finalização. Na sobra, Lepo chutou e Nilton fez uma grande defesa.


Segundo tempo


O Esquadrão de Aço começou o segundo tempo atrás do primeiro gol. Aos dois minutos, depois de cobrança de escanteio, Fábio Alemão cabeceou por cima da meta. Um minuto depois, Arthur Rezende tentou de fora da área, mas a bola passou longe.

Aos 14 minutos, mais uma grande chance a favor do Esquadrão de Aço. De fora da área, Régis Tosatti bateu forte com a perna esquerda para grande defesa do goleiro Nilton.

Com 20, a vez foi do Doce Mel. O time de Ipiaú trocou passes até a bola chegar em Tiago Carnaíba, que bateu de fora da área, mas o alvo não foi acertado.

A equipe tricolor seguiu tentando aos 30. Lepo cruzou, Manoel cortou errado e Helbert tirou para escanteio antes que algum jogador do Esquadrão pudesse completar.

Gabriel Esteves perde grande chance

Um minuto depois, Lepo fez grande jogava pela direita e serviu Gabriel Esteves, que tinha liberdade. Ele bateu mal na bola e errou por muito.

Após a grande chance perdida, o time de transição mantinha a posse de bola, mas não conseguiu criar oportunidades que poderiam levar o Esquadrão a um bom resultado.

FICHA TÉCNICA
Bahia 0 x 0 Doce Mel
Campeonato Baiano - 7ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 07/03/2020 (sábado)
Horário: 19h
Árbitro: Moisés Ferreira Simão
Auxiliares: Luanderson Lima dos Santos e Ledes José Coutinho Neto

Cartões amarelos: Gustavo (Bahia) / Manoel, Cal e Mychel (Doce Mel)

 

Bahia: Mateus Claus; Willean Lepo; Fábio Alemão, Anderson e Mayk; Edson, Régis Tosatti (Gabriel Esteves) e Arthur Rezende; Gustavo (Fessin), Alesson e Saldanha (Caíque). Técnico: Dado Cavalcanti.


Doce Mel: Nilton; Manoel (Andreson), Helbert, Thales e Henrique Santos; Cal, Joadson (Mychel), Tiago Carnaiba e Aleff; Maurício e Adnael (Marcelo Pano). Técnico: Índio Ferreira.

BN

Juíza acata decisão do Ministério Público do Paraguai e ordena prisão de Ronaldinho Gaúcho


A juíza paraguaia Clara Ruíz Díaz decidiu por acatar o pedido do Ministério Público paraguaio para que Ronaldinho Gaúcho e seu irmão, Roberto de Assis, cumpram uma prisão por tempo indeterminado. O cárcere pode ser de até seis meses enquanto se investiga o que ela classificou como “grave delito que atenta contra os interesses da República”. A audiência durou cerca de sete horas, de acordo com a Folha de S. Paulo. O ex-atleta brasileiro e o irmão entraram no Paraguai com documentos falsos. A justiça do país argumenta que eles não explicaram o motivo pelo qual fizeram isso. A defesa de Ronaldinho e de Roberto chegou a pedir que a prisão fosse domiciliar, porém, para isso, teriam de apresentar documento que demonstrasse residência no país ou propriedade ou aluguel de algum imóvel. “Eles não mostraram nenhum documento que demonstrasse que mereciam esse benefício da prisão domiciliar”, argumentou a Justiça. A defesa disse que irá apelar. BN

Mais de 300 assassinatos foram registrados no Ceará durante motim


O Ceará registrou 312 homicídios durante os 13 dias de motim de policiais militares, segundo o G1. O mês de fevereiro foi mais violento da série histórica do estado. De acordo com a publicação, durante a greve policial, a média foi de 26 mortes por dia. No período antes do movimento, a média era de oito por dia. O número de 456 mortes violentas registrado em fevereiro também é maior em um mês desde janeiro de 2018, quando ocorreram 482 assassinatos. BN

Bahia confirma primeiro caso do novo coronavírus


A Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou nesta sexta-feira (06) o primeiro caso importado do novo coronavírus (Covid-19) na Bahia. A paciente é uma mulher de 34 anos, residente na cidade de Feira de Santana, que retornou da Itália em 25 de fevereiro, com passagens por Milão e Roma, onde aconteceu a contaminação.
O primeiro atendimento e as amostras foram coletadas em um hospital particular da capital baiana, segundo a Sesab, e foram enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que é a referência nacional do Ministério da Saúde. O resultado laboratorial confirmando o diagnóstico foi concluído nesta sexta-feira, segundo a Sesab.
Segundo o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “trata-se de um caso importado. A paciente contaminou-se na Europa e veio manifestar os sintomas depois de ter chegado ao Brasil. Isso é diferente de haver uma contaminação interna no estado e, portanto, todas as medidas de contenção para garantir que não houve a contaminação de outras pessoas foram e estão sendo tomadas pela vigilância estadual, municipal e Núcleo Regional de Saúde Leste”, afirma o secretário.
“A paciente encontra-se em casa, na cidade de Feira de Santana, assintomática, com orientação de permanecer em isolamento, adotando as medidas de precaução de contato e respiratório. O monitoramento é realizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com a vigilância municipal de Feira de Santana”, afirmou a Sesab, em nota. A confirmação do caso foi comunicada pelo secretário no Twitter.

Aurelino Leal: Acidente com ambulância de Taperoá deixa 3 mortos; prefeito decreta luto


Três pessoas morreram e outras duas ficaram feridas em um acidente que envolveu três veículos em um trecho da BR-101 de Aurelino Leal, no Sul baiano. A batida ocorreu na manha desta sexta-feira (5). Segundo o site Ubaitaba Urgente, as vítimas que faleceram estavam em uma ambulância pertencente ao município de Taperoá, no Baixo Sul, um dos três carros envolvidos. Vieram a óbito o motorista da ambulância, uma técnica de enfermagem e um acompanhante de uma criança, que ficou ferida também. Ela foi encaminhada para o Hospital Manoel Novais, em Itabuna. Os outros carros envolvidos foram uma carreta e um carro de passeio e uma caminhonete Toyota Hilux SW4. Não há mais informações da outra pessoa ferida. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região. As causas do acidente também não foram esclarecidas. Devido ao acidente, o prefeito de Taperoá, Rosival Lopes, decretou luto oficial. 

Rio de Janeiro confirma primeiro caso do novo coronavírus, o 5º no Brasil


A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, nesta quinta-feira (5), o primeiro caso do novo coronavírus no Rio de Janeiro, segundo o G1. Com isso, subiu para cinco o número de casos confirmados no país. Os outros quatro casos importados do novo coronavírus foram confirmados em São Paulo. O primeiro foi de um empresário de 61 anos que ficou na Itália entre 9 e 20 de fevereiro. O segundo caso foi de um homem de 32 anos, que foi atendido no mesmo hospital e também visitou a Itália. O terceiro paciente confirmado com a doença é um administrador de empresas colombiano, de 46 anos, que vive na cidade de São Paulo e que viajou ao exterior ao longo do mês de fevereiro. Já o quarto foi confirmado em uma adolescente de 13 anos assintomática.

Concurso do IBGE: Bahia terá mais de 14 mil vagas; veja como se inscrever


O concurso do IBGE destinado para o Censo 2020 terá 14.395 vagas temporárias para a Bahia. Segundo o instituto, há oportunidades em todos os 417 municípios do estado, sendo 2.977 em Salvador e o restante, 11.418, no interior. Do total de vagas oferecidas na Bahia (14.395), 486 são para Agentes Censitários Municipais (ACM), sendo 41 em Salvador e as demais (445) distribuídas em outros 413 municípios. Elas exigem ensino médio completo e oferecem remuneração mensal de R$ 2.100.
As outras 1.507 vagas são para Agentes Censitários Supervisores (ACS), sendo 317 em Salvador e 1.190 em 413 municípios do interior. Elas também exigem ensino médio completo e têm remuneração mensal de R$ 1.700. As inscrições para concorrer a essas duas funções custam R$ 35,80. Para ambas, a jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
Também serão selecionados 12.402 recenseadores, sendo 2.619 para atuar em Salvador e os demais (9.783) distribuídos por todos os outros 416 municípios baianos. A escolaridade exigida é o ensino fundamental completo, e a remuneração é por produção. É possível estimar a remuneração de um recenseador no simulador que o IBGE disponibiliza no site do Censo 2020. As inscrições para concorrer a uma vaga de recenseador custam R$ 23,61. Os contratados para todas as funções farão jus a 13º e férias proporcionais, por tempo trabalhado.
As inscrições para ambos os processos seletivos começam hoje (5/03) e vão até o dia 24 de março. Elas devem ser realizadas exclusivamente pelo site da Cebraspe, organizadora do processo seletivo. Lá também é possível ver os editais completos dos dois processos seletivos. 

Informações do CORREIO

Atleta do Jequié é convocada para a Seleção Brasileira feminina de Futebol de 7.


A atleta, Lidiane Carvalho , que defendeu a camisa do Jequié nas quadras e nos gramados, acaba de ser convocada para a Seleção Brasileira de Futebol 7 para disputar a Copa América 2020.

A Competição Internacional acontecerá entre os dias 27 e 29 de março, em Porto Alegre (RS), com a participação das principais forças do continente.

Lidiane (Jequié-BA) e Paloma (Vitória-BA), são as únicas representantes do estado na seleção, o que reflete o bom trabalho que o Jequié Esporte Clube tem feito no futebol feminino da Bahia, reunindo e formando atletas de alta qualidade. 

Veja Escalação Completa da Seleção Feminina que disputará a Copa América 2020:

Monique (Corinthians-SP)
Joelma (Santa Cruz-PR)
Izabela (Figueirense-SC)
Simone (Corinthians-SP)
Paloma (Vitória-BA)
Jaqueline Cota (Gremio-RS)
Isis (Garra-PE)
Sabrina (Avai-SC)
Jessica Getúlio (Figueirense-SC)
Sonaly (Uniateneu-CE)
Marina Hoher (Figueirense-SC)
Mariana (Corinthians-SP)
Lidiane (Jequié-BA)
Paloma (Avaí-SC)
Aninha (Figueirense-SC)
Natalia Nunes (Corinthians-SP)
Taninha (Avai-SC)
Fernanda (União Ribeirão-PR)



Jequié News