Senado aprova saque do FGTS para pagamento de faculdade e de cirurgias


A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou nesta quarta-feira (14) um projeto de lei que permite o saque das contas do FGTS ( Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para pagamento de curso de nível superior e para a realização de cirurgias, exceto as estéticas. Se não houver recurso para votação em plenário, o texto segue direto para a Câmara, já que é terminativo. A alteração aumenta de 19 para 21 o número de possibilidades para saque das contas. "Entendemos que o FGTS contribuirá para retomar, em parte, a política de ampliação do acesso ao ensino superior. [E] consideramos que o projeto auxiliará o trabalhador a realizar cirurgia essencial à sua saúde, além de liberar recursos do SUS para outras necessidades", diz o autor da proposta, senador Styvenson Valentim (PODE-RN), em sua justificativa. O Palácio do Planalto é contra a proposta e tentou adiar a votação, mas foi derrotado. O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), apresentou um requerimento para realizar uma audiência pública, mas o texto não foi aprovado. Medida provisória editada pelo governo estabelece que, a partir de setembro, o trabalhador poderá retirar até R$ 500 de cada conta que tenha no fundo. Em 2020, entra em vigor nova regra que permite sacar parte do saldo FGTS anualmente.

Ibirataia: Presidente da LIF divulga demonstrativo de Receitas e Despesas do jogo Ibirataia X Jaguaquara

Foto: Reprodução/Tesouras Notícias

O presidente da Liga Ibirataense de Futebol, Damião Santos Jordão, divulgou em redes sociais nesta quarta-feira (14), o Demonstrativo das Receitas e Despesas do jogo de estreia da Seleção de Ibirataia no último domingo (11), no estádio O Tesourão contra Jaguaquara.

Em diversos comentários através da página do Facebook  da Liga Ibirataense de futebol,  o presidente foi bastante elogiado pela demonstração de transparência levando ao conhecimento do público os valores arrecadados e as despesas ocorridas. Veja abaixo o demonstrativo apresentado pela Liga Ibirataense de Futebol (LIF).




Tesouras Notícias

Ibirataia: Morre aos 85 anos o agricultor algodãoense Mesack Santana

Mesack faleceu em Ilhéus na manhã desta quarta-feira

Faleceu na manhã desta quarta-feira (14), no Hospital Costa do Cacau em Ilhéus, o ibirataense Mesack Eloi de Santana (85), agricultor, filho de família tradicional do município e um dos desbravadores do Distrito de Algodão. Mesack estava internado há 19 dias buscando a recuperação de sua saúde, porém não resistiu a sua enfermidade, vindo à óbito. O ibirataense havia perdido há cerca de dois meses sua esposa Maria da Silva Santana. Mesack Eloi deixa filhos, entre eles Valdemir Eloi de Santana, conhecido por "Cabeça", Zenilton Eloi de Santana, conhecido por  "Nego da Ambulância", além de irmãos, sobrinhos, netos, e bisnetos. O corpo está sendo velado em sua residência, no centro de Algodão. De acordo informações de familiares, o sepultamento ocorrerá às 10:00h dessa quinta-feira (15), no cemitério do distrito de Algodão. 


Tesouras Notícias 

PRF prende suspeitos e recupera carga roubada com 1,6 mil garrafas de whisky

Fotos: Divulgação/Polícia Rodoviária Federal

Três homens foram presos em um trecho da BR-116 de Vitória da Conquista, na tarde desta terça-feira (13). Outras três pessoas conseguiram fugir por um matagal. Na ação, policiais rodoviários federais apreenderam uma carga roubada com 1,6 mil garrafas de whisky, além de drogas. Além da Polícia Rodoviária Federal, participaram da ocorrência policiais civis e militares de Vitória da Conquista. Segundo a PRF-BA, a ação teve início quando os agentes federais pararam uma caminhonete Amarok, na altura do km 836 da rodovia.

Três pessoas ocupavam o carro. Ao notar atitudes estranhas dos três, os PRFs começaram as buscas. No veículo, os policiais encontraram 5 gramas de substância análoga a cocaína e duas cartelas contendo 17 comprimidos de anfetaminas (nobésio), conhecido popularmente como ‘arrebite’. Em continuidade da ocorrência, os PRFs descobriram que as três pessoas eram suspeitas de envolvimento em um assalto de carga de bebida ocorrido na segunda-feira (12) em um trecho da BR 251, em Minas Gerais.
A Amarok seguia à frente como ‘batedor’ da carga roubada. Dando prosseguimento, os agentes avistaram um caminhão Volvo. Ao notar a presença da polícia, o motorista do veículo fugiu em alta velocidade. Em um momento, os ocupantes do caminhão começaram a atirar contra os policiais. Próximo à entrada de um povoado, os três ocupantes do caminhão saíram com armas em punho e entraram em um matagal. Nenhum deles foi encontrado. Ainda segundo a PRF, a carga do caminhão era de um dos ocupantes da caminhonete Amarok.

Time de advogados da subseção de Ipiaú sagra-se campeão do XIII Torneio de Futebol de Itabuna


Torneio foi realizado na cidade de Itabuna

O Periculum In Bola, time composto por advogados da OAB-BA, subseção de Ipiaú, sagrou-se campeão do XIII torneio de futebol em sua 13ª edição organizado pela subseção de Itabuna, realizado no último sábado (10/08), na sede social da AABB na cidade de Itabuna em comemoração ao dia do advogado. A equipe que conquistou o torneio de forma invicta, venceu a final contra o time de advogados de Itabuna, Apelação FC, que buscava o tricampeonato na competição. A Equipe ainda teve o melhor goleiro do torneio, Marcelo, que levou o troféu de goleiro menos vazado. Ver Fotos


Tesouras Notícias

Brasileira é morta a facadas pelo marido nos Estados Unidos na frente dos dois filhos

Nathalia foi morta a facadas

Uma brasileira foi morta a facadas pelo marido, também brasileiro, no estacionamento do condomínio onde viviam na cidade de Concord, em New Hampshire, nos Estados Unidos. Os dois filhos do casal presenciaram o crime, que chocou os vizinhos no último dia 28. 
Nathalia Paixão, de 35 anos, chegou a ser socorrida a um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos. Ela é lembrada pelos amigos como "uma mãe que trabalhava duro". O autor, identificado como Emerson Jaques Figueiredo, de 42 anos, foi preso. Segundo a imprensa local, ele foi acusado de homicídio em segundo grau, sem possibilidade de fiança.

Um dos vizinhos presentes naquele momento relatou à emissora local "NECN" ter começado a ouvir gritos por volta do meio dia e, ao dirigir o olhar para o que estava acontecendo, viu as duas crianças tentando impedir Emerson de esfaquear Nathalia. "Depois que ela foi esfaqueada algumas vezes, ela estava no chão impotente, seus filhos choravam", afirmou Chabbi Khanal.
Leia mais Aqui

Homem mata filha de 7 meses no Dia dos Pais no MT e polícia faz escolta para evitar agressão


Um homem de 23 anos matou a filha de 7 meses em Sapezal, a 473 km de Cuiabá, no Dia dos Pais, comemorado no domingo (11), depois de passar o final de semana com ela e precisou ser escoltado pela polícia para não ser agredido. Segundo a Polícia Militar, Diogo Morais Justino tentou suicídio após cometer o crime, mas foi socorrido e levado para uma unidade hospitalar. Depois de receber atendimento, ele foi levado para uma delegacia e preso em flagrante. Os pais da criança são separados e a mãe havia autorizado que a menina passasse o fim de semana com o pai, segundo o G1. Nesse período, o homem teria ligado para a ex-mulher e dito que 'resolveria' o problema. A suspeita é que ele não aceitava o fim do relacionamento. A Polícia Militar encontrou a criança morta sobre o peito do pai. Uma chave de fenda estava ao lado dos dois. Os investigadores também encontraram duas facas molhadas e uma esponja suja de sangue. O pai, tem histórico de problemas psiquiátricos, o que pode ter sido uma das motivações do crime, segundo a polícia local.

Tragédia: Ex-prefeito de Ipirá e motorista de caminhão morrem em acidente na BA-052

Acidente aconteceu na BA-052, conhecida como Estrada do Feijão
O ex-prefeito do município de Ipirá, Anibal Ramos Aragão, de 53 anos, morreu após um grave acidente de trânsito no início da tarde desta segunda-feira (12), na BA 052, conhecida como Estrada do Feijão, no distrito de Bonfim de Feira, em Feira de Santana. Dois veículos se envolveram no acidente: uma Strada, que era conduzida por Aníbal, e um caminhão, conduzido por Roberto Carlos Gomes, que morreu no local. De acordo com informações do site Ipirá FM, o ex-prefeito ficou gravemente ferido, foi socorrido para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, mas não resistiu.

Antes de viajar para Feira de Santana, Aníbal participou da inauguração do sinal digital da TVE em Ipirá, na manhã desta segunda-feira (12), com diversas autoridades políticas. O radialista Lúcio Moura, que também estava no evento, informou ao Acorda Cidade que logo após a inauguração, Anibal foi convidado para um almoço na casa do deputado Jurandi Oliveira, mas recusou alegando que precisava seguir para Feira de Santana. Momentos depois, a notícia do acidente chegou a Ipirá.
Aníbal havia participado de inauguração momentos antes do acidente

“O deputado Jurandi Oliveira seguiu para o local do acidente e o secretário (estadual de Educação, que também estava na inauguração do sinal digital da TVE), Jerônimo Rodrigues, foi o primeiro a me confirmar o óbito”, informou Lúcio. Segundo o radialista, um policial militar relatou que Anibal foi tirado das ferragens, mas morreu na ambulância, a caminho do hospital. Anibal Aragão deixa esposa, dois filhos e neta.

Governo estadual decreta situação de emergência em três municípios


O governo do estado homologou a situação de emergência nos municípios de Maetinga, Ibicaraí e Vitória da Conquista. Os decretos estaduais publicados no Diário Oficial da última sexta-feira (9), reconhecem a situação das cidades mediante os decretos municipais publicados pelas prefeituras entre os meses de junho e julho. Dentre as problemáticas que colocam a população e a economia dos três municípios baianos em risco estão os danos recorrentes de estiagem (em Vitória da Conquista e Maetinga) e do deslizamento de terra (em Ibicaraí). O reconhecimento da situação de emergência das cidades tem um prazo de duração de 180 dias, a partir da publicação dos decretos municipais e prevê a destinação de recursos por parte do estado. 

BN

Barra do Rocha: Mulher atira em companheiro ao se defender de agressões na zona rural do município

Foto: Reprodução

Um homem de 27 anos foi baleado no início da noite desta segunda-feira, 12, na Fazenda Liberdade, zona rural do município de Barra do Rocha. De acordo informações, o tiro teria sido disparado pela companheira dele, uma mulher de 21 anos, mãe de duas crianças. Conforme as informações, durante uma discussão por causa de ciúmes, o homem teria agredido a esposa que recorreu a uma espingarda de propriedade da vítima e acabou disparando um tiro que atingiu a região abaixo de um dos joelhos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, juntamente com a Polícia Militar. O homem foi encaminhado inicialmente até o Hospital Geral de Ipiaú. A mulher foi detida por uma guarnição da PM. O caso será investigado pela Polícia Civil do Município. Até a publicação dessa matéria, nossa reportagem não conseguiu identificar os nomes dos envolvidos.

Informações do Giro Ipiaú

Seleção de Ibirataia estreia com vitória no Intermunicipal 2019

Seleção de Ibirataia (Foto: Tesouras Notícias)
A Seleção de Ibirataia que tem o apoio da Prefeitura Municipal e da Liga Ibirataense de Futebol estreou com triunfo o jogo do Intermunicipal 2019 na tarde deste domingo (11), no estádio Vicente Núncio Gazineu “O Tesourão” contra a seleção de Jaguaquara. Ver Fotos

Um bom público compareceu no estádio para apoiar a seleção ibirataense que há dois anos não disputava o certame que é considerado o maior campeonato de futebol amador do país. Torcedores jaguaquarenses também prestigiaram a estréia e foram bem recepcionados pela torcida adversária.

O Jogo

A equipe de Ibirataia comandada pelo técnico Marcio Caricchio entrou em campo demonstrando nervosismo até aos 20 minutos iniciais. Aos 25 minutos, numa jogada trabalhada pelo atacante Café, que carregou a bola pela direita, driblou a zaga encontrando livre o centroavante Cinny que escorou para o fundo das redes, abrindo o placar.


Seleção de Jaguaquara (Foto: Tesouras Notícias)

No segundo tempo, o jogo foi meio truncado, com diversas oportunidades de gols desperdiçadas por ambas as seleções. Aos 32 minutos o zagueiro Cassio Porto numa belíssima cobrança de falta, colocou a bola no ângulo superior direito do goleiro Yuri, ampliando o resultado. Placar Final: Ibirataia 2X0 Jaguaquara.


FICHA TÉCNICA


Seleção de Ibirataia 2X0 Seleção de Jaguaquara
Campeonato Intermunicipal 2019
Local: Estádio O Tesourão – Ibirataia
Data: 11/08/2019


Seleção de Ibirataia: Kamal, Dimas (Piraí), Cassio Porto, Muller, Lucas, Thuthu, Gazo, Gazinho (Elber), Cinny (Buguelo), Matheus (Lelei) e Café (Arlei). Técnico: Marcio Caricchio.


Seleção de Jaguaquara: Yuri, Zouro, Jei, Tatai, Albino (Índio), Luan, Willian (Fuen), Enoque, Tinho, Popó (Mazinho) e Jhon. Técnico: Gilvan.



Arbitragem:

Árbitro: Antonio Marcelino Belmonte (FBF – Ilhéus);
Assistente 1: Sérgio Santos de Oliveira (FBF- Aurelino Leal);
Assistente 2: Lázaro Santos Oliveira (FBF-Ubatã)
4º Árbitro – Jairo Santos da Silva – (FBF-Ibirataia)


Confira abaixo os resultados da 1ª rodada:

Quijingue 3 x 0 Canudos
Arací 0 x 1 Santaluz
Senhor do Bonfim 1 x 1 Campo Formoso
João Dourado 0 x 0 Morro do Chapéu
Retirolândia 0 x 2 Conceição do Coité
São Domingos 0 x 2 Valente
Baixa Grande 0 x 0 Ipirá
Ruy Barbosa 1 x 1 Serra Preta
Camaçari 0 x 0 Araçás
Pojuca 3 x 1 Terra Nova
Madre de Deus 0 x 1 Santo Amaro
Saubara 3 x 1 Lauro de Freitas
Conceição do Jacuípe 1 x 1 Feira de Santana
Santa Bárbara 1 x 0 Riachão do Jacuípe
São Félix 0 x 2 Cachoeira
Conceição da Feira 1 x 0 Governador Mangabeira
Maragojipe 2 x 2 Nazaré
Ubaíra 1 x 3 Valença
Maracás 1 x 0 Ibirapitanga
Ibirataia 2 x 0 Jaguaquara
Vitória da Conquista 3 x 0 Barreiras
Itambé 1 x 1 Itapetinga
Itajuípe 2 x 1 Ibicaraí
Aurelino Leal 2 x 1 Uruçuca
Itajú do Colônia 1 x 2 Camacan
Santa Luzia 1 x 2 Pau Brasil
Itarantim 2 x 1 Ilhéus
Belmonte 1 x 0 São José da Vitória
Prado 0 x 0 Eunápolis


Tesouras Notícias

Ibirataia: Homem morre eletrocutado em cima de laje no bairro AABB

Fotos: Redes Sociais

Um homem morreu eletrocutado na tarde deste domingo, 11, no bairro Antonio Jesus Silva (AABB), na cidade de Ibirataia. De acordo informações, a vítima estava numa laje ajudando o dono do imóvel, localizado no bairro AABB, à realizar um serviço na caixa d´água quando tocou no fio de alta tensão. O homem identificado até o momento pelo prenome de Renê morreu no local. A companheira de René ao tomar conhecimento da fatalidade acabou passando mal e sendo encaminhada para a Fundação Hospitalar. A vítima residia próximo ao local onde morreu. O Departamento de Polícia Técnica de Jequié foi acionado para realizar a perícia e remover o corpo para o IML.

Informações do Giro

Chegou a vez do chocolate

Eduardo Salles é engenheiro agrônomo e mestre em engenharia agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, ex-secretário de agricultura da Bahia e ex-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri). Foi presidente da Associação de Produtores de Café da Bahia e também da Câmara de Comércio Brasil/Portugal e é, há 14 anos, diretor da Associação Comercial da Bahia. Ele escreve neste Política Livre quinzenalmente, às quartas-feiras.


Agora em julho, em Ilhéus, aconteceu a XIª edição do Festival do Chocolate. E o sucesso pôde ser medido não só pelo crescimento do evento, que acompanho desde o primeiro ano, mas pela ocupação dos hotéis, restaurantes e o trade turístico no município. Essa vitória é resultado do trabalho abnegado de uma turma, comandada por Marcos Lessa, que está na luta há anos, mas que sabe o quanto ainda falta caminhar.
Não há como dissociar o cacau do sul da Bahia. O fruto e a região estão ligados de forma umbilical. E acho que devemos agradecer muito por isso. Porém, apesar de toda a riqueza que o “ouro negro” nos trouxe, ainda não conseguimos extrair dessa cultura tudo que ela pode trazer à população e à economia baiana.
Antes toda a produção de cacau era ensacada e enviada in natura para o exterior. A amêndoa era uma commoditie que trouxe muita riqueza à época. Vivemos um período sombrio com a vassoura-de-bruxa, mas aos poucos conseguimos voltar a ter esperança com a plantação de variedades resistentes à praga.
Porém, que fique claro, ainda não recuperamos o volume produtivo de 40 anos atrás. Conforme os dados, em 2018 a Bahia produziu 122,8 mil toneladas de cacau, muito abaixo das 400 mil de 1980.
E a luz no final do túnel chega porque um grupo entendeu que trabalhar com o cacau é muito mais que ver nossas amêndoas saírem dos portos com destino ao exterior. A verticalização da cadeia produtiva finalmente entrou na agenda dos produtores, empreendedores e poder público.
Lembro que quando estive à frente da secretaria estadual de Agricultura pude, com técnicos do órgão e produtores do sul da Bahia, ajudar com a formação da Câmara Setorial, fundamental na estruturação e execução da verticalização da cadeia produtiva.
Outra ação importante foi que conseguimos trazer à Bahia em 2012 o Salon du Chocolat, maior evento mundial de chocolate e que acontece tradicionalmente em Paris, na França, e 50 chocolatiers de vários países para conhecer a região, o que ajudou a acelerar o processo.
Nunca entendi o porquê de países que não produzem uma única amêndoa de cacau, como Bélgica, França e Suíça, conseguirem prestígio internacional nos seus produtos e nós não.
Nos últimos anos conquistamos prêmios mundiais por produção de amêndoas de qualidade. Temos todas as ferramentas para competir neste mercado. Há sete anos eram apenas cinco marcas de chocolate gourmet na Bahia. Hoje já são mais de 70.
Mas é preciso oferecer as ferramentas para seguir crescendo: resolver questões fundiárias, permitir que os produtores tenham acesso a crédito, incentivar uma rota específica de turismo e abrir mercados para que o chocolate fino produzido no sul da Bahia possa ser o maior vetor de crescimento da região.
Vivemos um novo ciclo com a cultura e acredito que minha missão na Assembleia Legislativa da Bahia é ajudar na elaboração de políticas públicas e execução de ações do governo federal e estadual para agregar todos os agentes da cadeia produtiva, do plantio, por meio do sistema cabruca, para a preservação da Mata Atlântica, à produção industrial em larga escala, passando por pequenos agricultores familiares e a diversificação de produtos.
Confesso que tenho enorme vontade de ajudar como filho, neto e bisneto de cacauicultores, deputado estadual, engenheiro agrônomo e apaixonado pelo cacau e o sul da Bahia. É claro que são muitos obstáculos, mas acredito demais nesta turma que tem demonstrado claramente ser possível oferecer outra realidade econômica à região.

Casal fica ferido após colisão de picape com ônibus na Lauro de Freitas em Ipiaú

Casal que ocupava picape strada ficou ferido

Um homem e uma mulher, ocupantes de uma picape modelo Strada, ficaram feridos em uma colisão com um ônibus na Avenida Lauro de Freitas, próximo ao prédio da Ceplac, no centro de Ipiaú. Conforme as informações apuradas no local por nossa reportagem, o condutor da picape identificado como Fernando Muniz teria invadido a mão contrária e colidido no ônibus que seguia sentido Jequié.

Ainda no local, populares informaram que na manhã dessa sexta-feira, Fernando teria se submetido a um exame de endoscopia na cidade numa unidade hospitalar em Jequié. Fernando confessou que estava sonolento e que fez uma ultrapassagem e em seguida “apagou”.  Ele e a mulher, de nome não informado, sofreram escoriações e foram socorridos por uma equipe do Samu. Os passageiros do ônibus e o motorista não se feriram. A Polícia Militar esteve no local, registrou a ocorrência e organizou o trânsito. 

Informações do Giro Ipiaú

STF invalida lei baiana que proibia taxa de religação de energia elétrica


O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, por maioria, invalidou norma do Estado da Bahia que proíbe a cobrança de taxa de religação de energia elétrica em caso de corte de fornecimento por falta de pagamento. A decisão foi tomada na sessão desta quinta-feira (7). A maioria dos ministros acompanharam o relator do texto, ministro Luiz Fux, no sentido da procedência da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5610, ajuizada pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).
Durante o voto, o ministro relator verificou que a Lei estadual 13.578/2016 afrontou regras constitucionais que atribuem à União a competência para explorar, diretamente ou por seus concessionários, os serviços e instalações de energia elétrica. Conforme publicação do STF, o argumento utilizado por Fux é de que os prazos e os valores para religação do fornecimento de energia encontram-se regulamentados de forma “exauriente” por resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Na avaliação do ministro, a lei baiana, apesar de ofertar maior proteção ao consumidor, tornou sem efeito norma técnica da agência reguladora competente. Na ocasião Fux citou precedentes em que Plenário invalidou leis estaduais que tratavam da regulação de serviços de energia elétrica e telefonia. 

Bahia Notícias

Comissão do Congresso aprova salário mínimo de R$ 1.040 para 2020


A Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional aprovou nesta quarta-feira (7), com atraso, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020. Entre os pontos aprovados pelos integrantes do colegiado estão o reajuste do salário mínimo, a partir do ano que vem, para R$ 1.040 e a reserva de R$ 3,7 bilhões para o fundo eleitoral das eleições municipais de 2020. Para ter validade, o texto da LDO ainda tem de ser submetido à votação em uma sessão conjunta da Câmara e do Senado. Se for aprovado, será encaminhado ao Palácio do Planalto para sanção ou veto do presidente Jair Bolsonaro. Ainda não há previsão de quando a proposta será analisada em plenário.

Ioná Queiroz tem candidatura indeferida para a prefeitura de Camamu


O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) indeferiu a candidatura de Ioná Queiroz Nascimento (PT) para a prefeitura de Camamu, no Baixo Sul. A decisão, tomada pelo juiz José Ayres de Souza Nascimento Júnior, atende ao pedido de impugnação duas outras coligações que devem concorrer ao pleito e do Ministério Público Eleitoral (MPE). Segundo a decisão, a candidatura de Ioná esbarraria na Lei da Ficha Limpa por ter seu mandato cassado em junho deste ano pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na época, a ex-prefeita foi condenada por abuso do poder econômico na campanha eleitoral de 2008. Em 2016, Ioná participou do pleito eleitoral jub-judice, sendo eleita e posteriormente cassada, fazendo com que eleições complementares fossem convocadas. O juiz lembrou o fato e alegou na sentença que "Camamu não tolera mais eleições suplementares ou descontinuidade de governo", e complementou dizendo que "a população quer e deseja normalidade, com governantes probos e competentes". O texto ainda diz que desde 2004, nenhum gestor de Camamu chegou ao fim do seu mandato. 

Senado aprova projeto que classifica animais como sujeitos de direitos e não coisas


O plenário do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (7) projeto de lei que classifica os animais como sujeitos de direitos, e não mais como coisas. Como o texto sofreu alterações, retornará à Câmara para avaliação. Conforme a proposta, do deputado Ricardo Izar (PP-SP), animais passam a ser reconhecidos como seres sencientes, ou seja, capazes de sentir emoções e passíveis de sofrimento. Segundo a Agência Senado, o texto também acrescenta dispositivo à Lei dos Crimes Ambientais para determinar que os bichos não sejam mais considerados bens móveis para fins do Código Civil. Com as mudanças, os animais ganham mais uma defesa jurídica em caso de maus-tratos.

Planalto: Jovem é estuprada após homem oferecer carona

Foto: Reprodução / Correio da Cidade

A Polícia Civil de Planalto, na região de Vitória da Conquista, sudoeste baiano, investiga um caso de estupro contra uma jovem de 21 anos. Até o começo desta quinta-feira (8) nenhum mandado judicial foi expedido, pedindo a prisão do acusado, de 52 anos. Nesta quarta-feira (7), um grupo de pessoas fez protesto na frente da delegacia. Primeiro, pela manhã quando testemunhas foram ouvidas, e depois, pela tarde, quando o acusado prestou depoimento. O homem, que trabalha como motorista, negou o crime. Segundo a Polícia, o fato ocorreu na madrugada da segunda-feira (5). A vítima relatou que foi estuprada, sob ameaças de agressão, após o acusado dizer que daria carona à jovem e outras amigas que estavam juntas. A jovem seria a última a ser deixada em casa, quando o homem então desviou para a casa dele. No local, segundo ela, o acusado a violentou. Ainda segundo a polícia, a vítima já fez exames que comprovaram a violência. O caso é apurado pela delegacia de Planalto.

Baiano é prata na dobradinha do Brasil nos 200m da natação no Pan: 'Feliz com resultado'


O nadador baiano Breno Correia, de 20 anos, conquistou a medalha de prata na prova dos 200m livre da natação no Pan-Americano, na noite desta quarta-feira (7), em Lima, no Peru. O ouro ficou com o gaúcho Fernando Scheffer, de 21. Uma dobradinha inédita da jovem dupla brasileira que são vistos como a nova geração da modalidade do país.

"É um prazer enorme estar participando do meu primeiro Pan. Sempre assisti de casa, é uma competição muito importante.  Minha segunda prova aqui e segunda medalha. Estou feliz com meu resultado", disse Breno, que na véspera conquistou o ouro com o revezamento no 4x100m livre. "Nós sabemos que a natação tem um peso no quadro de medalhas do Brasil. Então ficamos muito satisfeitos em estar contribuído mais uma vez. Minhas inspirações são Gustavo Borges e Cesar Cielo, que já brilharam em pans. Minhas provas são as mesmas que as do Gustavo", completou.

Para ser o segundo colocado, Breno marcou o tempo de 1min47s47, enquanto Scheffer ganhou a disputa com 1min46s68. O americano Drew Kibler foi bronze com 1min47s71.

100º PÓDIO NO PAN
Outro grande momento do dia foi a medalha de bronze do brasileiro Vinícius Lanza nos 100m borboleta, ao completar em 51s88. Mas não foi a cor do prêmio que chamou a atenção e sim o fato do país subir no pódio pela centésima vez neste Pan-Americano. O americano Tom Shields ficou com o ouro com a marca de 51s59 e o guatemalteco Luiz Carlos Martínez Mendes, com 51s63, levou a prata.


O Brasil é o segundo colocado no quadro medalhas com 31 medalhas de ouro, 26 de prata e 45 bronze, um total de 102. O México é o terceiro com 26 de ouro, 22 de prata e 41 de bronze na soma 89. O Canadá é o quarto com 25 de ouro, 41 de prata e 38 de bronze, 104 no total. Os Estados Unidos lideram com folga com 73 ouros, 57 pratas e 50 bronzes, o que juntos dão 180 conquistas. BN

Lula será transferido para unidade prisional em São Paulo


O ex-presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba desde abril de 2018, aonde vive em uma cela especial na sede da Superintendência da Polícia Federal do Paraná, será transferido para uma unidade prisional em São Paulo, seu estado de origem. O local ainda não está definido. É o que determinou na manhã desta quarta-feira (07/08) a juíza responsável pela execução da pena do ex-presidente, Carolina Lebbos. As informações são da Folha de São Paulo. A transferência de Lula na realidade, partiu de um pedido do superindente da Polícia Federal, Luciano Flores. Ele alega que o petista altera a rotina do prédio da PF. A defesa do ex-presidente disse que é fundamental que "o Supremo Tribunal Federal dê continuidade ao julgamento do habeas corpos" de Lula. Cristiano Zanin, advogado do ex-presidente quer "reverter a prisão injusta e o constrangimento ilegal" que julga que seu cliente está passando. Desde que foi preso, Lula vive em um espaço isolado de 15 metros quadrados no quarto andar da Superintendência em Curitiba. Às quintas-feiras, pode receber parentes à tarde e dois amigos na parte da manhã. Também pode falar com advogados pela manhã ao longo da semana. No restante do tempo, fica isolado. Desde o inicio deste ano, foi autorizado a conceder entrevistas à jornalistas.

Diário de Goiás


Embasa promove encontro com prefeitos e prefeitas do Médio Rio de Contas


Para discutir o marco legal do saneamento, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoverá, na próxima sexta (09), às 8h, no auditório do Hotel Gran Terrara, em Jequié, um encontro com prefeitos do Médio Rio de Contas. O evento contará com as presenças do secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Leonardo Góes, do presidente da Embasa, Rogério Cedraz, de deputados e lideranças regionais.
No encontro, serão tratadas as diretrizes da Lei Nacional de Saneamento Básico e a segurança jurídica promovida pela celebração de contrato de programa entre os municípios do território Médio Rio de Contas e a Embasa. De acordo com o Gerente Regional da Embasa em Jequié, César Abud Melhem, “o encontro será um momento fundamental para avançar e assegurar novos investimentos para os municípios de nossa região”, comenta.
O contrato de programa com a Embasa, por meio de cooperação entre Governo do Estado e Município, facilita a obtenção de recursos junto aos agentes financiadores públicos e internacionais, viabilizando investimentos em ações para a expansão da cobertura do atendimento dos serviços de água e esgoto de acordo com os termos do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

Lapa: Tradicional romaria bate recorde e leva mais de 1 milhão à cidade


A prefeitura de Bom Jesus da Lapa, na região do Velho Chico, oeste baiano, afirmou que a tradicional romaria bateu recordo de participação e levou mais de 1 milhão de pessoas neste ano à cidade. Segundo a gestão local, só nesta terça-feira (6) – dia da festa do Bom Jesus da Lapa – o centro da cidade recebeu mais de 600 mil pessoas. No mesmo dia, mais de 20 missas foram realizadas a céu aberto em frente à gruta do santuário do santo. Para receber esse número recorde de visitantes, a prefeitura fez investimentos em infraestrutura, limpeza e ordenamento do trânsito. “É um período em que a cidade recebe um volume de pessoas 10 vezes maior que sua população. Então, tivemos que investir pesado para acolher bem os romeiros e fazer com que ele volte no próximo ano”, disse o prefeito Eures Ribeiro. Uma operação especial para limpeza das ruas também foi realizada. O trânsito de veículos também foi alterado. Ribeiro também declarou que a rede hoteleira registrou 100% de ocupação no período. Terceira maior romaria do país, o evento ocorre há 328 anos. O evento é planejado meses antes de acontecer. 

Ipiaú: Morre o pastor Alexandro Santos Moura


Morreu na noite dessa terça-feira, 06, no Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, o pastor Alexandre Santos Moura da igreja Avivamento Bíblico, situada nas proximidades da Praça Amâncio Félix, bairro Euclides Neto. “Ele estava sentindo uma dores e quando foi fazer os exames deu diabetes, que estava muito alta. Com isso, afetou o pâncreas. Ele estava aqui no HGI e foi transferido para o Prado Valadares (em Jequié) e infelizmente não resistiu”, conta uma amiga da família. O corpo do pastor será sepultado na cidade de Ubaíra, de onde ele era natural. Pr. Alexandro era casado com Eliene Almeida Santos Moura e deixa dois filhos: Keylla Almeida Santos Moura e Pedro Lucas Santos Moura. Alexandro chegou a ser presidente da Associação dos Pastores e Líderes Evangélicos de Ipiaú. Ele também foi candidato a vereador na última eleição municipal. 

Informações do Giro em Ipiaú

Câmara aprova texto-base da reforma da Previdência em segundo turno


O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno, por 370 votos a 124, o texto-base da reforma da Previdência. Os deputados precisam analisar ainda os destaques apresentados pelos partidos. Nessa fase, podem ser apresentados apenas destaques supressivos, ou seja, que pretendem retirar trechos do texto.
A reforma da Previdência, na forma do substitutivo do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), aumenta o tempo para se aposentar, limita o benefício à média de todos os salários, eleva as alíquotas de contribuição para quem ganha acima do teto do INSS e estabelece regras de transição para os atuais assalariados.
Na nova regra geral para servidores e trabalhadores da iniciativa privada que se tornarem segurados após a reforma, fica garantida na Constituição somente a idade mínima. O tempo de contribuição exigido e outras condições serão fixados definitivamente em lei. Até lá, vale uma regra transitória.
O primeiro turno da proposta foi concluído no dia 13 de julho. Na ocasião, o texto principal foi aprovado por 379 votos a 131.
*Com Agência Câmara Notícias