Conceição do Coité: Jovem é preso suspeito de matar prima por não aceitar fim de relacionamento

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um jovem de 21 anos foi preso, nesta segunda-feira (5), suspeito de matar a prima, de 15, a facadas, em Conceição do Coité, a 220 quilômetros de Salvador. Segundo a delegacia da cidade, Kauane de Santana Pereira foi achada morta dentro de casa, na região de Barro Vermelho, por volta das 14h30 de domingo (4). De acordo com a polícia, o jovem confessou o crime e alegou que matou a vítima por não aceitar o fim do relacionamento entre os dois. Ele foi achado pela polícia na casa da mãe, na localidade do povoado da Onça. Ainda de acordo com a delegacia, o jovem deve passar por uma audiência de custódia ainda nesta segunda-feira.

Homem que tentou fugir de presídio vestido de mulher é encontrado morto dentro de cela


O preso que tentou fugir do Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, vestido de mulher foi encontrado morto, na manhã desta terça-feira (6), em sua cela no presídio de segurança máxima Bangu 1. Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Clauvino da Silva, de 42 anos, conhecido como Baixinho, teria se enforcado com um lençol. O corpo de bombeiros foi chamado, e será realizado o registro de ocorrência. Também será instaurada uma sindicância para apurar os fatos. A Seap informou que todas as celas de Bangu 1 são individuais.
Na semana passada, Clauvino tentou sair pela porta da frente vestido de mulher. Segundo a Seap, o preso iria deixar a sua filha dentro da cadeia e vestiu a roupa dela para tentar a fuga. Os inspetores penitenciários perceberam a atitude suspeita e interromperam o plano de fuga. O traficante, a sua filha e mais sete visitantes foram encaminhados à delegacia.

Vice-governador da Bahia é internado em hospital de Salvador

Foto: Camila Souza/ GOV BA

O vice-governador da Bahia e secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, João Leão (PP), de 73 anos, está internado no Hospital Aliança, em Salvador. De acordo com a assessoria do político, ele deu entrada na unidade no domingo (4). Não há detalhes do que levou o vice-governador à internação. A assessoria dele informou que o estado de saúde do vice-governador é considerado estável. Disse ainda que ele passa bem e encontra-se em observação no hospital, apenas para realizar uma bateria de exames de rotina. Não há previsão de alta. João Leão é vice-governador da Bahia desde o primeiro mandado do governador Rui Costa (PT), em 2014. Em 2018, o governador se reelegeu e Leão seguiu na vice-liderança do estado. 

Informações do G1

Barreiras-BA: Jovem Caio que estava desaparecido é encontrado morto as margens do Rio Grande


Foi encontrado agora a pouco, por volta das 9h30 da manhã desta segunda-feira, (5), o corpo do jovem Kaio Felipe Quinteiro. O corpo estava às margens do Rio Grande, fundo dos bairros Santa Luzia e Sombra da Tarde.

Desde ontem, domingo, (4), que familiares e amigos formaram uma força tarefa para procurar pelo rapaz que havia desaparecido (Ver Matéria) na madrugada da última sexta-feira, 2, no parque de exposição de Barreiras.

Um pescador encontrou o corpo e avisou os familiares que foram ao local com apoio dos bombeiros e da Polícia Militar. Uma equipe da Polícia Civil e outra da Polícia Técnica estão nesse momento no local que será periciado. As primeiras informações dão conta que ele teria vindo a óbito por afogamento.


Informações do Blog do Sigi Vilares

Saque do FGTS começa em setembro para poupadores da Caixa; veja calendário

Foto: Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal divulgou nesta segunda-feira (5) o calendário para saques de recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Para quem tem conta poupança na Caixa, o cronograma é o seguinte: nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril poderão retirar seus recursos a partir de 13 de setembro. Nascidos em maio, junho, julho e agosto vão ter direito a sacar o dinheiro a partir de 27 de setembro. Já quem nasceu em setembro, outubro, novembro e dezembro poderá retirar os R$ 500 por conta do FGTS a partir de 9 de outubro. O pagamento vai até 31 de março de 2020.

Para quem não tem conta poupança na Caixa, o cronograma muda.

Nascidos em janeiro poderão sacar a partir de 18 de outubro. Os nascidos em fevereiro, a partir de 25 de outubro. Os de março, em 8 de novembro. Nascidos em abril poderão sacar a partir de 22 de novembro, em maio, 6 de dezembro, e em junho, 18 de dezembro. Os nascidos em julho poderão sacar a partir de 10 de janeiro de 2020. Em agosto, em 17 de janeiro. Nascidos em setembro, a partir de 24 de janeiro, enquanto os nascidos em outubro poderão sacar a partir de 7 de fevereiro. Nascidos em novembro, a partir de 14 de fevereiro. E nascidos em dezembro, a partir de 6 de março. Leia Mais

Ubatã Motofest reuniu centenas de motociclistas no final de semana

Fotos: Valdir Santos

Magnífico, fantástico, magistral. Não faltaram adjetivos para classificar o Encontro Nacional de Motociclistas – o Ubatã Motofest – realizado nos dias 02 e 03 de agosto na Avenida Landulfo Alves, em Ubatã. O evento reuniu cerca de 300 motociclistas de diversas partes do Brasil e contou também com exposição de motocicletas e de veículos, verdadeiras relíquias que foram contempladas pelo público presente. O Ubatã Motofest fomentou a economia do município, levando as pousadas a 100% de ocupação, lotou restaurantes, salões de beleza, supermercado, comércio em geral e fez a alegria dos vendedores ambulantes.

Extasiados, os ubatenses teceram diversos elogios ao evento nas redes sociais. “A melhor festa já realizada em Ubatã”, disse um; “Foi fenômeno. Tem de fazer todos os anos”, disse o outro. Segundo o prefeito, em exercício, Paulo Silva e o Secretário de Administração, Expedito Rigaud, devido ao sucesso do evento, o Ubatã Motofest passará a fazer parte do calendário festivo do município. Então, até 2020. 

Informações do Ubatã Notícias

Simões Filho foi a cidade baiana com maior taxa de homicídios em 2017, diz Atlas


Ao longo de 2017, Simões Filho teve 163 homicídios, sendo 156 deles registrados e os sete restantes ocultos. Com isso, a cidade registrou uma taxa estimada de 119,9 assassinatos para cada 100 mil habitantes - naquele ano, a população do município era de 136.050 pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No âmbito nacional, o município da região metropolitana teve a quarta maior taxa de homicídios, atrás apenas de Maracanaú (145,7), no Ceará; Altamira (133,7), no Pará; e São Gonçalo do Amarante (131,2), no Rio Grande do Norte.

Os números são do Atlas da Violência 2019, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nesta segunda-feira (5). O estudo tomou como base a soma do número de óbitos por agressão, o número de óbitos ocasionados por intervenção legal e o número de homicídios ocultos (saiba mais aqui).

No caso da Bahia, a análise das cidades com mais de 100 mil habitantes mostrou ainda que Porto Seguro e Lauro de Freitas compuseram o ranking das cidades com as maiores taxas em 2017. Em Porto Seguro, o Atlas contabilizou 152 assassinatos, numa taxa de 101,6 ocorrências. Já em Lauro de Freitas, que fica na Região Metropolitana de Salvador, 196 homicídios foram registrados, com taxa de 99,0.

Tremor de 5.8 de magnitude é registrado no Oceano Atlântico próximo ao litoral nordestino


Um tremor de 5.8 de magnitude foi registrado no Oceano Atlântico na noite deste domingo (4). De acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o terremoto aconteceu às 21h40, a cerca de 700 quilômetros da ilha de Fernando de Noronha. Nas redes sociais circularam mensagens que falavam do risco de um possível tsunami no litoral nordestino. Porém, o coordenador do Laboratório Sismológico da UFRN, Aderson Nascimento, esclarece que não há risco nenhum de tsunami ou alterações no mar por causa deste tremor. “O movimento de solo que foi registrado não oferece risco nenhum de tsumani na costa do Brasil”, afirmou. De acordo com Aderson, tremores de magnitude acima de 5.5 são menos comuns nessa área, mas abaixo disso são “razoavelmente comuns”. 


Informações do G1

Família procura jovem desaparecido em Barreiras


Seleção de Itamaraju vence Porto Seguro na abertura do Intermunicipal 2019

Seleção de Itamaraju

A seleção de Itamaraju venceu Porto Seguro durante jogo válido pela abertura do Intermunicipal 2019. A partida realizada na tarde deste domingo (04/08) no estádio Barbosão em Itamaraju contou com um jogo bastante movimentando. O jogo começou truncado e aos poucos as jogadas trabalhadas foram aparecendo, em bola parada o camisa 10 de Itamaraju cruzou na área adversária e o camisa 11 abriu o placar para os donos da casa. Ainda no primeiro tempo Itamaraju ampliou com o camisa 10 após falha do goleiro de Porto Seguro. Já perdendo, Porto Seguro teve seu jogador Beto expulso. No segundo tempo pouca coisa mudou, as duas equipes tentaram gols mais Itamaraju administrou o placar vencendo a partida por 2 x 0.
Torcedores lotaram as arquibancadas do Barbosão



RJ: Traficante tenta fugir de presídio vestido de mulher

Foto: Divulgação

Um detento do presídio Gabriel Ferreira Castilho, o "Bangu 3", foi flagrado ao tentar fugir vestido de mulher. O traficante Clauvino da Silva, mais conhecido como Ronca, usou uma máscara, peruca e roupas femininas. Segundo o portal Extra, a tentativa de fuga ocorreu nesse sábado (3), no fim da visita. A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro disse que a filha dele, Ana Gabriele Leandro da Silva, é suspeita de ter ajudado. Outras oito visitantes, uma delas grávida, também são suspeitas. Clauvino estava preso na galeria B7, que abriga os chefes da maior facção criminosa do Rio. Acusado de tráfico de drogas, o detento de 42 anos foi condenado a 73 anos e 10 meses de prisão. De acordo com a publicação, ele foi um dos 31 presos que fugiu pelo esgoto do Instituto Penal Vicente Piragibe, também no Complexo de Gericinó, em fevereiro de 2013. Logo após a fuga, ele foi capturado em Angra dos Reis.

Via Bahia Notícias

Petrobras reduz preço do gás residencial e empresarial nas refinarias

Foto: Reprodução

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira, 2, redução no preço do GLP residencial (embalagens de até 13 quilos) e empresarial (destinado a embalagens acima de 13 quilos) para as distribuidoras. Os novos valores passam a valer a partir de segunda-feira, 5. O preço do botijão de gás de cozinha terá redução de 8,17% e passará a custar 24,06 reais para as distribuidoras, de acordo com o site da estatal. Essa foi a primeira queda neste ano na cotação do GLP residencial, que tem sido reajustada a cada três meses, para, segundo a petroleira, suavizar impactos da volatilidade no mercado externo sobre os valores domésticos. A companhia também reduziu em 13% os preços médios do GLP industrial e comercial, vendido em embalagens de mais de 13 quilos em suas refinarias.
É o segundo corte consecutivo nos valores desse produto, que já havia sofrido queda de 9,8% em 24 de julho – o primeiro reajuste para baixo do preço desde fevereiro. Os valores anunciados pela Petrobras representam o custo sem adição de impostos para venda do botijão às distribuidoras. O repasse dos preços ao consumidor final depende das estratégias das distribuidoras e revendedoras. Em nota, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) estimou que a Petrobras ainda tem praticado ágio de cerca de 31% em relação ao mercado internacional. 
Informações da Veja

Homem morre em confronto após polícia descobrir acampamento do tráfico em Nazaré

Foto: DPC Maia, IPC,s Luiz Dias
Edivan Vieira dos Santos morreu no início da tarde desta quinta-feira (01) após uma troca de tiros com a polícia por volta das 14:30, na Rua das Pedreiras em Nazaré das Farinhas, no recôncavo baiano. Segundo a polícia, um acampamento que servia para comercialização, embalagem e distribuição de drogas ilícitas foi descoberto após denúncia. Segundo a polícia, ao chegarem ao local foram recebidos a tiros. Durante o confronto, Edivan foi atingido, vindo a óbito. No local foram apreendidas embalagens plásticas, pinos para acondicionamento de cocaína, 03 balanças de precisão, uma pequena quantidade de maconha, 01 aparelho de GPS e uma metralhadora 9mm. Todo o material foi apresentado na delegacia do município e o corpo removido para do Departamento de Polícia Técnica.

Brasileiro cai durante prova do Pan-Americano

Foto : Reprodução / Twitter
No décimo primeiro dia de disputas dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, um susto no hipismo complicou a situação da equipe do Conjunto Completo de Equitação (CCE) – que inclui as modalidades Adestramento, Cross-Country e Salto, neste sábado (3). As informações são da Agência Brasil. O cavaleiro brasileiro Ruy Leme da Fonseca, sofreu uma queda durante prova e o cavalo Ballypatrick SRS caiu em cima do atleta. Ruy foi levado a um hospital para examinar o ombro, mas, apesar do susto, não se machucou com gravidade. O cavalo também não se machucou. A equipe do Brasil busca uma das duas vagas em disputa para a Olimpíada de Tóquio 2020. Os brasileiros foram bem no Adestramento ficando na terceira posição, com 85,90 pontos perdidos, atrás de Estados Unidos (76,40) e Canadá (81,30). A queda e a consequente eliminação de Fonseca complica a situação do Brasil, que não terá mais direito a descarte da pior nota. Ainda disputam o cross-country pela equipe verde-amarela Rafael Losano, Marcelo Tosi e Carlos Parro. (Metro1)

Seleção brasileira de vôlei vence dominicanas no tie-break e garante vaga em Tóquio 2020

Foto: Divulgação/FIVB
Próxima parada: Tóquio. A seleção brasileira feminina de vôlei garantiu vaga para disputar o terceiro ouro olímpico em 2020. Neste sábado (3), com a vitória no tie-break sobre a República Dominicana na última rodada do Pré-Olímpico, em Uberlândia (MG), o Brasil assegurou a participação em mais uma edição de Jogos Olímpicos na capital japonesa.
Brasil e República Dominicana chegaram à rodada decisiva do torneio em condições iguais de conquistar a vaga olímpica. O Pré-Olímpico é disputado em sistema de pontos corridos, então quem vencesse ficaria com o primeiro lugar. 
Melhor para as brasileiras. A seleção venceu a partida contra as dominicanas no quinto set: 3 sets a 2 (parciais de 25/22, 25/19, 23/25, 18/25 e 15/10), em 2h15 de partida, na Arena Sabiazinho. A seleção brasileira não fica fora de uma edição dos Jogos desde a primeira participação em Moscou 1980.
Com a vitória, o Brasil terminou na liderança do Grupo D, com sete pontos e três vitórias. A República Dominicana ficou em segundo, também com sete pontos, mas com uma vitória a menos. Camarões e Azerbaijão definirão terceiro e quarto colocados ainda neste sábado. (Bahia.Ba)

Vereadores de Itabuna se mobilizam para evitar o fechamento da Nestlé


Itabuna se une contra o fechamento da Nestlé depois que uma mensagem entre um cidadão e o Governo do Estado em uma rede social. O governo se comprometeu a fazer uma reunião com a direção da Nestlé para tratar da situação de Itabuna, mas afirmou que “a fábrica não deixará o Estado”.
Mas a questão não é essa. A empresa tem outra fábrica em Feira de Santana, que pode manter sem “sair do estado”. A questão é fechar a de Itabuna, onde a Nestlé, há mais de 35 anos, produz as linhas Nescau, Nesquik e Farinha Láctea de 200 ml.
Os vereadores de Itabuna se mobilizaram e devem ser recebidos pela direção da Nestlé na terça-feira. A decisão saiu depois que a Câmara foi visitada por representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Alimentação da Bahia (SindAlimentação).
“A Câmara de Vereadores fala em nome do município e representa os interesses da população” disse o sindicalista Eduardo Sodré, que esteve acompanhado dos colegas Kleber Santiago, Eldon Almeida e Danillo Cesar.
Depois da reunião, o presidente do Legislativo, Ricardo Xavier, solicitou audiência com a diretoria da Nestlé. “Essa conversa será importante para termos embasamento do que realmente está acontecendo e saber como o Legislativo pode ajudar na permanência da fábrica”, disse Xavier.
Fechamento
Os planos de encerrar as atividades da fábrica em Itabuna deixariam 300 desempregados, incluindo pessoal de serviços gerais e manutenção, por isso o sindicato retomou uma luta que já teve um capítulo em 2016, quando houve o boato de que a unidade fecharia.
Consultada pelo jornal A Região na época, a Nestlé negou a intenção de encerrar as atividades e acrescentou que nos últimos anos tinha investido R$ 40 milhões na modernização da fábrica. O que aconteceu foi um plano de férias coletivas.
O setor de comunicação corporativa da Nestlé informou ao A Região que a unidade itabunense “continuará operando normalmente após o período de férias coletivas”, retomando as atividades “já nos primeiros dias de 2017”. A medida tinha sido para ajustar a produção à demanda daquele ano.
Desta vez, ela explica que está concentrando seus investimentos na ampliação da unidade de Feira de Santana, responsável pelo abastecimento da região Nordeste. “Estamos chamando a atenção dos vereadores, prefeitos e governo do estado”, diz o sindicato.
“Tudo indica que vai ser fechada. Vamos organizar e fazer forte movimento de trabalhadores. Itabuna não pode perder essa fábrica”, disse um dos coordenadores do SindAlimentação. A Nestlé de Itabuna recebe incentivos fiscais do estado.
A Região

Homem confessa que matou e enterrou ex-mulher no banheiro de casa há 25 anos


Um homem de 64 anos identificado como Jairo Narciso da Silva se entregou a Polícia Civil e confessou ter matado e enterrado a ex-mulher no banheiro na casa onde morava, em 1994, no município de Sinop, no estado do Mato Grosso. Jairo fez a confissão companhado da atual mulher na terça-feira (30). À polícia, Jairo afirmou que confessou o crime por arrependimento. Ele relatou que na época, há 25 anos, tinha ciúmes da mulher por ela sair à noite. A vítima, Luzinete Leal Militão, tinha 28 anos na época, foi morta com golpes de uma barra de ferro. Na época do crime, Jairo registrou uma ocorrência alegando que a mulher havia fugido com um amante e deixado os filhos. Os filhos só souberam o que aconteceu depois que Jairo confessou o crime. BN

AL-BA: Deputados falam em resgatar imagem da Casa e aumentar celeridade em 2° semestre


A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) deu o pontapé inicial para o segundo semestre do ano, nesta quinta-feira (1°), com o retorno aos trabalhos após um recesso de 30 dias. Para essa segunda metade do primeiro ano da nova Legislatura, o presidente da Casa, deputado Nelson Leal (PP), falou em aumentar a celeridade dos trabalhos e aprovar mais projetos. A AL-BA tem metas audaciosas para o resto de 2019. Entre elas, aumentar o número de projetos de deputados analisados em plenário e apreciar os quatro últimos exercícios fiscais do governador Rui Costa (PT) (saiba mais aqui), algo inédito para o parlamento. “Vamos dar mais celeridade para a Casa e vamos fazer isso primeiro dando continuidade ao trabalho árduo e atuação profícua nas comissões. Vamos também agilizar as votações das contas do governador. Até o final do ano, a expectativa é que sejam votadas todos os quatro exercícios”. A votação deve acontecer sem acordo entre acordo e oposição para favorecer o debate e desgate do governador pelos oposicionistas. 

Leia mais no Bahia Notícias

Dony De Nuccio pede demissão da Globo após infringir regra da emissora


Dony De Nuccio não integra mais o quadro de funcionários da TV Globo. O apresentador do ‘Jornal Hoje’ se envolveu em uma grande polêmica ao assinar um contrato com a Bradesco Seguros e se tornar o novo “garoto propaganda” da empresa.
Segundo o site ‘Notícias da TV’, o jornalista violou uma das regras do contrato com a emissora carioca que proíbe seus comunicadores de representar uma marca sendo jornalista na casa.
“É vedado a qualquer Integrante usar a visibilidade ou o prestígio do Grupo Globo, assim como seu cargo ou função para influenciar alguém ou obter vantagem pessoal, seja patrimonial ou de outra natureza”, diz um trecho do contrato exposto pela publicação.
De acordo com notas fiscais obtidas pelo jornalista Daniel Castro, o jornalista faturou R$ 7 milhões “escondido” da emissora com a produção de videos para treinamento de funcionários do banco. Os comprovantes foram emitidos entre 12 de julho de 2017 e 17 de junho deste ano, pela empresa da qual Dony é sócio, a Prime Talk Produções.
A peça publicitária com a imagem de Dony circulou apenas entre funcionários da empresa, mas foi o suficiente para causar conflitos na Globo. Com isso o jornalista, que pediu demissão da emissora nesta quinta-feira (1), pediu para que fosse retirado o conteúdo onde aparece como apresentador do ar.
A TV Globo ainda divulgou as mensagens trocadas entre o diretor de Jornalismo da emissora, Ali Kamel e Dony, onde ele diz que não imaginava que o projeto com o banco iria infringir as regras do contrato com a emissora.
“Reitero que minha função não era negociar valores com clientes, mas sim trabalhar na concepção dos projetos e em seu conteúdo […] Frente à recente onda de ataques que venho sofrendo, e com indícios de criminosa invasão de computadores, arquivos e mensagens, procurei vasculhar o histórico de dois anos de e-mails enviados por mim enquanto cumpria função na empresa. De fato, na esmagadora maioria das vezes, eu não tratava de valores com contratantes. Mas, em algumas circunstâncias pontuais, e das quais eu sinceramente não me recordava, há sim menção a cifras e projetos. […] De qualquer forma, fui traído pela memória. E me penitencio por isso. […] E lamento que, mesmo sem dolo, não tenha percebido isso antes. Não quero mais, por qualquer que seja o artigo ou vazamento na contínua tentativa de destruir minha reputação, constranger você, a Globo ou a minha família”.
A emissora entendeu que não houve má-fé do apresentador, mas o repreendeu Dony por violar suas normas editoriais.

Bahia.ba

Após recesso, Câmara Municipal de Ipiaú retorna às atividades nesta quinta-feira


Nesta quinta-feira, dia 1º de agosto, acontece o retorno dos trabalhos da Câmara Municipal de Ipiaú, referente ao segundo período do ano legislativo de 2019. Como o regimento interno da Casa determina o período, de gozo de férias, muitos dos edis mantiveram os seus gabinetes abertos para ouvir e atender as demandas da população. O Presidente San de Paulista disponibilizou a abertura dos gabinetes bem antes do recesso a todos os vereadores, e afirmou que espera um retorno promissor e disse que irá conduzir a sua gestão como vem fazendo, “com muito respeito, e sempre voltado para atender e beneficiar a toda a população”. San também comentou que “os embates e divergências políticas sempre existirão, mas que, como mediador, irá tentar de todas as maneiras manter o respeito e a ética entre o Legislativo e o Executivo.

Do Giro em Ipiaú

Suspeitos de matar adolescente e criança em Gandu morrem em confronto com policiais

Assassinos  tinham fugido para Lauro de Freitas

Dois suspeitos pelas mortes de uma criança de 9 anos e um adolescente de 16 em Gandu foram mortos pela Polícia Militar em Itinga, bairro de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), nesta quarta-feira, 31. José Marcos Santos e Cristiano Oliveira dos Santos foram localizados no local por equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e da 60ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Gandu). Os dois tinham mandados de prisão em aberto. Eles fugiram de Gandu depois do crime, em 19 de julho, e se esconderam na RMS.


Segundo a polícia, houve cerco aos criminosos no local em que eles foram encontrados. Os dois teriam resistido e na troca de tiros foram baleados. Socorridos ao Hospital Menandro de Faria, acabaram morrendo. A PM apreendeu com eles dois revólveres calibre 38, munições e porções de drogas. Um garoto de 9 anos e um adolescente de 16 anos foram mortos a tiros na manhã do dia 19, na cidade de Gandu, no interior da Bahia. O garoto Lucas de Jesus da Conceição chegou a ser socorrido para um hospital local, segundo informações da Polícia Militar, mas não resistiu aos ferimentos. Já o jovem Adriel da Silva dos Santos morreu no local.
Segundo investigações preliminares da Polícia Civil, os bandidos chegaram de moto procurando por um homem com quem tinham uma disputa ligada ao tráfico de drogas. O alvo conseguiu fugir. Como represália, os bandidos então atacaram Lucas e Adriel, que estavam no local, no bairro Beira Rio. PMs da 60ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Gandu) foram chamados por volta das 11h. A criança já tinha sido socorrida por populares e o adolescente já estava sem vida. Os policiais fizeram buscas na região buscando pelos suspeitos, mas ninguém foi preso na ocasião. 
Informações do CORREIO

Fifa aprova Copa do Mundo Feminina 2023 com 32 seleções


O Conselho da Fifa aprovou o aumento de seleções na próxima edição da Copa do Mundo Feminina, marcada para 2023. A decisão ocorreu na tarde desta quarta-feira (31). Com isso, a competição passa de 24 para 32 seleções. No entanto, ainda não se sabe onde será disputada a edição de 2023. 

"O surpreendente sucesso da Copa do Mundo Feminina da Fifa deste ano na França deixou claro que é hora de manter o ritmo do futebol feminino. Fico feliz em ver essa proposta -a primeira de várias-- se tornando uma realidade", disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino, segundo a Folha de S. Paulo. 

Brasil, Argentina, Austrália, Bolívia, Colômbia, Japão, Coreias do Sul e do Norte (juntas) e África do Sul concorrem para receber a Copa de 2023. O anúncio do vencedor acontece em maio de 2020. 

"A Copa do Mundo Feminina da Fifa é o gatilho mais poderoso para a profissionalização do futebol feminino, mas acontece apenas uma vez a cada quatro anos e é apenas o topo da pirâmide muito maior. Enquanto isso, temos o dever de estabelecer as bases e fortalecer a infra-estrutura de desenvolvimento do futebol feminino em todas as confederações", completou Infantino.

Justiça condena ex-vereador de Itabuna a 19 anos de prisão por corrupção


Um ex-vereador de Itabuna, Clóvis Loiola de Freitas, foi condenado a 19 anos e cinco meses de prisão em regime fechado. A sentença, dada pelo juiz  2ª Vara Criminal de Itabuna, Eros Cavalcanti, em julgamento realizado nesta terça-feira (30), responsabiliza Clóvis por contratações irregulares de empresas, realizadas em 2012 através de processos licitatários nulos e fraudulentos, na Câmara de Vereadores. Segundo o G1, dez pessoas foram julgadas por terem participado das fraudes. Na câmara, outros quatro funcionários foram condenados e três foram absolvidos. 

Clóvis Loiola de Freitas, foi condenado a 19 anos e cinco meses de prisão
Duas pessoas tiveram a punibilidade extinta e o processo suspenso. De acordo com a ação que resultou no julgamento, movida pelo Ministério Público, existia um esquema com a intenção de beneficiar empresas nas licitações, ou proporcionar a contratação de empresa que era responsável por realizar os desvios de recursos públicos. O ex-vereador foi preso em julho por promter vantagens em marcações de consultas, exames e cirurgias em toroca de dinheiro - esta é a segunda vez de Clóvis na prisão, a primeira prisão aconteceu por improbidade administrativa. 

Via Bahia Notícias 

TRE vai realizar mutirão para acelerar recadastramento biométrico no interior


O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) vai realizar, entre os dias 10 e 18 de agosto, mutirões de atendimento para acelerar o recadastramento biométrico em cidades do interior do estado. Os primeiros municípios serão Brotas de Macaúbas, Ipupiara, Itaguaçu da Bahia e Capela de Alto Alegre. As localidades contempladas têm registrado baixos índices de comparecimento da população. Os postos e cartórios eleitorais das cidades beneficiadas vão atender das 8h às 18h, de segunda a sexta. Aos sábados e domingos o atendimento será das 8h às 16h. Outras cidades serão escolhidas. Cerca de 281 municípios estão em fase obrigatória de recadastramento biométrico; 41 delas deverão concluir o processo já no próximo dia 31 de outubro. Já outras 240 cidades têm até 18 de fevereiro de 2020 para finalizar a revisão. BN

Presidente da OAB vai ao STF para Bolsonaro explicar declarações sobre morte do pai


As declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre o pai do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz (leia aqui), motivaram o titular da Ordem a entrar com uma interpelação nesta quarta-feira (31) no Supremo Tribunal Federal (STF) para que Bolsonaro dê explicações. O nome de Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, desaparecido durante a ditadura militar, foi utilizado por Bolsonaro na segunda-feira (29) durante crítica a OAB. Conforme apurado pelo G1, a  defesa quer que Bolsonaro dê explicações sobre a afirmação de que "um dia" contará ao presidente da Ordem como o pai do advogado desapareceu na ditadura militar, caso a informação interesse ao filho. Na ocasião, Jair Bolsonaro ainda afirmou que Santa Cruz "não vai querer saber a verdade" sobre o pai. Depois, disse que o Fernando Santa Cruz foi morto por companheiros da Ação Popular (AP), organização de esquerda na qual ele militava e classificada pelo presidente como "grupo terrorista".