Brasil: 91% dos deputados alvo da Operação Lava Jato disputam eleição



Dos 55 deputados federais alvo de inquéritos e ações penais na Operação Lava Jato, 50 (o equivalente a 91% do total) vão disputar as eleições deste ano, de acordo com levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo. A maior parte dos parlamentares (42) disse que disputará a reeleição; quatro pretendem concorrer a uma vaga no Senado; dois a governos estaduais; um ao Legislativo estadual e um à Presidência da República. Três deputados não responderam ou estão indecisos, enquanto apenas dois disseram que não vão ser candidatos. Se eleitos para o Congresso, eles mantêm foro privilegiado para serem investigados e julgados em casos que tramitam no Supremo Tribunal Federal. Com o novo entendimento firmado pelo STF, no entanto, o foro para parlamentares federais só vale para crimes praticados no mandato e em função do exercício do cargo. Crimes comuns ocorridos antes de assumirem seus cargos ou sem ligação com os mandatos podem ser julgados por tribunais de primeira instância. Nesta terça-feira (15) o STF julgará o primeiro político com foro na Corte no âmbito da Lava Jato, quase dois anos após aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República. Será o caso do deputado Nelson Meurer (PP-PR), réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele é um dos que responderam que não pretendem concorrer neste ano.

Bahia: Número de casos de H1N1 sobe 14% em seis dias



Em seis dias, os casos confirmados de H1N1 subiu de 100 para 114 na Bahia. O avanço representa um aumento de 14%, segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), nesta terça-feira (15). De acordo com o órgão, apesar do avanço dos casos, o número de pessoas mortas não cresceu em relação ao ultimo levantamento, divulgado no dia 9 de maio. Desde essa data, o número de óbitos continua sendo 15. De acordo com o G1, o boletim divulgado nesta terça-feira leva em conta os dados registrados em todo o estado, desde janeiro até sábado (12). Em 2017, foram contabilizados, no mesmo período, apenas dois casos da doença, sem nenhuma morte. Este ano, 27 municípios fizeram registros da gripe H1N1, As mortes ocorreram em seis cidades. Salvador apresentou 10 registros de óbitos, e os demais, Camaçari, Lauro de Freitas, Retirolândia, Saúde e Serrinha, apresentaram apenas um. A doença tem ocorrido em maior ocorrência entre menores de cinco anos e maiores de 60, sendo os idosos as principais vítimas de morte (63,1%). BN

Bahia: PRF apreende em Conquista quase meia tonelada de maconha dentro de carro


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na madrugada desta terça-feira (15) em Vitória da Conquista, na Bahia, quase meia tonelada de maconha que era transportada em um veículo roubado. O flagrante ocorreu por volta das 0h30 no KM 856 da BR 116, trecho localizado na região sudoeste da Bahia. Após denúncia, os policiais realizaram procedimentos para abordar dois veículos, um Ford/Focus e um Honda/Civic, que viajavam juntos.  Durante a abordagem ao Ford, o motorista fugiu.  O passageiro que o acompanhava foi preso pelos policiais. Ao notar a fiscalização, o condutor do Honda tentou fugir e, após perseguição, perdeu o controle do veículo  saindo da pista. Dentro do automóvel foram encontrados 464 kg de maconha.

Os policiais constataram também que o Honda/Civic era roubado e que as placas que foram clonadas. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal os suspeitos falaram que transportavam a droga de São Paulo com destino a Fortaleza, no Ceará. Também foi informado que o condutor do Ford/Focus viajava sempre na frente, passando informações ao motorista do Civic com droga sobre fiscalizações ao longo da rodovia. Os dois homens, que não tiveram os nomes divulgados,  foram levados para a delegacia de polícia judiciária local.

Ibirataia: Suspeitos de tráfico são presos com droga e dinheiro no bairro das 'Casinhas'

Dinheiro e materiais apreendidos com os acusados
Policiais Militares do 3º Pelotão/Ibirataia realizava rondas de rotina no bairro Robson Marques Fair, quando por volta das 11h perceberam que dois indivíduos que atuam numa facção criminosa que tenta se instalar na cidade tentaram fugir. Ao proceder com a abordagem foram identificados os dois adolescentes, com passagens por tráfico de entorpecentes. Enquanto era realizada a busca pessoal o aparelho celular de um dos adolescentes recebia várias mensagens num aplicativo de conversas referentes a cobranças de drogas. Ao observar o teor das conversas os policiais perceberam que um rapaz de vulgo "Têca" mandava um dos adolescentes ir em sua residência buscar uma quantia em dinheiro para levar para o "homem".
Nino e Edson já possuem passagens por tráfico de drogas (Fotos: Divulgação/PM)
De posse das informações os PM's se dirigiram até a residência de "Têca", encontrando no imóvel 09 buchas de maconha embaladas separadamente prontas para a venda e outra porção pesando cerca de 70g, além da quantia de R$ 1.092,00. Têca foi identificado como Edson Ponciano da Silva, de 27 anos, que já cumpriu pena por homicídio e tráfico de drogas.  Edson afirmou que um rapaz de vulgo "Nino" teria deixado parte daquele dinheiro momentos antes em sua residência para que os menores fizessem o recolhimento. Ao realizar rondas os policiais encontraram Eliton Santos Oliveira, apelidado de "Nino", e com ele a quantia de R$ 569,00. Os detidos informaram que fazem parte da facção criminosa. Todos foram apresentados na Delegacia de Polícia de Ibirataia para os procedimentos cabíveis. 

Informações do Ocorrência Policial

Brasil: Justiça determina transferência de ex-PM suspeito de participar da morte de Marielle



A Justiça determinou nesta segunda-feira (14) a transferência de Orlando Oliveira de Araújo, conhecido como 'Orlando Curicica', para um presídio federal de segurança máxima. Ex-policial militar, ele é apontado como integrante de uma milícia que atua no Rio de Janeiro. Além disso, uma reportagem do jornal O Globo aponta que um delator o acusou de ser um dos mandantes da morte da vereadora Marielle Franco. O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, já declarou que Orlando está entre os investigados pelo caso, além do vereador Marcello Siciliano (PHS), e de um policial militar. Orlando está preso desde outubro do último ano após ser apontado como mandante de outro homicídio. Por meio de uma carta, ele negou participação na morte de Marielle.

Eunápolis: Detento de 18 anos é morto durante banho de sol

Foto: Reprodução /Radar 64
Um detento foi morto no presídio de Eunápolis durante o horário do banho de sol. Lindimário Silva dos Santos, de 18 anos, estava custodiado provisoriamente na unidade desde 2 de maio, e foi encontrado com um corte profundo na testa na manhã desta segunda-feira (14). De acordo com a polícia, agentes de disciplina do presídio viram apenas quatro detentos, com os rostos encobertos com camisas, arrastando o corpo até o portão que dá acesso ao prédio, pouco antes de meio dia. A polícia investiga se o assassinato aconteceu no pátio ou na sala que dividia com mais seis internos. Lindimário foi preso no dia 25 de abril, em Trancoso, no litoral sul de Porto Seguro, por associação ao tráfico e porte ilegal de arma de fogo. Segundo o site Radar 64, ele estava aguardando julgamento. O crime será investigado pelo titular da 1ª Delegacia Territorial de Eunápolis, Bernardo Pacheco. Até o momento, não houve nenhuma condução de suspeitos. (BN)

Música da Banda OQuadro será tema da nova novela da Globo

O ipiauense 'Nego Freeza' (primeiro a esquerda) é um dos vocalistas da banda.
A música “Tá amarrado”, da banda ilheense OQuadro, está na trilha sonora da nova novela do horário nobre da TV Globo, “Segundo Sol”. Ambientada na Bahia, a narrativa estreia nesta segunda-feira, às 21 horas. “Tá amarrado” é uma música do álbum homônimo d’OQuadro, o primeiro do grupo, lançado em 2012 (ouça). Com o ritmo do hip hop orgânico da banda, a letra da canção é um mosaico poético em homenagem à resistência cultural das religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda. Um dos vocalistas da banda é natural de Ipiaú. 'Nêgo Freeza' está na banda desde o início da formação.

OQuadro

Formada em Ilhéus, em 2002, OQuadro é um dos nomes mais influentes do RAP da Bahia. O grupo é composto por Jahgga (Percussão), Jef Rodriguez (Vocal), Nêgo Freeza (Vocal), Rans Spectro (Vocal), Ricô (Baixo), Rodrigo DaLua (Guitarra / Sinth), Vic Santana (Bateria) e Vinicius Mangaio (Programações). Seu primeiro disco – OQuadro (2012) – foi produzido por Buguinha Dub (PE) e lançado pelo selo Coaxo do Sapo. Da parceria com o selo resultou a participação de seu fundador, o músico Guilherme Arantes, nas faixas “Seja bem-vindo ao meu lar” e “Planeta diário”. Também participam a MC Lurdez da Luz (“Seja bem-vindo ao meu lar”) e o baiano Dimak (“Tá amarrado”). Em novembro de 2017, OQuadro lançou o álbum “Nêgo Roque”. Segundo disco da banda, ele foi produzido pelo próprio grupo em parceria com Rafa Dias e gravado no Estúdio T, em Salvador.

Tite anuncia os 23 convocados para Copa do Mundo; não houve surpresas

(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
A seleção brasileira está convocada para tentar o hexa na Copa do Mundo 2018, que será realizada na Rússia de 14 de junho a 15 de julho. O técnico Tite divulgou a lista com 23 nomes nesta segunda-feira (14), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Não houve surpresas, mas o anúncio deu fim ao mistério nas duas laterais e também em relação às últimas vagas ofensivas. Fred e Taison, do Shakhtar Donetsk, entraram na lista. A baixa mais sentida é do baiano Daniel Alves, que seria titular absoluto na lateral direita se não tivesse sofrido uma lesão no joelho direito. Sem ele, a Seleção não terá nenhum jogador baiano na Rússia. A última Copa em que isso aconteceu foi em 1986, no México. Cabeça de chave do grupo E, o Brasil estreia no Mundial no dia 17 de junho, contra a Suíça, em Rostov. No dia 22, enfrenta a Costa Rica, em São Petersburgo. E encerra a fase de grupos no dia 27, contra a Sérvia, em Moscou. Confira a lista dos 23 convocados por Tite: 

Lista de convocados foi divulgada nesta segunda-feira

Goleiros: Alisson (Roma-ITA), Ederson (Manchester City-ING) e Cássio (Corinthians)  
Laterais: Marcelo (Real Madrid-ESP), Filipe Luís (Atletico de Madrid-ESP), Fagner (Corinthians), Danilo (Manchester City-ING)
Zagueiros: Miranda (Inter de Milão-ITA), Marquinhos (PSG-FRA), Thiago Silva (PSG-FRA), Pedro Geromel (Grêmio)
Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid-ESP), Paulinho (Barcelona-ESP), Fernandinho (Manchester City-ING), Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN), Philippe Coutinho (Barcelona-ESP), Willian (Chelsea-ING) e Fred (Shakhtar Donetsk-UCR)

Atacantes: Neymar (PSG-FRA), Gabriel Jesus (Manchester City-ING), Roberto Firmino (Liverpool-ING), Douglas Costa (Juventus-ITA) e Taison (Shakhtar Donetsk-UCR)

Camaçari: Mulher é sequestrada e fica quase 20h em poder de criminosos



Uma mulher foi libertada na noite deste domingo (13) após passar quase 20 horas em poder de criminosos. Segundo o G1, a vítima foi sequestrada quando saía de um aniversário no bairro Parque Verde, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Ela estava na companhia de três amigos, que foram colocados no porta-malas do carro e deixados em um trecho da Estrada da Cetrel. Conforme relato do irmão da vítima, os criminosos obrigaram a vítima a dirigir enquanto cometiam assaltos. Segundo relato de Rômulo Paixão, a irmã dele só conseguiu chegar em casa por volta das 22h40, dirigindo o próprio veículo. Não foi informado o local onde os criminosos deixaram a mulher. A identidade e o paradeiro dos criminosos também são desconhecidos. 

Pagar salário com atraso produz dano moral, decide 1ª Turma do TRT-BA



Dois pedreiros da Rodenge Engenharia e Construções serão indenizados por danos morais, no valor de R$ 5 mil cada, por terem recebido os salários com atraso, quando trabalhavam para a empresa. A decisão foi da 1ª Turma do Tribunal Regional (TRT-BA), que reformou a sentença da Vara de Trabalho de Bom Jesus da Lapa ao decidir em favor do recurso dos trabalhadores. A relatora do acórdão, desembargadora Ivana Mércia Nilo de Magaldi, argumentou que a empresa causou aos empregados vexames, sofrimento e angústia, uma vez que que o salário constitui fonte de suas subsistências e de suas famílias. No processo, os pedreiros alegaram que os salários atrasados de janeiro a abril de 2016 causaram quebra de compromissos financeiros anteriormente assumidos. “Sem qualquer recurso fomos obrigados a contrair dívidas para garantir o sustento e a sobrevivência da família,” justificaram os autores do processo. A empresa poderá recorrer da decisão. A relatora Ivana Nilo também sustentou que o atraso no pagamento dos salários não pode ser justificado por quedas nas vendas ou da produção da empresa, ante a característica da alteridade inerente aos contratos trabalhistas, que supõe que o empreendedor deve assumir exclusivamente os riscos pelos negócios. Com a decisão, os desembargadores da 1ª Turma reconheceram a prática de ato lesivo à honra objetiva dos pedreiros, causa de dano moral presumido, cuja reparação justifica o pagamento de indenização. De acordo com a Turma, a quantia de R$ 5 mil trata-se de valor compatível com a natureza, extensão e sequelas da lesão causada aos trabalhadores. O voto da relatora foi seguido pelos desembargadores Edilton Meires e Suzana Inácio. BN

Buerarema: Bandidos fazem arrastão e deixam servidores presos

Cerca de 20 servidores foram assaltados (Foto: Divulgação)
Bandidos assaltaram cerca de 20 funcionários da Secretaria de Assistência Social de Buerarema, no sul da Bahia, por volta das 5h30min deste domingo (13) do Dia das Mães. A secretaria funciona ao lado da Delegacia da Polícia Civil no município. O bando estava armado com revólveres, segundo relatos, e fugiu em duas motos. De acordo com informações, os servidores se preparavam para uma ação do Dia das Mães, quando bandidos invadiram a secretaria e renderam todos os funcionários, levando objetos pessoais, carteira, dinheiro e celulares. Ainda não há notícia de prisão dos autores de arrastão na secretaria. Os servidores municipais estavam montando cestas de café da manhã para fazer entrega ainda neste Dia das Mães. Antes de fugir, o bando deixou todos os servidores trancados na secretaria.

Informações do Pimenta

Vitória derrota o Vasco da Gama em dia completa 119 anos de fundação

Vasco foi derrotado no São Januário (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)
O Vitória comemorou os seus 119 anos de fundação, neste domingo 13, com um presente para o torcedor. O Leão derrotou o Vasco pelo placar de 3×2, em pleno estádio São Januário, no Rio de Janeiro, e, finalmente, conseguiu a primeira vitória no Campeonato Brasileiro deste ano. Os gols do time baiano foram marcados por André Lima, aos 17 do primeiro tempo, após vacilo da defesa da equipe carioca; Lucas Fernandes, aos 23, e Werley (contra), aos 30 minutos do segundo tempo. O Vasco descontou com Yago Pikachu e Andrés Ríos. O resultado não tirou o Vitória da zona de risco, mas o deixou a um ponto de Atlético (PR) e Internacional, que estão fora do rebaixamento, com cinco pontos, na 14ª e 16ª colocações, respectivamente. O Leão tem quatro pontos em cinco jogos. Na sexta rodada do Brasileirão,  o Vitória recebe o Ceará, no Barradão, às 11 horas da manhã de domingo (20).Antes, na quarta-feira (16), às 19:15h, enfrenta o Sampaio Corrêa, no Maranhão, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Nordeste.

Liga Ibirataense de Futebol de Salão elege diretoria



A Liga Ibirataense de Futebol de Salão (LIFS), elegeu nesse sábado (12), a Diretoria Executiva para o Biênio 2018/2020 da entidade esportiva que ficou assim constituída: Presidente: Tácio Bastos Bonfim; 1º Vice-Presidente: Ederval Reis Moura e 2º Vice-Presidente: Belmiro Sena dos Santos Junior.


Tesouras Notícias 

Laje vence primeira partida da semi final da Copa Intervale;Jaguaquara empata contra Iaçu

Seleção de Laje (Foto: Tesouras Notícias)
A Seleção de Laje venceu pelo placar de 1X0 o primeiro jogo da semi final da Copa Intervale de Futebol Amador realizado no Estádio Municipal de Maracás. No início do jogo precisamente aos sete minutos iniciais o atacante Rildo abriu o placar. No segundo tempo, a Seleção de Maracás dominou literalmente o jogo, porém o goleiro Nego Negrote impediu por diversas vezes o empate da seleção Maracaense. Já no outro jogo da semi final, entre Jaguaquara X Iaçu terminou  em 2X2. Próximo domingo acontecerá o jogo de volta entre Laje X Maracás e Iaçu X Jaguaquara.

Tesouras Notícias 

Ibirataia: Suspeito de matar jovem a facadas em sítio é preso

Nailton é acusado de ter matado Caique a facadas num Sítio
Após a polícia ouvir testemunhas do homicídio ocorrido na madrugada deste domingo (13), no Bairro Antonio Jesus Silva, AABB, em Ibirataia, Policiais Civis e Militares do 3º Pelotão/Ibirataia montaram uma operação para prender o suposto assassino. Após incursão a pé os policiais conseguiram cercar um imóvel localizado na Rua São José, bairro Nova Ibirataia de Baixo, prendendo o acusado Nailton de Jesus Santos, de 26 anos, quando ele tentava fugir pelos fundos da casa. 
Caique morreu aos 23 anos
Nailton já possui passagem policial por roubo à ônibus em 2014, além de outras passagens em Salvador. Segundo apuração ele matou Caíque com cerca de 3 facadas na madrugada deste domingo, durante uma festa de Paredões no Sítio do Gui, bairro da AABB. Ele fugiu em seguida, mas foi visto por algumas testemunhas. Informações dão conta de que ele e a vítima já tinham uma rixa anterior. O acusado confessou o crime. Ele está sendo apresentado na Delegacia de Polícia de Ibirataia. 

Informações do Ocorrência Policial

Brasil: Morre deputado federal Rômulo Gouveia, do PSD


Morreu na madrugada deste domingo (13), em Campina Grande (PB), o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD), informou por meio de nota o líder do PSD, Domingos Neto. O parlamentar teve um infarto, após passar a última semana internado, em função de uma infecção urinária. Gouveia, de 53 anos, era o quarto secretário da Mesa Diretora da Casa. "Atualmente, nos orgulhava ocupando a Quarta Secretaria da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Muito atuante nas causas da saúde, tecnologia e segurança hídrica, o parlamentar sempre se destacou nos corredores do Congresso Nacional pelo empenho em que defendeu o povo da Paraíba", disse em nota Domingos Neto, lamentando a morte do colega. O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), anunciou decreto de luto oficial de três dias em razão da morte do deputado. "Com uma trajetória política pautada pela cordialidade e espírito público, Rômulo ocupou vários cargos públicos como vereador, deputado estadual e vice-governador da Paraíba (2011-2014), no primeiro mandato do governador Ricardo Coutinho.

Publicidade


Ibirataia: Jovem de 23 anos de idade é morto a facadas

Caique foi esfaqueado numa festa
Um homem foi morto a facadas na madrugada desse domingo (13), na cidade de Ibirataia. Segundo informações repassadas à PM, a vítima identificada como Caique Mosquito dos Santos, de 23 anos, estava em uma festa em um sítio e acabou sendo esfaqueado por um indivíduo ainda não identificado. Caique foi socorrido por populares até a Fundação Hospitalar de Ibirataia, mas a vítima não resistiu e já chegou à unidade hospitalar sem vida. Caique foi ferido no olho e na região cervical. A motivação do crime ainda é desconhecida. O caso será investigado pela Polícia Civil. 

Informações do Giro Ipiaú

Brasil: Mãe PM reage a assalto e mata ladrão armado em frente a escola da filha

PM notou assalto quando chegava à escola
Uma policial militar de folga acabou matando um ladrão em frente a escola onde a filha dela estuda, na cidade de Suzano, no interior de São Paulo. A mulher chegava para a festa para as mães quando ocorreu um assalto e, em reação, ela acabou baleando o suspeito. De acordo com informações da Polícia Militar para o G1, o homem, de 21 anos, estava com um revólver calibre 38 e já tinha abordado outras mães, além de ter revistado o segurança da escola para ver se ele portava armas. Ainda segundo a PM, a policial viu a movimentação e ouviu uma mulher dizendo que era assalto. Neste momento, ela foi se afastando, sacou a arma e disparou três vezes contra o suspeito.

A polícia disse ainda que o homem, que já tinha feito um disparo que não acertou ninguém, fez um segundo disparo, que falhou. Foi quando a policial conseguiu se aproximar. O suspeito foi socorrido para a Santa Casa de Suzano, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A policial faz parte do 4° Batalhão de Ações Especiais de Polícia, da Zona Leste da capital. O caso foi encaminhado para o Distrito Policial Central de Suzano. De acordo com funcionários da escola, mesmo após o ocorrido a comemoração de Dia das Mães foi realizada normalmente com os presentes no local. 

Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra o momento em que o suspeito se aproxima de um grupo de mulheres e crianças e aponta o revólver para uma pessoa. Na hora exata, ao lado dele estava a policial, que sacou a arma e disparou contra o suspeito. As pessoas que estavam em frente à escola correram. O homem caiu no chão; a policial afastou a arma que ele usava e o rendeu.

Publicidade


Bahia: Embasa anuncia reajuste de 4,09% a partir de junho


O governo da Bahia anunciou que haverá reajuste tarifário de 4,09% no valor dos serviços de água e esgoto prestados pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a partir de junho. O reajuste será publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (12). Com isso, o valor da tarifa mínima residencial social passará de R$ 12,30 para R$ 12,80; a mínima residencial intermediária sobe de R$ 24,20 para R$ 25,20; e a mínima residencial normal aumenta de R$ 27,50 para R$ 28,60. O reajuste anual, que segundo o governo visa recompor perdas inflacionárias dos custos de prestação dos serviços, foi autorizado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa), órgão responsável pela fiscalização do setor. O percentual será aplicado de forma linear sobre as tarifas vigentes e passa a vigorar 30 dias depois da data de publicação do reajuste. Em 2017, o reajuste na tarifa das contas de água e esgoto foi de 8,8% na Bahia. *G1

Rui Costa autoriza início das obras de restauração da BA-427 em Souto Soares



O governador Rui Costa assinou neste sábado (12) na cidade de Souto Soares a ordem de serviço para dar início à recuperação de um trecho da BA-427. A obra prevê a restauração e pavimentação de 4,5 quilômetros da rodovia que levam até o distrito de Campo Alegre. O investimento previsto é de R$ 1,8 milhão e a estimativa é que a obra seja concluída em até oito meses. Segundo o governo do estado, quase cinco mil quilômetros de estradas foram recuperadas em menos de quatro anos. Na oportunidade, Rui ainda entregou uma ambulância e um trator com implementos agrícolas à Associação Comunitária de São Domingos, além de 1.433 certificados do certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Polícia já apreendeu cerca de R$ 9 milhões em drogas na Bahia em 2018



A polícia apreendeu o equivalente a R$ 9 milhões em drogas na Bahia entre o início de janeiro e o início de maio. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do estado neste sábado (12), foram localizadas 4,5 toneladas de maconha, 185 kg de cocaína e 150 kg de crack. Apenas na última semana, equipes da Polícia Civil localizaram 1,5 tonelada de maconha em uma plantação na cidade de Esplanada. "Utilizando drone confirmamos as informações de um colaborador e conseguimos esta grande derrubada", destacou o coordenador da Coordenação de Operações Especiais (COE), delegado André Viana. Já no município de Tucano, também na última semana, equipes da Polícia Militar abordaram dois veículos na BR-324 e encontraram 430 kg de maconha prensada. BN

Nova Ibiá: Ex-prefeito Fabinho tem contas rejeitadas pelo TCM e é multado em mais de R$ 80 mil

Fabinho foi multado em R$ 50 mil
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), nesta quinta-feira (10), rejeitou as contas da Prefeitura de Nova Ibiá, da responsabilidade de Fábio Moura Caíres, popular Fabinho, relativas ao exercício de 2015. O relator do parecer, conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor para que se apure a prática de ato de improbidade administrativa, em razão das graves irregularidades contidas no parecer e por sua omissão na prestação das contas.
O ex-prefeito foi multado em R$50 mil pelas irregularidades constatadas durante a análise técnicas das contas e em R$32.400,00, que equivale a 30% dos seus subsídios anuais, pela não redução da despesa com pessoal e não publicação dos relatórios de gestão fiscal, correspondentes aos 1º, 2º e 3º quadrimestres. Também foi determinado o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$13.706,96, com recurso pessoais, referente a despesas com publicidade sem comprovação da sua efetiva publicação (R$10.385,12), ausência de dois processos de pagamento (R$3.097,97) e despesas indevidas com juros e multa (R$223,87).

MG: Casal morre em acidente de trânsito em Minas Gerais na véspera do casamento


Foto: Reprodução / Redes Sociais
Um casal morreu nesta quinta-feira (10) por conta de um acidente de trânsito em Minas Gerais na véspera do casamento. Segundo informações do G1, Luana Regina Alves, de 36 anos, e Rodrigo Nogueira, de 31, estavam em um veículo que bateu de frente com outro veículo em um trecho da MG-184, entre as cidades de Areado e Alterosa. A Polícia Militar informou que Luana morreu no local do acidente, enquanto Rodrigo chegou a ser encaminhado para um hospital, mas morreu durante o atendimento. O motorista do outro carro envolvido no acidente, Jorge Rocha, de 50 anos, também morreu após ser levado a um hospital. O casamento estava marcado para a manhã desta sexta.