Polícia Militar prende acusado de arrombar residências em Ipiaú

Vitor foi preso na manhã deste domingo
Um homem identificado por Vitor Santos de Jesus foi preso na manhã deste domingo (04), pela Polícia Militar. De acordo informações, Vitor é acusado de arrombar três residências no bairro da Invasão. Ainda de acordo informações da Polícia Militar, o suspeito teria furtado uma máquina lixadeira profissional, um espelho e um roteador de internet, além de retrovisores de uma motocicleta. Os materiais furtados foram encontrados na residência de Vitor. Ele foi detido e apresentado pela PM na Delegacia de Plantão em Jequié. 

Informações do Giro Ipiaú

TST decide se regras da reforma trabalhista valem para pedido antigo



Parte das dúvidas sobre como a reforma trabalhista será aplicada nos tribunais começa a ser dirimida já no mês de fevereiro. O plenário do Tribunal Superior do Trabalho (TST) se reúne na próxima terça-feira (6) para decidir se valida o parecer encaminhado pela comissão de jurisprudência da Corte um mês antes de a reforma entrar em vigor e que, entre outros pontos, considera que as novidades trazidas por ela valem apenas para novos contratos. O entendimento foi manifestado também antes de a Medida Provisória (MP) 808 estabelecer que as alterações valem a todos os contratos vigentes. O TST vai decidir ainda se a cobrança de honorários advocatícios de sucumbência deve ser feita apenas nas ações ajuizadas após a reforma entrar em vigor. Se esse for o entendimento, trabalhadores que tiverem entrado com ações até 10 de novembro deverão ficar livres desse tipo de despesa em caso de derrota na Justiça do Trabalho. Hoje, esse risco existe, porque há casos de juízes que aplicaram a nova regra em processos antigos. Além da revisão da jurisprudência do TST, que serve de norte aos tribunais de primeira instância, advogados aguardam o posicionamento do Supremo sobre 12 ações que questionam a constitucionalidade de artigos da reforma que versam sobre indenizações por danos morais, o fim da contribuição sindical obrigatória e a jornada de trabalho intermitente.

Associação aponta que 66% dos procuradores municipais tiveram indicação política



No total, 66% dos procuradores municipais do Brasil chegaram ao cargo por indicação política. Eles são responsáveis por analisar se os atos do prefeito e os contratos municipais estão sendo firmados dentro das normas vigentes e também recebem primeiro os casos de corrupção. Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, esse número é fruto de uma pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM). O órgão explica que, com as indicações políticas, o procurador mantém um compromisso direto com o prefeito local e não com o município. Além disso, ao deixar o posto, eles levam toda a memória jurídica.

Jequié: Duplicação do Hospital Prado Valadares deve ser concluída ainda neste semestre



A duplicação do Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, deve ser concluída ainda neste primeiro semestre de 2018. O valor da duplicação é de R$ 28 milhões. A unidade terá 275 leitos e será a maior do interior da Bahia. Na inspeção realizada nesta sexta-feira (2), o secretário da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas, verificou que as obras estão em ritmo acelerado, com mais de 90% concluído. “O governador Rui Costa tem investido no fortalecimento da rede de saúde em todo o estado e aqui não é diferente. Nos últimos três anos foram mais de R$ 55,2 milhões investidos na construção da Policlínica Regional, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, na implantação da Parceria Público-Privada (PPP) de Imagem e no credenciamento de clínicas e hospitais para a realização de cirurgias cardíacas e eletivas, bem como o atendimento de traumas.

Eunápolis: Policial militar morre após ser baleado em confronto com criminosos


Um policial militar morreu na madrugada deste sábado (7) após ser baleado em confronto com criminosos no município de Eunápolis, na Costa do Descobrimento. O sargento Françual Manoel Santos realizava ronda no bairro Moisés Reis, com outros policiais da 7ª CIPM, quando abordou um veículo com quatro indivíduos. Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Militar, o quarteto abriu fogo contra os policiais, que revidaram. O sargento foi baleado e socorrido para o Hospital Regional de Eunápolis, onde passou por procedimento cirúrgico, mas não resistiu. Um dos criminosos também foi atingido e morreu. Os demais conseguiram fugir, mas ainda não foram localizados. De acordo com a PM, o sargento estava na corporação há 28 anos e deixa esposa e dois filhos. (BN)

Jaguaquara: Três suspeitos morrem em troca de tiros com PMs


Três jovens suspeitos de tráfico de drogas morreram após uma troca de tiros com polciais militares, na sexta-feira (2), na cidade de Jaguaquara, região sudoeste da Bahia. A informação foi divulgada pela Polícia Militar neste sábado (3). De acordo com a PM, os suspeitos foram surpreendidos por agentes do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), durante uma abordagem realizada em um local apontado como ponto de embalagem de drogas, no município, descoberto após uma denúncia anônima. Segundo a PM, além de André de Jesus Santos, de 26 anos, Wilian Cézar Soares dos Santos, de 19 anos, e Adeilson dos Anjos Almeida, que não teve a idade divulgada, outros suspeitos estavam no local, embalando entorpecentes. Conforme a PM, parte dos homens conseguiram fugir pulando a janela, mas, os três jovens atiraram contra os policiais militares, que revidaram. No confronto, de acordo com a polícia, eles foram atingidos. Os três suspeitos chegaram a ser socorridos para o Hospital Municipal de Jaguaquara, mas não resistiram aos ferimentos, segundo a PM. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) da região, onde foram periciados. Ainda de acordo com a PM, com o grupo, foram apreendidos 3 revólveres, 1 simulacro (imitação) de pistola, munições e porções de cocaína e maconha. O material foi encaminhado para a delegacia da cidade. (G1 Bahia)

Maurício Barbosa deve deixar a secretaria de Segurança Pública após o Carnaval, diz coluna


Integrantes do alto escalão da Secretaria da Segurança Pública (SSP) dão como certa a saída do atual chefe da pasta, Maurício Barbosa, até o fim de fevereiro. Em conversas reservadas, oficiais do comando da PM e delegados com cargos de destaque na Polícia Civil revelaram à Coluna Satélite (CORREIO) duas versões sobre a eventual exoneração de Barbosa. Na mais ventilada, o próprio secretário teria pedido recentemente demissão ao governador Rui Costa (PT), alegando cansaço com a longa permanência no cargo, ocupado por ele desde janeiro de 2011. Ainda de acordo com as fontes da SSP, Rui exigiu que Barbosa apresentasse por escrito a solicitação e que deixasse o posto somente após o Carnaval. A segunda versão atribui a queda de Maurício Barbosa a supostas denúncias que respingam sobre policiais escolhidos para compor um grupo de elite na SSP. A isso, somam-se os desgastes com o aumento da violência e a repercussão negativa causada por crimes recentes de grande visibilidade no estado. *As informações são da Coluna Satélite do CORREIO

Lula: Imbatível nas urnas


Todas as pesquisas de intenção de votos para a presidência de república confirmam o favoritismo de Lula. No dia 31 de janeiro (quarta-feira) a Folha de São Paulo divulgou mais uma mostrando que o ex-presidente é imbatível e segue bem na frente dos seus concorrentes. Segundo o DataFolha, ele tem entre 34% e 37% dos votos no primeiro turno e ganha de todos também no segundo turno. O segundo colocado, deputado  Jair Bolsonaro (PSC) , tem de 16% a 18% das intenções de voto. Com entre 47% e 49% de intenção de votos no segundo turno nos cenários estudados, Lula segue derrotando com ampla margem os nomes a ele contrapostos. Vence contra Alckmin (que teria 30%), Marina (32%) e Bolsonaro (32%).

Ibirataia: Acusada de furtar câmera fotográfica de R$ 5 mil é presa

Marinalva foi presa pela Polícia Civil
Na manhã desta quinta-feira (01/02) a Polícia Civil prendeu em Ibirataia, uma mulher acusada de furtar uma câmera fotográfica com valor estimado de R$ 5 mil. Segundo informou ao GIRO o delegado Rodrigo Fernando, o equipamento foi furtado no dia anterior dentro de loja do ramo de fotografias, na cidade de Ibirataia. Após as investigações, a polícia chegou até Marinalva Jesus da Conceição, apelidada de "Nega Bô", como autora do furto. A máquina fotográfica foi encontrada com a suspeita. A mulher foi presa e encaminhada à delegacia local. Ela deverá responder pelo crime de furto. 

Informações do Giro Ipiaú

Igor Kannário será candidato a deputado federal em 2018


Vereador com mandato até 2020, o cantor Igor Kannário (PHS-BA) será candidato a deputado federal nas eleições de outubro deste ano. A informação foi confirmada pelo presidente da Câmara Municipal, Leo Prates (DEM), durante entrevista à Rádio Metrópole, no Jornal da Cidade 2ª Edição desta quinta-feira (1º). Segundo o democrata, também serão postulantes ao Congresso os vereadores Cezar Leite (PSDB), Silvio Humberto (PSB) e Joceval Rodrigues (PPS). Kannário foi eleito em 2016 com 11.432 votos, 0,95% do total de votos. Ele foi o 14º vereador mais votado.

Confira a programação completa do Carnaval de Salvador


A prefeitura divulgou na tarde desta quinta-feira (1º) a programação completa do Carnaval deste ano. A folia começa já neste fim de semana com o Fuzuê no sábado (3) e o Furdunço no domingo (4). A abertura oficial da festa acontece na quinta-feira (8) com um trio elétrico puxado por Cláudia Leitte e do rapper Pitbull. O desfile de blocos nos circuitos Dodo (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande), tem início no mesmo dia. Segundo a prefeitura, serão 709 desfiles de entidades, trios e blocos nos circuitos oficiais. Desse total, 162 atrações vão desfilar sem cordas. Além disso, o Carnaval dos bairros terá 256 apresentações em palcos montados em diferentes pontos da cidade. Clique Aqui e confira toda programação.

Mais de 70% dos deputados baianos receberam doações da 'lista suja'


Levantamento inédito feito pela ONG Repórter Brasil aponta que mais 70% dos deputados federais da Bahia receberam doações de campanha de empresas autuadas por trabalho escravo ou infração ambiental. Os dados estão disponíveis no Ruralômetro, ferramenta lançada ontem pela ONG para medir a influência da bancada ruralista sobre o Congresso. No total, 28 dos 39 baianos aparecem na lista dos “financiados com dinheiro sujo”, segundo denominação atribuída pela ONG. Entre os que arrecadaram acima de R$ 100 mil, estão João Carlos Bacelar (PR), Paulo Magalhães (PSD), Luiz Caetano (PT), Cacá Leão (PP), Roberto Britto (PP), José Rocha (PR), Arthur Maia (PPS), Nelson Pelegrino (PT), Elmar Nascimento, Paulo Azi, Cláudio Cajado e José Carlos Aleluia, todos do DEM.

Mais de 7,5 milhões de linhas telefônicas móveis deixaram de existir no Brasil em 2017



Mais de 7,5 milhões de linhas telefônicas móveis deixaram de existir no Brasil no ano de 2017, uma queda de 3,11% de números. De acordo com a Agência Brasil, o balanço foi divulgado nesta quarta-feira (31) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Apenas em dezembro, quando se compara com novembro do mesmo ano, a queda foi de 1,09%. A Anatel informou que o país fechou o ano com 236,4 milhões de linhas em operação. Do total, 148,5 milhões são pré-pagas e 87,9 milhões pós-pagas. Em 12 meses foi registrada uma redução de 9,83% nas linhas pré-pagas e elas diminuíram em 16,1 milhões. No pós-pago houve um aumento de 8,6 milhões de linhas, ou seja, majoração de 10,8%. O balanço mostrou que a Vivo continua sendo a maior operadora, com o posto de 74,9 milhões de linhas móveis. A Claro ultrapassou a Tim e ocupa o segundo lugar, com 59 milhões de clientes, que ficou com 58,6 milhões. Já a Oi aparece em quarto lugar, com 38,9 milhões de linhas. A tecnologia 4G (LTE) apresentou crescimento de 42,1 milhões de unidades, um aumento de 70,10%.

Prefeita Maria das Graças solicita perfuração de mais poços artesianos na Zona Rural de Ipiaú

Foto: Divulgação/Ascom Prefeitura de Ipiaú

A Prefeita de Ipiaú, Maria das Graças, participou nesta terça-feira(30/01), de uma audiência com o Presidente da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos (CERB), Marcus Bulhões. Na ocasião, solicitou a perfuração de mais poços artesianos na Zona Rural do município, agora nas regiões do Braço Pequeno, Sapucaia, e Água Branquinha. Até o momento, sete poços artesianos já foram perfurados, distribuídos na Fazenda do Povo, Passa com Jeito, Horta Comunitária, Córrego de Pedras, Cajueiro, Bom Sem Farinha e Tinguí, sendo que nos dois últimos, ainda aguarda a liberação de qualidade técnica. Os pedidos foram apresentados pela Prefeita com apoio dos Deputados Eduardo Salles e Márcio Júnior. "É uma parceria muito importante para Ipiaú. São deputados comprometidos com o nosso município e que não medem esforços para conseguir benefícios. Vamos levar água em regiões que há muito tempo ficaram esquecidas", ressaltou. 

PM é baleado ao impedir assalto em loja no centro de Ilhéus; dois bandidos foram atingidos

(Foto: Reprodução/Fábio Roberto)
Populares se assustaram com o tiroteio no centro da cidade
No início da tarde desta quarta-feira (31), um policial militar à paisana acabou baleado ao tentar impedir um assalto no, no centro de Ilhéus. Segundo informou o blog do Fábio Roberto, três criminosos tentaram assaltar uma loja da Oi, quando o policial que passava próximo ao local percebeu a movimentação suspeita e tentou impedir a ação dos criminosos.  Houve troca de tiros e dois dos criminosos foram alvejados. O PM também foi baleado. Ele foi atingido no ombro.

Ainda de acordo o Blog, um dos assaltantes, identificado como Zuci, foi alvejado com um tiro no braço. Ele chegou a tentar fugir, mas foi alcançado pelos policiais nas imediações da Praça JJ. Seabra. Outro elemento também ficou ferido, mas conseguiu escapar do cerco policial. Ainda conforme o blog, o terceiro envolvido não ficou ferido e fugiu. O assaltante baleado e capturado foi levado para o Hospital do Cacau, onde passou por atendimento, e em seguida foi conduzido para a delegacia da cidade. A Polícia Militar realiza diligências em busca dos suspeitos que conseguiram fugir. Já o Policial Militar baleado, identificado como subtenente Alexandro Costa, foi socorrido para o Hospital Costa do Cacau e passa bem. 

TCM julgará resolução que tira programas federais do índice de pessoal, afirma Eures



O presidente da União dos Municípios da Bahia e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro confirmou nesta quarta-feira (31) que o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) afirmou que colocará em pauta no plenário a resolução sobre a retirada dos programas federais do índice de pessoal. "Colocar para julgar uma resolução que nunca foi já nos dá uma esperança. Esperamos que esse julgamento seja favorável aos municípios", declarou. Segundo Ribeiro, a aprovação da resolução permitiria que menos contas de prefeituras fossem rejeitadas na Bahia (leia aqui). "Essa prática já é feita por vários estados. É uma luta antiga dos municipalistas e está chegando uma luz no fim do túnel", explicou. Sobre o recurso de R$ 186,4 milhões do Apoio Financeiro aos Municípios (AFM) que o Governo Federal prometeu para a Bahia (leia aqui) e que ainda não foi liberado, Ribeiro disse que um representante do presidente Michel Temer assegurou que pagamento será realizado em março. BN

Sul da Bahia ganha Selo de Indicação Geográfica por produção de cacau



O Sul da Bahia ganhou o Selo de Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), nesta terça-feira (30). O atributo, solicitado pela Associação Cacau Sul da Bahia, permite a valorização do trabalho desenvolvido pelos produtores, assim como a produção de cacau e chocolate. Os selos são concedidos a lugares conhecidos como tradicionais produtores de um determinado produto ou cujas características do produto originário do local são únicas. “É o reconhecimento que o Sul da Bahia possui características diferenciadas e que nos colocam num patamar elevado para comercialização de nossos produtos”, ressalta o secretário de Tecnologia e Inovação, Vivaldo Mendonça. No caso da região, se considera toda a tradição e história em torno do cacau, a exemplo do modo de produção cabruca, que minimiza o impacto no meio ambiente, ajudando a manter parte da flora e sem eliminar a fauna local. Para o secretário executivo da associação, Cristiano Santana, essa indicação é um reconhecimento de que a região tem um produto diferenciado. “É uma narrativa que fala de desenvolvimento regional e econômico através da agregação de valor ao produto amêndoa de cacau da qualidade e da origem. Essa publicação marca o fim de uma etapa e o início de outra que é trabalhar, dentre outras coisas, a qualidade, o marketing e a comunicação em cima da região e seu produto”. Todo o processo para a conquista do selo incluiu a aplicação de recursos, por parte da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), no valor de R$ 151 mil.

Mesmo condenado, Lula lidera pesquisa de intenções de voto, diz Datafolha

Lula chega a 37% das intenções de voto no primeiro turno
Apesar da condenação no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que aumentou a pena já determinada pelo juiz Sérgio Moro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém na liderança das intenções de voto à presidência da República. De acordo com a pesquisa DataFolha, feita na segunda (29) e terça-feira (30), o ex-presidente chega a 37% das intenções de voto no primeiro turno e venceria o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), a presidente da Rede, Marina Silva e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) no segundo. Assim como o apoio, o índice de rejeição de Lula também é alto. O petista é rejeitado por 40% dos eleitores, atrás apenas do atual presidente Michel Temer (PMDB), que registra 60% de rejeição, e do ex-presidente Fernando Collor (PTC), com 44%. Sem Lula na disputa, Bolsonaro assume o primeiro lugar nas pesquisas, com 18% (veja aqui). O levantamento apontou ainda que com o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Jaques Wagner (PT), registra apenas 2% do apoio do eleitorado quando assume o lugar de Lula disputa.

Cuidado: Anúncio falso dos Correios instala vírus no seu PC



Um falso anuncio dos Correios tem sido mais uma armadilha que os internautas tem que prestar atenção. A emboscada aparece pelo Facebook, em forma de post patrocinado, que leva para um site praticamente idêntico ao dos Correios. Contudo, o falso site dos Correios baixa automaticamente um arquivo .zip para infectar o computador da vítima, informou o site 'Olhar Digital'. O post circula livremente das redes sociais, uma vez que o Facebook não filtra seus anunciantes. A publicação se apresenta como o próprio site dos Correios, com link para uma página que se assemelha à área de rastreamento de encomendas da estatal. No entanto, não importa qual código de rastreamento seja colocado no campo de buscas, o site baixa um arquivo .zip com arquivos. (Noticias ao Minuto)

Prouni abre consulta para 242 mil bolsas de estudo parciais e integrais

O Ministério da Educação abriu, na tarde desta segunda-feira (2)), a consulta para vagas do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2018. As inscrições para estudar em instituições de ensino superior particulares com bolsa de estudo integral ou parcial começa em 6 de fevereiro. Neste semestre, o MEC oferece 242.987 vagas em 2.976 faculdades privadas, Dessas, 113.863 são bolsas de estudo integrais (37.604 para cursos a distância) e 129.124 são bolsas de estudo parciais. Candidatos cuja renda familiar bruta mensal per capita não exceda 1,5 salário mínimo são elegíveis às bolsas integrais. Já as parciais são voltadas aos estudantes com renda familiar bruta mensal per capita inferior a três salários mínimos. A inscrição inclui até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno e tipo de bolsa pretendida. Os interessados devem ter feito o ensino médio em escola pública e devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017. Os candidatos também devem atender a pelo menos um dos requisitos seguintes:

Vídeo: funcionários do Hospital Santa Izabel dançam "Que tiro foi esse?" e são demitidos

Não é novidade que o hit "Que Tiro Foi Esse?", de Jojo Maronttinni, tem feito a cabeça de muita gente. Várias pessoas gravaram e postaram vídeos fazendo coreografia, que consiste em simular que tomou um tiro, cair e levantar dançando. O poblema é que em alguns casos os vídeos têm trazido problemas. Esse foi o caso de dois funcionários do Hospital Santa Izabel, em Salvador. Eles gravaram e divulgaram o vídeo realizando a coreografia na unidade hospitalar, usando uniforme, crachá e até uma cadeira de rodas. O caso chegou à direção da Santa Casa da Bahia, gestora do Hospital Santa Izabel, que demitiu os funcionários envolvidos.  "A instituição entende que a gravação vai de encontro a um dos pilares de existência da Santa Casa que é o atendimento de excelência ao paciente. O vídeo mostra funcionários em horário de trabalho, sem autorização expressa da instituição, fardados e que deixaram pacientes esperando pelos seus serviços para gravar um vídeo de humor. Centenas de pacientes são atendidos diariamente num hospital e, muitas vezes, a demanda por procedimentos é maior do que a capacidade, por isso, a dedicação e entrega da equipe é o que faz a diferença num atendimento humanizado e de qualidade. Por fim, informamos que todo o procedimento de demissão foi feito dentro das normas legais, respeitando os direitos dos funcionários". (Bocão News)

Dois carros são tomados de assalto na entrada de Ibirataia; vítimas foram feitas reféns

Veículo usados pelos assaltantes
Dois veículos foram tomados de assalto na noite dessa segunda-feira (29), na BA-650, próximo a entrada da cidade de Ibirataia. O roubo foi registrado por volta das 23h. De acordo com as primeiras informações policiais, um automóvel modelo Honda Civic, com ocupantes da cidade de Ibirataia, foi interceptado pelos criminosos após passar em um quebra-molas. Os assaltantes estavam em um carro modelo Renault Symbol, placa JNH-3032, com restrição de roubo. O condutor do Honda Civic conseguiu fugir a pé pelo matagal, mas ainda no veículo permaneceram um casal e uma criança que foram rendidos pelos bandidos e obrigado a deitarem no chão.
Veículo com ocupantes de Ibirataia roubado na entrada da cidade
Enquanto os criminosos agiam, outro automóvel, modelo Gol, placa de Ipiaú, passou no local e o motorista acabou parando, pensando tratar-se de um acidente. Ele também foi rendidos pelo bando e juntamente com as outras três vítimas colocadas nos porta-malas dos veículos, segundo informou um policial. Os assaltantes passaram por dentro da cidade e seguiram sentido BR-101 através das Três Barras, onde os reféns foram liberados. A Polícia Militar de Ibirataia e de Ubaitaba, juntamente com a PRF, foram acionadas e realizaram cercos na região. 
Carro com ocupante de Ipiaú foi roubado em seguida.
Os três veículos foram encontrados pela Polícia Militar na BR-101, próximo ao distrito de Itamarati. Ao avistar a viatura, os bandidos atiraram contra a guarnição. Houve troca de tiros e o bando formado por quatro indivíduos conseguiu fugir por um matagal. Os policiais insistiram na captura, mas nenhum dos criminosos foi preso até o momento. Os veículos recuperados foram apresentados na delegacia de Ibirapitanga. Os nomes das vítimas foram preservados. (Giro Ipiaú)

Eleições 2018: Otto Filho pretende deixar Desenbahia entre março e abril


O presidente da Desenbahia, Otto Filho (PSD), pretende continuar no cargo até o limite do prazo de desincompatibilização determinado pela legislação eleitoral. “Acredito que devo estar saindo no fim de março e início de abril”, afirmou. Seu nome chegou a ser cogitado como uma opção para a vice na chapa do governador Rui Costa, caso o atual ocupante do posto, João Leão (PP), desista da reeleição e tente uma vaga no Senado, mas a possibilidade foi descartada por seu pai, o senador Otto Alencar, presidente estadual do PSD. Em avaliação de sua administração, Otto Filho destacou o aumento da carteira de prefeituras. “Um dos projetos mais importantes que nós fizemos foi, realmente, esse nosso projeto com prefeituras porque atendeu a população mais carente”, citou. “Sempre você tem que entender a oposição e que, durante sua vida, mesmo que você trabalhe em prol da população, vai haver críticas. Minha resposta é com ações”, defendeu-se. Segundo o gestor, a carteira da agência de fomento aumentou de R$ 552 milhões para aproximadamente R$ 750 milhões até o fim de 2017. “Tivemos três anos de lucro”. (BN)

Ilhéus: após cancelar Carnaval, prefeito fala em festa prolongada em aniversário da cidade



O prefeito de Ilhéus, Marão (PSD), prometeu uma festa prolongada no aniversário da cidade este ano após o Carnaval ser cancelado por falta de recursos. Em entrevista ao Bahia Notícias nesta segunda-feira (29), ele comentou que o município passa por dificuldades financeiras e preferiu este mês investir no setor de saúde. "Dia 28 de junho vamos fazer um São João, São Pedro, Dia da Cidade mais prolongado", comentou o prefeito, que também falou em fazer quatro dias consecutivos de festejos. "Estamos nos planejando para fazer um grande evento, do jeito que Ilhéus merece", afirmou. Segundo ele, a prefeitura vem enfrentando problemas inclusive para pagar o salário dos 5 mil servidores da cidade. "Carnaval era nossa vontade fazer, mas infelizmente com um orçamento de 700, 800 mil, nós optamos por reformas nos postos de saúde do município", disse. Marão afirmou inclusive que a prefeitura vem pagando recentemente dívidas parceladas para manter o município apto a receber investimentos federais e estaduais. Nesta segunda, o prefeito participa de um evento na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB) para divulgação do programa ‘Internet para Todos’.

Vacina contra febre amarela deve ser tomada 10 dias antes de viagens a locais de risco



Próximo ao início do Carnaval, o Ministério da Saúde divulgou um comunicado nesta segunda-feira (29) destacando que a vacina contra febre amarela deve ser tomada pelo menos dez dias antes de qualquer viagem para locais do país onde há a recomendação de imunização. A recomendação da pasta só é válida para pessoas que nunca se vacinaram – quem já tiver recebido uma dose em algum momento da vida não precisa voltar aos postos de saúde. “Para garantir a proteção, a dose deve ser aplicada com, pelo menos, dez dias de antecedência à viagem, tempo necessário para o organismo produzir os anticorpos contra a doença”, informou o ministério. Atualmente há 20 estados e o Distrito Federal na chamada “Área com Recomendação de Vacinação”. “Para quem vai se deslocar no período do carnaval para uma dessas áreas, a recomendação é buscar a imunização até o fim de janeiro”, afirma a nota. Clique aqui e confira a última atualização da lista de locais com recomendação de vacinação.