Mais de 1,4 mi de eleitores ainda não fizeram biometria na BA; prazo termina dia 31



A Bahia ainda precisa realizar o recadastramento biométrico em 1.437.608 eleitores até o dia 31 de janeiro deste ano. O procedimento é obrigatório em Salvador e outros 50 municípios. Até este sábado (20), 3.037.404 eleitores, equivalente a 67,87% do total (4.475.012) compareceram em alguma unidade do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para atualizar seus dados. Na capital baiana, 63,09% dos seus 2.013.061 eleitores já foram biometrizados. Aqueles que não fizerem o procedimento até o final do prazo terão seus títulos cancelados. O atendimento ocorre normalmente durante a semana, mas alguns municípios incluíram sábados e domingos em seus plantões: Salvador, Aracatu, Barreiras, Brumado, Feira de Santana, Guanambi, Ipirá, Irecê, Jequié, Juazeiro, Malhada de Pedras, Serrinha, Biritinga, Barrocas e Camaçari (veja os horários aqui). (BN)

Erros que você provavelmente comete na hora de lavar o rosto


A limpeza facial pode parecer algo muito fácil, no entanto, ao executá-la de forma correta pode fazer toda a diferença na pele.  
1. Abusar dos lenços demaquilantes: Claro que eles são muito práticos na hora de remover maquiagem, mas o uso em excesso pode provocar danos na pele por causa dos elementos químicos que fazem a maquiagem sair com facilidade. Além disso, a própria toalhinha, que muitas vezes é porosa e áspera, pode irritar as regiões mais sensíveis do rosto. 
2. Usar produtos para "secar" as peles oleosas: Por mais que faça sentido querer investir em produtos que prometem secar a textura da pele, o excesso de sabonetes e espumas faciais muito adstringentes, que retiram toda a oleosidade, mesmo a que a pele necessita para proteção, podendo causar um efeito rebote, fazendo com que o corpo produza ainda mais óleo. Prefira produtos menos agressivos, que limpam os poros sem deixar a pele muito seca. 
3. Lavar o rosto apenas uma vez: Considerando todos os produtos que são aplicados na pele no dia a dia, como protetor solar, sérum, óleos, e cremes hidratantes, mais maquiagem e poluição, uma lavagem superficial não retira de forma adequada todas essas camadas de produtos, por isso, é necessário repetir a etapa de limpeza mais de uma vez por dia para desobstruir os poros e deixar a pele realmente limpa. 

Ônibus que saiu de Jequié pega fogo em MG


Um ônibus que saiu de Jequié com destinho à São Paulo ficou completamente destruído depois de pegar fogo na madrugada deste sábado (20) na BR-381, na altura do bairro Capitão Eduardo, na Região Norte de Belo Horizonte. Segundo informou o Corpo de Bombeiros ao G1, o incidente aconteceu no sentido Vitória (ES), próximo ao Rio das Velhas. O incêndio foi por volta das 4h e não houve vítimas. Ainda segundo a corporação, o veículo transportava 41 passageiros. Conforme o motorista, as chamas iniciaram em uma das rodas, mas as causas ainda são desconhecidas. As bagagens também foram destruídas. Um dos passageiros que embarcou um Jequié gravou um vídeo, veja abaixo: 


Brasil: Prefeitos cobram R$ 2 bi prometidos pelo governo federal


A Confederação Nacional de Municípios cobra o repasse de R$ 2 bilhões prometidos em dezembro pelo governo federal. O dinheiro foi usado como barganha pelo presidente Michel Temer para pressionar deputados a votar pela reforma da Previdência. A apreciação da matéria na Câmara deve acontecer em fevereiro. De acordo com a Folha, houve resistência da equipe econômica do Planalto para liberar os recursos sem a indicação de contrapartida do lado das receitas. Por causa disso, o Palácio do Planalto editou uma medida provisória no fim do ano passado, autorizando a transferência. Por outro lado, será preciso ainda enviar um projeto de lei ao Congresso, para dizer qual a origem do recurso. A expectativa do governo e dos prefeitos é que a situação seja resolvida até o início de março. "Foi quase uma rasteira que nos deram. Foi tudo confirmado e reconfirmado em audiência com o próprio presidente [Michel Temer]. A revolta é muito grande. Os prefeitos estão extremamente indignados. O ambiente estám uito hostil em relação à União", disse o presidente da entidade que representa os prefeitos, Paulo Ziulkoski. Segundo ele, defensor da reforma da Previdência, se os parlamentares não se colocarem a favor da matéria, será necessário uma "medida mais radical" nas eleições deste ano. Além dos R$ 2 bilhões prometidos para o ano passado, o governo Temer também se comprometeu a repassar para os municípios mais R$ 3 bilhões, caso a reforma seja aprovada. 

‘Acabaram com a minha vida’, lamenta mãe de bebê morto em atropelamento no Rio


Foto: Reprodução/ TV Globo

“Acabaram com a minha vida”. Esta foi a frase usada por Niedja da Silva Araújo para resumir seu sentimento diante da morte da filha Maria Louise Araújo Azevedo, de oito meses. A criança foi vítima de um atropelamento ocorrido na quinta-feira (18), na Praia de Copacabana. Niedja, além de outras 16 pessoas, também ficaram feridas depois de Antonio Almeida Anaquim, de 41 anos, invadir o calçadão e parar somente na areia. “Aquele desgraçado acabou com a minha vida, acabou com a vida da minha filha, meu bebê. Eu não me conformo! Minha filha linda, que eu quis muito. Ia completar nove meses na quinta-feira. Eu quero justiça, e eu vou lutar por justiça. Minha filha só era um bebê, um bebê vítima da imprudência desses filhos da puta que saem dirigindo e não têm cuidado. Eu vou correr atrás, porque eu não vou deixar a minha filha desse jeito. Tirar ela assim de mim desse jeito, não vou deixar. Quero justiça, quero justiça, eu não vou deixar”, disse, chorando muito, de acordo com o jornal O Globo.  Ela contou, ainda, que não se recorda do acidente. "Foi tudo rápido. Eu só lembro quando eu estava já no chão. Eu não vi mais nada", relatou. A família foi ao Instituto Médico-Legal (IML) tentar a liberação do corpo, mas Niedja não conseguiu sair do carro, pois estava sentindo muitas dores. Ela recebeu alta do hospital ainda esta manhã. A família informou que a certidão da criança molhou em uma chuva e rasgou. Um novo documento terá que ser tirado para fazer a liberação. BN

Número de acidentes e mortes em rodovias federais cai em 2017

A falta de atenção dos motoristas brasileiros foi a principal causa dos acidentes de trânsito ocorridos ao longo do ano passado, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Segundo balanço divulgado hoje (19) pelo orgão, só nas rodovias federais foram registrados 89.318 acidentes graves, resultando na morte de 6.244 pessoas e 83.978 feridos. Os números de mortos e feridos são menores que os de 2016, quando 6.419 pessoas morreram e 87 mil ficaram feridas em 96.590 acidentes nas rodovias federais - uma redução de 7,5% no total de acidentes; de 2,7% no número de óbitos e de 3,5% na quantidade de feridos. De acordo com a PRF, a “presumível” falta de atenção dos motoristas causou 34.406 acidentes que resultaram na morte de 1.844 pessoas. A condução em velocidade acima do permitido foi a causa de 10.420 acidentes que mataram 1.007 pessoas e deixaram 9.658 feridos. Em seguida está a ingestão de álcool antes de dirigir, constatada em 6.441 acidentes que resultaram em 455 mortos e 6.023 feridos.

Simões Filho: Médico encontra maconha na vagina de jovem que sentia dores na região



Uma jovem de 27 anos procurou atendimento no Hospital Municipal de Simões Filho (HMSF) nesta quinta-feira (18) alegando fortes dores e mau cheiro dentro da vagina. O médico que cuidou do caso constatou que uma grande quantidade de maconha dentro do órgão da mulher foi responsável pelo quadro.  De acordo com o site Simões Filho Online, a droga foi retirada do corpo da jovem por meio de um procedimento cirúrgico que durou algumas horas. Os médicos acionaram a Polícia para os procedimentos legais e, após a alta médica, a paciente deve ser encaminhada à delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos. (BN)

Atleta ibirataense assina contrato profissional com equipe do Tocantins


Por Romário Henderson

O jovem Joadson Santana, popularmente conhecido como “Bola”, acertou sua ida para o Interporto FC, clube profissional do estado do Tocantins, que disputará as seguintes competições na temporada: Copa Verde, Tocantinense, Copa do Brasil e Brasileiro Série D. Joadson “Bola” nasceu em Ibirataia, mas atualmente mora no Japomerim. Ele atuou na Copa de Bairros 2017 defendendo a equipe dos Atletas de Cristo. 

O atleta já está treinando com o elenco do Interporto, que fará sua estreia na Copa Verde no próximo domingo, em casa, contra o Princesa de Solimões. E No dia 31 de janeiro a estreia da equipe será na Copa do Brasil, diante do Juventude-RS. 

Do Giro Ipiaú

Motorista que invadiu calçadão em Copacabana negou ter epilepsia em exame do Detran


Foto: Reprodução/ Twitter @PMERJ

O Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) informou que o motorista responsável pelo acidente que matou um bebê no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro, negou ter qualquer doença neurológica, inclusive epilepsia, durante seu exame de validação médica para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Antonio de Almeida Anaquim, de 41 anos, disse à Polícia Civil que perdeu o controle do carro porque teria apagado após sofrer um ataque epilético. No carro que ele dirigia, foram encontrados remédios para epilepsia. O acidente matou um bebê de 8 meses e deixou outros 16 feridos. Em nota, o Detran-RJ ressaltou que pessoas com epilepsia podem ter carteira de habilitação, mas precisam passar por uma avaliação neurológica. O órgão deu início ao processo de suspensão da CNH de Antonio em maio de 2014. A carteira dele registra 62 pontos e 14 multas nos últimos 5 anos. Ele não devolveu o documento e nem realizou exame de reciclagem, como exigido pelo Detran. Além disso, cometeu uma nova infração de trânsito ao dirigir com a carteira suspensa, terá a CNH cassada.

Febre amarela: 2,6 milhões de baianos ainda precisam ser vacinados



A meta de imunizar contra a febre amarela 95% da população geral em cada um dos 105 municípios baianos com recomendação do Ministério da Saúde ainda não foi atingida. Em toda a Bahia, 2,6 milhões de pessoas ainda precisam ser vacinadas - metade delas está em Salvador: 1,3 milhão. Do total de municípios com a recomendação, apenas 11 atingiram a meta - cerca de 10%. O prazo se encerra em março deste ano. Os dados foram informados nesta quarta-feira (17) pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) ao CORREIO e levam em consideração os últimos dez anos, até setembro de 2017. A coordenadora de Imunização da pasta, Vânia Rebouças, explica que a Bahia expandiu a área de recomendação em 2017, que antes era de 45 cidades - todas do Extremo-Oeste -, para 105, incluindo aquelas próximas de onde foram achados macacos contaminados. Ela garante que as vacinas foram encaminhadas aos municípios.Mesmo assim, Vânia destaca a importância de mobilização dos cidadãos. “A busca pelo aumento da cobertura é contínua, mas, infelizmente, temos uma demanda pequena da população em épocas que não se fale da doença”, diz. Em Salvador, por exemplo, onde 50,7% da população foi vacinada, o problema não é falta de vacina. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) garante que tem doses suficientes para 1,338 milhão de pessoas ainda não imunizadas. O Ministério da Saúde afirmou que recomenda que os estados e municípios mantenham a cobertura em 95%, mas não é uma obrigação e, por isso, não há punição quando a meta não é atingida. “Por isso, a importância dos gestores estarem sempre atentos a buscar a população e conscientizá-las da importância da vacinação”, diz. (Correio)

Febre amarela: 2,6 milhões de pessoas ainda precisam se vacinar na Bahia



Cerca de 2,6 milhões de pessoas ainda precisam ser vacinadas na Bahia para o estado cumprir a meta de imunizar 95% da população de 105 municípios baianos. De acordo com levantamento feito pelo jornal Correio junto à Secretaria da Saúde do Estado, metade delas está em Salvador, que ainda precisa vacinar aproximadamente 50,7% da população, o equivalente a 1,338 milhão de pessoas. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aponta que tem doses suficientes para atender todo o público. Entre as 105 cidades baianas que precisam cumprir a cobertura de 95%, estipulada pelo Ministério da Saúde, apenas 11 já alcançaram o índice. Os dados da Sesab levam em conta imunizações dos últimos dez anos. No entanto, não há previsão de punição para os estados e municípios que não alcançarem a meta. Ainda segundo dados divulgados pelo Correio nesta quinta-feira (18), o município de São Miguel das Matas registra o pior índice de imunização, com apenas 27,5% da população vacinada contra febre amarela. A secretaria de Saúde do município alega que os dados da Sesab estão desatualizados. Na outra ponta da lista, Jaborandi tem 122,5% da população imunizada. O "excedente" de 22,5% corresponde à vacinação de turistas e moradores de municípios vizinhos. BN

BR-101 é estrada com maior número de acidentes com vítimas fatais em 2017 na Bahia



Com 156 mortes, a BR-101 registrou o maior número de acidentes com vítimas fatais nas estradas federais que passam pela Bahia em 2017. Um levantamento divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) aponta que os trechos mais perigosos são a divisa entre Espírito Santo e Bahia, no km 957, passando por Teixeira de Freitas, no km 880, até Itamaraju, no km 806; o km 793, em Itamaraju, passando por Itabela, no km 745, e Itagimirim, no km 702, até Eunápolis, no km 717. Outros trechos com alto índice de acidentes são os que passam por Itapebi, no km 660, Santo Antônio de Jesus, no km 180, e Itabuna, no km 505. A segunda rodovia a aparecer no ranking é a BR-116, que registrou 147 acidentes com vítimas fatais no último ano. As duas estradas costumam receber, em média, cinco mil veículos diariamente. Segundo a PRF, a BR-116, que é administrada pela concessionária Via Bahia, é mais bem conservada e possui menos curvas perigosas se comparada à primeira. Já a BR-101, que é administrada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit), tem pista simples, mais precária e próxima do litoral, onde costuma chover mais, o que dificulta a visibilidade dos motoristas e deixa a pista escorregadia. A PRF também apontou no levantamento que o tipo de acidente com mais vítimas fatais é a colisão frontal.

Sétimo lote do abono salarial 2016 começa a ser pago hoje


Quase 3,6 milhões de trabalhadores da iniciativa privada nascidos em janeiro e fevereiro e de servidores públicos com inscrição de final 5 podem sacar, a partir de hoje (18), o abono salarial dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) referentes ao ano-base 2016. O Ministério do Trabalho informou que, neste sétimo lote, serão liberados R$ 2,671 bilhões para o pagamento de benefícios que variam de R$ 80 a R$ 954, de acordo com o tempo de trabalho no ano-base. O valor referente ao PIS deve ser retirado em agências da Caixa Econômica Federal e, ao Pasep, em agências do Banco do Brasil. O abono salarial ano-base 2016 começou a ser pago em 27 de julho de 2017 e, até o final do ano, foram liberados recursos para trabalhadores privados nascidos de julho a dezembro e para servidores públicos com finais de inscrição de 0 a 4. Dados preliminares mostram que já foram pagos R$ 8,11 bilhões a 11,07 milhões de trabalhadores, o equivalente a 45,17% dos mais de 24,5 milhões de beneficiários que têm direito ao abono. 

Agência Brasil

Inep divulga resultado do Enem na manhã desta quinta-feira



Os participantes do último Exame Nacional do Ensino Médio terão acesso a suas notas na manhã desta quinta-feira (18). De acordo com o  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o resultado será divulgado às 10h (horário da Bahia). No mesmo horário, também acontece uma entrevista coletiva com a presidente do Inep, Maria Inês Fini, e o ministro da Educação, Mendonça Filho. Detalhes sobre a redação também devem ser divulgados. Para consultar sua nota, o candidato precisa acessar a Página do Participante e incluir seu CPF e a senha cadastrada.

Bahia Pesca entrega 70 mil alevinos para agricultores de Ibirataia

70 mil alevinos foram distribuídos à produtores rurais
Para fortalecer as atividades de pesca e piscicultura em Ibirataia, técnicos da Bahia Pesca realizaram nesta quarta-feira (17) a entrega de 70 mil alevinos que foram distribuídos a 70 produtores rurais na Unidade Técnica do órgão do município. Após a entrega dos alevinos, funcionários da Bahia Pesca orientaram os piscicultores sobre as melhores técnicas para aumentar a produtividade de seus projetos de piscicultura, a exemplo de engorda e medição da qualidade da água.
Dep. Eduardo Salles ao lado do Presidente da Bahia Pesca,
Dr. Drnival Júnior
"Trabalhar a favor do crescimento do setor pesqueiro é um compromisso que tenho desde o começo do meu mandato. Aproveito para agradecer ao presidente da Bahia Pesca, Dernival Junior, pelo atendimento às necessidades dos municípios em que sou representante político. Ao lado do ex-prefeito marcos Aurélio, dos vereadores Ronaldo Tinôco, Juca Muniz e Antonio Santos de Jesus (Peruca), do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Ibirataia, Caio Pina, juntamente com o presidente do PP em Ibirataia, Manolo Santos, do deputado federal Mário Júnior, e de todo o nosso grupo político. Continuarei lutando para levar cada vez mais empregos e melhores condições de vida à população do município, concluiu Eduardo Salles.
Alevinos foram distribuídos nesta quarta-feira

Bahia: Cinco pessoas da mesma família são executadas dentro de carro na BR-101


Cinco pessoas da mesma família foram assassinadas a tiros na noite desta terça-feira (16). A chacina aconteceu no KM 956 da BR 101, na área urbana de 31 de Março, distrito de Mucuri. De acordo com a polícia, as vítimas estavam dentro de um veículo com placa policial OZV 3191, licenciado em Alcobaça/BA. Elas foram identificadas como: Jalperaz do Espírito Santo Rocha, o vulgo “Soca” ou “Coroa”, líder do tráfico em Prado, Alcobaça, sua esposa Dilma Maria dos Santos Oliveira Rocha, 40 anos, o genro Alan Cláudio de Sousa Felipe, 22 anos, seus filhos Jalperaz do Espírito Santo Rocha Junior, 17 anos, natural de Alcobaça e Gabriela Oliveira Rocha, 22 anos, que estava grávida.

Segundo informações da polícia, dentro do carro foram encontrados documentos das vítimas e um caderno com anotações do tráfico de drogas e movimentação financeira. A polícia acredita que o Jalperaz estava indo passar um tempo no Espírito Santo, onde iria se reestruturar, na compra de armas e drogas. Os corpos foram encaminhados para o  IML de Teixeira de Freitas, onde serão submetidos à necropsia, nesta quarta-feira (17). A Polícia segue investigando o caso e até mo momento ninguém foi preso.

Apostador de Cardeal da Silva fatura prêmio da Lotomania e se torna milionário da cidade

Cardeal da Silva (Foto: Reprodução)
Um apostador da cidade de Cardeal da Silva, localizado no nordeste baiano, distante 147 km de Salvador é o mais novo milionário do município. O sortudo acertou na noite desta terça-feira (16) os 20 pontos do concurso de nº 1832 da Lotomania da Caixa Econômica Federal e faturou o valor de R$ 5.995.962,17. Possível que o mesmo ganhador tenha acertado também no mesmo concurso o prêmio por zero acerto, faturando também o valor de R$ 167.242,60 tendo em vista que o referido prêmio também saiu para a cidade de Cardeal da Silva. Se o apostador fez o espelho do jogo, deve receber o montante total de R$ 6.163.204,77. Veja as dezenas sorteadas clicando Aqui


Tesouras Notícias 

Feira de Santana: Para fugir de estupro, mulher se joga de carro em movimento com filha



A mãe Márcia Menezes da Silva, de 32 anos, foi surpreendida enquanto pegava um transporte com a filha para virar o ano em uma igreja no bairro do Campo Limpo, em Feira de Santana. A mulher prestou queixa nesta sexta-feira (12) após sofrer uma tentativa de estupro no dia 31 de dezembro, no bairro do Papagaio. Márcia estava em um ponto de ônibus com a filha de 4 anos, aguardando um ônibus e, de acordo com o Acorda Cidade, afirmou que um homem em um veículo Fiat prata passou à procura de passageiros. Ela achou que se tratava de um ligeirinho, carros que fazem transporte independente, e perguntou quanto o motorista cobraria pela corrida até a passarela do bairro Cidade Nova. “Ele disse que iria buscar uma moça e que quando voltasse, se eu estivesse lá, acertaria o valor. Quando ele retornou estava só e disse que a mulher já tinha pegado outro carro”, contou. “Ele me mandou sentar no banco da frente, mas eu senti algo por dentro e decidi sentar no banco de trás. Ele insistiu para eu sentar na frente e botar a criança atrás. Eu disse que iria sentar junto com ela, e quando a gente entrou ele entrou em um matagal”, relatou a mulher.

Ilhéus: Tubarão é encontrado morto na praia de São Miguel


De acordo o G1, Um tubarão foi encontrado morto na praia de São Miguel, na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, na manhã desta terça-feira (16). Banhistas que passaram pelo local fotografaram o animal. De acordo com informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a suspeita é de que o tubarão tenha morrido no mar e o corpo tenha encalhado na areia. No entanto, não se sabe as causas da morte. A espécie do tubarão e o tamanho dele não foram definidos pelo Ibama. Conforme o instituto, a remoção do animal da praia deve ser feita pela Prefeitura de Ilhéus. 

Informações do G1

Homem armado assalta a Associação dos Funcionários Públicos de Ipiaú

Fotos: Giro em Ipiaú
Ocorrência foi registrada pela Polícia Militar 
Um homem armado assaltou na tarde dessa terça-feira (16) a sede da Associação dos Funcionários Públicos Municipais de Ipiaú (AFPMI), localizada na Rua Ângelo Jaqueira, próximo a prefeitura. A ação foi registrada às 15h24 e durou pouco mais de três minutos. Para entrar na sede, o criminoso rendeu uma servidora pública que chegava ao local. Ao ter acesso às dependências internas, o homem, armado com um revólver, rendeu cerca de seis funcionários que estavam na recepção. Em seguida, o assaltante iniciou a procura por dinheiro. A quantia levada por ele não foi revelada. Além do dinheiro, o indivíduo roubou o aparelho celular de uma das vítimas. O assaltante fugiu em seguida, a pé, até a esquina do Colégio Celestina Bittencourt. As imagens das câmeras da AFPMI estão sendo analisadas. Conforme relatos de testemunhas, o bandido estava bastante agitado. Ele usava calça jeans, uma camisa escura, óculos e um boné amarelo da marca Adidas. A Polícia Militar esteve no local e realiza buscas pelo suspeito. Essa é a segunda vez que a associação é assaltada. Em setembro de 2015, a AFMPI também foi roubada. 
Imagens estão sendo analisadas para localizar o assaltante


Informações do Giro Ipiaú

Justiça federal mantém Cristiane Brasil fora do ministério do Trabalho



O juiz federal Vladimir Vitovsky, que está atuando como substituto no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), no Rio de Janeiro, negou na tarde desta segunda-feira (15), os embargos de declaração apresentados pela Advocacia-Geral da União (AGU) para tentar derrubar a decisão liminar que suspendeu a posse de Cristiane Brasil (PTB) como ministra do Trabalho. Assim, Cristiane continua proibida de assumir o cargo. Cristiane, que é filha do ex-deputado federal e atual presidente do PTB Roberto Jefferson, foi anunciada como ministra do Trabalho do presidente Michel Temer (MDB) no dia 3 de janeiro. Na segunda-feira passada (8), a posse de Cristiane foi suspensa por decisão liminar (provisória) emitida pelo juiz federal Leonardo da Costa Couceiro, da 4.ª Vara Federal de Niterói, na região metropolitana do Rio. Ele atendeu pedido apresentado em ação popular por um cidadão comum. "Este magistrado vislumbra flagrante desrespeito à Constituição Federal no que se refere à moralidade administrativa, em seu artigo 37, caput, quando se pretende nomear para um cargo de tamanha magnitude, ministro do Trabalho, pessoa que já teria sido condenada em reclamações trabalhistas, condenações estas com trânsito em julgado", escreveu o magistrado, que impôs multa de R$ 500 mil para quem descumprir a decisão.

Brasil: Lei que regulamenta recompensa e anonimato a informantes de crimes é sancionada



O presidente Michel Temer (PMDB) sancionou no dia 10 de janeiro a Lei nº 13.608, que regulamenta o regime de recompensas e proteger o anonimato de informantes de crimes. Com a lei, os informantes que se identificarem terão assegurado pelo órgão que receber a denúncia o sigilo dos dados e a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão estabelecer formas de recompensa pelo oferecimento de informações. Inclusive, é possível que a recompensa para informações úteis para a prevenção, a repressão ou a apuração de crimes ou ilícitos administrativos seja o pagamento de valores em espécie. 

Receita Federal paga lote residual do Imposto de Renda nesta segunda-feira


A Receita Federal paga nesta segunda-feira (15) o lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de janeiro. Ao todo, serão desembolsados R$ 310 milhões para declarações de 2008 a 2017, incluindo 165,9 mil contribuintes que estavam na malha fina, mas regularizaram as pendências com o Fisco. A lista com os nomes está disponível no site da Receita na internet. A consulta também pode ser feita pelo Receitafone, no número 146. A Receita oferece ainda aplicativo para tablets e smartphones, que permite o acompanhamento das restituições. As restituições terão correção de 6,73%, para o lote de 2017, a 101,02% para o lote de 2008. Em todos os casos, os índices têm como base a taxa Selic (juros básicos da economia) acumulada entre a entrega da declaração até este mês. O dinheiro será depositado nas contas informadas na declaração. O contribuinte que não receber a restituição deverá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para ter acesso ao pagamento. 

Bandidos explodem duas agências no oeste da BA


Uma quadrilha explodiu caixas eletrônicos de duas agências, na madrugada desta segunda-feira (15), na cidade de Correntina, oeste da Bahia. Os bandidos só conseguiram levar o dinheiro de uma delas. Um homem foi feito de refém, mas foi liberado em seguida. De acordo com a Polícia Militar, o grupo estava dividido em dois carros e atirava para cima, para assustar os moradores. As duas unidades ficam na Rua Manuel Gregório. Ninguém foi preso. Na primeira agência, eles conseguiram levar o dinheiro. Por conta da explosão, portas de vidros foram quebradas e estilhaços espalhados. O mesmo grupo tentou roubar outro banco, conforme a polícia, mas não conseguiu. A agência também ficou destruída. Segundo a polícia, ele passa bem. Toda a ação durou cerca de 15 minutos. O valor roubado não foi divulgado. (G1)

Mutuípe: Moradores fecham BA-420 reivindicando redutores de velocidade

(Foto: Voz da Bahia)
Reivindicando por redutores de velocidade, moradores do Distrito de Ferro Velho, próximo a cidade de Mutuípe, interditaram a BA-420 na manhã desta segunda-feira (15). De acordo com os manifestantes, o local é corriqueiro em acontecer acidentes. Ainda segundo eles, ano passado a pista foi fechada como forma de protesto onde o DENIT  se comprometeu a resolver o problema, mas até hoje não realizaram as melhorias. Congestionamento se formou no decorrer da manifestação que foi controlada pela Polícia Militar. A redação do Voz da Bahia não foi informada sobre a liberação da via.
Do Voz da Bahia