Tesouras Notícias
sábado, julho 14, 2018

Três vereadores de Seabra, na Chapada Diamantina, tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral. O motivo foi que eles incluíram falsas candidatas na coligação que participaram, nas eleições de 2016, como forma de cumprir a cota feminina exigida. Segundo informações desta sexta-feira (13), via G1, a decisão foi expedida pelo juiz Pablo Venício Novais Silva, da 88ª Zona Eleitoral. Os vereadores cassados são: Marcos Pires Ferreira Vaz (PDT), Selson José de Souza (PRB) e Lília Carneiro da Silva (PDT). Em nota, a Câmara de Vereadores de Seabra disse que vai recorrer da decisão. Ainda segundo a Justiça Eleitoral, duas mulheres concorreram nas eleições com os vereadores, pela coligação "Unidos Por Uma Seabra Melhor" - formada por PRB, PDT e PR. No entanto, as duas nem divulgaram as candidaturas delas. A postulante, identificada como Ana Cristina, recebeu apenas um voto. Já a outra, Rilma Quinheiro, não recebeu nem um. A candidata Ana Cristina é irmã da vereadora Lília Carneiro.
Tesouras Notícias
sexta-feira, julho 13, 2018

Justiça Federal determinou que seja instalado um sistema de elevação no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, localizado na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, para evitar que os passageiros com necessidades especiais sejam transportados de forma manual nos aviões que operam no terminal. A decisão foi expedida na segunda-feira (9), após denúncia do Ministério Público Federal (MPF). De acordo com a denúncia, apesar de informar que dispõe de equipamentos e serviços de acessibilidade, o aeroporto atua de forma irregular. Conforme o MPF, os passageiros que embarcam e desembarcam no terminal são carregados pelos braços por funcionários das duas empresas aéreas que atuam no aeroporto, a Azul Linhas Aéreas e a Passaredo. No entanto, o correto seria que houvesse um elevador para fazer a tarefa. Segundo a decisão da Justiça, a administradora do aeroporto e as duas empresas aéreas têm 30 dias para instalar o sistema de elevação no terminal.
Tesouras Notícias
sexta-feira, julho 13, 2018
 |
| Investimento será de R$ 4 milhões |
A Prefeita de Ipiaú, Maria das Graças Mendonça, acompanhada do Chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Ribeiro, secretários e equipe de governo, se reuniram no Centro de Abastecimento José Motta Fernandes, na tarde desta última quinta-feira (12), para apresentar aos comerciantes e clientes, o projeto de revitalização do ‘mercado’ e ouvir opiniões e sugestões. “O comerciante é nosso parceiro e nós sabemos que a mudança exige de nós, abrirmos mão de algumas comodidades, mas garanto para vocês que o projeto que preparamos é para valorizá-los e, de maneira alguma, prejudicá-los”, afirmou Jeandro.
 |
| Comerciantes do Centro de Abastecimento de Ipiaú |
Como a maior parte do comércio de Ipiaú está concentrado na localidade, Maria quis valorizá-la e por isso, em parceria com o Governo do Estado, irá realizar a revitalização, garantindo um espaço ainda mais atrativo para as compras. As obras não devem ultrapassar na fase inicial, mais de 160 dias, afim de não prejudicar as vendas. O investimento na revitalização é de aproximadamente R$ 4 milhões de reais.
 |
| Henrique Romano, Secretário de Infraestrutura |
O Secretário de Obras Henrique Romano, esclareceu sobre o calçamento que dá acesso ao Centro. Romano frisou que está em manutenção por contas das fortes chuvas e que a equipe de infraestrutura está empenhada para contribuir e continuar com a operação ‘tapa-buracos’. O projeto foi explanado com detalhes e tirou todas as dúvidas que surgiram dos beneficiados. Maria explicou ainda que, pretende realizar outras melhorias na região, à exemplo de investimentos maciços na segurança. Ascom Ipiaú
Tesouras Notícias
sexta-feira, julho 13, 2018
Professores da rede municipal de ensino de Itabela, no sul baiano, decidiram encerrar a greve nesta sexta-feira (13) mesmo sem resposta por parte da prefeitura. Ao Radar 64, o presidente do sindicato dos professores, Valtim Rodrigues, disse que o recesso escolar, que vai até 30 de julho, será mantido. Conforme o G1, a categoria reivindica melhorias em escolas, além de pagamento de benefícios e direitos trabalhistas. A categoria diz que a prefeitura recebeu R$ 34 milhões de precatório do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) em julho do ano passado. Uma lei municipal, segundo os professores, destinava 60% deste recurso à valorização dos docentes e os outros 40% a investimentos na área da educação. Mesmo assim, os professores dizem que nenhum valor foi repassado a eles. Pela rede municipal de Itabela há 17 escolas e 400 professores contratados. Em torno de 6,3 mil estudantes estão matriculados. (BN)
Tesouras Notícias
sexta-feira, julho 13, 2018
 |
| Recuperação de calçamentos nas vias públicas |
A Prefeitura Municipal de Ipiaú, por meio da Secretaria da Infraestrutura intensificou a recuperação de calçamentos em diversas ruas e avenidas da cidade, garantindo melhorias nas vias públicas e dando maior segurança à população ipiauense. A ideia é que todas as vias com problemas de pavimentação sejam contempladas pelo trabalho de restauração viária. Segundo o Secretário Henrique Romano, a prefeita Maria das Graças solicitou celeridade nos trabalhos de recuperação, tendo em vista os buracos criados com o tráfego de veículos pesados nas várias localidades do município.
 |
| Recuperação de calçamento da Rua Juracy Magalhães |
Várias ruas estão tendo serviços de recuperação do calçamento, à exemplo da Rua Juracy Magalhães, próximo a Fundação Hospitalar. As obras consistem na reposição de pavimentação com paralelepípedos, nas áreas deterioradas. O trabalho é contínuo em todas as ruas e comunidades da cidade. “Estamos trabalhando para melhorar nossas ruas e avenidas, daí nosso investimento em obras de recuperação dos calçamentos para garantir melhoria no tráfego de veículos na nossa cidade, proporcionando aos usuários das vias mais tranquilidade e segurança”, finalizou Romano.
ASCOM – Prefeitura de Ipiaú
Governo Participativo
Tesouras Notícias
quinta-feira, julho 12, 2018
Um estoquista de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, ganhou direito a uma indenização de R$ 20 mil após ter sido acusado injustamente pelo furto de 30 aparelhos celulares na empresa em que trabalhava. Conforme o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), o trabalhador disse que chegou a ser algemado e levado em um camburão diante de outros funcionários da empresa Martins Comércio e Serviços de Distribuição S/A, após a acusação. A decisão sobre a indenização foi da 4ª Turma do TRT. Ao entrar com processo na Justiça do Trabalho, o operador reclamou de ter sido acusado injustamente e submetido a situação vexatória, embora afirmasse ter conduta correta, sem histórico de qualquer advertência ou penalidade na empresa.
A empregadora, por sua vez, segundo o TRT, negou que ele houvesse sido conduzido algemado e disse que apenas o chamou para prestar depoimento, por ter sido a última pessoa a sair do armazém onde os celulares foram furtados. O TRT informou que, ainda segundo a empresa, outros colaboradores também foram convocados a responder sobre o sumiço dos aparelhos. Na primeira instância, a empresa foi condenada a pagar R$ 10 mil por dano moral. Depois, entrou com recurso, mas a Justiça não acatou e acabou aumentando a pena para R$ 20 mil.
Tesouras Notícias
quarta-feira, julho 11, 2018
Moradores do Bairro Ponto Chic 2, em Ibirataia, realizaram uma obra de esgotamento na localidade por conta própria. A informação é do blog Bahia em Dia. Segundo o portal de notícias, os moradores cansaram de esperar pela prefeitura e decidiram se unir e comprar manilhas e contratar os serviços de uma retroescavadeira. Segundo o grupo de moradores, os reparos eram de responsabilidade da prefeitura. "Nós pagamos com o nosso dinheiro, mas não deveríamos. Nós já pagamos imposto para isso, mas cansamos de tanto esperar...estamos aqui na própria sorte e pelo motivo de não ver uma solução por parte da prefeitura, resolvemos nos unir e fazer o mutirão”, comentou um morador ao blog Bahia em Dia. Nossa reportagem não conseguiu contato com a prefeitura. Vale ressaltar que a gestão atual realizou recentemente uma festa de São João de 4 dias. O valor gasto nos festejos ainda não foi divulgado.
Tesouras Notícias
quarta-feira, julho 11, 2018
O eleitor que está fora do domicílio de votação e precisa retirar a segunda via do título deve solicitar o documento em qualquer cartório eleitoral até o dia 8 de agosto. Para aqueles que estão no local onde votam, o pedido pode ser feito até 10 dias antes do pleito deste ano. Para fazer a solicitação, o requerente deve apresentar um documento oficial com foto em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. O eleitor também tem que estar quite com a Justiça Eleitoral para fazer a segunda via do documento. O interessado ainda não pode ter condenação criminal e por improbabilidade administrativa que não tenha sido integralmente cumprida, além de ter pendência no cadastro eleitoral. (Metro1)
Tesouras Notícias
quarta-feira, julho 11, 2018
 |
| Decisão da Copa acontecerá no próximo domingo |
A Copa do Mundo poderá ter um campeão inédito na Rússia. Nesta quarta-feira, o Estádio Luzhnikí, em Moscou, a Croácia mostrou força para empatar a semifinal por 1 a 1 com a Inglaterra no tempo normal e alcançar a virada por 2 a 1 na prorrogação. A Inglaterra começou melhor a partida e inaugurou o marcador logo aos quatro minutos, em uma cobrança de falta certeira de Trippier. Sem se encontrar no primeiro tempo, a Croácia melhorou consideravelmente no segundo e igualou com Perisic. Na etapa final da prorrogação, Mandzukic assegurou a vitória. A adversária da Croácia na final das 12 horas (de Brasília) de domingo, outra vez no Luzhnikí, será a França, campeã mundial de 1998, que superou a Bélgica por 1 a 0 na outra semifinal. Ingleses e belgas disputarão o terceiro lugar às 11 horas (de Brasília) de sábado, em São Petersburgo.
Tesouras Notícias
quarta-feira, julho 11, 2018

Diretores da Liga Desportiva Ipiaú -LDI- se reuniram na manhã desta quarta-feira, 11, com a prefeita Maria das Graças e membros da Procuradoria Jurídica do município, além de outros assessores da administração, para tratar de assuntos referentes à participação da seleção local no próximo Campeonato Intermunicipal de Futebol. Alegando necessidade de contenção de despesas, em decorrência das constantes quedas na arrecadação municipal, a prefeita deixou claro que os repasses para a manutenção do time, inclusive contratação de jogadores, serão bem menores do que o ano passado (falaram em R$ 15 mil) e que as prestações de contas por parte da liga deverão acontecer rigorosamente em dia para evitar transtornos e aborrecimentos. Maria defende que a Seleção de Ipiaú tenha em sua maioria atletas que residam nesta cidade, priorizando assim a chamada “prata da casa”. O nome do Diretor de Esportes do Município, Givaldo Magrão, que também se fez presente na reunião, chegou a ser citado para ser treinador da equipe. Outra reunião com as duas partes deverá acontecer brevemente, em data a ser definida.
(Giro/José Américo Castro).
Tesouras Notícias
quarta-feira, julho 11, 2018
Na hora de realizar certos exames ginecológicos de imagem, há dúvidas sobre o preparo e uma delas é quando a mulher fica menstruada e tem um ultrassom transvaginal para fazer. Nesse caso, precisa remarcar a data ou pode fazer mesmo no período menstrual? De acordo com a especialista em diagnóstico por imagem, Dra. Luciana Chamié, a menstruação não atrapalha a realização do exame. “O exame de ultrassom transvaginal pode ser realizado durante o período menstrual. Para algumas mulheres, realizar o exame durante essa fase pode ser incômodo, mas não há qualquer contraindicação médica e nenhuma interferência no resultado”, afirma a especialista. Segundo o site 'Tua Saúde', o exame é realizado utilizando um pequeno aparelho introduzido na vagina. O equipamento emite ondas sonoras que depois são transformadas em imagens computadorizadas dos orgãos reprodutivos femininos, como útero, trompas, ovários, colo do útero e canal vaginal.
Tesouras Notícias
quarta-feira, julho 11, 2018

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (11) a medida provisória que estabelece preços mínimos para o frete. O texto ainda tem que ser votado no Senado e passar por sanção presidencial. Na proposta, foi incluído artigo que anistia multas de trânsito e judiciais aplicadas aos caminhoneiros entre os dias 21 de maio e 4 de junho, durante a paralisação da categoria. A anistia, polêmica, tinha sido retirada da proposta do marco regulatório dos caminhoneiros, aprovado na Casa no mês passado. Pela proposta, o transporte rodoviário de cargas deverá ter seu frete remunerado em patamar igual ou superior aos preços mínimos definidos pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Os valores, segundo o texto, deverão refletir os custos operacionais do transporte, prioritariamente com base no preços do diesel e dos pedágios. De acordo com o texto, caberá à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) elaborar uma tabela semestral com os preços de fretes, que deve ser publicada no dia 20 de janeiro e 20 de julho.
Tesouras Notícias
quarta-feira, julho 11, 2018
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (10) uma emenda que dá isenção do pagamento de contas de luz de até 70kWh por mês a famílias de baixa renda. O artigo foi incluído no projeto de lei que destrava a venda de seis distribuidoras da Eletrobras. O texto ainda tem que passar pelo Senado e depois ir para sanção presidencial. Hoje, a Tarifa Solidária dá descontos escalonados de acordo com a quantidade de consumo. Com 30kWh por mês, é de 65%, até chegar a 10% com o gasto de 220kWh por mês. Além disso, pela lei atualmente em vigor, apenas quilombolas e indígenas têm direito à isenção de 100% na conta de luz de até 50kWh por mês. Com a nova redação, a isenção total passa a atingir todas as famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo.
Informações da FOLHA
Tesouras Notícias
terça-feira, julho 10, 2018
Tesouras Notícias
terça-feira, julho 10, 2018
 |
| Acidente envolveu vários veículos na BR-101 (Foto: Divulgação) |
Um grave acidente na BR-101, próximo ao Posto Tenente, no município de Ibirapitanga, deixou mortos e feridos gravemente. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ainda não há o número exato de vítimas. O acidente envolveu dois caminhões, uma carreta e uma Kombi. Não foi informado se esse último veículo transportava passageiros.
 |
| Acidente ocorreu na ‘curva da tinta’ (Foto: Divulgação) |
Um motorista de um caminhão que passava pelo local gravou um vídeo que mostra os veículos envolvidos no acidente. Nas imagens também é possível ver um homem aparentemente morto ao lado da Kombi. A Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros de Itabuna foram acionados para o local do acidente. Em instantes mais informações atualizadas.
Informações do Giro
Tesouras Notícias
terça-feira, julho 10, 2018

Até esta segunda-feira (9), 125 motoristas procuraram o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) para confeccionar a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no estado, segundo informações do órgão. O serviço começou a ser ofertado na Bahia no dia 3 de junho. A CNH digital está disponível para condutores que possuem a CNH impressa no formato atual, com QR Code (código de barras bidimensional), e para o habilitado que tem certificado digital. A taxa para confecção do documento é de R$ 67,10, com isenção para quem tiver o certificado digital. Conforme o Detran, um documento não exclui o outro. Com isso, a carteira impressa continua valendo e a CNH eletrônica não é obrigatória. O motorista que possui a CNH antiga deve procurar o órgão e tirar uma segunda via ou fazer a renovação do documento, para adquirir a versão com QR Code e ter direito à carteira digital. Para acessar a CNH-e, o motorista precisa se cadastrar no portal do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que enviará por e-mail um link de ativação do serviço e criação de uma senha. Depois, é preciso baixar o aplicativo da CNH-e no celular, disponível nos sistemas iOs e Android, para ter acesso ao documento. (G1)
Tesouras Notícias
segunda-feira, julho 09, 2018

As 417 cidades da Bahia começaram a semana com mais dinheiro nas contas, por conta do extra que começou a ser disponibilizado pela União nesta segunda-feira (9). O governo federal repassou cerca de R$ 372,4 milhões referente a parcela a mais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor encaminhado, de acordo com o Correio, representa quase 10% do total repassado a todos os municípios do país – cerca de R$ 4 bilhões. A capital baiana recebeu R$ 31,4 milhões, enquanto as outras nove maiores cidades do interior, entre elas Feira de Santana e Vitória da Conquista, ganharam R$ 3,9 milhões cada. O repasse extra em julho começou a ser feito no ano passado pelo governo federal e representa uma reivindicação antiga dos prefeitos, que enfrentam uma queda de receita neste mês. O valor é chamado de “1% extra” e equivale a 1% do valor da arrecadação do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) e do Imposto de Renda (IR) pelo governo federal. A Bahia foi o terceiro estado que mais recebeu recursos. O primeiro foi São Paulo, com R$ 540,1 milhões, enquanto Minas Gerais, com R$ 532,2 milhões, foi o segundo, de acordo com a CNM. (BB)
Tesouras Notícias
segunda-feira, julho 09, 2018
Um novo levantamento das promessas de campanha cumpridas pelos governadores eleitos em 2014 mostrou novamente que Rui Costa (PT) é um dos gestores que mais colocou em prática aquilo que prometeu antes de ser eleito. Segundo o novo levantamento do G1, publicado nesta segunda-feira (9) e que levou em conta os 3 anos e meio de mandato, Rui executou 54 promessas completamente e 20 parcialmente, de 2015 até julho de 2018. Se quiser cumprir tudo o que disse que faria na campanha, o governador baiano ainda precisa, nos próximos meses, colocar em prática 41 projetos. Entre eles estão a implementação do VLT metropolitano e a instalação do SAC social nos centros sociais urbanos. O ranking se baseou no programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em sabatinas, entrevistas e debates.
Tesouras Notícias
segunda-feira, julho 09, 2018

Os primeiros compromissos do Brasil neste novo período até a próxima Copa ocorrerão no mês de setembro (3 a 11), quando haverá a primeira data Fifa pós-Rússia. E já no dia 7, a seleção enfrenta os Estados Unidos, em Nova Jersey Encerrada a participação na Copa do Mundo Rússia, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já planeja a preparação da equipe para o ciclo Mundial do Catar 2022. Nos próximos dias a entidade comunicará a permanência ou não do treinador Tite, o convite para que continue já foi realizado pelo presidente Rogério Caboclo. Os primeiros compromissos do Brasil neste novo período até a próxima Copa ocorrerão no mês de setembro (3 a 11), quando haverá a primeira data Fifa pós-Rússia. E já no dia 7, a seleção enfrenta os Estados Unidos, em Nova Jersey. Até a Copa América de 2019 que acontecerá no Brasil entre junho e julho, a seleção brasileira terá pelo menos oito amistosos, como previsto no calendário da Fifa. São quatro períodos de nove dias, com dois amistosos para cada.
Veja abaixo as datas Fifa até a Copa América 2019:
Tesouras Notícias
segunda-feira, julho 09, 2018
A Receita liberou na manhã desta segunda-feira (9) a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Segundo informações da Agência Brasil, esse lote também inclui restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017. Pouco mais de 3,3 milhões de pessoas devem ser beneficiadas com o crédito bancário no dia 16 de julho, totalizando o valor de R$ 5 bilhões. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet , ou ligar para o Receitafone, através do número 146.