Jitaúna: Semi-eixo quebra e veículo capota na BR-330



Um carro modelo D20 de placa não anotada capotou nesta manhã de segunda-feira (09), após quebrar o semi-eixo na rodovia BR-330 próximo ao KM 19 há quatro quilômetros de Jitaúna. O motorista nada sofreu. O veículo seguia no sentido Jitaúna quando o acidente aconteceu. De acordo com informações, o acidente aconteceu por volta das 05hs.
Jitaúna em Dia

Quinze advogados pedem prisão de Moro por descumprir ordem judicial


Uma entidade de advogados pediu ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região a prisão do juiz federal Sérgio Moro e do diretor-executivo da PF no Paraná. Eles alegam que ambos teriam descumprido alvará de soltura emitido pelo desembargador plantonista Rogério Favreto em face do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Conforme consta do despacho da autoridade coatora, e Magistrado – notoriamente gozando férias em Portugal, e, portanto, sem jurisdição em sua própria vara, o juiz de primeiro grau ordenou que a Polícia Federal descumpra a ordem emanada por este Tribunal Regional Federal, nos termos abaixo transcritos”, afirmam.
Estadão

Ibirataia: Luta de boxe entre Sapo X Fabão terminou com empate técnico

Fotos: Tesouras Notícias
O locutor J. Fio da Netinho FM fez a cobertura do evento

Um grande público lotou as dependências do Ginásio de Esportes Luis Eduardo Magalhães nesse sábado (07) para assistir o grande combate entre os boxeadores Rogério Sapo X Fabão. A plateia composta de pessoas de Ibirataia, Ipiaú, Itagibá e outras cidades da região vibrou durante todo o tempo na calorosa luta. O evento beneficente foi organizado pela Academia Rad Jiu Jitsu, na pessoa do professor Gilmar Souza e o professor de Boxe Dê Carlos.
Luta entre Sapo e Fabão terminou em empate técnico
O embate aconteceu em 5 (cinco) raunds de 3 (três) minutos, totalizando 15 minutos de luta que ao final os árbitros julgadores decidiram por empate técnico. Vale lembrar que o ibirataense Fabão (30), já venceu 06 (seis) lutas em sua carreira. Já o boxeador Rogério Sapo, morador do Japumirim - Itagibá, tem uma extensa trajetória como lutador - ele que é bicampeão baiano, bicampeão brasileiro e campeão sul-americano. 
Darlan venceu a luta de MMA e ficou com o Cinturão Regional
Houve também pela primeira vez em Ibirataia a luta de MMA valendo a disputa pelo Cinturão Regional na categoria que foi disputado entre o jequieense Darlan X D'Anjos, da cidade de Vitória da Conquista. Darlan finalizou a luta em menos de 2 minutos e ficou com o Cinturão Regional.
Torim venceu a luta de boxe contra Matheus
O grande evento teve o apoio da Prefeitura Municipal e teve como patrocinador oficial a Auto Bahia, entre outros patrocinadores. "Quero aqui agradecer ao grande público presente que confiou em nossa organização e agradecer aos patrocinadores pelo apoio", disse Gilmar Souza. Vale lembrar que além da luta principal entre Sapo X Fabão, houve outros combates entre Dedé X Willian, Fernando X Santos e Torim X Matheus.

Tesouras Notícias  

Ibirataia: Motociclista fica ferido em acidente no centro da cidade

Vítima sofreu escoriações e ferimentos na perna esquerda
Por volta das 13h desse sábado (07), o condutor de uma motocicleta modelo POP 100 ficou ferido após sofrer um acidente no centro da cidade, precisamente na Avenida Ilton Lopes Leal. 
Acidente aconteceu na avenida Ilton Lopes Leal
A vítima identificada como Reginaldo Santana dos Santos sofreu escoriações e ferimentos mais delicados na perna esquerda, sendo necessário o socorro do Samu até um hospital fora da cidade. Populares relataram que o motociclista reside na zona rural de Ibirataia e sofreu o acidente quando retornava sentido a fazenda onde reside. 

Informações do Giro Ipiaú

Sem definição no STF, despesa com auxílio-moradia chega a R$ 1 bilhão



Sem a definição do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a legalidade do auxílio-moradia para magistrados, as despesas com o benefício passaram de R$ 834,5 milhões e, em agosto, quando termina o recesso Judiciário, o custo atingirá cerca de R$ 1 bi, mais precisamente R$ 973,5 milhões. De acordo com informações do Estadão, os números são de um estudo da Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados. O pagamento do auxílio-moradia já vem tramitando em diversas ações no STF, há mais de quatro anos, mas até hoje nada foi definido. Em dezembro de 2017 o relator, ministro Luiz Fux, liberou para votação no plenário as ações que tratam da concessão do polêmico benefício. O julgamento deveria ter acontecido em março, mas pouco antes Fux retirou o assunto da pauta e determinou a discussão na Câmara de Conciliação da Advocacia-Geral da União (AGU). Sem acordo, após três meses de negociação, o caso voltou ao Supremo no dia 20 de julho. Segundo a publicação, agora o ministro pensa em discutir internamente, em sessão administrativa, a possibilidade de o STF incorporar o valor do auxílio-moradia aos salários de magistrados. O gabinete de Fux, no entanto, informou que ele ainda não tomou uma decisão.

TRF-4 manda soltar Lula ainda neste domingo


O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) mandou soltar o ex-presidente Lula ainda neste domingo (7),o desembargador Rogério Favreto deferiu o habeas corpus apresentado na sexta-feira (6) por deputados do PT, para que Lula fosse libertado imediatamente, sob alegação de não haver fundamento jurídico para sua prisão. Ainda segundo a colunista, o plantão do TRF-4 confirma a informação. De acordo com o plantonista Luís Felipe Santo os parlamentares Wadih Damous, Paulo Pimenta e Paulo Teixeira estão agora na sede da Polícia Federal pleiteando que a ordem seja cumprida. O ex-presidente foi condenado a 12 anos e nove meses de prisão pelo juiz Sérgio Moro, sob acusação de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá. Lula foi preso no dia 7 de abril deste ano,em São Bernardo do Campo (SP), e levado para uma sala especial na sede da Polícia Federal, em Curitiba, no Paraná.

Ipiaú: Prefeitura inicia reparos para repor calçamento no Centro de Abastecimento José Mota Fernandes

Obras de requalificação já foram iniciadas
As obras de requalificação do Centro Comercial José Motta Fernandes em Ipiaú, conquistada pela prefeita Maria das Graças, junto ao Governo do Estado, estão cada vez mais próximas. A previsão é de que prepostos iniciem a intervenção ainda este mês de julho. Enquanto isso, a prefeitura municipal,  através da secretaria de Infraestrutura, iniciou reparos no calçamento para antecipar melhores condições de tráfego na localidade. O piso apresentava afundamentos na pavimentação que dificultava a passagem de veículos e transeuntes. Segundo o Secretário de Infraestrutura, o popular "Henrique da Coelba", "locais com esses problemas de calçamento onde há fluxo intenso não pode esperar. Por isso, logo que assumimos a pasta, priorizamos o Centro Comercial por se tratar de uma via de fluxo regional que dá acesso ao Centro e à cidades vizinhas", pontuou. Segundo o secretário, apesar das dificuldades financeiras, quando se tem uma necessidade coletiva, todo esforço é valido para ajudar a comunidade e a  cidade. "O governo participativo, através da prefeita Maria numa demonstração de compromisso com as necessidades da população, autorizou a nossa iniciativa e em alguns dias já vamos ter a parte crítica do solo do Centro de Abastecimento recuperada", concluiu Henrique. A ação além de valorizar e estimular o comércio local, vai trazer de volta uma via adequada para a mobilidade urbana.

(Por Marcel Hohlenwerger)

Publicidade


Pesagem de lutadores de Boxe e MMA aconteceu nesta sexta em Ipiaú

A luta entre Rogério Sapo e Fabão acontecerá nesse sábado (07)
Os lutadores de Boxe Rogério Sapo (77,800Kg) e Fabão (76,400 kg) e os lutadores de MMA Darlan (81kg) e D'Anjos (80,400kg) estiveram frente a frente na manhã desta sexta-feira (06), no 1º Piso do Shopping Liberdade em Ipiaú, antes do combate regional mais esperado do ano que acontecerá neste sábado (07), no Ginásio de Esportes Luis Eduardo Magalhães, na cidade de Ibirataia. Os lutadores fizeram a pesagem e a assinatura do Termo de Responsabilidade. A principal luta será entre os boxeadores Rogério Sapo e Fabão, onde ocorrerá cinco rounds, cada um com três minutos, totalizando-se em quinze minutosO experiente Rogério Sapo de 31 anos, morador do distrito de Japumerim, em Itagibá, é bicampeão baiano, bicampeão brasileiro e campeão sul-americano. Já o ibirataense Fabão, 30 anos, acumula seis lutas ganhas. Ver Fotos
D'Anjos e Darlan disputarão o Cinturão Regional em MMA
Além do combate principal, o evento que é promovido pelo professor de boxe, Dê Carlos, e Academia Rad Jiu-jítsu, contará com mais três lutas preliminares, entre elas; Torim x Luciano (Boxe) e Darlan x D’anjos (MMA), esta última valerá o cinturão regional. Os ingressos custam 10 reais e podem ser adquiridos antecipadamente nos seguintes pontos de venda: Gilmar Celulares, Rafa Cabeleireiro e na loja Bruno Mídia (em Ibirataia), Anderson Celulares e Criativa Já (em Ipiaú).O evento contará com o apoio da Prefeitura Municipal e diversos colaboradores. 

Tesouras Notícias

Bahia: Jovem é encontrado morto com sinais de tortura em Dário Meira

Foto: Reprodução - Giro
Deivson Souza Santos tinha 25 anos de idade
Um homem de 25 anos foi encontrado morto no início da tarde dessa quinta-feira, 05, na cidade de Dário Meira. Conforme apurou a reportagem do Giro, o corpo foi localizado por populares em uma construção no bairro Nova Jerusalém. A Polícia Militar foi acionada e guarda o local do crime até a chegada do DPT de Jequié. A vítima foi identificada como Deivson Souza Santos, conhecido também pelo apelido de 'Deivissinho', morador da cidade. Populares disseram que o jovem fazia uso constante de bebidas alcoólicas e de drogas. Ainda conforme informações de moradores que presenciaram a cena do crime, o corpo possui marcas de tortura e ao seu lado foi encontrado pedaços de madeira, possivelmente usados para matar a vítima. Arame farpado com marcas de sangue também foi encontrado no local. O crime será investigado pela Polícia Civil do município. (Giro Ipiaú)

Danilo sofre lesão no tornozelo e está fora da Copa do Mundo


O lateral-direito Danilo, da Seleção Brasileira, está fora da Copa do Mundo. Durante o treinamento realizado nesta quinta-feira (5), em Kazan, o atleta sofreu uma lesão no ligamento do tornozelo esquerdo e não vai mais fazer parte dos planos do técnico Tite. Essa é a segunda lesão do atleta durante o Mundial. Ele, que começou como titular contra a Suíça, sofreu um problema no quadril antes do jogo contra a Costa Rica. Com a lesão e o corte, Fagner é o único jogador de origem para a posição. Uma alternativa é improvisar o zagueiro Marquinhos na posição. Apesar de não estar disponível, Danilo segue com a delegação na Rússia. O escrete canarinho enfrenta a Bélgica pelas quartas de final da competição na tarde desta sexta-feira (6), às 15h (horário de Brasília). BN

Afastado por determinação do STF, ministro do Trabalho renuncia ao cargo


Afastado por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro do Trabalho, Helton Yomura, renunciou ao cargo nesta quinta-feira (5). Segundo o vice-líder do governo no Congresso, deputado federal Benito Gama (PTB), Yomura entregou a carta de renúncia ao presidente Michel Temer nesta tarde. O afastamento do titular do MTE foi determinado pelo ministro Edson Fachin, no âmbito da terceira fase da Operação Registro Espúrio, deflagrada nesta quinta. A ação mira esquema de fraudes e corrupção no Ministério do Trabalho. Após a operação ocorrer, o PTB, que detinha o comando da pasta, resolveu entregá-la ao presidente Michel Temer. De acordo com Benito, a decisão ocorreu para evitar desgastes do partido com o governo. “Ao PTB, não interessa mais ter a chapa. As coisas estavam recorrentes no Ministério. O partido não quer ter desgaste necessário”, disse. Ele ainda reiterou que a sigla não vai mais indicar nenhum nome para o MTE.

Ibirataia: Luta de boxe entre Sapo e Fabão ocorrerá neste sábado (07)


Um dos eventos esportivos mais esperados do ano na região está a apenas três dias de acontecer: o Ginásio de Esportes Luis Eduardo Magalhães, em Ibirataia, receberá neste sábado (07), a partir das 20hs, lutadores de Boxe e MMA da região. A principal luta será entre os boxeadores Rogério Sapo e Fabão, onde ocorrerá cinco rounds, cada um com três minutos, totalizando-se em quinze minutos. O experiente Rogério Sapo de 31 anos, morador do distrito de Japumerim, em Itagibá, é bicampeão baiano, bicampeão brasileiro e campeão sul-americano. Já o ibirataense Fabão, 30 anos, acumula seis lutas ganhas. Além do combate principal, o evento que é promovido pelo professor de boxe, Dê Carlos, e Academia Rad Jiu-jítsu, contará com mais três lutas preliminares, entre elas; Torim x Luciano (Boxe) e Darlan x D’anjos (MMA), esta última valerá o cinturão regional. Os ingressos custam 10 reais e podem ser adquiridos antecipadamente nos seguintes pontos de venda: Gilmar Celulares, Rafa Cabeleireiro e na loja Bruno Mídia (em Ibirataia), Anderson Celulares e Criativa Já (em Ipiaú).
Informações do Bahia em Dia

Brasil: Mãe e filho são baleados e mortos em rodoviária de Brasília


Pâmela Vieira tentava desesperadamente passar pelo cordão de isolamento improvisado pela polícia. Com oito meses de gravidez, levava as mãos à barriga e gritava aos prantos o nome do marido. Foi barrada por agentes da Polícia Civil. No chão sujo da Rodoviária do Entorno, na Esplanada dos Ministérios, Pâmela via o corpo baleado de Welington Rodrigues Santos da Silva, de 22 anos, coberto por um pano verde. Apenas o tênis à vista. A menos de dez metros dali, reconheceu ainda o corpo da mãe de Welington, Maria Célia Rodrigues dos Santos. Pâmela gritava para que o marido se levantasse, tentava entrar na cena do crime para se aproximar do corpo. Um dos agentes da Polícia Civil, sem identificação, não hesitou em dizer a ela que “baixasse a bola” e que ficasse quieta até que os peritos fizessem seu trabalho no local. “Vai para trás, baixa a bola. Vamos parar com essa palhaçada. Senão, daqui a pouco vou ter que deter gente aqui.” Próxima dali, no Hospital de Base de Brasília, a segunda filha de Maria Célia, a garota Kerolym Ketlen Moreira Rodrigues, de 19 anos, baleada no abdome, passava por uma cirurgia.  Leia Mais

Ibirataia: Motoristas de transporte escolar protestam no distrito de Algodão

Manifestação aconteceu no distrito de Algodão
Em forma de protesto, proprietários e motoristas de veículos do distrito de Algodão que prestam serviço à Secretaria de Educação do município de Ibirataia, por meio de uma empresa terceirizada, paralisaram as atividades, nesta quarta-feira (04). Durante o protesto, os profissionais se concentraram nas imediações do Colégio Municipal Mauro Barreira de Alencar. De acordo com lideranças do movimento, apenas dois veículos não aderiram ao manifesto e circularam nessa quarta-feira. Em contato com o Bahia em Dia, um dos representantes do movimento, que não quis se identificar, afirmou que a paralisação só será finalizada após ser realizada uma reunião com o proprietário da empresa que, segundo ele, ninguém sabe quem é. Segundo relatos de professores do Colégio Mauro Barreira de Alencar, durante o turno da tarde, onde se concentra a maior parte dos alunos da zona rural, a maioria das salas de aulas ficaram vazias.

Do Bahia em Dia

Petrobras aumenta preço do gás de cozinha em 4,4% nas refinarias


A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (4) aumento de 4,4% no preço médio do gás liquefeito de petróleo (GLP) para uso residencial, embalado em botijões de até 13 kg, o chamado gás de cozinha. A alta é sobre o preço cobrado nas refinarias e vale a partir de quinta-feira (05). Com isso, o preço do botijão nas refinarias, sem impostos, passa de R$ 22,13 para R$ 23,10, informou a petroleira em seu site. As revisões feitas pela Petrobras podem ou não se refletir no preço final, que incorpora impostos e repasses de empresas como distribuidores e revendedores. Em junho, o preço médio cobrado dos consumidores pelo botijão de 13 kg era de R$ 68,77. 

Informações do UOL

Jequié: Líder de tráfico morre em ação que 'estourou' dois laboratórios de drogas



Um homem morreu em uma operação que descobriu dois “laboratórios” de drogas em Jequié, no Médio Sudoeste. Uma denúncia anônima levou policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Central) até os locais onde se fazia a preparação de drogas. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, Leonardo da Silva Cardoso, o 'Pepe', um dos líderes do tráfico no município, estava em um desses laboratórios, localizado numa casa na rua Isaac Sampaio, no centro da cidade. Após confronto, o acusado veio a óbito. Com ele, foram apreendidos um revólver de marca taurus, calibre 38, com seis munições, 17 tabletes de maconha e quatro de cocaína, seis pedras grandes de crack, três saquinhos com 300 gramas de maconha e 650 gramas de cocaína em trouxas, além de 2 mil comprimidos de Franol e 255 frascos de termogênico. A PM também encontrou uma balança, uma prensa profissional, mil sacos de embalagens e um liquidificador para misturar as drogas. Na mesma ação, os policiais prenderam Flávio Santos Martins e Tuane Ramos Lima, no condomínio Bela Vista, no bairro São Judas.

Ibirataia não cumpre prazo de cadastro e perde Equipes de Saúde da Família


A notícia na área de saúde em Ibirataia continua sendo de forma negativa. No mês passado divulgamos que de acordo com dados do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2018, divulgado no site do Ministério da Saúde, o município ibirataiense estava em risco de surto de dengue, zika e chikungunya, com nível 4,0. Agora surge a informação que o Ministério da Saúde descredenciou três Equipes de Saúde da Família (ESF) que seriam implantadas no município. A portaria 1.717, do dia 12 de junho, suspendeu o credenciamento das unidades por descumprirem o prazo para cadastramento no Sistema Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde. Ao todo, 162 municípios baianos deixarão de receber o investimento (ver lista). A equipe de Saúde da Família é formada por multiprofissionais, como médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição, profissionais de saúde bucal, como cirurgião-dentista e auxiliar ou técnico em saúde bucal. Dentre os projetos, alguns sequer saíram do papel antes do fim do prazo. Para cada Equipe de Saúde da Família, o Ministério da Saúde destina R$ 128.340,00 por ano, enquanto o Estado da Bahia destina R$ 18.000,00 para o mesmo período. Além de Ibirataia, municípios da região, a exemplo de Barra do Rocha, Itagibá, Dário Meira e Itagi estão na lista. (Giro Ipiaú)

Trabalho de capacitação e inspeção garantiram a qualidade dos alimentos comercializados no São Pedro de Ipiaú

Prefeita Maria ao lado dos deputados e equipe da Vigilância Sanitária
O São Pedro é um festejo de tradição na cidade de Ipiaú. A festa regada de muito forró e alegria atrai um público de milhares de pessoas.E para garantir a qualidade e segurança dos alimentos comercializados no circuito da festa, a equipe de Vigilância Sanitária da prefeitura de Ipiaú realizou inspeções nas barracas com o intuito de dar continuidade ao trabalho de capacitação realizado antes do festejo. 

Para a coordenadora de Vigilância Sanitária Vanessa Fonseca "foi muito gratificante ver que as orientações passadas durante a capacitação de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos foram seguidas pelos ambulantes. Todos eles seguiram as orientações e ofereceram alimentos seguros e de qualidade para a população. Podemos constatar a excelência do serviço prestado à todos que participaram do São Pedro", relatou Vanessa.
   

Comerciantes como Rafaela dos Santos, agradeceu à equipe de saúde representada pela secretária Meirinha Alves e disse que a iniciativa é muito importante para o desenvolvimento e adequação do trabalho. "Quando a gente recebe orientações importantes o nosso trabalho fica mais valorizado. A gente cresce. A gente vende mais", ressaltou. Segundo a Secretária de Saúde de Ipiaú, Meirinha Alves, as ações de capacitação, orientação e acompanhamento serão uma constante. Todos os ambulantes do São Pedro receberam certificados" É preciso estar junto à população levando conhecimento para que o município possa se desenvolver da melhor forma" reiterou. (Por Marcel Hohlenwerger)

Itabela: Mulher tem casa incendiada por ex que não aceita fim do relacionamento


Um suspeito de ter incendiado a casa onde a ex-mulher estava morando em Itabela, no sul do estado, é investigado pela Polícia Civil. De acordo com o delegado Robson Andrade, o imóvel foi incendiado no domingo (1°), por Orlando Pereira Santos. A vítima registrou o caso na polícia nesta terça-feira (3). A casa ficou destruída, no entanto, ninguém ficou ferido durante a ação. De acordo com informações da polícia, o imóvel estava vazio. Vizinhos contaram à Polícia Militar que viram o suspeito provocando as chamas e fugindo do local. As testemunhas ainda serão ouvidas pela Polícia Civil. “Eles viveram juntos por cinco anos e, há cerca de três meses, estão separados. Ele [o suspeito] não aceita o fim do relacionamento e disse a ela [a vítima] que ela não vai ficar com ninguém”, afirmou o delegado. O ex-casal não tem filhos. A mulher é mãe de um adolescente de 13 anos e uma criança, frutos de outro relacionamento, De acordo com o G1, a casa incendiada era do pai da ex-mulher do suspeito. Ela estaria morando no local desde que a separação aconteceu. A família está desabrigada no momento e conta com ajudar de vizinhos. Segundo o delegado, desde que o imóvel foi incendiado, Orlando não foi mais visto na região. A polícia está fazendo buscas na região para encontra-lo. Também foi solicitada a perícia do imóvel, prevista para acontecer na terça-feira. BN