Nos pênaltis, Inglaterra bate Colômbia e avança para enfrentar a Suécia nas quartas


Com jogo decidido apenas nas cobranças de pênaltis, a Inglaterra venceu a Colômbia por 4 a 3 nesta terça-feira (3), em Moscou, na Rússia, após empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação. Nas quartas de final, os ingleses encaram a Suécia. As duas equipes se enfrentam no sábado (7), às 11h, na Arena Samara, em Samara.

"São Pedro de Ipiaú foi um dos eventos mais tranquilos que já trabalhei", diz Major Jocevã

Major Jocevã Oliveira - Comandante da 55ª CIPM (Foto: Giro Ipiaú)
Apesar de atrair um grande público, onde multidões ocuparam os espaços da Praça Salvador da Matta em Ipiaú, o São Pedro 2018, ocorrido entre os dias 29 de junho e 01 de julho foi um dos mais tranquilos de Ipiaú. A informação é do Major Jocevã Oliveira, responsável pela 55ª Companhia Independente de Polícia Militar da Bahia. Segundo relatou, "apenas pequenas ocorrências e alguns furtos, nada relevante que atrapalhasse o brilho do festejo. O São Pedro de Ipiaú foi o mais tranquilo evento que já trabalhei. O público em geral foi muito pacífico", afirma. Ainda segundo a autoridade policial, os fatos ocorridos que precisaram da ação da polícia militar, a maioria foi resolvido de imediato. "Ocorreram pequenas ocorrências corriqueiras de eventos de grande porte, mas evitamos desdobramentos. Recuperamos duas motos e pedimos atenção dos condutores. Teve casos em que o motociclista esqueceu a chave da moto na ignição", relatou o Major. Fiquei surpreso como a cidade acolheu tanta gente e foi tranquilo. A cidade está de parabéns. Quero agradecer a tropa e a todos. Quem estava no camarote presenciou uma polícia visível e atuante. Agradeço a prefeita Maria das Graças pela pareceria e confiança", finalizou o Major Jocevã. *Por Marcel Hohlenwerger

Detran-BA passa a oferecer versão eletrônica da CNH; veja como obter


A partir desta terça-feira (3), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) passa a oferecer a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A novidade estará disponível para o condutor que possui a CNH impressa no formato atual, com QR Code (código de barras bidimensional), e para o habilitado que tem certificado digital. A taxa do serviço custa R$ 67,10, com isenção para quem tiver o certificado. Um documento não exclui o outro e a carteira impressa continua valendo. O motorista que possui a CNH antiga deve procurar o órgão e tirar uma segunda via ou fazer a renovação do documento, para adquirir a versão com QR Code e ter direito à carteira digital.

Para acessar a CNH-e, o motorista precisa se cadastrar no portal do Departamento Nacional de Trânsito, que enviará por e-mail um link de ativação do serviço e criação de uma senha. Depois, ele deve baixar o aplicativo da CNH-e no celular, disponível nos sistemas iOs e Android. O acesso à habilitação digital não depende de sinal de internet. O site do Detran terá um atalho para o endereço eletrônico do Denatran. A partir de hoje, o Detran também vai oferecer mais comodidade aos proprietários de veículos. Após o pagamento do licenciamento, o documento poderá ser retirado no órgão, sem custo, no prazo de 48 horas. Quem não optar pela modalidade, deverá aguardar a entrega gratuita do licenciamento pelos Correios, em até 15 dias. 

Informações do CORREIO

Ipiaú: Multidão prestigiou última noite do São Pedro no arraiá 'Meu Xodó, Minha Alegria'

Multidão lotou a Praça Salvador da Matta

(Por Marcel Hohlenwerger)


A Praça Salvador da Matta ficou lotada e o público curtiu até o dia raiar a última noite de São Pedro em Ipiaú A abertura foi animada com o show de Juninho dos Teclados. A prefeita Maria das Graças que compareceu em todos os dias, falou com a família ipiauense e logo após o ícone da música nacional, Bell Marques subiu ao palco e levou o público ao delírio.
Adelmario Coelho fechou com chave de ouro o São Pedro 2018
A noite continuou em grande estilo com o super show de Adelmário Coelho que além de interagir bastante, trouxe elementos cênicos para abrilhantar o domingo de festa. Pra fechar com chave de ouro, a agitação ficou por conta de Seu Agreste. A galera não arredou o pé da pista de dança e curtiu um dos melhores festejos juninos da Bahia até a última música. Meu xodó, minha alegria. São Pedro de Ipiaú, organização, segurança, beleza, uma das melhores festas do interior da Bahia. 
Prefeita Maria e Vereadores
A prefeita Maria das Graças em pronunciamento, agradeceu o apoio da família ipiauense e explicou que a realização deste São Pedro, contou com grandes parcerias. "Tivemos muitos apoios importantes para manter a tradição do nosso povo.  O governador Rui Costa e a primeira dama Aline Peixoto. Os Deputados Eduardo Salles e Mário Júnior foram fundamentais para esta realização. Agradecemos também o apoio da caixa, empresários de Ipiaú que sempre nos dão força e os nossos queridos vereadores que estão firmes na luta por uma Ipiaú cada vez melhor. Até o próximo ano que vamos fazer uma festa ainda melhor", frisou a prefeita que se emocionou com o carinho e a retribuição da população do município. 

Piloto diz ter feito pouso forçado após dois homicídios em pleno voo


A Polícia Civil do Pará e a Polícia Federal estão investigando as circunstâncias que forçaram o piloto de um avião executivo a fazer pouso forçado em um rio do sudoeste do Pará, em região de garimpos. Segundo os investigadores, o piloto da aeronave contou, em depoimento, que houve dois homicídios em pleno ar, durante o voo. O caso aconteceu na última quarta-feira (27), mas só chegou ao conhecimento das autoridades na sexta-feira (29), quando pescadores perguntaram a policiais militares de uma unidade da região se o piloto tinha procurado ajuda. Os policiais passaram a buscar informações sobre o suposto acidente e sobre o paradeiro do piloto, que estava hospedado em um hotel próximo.Sérgio Vanderlei Becker foi identificado quando chegava ao distrito de Moraes de Almeida, em um mototáxi. Conduzido à seccional de Polícia Civil de Itaituba, o piloto confirmou ter pousado no Rio Jamanxim e abandonado a aeronave em seguida.

Brasil supera o México e carimba vaga nas quartas de final


O Brasil está classificado para as quartas de final da Copa do Mundo. Em duelo disputado nesta segunda-feira (2), a Seleção venceu o México por 2 a 0. Os gols foram marcados por Neymar e Roberto Firmino. Agora, o time comandado pelo técnico Tite aguarda o vencedor de Bélgica e Japão para conhecer seu adversário na próxima fase da competição. 

O JOGO

Declaração da Câmara Municipal - Atestado 03/2020


Ipiaú: Público aplaude discurso da prefeita Maria das Graças na abertura do São Pedro


Por Marcel Hohlenwerger

A primeira noite do tradicional São Pedro de Ipiaú foi marcado pela organização, beleza, animação do público, a presença da prefeita Maria das Graças e comitiva. Duda Perkata abriu o festejo e fez a galera dançar. Na apresentação do soteropolitano Carlos Pitta, acompanhada dos Deputados Estadual Eduardo Salles, Federal Mário Júnior, vereador Jô da AABB, empresário Cezário Costa e a filha Flávia Mendonça, a gestora entrou no palco e agradeceu a presença dos ipiauenses,  visitantes e do apoio do governador Rui Costa e a primeira dama Aline Peixoto.

O público aplaudiu e vibrou em sinal de aprovação da gestão que demonstra prestígio na conquista de importantes parcerias para as grandes realizações e responsabilidade com os recursos públicos. Transparente, o governo participativo faz brilhar os melhores São Pedros da história de Ipiaú, com identidade, ampla segurança e conforto para todos os participantes. Para o público, o primeiro dia de festa foi lindo e acolhedor. Ainda teve os shows da banda Trem Bala e Pé de Badoque. A galera ficou até o fim e nem a chuva apagou a chama do xodó e da alegria do melhor da Bahia.
  

Cada detalhe está sendo transmitido pelo Giro em Ipiaú e acompanhando pelas lentes da equipe do município e imprensa. O movimento da tradição então continua a cada dia atraindo e encantando mais e mais foliões. Do centro da Praça ou do camarote Maria Bonita, o público vai curtir hoje no palco principal, os shows de CUPIM DE FERRO, ESTAKAZERO, KAL FIRMINO E LARISSA SOUZA. Já no palco 2, o forró continua forte com a banda Carretel, Luiz Terra Nova e Lucas Moraes. 

Atualmente em Ipiaú, o destaque das atrações locais e da região também estão garantidos como estrelas do festejo mais esperado do ano. Logo em breve, prepare-se para mais uma noite inesquecível e especial. Até lá...

Ministro do STF suspende afastamento de Mário Negromonte do TCM


O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu nesta quinta-feira (28) a medida cautelar que impunha o afastamento do conselheiro Mário Negromonte do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) da Bahia. Negromonte se tornou réu em um processo na própria Suprema Corte, juntamente com outros parlamentares do PP em decorrência de processos no âmbito da Operação Lava Jato. O conselheiro foi deputado federal e teria sido beneficiário de desvios de recursos públicos no suposto esquema investigado na operação. “Afasto a cautelar imposta pela Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça, com o restabelecimento do exercício do cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia”, publicou Marco Aurélio. Negromonte estava afastado do cargo de conselheiro desde o último mês de fevereiro. A decisão do ministro do STF foi divulgada no mesmo dia em que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) remeteu para a primeira instância o processo envolvendo o ex-deputado federal. 

Informações do Bahia Notícias

Prefeita de Ipiaú marca presença na abertura do tradicional São Pedro

Foto: Rahiana Costa
Prefeita Maria das Graças acompanhada de lideranças políticas
A prefeita de Ipiaú, Maria das Graças (PP), participou nesta sexta-feira, 29 de junho, da abertura da tradicional festa de São Pedro, realizada pela Prefeitura Municipal, na Praça Salvador da Mata. Acompanhada de amigos, secretários, familiares e grandes líderes políticos, a executiva percorreu todo o circuito, saudando os foliões. 
Foto: Tesouras Notícias
Na comitiva, marcaram presença os deputados Eduardo Salles e Mário Junior, Cesário Costa e vereadores da base.  “A festa do São Pedro faz parte da história de Ipiaú, por isso a Prefeitura apoia ativamente essa manifestação cultural e de fé da nossa população. Estruturamos toda a parte do som, palco, banheiros químicos, barracas e grandes atrações musicais, afirmou Maria". 
Maria agradeceu a presença do público presente
(Foto: Tesouras Notícias)
O festejo que teve apoio da Bahiatursa, através do Governo do Estado, foi animado por Carlos Pitta, Banda Trem Bala, Duda Percata de Couro e Péde Badoque. Sábado (30), o forró esquenta com a banda Cupim de Ferro, Larissa Souza, Kal Firmino e Estakazero. Já no domingo (01), será a vez de Bell Marques e Adelmário Coelho animar os forrozeiros. Na mesma noite ainda tocam Juninho dos Teclados e a banda Seu Agreste.

Estado da Bahia

Publicidade


Fim da contribuição sindical obrigatória é constitucional, decide STF


Por 6 votos a 3, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta sexta-feira (29) que o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical é constitucional, e validou esse ponto da reforma trabalhista aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado. Votaram a favor da nova norma os ministros Luiz Fux, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Marco Aurélio e Cármen Lúcia. Já o relator das ações julgadas, Edson Fachin, e os ministros Rosa Weber e Dias Toffoli votaram pela inconstitucionalidade da mudança. Os ministros Ricardo Lewandowski e Celso de Mello não estavam na sessão extraordinária desta sexta e não participaram da votação.

Alcobaça: Baleia de 12 metros é encontrada; encalhe é 4° da nova temporada de migração



Uma baleia da espécie Jubarte foi encontrada em Alcobaça, no extremo sul baiano. Segundo o Projeto Baleia Jubarte, o animal, que é macho, foi encontrado por moradores da localidade de Caixaminas. Ainda não há informações sobre a causa da morte do animal, que mede cerca de 12 metros. Ainda segundo o Projeto, até a manhã desta sexta-feira (29) a carcaça do animal ainda estava na praia. Os trabalhos de remoção são de competência da prefeitura. Este é o décimo encalhe de baleias no litoral brasileiro neste ano, e o quarto registrado na nova temporada de migração das baleias, que saem do Polo Sul [Antártida] em busca de águas mais quentes, o que provoca também o encalhe de vários animais. Membro do Projeto Baleia Jubarte em Teixeira de Freitas, o veterinário Hernani Ramos disse que uma equipe foi até o local nesta quarta-feira (27), dia em que a baleia foi achada, e nesta quinta-feira (28). Como a praia é situada em uma área isolada, o risco de contaminação pelo material orgânico da carcaça é menor.

Informações do Bahia Notícias

Publicidade


TSE divulga limite de gastos para eleições de 2018; confira


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o limite de gastos que os candidatos às eleições deste ano têm para campanhas eleitorais e contratação de pessoal. O presidente da República terá o teto de R$ 70 milhões para o primeiro turno, que pode ser acrescido em R$ 35 milhões caso haja segundo turno. Para deputado federal, foi de R$ 2,5 milhões. Deputado estadual é de R$ 1 milhão. Para governadores e senadores, o limite de gastos variam de acordo com o eleitorado de cada estado. Os candidatos ao governo da Bahia terão limite de R$ 14 milhões, mais R$ 7 milhões em caso de segundo turno. BN

Ipiaú: Festa de São Pedro começa nesta sexta e segue até o domingo com grandes atrações

São Pedro terá início nesta sexta-feira (29). (Foto: Reprodução/Sérgio Mendes)
A festa de São Pedro de Ipiaú começa nesta sexta-feira (29). Na abertura do evento que segue até o próximo domingo, dia 1º de julho, véspera do feriado da Independência da Bahia. Nesta sexta-feira a festa junina será animada por Carlos Pitta, Banda Trem Bala, Duda Percata de Couro e Pé de Badoque. No sábado, o forró esquenta com a banda Cupim de Ferro, Larissa Souza, Kal Firmino e Estakazero.  O ápice da festa de São Pedro de Ipiaú deve ser a noite de domingo, quando Bell Marques e Adelmário Coelho vão animar os forrozeiros. Na mesma noite ainda tocam Juninho dos Teclados e a banda Seu Agreste. O homenageado desse ano no São Pedro de Ipiaú será seu Davi do Bumba Meu Boi, figura conhecida por organizar terno de Rei e folias de bumba meu boi no município. 
Praça foi ornamentada pelo artista plástico Herbeth Campos
O Arraiá Cultural Meu Xodó, Minha Alegria, acontece na praça Salvador da Matta. O artista plástico e ex-vereador Herbeth Campos canalizou  toda a sua criatividade na espetacular decoração da festa. A obra superou as expectativas e vem ganhando reiterados elogios por parte da população local e visitantes. “Ficou bem mais bonita que a do ano passado”, assegurou Gerusa Sacramento, moradora da Avenida Lauro de Freitas, quando ase deparou com o cenário. “Muito legal. Somente um grande  artista  poderia fazer isto”, acrescentou o comerciário Marcos Antonio que reside no Bairro Euclides Neto. Durante semanas, dia e noite, Herbeth Campos, juntamente com sua equipe, se dedicou ao projeto e montagem da decoração que homenageia a Copa do Mundo, com prevalência das cores do Brasil e da Rússia, aonde a competição vem sendo realizada. Foi tudo elaborado com muito carinho e paciência, o resultado não poderia ser melhor. A imagem fica como cartão postal temporário de Ipiaú, mais um atrativo para o festejo que promete ser grandioso. (Giro/José Américo Castro).

Após fim da primeira fase, veja os confrontos das oitavas de final da Copa do Mundo



Passada a fase de classificação da Copa do Mundo, restaram apenas 16 seleções na briga pelo principal título no futebol. Nessa primeira parte do torneio, a maior surpresa ficou para a eliminação precoce da atual campeã Alemanha. Vale lembrar também que nenhum representante africano passou para as oitavas. Esta sexta-feira (29) será o primeiro dia sem jogos na Rússia desde o começo da competição. O mata-mata terá início no sábado (30). Logo de cara, França e Argentina se enfrentam, às 11h, na Arena Kazan. Mais tarde, às 15h, Uruguai e Portugal decidem uma vaga nas quartas, no Estádio Fisht, em Sochi. No domingo (1º), a anfitriã Rússia enfrenta a Espanha, às 11h, no Estádio Lujniki, em Moscou. O vencedor encara Croácia ou Dinamarca, que se enfrentam também no domingo, às 15h, em Nizhny Novgorod. A Seleção Brasileira abre a segunda-feira (2) contra o México, às 11h, em Samara. Em seguida, às 15h, será a vez de Bélgica e Japão, em Rostov. Na terça-feira (3), Suíça e Suécia duelam, às 11h, em São Petersburgo. Colômbia e Inglaterra fecham as oitavas no mesmo dia, às 15h, no Estádio do Spartak, em Moscou.

Publicidade


Pau Brasil: Polícia prende acusados de matar ex-prefeito



A Polícia Civil realizou, na manhã desta quinta-feira (28), uma operação para cumprir os mandados de prisão contra os acusados de assassinar o ex-prefeito do município de Pau Brasil, Marcos Rocha. O crime ocorreu em janeiro de 2017, na porta da residência do ex-prefeito, em Camacan. A polícia já havia prendido o mandante do crime em Itabuna, já o executor foi preso na zona rural de Pau Brasil. De acordo com informações da Polícia, o mandante do crime foi um homem conhecido como Robério, que haveria mandado matar o ex-prefeito por causa de um desentendimento a respeito de uma negociação de gado. O ex-prefeito vendeu três carretas de gado para Robélio Brito de Oliveira, e não havia recebido o pagamento. Segundo o site Políticos do Sul da Bahia, o suspeito afirmou que não tinha condições de pagar e estava sendo ameaçado pela vítima, e contratou um pistoleiro para matar o ex-prefeito. BN

Mulher se fere com taça e morre ao comemorar vitória do Brasil


Uma mulher de 30 anos morreu após ser atingida no pescoço por pedaços de uma taça de cristal que se rompeu quando comemorava a vitória do Brasil sobre a Sérvia, no fim da tarde de quarta-feira, 27, em Itatiba, interior de São Paulo. Tamara Maiochi tinha assistido ao jogo com amigos, numa casa, no bairro Recanto do Parque, quando todos começaram a vibrar pela vitória que levou a seleção brasileira à próxima fase da Copa da Rússia. Tamara era de Conchal, também no interior, mas morava sozinha em Itatiba. Em sua página na rede social Facebook, no dia 31 de maio, ela havia postado uma foto em que aparece segurando uma taça com bebida. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Jundiaí para perícia. Conforme o delegado da Polícia Civil, Luciano Carneiro de Paiva, embora tudo indique ter se tratado de acidente, será aberto inquérito para apurar a causa da morte. As pessoas que estavam na casa serão ouvidas. O corpo de Tamara foi levado para a cidade de Conchal, também no interior, onde será velado. O sepultamento está previsto para a manhã de sexta-feira, 29.

Do Uol