Tesouras Notícias
quarta-feira, junho 10, 2026
Ação da Secretaria Municipal de Saúde busca facilitar o acesso à imunização e aumentar a cobertura vacinal no município
A Prefeitura de Ibirataia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do setor de Vigilância Epidemiológica, iniciou a vacinação contra a Influenza (gripe) nas empresas privadas do município. A iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal entre os trabalhadores, levando mais comodidade e facilitando o acesso à imunização diretamente nos locais de trabalho.
As equipes de saúde estão realizando visitas às empresas participantes para aplicar as doses nos colaboradores. A estratégia contribui para a prevenção dos vírus da gripe, reduzindo o risco de complicações causadas pela doença e fortalecendo as ações de promoção da saúde desenvolvidas pelo município.
Além de proteger os trabalhadores, a campanha reforça a importância da vacinação como uma das principais medidas de prevenção contra a Influenza. A Prefeitura de Ibirataia orienta que todos os profissionais aptos a receber a vacina participem da ação, colaborando para a construção de um ambiente mais saudável, seguro e protegido para toda a população.
Tesouras Notícias
segunda-feira, junho 08, 2026
blg.jpg) |
| Foto: Rafael Ribeiro / CBF |
A comissão técnica da seleção brasileira terá nesta segunda-feira (8) um indicativo sobre a possibilidade de contar com Neymar na estreia do Brasil na Copa do Mundo, no próximo dia 13, contra o Marrocos. Em recuperação de uma lesão de grau 2 na panturrilha direita, o atleta fará exame de ressonância magnética que vai apontar o estágio da cicatrização da contusão.
O resultado servirá como parâmetro para os médicos e preparadores físicos definirem os próximos passos da recuperação do camisa 10 e avaliarem se haverá tempo hábil para que ele retome os treinamentos com bola para ficar à disposição para o duelo contra a seleção marroquina.
Neymar sofreu a lesão muscular em maio, o que gerou dúvidas sobre se ele estaria apto para a estreia da seleção no Mundial. O jogador, por exemplo, nem sequer viajou com a delegação para Cleveland, onde a equipe disputou contra o Egito no sábado (6) o último amistoso antes do início da competição. O Brasil venceu por 2 a 1, com gols de Bruno Guimarães e Endrick.
No começo da semana passada, Carlo Ancelotti chegou a afirmar que não tem pressa com a recuperação do jogador. Naquele momento, segundo treinador, a recuperação do atleta vinha "progredindo bem".
Embora tenha divulgado imagens dos trabalhos físicos realizados por Neymar ao longo da semana, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) não deu mais detalhes sobre a condição física do atleta. É esperado que isso aconteça nesta segunda.
Aos 34 anos, o jogador tenta se colocar em condição de disputar sua quarta Copa do Mundo. No sábado (6), após o perfil da Fifa divulgar imagens do jogador nos três Mundiais que ele disputou, Neymar interagiu com a publicação e comentou que a edição de 2026 será sua "última dança", ou seja, seu adeus do maior palco do futebol mundial.
Neymar não atua pela seleção brasileira desde outubro de 2023. Depois disso, sucessivos problemas físicos impediram seu retorno à equipe. Ele nunca jogou sob o comando de Ancelotti, o que gerou um longo debate sobre sua convocação ou não para a Copa do Mundo.
Após o italiano optar por convocá-lo, houve uma polêmica logo no dia da apresentação da equipe, com os médicos da seleção identificando uma gravidade maior do problema na panturrilha direita do que diziam o próprio jogador e o Santos.
Os exames realizados pelo departamento médico da seleção brasileira, ainda em Teresópolis, apontaram uma lesão de grau 2, o que significa que houve ruptura parcial das fibras musculares, não apenas um edema.
A extensão do ferimento foi divulgada pelo médico da equipe nacional, Rodrigo Lasmar, no último dia 28. Na ocasião, o médico apontou que o prazo de recuperação seria de três semanas, gerando dúvidas sobre a condição dele para atuar na estreia do Brasil na Copa.
Após a partida contra Marrocos, no dia 13, a equipe enfrentará o Haiti, em 19 de junho, na Filadélfia, e a Escócia, em 24 de junho, em Miami.
A real situação física do jogador gerou bastante desconforto nos dirigentes da CBF e na comissão técnica. Ficou claro para eles que o jogador e também o Santos não foram honestos em relação à lesão, ocorrida no último dia 17, véspera da festiva convocação dos 26 atletas do Brasil no Mundial.
Na ocasião, Neymar reclamou muito ao ser substituído na derrota por 3 a 0 do time alvinegro para o Coritiba, na Neo Química Arena, em São Paulo.
Bahia Notícias
Tesouras Notícias
segunda-feira, junho 08, 2026
O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (8), a suspensão temporária e preventiva da campanha de vacinação contra a dengue com o imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan. A medida, que passa a valer a partir desta terça-feira (9), foi motivada pela necessidade de investigar a relação de causa e efeito entre a vacina e 42 notificações de reações adversas graves, o que inclui a suspeita em torno de duas mortes registradas.
A decisão foi divulgada durante coletiva de imprensa realizada de forma conjunta por representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da diretoria do Instituto Butantan. Os órgãos reforçaram que a paralisação é um protocolo padrão de segurança e precaução técnica enquanto as equipes analisam os casos detalhadamente.
Com uma controvérsia em torno do lote do imunizante, envolve relatos de efeitos colaterais severos temporalmente associados à aplicação. De acordo com os dados apresentados, cerca de 500 mil doses já foram aplicadas em todo o território nacional.
Dentre as aplicações, foram notificadas 42 ocorrências de reações adversas consideradas graves, que agora passam por um rigoroso processo de auditoria médica. Entre essas notificações sob suspeita, as autoridades sanitárias avaliam se dois óbitos ocorridos nos últimos dias possuem relação direta com os componentes da vacina.
Via Bahia Notícias
Tesouras Notícias
sexta-feira, maio 29, 2026
Formação qualifica profissionais da rede municipal e amplia ações de prevenção, diagnóstico precoce e cuidado humanizado à população
A Prefeitura de Ibirataia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma capacitação em oncologia voltada aos profissionais da rede pública, reforçando as ações de prevenção, diagnóstico e assistência aos pacientes com câncer no município. A iniciativa integra as estratégias de fortalecimento da atenção básica e busca ampliar a qualificação técnica das equipes para um atendimento mais eficiente e humanizado.
Durante a formação, foram abordados temas essenciais como identificação precoce de casos suspeitos, fluxo de encaminhamento na rede de atenção oncológica e estratégias de acompanhamento contínuo aos pacientes. A capacitação visa garantir que os profissionais estejam preparados para atuar de forma integrada, contribuindo para o diagnóstico precoce e para melhores resultados no tratamento.
O secretário Elmar Lopes destacou a importância da iniciativa para a melhoria da assistência prestada à população. “Investir na capacitação dos nossos profissionais é fortalecer o cuidado com a vida. Essa ação reafirma o compromisso da gestão municipal em oferecer uma saúde cada vez mais qualificada, humanizada e preparada para enfrentar desafios como o câncer”, afirmou.
Tesouras Notícias
sexta-feira, maio 22, 2026
Ação promovida em parceria com o SENAR levou atendimento odontológico, palestras educativas e aplicação de flúor para alunos de escolas rurais do município
A Prefeitura de Ibirataia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Sindicato Rural de Ibirataia e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, realizou nesta quinta-feira (21) o Programa Saúde Bucal voltado aos estudantes das escolas do campo. A ação aconteceu na Unidade Escolar Municipal Integral Antônio Balbino, localizada na região das Três Barras, reunindo alunos de outras cinco unidades da zona rural do município.
Participaram da iniciativa as escolas Integrais Santa Isabel, Fernão Dias, Belo Horizonte, Aristóteles Dias e a anfitriã Antônio Balbino. Durante o evento, cerca de 100 estudantes receberam atendimento odontológico realizado por dentista e técnicos do SENAR, garantindo acesso à promoção da saúde bucal e fortalecendo o cuidado preventivo entre os alunos da rede municipal de ensino.
Além dos atendimentos, os estudantes participaram de palestras educativas, orientações sobre escovação correta e aplicação de flúor, contribuindo para a conscientização sobre higiene bucal e qualidade de vida. O secretário municipal de educação Caio Pina destacou a importância da parceria para o fortalecimento das ações no campo. “Investir na saúde e na educação dos nossos estudantes é garantir mais dignidade, cuidado e desenvolvimento para as famílias da zona rural”, afirmou.