Mostrando postagens com o rótulo EducaçãoMostrar tudo

Ibirataia: Concurso de Quadrilhas Juninas encanta público e marca abertura do São João Raiz 2026



O clima junino tomou conta de Ibirataia na noite deste último sábado (20), durante a realização do 2º Concurso de Quadrilhas Juninas das escolas da rede municipal de ensino. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Ibirataia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, marcou oficialmente a abertura do São João Raiz 2026.


A Praça 7 de Setembro reuniu centenas de pessoas que acompanharam as 12 apresentações realizadas por alunos das escolas do campo, da educação infantil e dos colégios municipais. Com coreografias bem elaboradas, figurinos coloridos e muita animação, os estudantes levaram ao público um verdadeiro espetáculo de valorização da cultura nordestina.


O evento contou com a presença do prefeito Sandro Futuca, da primeira-dama Luanna Figueiredo, do secretário municipal de Educação e também Vice-prefeito, Caio Pina, do secretário municipal de Cultura e Turismo, Silvio Brandão e da Secretária de Agricultura Laís Nascimento. Também participou da programação Rita Rodrigues, coordenadora do CODETER (Colegiado Territorial de Identidade Médio Rio das Contas) e irmã do governador Jerônimo Rodrigues.


O concurso destacou a criatividade, o talento e o envolvimento das unidades escolares na preservação das tradições juninas. As escolas campeãs de cada categoria receberam troféus e uma premiação de R$ 20 mil em materiais escolares.




Resultado – Primeiro Grupo





CLASSIFICAÇÃO

ESCOLA

PONTUAÇÃO

1º Lugar

Marlene do Rosário

245,5

2º Lugar

Israel Almeida Mendonça

226,8

3º Lugar

Escolas do Campo

225,1

4º Lugar

Creche Augusta Rocha

209,8

5º Lugar

Antônio Pedro

193,5

 








Resultado – Segundo Grupo

CLASSIFICAÇÃO

ESCOLA

PONTUAÇÃO

1º Lugar

Eraldo Tinôco

239,20

2º Lugar

Mariana Andrade Meira

214,90

3º Lugar

Castro Alves

194,20

4º Lugar

Manoel de S. Massaranduba

168,70

 



Resultado – Terceiro Grupo

CLASSIFICAÇÃO

ESCOLA

PONTUAÇÃO

1º Lugar

Mauro Barreira – Algodão

249,0

2º Lugar

Paulo Souto

248,5

3º Lugar

José Firmino da Silva

198,0

 






Cultura, tradição e integração

O concurso de quadrilhas juninas reafirmou o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura popular e da educação. A programação reuniu famílias, estudantes, professores e comunidade em uma noite de celebração das tradições nordestinas, fortalecendo o espírito de integração e o sentimento de pertencimento cultural.


Com o sucesso da abertura, a expectativa agora se volta para a sequência da programação do São João Raiz 2026, que promete movimentar a cidade com muita música, cultura e entretenimento nos próximos dias.


“É uma alegria muito grande ver nossas escolas participando de um evento tão bonito e significativo para a nossa cultura. O Concurso de Quadrilhas Juninas valoriza nossas tradições, fortalece a educação e promove a integração entre alunos, professores e famílias. Parabenizo todas as escolas participantes pelo empenho, criatividade e dedicação. O São João Raiz é um patrimônio do nosso povo e continuaremos investindo para manter viva essa tradição”, destacou o prefeito Sandro Futuca.




Multidão se despede da professora Francilene Barreto Santos, a querida Profª Lena



Uma multidão se reuniu na manhã desta sexta-feira (19) para prestar as últimas homenagens à ibirataense Francilene Barreto Santos, carinhosamente conhecida como Profª Lena ou Lenão. A educadora e desportista faleceu na madrugada da última quinta-feira (18), deixando familiares, amigos, alunos e toda a comunidade consternados com sua partida precoce e inesperada.



O velório foi marcado por momentos de emoção e fé. Antes do sepultamento, foi celebrado um ato religioso conduzido pelo Padre Romenick e por membros da comunidade católica, que levaram palavras de conforto e esperança aos presentes.




Após a cerimônia, familiares, amigos e centenas de moradores acompanharam o cortejo fúnebre até o Cemitério São João Batista, onde ocorreu o sepultamento sob forte comoção. O grande número de pessoas presentes demonstrou o carinho, o respeito e a admiração conquistados por Profª Lena ao longo de sua trajetória de vida.


Reconhecida por sua dedicação à educação e ao esporte, Francilene Barreto Santos deixa um legado de compromisso, amizade e amor ao próximo. Sua atuação marcou gerações de estudantes e contribuiu significativamente para o desenvolvimento social e esportivo do município.




Em reconhecimento à sua importância para a comunidade ibirataense, a Câmara Municipal de Vereadores, por meio do presidente Antonio Santos de Jesus (Peruca), decretou luto oficial no Legislativo pela passagem da professora e desportista.

Profª Lena parte deixando saudades, mas sua história, seus ensinamentos e sua contribuição para Ibirataia permanecerão vivos na memória de todos que tiveram o privilégio de conhecê-la.

À família e aos amigos, ficam os sentimentos de solidariedade e pesar de toda a comunidade neste momento de dor e despedida.








Tesouras Notícias

Ibirataia se despede da professora Francilene Barreto, a querida "Lenão", aos 62 anos

 


A comunidade de Ibirataia recebeu com profunda tristeza a notícia do falecimento da professora aposentada Francilene Barreto Santos, carinhosamente conhecida por todos como "Lenão", aos 62 anos.


Lenão foi encontrada sem vida em sua residência por familiares na manhã desta quinta-feira. A notícia rapidamente se espalhou pela cidade, causando grande comoção entre familiares, amigos, ex-alunos e toda a população ibirataense.


O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jequié para a realização dos procedimentos legais.


Uma trajetória marcada pelo carinho e dedicação


Professora aposentada, Lenão era uma figura muito querida e respeitada em Ibirataia. Ao longo de sua trajetória na educação, conquistou o carinho de inúmeras gerações de alunos, deixando marcas positivas por onde passou.


Além da atuação como educadora, também trabalhou por muitos anos como manicure, profissão na qual se destacou pela competência e pelo excelente atendimento prestado a centenas de clientes.


Apaixonada pelo esporte, deixou um importante legado no cenário esportivo do município. Torcedora fiel da Seleção de Ibirataia, esteve sempre presente na linha de frente da torcida organizada, colaborando e incentivando as atividades esportivas locais.


Sua alegria e disposição também se refletiam em outras atividades que desempenhava. Professora de dança, frequentadora de academia e sempre muito descontraída, Lenão era conhecida pelo entusiasmo e pela energia contagiante.


Participação na vida pública


Em determinado momento, também ingressou na política local e chegou a registrar candidatura. No entanto, por motivos de saúde durante o período eleitoral, precisou desistir da disputa.


Família e despedida


Francilene Barreto Santos deixa três filhos, seu companheiro Toinho, além de irmãos, demais familiares e uma legião de amigos.


Era filha da saudosa Francelina Barreto e do senhor Edvaldo Barreto, conhecido como Fair. Deixa os irmãos Francivaldo (Vadinho), Francineide (Neide de Ieié) e Francinildo.


O velório acontecerá no auditório da Câmara de Vereadores de Ibirataia, a partir das 21h desta quinta-feira. O sepultamento está previsto para esta sexta-feira (19), no Cemitério São João Batista, em horário que será confirmado pela família.


Luto oficial


Em razão do falecimento, o prefeito de Ibirataia, Sandro Futuca, decretou luto oficial de três dias no município.


Neste momento de dor, familiares e amigos prestam as últimas homenagens a uma mulher que dedicou sua vida à educação, ao esporte, à cultura e ao convívio comunitário, deixando um legado de amizade, alegria e serviços prestados à população ibirataense.


A todos os familiares e amigos, os nossos mais sinceros sentimentos.


Tesouras Notícias


Governo anuncia investimentos de mais de R$ 211 milhões na Educação de 47 municípios


O Governo da Bahia anunciou um investimento de mais de R$211,5 milhões na Educação de 47 municípios. O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues, na tarde desta quinta-feira (11), no Parque de Exposições. A medida foi divulgada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (12).

 

Em ato que reuniu senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e secretários estaduais e municipais, 200 municípios e um consórcio de saúde foram agraciados com autorizações para obras, convênios ou serviços, que somam um orçamento de R$ 1,7 bilhão. 

 

Os investimentos em Educação contemplam 60 convênios assinados no ato para a construção de novos colégios, reformas e ampliação de escolas já existentes, construção de creches, construção e reforma de quadras cobertas, além da aquisição de equipamentos e mobiliário para as escolas.

 

A soma dessas aplicações nas redes municipais é de exatos R$ 211.630.514,04. Deste total, R$ 207.063.594,24 são de recursos estaduais e R$ 4.567.186,46, contrapartidas das prefeituras beneficiadas. 


O pacote anunciado pelo governador inclui 15 novas escolas (R$ 126.368.640,74 no total); 16 reformas e ampliações de unidades escolares (R$ 27.293.785,45), 9 creches (R$ 43.687.944,31); 7 quadras cobertas (R$ 9.994.762,83); e 13 equipamentos e mobiliários (R$ 4.285.370,71).

 

"Nós temos um pacote de obras grandes, com hospitais municipais, comunidades de saúde em cada município, escolas, creches, água, equipamentos, ônibus, carro de saúde. Então, tem um pacote grande", destacou o governador Jerônimo. 

 

Os 47 municípios beneficiados com os 60 convênios na área de Educação são: Acajutiba, Água Fria, Almadina, Antas, Antônio Cardoso, Araçás, Barra da Estiva, Barra do Choça, Barro Alto, Banzaê, Barrocas, Belo Campo, Boa Nova, Bom Jesus da Lapa, Boninal, Campo Alegre de Lourdes, Catu, Chorrochó, Conceição de Feira, Conceição do Almeida, Cordeiros, Coronel João Sá, Crisópolis, Gandu, Ibicoara, Iguaporã, Iramaia, Itanagra, Itiruçu, Lapão, Macururé, Maetinga, Milagres, Mulungu do Morro, Muquém do São Francisco, Nilo Peçanha, Nova Itarana, Pedrão, Pedro Alexandre, Queimadas, Quijingue, Remanso, Rio Real, Tanquinho, Taperoá, Ubaíra e Vereda. Bahia Notícías

Prefeitura de Ibirataia suspende aulas da rede municipal nos dias 5 e 6 de junho

Medida foi anunciada pela Secretaria Municipal de Educação em razão do ponto facultativo no município



A Prefeitura de Ibirataia informou que as aulas da Rede Municipal de Ensino estarão suspensas nos dias 5 e 6 de junho de 2026, em razão do ponto facultativo decretado no município. De acordo com o comunicado oficial da Secretaria Municipal de Educação, as atividades escolares serão retomadas normalmente conforme o calendário letivo, sem alterações no planejamento pedagógico das unidades de ensino.

Ibirataia: Semana do Meio Ambiente realizada pela SEAMA envolve alunos da rede municipal de ensino


Como parte das ações da Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SEAMA) promoveu um dia de palestras nas escolas municipais José Firmino e Paulo Souto, levando informação, conscientização e reflexão sobre a importância da preservação ambiental.

A iniciativa teve como objetivo despertar nos estudantes a consciência sobre o cuidado com o meio ambiente, abordando temas relacionados à sustentabilidade, preservação dos recursos naturais, bem-estar animal e responsabilidade ambiental. As atividades foram conduzidas por profissionais da SEAMA, que dialogaram com os alunos de forma educativa e participativa.

A ação reforça o compromisso da gestão municipal com a educação ambiental, entendendo que a formação de cidadãos conscientes começa ainda na infância. Ao levar esse debate para dentro das escolas, a SEAMA contribui para a construção de uma sociedade mais responsável e comprometida com a preservação do meio ambiente.

A Semana do Meio Ambiente segue com uma programação voltada para fortalecer a conscientização da população sobre a importância de práticas sustentáveis e da preservação dos recursos naturais para as futuras gerações. 

Inscrições do Enem 2026 começam nesta segunda; confira o cronograma das provas


O prazo para a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 começa nesta segunda-feira, dia 25 de maio, e se estende até as 23h59 de 5 de junho. As provas do Enem serão aplicadas nos dias 8 e 15 de novembro deste ano. Para realizar a inscrição, os interessados devem se inscrever exclusivamente por meio da Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (clique aqui.)

 

Neste ano, no entanto, o Enem promoveu uma mudança na inscrição dos alunos concluintes do ensino médio da rede pública: este grupo será automaticamente inscrito no Exame, com base nos dados enviados pelas redes de ensino ao MEC. 

 

Mesmo com a inscrição pré-preenchida, o estudante deverá acessar o sistema do Enem, pela Página do Participante, para confirmar sua participação e complementar informações, como o município onde deseja realizar as provas, a língua estrangeira escolhida e a necessidade de recursos de acessibilidade, se for o caso. 

 

PRAZOS E CRONOGRAMA
O prazo de 25 de maio a 5 de junho também vale para os pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social. Os participantes que tiveram a isenção da taxa de inscrição aprovada também deverão realizar a inscrição no exame. 

 

Para os estudantes não isentos, a taxa de inscrição continua no valor de R$85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até o dia 10 de junho. 

 

No edital do Enem 2026, é possível conferir todas as regras da edição, como o cronograma, os procedimentos para atendimento especializado e demais orientações aos participantes. Veja o cronograma oficial do Exame: 

 

Inscrições: de 25 de maio a 5 de junho  
Pagamento da taxa de inscrição: de 25 de maio a 10 de junho  
Solicitação de tratamento por nome social: de 25 de maio a 5 de junho  
Solicitação de atendimento especializado: de 25 de maio a 5 de junho  
Resultado do atendimento especializado: 19 de junho  
Recurso do atendimento especializado: de 22 a 26 de junho  
Resultado do recurso: 3 de julho  

Aplicação das provas: 8 e 15 de novembro 

Ibirataia: Major Heber visita Colégio Cívico-Militar José Firmino da Silva

Autoridades da Polícia Militar, Secretaria de Educação e gestão escolar participaram de visita técnica à unidade 



Na manhã desta sexta-feira (22), o Major Heber Nascimento Correia realizou uma visita às instalações do Colégio Cívico-Militar de Gestão Compartilhada José Firmino da Silva, em Ibirataia. A agenda contou com a presença do Capitão Eliel e sua equipe, além do Capitão PM Leonardo, subcomandante da corporação, fortalecendo o compromisso com a educação e a disciplina no ambiente escolar.

O secretário municipal de Educação, Caio Pina, participou da visita ao lado da diretora Viviane Machado e do assessor Luciano Guimarães, representante do prefeito Sandro Futuca. Durante o encontro, foram discutidas ações voltadas ao fortalecimento da gestão compartilhada e à melhoria da qualidade do ensino oferecido aos estudantes da rede municipal.

Segundo o secretário Caio Pina, a parceria entre a Prefeitura de Ibirataia e a Polícia Militar da Bahia representa um importante avanço para a educação local. “O modelo cívico-militar contribui para a formação cidadã, disciplina e fortalecimento do ambiente escolar, promovendo mais oportunidades para nossos alunos”, destacou.

Coordenadora pedagógica morre em acidente na BR-242 em Luís Eduardo Magalhães


Uma professora, de 47 anos, morreu após uma colisão entre o carro que dirigia e uma carreta em um trecho da BR-242 de Luís Eduardo Magalhães, no último sábado (16).

 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima foi identificada como Jocimara Almeida Ribas, que atuava como coordenadora pedagógica de um colégio em tempo integral do município. De acordo com a TV Oeste, a vítima ficou presa às ferragens e foi a óbito no local. O corpo foi retirado pelo Corpo de Bombeiros.

 

No momento da colisão, a professora seguia viagem para uma chácara acompanhada de um gato e dois cachorros. Um dos animais não resistiu aos ferimentos e morreu no acidente. O motorista do caminhão não sofreu ferimentos.

 

Por conta do impacto, os veículos ficaram atravessados na pista e houve derramamento de destroços na rodovia, que precisou ser interditada. O trecho foi liberado ainda no sábado.O velório da professora ocorreu neste domingo (17). Já o sepultamento deve acontecer na manhã desta segunda-feira (18). A coordenadora pedagógica deixa dois filhos.

Em nota, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) lamentou a morte da coordenadora e destacou sua dedicação profissional. O Colégio Estadual de Tempo Integral Mimoso do Oeste também manifestou pesar pela perda da educadora. Bahia Notícías

Natural de Feira, ex-flanelinha recebe título de PHD em uma das melhores universidades do mundo



O pesquisador Allan Ribeiro Pimenta, natural de Feira de Santana, recebeu nesta semana o título de PhD em Engenharia de Transportes e Urbanismo pela Monash University, em Melbourne, na Austrália. 

A conquista marca o encerramento de uma trajetória iniciada ainda na adolescência, quando trabalhava como flanelinha e lavador de carros para ajudar na renda familiar. O fato foi publicado em reportagem do Acorda Cidade.

 

Ao relatar a própria história nas redes sociais, Allan destacou que o significado do diploma ultrapassa o reconhecimento acadêmico. Segundo ele, a trajetória representa o impacto da educação pública, das políticas de inclusão e das oportunidades de acesso ao ensino superior.  

 

Filho de trabalhadores, Allan cresceu em uma família de baixa renda em Feira de Santana. A mãe complementava o orçamento doméstico com a venda de salgados, pizzas e bolos, enquanto o pai atuava como segurança até se aposentar por invalidez em razão de problemas de saúde.


Ainda adolescente, começou a trabalhar para contribuir financeiramente com a família. Conforme o pesquisador, a universidade parecia uma realidade distante durante parte da juventude. Ele afirma que passou a enxergar o ensino superior como possibilidade concreta após a implementação das políticas de cotas e também por influência de um professor de matemática do Colégio Modelo, que o incentivou a seguir os estudos.  

 

Há 16 anos, Allan ingressou na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Durante a graduação, conciliou estudos e estágio com longos deslocamentos diários no transporte público. Em relato pessoa, afirmou que chegou a utilizar até oito ônibus por dia para cumprir a rotina acadêmica e profissional.  Foi a partir dessa experiência que surgiu o interesse pela área de transportes e urbanismo.

 

Allan decidiu direcionar a carreira acadêmica para o estudo da mobilidade urbana e das desigualdades sociais relacionadas ao planejamento das cidades.  Durante a graduação em Engenharia Civil, participou do programa Ciências sem Fronteiras, experiência que abriu caminho para a trajetória internacional.


Depois, concluiu mestrado em Abu Dhabi e, em seguida, o doutorado na Austrália, ambos com bolsas integrais financiadas pelos governos dos países onde estudou. 


Via Bahia Notícias

Ibirataia: Parceria entre as secretarias de Educação, Saúde e SAMU fortalece implantação do Projeto Lei Lucas nas escolas

Iniciativa busca capacitar profissionais da educação em primeiros socorros e ampliar a segurança dos estudantes no ambiente escolar 



A Prefeitura de Ibirataia, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o SAMU e a Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma importante reunião para dar início à implantação do Projeto Lei Lucas nas escolas do município. A iniciativa tem como objetivo promover mais segurança e preparo nas unidades de ensino, garantindo que professores e colaboradores estejam aptos a agir em situações de emergência.

Durante o encontro, foram discutidas estratégias para fortalecer a integração entre os setores da educação e da saúde, visando a capacitação dos profissionais em primeiros socorros. O treinamento inclui orientações sobre como agir em casos de engasgos, paradas cardiorrespiratórias e outras ocorrências que possam colocar em risco a saúde dos alunos dentro do ambiente escolar.

O Projeto Lei Lucas reforça o compromisso da gestão municipal com a proteção e o bem-estar das crianças e adolescentes, investindo em prevenção, conhecimento e respostas rápidas em situações de urgência. A ação representa um avanço importante para a segurança nas escolas, promovendo um ambiente mais preparado e acolhedor para toda a comunidade escolar.

Ibirataia: Gestão de Sandro Futuca é destaque na educação e recebe moção de aplausos da Câmara

Indicação do vereador Marcio Fatel destaca ações conduzidas por Caio Pina, com apoio de Sandro Futuca, que resultaram em investimentos, distribuição de materiais e melhora nos índices educacionais



A Câmara de Vereadores de Ibirataia aprovou, na sessão da última segunda-feira (04), uma moção de aplausos à Secretaria Municipal de Educação, consolidando o reconhecimento aos avanços promovidos pela gestão do prefeito Sandro Futuca. A iniciativa foi proposta pelo vereador Marcio Fatel.

Sob a liderança do prefeito e com atuação direta do vice-prefeito e secretário de Educação Caio Pina, a educação municipal vem passando por uma transformação visível, com investimentos concretos e resultados que já impactam a vida da população.

Entre as ações de maior alcance estão a entrega de 3.800 fardamentos, 3.000 kits escolares e 2.000 mochilas, garantindo dignidade e melhores condições de aprendizado para milhares de alunos. As melhorias também chegaram à zona rural, com reformas de escolas, além da implantação do primeiro colégio cívico-militar de gestão compartilhada, ampliando oportunidades e fortalecendo a disciplina na rede.

Outro destaque da gestão é o fortalecimento do programa EJA, que tem devolvido a esperança a jovens e adultos que voltaram a estudar com acesso a transporte gratuito, alimentação, fardamento e até incentivo financeiro.

Os números comprovam o avanço: dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira mostram que Ibirataia superou a meta nacional de alfabetização, alcançando 63,41% — muito acima dos 47,09% previstos.

A moção aprovada pela Câmara reforça o que já é percebido nas ruas: a educação de Ibirataia vive um novo tempo, marcado por trabalho, investimento e resultado. A gestão de Sandro Futuca consolida, assim, um modelo que alia compromisso social e eficiência, colocando o município em destaque na região.

Para o autor da proposta, o reconhecimento reflete um trabalho contínuo que vem gerando impactos positivos na vida dos estudantes e de toda a comunidade escolar. A moção simboliza o respaldo do Legislativo às ações desenvolvidas pela gestão educacional do município.