Mostrando postagens de outubro 27, 2016Mostrar tudo

FBF remarca partida entre Itapetinga e Jitaúna; jogo será em Vitória da Conquista


No próximo domingo (30), acontecerá no Estádio Lomanto Júnior, na cidade de Vitória da Conquista, às 15:00h o jogo entre as seleções de Itapetinga X Jitaúna, valendo pela 3ª fase do Intermunicipal 2016. Em virtude aos incidentes de violência, além de uma confusão generalizada no jogo de ida, realizada no último domingo (23), no Estádio “Primaverão”, na cidade de Itapetinga, a Federação Bahiana de Futebol cancelou a partida. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou, nesta quinta-feira (27), a escala de arbitragem para o jogo isolado da rodada de volta da 3ª fase do Intermunicipal 2016, entre as referidas equipes. O aspirante ao quadro da FIFA, Marielson Alves Silva será o árbitro da partida.

Tesouras Notícias 

Cerca de 790 mil alunos ainda não renovaram o Fies; prazo termina dia 31


Mais de 710,7 mil estudantes renovaram os contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), de acordo com balanço do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), até o início da tarde desta quarta-feira (26). No total, cerca de 1,5 milhão de contratos devem ser aditados, o que significa que 790 mil ainda não acessaram o sistema. O prazo para renovação termina na próxima segunda-feira (31). Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. De acordo com a Agência Brasil, o pedido de aditamento é feito inicialmente pelas instituições de educação superior. Em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no Sistema Informatizado do Fies (SisFies). No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa ainda levar a documentação comprobatória ao agente financeiro para finalizar a renovação. Nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema on-line. Os aditamentos, normalmente feitos no início do semestre, ficaram congelados devido a falta de recursos. No entanto, após a aprovação de crédito suplementar para o programa pelo Congresso Nacional, o sistema foi liberado para renovações. O investimento nos financiamentos é de R$ 8,6 bilhões, já garantidos no orçamento, de acordo com o Ministério da Educação. A pasta assegura que, para 2017, o governo federal já enviou ao Congresso Nacional Projeto de Lei Orçamentária que contempla R$ 21 bilhões para o Fies, o que garantirá a continuidade dos financiamentos e a manutenção dos contratos com os agentes financeiros do fundo. (BN)

Itacaré: TRE mantém candidatura do prefeito eleito


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve a candidatura do prefeito eleito no último dia dois de outubro em Itacaré. Tonho de Anízio (PT) estava respondendo a um processo da coligação adversária, mas a ação já havia sido rejeitada na primeira instância. Os adversários do petista eram encabeçados por outro candidato a prefeitura, o democrata Nego Saronga. A coligação alegava que o candidato petista é ficha suja, pois teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). No site do TRE a situação do prefeito eleito consta como deferida com recurso. De acordo com Ipiaú Online, já na primeira instância o Tribunal acolheu a defesa de Tonho, que alegou a suspensão das decisões que rejeitaram suas contas. (Bahia Notícias)

Eleições 2016: 14,5 mil candidatas a vereadora não recebem nenhum voto


Nas eleições deste ano, quase 15 mil candidatas que se candidataram a vereadora não receberam votos. É o que aponta um levantamento da TV Globo em conjunto com a agência de dados Gênero e Número com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São exatamente 14.498 mulheres que se lançaram à disputa política e terminaram zeradas na urna. E o que é pior, não votaram nem em si próprias. Segundo o G1, o contingente de mulheres sem voto representa 10% do total de candidatas ao Legislativo. Para os homens a realidade não é a mesma. Somente 1.704 terminaram zerados, 0,6% do total de postulantes. O dado reforça a tese de que muitas mulheres são colocadas no páreo apenas para cumprir a cota obrigatória. Esta é a segunda eleição municipal com a vigência da lei 2.034/2009, que estabelece que cada partido ou coligação deve preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. Nas capitais, 170 mulheres acabaram o pleito sem um voto sequer. São Paulo foi a única das 26 cidades que não teve mulher candidata a vereadora zerada. Já a cidade com o maior número de candidatas a vereadora sem voto no país é Maturéia, na Paraíba, onde 92% delas acabaram zeradas.

Proposta da reforma da Previdência pode chegar ao Congresso já em novembro


Agência INSS - Ibirataia
A aprovação da PEC do teto dos gastos em dois turnos na Câmara dos Deputados animou os ministros do Palácio do Planalto. Já trabalham com um cronograma otimista sobre a reforma da Previdência. Querem enviar ao Congresso, ainda em novembro, a proposta que altera a metodologia de aposentadoria. A expectativa é de que o texto seja aprovado ao menos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. O que ainda não está em fase avançada é a discussão sobre estratégias de comunicação que envolvam o tema. Centrais sindicais, com forte influência no Congresso, estão entre as entidades que precisam ser convencidas. (Expresso)

Poder público deve cortar o ponto de servidores grevistas, decide STF

Ministro Teori Zavascki durante a sessão no Supremo Tribunal Federal 

Por seis votos a quatro, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira que o poder público tem o dever de descontar os dias parados do salário do servidor em greve desde o primeiro dia do movimento. Embora todos os ministros concordem que a greve no serviço público é permitida, a maioria ponderou que o Estado não deve pagar por um serviço que não foi prestado. A ação tem repercussão geral – ou seja, a decisão do STF deve ser aplicada por juízes de todo o país no julgamento de processos semelhantes. A corte admitiu exceções à regra. Se a greve tiver sido motivada por atraso do empregador no pagamento de salários, ou se ficar comprovado que o poder público não fez esforço algum para negociar com a categoria, a justiça poderá decidir que o trabalhador tem direito a receber parte dos dias parados. O STF também incluiu na decisão a possibilidade de compensação dos dias parados sem o corte dos vencimentos, desde que a categoria e o empregador cheguem a esse acordo. Essa alternativa seria fundamental, por exemplo, nas greves de professores universitários. Sem um acordo de compensação, os alunos ficariam prejudicados, porque perderiam todo o semestre letivo.

Ibirataia: Homem é encontrado morto dentro de casa na zona rural


Corpo foi encontrado dentro de residência

O corpo de um homem morto com um tiro de espingarda foi encontrado na noite dessa quarta-feira (26), por volta das 19h, pelas polícias civil e militar de Ibirataia. De acordo com informações policiais, o indivíduo encontrado morto na sala de uma casa na Fazenda São Carlos, zona rural de Ibirataia, foi identificado como Antônio de Jesus Santos, de 22 anos. Ele era trabalhador rural e morava sozinho. A polícia trabalha com a hipótese de suicídio. Ao lado do corpo foi encontrada uma espingarda. Moradores vizinhos ouviram o barulho do tiro e comunicaram o caso à polícia. Colegas de trabalho e amigos de Antônio disseram à polícia que desconheciam o motivo que teria levado o homem a cometer o suposto suicídio. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal em Jequié e sem seguida liberado para os familiares realizaram o sepultamento.

Informações do Giro Ipiaú